Anda di halaman 1dari 3

1. Geografia a cincia que estuda os fenmenos naturais e humanos que ocorrem na superfcie terrestre. 2.

. RAMOS da Geografia: Fsica Estuda os elementos naturais da superfcie terrestre, ex. rios, mares, oceanos, clima, montanhas Humana Estuda os elementos humanos da superfcie terrestre, ex. populao, industria, agricultura

3. A Geografia tem como objeto de estudo a Terra. O mtodo de investigao pode dividir-se em quatro etapas: observar a realidade; descrever o que observamos; interpretar, explicar a realidade; analisar, propor solues. Mtodo: Observao Direta e Indireta. Observao direta Realizar no prprio local Observao indireta Recorre a livros, mapas, filmes e fotografias. Observao direta Visita de estudo ou trabalho de campo Permite observar com mais rigor o que nos rodeia Custo de alojamento, alimentao, e transporte limitado Observao indireta Globos, atlas, mapas, fotografias, livros Evita deslocaes a locais distantes ou inacessveis No se observa com tanto pormenor eliminando elementos ou fenmenos.

Exemplos Vantagens Desvantagens

4.

5. Paisagens naturais so aquelas em que no existiu qualquer ao do ser humano; possuem apenas elementos naturais. Paisagens humanizadas so aquelas que, em maior ou menor escala, sofreram transformao por parte do homem.

6.

7. Formas de representao da Terra Globo: Representao mais fiel da superfcie terrestre, sem distores. Representao esfrica. Pouco prtico, difcil transporte e arrumao, no representa a totalidade da Terra e sempre de forma muito reduzida. Mapa: Prtico, fcil transporte, arrumao e utilizao; representa a totalidade ou apenas parte da Terra. Representao distorcida da Terra. Representao plana da superfcie terrestre. Imagens de satlite So imagens de parte da superfcie terrestre, dadas atravs de sensores colocados num satlite. Ortofotomapas Fotografias areas onde so corrigidas algumas distores e se acrescenta alguma informao, como a toponmia. Mapas mentais Representaes da imagem mental que cada um adquire de uma determinada rea da superfcie terrestre. Fotografias areas Fotografia tirada de um avio, que permite uma observao pormenorizada.

8. Elementos fundamentais do mapa: Ttulo deve identificar o mapa, fazendo referncia ao fenmeno representado, ao espao e ao perodo de tempo em anlise, de forma rpida e clara. Legenda possibilita a interpretao do mapa, atravs de smbolos ou cores que so acompanhados de breves explicitaes do seu significado. Orientao possibilita localizar e fazer uma leitura correta do representado. Escala razo entre a distncia no mapa e a distncia real correspondente (indica-nos a quantidade de vezes que a rea foi reduzida 9. Tipos de mapas Quanto extenso da rea representada: Planisfrio: representa a totalidade da superfcie terrestre. Mapa coreogrfico: representa apenas uma parte da superfcie terrestre (Portugal). Planta: representa uma pequena rea (cidade) Quanto ao tema tratado: Mapa fsico: representa fenmenos naturais da superfcie terrestre. Mapa demogrfico: representa aspetos relacionados com a populao. Mapa econmico: representa fenmenos de natureza econmica. Mapa poltico: apresenta divises administrativas. Mapa de estradas: apresenta a rede de estradas de uma regio ou um pas.

Anda mungkin juga menyukai