Anda di halaman 1dari 16

ENCICLOPDIA

SIMPOZIO

(Verso em Portugus do original em Esperanto)


Copyright 1997 Evaldo Pauli

O DIVINO PLATO
CAP. 1-o. A VIDA DE PLATO. 6316y010

11. A biografia de Plato, alm de ser interessante em si mesma, contribui ainda para a compreenso acabada de sua obra. Deu aos seus Dilogos a forma humana das circunstncias do seu tempo, de sua pessoa e famlia. No so escassos os dados biogrficos que possumos de Plato, sendo comparvel aos que temos de Scrates e Aristteles, ainda que nem sempre nos informem sobre o que mais nos interessa. Particularmente so instrutivas as Cartas, em nmero de 13. Apresentam maior aspecto de autenticidade trs delas, - a VI, VII (a mais informativa) e VIII, referindo-se aos seus envolvimentos polticos e viagens Itlia. Elas confirmam e fecham com as outras biografias.

12. Doxografias. Como os textos biogrficos sobre os filsofos antigos em geral, tambm os que nos restam sobre Plato datam de poca mais recente, mas sempre citando fontes mais antigas. Mais longa e completa se apresenta a biografia elaborada por Digenes Larcio (ao qual citamos abreviadamente D. L.), autor do 3-o sculo d.C. Dedicou a Plato todo o 3-o livro de Vida e doutrina dos filsofos em 10 livros. Ainda que distante vrios sculos do biografado, apoiou-se em autores mltiplos, que ento ele ainda pde ler. Entre os autores citados por Digenes Larcio so contemporneos do prprio Plato ou de seus discpulos Espeusipo e Hermodoro, os quais falam em termos de encmio. J Aristoxeno, porque um aristotlico, fala de maneira mais severa.

13. So ainda apreciveis as informaes sobre Plato vindas atravs de : - Apuleo de Madaura (2-o sc. d. C.), em Sobre a doutrina de Plato; - um fragmento de Filodemo (1-o sc. a.C.), em ndice dos filsofos acadmicos,

encontrado nos papiros de Herculano; - Porfrio, em um fragmento de sua Histria; - um annimo, em Uma vida de Plato, inserida num cdice vienense; - Sudas (10-o sc. d.C.), em um artigo de seu Lxico (c. 46-125 d.C.), em Vida de Dion. Ainda ocorrem aluses doxogrficas a Plato, em Ccero, Heliano, Ateneu. Com referncia Aristteles, ainda que este discpulo seja bastante omisso em dados biogrficos sobre o mestre, citou com frequncia suas obras e doutrinas. Com estas citaes contribuiu Aristteles decisivamente para a determinao da autenticidade das obras de Plato.

14. O local de nascimento de Plato certamente foi Atenas, ainda que no se tenha uma afirmao expressa. Se houver nascido em Atenas, no teria sido mais longe que em suas proximidades. Digenes Larcio principiou nestes termos a biografia do fundador da Academia: "Plato de Atenas..." (D. L., III, 1). Mas logo adiante: "Diz Antilon, no ltimo livro dos Tempos, que era do povoado de Colito; outros, que de Egina [ilha], na casa de Fidades, filho de Tales; Favorino sustenta a mesma opinio, em Histrias diversas; diz que seu pai formava parte da colnia enviada dita ilha e que regressou Atenas na poca em que os eginenses, auxiliados pelos lacedemnios, aprisionaram os antigos colonos" (D. L., III, 3). Prende-se Plato s famlias aristocrticas de Atenas, delas herdando sua esmerada educao e acesso fcil aos grandes de seu tempo. Era filho de riston e Periccione (VII Carta 324 b). Tivera Periccione primeiras npcias com Pirilampes, das quais nasceu Antifon (meio irmo de Plato). Em segundas npcias com riston nasceram Plato e seus dois irmos Adimanto e Glaucon, que comparecem nos Dilogos, e ainda a irm Potone. Ser Potone me de Espeusipo. Este sobrinho de Plato, alm de discpulo, ser seu continuador na Academia.

Periccione era ainda prima de Crtias, um dos chefes dos chamados Trinta Tiranos, e tambm personagem dos Dilogos de Plato. Periccione e Crtias descendiam de um irmo de Slon, o eminente legislador de Atenas. ainda parente de Crmides, que d o nome a um Dilogo. Enfim, por parte de seu pai riston, descendia Plato de Cadmus (1045 a.C.), ltimo rei de Atenas e heri nacional. Grupo familiar de Plato: Periccione (me), - com Pirilampes - Antfon (meio irmo de Plato). - com riston - Aristcles (apelidado Plato) - Adimanto - Glucon - Potone (me de Espeusipo). 15. O nascimento de Plato aconteceu em 427 a.C. Um dos testemunhos mais importantes para fixar esta data o de Hermodoro, seu discpulo, citado por Digenes Larcio (III, 6), e que diz ter Plato se trasladado aos 28 anos para Mgara; este fato ocorria logo aps a morte de Scrates em 399 a.C. Ainda outras indicaes so retransmitidas por Digenes Larcio: "Plato nasceu, segundo as Crnicas, de Apolodoro, no ano primeiro da 8-a Olimpada, a 7 de Targelion, dia em que os habitantes de Delos crem nasceu Apolo" (D. L., III, 2). O dia 7 de Targlion (7 de maio), quando se celebrava a festa de Diana, talvez seja mtico, e portanto no o verdadeiro dia do nascimento de Plato; dadas as lendas que existiam em torno do mesmo Plato e Apolo: "Segundo um rumor, acreditado em Atenas e reproduzido por Speusipo em Banquete fnebre de Plato; e por Clearco em Elogio de Plato; e por Anaxlides, no livro segundo Dos Filsofos, - desejando riston consumar sua unio com Periccione, que era muito formosa, no pde lev-la a efeito, e, quando renunciou as suas tentativas, viu em sonho Apolo nos braos de sua mulher, o qual determinou no toc-la, at quando o menino nascesse" (D. L., III, 2). Na antiga poca acreditava-se que os grandes homens eram filhos de um Deus, que os gerava com mulher humana. A crena ocorre mesmo com o nascimento

de Buda (por obra do Elefante Sagrado) e de Jesus, filho de Maria (por obra do Esprito Santo). Por isso eram considerados divinos. Tal a razo porque se diz Divino Plato. Na Idade Mdia foi frequente a expresso latina Divus Plato.

16. Jovem atleta, pintor, poeta. Um perodo de reflexo antecede a criao da obra de Plato. Sabe-se dos seus estudos desde antes de encontrar Scrates. "Nas letras foi discpulo de Dionsio, que o menciona em Os rivais. Exercitou-se em ginstica com riston de Argos, o qual, por causa da boa proporo do corpo, mudou o nome de Aristcles, que antes tinha, e tomado do av, para Plato, conforme diz Alexandre em Sucesses. Outros pensam que foi assim chamado por causa do seu amplo falar, ou porque tinha uma testa larga, conforme diz Neantes. Referem alguns que lutou nos jogos stmicos, como o afirma tambm Dicearco no livro I das Biografias. Exercitou ainda a pintura. Comps tambm ditirambos, depois poemas lricos e tragdias" (D. L., III, 4-5). 17. Na ltima dcada da vida de Scrates (469-339 a.C.), depois dos 60 anos deste, fez-se Plato seu discpulo, tendo este cerca de 20 anos. A partir desta referncia dos 20 anos consegue-se determinar, que a adeso a Scrates ter acontecido no ano 407 a.C.. Em torno deste encontro com o seu inolvidvel mestre, contam-se mesmo alguns episdios: "Diz Timteo de Atenas em Biografias, que (Plato) tinha voz penetrante. Refere-se que Scrates viu em sonho um cisne novo pousado sobre seus joelhos, o qual, agitando logo as asas, se elevou nos ares, com doces cantos, e que, sendo-lhe levado no dia seguinte Plato como discpulo, disse, eis aqui o cisne" (D. L., III, 5). Uma frase adiante, continua: "Havendo, depois de entrar em um certame trgico, ouvido de fronte do teatro composio de Scrates, jogou no fogo a sua, dizendo (parodiando um verso da Ilada XVIII, 242): Oh, venha c Deus do fogo, Plato implora tua ajuda. Desde ento se fez discpulo de Scrates, estando aos vinte anos de idade" (D. L., III, 5). 18. No curso ainda da vida de Scrates acompanhou Plato os tumultos da vida democrtica de Atenas, os quais lhe deram muitas ocasies para refletir sobre a poltica e o homem em geral.

Ainda que a nobreza e a fortuna da famlia de Plato lhe permitissem condies para alcanar desde logo uma adiantada posio social, teve contudo que reservar-se frente poltica do tempo. Com a perda da guerra do Poleponeso em 404 a.C., os lacedemnios (ou espartanos) impuseram a Atenas um governo oligrquico, o dos Trinta Tiranos. Apesar de prestigiados pela ento vitoriosa Esparta, caram estes em setembro de 403 a.C.. Substitudos embora por um regime democrtico, deixou-se degenerar em demagogia e turbulncia. As circunstncias haviam ligado Scrates e Plato ao governo dos Trinta Tiranos (404-403). Era Plato sobrinho de Crtias um dos chefes dos mencionados Trinta. Scrates fora convidado para exercer funes pblicas, que aceitou e foi membro do Senado. Sobrevindo a ascenso de um outro governo, era fcil que viesse a ser envolvido e condenado em meio s suas turbulncias, como de fato o foi em 399 a.C. Plato, pela sua prudente absteno, e sendo ainda parente de Crmides, prcer do partido aristocrtico, irmo ainda de Glaucon, conseguiu manter-se ileso. Sentiu-se, entretanto, desiludido com a realidade. Voltou-se para um plano de reforma das instituies. Seus escritos, mesmo os mais utpicos, tiveram portanto origem em situaes reais. A educao de Esparta, a vencedora da Guerra do Peloponeso, mereceu sua ateno. Preocupou-se depois com os mesmos problemas encontrados em Siracusa, no Ocidente. Neste clima social e poltico escrever primeira Repblica e depois ainda Leis. Metade de sua obra literria futura se referir ordem prtica e social, convencido de que a difcil tarefa dos negcios do Estado deveria ser entregue aos filsofos, isto , aos sbios com o devido conhecimento. A aristocracia que pregava era, portanto, diversa, da que ento havia.

19. Sobre seu estado de alma escreveu o mesmo Plato, em texto relativamente longo: "Quando era jovem, sucedeu-me o mesmo que a muitos outros: chegado ao momento em que pudera ser dono de mim mesmo, me propunha intervir na poltica. Mas veja-se a situao em que ento se encontrava a repblica: em vista de ser detestada por muitos a forma de governo existente naquele tempo, promoveu-se uma mudana. frente da nova situao se estabeleceram 51 homens como chefes, onze na cidade, dez no Pireo - grupos que assumiram a direo da assemblia e

administrao das cidades - e trinta tornaram-se chefes supremos com poder absoluto. Alguns deles eram parentes meus e conhecidos, que me convidaram em seguida a desempenhar cargos que consideravam convenientes para mim. E no extraordinrio o que me ocorria, dada minha juventude. Imaginava-me que apartando-se da injustia administravam a cidade com retido, observei com impacincia o que iam realizar. Vi que em pouco tempo esses homens faziam que a situao anterior parecia uma idade de ouro. Entre outras coisas, o meu velho e querido amigo Scrates, a quem proclamo o homem mais justo do seu tempo, ordenaram-lhe que se juntasse com outros para prender e levar morte a um cidado com o intuito de envolv-lo, quisesse ou no, em seus assuntos. Scrates, porm, no obedeceu, preferindo expor-se aos maiores perigos, do que fazer-se cmplice de atos criminosos. Vendo eu estas e outras coisas, apartei-me indignado das desgraas desta poca. Depois de pouco tempo caram os Trinta, e com eles todo o regime. Novamente, porm com mais calma, acossava-me o desejo de intervir em assuntos do Estado. Sucederam-se, contudo, tambm ento fatos deplorveis, prprios dos tempos de agitao, e no de se estranhar que se produzam atos de vingana pessoal nas revolues. Os que voltaram, ento, usaram, no obstante, de grande moderao. Quis, porm, a fatalidade que pessoas poderosas levassem ante os tribunais a este mesmo Scrates, amigo meu, acusando-o de um dos mais graves crimes e mais alheios ao seu modo de ser. Alguns o denunciaram como mpio e outros condenaram morte o homem que no quisera participar na cruel priso de um de seus amigos, desterrado nesta poca, quando eles mesmos gemiam no desterro. Considerando tudo isto e as pessoas que governavam, bem como as leis e os costumes, a medida que avanava minha idade, tanto mais difcil me parecia administrar bem o Estado. Convenci-me por ltimo, que todos os Estados atuais esto mal governados, porque sua legislao pouco menos que incurvel..., que o homem no chegar ao termo de seus males enquanto a estirpe dos autnticos filsofos no alcance o poder, ou os chefes das cidades, por uma graa divina, no se ponham a filosofar verdadeiramente. Eis quais eram meus pensamentos, quando vim Itlia e Siclia, ao tempo da minha primeira viagem" ( VII Carta, 324, b - 326-b).

Era este, pois o pensar de Plato ao sair temporariamente de Atenas, com um estgio escolar na vizinha Mgara, para depois de mais algum tempo seguir para novas iniciativas. Mas ainda muito fez de imediato, antes que fosse quelas novas iniciativas.

20. Depois da morte de Scrates (399 a.C.) ainda haveriam de passar 12 anos, at que Plato fundasse a Academia em 387 a.C. Neste espao de tempo teve novas experincias valiosas. "Plato passou escola de Crtilo, discpulo de Herclito, e a de Hermgenes, que seguia a doutrna de Parmnides" (D. L., II, 6). Isto quer dizer que o jovem Plato se colocava ante duas doutrinas extremamente opostas, a filosofia jnica de Herclito e Crtilo, extremamente mobilista e positivista, e a de Parmnides de Elea, racionalista e unicista. Da filosofia mobilista e positivista dos jnios ficou no sistema de Plato o ponto de vista de que este mundo somente oferece a opinio; da eletica manteve a diretriz eminentemente racionalista, em virtude da qual a inteligncia opera com autonomia sobre os sentidos. Assim sendo, Plato se tornou um racionalista radical, portanto com maiores concesses s escolas do Ocidente, enquanto logo depois Aristteles seria um racionalista moderado, com concesses aos jnios. A referncia de Digenes Larcio Herclito e Crtilo confere com a de Aristteles, que diz haver acontecido este contato j na juventude de Plato. "Desde sua juventude Plato, vindo a ser amigo de Crtilo e familiar com as opinies de Herclito, segundo os quais todas as coisas sensveis esto em fluxo perptuo e no podem ser objeto de cincia, manteve-se fiel a esta doutrina" (Metaf. I,6, 987a 30). Esta fidelidade ao mobilismo significava apenas que no fundava a filosofia no mundo sensvel. Mas a fundaria no mundo separado da razo, como logo a seguir informou o mesmo Aristteles (987b 1ss), fazendo-o seguir a Scrates, mas principalmente aos pitagricos. Importante anotar, ainda o contato direto com os seguidores do unicismo eletico, representado por Eucldes. Depois da morte de Scrates o grupo de Plato se removeu para Mgara, onde Euclides, um amigo de Scrates, recm instalara uma escola, seguindo as idias unicistas dos eleatas, e que se fez conhecer tambm como Escola socrtica menor de Mgara. "Aos vinte e oito anos de idade passou com outros socrticos a Mgara a ouvir Euclides, segundo Hermodoro (D. L., III, 6.). No se consegue determinar quanto tempo ficar Plato em Mgara; dali certamente continuou mantendo contato com Atenas, muito prxima, at mesmo porque uma reao popular repudiara aos que haviam levado Scrates condenao. Situa-se neste tempo o escrito pr-acadmico de Plato, pequeno no tamanho e grande para um incio de escritor, - Apologia, restabelecendo a imagem de Scrates. Um semelhante ttulo foi tambm publicado por Xenofonte.

21. A cronologia dos episdios entre a morte de Scrates (399 a.C.) e a fundao da Academia (cerca do ano 387 a.C.) determinvel mediante vrias especulaes. Declara Plato que tinha 40 anos ao estar em Siracusa, na Siclia. Mas, quando exatamente esteve em Siracusa? O retorno de Plato de Siracusa pode ser calculado em funo paz de Antlcidas, ocorrida no final de 387 e comeos de 386 a.C. foi este nome tomado ao negociador espartano, sob os auspcios do rei da Prsia, com vistas a resolver os conflitos entre as cidades gregas. Sabendo-se que Plato retornou de sua viagem Siracusa quando os atenienses ainda se encontravam em guerra com Egina, este retorno ter acontecido antes da paz entre as referidas cidades. O espao entre a volta de Siracusa e a morte de Scrates, quando Plato se dirigiu para Mgara, muito longo para se supor que estivesse viajando durante todo estes anos. Pode-se imaginar que Plato permanecesse em Mgara com alternncias em Atenas durante todo o curso da dcada de 390 a.C. Teria sido uma dcada bastante profcua, com estudos, em contato com Crtilo e Euclides de Mgara, e realizao dos primeiros escritos. Este primeiros escritos de Plato tero sido estudos morais, de acordo com o tema preferido por Scrates e das escolas socrticas menores, de que a de Mgara era uma. Alm da j citada Apologia, Plato teria ento escrito ainda os Dilogos pracadmicos Crmides, Hpias Menor, Alcibades I, Laques (vd 44). Nada muito preciso. H mesmo os que colocam estes escritos pr-acadmicos em vida de Scrates. Entretanto nada reclama uma criao to cedo dos mesmos, apesar do seu contedo tipicamente socrtico. Inversamente, os motivos que os fizeram ser criados surgiram sobretudo aps a morte de Scrates, quando mais urgia destac-lo, ao mesmo tempo que dar continuidade no combate aos sofistas. Psicologicamente, pois, eles esto muito melhor datados nos anos entre a morte do mestre e a primeira viagem de Plato. Neste tempo recuperava-se tambm Atenas, frente Esparta. Com o eventual apoio persa uma coalizo de Atenas, Tebas, Corinto e Argos inicia em 395 a.C. a chamada Guerra de Corinto contra aquela poderosa cidade. Sem vencedores e nem vencidos chegou-se paz de Antlcidas que restabeleceu o equilbrio das cidades gregas, em que o verdadeiro soberano o rei da Prsia.

22. Primeira viagem de Plato Siracusa (c. 390 a.C.). Situada, por hiptese, a primeira viagem de Plato cerca do ano 390 a.C. seria ento um homem maduro, com 37 anos, suficientemente desenvolvido mentalmente para dar iniciativa os desdobramentos que neste curso de tempo lhe foram atribudos. "Dali (de Mgara) foi a Cirene e se fez discpulo de Teodoro, matemtico, de onde passou Itlia para conhecer os pitagricos Filolao e Eurito" (D. L., III, 6). Contatou, por conseguinte, Plato duas escolas at aqui no mencionadas em sua biografia, a cirenaica e a itlica ou pitagrica, - das quais receber importantes elementos para a reflexo. Teodoro fez parte da escola socrtica menor cirenaica, da qual foi fundador Aristipo de Cirene. Este Aristipo, quando estabelecido em Atenas, tivera tambm contato com Scrates. A filosofia de Aristipo, fundador da escola socrtica menor de Cirene, materialista, hedonista, pragmtica, com razes pr-socrticas jnicas. No futuro o moralismo materialista da escola cirenais se transformar no epicurismo. A Plato importou sobretudo o contato com os pitagricos na Itlia, onde era o seu principal centro. Plato j devia conhecer o pitagorismo, porquanto seus pregadores tambm andavam ali, pelo menos de passagem. Atuaram sobretudo em Tebas, cidade onde haviam estado Filolao e Eurito. De Tebas so os discpulos destes, Smias e Cebes, que Plato arrolar entre os interlocutores de Scrates, ao escrever seus Dilogos. Plato herdar tambm do pitagorismo sugestes para sua teoria das idias arqutipas e o modelo para a criao da Academia. Com referncia a Filolao, - que Plato efetivamente poderia ter procurado na visita aos pitagricos na Itlia, - j era um homem morto a esta data. Ter encontrado apenas seus discpulos, e deles obtido os livros de Filolao. A notcia que dada por Digenes Larcio, complementa-se em outro lugar: "Filolao escreveu um livro que , segundo refere Hermipo, aquele que Plato, ao passar pela Siclia em visita a Dionsio, comprou dos parentes (de Filolao), por 30 minas de prata alexandrinas, e que deste livro fez uso no Timeu. Outros dizem que Plato o recebeu ao interceder junto a Dionsio pela liberdade de um jovem discpulo de Filolao que estava preso" (D. L., III, 85). 23. O interesse pelos assuntos polticos fez com que Plato se deixasse envolver em episdios desta natureza ao encontrar-se na Siclia, onde ento a principal cidade-estado era Siracusa. Ali Plato fez amizades com Don e contatou o rei Dionsio o Velho, conforme tambm haviam feito outros filsofos vindos de Atenas. Neste sentido informou Digenes Larcio: "Navegou trs vezes Siclia. A primeira a fim de conhecer a ilha e as crateras do Etna. Na ocasio o tirano da Ilha Dionsio, filho de Mermcrates, o fez conversar com ele. Havendo-lhe ento falado Plato sobre a tirania, disse-lhe que no era o melhor aquilo que era conveniente a ele, se no estivesse

conforme com a virtude. Indignado, o tirano quis tirar-lhe a vida, no o executando, porque por ele intercederam Dion e Aristmenes. Entregou-o a Pollis ento vindo como embaixador lacedemnio, para que o vendesse, o qual o levou a Egina, onde o ps a venda" (D. L., III, 19). Em Siracusa, Dion se tornou importante amigo de Plato, deixando-se influenciar pelas idias do filsofo. Colocado na excelente posio de sobrinho do tirano Dionsio (o Velho), por meio dele Plato procurou injetar suas idias na estrutura poltica e social de Siracusa, conforme se ver tambm por ocasio da segunda viagem, em 368 a.C., quando ascendeu ao poder Dionsio II (o Moo), e mais uma vez ainda na terceira viagem em 361 a.C. Fundada pelos gregos cerca do ano 730 a.C. Siracusa governou-se como repblica at 484 a.C. quando os escravos se rebelaram. Destes se serviu Gelon para estabelecer a ditadura. O tirano aumentou Siracusa chamando os habitantes ricos de cidades destrudas, como de Mgara e outras. Mandando vender aos moradores pobres, dizia que era mais fcil governar os abastados. Siracusa, debaixo de reformas drsticas, se tornou um Estado poderoso, com grande populao. De 466 a 405 a.C. prevaleceu novamente a repblica. Derrotou Atenas em 412 a.C., durante a guerra do Poleponeso. Mas um juiz, de nome Dionsio, conhecido como "o Velho" conseguiu enaltecer-se diante do povo; este lhe conferiu um poder absoluto, e que o fez ser conhecido como Dionsio o Tirano. Eis-nos no tempo de Plato, o qual, pela volta de 386 a.C., desembarcava a primeira vez em Siracusa, num perodo em que a preponderncia ocidental j se ia formando, com os siracusenses, cartaginenses, romanos e que no futuro se revelaria claramente. Mas Dionsio se indisps com o indiscreto conselheiro e perigoso censor ateniense. Entregou-o a um espartano, portanto a um inimigo dos atenienses, com a recomendao de vende-lo como escravo, conforme foi referido por Digenes Larcio. Mas os pitagricos se interessariam pela sorte de Plato, tanto nesta como em outras desventuras, pois tambm combatiam o regime tirnico. Aniceris de Cirene, um pitagrico, libertou-o pelo pagamento do resgate. Entretanto, foi tambm um pitagrico que fez a seguinte observao a respeito de Plato: um filsofo, no sabendo lisonjear, deve conservar-se longe dos prncipes. Entretanto, Aniceris, ao qual Digenes Larcio atribui o resgate, no parece ser o mesmo Aniceris, discpulo de Parebates (D. L., II, 86).

24. Em torno da venda e resgate de Plato em Egina, ento em conflito com Atenas, narram-se episdios vrios, que podero ser inseguros, mas coerem com as circunstancias da poca e a ilustram. "Carmandro, filho de Carmandrides, levantou contra ele (Plato) o texto da lei, em virtude da qual deveria ser posto morte o primeiro ateniense que entrasse na ilha, a revelia de qualquer julgamento. Esta lei havia sido promulgada por proposta do mesmo Carmandro, como diz Favorino em Histrias diversas. Como algum esclarecesse, de que se tratava de um filsofo, a corte lhe deu liberdade. Outra verso diz que foi levado Assemblia. Ele se manteve em silencio e estava pronto a receber qualquer sorte que o tocasse. A Assemblia decidiu no conden-lo morte e sim vend-lo como prisioneiro de guerra. Resgatou-o Aniceris de Cirene, que ali ocasionalmente se encontrava, pelo preo de 20 minas, ou segundo outros, pelo de 30; e o enviou a Atenas a seus amigos, que logo mandaram o custo do resgate; Aniceris todavia no o aceitou, alegando que no eram s eles os que tinham cuidado de Plato. Outros afirmam que Don enviou dinheiro, e que no o quis receber, e o empregou na compra de um pequeno jardim junto da Academia" (D. L., III, 19-20). 25. A viagem ao Egito, que Plato teria feito, como referida por Digenes Larcio, teria ocorrido depois da volta da Itlia, talvez depois do resgate, portanto cerca do ano 387 a.C. Se, de uma parte no parece muito coerente, em vista de haver certamente empobrecido, de outra tudo leva a crer que de fato teria transitado pelo Egito em virtude das frequentes menes em seus Dilogos cultura egpcia e aos fenmenos daquele pas. Por isso, a taxativa informao de Digenes Larcio no pode ser simplesmente afastada: "Dali (da Itlia) finalmente partiu ao Egito para ouvir os adivinhos, aonde o acompanhou segundo dizem, Eurpades. Ali adoeceu, e o curaram os sacerdotes com gua do mar. Por isso disse: Lava o mar as doenas dos homens. E tambm, como Homero: Os egpcios eram todos mdicos. Havia todavia decidido ir contatar os magos; impediram-no as guerras de ento na sia. Volveu por fim a Atenas" (D. L., III, 6-7). 26. Segunda viagem Siracusa (c. 367 a.C.). Por ocasio da ascenso ao trono em 367 a.C. de Dionsio II, o Jovem, foi chamado Plato por Dion, para aconselh-lo na reforma poltica que pretendia realizar. Apesar de hesitar, Plato seguiu mais uma vez para Siracusa, pois era tambm uma oportunidade para aplicar suas idias.

Entretanto Dion incompatibilizou-se com o novo governante e foi exilado aps 4 meses. Continuou ainda Plato na corte, com vistas a iniciar o soberano. Este no aplicado nem s novas idias e nem administrao (VII Carta, 329 d), e por isso retornou Plato desiludido aps mais algum tempo. Digenes Larcio tambm se referiu esta outra viagem: "A segunda vez em que (Plato) passou Siclia foi para pedir, a Dionsio o Jovem, terra e homens para realizar sua repblica. Dionsio prometeu-o, mas no cumpriu a palavra. Plato correu grande risco, porque se suspeitava haver ele instigado a Dion e a Teodotas a libertarem a Ilha. Mediante carta a Dionsio, o defendeu rquitas o Pitagrico, e pde Plato regressar salvo a Atenas" (D. L., III, 21-22). De retorno, reassumiu Plato a direo da Academia, que houvera deixado com o matemtico e astrnomo Eudoxo de Cnido. J estava ento a Academia a funcionar cerca de 20 anos. Tambm j a este tempo havia Plato escrito Repblica. Dion tambm se houvera instalado em Atenas.

27. Terceira viagem Siracusa (361 a.C.). Acontecendo que Dionsio voltasse a convidar Plato para retornar Siracusa, o mesmo Dionsio o estimulou a que atendesse ao convite, porquanto esperava, atravs do mestre da Academia, a intercesso junto ao rei para a revogao de seu mesmo exlio. Deu-se ento a terceira viagem em 361 a.C., de que se tem o seguinte breve relato: "Passou terceira vez Siclia a fim de reconciliar a Don com Dionsio, mas no o conseguindo, os deixou, e retornou a seu pas" (D. L., III, 23). O envolvimento poltico de Plato o pusera em perigo como relatou na VII Carta (329 d-e), sendo quase feito prisioneiro mais uma vez. Tendo rquitas de Tarento enviado uma galera trazendo uma embaixada, Dionsio deixou que Plato dela se aproveitasse para acolher-se ao amigo pitagrico. Num novo lance, Dion conseguiu expulsar a Dionsio. Mas o governo de Dion no alcanou o favor do pblico. Uma conjura liderada pelo ateniense Calipo o deu morte, em 353 a.C. O episdio motivou uma carta oficial de Calipo a Atenas. Foi quando Plato, j idoso, respondeu, dirigindo a VII Carta aos amigos de Dion, em que justificou seus ideais e em que tambm falou da grande amizade entre ambos, bem como de diversos detalhes da luta de Dion (veja-se tambm Plutarco, Vida de Din, 57). O fim desditoso de Dion causou pois a Plato uma grande aflio e em decorrncia talvez disto ter feito moderaes em seu extremado idealismo descrito em Repblica, e que em Poltico e Leis, obras dos seus ltimos anos j se encontra suavizada.

No ter sido sem recordao de Siracusa que assim escreveu nesta ltima: "Nada vale mais, para praganizar um novo governo, do que um tirano ainda moo, de boa memria, desejoso de saber, corajoso, animado de sentimentos nobres, junto do qual um acaso favorvel coloque um homem versado no conhecimento das leis. Feliz a repblica dirigida por um chefe absoluto, aconselhado por um bom legislador" (Leis, IV). Na odissia de Plato ter infludo no apenas o objetivo de aplicar suas novas teorias sociais; as ltimas viagens, promovidas com menor entusiasmo, se apresentam antes com uma deferncia aos soberanos e velhos amigos de Siracusa. Acresce ainda que o contato com os pitagricos era altamente simptico a Plato. 28. A fundao da Academia de Plato em 387 a.C. Esta data especulativa. A fundao se calcula houvesse ocorrido pelos 40 anos de Plato, exatamente o meio de sua vida, que durar outros 40 anos. Tudo se deu depois dos episdios de sua primeira viagem Siracusa, aps a Paz de Antlcidas, portanto, por volta do ano 387 a.C. Na verdade a Academia j pr-existia na condio de ginsio de exerccios esportivos, e nela s depois veio Plato a ensinar, passando o nome mesma escola. Por sua vez o nome de Academia procede de Academo, um personagem herico dos tempos da guerra de Tria, e que dava o nome a um bosque sagrado, onde tambm se faziam exerccios ginsticos. Ao referir a volta de Plato a Atenas, acresceu Digenes Larcio: "E morou na Academia, a qual um ginsio exterior aos muros, num bosque denominado pelo nome de um certo heri-Academo -, conforme escreve Eupolis em seu drama Os soldados liberados, por estas palavras. Nos passeios docemente umbrosos do divino Academo" (D. L., III, 7). Evoluiu a Academia de Plato, passando a ter estatutos rigorosos. Lembra as comunidades pitagricas, e que de fato lhe tero servido de modelo. Junto da Academia foi adquirido terreno em que se construiu um templo s Musas. Como j se disse, fora o terreno da Academia comprado por Aniceris, com o dinheiro, que os amigos atenienses queriam devolver-lhe, quando houvera feito o resgate de Plato exposto venda em Egina. A evoluo da Academia se deveu evidentemente capacidade pessoal de Plato, e a sua posio social. Este desenvolvimento consistiu na multiplicao dos mestres, passando a haver um diretor, sendo Plato o primeiro. Nas suas ausncias assumem a direo em diferentes oportunidades Eudoxo de Cnido, Speusipo, Xencrates, Herclites do Ponto.

Com relao a Aristteles, entrara para a Academia, como jovem de 17 anos, ali pelo ano 367 a.C., ao tempo em que a instituio j alcanava 20 anos e Plato j fazia a 2-a viagem Siracusa. Permanecendo Aristteles nela 20 anos, por ltimo como professor, at a morte do mesmo Plato (347 a.C.), havendo seguido depois para Assos, na sia. Ali participou, ao que parece, de uma comunidade de discpulos do mesmo Plato, o qual a eles se refere na VII Carta, 322 A academia subsistir forte, at o fechamento em 529, por obra do imperador cristo de Constantinopla. Teve trs fases principais (vd 6316y278): - Academia Antiga, cujos integrantes se fizeram conhecer simplesmente por Acadmicos, - Academia Mdia, - Academia Nova, sendo sobretudo os integrantes da ltima denominados neoacadmicos em virtude das variaes que deram ao platonismo. 29. A fisionomia fsica de Plato se conservou em duas hermas, entre si semelhantes, das quais uma est no museu do Vaticano e outra num museu de Genebra. Trata-se de uma bela cabea, de cabelos curtos, a maneira grega, barba no muito longa e bem implantada, todo o conjunto em disposio oval. Testa ampla, olhos grandes, nenhum trao anguloso, nariz e boca em harmonia, com o todo perfazendo as feies prprias da beleza humana. Tambm os pintores de diferentes pocas experimentaram representar o grande mestre ateniense. Rafael, apesar do anacronismo das vestes, alis frequente em pintores da Renascena, expressivo na sua Escola de Atenas: Digenes o Cnico est seminu e deitado ao sol. Os epicuristas elegantes, zombam ao passarem por ele. Zeno, o estico, tem um olhar teciurno de desdm. Um ecltico toma notas infindveis. Scrates detm Alcibades e outros transeuntes para interrogaes, e contando as razes nos dedos. Os sete sbios da Grcia caminham vagarosamente lembrando os precursores da sabedoria.

No centro destes movimentos esparsos de destaca o conjunto afamado de Plato e Aristteles. O primeiro, - Plato, - se apresenta mais idoso, mais corpulento, mais calvo, barba maior e menos cuidada, o dedo apontando para o alto, o que sugere alistarem as idias arqutipas. O segundo, - Aristteles, - com uma tnica vistosa, aspecto mais jovem, aponta para o cho, porque mais realista. 30. A fisionomia espiritual de Plato assoma nos seus prprios escritos que revelam um filsofo amador da sabedoria e apreciador do belo. Algumas das Cartas no inspiram a mesma elevao de carter. Mas, ao que parecem, exatamente aquelas no se apresentam como autnticas. Assim tambm algumas informaes desairosas de escritores antigos parecem vir por conta do ardor das disputas. Neste sentido pesa a favor de Plato o modo respeitoso com que Aristteles se referiu ao mestre.

31. Faleceu Plato aos 80 anos, em meados de 347 a.C. A respeito se conhecem vrias circunstncias. "Morreu no ano 13 do reinado de Felipe (da Macednia), como afirma tambm Favorino no 3-o livro de seus Comentrios. E Teopompo diz que Filipe o repreendeu alguma vez [frase duvidosa, podendo ser entendida inversamente]. Mironiano escreve em seus Fatos parecidos o provrbio Os piolhos de Plato, como se houvesse morrido dessa enfermidade. Foi enterrado na Academia, onde havia filosofado por muito tempo, da qual veio o nome da escola platnica. Celebraram seus funerais todos os que ali habitavam" (D. L., III, 40-41). Sobre sua morte escreveu Ccero: "Scribens est mortuus" (= morreu escrevendo) (Cato, 5). A expresso de Ccero vaga, e pode significar simplesmente que se ocupou at o final da vida com suas obras literrias, e no enquanto estivesse em exerccio mecnico de escrever.

Por um modesto testamento, transcrito tambm por Digenes Larcio (D. L., III, 41), entregava dois terrenos e alguns objetos de ouro e prata a seu filho Adimanto. Dava liberdade a seu escravo [ou servo] Artemis e entregava a Adimanto os outro quatro. Declarava ainda que no devia nada a ningum. Sobre seu sepulcro, disse Digenes Larcio, que se gravaram diversos epitfios. No primeiro, se advertido para o nome Aristcles (pois Plato era apenas uma apelido) e o qualificativo de divino, que recorda a crena sobre sua origem por obra de Deus Apolo: "Aqui jaz o divino Aristcles, Que em prudncia e justia, Soube exceder a todos os mortais. Se a sabedoria eleva a algum, As suas alturas este as conseguiu. A inveja em nada lhe empanou a glria".

Anda mungkin juga menyukai