Anda di halaman 1dari 17

As funes do coordenador pedaggico

Quem o quebra galho numa escola? Se voc professor atuante j sabe a resposta. o coordenador pedaggico. O fato que neste faz tudo ele acaba esquecendo-se do principal: Sua prpria funo. O trabalho bem definido e consciente do coordenador fundamental para alcanar sucesso em qualquer escola. No caso das escolas pblicas do Distrito Federal h, basicamente, trs tipos de coordenao: Coordenao central: Tem por primazia o estudo e a elaborao de documentos orientadores destinados rede pblica de ensino, a elaborao de polticas pblicas que busquem a qualificao da ao pedaggica na rede. Coordenao intermediria: Atua no mbito das escolas vinculadas as suas respectivas regionais de ensino. Grosso modo, podemos dizer que o elo entre coordenao local e coordenao central. Coordenao local: a coordenao nas escolas. O coordenador responsvel atua juntos aos professores cotidianamente. Diferente da maioria dos estados brasileiros, nas escolas pblicas do DF o coordenador no faz parte da equipe diretiva, ao menos teoricamente. Os professores elege, em consonncia com critrios pr-estabelecido em decreto, um colega do prprio grupo para ocupar tal posto. O nome escolhido apresentado ao diretor, o qual no possui o poder de veto. desse coordenador que falaremos a seguir. O interessante que o Projeto Poltico Pedaggico Professor Carlos MOTA, documento destinado a toda rede pblica de ensino , no subitem 11.1, pgina 114, deixa bem claro que no h hierarquia entre as coordenaes.

Assim, os trs nveis de coordenao no devem ser vistos de forma hierarquizada nem sobrepostos, mas como complementares, dentro de uma perspectiva de articulao entre os diferentes nveis como forma de dar significado coordenao pedaggica [...].

Voc, caro leitor, que mora em outro estado, talvez sinta uma pontinha de inveja com tanta coordenao e com tal nvel de organizao. Sinta no! Aposto que os problemas daqui so semelhantes aos da. Uma parcela considervel dos professores do DF sequer sabe da existncia desses trs nveis de coordenao. Na prtica, no raro ouvir relatos e queixas de professores que se sentem abandonados prpria sorte. Mas as causa para isso assunto para outra conversa. indiscutvel a importncia da figura do coordenador pedaggico na escola. Numa analogia simples podemos dizer que ele equivale ao processador de um computador ou ao tcnico de um time. Se um processador for inadequado, a eficincia de um sistema operacional estar comprometida, trava tudo. Se o tcnico for ruim o time poder at ganhar, mas vai depender das habilidades individuais de um ou outro jogador e muita sorte. Quando uma escola no tem um coordenador deveraspedaggico at possvel ver belos trabalhos e bons resultados numa sala, mas ao lado de outra com qualidade duvidosa. A escola no consegue encontrar sua identidade pedaggica. Ilhas de qualidade so formadas (ou no) fundamentadas apenas nos esforos individuais ao invs de firma-se num trabalho coletivo consciente e estruturado. Aquele que se destaca, em meio ao caos, se cansa da solido, se cansando pode sentir-se desmotivado, acomodar-se ou buscar novos horizontes. E a escola? Fadada ao fracasso. Uma dica importante para o coordenador : "Decore" o projeto poltico pedaggico (PPP) da sua escola . Assim como, a bblia est para os cristos, o alcoro para os Islmicos, o PPP est para o coordenador pedaggico. No tenha receio de parecer um fantico religioso, ande com ele debaixo do brao. Mas, diferentemente dos livros sagrados, no tenha medo de modific-lo sempre que necessrio e junto com sua equipe. A princpio, PPP foi debatido, discutido e deve ser aprimorado. ele que vai guiar a todos. Numa pesquisa rpida no site da secretaria de educao pode-se encontrar o regimento, as diretrizes pedaggicas e o projeto poltico. Esses documentos ajudam a desmitificar algumas atribuies que o senso comum escolar insiste em impor ao coordenador. O Artigo 20 do Regimento escolar das instituies educacionais da rede pblica de ensino do Distrito Federal fixa a finalidade da coordenao como espao de planejamento a fim de dar suporte execuo da proposta pedaggica. Em seguida, no Artigo 21, descreve a funo do coordenador. Destaco alguns pargrafos no qual podemos observar que a razo da existncia do coordenador nada mais que facilitar e estruturar o trabalho do professor. Veja: III - articular aes pedaggicas entre professores [...].

IV - divulgar e incentivar a participao dos professores em todas as aes pedaggicas [...]. V - estimular e acompanhar o trabalho docente [...]. VI - divulgar, estimular e propiciar o uso de recursos tecnolgicos, no mbito da instituio educacional, com as orientaes metodolgicas especficas; VII - orientar os professores recm-nomeados e recm-contratados quanto ao desenvolvimento da Proposta Pedaggica; VIII - propor reflexo avaliativa da equipe, objetivando redimensionar as aes pedaggicas... As Diretrizes Pedaggicas da Secretaria de Estado de Educao do Distrito Federal no subitem 7.1, pginas 95 e 96 ratifica a coordenao pedaggica como espao para debate, discusses, avaliao e planejamento.
Nesse sentido, cabe coordenao pedaggica oportunizar um espao dialgico de interlocuo e reflexo dos fundamentos tericos subjacentes prxis pedaggica, bem como atuar no campo da mediao do seu processo de transformao.

O novo Projeto Poltico Pedaggico Professor Carlos MOTA , subitem 11.1. Coordenao Pedaggica: um Espao de Construo Coletiva, descreve a coordenao como espao vivo e dinmico, fundamentado na dialogicidade tambm destinado a implementao e avaliao do PPP. Para isso acontecer, a figura do coordenador indispensvel.
Para que a coordenao seja um espao vivo, o coordenador pedaggico escolhido pelo grupo deve articular a reflexo do pensar e do fazer pedaggico. Para tanto, precisa assumir o protagonismo no apoio ao trabalho pedaggico, formao continuada, ao planejamento e ao desenvolvimento do PPP [...].

Uma pesquisa encomendada pela Fundao Victor Civita (FVC) Fundao Carlos Chagas (FCC), publicada no site da revista Nova Escola, encontrou situaes semelhantes s vividas aqui nas escolas pblicas do DF. A pesquisa mostra com clareza os desvios de funo do coordenador pedaggico. Veja:

Substituir professores que faltam: 19% dos entrevistados fazem isso uma ou algumas vezes por semana. Sua funo, porm, ajudar a direo a montar, com os docentes, um banco de atividades e uma lista de substitutos para resolver esse tipo de emergncia. No caso do DF, h um banco reserva de professores temporariamente contratatos para essa finalidade, mas quase nunca funciona. Cuidar de questes administrativas, financeiras e burocracias em geral: 22% acreditam que isso seu papel, embora os especialistas garantam que a parceria com o diretor deve se restringir aos assuntos pedaggicos. relativamente comum ver um apoio to importante ao professor torna-se apoio administrativo do diretor ou da secretaria. s vezes por

imposio do diretor, s vezes pela vontade do prprio coordenador de se esquivar do seu real papel. Ao contrrio dos dois itens relacionados acima, Piletti (1998, p.125) aponta as principais atribuies do coordenador pedaggico, listadas em quatro dimenses: Veja: a) acompanhar o professor em suas atividades de planejamento, docncia e avaliao; b) fornecer subsdios que permitam aos professores atualizarem-se e aperfeioarem-se constantemente em relao ao exerccio profissional; c) promover reunies, discusses e debates com a populao escolar e a comunidade no sentido de melhorar sempre mais o processo educativo; d) estimular os professores a desenvolverem com entusiasmo suas atividades, procurando auxili-los na preveno e na soluo dos problemas que aparecem.
A desorientao e quase perda da identidade do coordenador, inviabilizam a reflexo sobre suas prticas. Existe uma dificuldade do prprio coordenador pedaggico no desenvolvimento do seu trabalho em definir seu campo de atuao na escola. Ele acaba acompanhando o ritmo ditado pelo senso comum que est cada vez mais arraigado no pensamento da maioria dos profissionais que atuam na escola. O coordenador pedaggico, sem dvida nenhuma, uma pea peculiar na escola, ele deve atuar no sentido de integrar os envolvidos no processo ensino aprendizagem, mantendo as relaes interpessoais de maneira saudvel, dando voz e vez aos elementos envolvidos neste processo. Isso s ser possvel no espao de dilogo e debate com o coletivo.

Veja agora um resumo da pesquisa O Coordenador Pedaggico e a Formao de Professores: Intenes, Tenses e Contradies , encomendada pela Fundao Victor Civita (FVC) Fundao Carlos Chagas (FCC), publicada no site da revista Nova Escola.

funo do Garantir a realizao semanal do coordenador horrio de trabalho pedaggico pedaggico coletivo; 78% afirmam reunir-se periodicamente com todos os professores, porm s isso no basta. preciso ter tempo para planejar e tornar mais produtivos esses momentos. Organizar encontros de docentes por rea e por srie; S 27% declaram reunir os professores por disciplina, para tratar de contedos especficos, e 31% por ano, para conversar sobre as turmas. Dar atendimento individual aos

professores;Apenas 19% discutem com cada docente da equipe e sugerem novas estratgias de ensino, aps observar as prticas pedaggicas em sala de aula. Fornecer base terica para nortear a reflexo sobre as prticas; No mais de 31% apontam o preparo dos docentes como um dos principais problemas da coordenao pedaggica. Conhecer o desempenho da escola em avaliaes externas; 47% dos entrevistados citaram um nmero que est fora da escala do ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb), embora a maioria afirme saber o resultado da escola. Mais do que ter o nmero, essencial us-lo para guiar o planejamento em equipe. NO Fiscal; 55% dos coordenadores conferem se as classes funo do esto limpas e 72% inspecionam a entrada e sada de coordenador alunos todos os dias. Outras vezes faz anlise da prtica pedaggico pedaggicas do professor somente para pegar erros. Essa prtica desvirtua o seu trabalho, que de ser parceiro mais experiente do professor. Sindico; Cerca de 35% dos consultados citaram a falta NO de conservao das instalaes como sendo um funo do problema do seu cotidiano. Ficando sob sua coordenador responsabilidade o controle da manuteno e at pedaggico promoo de eventos (como galinhadas e gincanas) para eventuais consertos. Cuidar de recursos e infraestrutura atribuio do diretor e do vice, deles a responsabilidade de negociar com a Secretaria de Educao reformas ou consertos. Secretrio; Conferir listas de chamadas e arquiv-las, organizar os horrios para o uso da biblioteca e dos laboratrios, escrever as atas de todas as reunies conferir documentos. A pesquisa constatou que 22% dos coordenadores entrevistados colocam trabalhos administrativos na lista de atividades da coordenao pedaggica. Questes burocrticas so atribuies de funcionrios da secretaria. Relaes Pblicas; Mais da metade dos coordenadores entrevistados (54%) diz que gostaria de ter mais tempo para visitar empresas a fim de firmar parcerias com a escola - tarefa que cabe ao diretor. O envio do comunicado aos pais, o agendamento da visita ao museu e outras tarefas do gnero podem ficar nas mos de funcionrios da secretaria, sob o comando dos professores responsveis pela ao. Se o coordenador tiver alguma ideia de parceria com empresas ou entidades do entorno, deve planejar o projeto junto com os professores, justificando a importncia da ao para a

ampliao dos conhecimentos dos alunos, e lev-lo ao diretor. Assistente social; Alcoolismo, drogas, desemprego na famlia. De to tocado pelos problemas dos alunos o coordenador toma a frente e se empenha em arrecadar alimentos no perecveis para doar aos mais carentes. Gasta grande parte do seu tempo procurando parcerias de pessoas ou ONGs que possam minimizar o sofrimento alheio. A militncia social iniciativa de outra ordem, que o coordenador pedaggico at pode ter, mas nunca deve ser exercida no horrio de trabalho, no qual sua obrigao se dedicar formao de professores. Agora ateno!Aes que abram a escola e promovam a interao com a famlia e a comunidade do entorno - como promover palestras temticas de
Referncias: PILETTI, N. Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental. So Paulo: tica, 1998.

REVISTA NOVA ESCOLA, Gesto Escolar. Trio Gestor: Um trio coeso e bem articulado, ANO I n6 p.22 a 28-Fevereiro/Maro 2010. Regimento escolar das instituies educacionais darede pblica de ensino do Distrito Federal. Diretrizes Pedaggicas da Secretaria de Estado deEducao do Distrito Federal. ProjetoPoltico Pedaggico Professor Carlos MOTA.
REVISTA NOVA ESCOLA

Cefaprocaceres

Programa de aulas atrativas Nmero: 001 Unidade: Ciep 389 Haroldo Barbosa Turno: 2 Bimestre: 1

Sistema de Padronizao Ttulo: Cincias em 3D Realizado por: Carlos Alexandre 1-INTRODUO : Data: Maro/2012

Nos dias atuais as mdias digitais fazem parte do cotidiano de grande parte da popula mundial, e portanto de nossos estudantes. O uso de tais tecnologias despertam a curiosidade e interesse dos alunos para os temas propostos em sala de aula. 2 OBJETIVO

Utilizar em sala de aula uma tecnologia nova e atrativa ao estudantes; Possibilitar a visualizao de contedos em 3 dimenses de forma a possibilitar o acesso de alunos e professores a esta nova tecnologia.

3 - CAMPO DE APLICAO

Alunos do 6 ano do Ensino Fundamental

4- PRINCIPAIS PASSOS

Compreender o que a tecnologia 3D; Separar os alunos em grupos e distribuir material para que estes possam confeccionar os culos 3D; Separar alguns vdeos relacionados ao contedo, convert-los para o novo formato, e apresent-los aos alunos.

5- CUIDADOS ESPECIAIS

Agendar o espao para a apresentao, assim como o projetor multimdia; Conscientizar os alunos para que evitem o desperdcio de materiais e para que mantenham o ambiente limpo.

Reunio de pais na Escola


O forte calor tem aumentado a dispero dos educandos em sala de aula e tambm aumentado o indice de agressividade entre eles. Professores, coordenao e direo buscam auternativas de melhorar o nvel de aprendizagem e os aspectos de convivncia entre os alunos do turno vespertino. Considerando ser os pais, os parceiros primeiro para o sucesso da melhoria das situaes citadas, a Escola Juscelino K. de Olveira realizou nesta ltima sexta feira, dia 24 de setembro uma reunio com pais e/ou responsveis pelas turmas do ciclo (do 6 ano ao 9 ano) para juntos buscar medidas pertinentes a situao. Ressaltamos que houve uma boa participao de pais, porm muitos ainda no compareceram e nem justificaram sua falta. Neste sentido, a escola enviar novamente a convocao e persistindo a ausncia, solicitaremos ajuda do Conselho Tutelar, para trazer a participao mais efetivas destes pais e/ou responsveis na escola. A coordenao e professores continuam atendendo os pais que a procuram. E agenda outra data para sistematizar e organizar melhor este atendimento, sem ter que intervir nos horrios de aula dos educandos. Prxima data da reunio: 30 de setembro Horrio: 16:00 horas Local: Escola JK Agradecemos a presena dos que compareceram e contamos com a participao dos pais que ainda no se fizeram presente.

Juntos buscaremos melhores resultados no ensino e aprendizagem dos educandos. Participem!!!!!!! Solange Ferreira Rodrigues - Coordenadora Pedaggica

Reunio com pais


A reunio com pais dos educandos do Ensino Mdio matutino da Escola JK, aconteceu de forma tmida, porm significativa. Estiveram presentes pais e/ou responsveis que ouviram as propostas da escola se inteirando mais sobre a real conjuntura que envolve as informaes adquiridas pelos educandos e a realidade da escola. Com objetivo de trazer a famlia a participar da vida escolar de seus filhos, contribuindo com este processo difcil, que fazer educao diante de tantas informaes, avanos tecnolgicos, consumismo e ainda a situao de pais e mes se ausentar o dia todo para o trabalho. A participao e reflexes sobre o papel da famlia e da escola na formao dos alunos, foram contempladas. Segundo a coordenadora pedaggica Solange, educao se faz em todas as instncias, com inicio na famlia, seguindo pela escola, no papel de educao sistematizada e continua pela vida toda calcada no alicerce construdo por estas instituies e continua pela vida toda nas vivencias e conhecimentos adquiridos nas demais oportunidades ofertadas pela sociedade. A Escola espera com a participao ativa dos responsveis dos alunos, uma melhoria nos aspectos de formao, isto , uma melhoria no processo ensino e aprendizagem, onde os maiores beneficiados sero os educandos. Coordenadora: Solange F Rodrigues
Postado por Escola Jk s 19:27 Nenhum comentrio: Marcadores: Reunio com Pais Links para esta postagem

Primeira reunio da JK com os pais neste ano...


Na ltima quinta feira, dia 11 de maro aconteceu na escola a primeira reunio com pais para os alunos do ensino fundamental. A turmas compreendem, o 6 ano do segundo ciclo e 7, 8 e 9 ano do terceiro ciclo, num total de 8 turmas. A pauta elaborada pela equipe gestora, teve como objetivo informar aos pais e responsveis dos educandos sobre aes e projetos propostos no PPP Projeto Poltico Pedaggico da E. E. Juscelino K de Oliveira. Outro tema abordado foi participao da famlia na vida escolar dos filhos, bem como a presena mais efetiva dos mesmos na escola.

Entre as propostas apresentadas, o uso do uniforme, a assiduidade e pontualidade dos educandos sero de fundamental em sua segurana e identificao. Nesta perspectiva a escola espera amenizar a violncia e evaso escolar, observada por falta de muitos alunos que por vezes esto nas ruas e so identificados pelo uniforme. Outras vezes chegam bem atrasados ou querem sair mais cedo e at fogem da escola. Com o apoio e presena mais efetiva da famlia na escola, e informao de dados como telefones e endereos para contato, a escola pretende sanar muitas das dificuldades que levem os alunos as dificuldades de aprendizagem e uma formao mais cidad. Pais e/ou responsveis que no compareceram ou justificaram sua ausncia, foram convocados pelo Conselho Tutelar para esclarecimentos afins. Ressaltamos que a presena dos pais foi significativa. A Escola agradece a todos que se fizeram presentes e conta com a parceria entre escola, pais e comunidade primando pela melhoria da educao de nossas crianas e adolescentes.
Postado por Escola Jk s 19:42 Nenhum comentrio: Marcadores: Reunio com Pais Links para esta postagem

011

SEMANA PEDAGGICA NO CEJLA


Arquivado em: Geral cejla @ 18:48 Aconteceu no Colgio Estadual Jos Ludovico de Almeida entre os dias 24 a 28 de janeiro a semana pedaggica. Realizada das 18:00 s 22:30 horas, os encontros contaram com a presena do grupo gestor, professores e funcionrios. No dia 24/02, foi feita abertura da semana com a presena da diretora Simone Cintra Duarte Amorim. A mesma desejou boas vindas a todos e convidou o padre Tiago e o pastor Dilson para presidirem um momento de orao ecumnica aos presentes. Nesse mesmo dia a diretora apresentou dados estatsticos sobre a classificao do colgio segundo dados do IDEB colhidos na pagina do MEC. Em seguida as coordenadoras Ftima Siade e Adriana discutiram com os professores as normas e regras disciplinares para o ano de 2011. O encontro foi encerrado com a fala da coordenadora Auristela que repassou aos professores informaes sobre o processo de progresso parcial.

No dia 25/02, a abertura do encontro foi novamente conduzida pela diretora Simone Cintra Duarte Amorim, que em seguida, convidou o professor Vitail para fazer um momento de orao com os presentes. O mesmo falou sobre a importncia da sinceridade. Aps a orao o coordenador pedaggico Rogrio Daniel Ramos, iniciou sua palestra enfocando o tema Novos Paradigmas Educacionais. O mesmo abordou alguns pontos relevantes encontrados no documento Ressignificao: Ensino Mdio em Travessia. A nfase foi dada aos tipos de juventudes, questo da tica, da cidadania, da cultura, da cincia e da tecnologia no que se refere ao currculo a ser vivido pelos professores e alunos na escola. Em seguida foram apresentadas aos professores as novas diretrizes curriculares para o ensino fundamental e para o ensino mdio do Estado de Gois. O coordenador destacou a importncia do documento como um marco para a histria da educao em Gois. Pontuando aspectos relacionados participao dos professores na semana do planejamento, o coordenador dividiu os mesmos por rea do conhecimento e, em seguida, solicitou aos professores que fizessem uma anlise dos contedos propostos nos documentos, um diagnostico com os professores das sries anteriores sobre os contedos ministrados e tambm uma discusso acerca dos contedos apresentados pelos livros didticos adotados pela escola. Aps esse momento os professores discutiram em grupos e elaboraram uma proposta curricular mnima para ser desenvolvida no CEJLA em 2011. No dia 26/02/10, a diretora Simone Cintra Duarte Amorim apresentou uma mensagem de otimismo aos professores e em seguida a professora Elizete cantou para os presentes msicas para reflexo. Dando continuidade aos trabalhos do dia anterior, Rogrio Daniel enfatizou a importncia da contextualizao, da interdisciplinaridade e dos projetos a serem executados em 2011. Os professores aps vrias discusses, optaram pela realizao dos projetos no ltimo bimestre, viabilizando o melhor desenvolvimento do trabalho em sala com os alunos. Tambm acontecero os projetos sociais como: o Miss e Mister, a

festa junina, o desfile cvico e as formaturas dos 9s e 3s anos. Os projetos sero trabalhados seguindo a tnica da contextualizao e da interdisciplinaridade. Foram tambm abordadas questes relacionadas ao portflio do professor. Dados sobre as avaliaes dos professores foram apresentados e em seguida foi sugerido um modelo de portflio a ser usado pelos professores do CEJLA como referncia para melhores resultados nesse processo de avaliao. No dia 27/01, a coordenadora Adriana iniciou o encontro fazendo uma reflexo sobre um texto bblico que falava sobre a histria de Jo. A diretora Simone Cintra Duarte Amorim informou aos professores algumas mudanas recebidas atravs da subsecretaria relacionadas modulao dos dinamizadores. Dando continuidade ao trabalho o coordenador Rogrio Daniel e o dinamizador Vitail realizaram as atividades desse dia. As atividades foram divididas em duas etapas. Um grupo de professores teve palestras com o dinamizador do laboratrio de informtica enquanto o outro grupo conclua o trabalho sobre a elaborao da proposta curricular mnima. E no dia 28/01, a diretora Simone Cintra Duarte Amorim agradeceu aos professores pela presena na semana de planejamento e junto com a coordenadora pedaggica Valdirene realizou um momento de orao seguido de uma dinmica de grupo. A coordenadora Auristela realizou palestra sobre o PDE. Foram apresentadas informaes importantes sobre este documento tais como; conceito, significado, importncia e relaes com o PPP. Os professores elaboraram aes pedaggicas e aes financiveis para realizao de projetos e de aulas com recursos que enriqueam a prtica pedaggica e melhorem a qualidade do ensino no CEJLA. A direo do colgio agradece pelo brilhante trabalho desenvolvido pela equipe e pela comunidade escolar e desejo a todos um excelente 2011. Simone Cintra Duarte Amorim Diretora

Projeto sala limpa e organizada- Turma premiada!


O resultado do projeto ficou assim!!! De manh turma vencedora foi 1A: A tarde o 2D e a noite o 1G!!! parabns as turmas vencedoras e ainda temos mais duas etapas, ainda podemos ter mais vencedores!

Anda mungkin juga menyukai