Anda di halaman 1dari 127

HUBERTO ROHDEN

DOLOS OU IDEAL?
PENSAMENTO AVULSO SOBRE DEUS, O HOMEM E O UNIVERSO
UNIVERSALISMO

ADVERTNCIA

A substituio da tradicional palavra latina crear pelo neologismo moderno criar aceitvel em nvel de cultura primria, porque favorece a alfabetizao e dispensa esforo mental mas no aceitvel em nvel de cultura superior, porque deturpa o pensamento. Crear a manifestao da Essncia em forma de existncia criar a transio de uma existncia para outra existncia. O Poder Infinito o creador do Universo um fazendeiro criador de gado. H entre os homens gnios creadores, embora no sejam talvez criadores. A conhecida lei de Lavoisier diz que na natureza nada se crea e nada se aniquila, tudo se transforma, se grafarmos nada se crea, esta lei est certa mas se escrevermos nada se cria, ela resulta totalmente falsa. Por isto, preferimos a verdade e clareza do pensamento a quaisquer convenes acadmicas.

DOLOS OU IDEAL?

O ttulo e o contedo deste livro nos colocam diante de um impasse existencial. Iremos adorar dolos ou iremos viver um Ideal? Cada um de ns, num determinado momento de nossas vidas, chega a essa filosfica pergunta. E a resposta e vivncia dessa pergunta determinar a qualidade e a finalidade de nossa existncia. Devemos aprender com a sabedoria milenar dos tempos: Somos livres para semear, mas somos obrigados a colher aquilo que semeamos. A escolha da responsabilidade de cada um. Essa a inexorvel lei csmica que rege a harmonia do Universo. A mensagem deste livro nos ajuda a fazer a escolha melhor. Gradativa e didaticamente, Rohden vai nos mostrando, atravs de pensamentos sobre Deus, o homem, o universo, a vida, o verdadeiro caminho existencial que todo o ser humano pode e deve percorrer na sua evoluo. O livro oferece a vantagem de no exigir uma leitura contnua e concentrada. Num minuto podemos pegar um fragmento, uma metfora, um aforismo e llo isoladamente at assimilao inconsciente, para que fique fermentando e programando nosso agir cotidiano. Esses fragmentos condicionadores de atos e atitudes positivas e de correto agir so de grande valia para atingirmos nossa grandeza humana e espiritual. Intuitivamente Rohden comea nos ensinando a importncia de Fechar o Circuito. Diz ele: Se o circuito eltrico no for completo, da usina e para a usina, a lmpada no acende, no importa o ponto onde a corrente esteja interrompida. Para haver luz, fora ou calor, a lei csmica exige que o misterioso fluido tenha circuito completo, ida e volta. Assim, se algum s quer receber e no quer dar, devolvendo usina divina o que dela recebeu, interrompe o fluxo contnuo e sua vida fica sem luz, fora e calor. Feche, pois, o circuito dos dons divinos, distribuindo aos homens o que de Deus recebeu. De graa dai o que de graa recebestes. Onde no h efluxo de bens na horizontal, no pode haver influxo na vertical: homem que no d a seus irmos no pode receber do Pai celeste. A falta de fluxo contnuo suicdio lento por asfixia moral. O supremo ideal do homem deve ser sua prpria auto-realizao.

PRELIMINARES

Sou carpinteiro, nas horas vagas. Depois de terminado algum trabalho maior, fica o soalho da carpintaria cheio de pedaos e pedacinhos de madeira, tbuas e sarrafos de diversos tamanhos e feitios. Em vez de jogar fora ou usar como lenha essas sobras, reno as melhores e delas fao algum objeto til ou de simples enfeite: uma casinha para as corruras fazerem ninho, uma cadeirinha ou mesinha para crianas, uma casinha de bonecas, ou algum vaso para flores. Durante quase meio sculo escrevi e publiquei umas dezenas de livros, sobre filosofia universal, filosofia do Evangelho, assuntos de religio, biografias e divulgao cientfica; mas os meus livros no-publicados so mais numerosos que os que andam nas mos dos leitores: e mais numerosos ainda so os cadernos de pensamentos vrios, impresses de fora e experincias de dentro um mundo de coisas heterogneas, fragmentos de todas as espcies. Ora, em vez de deixar s traas, ou arbitrariedade dos psteros, esses fragmentos da minha carpintaria literria, resolvi reunir algumas dessas idias avulsas e dispersas, na esperana de que, talvez, algum leitor se encontre a si mesmo nesses ecos multiformes e multicores da minha alma. No procure, portanto, o leitor unidade ou sequncia lgica entre os captulos de um livro que no tem pretenso alguma de ser um todo homogneo ou logicamente concatenado. Abra este volume em qualquer pgina e leia o que lhe cair sob os olhos. Ver que, no raro, necessita precisamente daquilo, para seu alimento interior, o que casualmente encontra. De resto, nessa febricitante lufa-lufa da civilizao moderna, sobretudo nas grandes metrpoles, poucos leitores tm pacincia e lazer para estudar um volume que desenvolva coerentemente uma determinada idia; muitos preferem um bric-a-brac de assuntos que possam ler em cinco ou dez minutos. Pois bem, neste volume de fragmentos e, se Deus quiser, em mais alguns volumes futuros encontrar o leitor o desejado alimento em bocados de fcil e rpida ingesto. *** No me possvel precisar at onde vai a minha paternidade literria no tocante a muitos dos pensamentos deste volume. Quem passa pelo mundo de olhos abertos e esprito alerta; quem passou longos anos fora da terra natal;

quem entrou em contato mental e espiritual com numerosos pensadores e leu grande nmero de livros, em diversas lnguas no est em condies de discriminar, no fim, qual a porcentagem de idias prprias e quais as de origem alheia. Em certo sentido, todos os nossos pensamentos so alheios, embora, em outro sentido, sejam nossos, uma vez que cada pensamento pensado por outrem, e repensado por ns, assume o colorido do nosso ego personal e, assim, o filho adotivo passa a ser filho prprio. Servindo-nos da terminologia aristotlica, diramos que, embora a matria das nossas idias seja de todos, a forma nossa, e, sendo aquela o elemento determinvel, e esta o fator determinante, todos os pensamentos que mergulharam nas profundezas da experincia pessoal so mais daquele que lhes deu forma determinante do que daqueles que forneceram apenas a matria determinvel. Apagam-se cada vez mais as fronteiras materiais dos povos, nessa idade dos avies a jato e diluem-se cada vez mais as fronteiras mentais, nesse avano da cultura universal. O leitor que possua suficiente fidelidade a si mesmo no se deixar influenciar por pensamentos alheios ao ponto de perder essa auto-fidelidade, deixando de ser o que para se tornar o que no ; assimilar o que for assimilvel e rejeitar o inassimilvel. Diariamente, ingerimos determinados alimentos e at hoje ningum virou batata, arroz, feijo, po, manteiga, ou outro manjar que tenha ingerido milhares de vezes, porque o organismo, quando normal e vigoroso, fiel a si mesmo, transformando em si o objeto, sem se deixar transformar pelo objeto. Faa o leitor o mesmo com estes fragmentos assimile o que corresponder ao estado da sua evoluo interna e deixe de parte o resto.

FECHAR O CIRCUITO!
Se o circuito eltrico no for completo, da usina e para a usina, a lmpada no acende, no importa o ponto onde a corrente esteja interrompida. Para haver luz, fora ou calor, a lei csmica exige que o misterioso fluido tenha circuito completo, ida e volta. Assim, se algum s quer receber, e no quer dar, devolvendo usina divina o que dela recebeu, interrompe o fluxo contnuo e sua vida fica sem luz, fora e calor. Feche, pois, o circuito dos dons divinos, distribuindo aos homens o que de Deus recebeu; porquanto, o que fizerdes a um desses meus irmos mais pequeninos, a mim que o fazeis.

O SEGURO MORREU DE VELHO


Todo homem seguro que muito segura o que tem e no o partilha com ningum morre de velho, dia a dia, embora parea moo; porque egosmo velhice moral, decrepitude senil. De graa dai o que de graa recebestes! (Jesus.) Temos em nossas mos bens demasiados. (Emerson.) Onde no h efluxo de bens na horizontal, l no pode haver influxo na vertical: o homem que no d a seus irmos no pode receber do Pai celeste. E falta de fluxo contnuo suicdio lento por asfixia, arteriosclerose moral.

SEGURO DE VIDA
Sim mas da vida dos outros. Eu no posso fazer um seguro de vida pessoal sem fazer um seguro de vida universal. Quem quiser salvar-se individualmente, talvez que entre no cu mas esse cu povoado de refinados egostas como ele, que quiseram salvar-se sem os outros, ou custa dos outros. Todos eles esto num cu infernal. Prefiro estar num inferno celestial... No posso ser feliz no meu cu enquanto um nico ser humano for infeliz no seu inferno e no tenha a possibilidade de entrar no cu da felicidade. Detesto esse cu! Quero sair dele! Prefiro sofrer no inferno com o grosso da humanidade a gozar nesse cu com uma elite de refinados egostas.

Onde eu possa fazer bem a meus semelhantes, mesmo entre sofrimentos, ali o meu cu.

DEUS EM TI
Despoja-te de toda e qualquer cobia! O que, depois disto, sobrar de ti, isto Deus (Meister Eckhardt). A soma total das tuas cobias, fsicas e mentais, no so o teu verdadeiro Eu so apenas a tua mscara ou a tua persona*. Esse pseudo-Eu da personalidade humana revela-se, precipuamente, de dois modos: pelo instinto de conservao e pelo instinto de propagao, ou seja, pelo egosmo individual e pelo egosmo sexual. Deus no homem chama-se a alma, o Emanuel, o Cristo interno, o Esprito santo que habita no templo do corpo.
* A palavra latina persona (pessoa) quer dizer mscara. Persona, composto de per (atravs) e sonare (soar, falar), era, entre os romanos aquela mscara de boca aberta atravs da qual os atores do palco falavam. Desempenhar a persona ou mscara do rei, do vilo, do mendigo, equivalia nossa expresso hodierna desempenhar o papel de... A pessoa ou personalidade do homem no , pois, o seu verdadeiro Eu, seno apenas um invlucro, uma mscara fictcia e temporria da sua verdadeira individualidade humana. O seu verdadeiro Ego sua alma.

ESPELHO OU JANELA?
O profano egosta acha-se no meio duma sala cujas paredes so espelhos, como no clebre museu de Grevin, de Paris; para onde quer que ele se volte, s v o seu Eu, sempre seu prprio Eu isto , o seu pseudo-Eu fsico-mental que ele erroneamente identifica com o seu verdadeiro Eu espiritual. Que admira que esse homem fique egocntrico? De repente, enojado desse Eu, quebra um dos espelhos-parede e abre caminho para o mundo objetivo! E fica livre da obsesso do seu estreito egocentrismo. Abriu uma janela!

INTROSPECO NO EGOCENTRISMO
H quem pense que a meditao ou introspeco favorea o egocentrismo, obrigando o homem a girar em torno de si mesmo. engano! A introspeco ensina ao homem a ultrapassar o seu ego fsico-mental, estreito e unilateral, e encontrar o seu grande Ego espiritual, vasto e onilateral como o prprio Deus

de infinita amplitude. Quanto mais o homem se concentra no seu Eu espiritual, na sua alma divina, tanto mais ele se universaliza e diviniza. A conscincia universal, porm, o amor universal e absoluto.

CRISTO E CRISTIANISMO
Ambos nasceram no Oriente prximo, em sua forma humana mas o cristianismo eclesistico criao tpica do Ocidente, que o Oriente jamais aceitar. Se o nosso cristianismo teolgico se converter no cristianismo evanglico, tambm o Oriente se tornar cristo.

ASSIM FALOU MAHATMA GANDHI


Stanley Jones, o grande missionrio norte-americano da ndia, pediu a Gandhi o orientasse sobre o melhor modo de fazer com que os hindus vissem no cristianismo algo seu, e no um elemento alheio ao esprito da ndia. Ao que o Mahatma respondeu: 1) Antes de tudo, aconselharia aos cristos que vivessem assim como o Cristo viveu. 2) Que transformassem a religio em atos, sem lhe fazer violncia nem a degradar. 3) Que pusessem nfase especial na prtica do amor, porque o amor o centro e a alma do Cristianismo. Entendo por amor no algum sentimento emocional, mas uma fora creadora, a fora do universo moral. 4) Que os cristos estudassem com mais simpatia as religies e culturas nocrists, para descobrir o que nelas-h de bom e adquirir a faculdade de se aproximar do oriental com maior compreenso.

FALA UM GRANDE INDILOGO


Escreve o dr. Erwin Baktay, exmio conhecedor da ndia: O dr. Stanley Jones ousou dar o passo decisivo; concede, aberta e corajosamente, que mais aprendeu da ndia do que pde ensinar ndia. Aprendeu a verdade essencial de que a essncia do cristianismo unicamente o prprio Cristo todo o resto aditamento humano, so pontos de vista e sistematizaes eruditamente excogitados, e que s em determinadas circunstncias peculiares tm um direito relativo existncia. A ndia nada pode ter de comum com as guerras de

religio do Ocidente, com as controvrsias teolgicas e com todo o curso do desenvolvimento do cristianismo segundo o gnio do Oeste; nada pode ter de comum com os problemas locais relacionados com a cultura ocidental tanto mais, porm, tem a ndia que ver com o Cristo e seu Evangelho. Se o mundo ocidental tinha o direito de desenvolver as correspondentes formas religiosas segundo a sua prpria concepo, consoante as circunstncias da sua evoluo compete ndia pelo menos o mesmo direito de desenvolver o cristianismo a seu modo, tanto mais que o seu profundo entusiasmo com que, h milnios, vai em busca de Deus, e sua insacivel sede da verdade transformaram o subsolo espiritual do indiano num humus fecundo, muito mais propcio recepo da pureza do Evangelho do que a Europa de outrora, em parte dominada pela cultura heleno-romana, isto , pag; em parte dominada pelo barbarismo; mais propcio tambm do que o Ocidente de hoje, obsessionado pelo materialismo, pela nsia do poder, e que por isto vai definhando num caos de sistemas eruditamente excogitados.

ESPRITO DO ORIENTE E DO OCIDENTE


O Oriente trilha, por via de regra, o caminho individual do saber, isto , da experincia religiosa pessoal; mas isto privilgio de uma pequena elite; as massas so incapazes de realizar esse encontro pessoal com Deus, contentando-se com os invlucros vazios de yoga, que para elas so meras frmulas sem contedo. O Ocidente desenvolveu o caminho coletivo do amor, inteligvel s massas, a qualquer creatura, por mais destituda de inteligncia e preparo crianas e analfabetos, doentes no fundo do leito ou operrios nas fbricas para todos eles inteligvel a linguagem do amor, e, de fato, s aceitam o cristianismo quando lhes vem na forma internacional e interconfessional do amor. Infelizmente, o Ocidente, em geral, no deu importncia ao encontro pessoal com Deus, sem o qual todo amor social e coletivo superficial, meramente emocional, acabando naquilo que temos visto e estamos vendo: guerras, dio de classes, extermnio de raas, conflitos religiosos. O Oriente no pode aceitar o cristianismo teolgico do Ocidente, mas abraar com entusiasmo o cristianismo do Evangelho, porque v no Cristo o divino Logos, o eterno Super-Eu, a alma do homem e do universo. Assim, a ndia jamais aceitar um Deus vingativo, como aparece na teologia ocidental; nem a idia de castigos eternos e a absoluta impossibilidade da converso; nem tampouco a doutrina do pecado original, de um pecado cometido por outra pessoa e pelo qual eu seria responsvel; nem a teologia

horripilante da redeno pelo sangue de um homem inocente injustamente trucidado pelos pecadores.

CICLOS CSMICOS
Um ano mundial (aion) abrange cerca de 25.920 anos terrestres. Um ms mundial corresponde a cerca de 2.160 anos terrestres. Cada ms mundial inaugura na terra uma nova era, cujo fim sempre acompanhado de grandes tribulaes e tempestades de todo gnero expira um inverno tormentoso para dar lugar a uma nova primavera de evoluo. O Antigo Testamento decorre sob o signo de Capricrnio, smbolo de violncia. Estamos no signo de Peixes, que comeou com o nascimento de Jesus; e vamos em breve entrar no signo de Aqurio. A era de Peixes assinalada pela onda csmica do amor, pelo Cristo, o misterioso ichthys (peixe) das catacumbas. A era de Aqurio vir a ser o domnio da universalidade, assim como a gua o elemento mais universal na terra, sem a qual nenhuma vida orgnica possvel. Os maus espritos, que so soltos no fim de cada ciclo csmico, no so maus em absoluto, mas sim relativamente maus assim como so ms as tempestades que preludiam o advento da primavera e quebram os galhos podres e arrancam as folhas secas, a fim de preparar a grande ressurreio da natureza. Era da serpente rastejante Lcifer. Era da serpente exaltada Cristo individualizado em Jesus. Era do esprito universal Cristo cosmificado no esprito santo.

INDIVIDUAL COLETIVO
O coletivismo s pode ser perfeito pela unio de homens individualmente perfeitos, irradiando amor desinteressado. O indivduo s pode ter possibilidade de ulterior evoluo das suas faculdades, atravs de uma vida fundada num coletivismo perfeito desse gnero. A misso da sociedade est em garantir ao indivduo, no s a maior segurana, mas tambm todos os meios necessrios para o seu aperfeioamento.

O maior perigo do coletivismo mal orientado est na tendncia de querer suprimir o indivduo e coibir a livre expanso das suas faculdades e talentos. Valores reais se perderiam deste modo, o que, cedo ou tarde, redundaria em detrimento do Todo Social. O Oriente possui o segredo da evoluo individual, mas no conseguiu desenvolver uma vida coletiva para as massas que lhes assegurasse um bemestar dignamente humano; e por isto milhes de seres humanos vegetam e sofrem em condies indizivelmente tristes. No Ocidente houve mais coletivismo, mas, devido falta de cultura individual, o prprio coletivismo degenerou em maldio. Quando surgir o homem completo, integral, o homem csmico? J apareceu, mas so poucos que conseguiram trilhar o mesmo caminho. Eu vim para que os homens tenham a vida e a tenham em maior abundncia.

A RELIGIO DE EINSTEIN
A minha religio diz ele consiste numa humilde admirao do esprito supremo, ilimitado, que se revela nos pequenos detalhes que somos capazes de perceber com a nossa mente dbil e fraca: a presena de um Poder Racional superior, revelado no universo incompreensvel o que a minha idia de Deus.

O COSMOS INDIVISVEL
Escreve o grande cientista contemporneo, Dr. Gustavo Stromberg: Temos razes para crer que todos os atributos do cosmos sejam interrelacionados e formem um Todo unificado. O cosmos em si mesmo um e indivisvel; e devido a uma peculiaridade da nossa mente e do nosso sistema nervoso que o apreendemos na forma de categorias (quer dizer: fenmenos concretos). Matria, vida e conscincia tm as suas razes num mundo alm de tempo e espao.

CONTINUA O MISTRIO DO UNIVERSO


Escreve Lincoln Barrett, na obra The Universe of Dr. Einstein: Permanece o mistrio fundamental. Toda essa marcha da cincia rumo unificao dos

conceitos a reduo da matria a elementos, a uns poucos tipos de partculas, a reduo das foras ao simples conceito de energia tudo isto continua ainda a locar-nos ao Desconhecido.

HARMONIA CSMICA DOS GRANDES GNIOS RELIGIOSOS


Escreve o filsofo Erich Fromm, em seu livro Psychoanalysis and Religion: Quando tentamos dar um quadro da atitude humana que serve de substrutura ao pensamento de Lao-Tse, de Buda, dos Profetas, de Scrates, de Jesus, de Spinoza e dos filsofos do Esclarecimento, fere-nos a ateno o fato de que, no obstante notveis diferenas, existe um centro de idias e normas comuns em todos esses ensinamentos. Sem pretendermos apresentar uma formulao completa e precisa, passaremos a descrever, aproximadamente, esse centro comum: 1) deve o homem esforar-se para atingir a verdade, e o homem s pode ser plenamente humano na proporo que realizar essa sua misso; 2) deve o homem ser independente e livre, um fim em si mesmo, e no um meio para os propsitos de quem quer que seja; 3) deve estabelecer entre si e seus semelhantes uma relao de amor; se lhe faltar o amor, no passar de um invlucro vaio (empty shell), mesmo que possusse todo o poder, todas as riquezas e toda a inteligncia; 4) deve conhecer a diferena entre o bem e o mal, e deve aprender a ouvir a voz da conscincia e tornar-se capaz de segui-Ia.

O PERIGO DE NO FAZER NADA


Entre as grandes coisas que no podemos fazer, e as pequenas coisas que no queremos fazer, existe o perigo de no fazermos coisa alguma. (Adolphe Monod.)

PALAVRAS FORTES CAUSA FRACA


Palavras fortes e amargas indicam, geralmente, uma causa fraca. (Victor Hugo.)

O MESMO NEM SEMPRE O MESMO


Quando duas pessoas fazem a mesma coisa, a coisa no a mesma. (Publius Syrus.)

ALTO MAS NO DEMAIS


Ascende acima das restries e das convenes do mundo mas no to alto que as percas de vista! (Richard Garnett.)

CRIMES E VCIOS
Crimes, quase sempre nos chocam demais vcios, quase sempre, nos chocam de menos. (C. Hare.)

EXCESSIVAMENTE CLARO
Dizem uns: O homem de hoje paga os seus dbitos de ontem. Opinam outros: O homem de hoje paga os dbitos do pai comum da humanidade. Acham outros: O homem de hoje no paga dbito algum, mas nasceu simplesmente nesse estado inferior. Essas trs teorias, sobretudo a primeira e a segunda, so demasiadamente simples e claras, para serem aceitveis. Coisa que a inteligncia possa facilmente compreender e que no deixe margem para dvidas e obscuridades, suspeita de estar aqum da verdade integral. As grandes verdades so certas, intuitivamente, mas no analisveis, intelectualmente. Podemos intuIas com a razo espiritual, mas no inteligi-Ias com a mente. Felizmente, nem necessria essa anlise intelectual. Muito mais importante do que esquadrinhar o donde e o porqu do sofrimento saber o para qu do mesmo e o como da atitude a assumir em face dele, para que promova a nossa evoluo rumo s alturas.

A VOZ DA INTUIO
Um senso ntimo e indefinvel me diz:

1) que no fui o que sou, e que posso vir a ser mais do que sou; 2) que aquilo que posso vir a ser depende de uma integrao no Todo, de um servio prestado ao Universo, ao Todo, a Deus; 3) que todo isolamento ou separatismo pernicioso, mau, pecador, infeliz; 4) que a integrao no grande Todo feito pelo Amor, por um amor racional, espontneo, radiante, jubiloso; 5) que esse grande Todo me acessvel, diariamente, na forma da humanidade, de cada um dos meus semelhantes, e da prpria natureza infrahumana; 6) que, luz desse Amor Universal, o passado do homem se torna compreensvel, no no plano intelectivo, mas sim o plano intuitivo, que o verdadeiro saber. Tudo isto que estou dizendo a meus leitores, digo-o em primeiro lugar a mim mesmo. Eu sou o meu leitor e ouvinte nmero um o meu pequeno Eu fsicomental est sentado como dcil discpulo aos ps do Mestre, que o meu Eu espiritual, o meu Cristo interno, o meu Emanuel.

QUEM PROVA A EXISTNCIA DE DEUS ATEU


Deus aquela Realidade Universal, Absoluta, Infinita, Eterna, nica, que ultrapassa todas as fronteiras das nossas anlises intelectuais. Para alm dos extremos horizontes de todos os nossos mais arrojados silogismos comea Deus, que no isto nem aquilo, nem a soma total de todos os fenmenos do universo. S sei de Deus pela experincia ntima do meu prprio Eu divino. Quem julga ter provado a Deus pelo intelecto ateu. E quem adora esse Deus demonstrado idlatra.

A VIDA NO UMA TEORIA


H quem se diga agnstico, h quem se chame ateu. Ambos ignoram a Deus; mas o agnstico ignora-o sem quebra da lgica, ao passo que o ateu o ignora assassinando a lgica, porquanto afirma conhecer algo que, segundo ele, no existe como se o inexistente, o puro nada, pudesse ser objeto de conhecimento! Na prtica, porm, no h nem agnsticos nem ateus. Em teoria possvel manter-se algum numa atitude de suspenso ou neutralidade, porque a teoria

um esqueleto inerte; na prtica, porm, todo homem assume atitude ou positiva ou negativa a neutralidade uma simples fico mental, inexistente no plano da realidade concreta da vida humana.

CRER OU DESCRER NADA RESOLVE


Crer em Deus no resolve os problemas da vida descrer dele, ainda menos. Mas o crer torna suportveis os sofrimentos da existncia, ao passo que o descrer os torna insuportveis. A nica coisa que realmente resolve os problemas o saber, isto , a experincia ntima da realidade de Deus. Em face do saber desmaiam a noite do descrer e o crepsculo matutino do crer, assim como as trevas e penumbras fogem diante do sol nascente. Entretanto, o crer de suma importncia, porque o preldio do saber. Ningum pode saber sem primeiro crer.

HARMONIZAR O AGIR COM O SER


No meu ntimo SER sou Deus; por isto, no meu externo AGIR tambm devo ser como Deus. Devo combinar a horizontal da minha tica com a vertical da minha mstica, a fim de ser redimido por essa cruz, de ser positivo, mais, infinito, como esse sinal simblico. Todo o mal da minha vida vem da discrepncia entre o meu AGIR e o meu SER.

UNO E MLTIPLO
Deus um ou uno em sua essncia, no seu eterno SER porm mltiplo na sua existncia, no seu AGIR temporrio. Os mundos mltiplos so a expresso do Deus uno e nico.

CARREGO COMIGO A MINHA CAVERNA


Um brmane, cultor da mstica esttica das cavernas solitrias, insistia com Mahatma Gandhi que se retirasse do bulcio do mundo e da poltica para o silncio duma caverna, a fim de se salvar; ao que Gandhi replicou: Trago essa caverna dentro de mim.

BUDISMO, BRAMANISMO, ROMANISMO RELIGIES PARA ELITE


Essas religies so para pequenas elites, seitas, irmandades piedosas, no para a humanidade como tal. No catolicismo romano, s uma pequena elite, os sacerdotes, frades e freiras, com os seus votos separatistas, que so considerados cristos de primeira classe; os leigos e casados so tolerados, como seres de segunda classe. De modo anlogo, no budismo e bramanismo. O cristianismo, porm, universal; exige de todo e qualquer homem uma santidade e perfeio completa, uma religio da vida inteira, e no apenas de certas horas devocionais. A nica consolao que as religies ascticas orientais, e o romanismo clerical do Ocidente, podem dar ao homem no meio do mundo ter pena dele e augurar-lhe melhor sorte numa futura reencarnao, ou ento recomendar-lhe que se resigne com um lugarzinho secundrio no cu, deixando os lugares de honra, na imediata vizinhana de Deus, aos heris da renncia do mundo de Deus. Para todos eles, a perfeio no est em usar corretamente as coisas que Deus nos deu, mas em recus-Ias com soberano desdm.

PAZ INTERNACIONAL S NO CEMITRIO


Depois da primeira guerra mundial, algum, visitando a Europa devastada, viu por toda a parte cemitrios e mais cemitrios de soldados mortos americanos, ingleses, alemes, franceses, italianos, russos, israelitas todos eles pacificamente sepultos uns ao lado dos outros e no havia guerra entre eles... Ser que s quando morto pode o homem estar em paz com seus semelhantes? Sim, s depois de morto ou morto para a vida do corpo, ou ento morto para a vida do seu egosmo. Se no quiser morrer para o egosmo, ter de morrer para a vida corprea, se que quer ter paz com seus irmos humanos. S a pleni-vida do esprito, em vez dessa semi ou pseudo-vida do corpo e da mente que lhe poderiam garantir perfeita paz no meio duma vida abundante. Eu vim para que os homens tenham a vida, e a tenham em maior abundncia. Dou-vos a minha paz...

Isto vos disse para que minha alegria esteja em vs, e seja perfeita a vossa alegria...

PEIXINHOS EM POAS DGUA DA PRAIA


Cada grupo de peixinhos nessas poas que a mar deixara na arenosa praia discutia com os inquilinos de outras poas, afirmando ser a sua poa o mar e serem eles os nicos habitantes legtimos do oceano. De repente, enorme vagalho levou de roldo todas as pocinhas dgua juntamente com seus orgulhosos ncolas, abismando-os nas profundezas do mar. E os peixinhos viram que eram todos irmos e habitantes do mesmo oceano.

BUROCRATIZANDO OU VOLATILIZANDO O CRISTIANISMO


So estes os dois grandes perigos da atualidade. O sectrio estreito burocratiza o esprito de Cristo, procurando encerr-lo em frmulas doutrinrias. O liberal superficial volatiza a alma do cristianismo, difundindo-a pelos vastos areais da sua indiferena religiosa, at no sobrar nada da divina essncia do Evangelho. Respeitar a infinita verticalidade do Evangelho, e ao mesmo tempo horizontaliz-lo at aos ltimos confins do universo isto tremendamente difcil, porquanto o vertical da profundidade e sublimidade parece negar o horizontal da amplitude e universalidade. Assim parece aos profanos liberais e aos estreitos sectaristas mas o verdadeiro iniciado sabe por experincia ntima que no h antagonismo real entre o vertical da experincia individual e o horizontal da organizao social. Mas, para unir permanentemente a barra horizontal com o tronco vertical, requer-se tamanha fora espiritual que poucos conseguem essa suprema realizao, filha do encontro pessoal com Deus.

ADULTERAO DA BBLIA
A Bblia, sobretudo no mundo protestante, foi transformada numa simples coletnea de preceitos ticos ou numa teologia escolstica, em uma espcie de dose de pio destinada a manter pacientemente submissas as bestas de carga humanas; dos misteriosos surtos de experincia mstica que produziram a Bblia, desse vastssimo incndio do esprito divino de que as palavras

humanas so apenas cinzas frias disto nada sabem nem suspeitam os cultores da letra morta. A bibliolatria, como lhe chama Harry merson Fosdick, a pior inimiga da Bblia.

REALISMO IDEALISMO
O Cristianismo um vasto realismo horizontal, animado por um profundo idealismo vertical.

O MUNDO EM DEUS OU O MUNDO SEM DEUS


Ou o homem tem experincia de Deus e neste caso v a Deus no mundo e o mundo em Deus; ou no tem experincia de Deus e neste caso v o mundo sem Deus. No meio desses dois extremos esto os que, embora no tenham experincia de Deus, tm contudo a boa vontade de a possuir, e isto crer. O crente no v a Deus no mundo, nem o mundo sem Deus mas adivinha Deus para alm do mundo. Para o descrente e o insciente, Deus inexistente. Para o crente, mas ainda insciente, Deus existente, porm ausente. Para o experiente ou sapiente, Deus ao mesmo tempo imanente no mundo e transcendente ao mundo. Este o homem integral, csmico, crstico.

TOTALITARISMOS CATLICO E PROTESTANTE


O catolicismo tem sustentado o nazismo, o fascismo, o integralismo, e todas as outras formas de totalitarismo poltico, porque ele mesmo o totalitarismo por excelncia, e numa esfera mil vezes pior que a esfera poltica, na espera espiritual da conscincia. Os pases de preponderncia catlica so invariavelmente aqueles em que o comunismo medra mais espantosamente. O protestantismo tem sustentado o capitalismo e todas as formas de totalitarismo econmico, embora, em teoria, invoque os direitos do indivduo humano. S uma profunda e completa remodelao da mentalidade individual, catlica e protestante, que poder salvar a civilizao crist do Ocidente (adaptado).

MARIA PRIMEIRA REVOLUCIONRIA MSTICA-SOCIAL


Maria, tocada pelo Esprito Santo, tornou-se a primeira revolucionria em prol do reino de Deus, na era crist, quando exclamou: Serviu-se do poder do seu brao para dispersar os soberbos na mente do seu corao e exaltar os humildes... Deps dos seus tronos os orgulhosos e sublimou os pequeninos... Encheu de bens os famintos e mandou embora vazios os ricos. (Lc. 1,51-53.)

TODA REVOLUO EFICIENTE MSTICA


Toda e qualquer revoluo que venha apenas como um belo movimento tico ou social est derrotada mesmo antes de comear, porquanto toda a tica , em si mesma, difcil, cruciante, sacrificial e estas coisas no tm garantia de solidez e perpetuidade. S as coisas experimentadas como fceis, espontneas e deliciosas que possuem essa solidez e perpetuidade. Toda revoluo construtiva tem de ser baseada, portanto, numa compreenso profunda da realidade do homem e do mundo, numa luminosa viso da essncia central das coisas, numa veemente revelao de dentro, porque s esse contacto direto e imediato com a Realidade Eterna do homem e do mundo, essa viso mstica do Todo, que torna a tica fcil e a virtude deliciosa, ateando no homem um incndio csmico de amor e de entusiasmo pela verdade e pelo bem. S se eu conseguir transformar o meu deserto em um osis, que estarei disposto a habitar nesse deserto, transformado, pela intuio da verdade oculta, num paraso de vida e beleza. Felizmente, essa transformao no filha da iluso, mas uma realidade infinitamente mais real do que todas as pseudo-realidades da superfcie, uma vez que a onipresena de Deus e sua imanncia em todas as coisas, tambm no deserto, um fato, e no uma fantasia. No experimentar essa imanncia de Deus em tudo ver no deserto um deserto de fastidiosa monotonia e vacuidade mas, desde o momento que o homem experimenta o Deus onipresente e oni-imanente, deixou o deserto de ser uma vacuidade inerte e se transformou numa exuberante plenitude vital. O que mudou no foi o deserto que nunca esteve deserto, mas sim o homem, que de cego se tornou vidente, de ignorante se tornou sapiente, de profano se tornou iniciado, de morto se tornou vivo.

INTERPRETAES HISTRICAS DO CRISTIANISMO ETERNO


Nos trs primeiros sculos no existe, propriamente, interpretao do Cristianismo, porque todo cristo experimentava e vivia diretamente essa estupenda realidade. O fato da invaso do mundo espiritual no mundo material era para eles uma realidade objetiva; subjetivamente vivia em toda a sua plenitude, profundidade e amplitude. No incio do quarto sculo, porm, tinha essa experincia de Deus arrefecido a tal ponto que se tornou necessria uma teoria escolstico-teolgica sobre essa grande realidade fogo bem pintado em vez de fogo real. E esse fogo artificial da teologia teve de substituir o fogo natural do Evangelho, e o cristo foi obrigado a crer na realidade desse fogo irreal na tela teolgica, sob pena de ser excomungado da igreja de Cristo. A fim de dar maior realce iluso do fogo artificial como sendo fogo real, foram invocados todos os recursos da poltica, do militarismo, da sociologia, da psicologia, do ritualismo externo, e da fora bruta cruzadas, inquisies, excomunhes, etc. Mas o fogo artificial da teologia no se transformou no fogo real do Evangelho. Os hereges, excomungados, passaram a excomungar os seus excomungadores e seguiuse o caos eclesistico ao cosmos evanglico. Com Constantino Magno, esse imperador pseudo-converso, surgiu, no setor romano do Cristianismo, o ideal da ditadura dos corpos e das almas, que at hoje continua, pelo menos como ditadura das almas, j que os governos modernos negaram aos telogos eclesisticos a ditadura dos corpos. Aparece, no sculo 16, a tentativa de uma interpretao democrtica do Cristianismo: cada indivduo tem o direito de saber por si mesmo, graas a seus inalienveis direitos humanos, o que Deus, o Cristo, a vida eterna, sem a necessidade de interrogar o infalvel pontfice de uma igreja hierarquizada. Mas a democracia eclesistica do protestantismo acabou em anarquia religiosa por qu? porque eram pouqussimos os homens espiritualmente maduros e adultos para encontrarem a Deus por si mesmos e em si mesmos. O que encontraram foi o Lcifer do ego em vez do Esprito de DEUS, porque no cavaram bastante fundo, no atingiram at ao centro da revelao divina, mas pararam na periferia da interpretao intelectual da Bblia. Prevaleceu a exegese teolgica sobre a experincia mstica. E assim a tentativa da interpretao democrtica do Cristianismo falhou, como falhara a interpretao ditatorial. Aparecem ento os ascetas escatolgicos que alis sempre tinham existido e tentaram interpretar o Cristianismo como negao radical da vida e do mundo; quanto mais longe do mundo, tanto mais perto de Deus, e vice-versa.

Tentaram transformar o mundo de Deus num mundo sem Deus, ou num Deus sem mundo, numa longnqua e solitria e desnuda Tebaida, onde o homem desiludido do mundo se pudesse enamorar e inebriar de Deus, em mstica solitude e perptuo xtase. Outros, cansados de fracassos, resolveram abrir mo de todas as lucubraes teolgicas e contentar-se com um Cristianismo puramente tico-social, horizontalista, superficial. Para que investigar a origem das nascentes, quando se pode beber das suas guas em qualquer ponto do percurso da torrente? Basta que o homem seja bom, justo, correto, honesto, caridoso, afvel, amigo de todos, para ser um cristo perfeito e integral. Triunfou ento a propnqua superficialidade da tica humanitria sobre a longnqua profundidade da mstica divina. Entretanto, as almas mais profundas no valeram sopitar dentro de si as saudades do abismo, a nostalgia do Infinito, o silencioso clamor da sua anima naturaliter christiana; insatisfeitas com as guas derivadas da tica cotidiana, subiram s montanhas eternas para saber onde nasciam essas guas, de que rochedos brotavam, puras, incontaminadas, inderivadas e muitos desses pioneiros do Infinito nunca mais voltaram s plancies do finito; inebriados da nascente divina, esqueceram-se de todos os rios humanos. Outros, porm, continuaram a beber das guas, mais ou menos turvas, dos rios da tica, inexperientes da linfa purssima da sua nascente. Quando aparecer sobre a face da terra o homem csmico? O homem integral, o homem crstico, que dispense interpretao do Cristianismo, pelo fato de o experimentar e viver em toda a sua plenitude, profundidade, sublimidade e amplitude? J apareceu, esse homem csmico, o filho do homem; nasceu no ano 1 da nossa era, e foi crucificado no ano 33... Entretanto, ele est conosco todos os dias at consumao dos sculos, cheio de graa e de verdade...

NO H CRISTIANISMO TERICO
No, h cristianismo-teoria. S h cristianismo-fato. O cristianismo uma realidade eterna, realismo a 100%. Por falta de realismo e excesso de irrealismo que o homem deixa de ser cristo. Antes da Encarnao, o Cristo, o eterno Logos, era Theoria (palavra grega que quer dizer viso); depois da Encarnao, essa eterna Theoria ou Viso se

tornou Praxis, isto , Ao, atualizou-se, tornou-se realidade palpvel, visvel; o esprito divino do Cristo materializou-se na carne humana de Jesus. O cristianismo uma permanente Encarnao: o Verbo, ou Logos, se faz carne sem cessar e habita entre ns. Tambm a vida de cada cristo uma incessante Encarnao do Verbo, do divino Logos da Alma eterna que se individualiza ou materializa na pessoa de Pedro, Paulo, Maria, Isabel, etc. A viso mstica encarna-se diariamente na ao tica e nasce o homem csmico, o homem integral.

DO CRISTIANISMO AO CRISTO
No o cristianismo que pode salvar o mundo, mas s o Cristo. O cristianismo , hoje em dia, teoria e teologia humana, o Cristo realidade divina. Qualquer reforma religiosa eficiente consiste no abandono das teorias e teologias humanas e no retorno real e total ao Cristo. O mundo de hoje nada tem que esperar do cristianismo, tudo tem que esperar do Cristo. O nosso cristianismo fico o Cristo fato. O nosso cristianismo um fogo pintado o Cristo um fogo real.

DA CARIDADE AO AMOR
Se houvesse entre ns mais amor, no haveria necessidade da caridade, porque a caridade filha da misria, mas a misria filha da nossa falta de amor. O egosmo humano, que falta de amor, cria a misria, a indigncia, a pobreza, a fome, a desnudez; e, em face dessa numerosa prole gerada por nosso desamor, faz-se mister a caridade. A caridade no remedia os males da sociedade, apenas os atenua temporria ou parcialmente; uma espcie de injeo, de anestsico, de soporfero, de pomada ou cataplasma que o homem egosta que desejaria ser altrusta aplica s dolorosas chagas abertas pelo egosmo e desamor dos homens. Se no houvesse exploradores, no haveria explorados, e, se no houvesse exploradores nem explorados, no haveria misria e no haveria ambiente propcio para exercer a caridade. O triunfo do amor tornaria impossvel o exerccio da caridade a no ser em casos excepcionais, catstrofes inesperadas, terremotos, incndios, enchentes, e outros fenmenos no dependentes da maldade dos homens; nessas ocasies

excepcionais seria necessria a caridade, mesmo entre homens cristificados pelo amor; mas a caridade no seria uma necessidade normal, permanente, da nossa sociedade. Pobres, sempre os tereis convosco; a mim, porm, nem sempre me tereis. Ser que no deveramos traduzir: Pobres, sempre os tereis convosco, se no me tiverdes a mim? A misria sempre estar presente onde o Cristo est ausente, e, por haver misria gerada pela ausncia do Cristo, faz-se mister a caridade como lenitivo dessa misria. A abolio radical e definitiva da misria est na proclamao e vivncia do amor. Entre os primeiros discpulos do Cristo, referem os Atos dos Apstolos, no haveria um s indigente porque havia o esprito do Cristo, que amor.

CARIDADE, NO JUSTIA, SIM


Numa das minhas viagens pelo Nordeste brasileiro, fui convidado a falar num centro operrio; ao entrar no recinto, verifiquei sobre a porta a legenda: No queremos caridade queremos a justia do trabalho! Onde h amor, l existe a justia do trabalho, o trabalho devidamente remunerado, de maneira que a pobreza no encontre terreno para prosperar, e torne a caridade desnecessria. O cristianismo doentio dos nossos dias canta apoteoses filantropia, filha da pobreza e neta do egosmo essa filantropia humanitria, talvez a mais perversa heresia dentro do cristianismo ocidental. To grande a sagacidade do nosso inextirpvel egosmo que chega a camuflar em virtude os seus vcios, cantando entusisticos hinos caridade e filantropia a fim de poder continuar impunemente, por detrs dessa cortina de fumaa, as suas torpes manobras de descaridosa explorao e aumentar cada vez mais a misria sob o rtulo hipcrita de caridade! E destarte, barrado por essa satnica filantropia, no pode o amor do Cristo entrar no corao do homem... caritativo... E a misria continua...

JESUS DEU ESMOLA?


No consta. O que consta que preparou um grupo de homens, como fermento da massa profana, que tornasse desnecessria a esmola, porque aboliria a pobreza pelo amor. Mas os cristos, abolindo o amor, criaram a pobreza, e, como consequncia, a necessidade da esmola. E neste crculo

vicioso se debate a humanidade at hoje at que triunfe o esprito do Cristo, que amor e justia.

DEUS NO ENTRA NA ALMA


Encontramos em todas as grandes filosofias e religies a doutrina sobre a imanncia de Deus no homem. Essa imanncia divina chamada o Emanuel (Deus em ns), o Cristo interno, a centelha divina no homem, o alicerce da alma, a voz interior, a luz interna, o esprito santo que habita no templo do corpo, o Eu central, a faculdade intuitiva, o Logos, a Razo, a Conscincia Csmica, o chamamento interno, etc. O certo que Deus no entra nem necessita de entrar na alma; porquanto ele est na alma desde o incio, ou melhor, ele mesmo essa alma. O que importa que esse Deus objetivamente presente na alma pela realidade ontolgica se torne tambm subjetivamente presente pela percepo lgica; isto , que o homem se torne consciente dessa imanncia de Deus. Enquanto o homem ignorar essa presena ntima de Deus, ele mau, pecador, egosta, porque no renasceu ainda pelo esprito, no se despojou ainda do homem velho, nem se revestiu do homem novo; mas no dia e na hora em que ele se tornar consciente da realidade interna da imanncia de Deus nele, esse homem passar das trevas luz, da morte vida, do egosmo ao amor, do pecado santidade. No possvel que um homem que tenha conhecido o seu verdadeiro Ser divino viva, por muito tempo, em desarmonia com essa realidade por ele conhecida; cedo ou tarde, o seu Agir se conformar com o seu Ser; a sua tica se revestir das cores da sua Mstica; a sua Vida ser sintonizada pela sua F, se que essa F uma experincia ntima, e no apenas a encampao externa de opinies alheias.

APREENDER E COMPREENDER DESCOBRIR FATOS, REALIZAR VALORES


Aprende-se e apreende-se mentalmente compreende-se espiritualmente. Aprender e apreender um processo analtico, silogstico, sensitivo-intelectual. No h nada no intelecto que no tenha estado no senso , diz o velho adgio filosfico. O que os sentidos percebem fisicamente, o intelecto o concebe e elabora metafisicamente; mas essa elaborao metafsica do intelecto no despoja a percepo fsica do seu carter visceralmente individual e unilateral.

S quando o homem compreende isto , prende totalmente que ele sabe de fato o que a coisa em si mesma: Mas esse compreender no um processo analtico-silogstico, um ato sensitivo-intelectivo; o compreender um fato simultneo, repentino, um lampejo de dentro, uma revelao ou iluminao interna, e no uma aquisio externa. A compreenso no derivada dos objetos externos, mas do sujeito interno, do grande, eterno e infinito SUJEITO, que Deus, e que, em sua forma humana, se chama alma. Aprende-se de fora, compreende-se de dentro. O aprender feito pelo ego fsico-mental o compreender feito pelo ego racional-espiritual, pelo Emanuel, pelo Cristo interno, por Deus em ns. Para aprender necessita o homem de uma vasta expanso em sentido centrfugo para compreender requer-se uma profunda concentrao em sentido centrpeto. A quantidade dos fatos externos apreendidos torna o homem erudito, inteligente a qualidade do valor interno compreendido torna o homem bom e santo. Nenhuma religio promete o cu aos homens inteligentes todas prometem o cu aos homens bons; porquanto, descobrir fatos fora de mim me faz apenas erudito, mas no me faz bom; ao passo que realizar valores dentro de mim me faz realmente bom. Eu sou o descobridor de fatos alheios, e isto no atinge a essncia do meu ser mas eu sou tambm o criador de valores prprios, e isto atinge a ntima essncia do meu Eu humano. Ainda que eu descobrisse todos os fatos objetivos do mundo externo, e fosse assim um cientista a 100%, seria feliz? No! Por que no? Porque no teria criado nenhum valor humano dentro de mim, e, como a minha felicidade essencialmente idntica a essa criao de valores internos, nenhum descobrimento de fatos externos afetar o ntimo qu do meu ser; so fatos perifricos, na superfcie longnqua do meu Eu; uma luz fria fora de mim, mas no uma fora clida dentro de mim. O cu da minha felicidade no fabricado com a matria-prima impessoal de fatos objetivos, que minha inteligncia descobre, mas sim com a fora pessoal de valores subjetivos que minha alma cria e realiza. Satans o rei da inteligncia mas infeliz, porque o seu mundo feito de fatos descobertos por sua poderosa inteligncia, mas no de valores realizados por seu esprito. E, por isto mesmo, o seu cu intelectual o seu inferno espiritual um cu infernal. Nenhum fato externo me pode fazer feliz ou infeliz s uma realizao interna que me abre as portas do cu ou do inferno. Eu sou o criador do meu cu eu sou o autor do meu inferno!

nisto que est o meu maior privilgio e o meu maior perigo... Quo estupenda era a filosofia csmica daquele que disse: Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se chegar a sofrer prejuzo em sua prpria alma? Que aproveita ao homem descobrir e possuir todos os fatos externos, pela luz da inteligncia se com isto perder um nico grau do seu valor interno, que s a alma pode realizar? A cincia descobre os objetos a conscincia realiza o sujeito! Eu sei do contedo da minha cincia mas eu sou o contedo da minha conscincia! O que me faz feliz no aquilo que eu sei, mas aquilo que eu sou... Quando se fundirem numa grandiosa unidade csmica aquilo que eu sou e aquilo que eu sei ento serei perfeita e perenemente feliz...

O DESERTO VIVENTE
este o ttulo de uma das mais maravilhosas pelculas naturistas de Walt Disney, The living desert (em vernculo: O drama do deserto). A vida de todo homem que atingiu certa altura de evoluo interior um deserto vivente. A sua solido externa cresce na razo direta da sua vitalizao interna. Os rudos profanos da sociedade o atraem cada vez menos; as deslumbrantes vacuidades do mundo profano deixam-no indiferente. Todas as antigas bonecas de celulide, soldadinhos de chumbo, aviezinhos de mola, pistolinhas de ar comprimido e outras maravilhas do jardim de infncia com que muitos se divertem a vida inteira, embora com nomes mais pomposos, deixaram de lhe atrair a ateno e o interesse, desde que, no campo visual da sua experincia interna, despontou um novo mundo de grandezas e formosuras. Instintivamente, esse homem busca a solido, no por algum esprito de misantropia ou acerbo pessimismo, mas pelo irresistvel fascnio que esse novo mundo de estupendas maravilhas exerce sobre ele. que ele fez a experincia de que esse mundo imaterial tanto mais visvel, audvel e sensvel quanto mais se calarem os rudos profanos do mundo material. E ele escuta, embevecido, a misteriosa sinfonia desse mundo e percebe a inefvel sacralidade da sua vida transbordante de beatitude... Vai-se atrofiando, no raro, a vida material e social desse feliz vidente de universos supra-sensveis e ultra-intelectivos; a sua vida econmica declina... Feliz dele se uma pessoa de posses materiais e de compreenso espiritual entrar na vida desse homem!... Do contrrio, acabar o seu contenedor material por sucumbir sob a veemncia do seu contedo espiritual... Entretanto, mesmo assim, continuar ele a ser feliz, porque possui o principal da felicidade,

a realizao dos valores internos, mesmo com o sacrifcio dos fatores externos... O seu deserto vivo, transbordante de vida...

ACEITAR A DIVINDADE DE CRISTO O QUE ?


Acabo de escutar, numa estao emissora de Washington, um dilogo entre um telogo romano e um juiz sobre a divindade de Cristo. Afirmava o telogo que a maior desgraa era a negao da divindade de Cristo da parte de milhares de cristos do presente sculo. Respondeu o juiz que ele considerava uma calamidade fazer depender a salvao ou condenao da aceitao ou rejeio de um dogma como este. Que quer dizer, afinal de contas, aceitar ou no-aceitar a divindade de Cristo? No consiste num ato de inteligncia e vontade? E no depende esse ato da maior ou menor clareza com que fulano ou sicrano percebe as razes pr ou contra esse dogma? E no depende essa maior ou menor clareza de uma instruo eclesistica e certo grau de interesse neste ou naquele sistema teolgico? E que tem isto a ver com Deus, com salvao ou condenao? Sou eu mais crstico e mais amigo de Deus depois de dizer sim, e menos espiritual depois de dizer no a uma pergunta sobre a divindade de Cristo? Na realidade, o meu sim ou o meu no nada tem que ver com o meu verdadeiro cristianismo, se por cristianismo se entende a unio com o esprito de Deus, e no este ou aquele grupo eclesistico a que perteno por fora de nascimento ou de outras circunstncias externas fortuitas. O que decide sobre o fato de eu ser crstico ou no-crstico a minha vida, a profunda e permanente atitude do meu interno ser e do meu externo agir em perfeita sintonia com o esprito de Cristo. Esse esprito, porm, nada tem que ver com a forma deste ou daquele credo, mas resume-se nos dois grandes mandamentos do amor de Deus e do prximo, nos quais consistem toda a lei e os profetas. O sim ou no, verbal ou mental, em nada modifica a minha atitude de ser e de agir, e profundamente deplorvel que uma grande parte do cristianismo eclesistico do Ocidente d maior importncia a essa profisso de f teolgica imposta por seu grupo do que realidade da sua vida emanada do esprito de Cristo. E, para salvar esse credo eclesistico, os seus adeptos, atravs de sculos, tm cometido, e continuam a cometer os maiores atentados ao esprito de Cristo, matando infiis e hereges, excomungando dissidentes, inculcando a seus filhos o desprezo para com os que no professam o mesmo credo

teolgico matam o esprito de Cristo para salvar uma teologia pseudocrist!... Enquanto eu no puder dizer, com absoluta verdade J no sou eu que vivo o Cristo que vive em mim, no aceitei o esprito de Cristo, embora professe a mais ortodoxa das frmulas sobre a divindade de Cristo. Mahatma Gandhi nunca aceitou nenhum credo eclesistico; Albert Schweitzer conhecido como herege pelas igrejas crists protocolares mas dificilmente encontraremos dois homens que vivam com maior pureza e fidelidade o esprito de Cristo, em profundo amor de Deus e vasta caridade dos homens. de urgente necessidade que o mundo cristo se torne crstico, vivendo realmente o esprito de Cristo, em vez de apenas professar teoricamente este ou aquele dogma sobre a divindade de Cristo.

O HOMEM ESPIRITUAL ATRAENTE?


Talvez no. Possivelmente, mais repelente do que atraente. Nem necessrio que o homem espiritual seja atraente. Geralmente, ele no atrai outros a si antes os transtrai para alm de si. como um desses marcos quilomtricos beira da estrada ou setas nas encruzilhadas, cuja finalidade no fazerem-se adorados pelos viandantes, mas sim abandonados, depois que o transeunte tomou direo certa. O homem espiritual no deve ser como um espelho, que prende em si a pessoa que nele se mira deve ser como uma janela aberta atravs da qual a gente enxerga as belezas da paisagem e vastos horizontes alm. O nosso egosmo, naturalmente, insinua-nos a sermos espelhos atraentes ao passo que a verdadeira espiritualidade nos ensina a sermos janelas transcendentes. Alguns dos discpulos de Joo Batista se escandalizaram com o fato de ser o mestre abandonado por seus antigos seguidores, que foram em seguimento do Nazareno, ao que o precursor respondeu: Eu sou apenas o paraninfo, mas ele o esposo, convm que ele cresa e que eu desaparea isto era ser janela aberta para o Cristo, e no espelho atraente para si mesmo. O homem espiritual no faz com que outros tenham satisfao nele, mas contribui para que os homens sintam insatisfao de si mesmos, vejam a sua imperfeio e tenham desejo de maior perfeio. O homem espiritual um veculo, uma ponte, um canal, um dedo estendido rumo ao Infinito. O homem espiritual uma passagem, e no uma parada; uma entrada e uma sada para Deus. A sua simples presena um chamariz, um desafio, por vezes um ultimatum e um doloroso exame de conscincia.

O homem espiritual no , em geral, uma fascinante personalidade, como certos cavalheiros dos nossos sales elegantes. Possivelmente, ele mais repelente do que atraente, porque a sua retilnea lealdade aos princpios eternos inquietante para muitos. Sentem-se perturbados em sua presena, como o Evangelista diz de Herodes em face do Precursor encarcerado. Em presena do homem espiritual, muitos comeam a pensar em coisa sria, alguns at aprendem a orar. O campo magntico que circunda o homem espiritual faz oscilar todas as agulhas que no estejam devidamente polarizadas pelo norte divino e ningum sabe o que vai acontecer depois, nas almas receptivas... Pode haver terremotos, tempestades, incndios de Pentecostes... Pode ser que muitos dolos e fetiches, tidos por intangveis e sagrados, caiam dos seus pedestais... Segue-me!... Deixa que os mortos sepultem os seus mortos tu, porm, vai e proclama o reino de Deus!... Vai, d todos os teus haveres aos pobres e segue-me! Pode ser que algum oua, no silncio de sua alma, coisas terrficas como esses troves, quando sai da presena de um homem espiritual. Cuidado! Alta-tenso!... Perigo de vida!... Mantenha distncia!... A est um homem espiritual!...

DOIS TIPOS DE PREGADORES


Do sermo de um deles, diz Vieira, retiravam-se os ouvintes, ruidosamente satisfeitos com o brilhantismo do orador da presena do outro retiravam-se todos em silncio, insatisfeitos consigo mesmos e esquecidos do pregador. Um deles era pregoeiro de si mesmo o outro era arauto do reino de Deus.

TRANSCENDENTE, ENCARNADO, IMANENTE


O sculo 18 foi o sculo do desmo, sistema filosfico-teolgico que considerava a Deus como o grande Arquiteto do Universo, transcendente a seu mundo, como o artfice existente fora do seu artefato.

O sculo 19 foi o sculo do Logos, do Deus encarnado em Jesus, na forma do Cristo, o Deus universal individualizado em homem. O sculo 20 parece ser o sculo do Deus imanente, isto , o Deus Universal que, individualizado em Jesus, se universalizou no Esprito Santo (santo quer dizer universal). Em sua ntima essncia, todas as coisas so Deus, porque no h nada real fora de Deus, a nica Realidade; existencialmente, todas as coisas so inferiores a Deus, porque nenhuma delas, individualmente, Deus. (Os ingnuos, incapazes de pensar logicamente, afirmam que isto pantesmo, porque no sabem distinguir entre monismo e pantesmo; todos os grandes mestres espirituais da humanidade pensavam em termos de monismo absoluto.) Deus criou o mundo? Certamente! De qu? Do nada? Sim, do nada do mundo mas do Todo de si mesmo. Do nada da existncia mas do Todo da Essncia. O mundo foi criado no s por Deus, mas tambm de Deus. Ento, o mundo idntico a Deus? No! separado de Deus? Nem tampouco. O mundo no idntico nem separado de Deus mas distinto dele, um com Deus pela eterna essncia, diverso de Deus pela existncia temporal.

CREIO NA COMUNHO DOS SANTOS


Comunho no pode ser criada artificialmente, ad hoc; ela o resultado espontneo e natural de uma unio que vai alm dessa com-unio (comunho). Onde no h unio com um centro comum no pode haver comunio entre os raios divergentes. Quando dois ou mais homens se unem em Deus pela mstica nasce entre eles com-unio pela tica. Os raios de um crculo aproximam-se uns dos outros na razo direta que se aproximam do centro comum do crculo, e distanciam-se uns dos outros na razo que se distanciam do centro. No pode haver comunho (com-unio) sem unio. A paternidade nica de Deus crea a fraternidade universal dos homens. Querer estabelecer a fraternidade humana

sem a paternidade divina to absurdo como querer fazer um crculo sem centro ou um edifcio sem alicerce. A unio o atributo dos santos a desunio o caracterstico dos pecadores. No h comunho entre os maus s pode haver comunho entre os bons, porque o mal dispersivo por natureza, como os raios divergentes de um crculo. Vigora secreta afinidade entre todos os santos, da terra e do universo, embora os componentes dessa invisvel Irmandade Branca no sejam individualmente conhecidos uns aos outros. Eles atuam em silncio, porque tm onipresena csmica. Quem faz parte dessa Irmandade Branca dos Irmos Annimos sabe-a nas profundezas de sua alma e comunica-se com seus semelhantes, a despeito de tempo e espao, porque ele um grande liberto a Verdade o libertou... Quem puder compreend-lo compreenda-o!...

QUE PERSONALIDADE?
A personalidade principia com o ego e culmina no Eu. Sat o ego petrificado Cristo o mais vigoroso Eu. Um co, uma vaca no tm ego nem Eu. O homem profano desenvolveu o seu ego, mas no cultivou o seu Eu. Quando o ego personal culmina no Eu individual, ento desaparece a iluso do separatismo entre o homem e Deus e surge o grande unismo, o senso ntido Eu e o Pai somos um, o grande Eu sou, o fascinante Tat twam asi (isto s tu). Toda a redeno est na transio do ego para o Eu e toda a perdio est na estagnao do ego no plano do ego. Um s o Eu do homem muitos podem ser os seus egos. Eternamente idntico a si mesmo o nosso divino Eu variveis so os nossos humanos egos. Eu sou o divino Eu eu tenho humanos egos. O ego persona, isto , mscara mas o Eu indivduo, isto , indiviso, no-dividido, inseparvel da Realidade eterna. Quando o nosso ego personal nos sugere separao da Infinita Realidade Deus, ento comea a tendncia centrfuga: o homem procura criar um reino parte, dele, s dele e isto pecado*.

* Pecado e separado, em diversas lnguas, tm o mesmo radical. Em alemo o vocbulo sondern (separar) filologicamente idntico a suenden (pecar). Tambm em ingls assunder (separado) e sin (pecado) tm o mesmo radical. Pecar considerar-se separado do grande Centro Csmico, Deus. A redeno consiste no movimento contrrio, Eu e o Pai somos um.

DESCOBRIMENTO OU REVELAO?
O homem inteligente descobre pequenas coisas grandes coisas so reveladas ao homem espiritual, suposto que ele seja receptivo, que possua espaos internos assaz amplos em que possa jorrar a plenitude do Alm. Ser que eu conheo a Deus e o mundo espiritual assim como algum que, depois de muito pesquisar e varrer o cu com o telescpio, descobre, finalmente, um astro? ou ser como quem levanta o fone do aparelho telefnico e escuta o que algum est dizendo do outro lado? Ser que eu descubro a Deus ou que Deus se revela a mim? O homem inteligente, escreveu Einstein, descobre aquilo que (das was ist) o homem espiritual realiza aquilo que deve ser (das was sein soll). Descobrir se refere aos fatos objetivos da natureza externa realizar tem que ver com os valores internos dentro do prprio sujeito. Quem sabe o que Deus, no descobriu um objeto de fora teve uma revelao do seu sujeito de dentro, uma vez que o reino de Deus est dentro de vs. Revelao, inspirao, vem a mim, subitamente, espontaneamente, verdade mas (e aqui comea o grande mistrio) no vem sem mais nem menos, automaticamente, sem nenhuma cooperao da minha parte. Eu, verdade, no sou o autor e a causa desse subitneo relmpago em plena noite, mas tenho de contribuir algo do meu para que esse relmpago venha. No h descarga eltrica se no houver plo negativo que, com a sua veemente vacuidade, chame a plenitude complementar. No sou causa da revelao, mas sou condio indispensvel. Se eu nada fao, Deus nada faz. Da conclui o ignorante que ele mesmo o autor e a causa do efeito espiritual. Confunde causa com condio. O abrimento duma janela condiciona a iluminao da sala mas no causa essa iluminao. O abrimento duma torneira condiciona o jorrar da gua mas a torneira aberta no causa dessa gua. Tenho de agir intelectualmente como quem usa telescpio e depois tenho de portar-me espiritualmente como quem escuta um telefonema. Tenho de ser intelectualmente ativo e espiritualmente passivo essa atividade passiva, ou passividade dinmica, que o segredo das grandes inspiraes. O esprito de Deus atua espontaneamente mas no arbitrariamente.

Tudo acontece segundo leis eternas. A graa, embora seja de graa, no um fenmeno arbitrrio. Deus no capricho Deus a Lei. Devo trabalhar intensamente, como se tudo dependesse de mim e ao mesmo tempo devo orar intensamente, como se tudo dependesse de Deus. Sintetizar esses dois plos, aparentemente antitticos, tarefa trgica na vida humana. to fcil ser extremista, para a direita ou para a esquerda mas tremendamente difcil ser centralista. H milhares e milhes de homens que esperam tudo s de Deus ou s de si mesmos mas h pouqussimos que esperam tudo de Deus atravs de si mesmos, que saibam unir a causa divina com a condio humana. Da unio desses dois plos, divino e humano, positivo e negativo, que nasce toda a luz e toda a fora da vida humana.

CERTEZA TEOLGICA NO NECESSRIA NEM SUFICIENTE


Se no tenho certeza infalvel de certas verdades bsicas, como a existncia de Deus e a imortalidade, impossvel a salvao, porque estou sujeito a erros e aberraes. Assim diz certa teologia eclesistica. E conclui: Por isto, necessrio que haja, atravs dos sculos, um homem infalvel neste mundo, que possa decidir com clareza e preciso o que verdade e o que erro. Muitos adotam essa espcie de lgica. Entretanto, essa lgica um grande ilogismo. Antes de tudo, que quer dizer certeza? E donde vem ela? verdade que determinada pessoa me pode dar certeza de uma realidade espiritual, pelo fato de afirmar simplesmente isto assim, isto no assim? Ser que, depois de ouvir essa afirmao ou negao, eu tenho uma certeza que antes no tinha? Se eu no tinha certeza da existncia de Deus, e uma pessoa infalvel afirma Deus existe verdade que agora tenho certeza desse fato? Neste ponto, Buda era bem mais lgico do que certos telogos. Quando algum perguntava ao grande iluminado o que era Deus, Buda no respondia. Por que no? Porque, se o consulente no sabia por experincia prpria o que

era Deus, nem o saberia depois de ouvir uma definio da parte de algum que o sabia; mas, se o consulente sabia o que era Deus, a afirmao de um terceiro no lhe daria certeza, nem a sua negao lhe tiraria a certeza que ele possusse. Quem sabe por experincia interna que h Deus pode tranquilamente escutar todas as negaes desta verdade nada modifica a sua experincia interna, que lhe d certeza. A grande e gloriosa verdade esta: Ningum me pode dar experincia que no tenho e ningum me pode tirar a experincia que tenho. A certeza, porm, vem da experincia interna, e no de argumentos externos. Quem tem experincia invulnervel em sua certeza. A experincia no transfervel nem aufervel. Ela no vem de fora da alma ela brota das divinas profundezas da alma. Por isto, profundamente ilusrio querer dar certeza a algum por intermdio de um homem infalvel. Suposto mesmo que esse homem infalvel tivesse, ou tenha, essa certeza experiencial, nem por isto poderia ele dar aos filhos da sua igreja essa certeza, que absolutamente intransfervel. Transferveis so as coisas externas, de corpo e da mente, os argumentos, as provas cientficas, as demonstraes analticas mas nada disto me d certeza real de Deus e da vida eterna. Quem no tem experincia interna no tem certeza de uma realidade espiritual. O nico auxlio que fatores externos nos podem prestar, nesse plano, o fato de aplainarem o caminho que leva a essa certeza definitiva. Mestres, educadores, escritores, oradores, diretores espirituais podem apontar-nos o caminho certo onde ns possamos ter certeza espiritual mas nenhum deles nos pode dar essa certeza. Todos eles so como setas na encruzilhada, marcos beira da estrada, que indicam o rumo certo, mas no obrigam o viandante a seguir caminho certo. O rumo indicado pelo maior dos mestres da humanidade, nas pginas ureas do Evangelho, sobretudo no Sermo da Montanha, possui o mximo de certeza que se possa imaginar, e a sua linguagem absolutamente clara e precisa; querer criar uma instncia de certeza acima da certeza dada por Jesus Cristo procedimento absurdo, e at arrogante. No h nada mais infalvel que as palavras de Jesus, no Evangelho. Da, porm, no se segue que todo homem que leia o Evangelho da certeza tenha certeza daquilo que Jesus afirma. Enquanto o leitor for apenas leitor, no ter certeza alguma; s se passar a viver, por experincia ntima, o esprito do Evangelho, que ele ter certeza. A certeza no vem da inteligncia vem da vivncia. Quem no vive a alma do Evangelho no tem certeza das verdades por ele proclamadas. Saber no quer dizer ter ouvido dizer, ter lido, ter

decorado; saber quer dizer literalmente saborear. Saborear, porm, no um processo mental, mas uma experincia vital. Quem no saboreia a realidade espiritual no sabe como que ela sabe, que sabor tem, porque lhe falta a experincia vital da realidade espiritual. A certeza teolgica no necessria nem suficiente.

PENSAMENTO SINTETIZADO
Escrevi um livro to grande disse algum porque no tive tempo para escrever um livro pequeno. De fato, para condensar devidamente em 100 pginas o que est derramado em 1.000, requer-se mais tempo e, sobretudo, maior intensidade de pensamento do que para ser difuso e prolixo.

ORAO ESSNCIA DE TODAS AS RELIGIES


No h hereges em matria de orao. Todos os homens espirituais de todas as religies do mundo concordam em que a orao a quintessncia nas relaes do homem com Deus. Duas coisas so absolutamente certas: 1) que a orao, quando genuna, sempre um elemento positivo e benfico na vida do homem; 2) que ignoramos totalmente como a orao atua sobre a vida humana; a sua tcnica peculiar nos de todo desconhecida. Sabemos apenas o qu ignoramos o como da orao. Ningum sabe se a sua orao vai ser eficiente na direo em que ele deseja ou espera; ignora se aquilo que ele tem em mente vai acontecer ou no. A orao parece algo como um jogo de azar, totalmente arbitrria. Na realidade, certo, a orao obedece a leis invariveis mas o homem no conhece essas leis.

O MISTRIO DA ORAO SUPERIOR


A verdadeira orao, inteiramente pura e autntica, no peticionria, simplesmente afirmativa; no pede nada, afirma apenas uma grande realidade. Todas as grandes religies conhecem a orao afirmativa o Budismo, o Brahmanismo, o Judasmo, o Cristianismo, o Islamismo, o Taosmo, o Zoroastrianismo.

A orao inferior ou peticionria , fundamentalmente, egocntrica ao passo que a orao superior, afirmativa, essencialmente teocntrica. Nesse estgio superior de experincia, o homem ultrapassa o prprio Eu e se perde em Deus; emigra do pequeno indivduo e imigra no grande Universal. A orao superior tem algo de nirvnico, porque nela o homem perde a conscincia objetiva do ego e se dilui totalmente na conscincia subjetiva do Todo. Nessa total ego-evacuao e nessa intensa teo-plenificao, que o mstico experimenta como divina embriaguez, o homem se identifica com a suprema Realidade e diz silenciosamente: Santificado seja o teu nome... Venha o teu reino... Seja feita a tua vontade... Essa orao afirmativa supe uma constante e inaltervel experincia da Suprema Realidade, onipresente e onipenetrante. Nessa zona, qualquer pedido, por mais altrustico, seria impossvel e absurdo. Quem pediria? O que pediria? Falta tanto a conscincia do quem ou sujeito, como tambm a noo do qu ou objeto, porque essa polaridade criao da pequena conscincia fsico-mental, que, nesse plano, no funciona. Uma vez que a minha conscincia individual submergiu irrevogavelmente no oceano da grande Conscincia Universal como poderia eu sofrer tamanha decadncia ao ponto de pedir algo? Mesmo o algo mais perto de mim, o meu ego, deixou de existir quanto mais os algos mais distantes de mim, os objetos do mundo externo. , pois, evidente que o homem imerso na orao superior incapaz de pedir algo a Deus, e isto no por virtuosidade, mas sim por grande compreenso e sabedoria. O seu nico desejo a crescente identificao com a Realidade Infinita. Venha o teu reino... Seja feita a tua vontade... *** Entretanto, cada um deve orar no nvel em que vive, sem orgulho nem presuno. A total realizao do nvel em que vive de momento a melhor preparao para a ascenso a um nvel superior. Conformidade e no-conformidade esta a grande lei da evoluo. Deve o homem conformar-se plenamente com o nvel da sua evoluo atual e ao mesmo tempo no-conformar-se de modo que nele encontre definitiva satisfao. Se no se conformar com o que tem, vai ser tragado impiedosamente pelo ambiente em permanente luta se, depois de se conformar, no se inconformar, entrar em estagnao e morte.

*** A razo por que no podemos entender como a orao atua o fato de que entender representa um menos, algo individual, unilateral ao passo que a orao em si mesma tem que ver com um mais, com a ordem csmica, universal, onilateral, com o grande TODO. O menos no pode jamais compreender (prender, abranger, totalmente), mas to-somente entender, e assim a maior parte do compreender fica fora da sua zona e jurisdio. Por isto, o benefcio da orao certo, mas o modo como ela atua incerto, e nunca ser certo, luz do intelecto analtico. A orao nunca ser objeto de uma investigao ou tcnica cientfica. O mundo fenomenal jamais poder compreender o mundo numenal, embora este domine aquele. Pela orao, o homem, primeiramente, entra para seu interior, para dentro da Realidade; da ele toma rumo ao mundo exterior, levando consigo a luz de dentro e transfigurando com esta luz todas as coisas do mundo externo. Graas a essa completa identificao com a ltima Realidade, a orao superior adquire, ou antes recebe, uma compreenso total da Realidade, que Sabedoria Csmica, Sabedoria que, at essa data, lhe era oculta. O requisito preliminar e a condio sine qua non desse estgio superior de experincia no somente uma caridade geral, no sentido tico, mas tambm uma irrestrita reverncia e lealdade para com todas as formas de vida. Essa constante e espontnea afirmao de todas as formas de vida, irradiaes da Vida Universal, cria na alma um clima de profunda paz, uma completa ausncia de ansiedade, e, por isto, uma alegria e uma beatitude que ningum conhece que no tenha submergido nesse luminoso oceano da Suprema Realidade. Para o homem identificado com a Suprema Realidade j no existe, nem pode existir, medo, porque medo supe inferioridade, que nasce da ignorncia ele, porm, um sapiente, Essa experincia divina, que o fruto maduro da orao, faz o homem totalmente livre, e, portanto, onipotente. Por meio da orao volta o homem, perifericamente disperso, a um TODO central; e esse sentir-se-um com o grande TODO lhe d indizvel segurana e felicidade. Todo o dualismo causa insegurana-e infelicidade. Pela orao, eu me afasto do pluralismo do mundo objetivo e incerto e me aproximo do monismo do mundo subjetivo e certo. O resultado desse afastamento do caos no monotonia, mas sim harmonia.

Mas s o verdadeiro iniciado sabe o que harmonia; para os outros apenas uma bela palavra ou um lindo ideal. A orao me faz saborear o grande Alm-de-dentro que o grande Alm-defora; depois de cruzar a fronteira da minha conscincia. Eu e o Pai somos um...

A FASCINANTE AVENTURA DA ORAO SUPERIOR


A prece, nos seus estgios superiores, aparece sempre aureolada de um tal ou qual esprito aventureiro a tendncia de abandonar o que familiar, confortvel, facilmente compreensvel e atingvel, e o anseio de explorar mundos ignotos e dificilmente conquistveis. Velhas garantias e seguros tradicionais so ultrapassados, e, em lugar deles, surge o esprito pioneiro de uma grande mobilidade atravs de zonas de estranha incerteza inicial. Desaparecem os estreitos trilhos do instinto rotineiro e aparecem as tateantes interrogaes do vasto mundo da f... Desperta na alma outonal a tendncia migratria da sua ntima natureza... Sem saber exatamente para onde vai, sente a necessidade de abandonar as conhecidas querncias de antanho... No h largas avenidas em perspectiva h to-somente nvias florestas a desbravar, desertos annimos a cruzar, onde, de longe em longe, aparecem rastos incertos de algum solitrio viajor que por a tenha passado em tempos idos... Mas a alma migratria confia em sua intuio divina... A orao, humilde e intensa, lhe um fio de Ariadne atravs de todos os labirintos... Com efeito, a ntima essncia da orao superior suprema libertao. a voluntria renncia a velhos hbitos rijamente solidificados atravs de sculos e milnios... Assim, em tempos pr-histricos, deve o homem dos sentidos ter lutado, no processo da sua intelectualizao, para se emancipar de hbitos subconscientes em prol da sua entrada no mundo consciente... A transio da estreiteza e passividade da conscincia gregria, prpria de todos os rebanhos humanos, para a conscincia individual, e desta para a conscincia universal um drama multimilenar de estupenda grandeza e tragicidade, desde os abismos do homem meramente sensitivo, atravs dos planos do homem mental rumo s alturas do homem espiritual e no h nada que lhe possa garantir xito nessa jornada ascensional seno a verdadeira orao. H, nessa silenciosa epopia, uma sucesso de trevas e de luzes. Da noite total dos sentidos para a penumbra do intelecto.

Da semi-luz matutina do intelecto, atravs do misterioso eclipse da f, para o sol meridiano da experincia direta de Deus. esta a fascinante aventura da orao superior...

OS SANTOS PROVAM A VERDADE DUMA IGREJA?


O argumento de que uma igreja que produz santos seja santa em si mesma, como igreja organizada, insustentvel luz da lgica imparcial. Os verdadeiros santos pouco ou nada tm que ver com os arranjos artificiais duma organizao, que, em qualquer hiptese, uma criao da inteligncia. Os dirigentes duma organizao eclesistica so, no raro, extremamente maus. Francisco de Assis e Toms de Aquino viveram, ambos, no sculo 13, ambos dentro do mesmo organismo eclesistico mas so de gnio to diverso como o dia e a noite, e os dirigentes da igreja desse tempo pertencem aos piores que a histria conhece. O telogo napolitano, de acordo com a mentalidade da poca, aprova e defende, em sua Summa Theologiae e Summa contra Gentiles, a liceidade da pena de morte e do extermnio violento de hereges ao passo que o poverello da Umbria, na sua vasta intuio mstica, amigo de todos os seres vivos do mundo. H santos em todas as religies o que no prova que essas religies sejam boas como um todo. Santidade atributo do indivduo, e no duma coletividade.

VERDADEIRA CATOLICIDADE
Todo o verdadeiro monotesta, ou melhor, monista, que realize pela tica a sua mstica, genuinamente catlico, quer dizer, universalista. Catlico nouniversalista pseudo-catlico. Nenhum dos grandes msticos da chamada igreja catlica concorda com a cosmologia e teologia dessa igreja ao passo que todos concordam admiravelmente com a orientao espiritual de seus irmos de outras religies, mesmo fora do Cristianismo organizado. H uma grande afinidade entre os maharishis da ndia e os sufis da Arbia, por um lado, e os verdadeiros msticos cristos, quer catlico-romanos, quer evanglico-protestantes. Todos pertencem comunho dos santos, irmandade branca dos irmos annimos. So Joo da Cruz, por um triz foi condenado como herege, e o texto dos seus livros espirituais, por muito tempo, apareceu mutilado pela

autoridade eclesistica. Luiz de Granada esteve quatro anos nas cadeias da Inquisio por causa da sua explicao do Cntico dos Cnticos. Meister Eckhart, o maior dos msticos medievais, sempre foi suspeito de heresia e seus livros foram proibidos aps a morte dele. Aceitar um santo ou mstico deste ou daquele grupo espiritual no equivale a aceitar o grupo como tal, porque a santidade, sendo atributo do indivduo, nada tem que ver com o grupo organizado. Todos os msticos do mundo, dentro e fora do Cristianismo organizado, formam uma espcie de super-ecclesia, porque representam a legtima ekklesia, palavra grega composta de ek e kalo (chamar para fora, selecionar) e cujo sentido exato elite ou seleo. O sentido de igreja no massa, mas elite; aquele pusillus grex ou pequeno rebanho, de que fala Jesus. A igreja universal csmica. Uma igreja sectria uma pseudo-igreja. A verdadeira catolicidade csmica abrange judeus, hindus, rabes, taostas, budistas, cristos, etc., suposto que eles tenham verdadeira experincia de Deus e manifestam essa sua mstica divina na tica humana. O primeiro mandamento, que a mstica, e o segundo, que a tica, sintetizam toda a religio, como diz o Nazareno.

PROCESSO DE INCUBAO
A vida humana , a bem-dizer, um processo de incubao, transio de um estado de conscincia a outro. A nossa conscincia espiritual, ainda hoje em estado de latncia, tem de passar da sua potencialidade para a atualidade. E o calor necessrio para promover essa longa incubao se chama orao.

A LEI DA EVOLUO
O ntimo qu da evoluo, sobretudo no mundo espiritual, no segurana, estabilidade, calma, mas sim o desejo de ultrapassar todas as fronteiras da vida j vivida e conhecida e isto significa aventura, perigo, incerteza; o abandono de todos os Iitorais familiares e o salto mortal para dentro de um mundo totalmente ignoto. tambm este o ntimo qu do amor, que deseja arriscar algo e ultrapassar o seu prprio Eu conhecido. O amor essencialmente csmico.

INSTINTO FILTRO SELETIVO


O instinto uma espcie de filtro seletivo; o animal sabe com infalvel certeza o que lhe convm e o que no convm. Com o advento do intelecto humano

perdeu-se esse filtro, e no pode ser reavido. Uma vez consciente, o homem no consegue voltar a ser subconsciente. Mas o seu intelecto consciente no funciona com a mecnica infalibilidade do instinto; extremamente mvel e varivel, como a corda de um violino, que pode produzir ilimitada variedade de tons e semitons, ao passo que um disco de gramofone produz unicamente os sons que esto gravados nele; o disco tem infalibilidade sem variabilidade; o violino tem variabilidade sem infalibilidade. Quando, um dia, o homem atingir a conscincia csmica, possuir infalibilidade mxima com variabilidade mxima. No existe instrumento no mundo material que simbolize esse estado de suprema segurana e suprema mobilidade. o estado da harmonia csmica, feita de unidade e diversidade.

TRS ESTGIOS DE ORAO


No princpio, oramos em prol de ns mesmos, com o desejo de alcanar algum objeto que, em nossa ignorncia, julgamos necessrio para a nossa felicidade. Mais tarde, oramos pelo bem de outras pessoas, para as libertar de algum mal e conseguir-lhes algum bem. Finalmente, no oramos por objeto algum, mas to somente pela progressiva identificao do sujeito individual Eu com a Realidade Universal, Deus. E todo o nosso desejo se resume no anseio de estarmos muito tempo na luminosa presena de Deus, assim como a planta deseja estar envolta e penetrada pela luz solar. Todo o nosso impuro desejo de ter acabou no puro desejo de ser. E ento s conhecemos esta grande melodia: Deus, santificado seja o teu nome... venha a ns o teu reino... seja feita a tua vontade...

EMBRIO MATERIAL EMBRIO ESPIRITUAL


O embrio material do homem leva 9 meses para seu desenvolvimento no seio materno o embrio espiritual leva cerca de 900 meses, ou 70 anos, para atingir suficientemente evoluo, independente do seio materno da natureza fsico-mental; mas a sua evoluo continua indefinidamente.

A NATUREZA: DEMOCRTICA OU ARISTOCRTICA?


A natureza no faz caso de massa, mas sim de elite. Produz milhes e bilhes de seres inferiores, para, finalmente, produzir um nico ser superior. A massa

serve apenas de pedestal para a elite. A vasta horizontal tem de servir alta vertical. A natureza visa qualidade, e para isto ela se serve de quantidades. Isto aristocracia? Ou, quem sabe, antes hierarquia...

PODE VOC SOLVER O MISTRIO DA VIDA?


Pode dizer-me por que est aqui? Donde veio? Para onde vai?... Pode dizerme a ltima razo de todo esse sofrimento?... Pode uma lagarta solver o problema da sua vida? Pode dizer-nos por que vive a comer sem cessar? Por que morre? Porque repousa no interior do casulo? No! A lagarta no pode dar resposta a essas perguntas, porque no sabe o porqu dos seus atos; s depois de virar borboleta, e olhando para trs, que pode solver os enigmas da sua vida de lagarta. E voc julga poder saber agora por que vive, sofre e morre? Voc, que ainda muito lagarta? Solver de verdade s se pode de cima para baixo, no de baixo para cima, s do superior para o inferior, e no vice-versa. Agora, meu amigo, voc pode apenas crer numa soluo definitiva saber s pode depois de passar para um plano superior de experincia e vivncia.

DEUS MANDA DOENAS?


Jesus admite a relativa imperfeio do Antigo Testamento: Foi dito aos antigos eu, porm, vos digo... Eu no vim para abolir a lei e os profetas mas para lev-los perfeio. Uma das maiores imperfeies da Lei Antiga a idia de que Deus mande aos homens doenas para os castigar. Jesus ensina que as doenas so obras de, Satans, isto , da inteligncia no devidamente iluminada pelo esprito. No tornes a pecar, para que no te acontea coisa pior. Tem confiana (disse ao paralitico) os teus pecados te so perdoados. No caso da mulher encurvada havia 18 anos, afirma o texto sacro: Satans a mantinha presa, havia 18 anos Deus, ou Satans?... O nosso Lcifer intelectual, mal orientado, transgride as leis da natureza, que so as leis de Deus; e provoca doenas o Cristo divino em ns derrota o nosso Lcifer e promove a cura. Se doenas fossem provas do amor divino, por que no consta de uma nica doena de Jesus?

Verdade que, uma vez doentes por causa da nossa inteligncia unilateral, o melhor, que podemos fazer aceitar o sofrimento como castigo e remdio, a fim de alcanarmos redeno.

O PAI NOSSO EM ARAMAICO


Aparece em afirmaes positivas, e no em pedidos. Pai nosso, que ests nos cus! Santificado o teu nome. O teu reino vem. A tua vontade cumprida na terra como nos cus. Tu nos ds hoje o nosso po de cada dia. Tu nos perdoas as nossas dvidas, assim como ns perdoamos aos nossos devedores. Tu no nos induzes em tentao. Tu nos livras do mal.

ANLISE PSICOLGICA E SNTESE METAFSICA


Estas duas cincias, aquela do Ocidente, esta do Oriente, abrem o caminho para um conhecimento melhor de Deus e do homem. Do, pelo menos, a linha reta que o homem deve manter para chegar ao destino, preservando-o dos inteis ziguezagues. No princpio, o homem est numa unio inconsciente com o Grande Todo, como toda a natureza inferior (o homem do den). Depois, entra na zona de uma desunio consciente com grande Todo (o homem nos domnios de Lcifer). E, finalmente; sobe s alturas duma unio consciente com o Grande Todo (o homem no reino do Cristo).

CURA PELO PODER ESPIRITUAL


Por que to rara, hoje em dia, a cura espiritual? Quando evidente que Jesus legou esse carisma a todos os seus discpulos? porque o mundo cristo de hoje no realmente crstico, salvo raras excees. Uns professam um Cristianismo puramente externo, liberal, de simples convenincias sociais, sem nenhuma conveno pessoal; outros pertencem a um Cristianismo estreitamente sectrio. Estes so verticais sem horizontalidade, aqueles so horizontais sem verticalidade; nenhum deles vertical-horizontal, isto , crstico ou csmico. O verdadeiro discpulo de Cristo deve possuir profunda experincia de Deus e vasta benevolncia para com todos os filhos de Deus ento ter ele nas mos o poder de Deus e curar qualquer doena fsica e mental. Profundidade e amplitude so o segredo do poder.

POR QUE SEGUIMOS GUIAS ESPIRITUAIS?


Em ltima anlise, quem se entusiasma por um guia espiritual, entusiasma-se por seu prprio Eu divino ou Cristo interno, porque, potencialmente, todo homem o que alguns j so atualmente. Dentro de cada um de ns dorme um gnio metafsico e mstico; quando ento aparece, no plano objetivo, um gnio espiritual, ns sentimos, nas incnscias profundezas da nossa natureza humana; que aquilo somos ns em germe; percebemos o eco de uma voz longnqua, as vibraes de uma luz, o calor de um fogo que tambm est em ns, mas ainda implicitamente, quando naquele gnio espiritual esse fogo j arde explicitamente. Todo combustvel lenha, carvo, gasolina, etc. fogo potencial, assim como o fogo combustvel em estado atualizado. Se o olho no fosse solar diz Goethe jamais poderia contemplar o sol. Da mesma forma, se a alma no fosse divina ou crstica, jamais poderia responder voz de Deus ou do Cristo. Por isto, o cristianismo ou cristismo da alma humana entra em vibrao quando outra alma, j em adiantado estado de cristificao, aparece no cenrio assim como a semente, no fundo da terra, comea a vibrar quando percebe, em plena escurido, as misteriosas vibraes do calor solar. Em ltima anlise, o nosso guru ou guia espiritual externo o nosso Eu divino ou Cristo interno, personificado casualmente no mestre A, B ou C.

COMO PODERIA EU GOZAR NO CU QUANDO OUTROS SOFREM NO INFERNO?


O homem comum, de viso curta e sentimento obtuso, pode achar compatvel a idia de um cu eterno para ele e seus amigos com a conscincia de um inferno para outros seres humanos ao passo que o verdadeiro mstico, ou homem csmico, no se sente plenamente remido e bem-aventurado enquanto sobrar um nico ser humano ainda irredento e em sofrimento. Para ele, no pode haver cu e inferno, mas to-somente cu ou inferno. A tese teolgica de que os bem-aventurados mereceram o seu cu, e os condenados mereceram o seu inferno tranquilamente aceita pelos profanos, exotricos e analfabetos da experincia csmica mas atua como horripilante monstruosidade sobre a apurada conscincia de qualquer homem que tenha chegado experincia da paternidade nica de eus e da fraternidade universal da humanidade. Como poderia eu sentir-me integralmente salvo enquanto um s dos meus irmos humanos continua ainda necessitado de salvao? Um bem-aventurado capaz de gozar o seu cu, sabendo que milhares de seus irmos esto sofrendo o seu inferno, deve ser mesmo um requintado egosta. Se assim fosse, eu, por mim, simpatizaria mais com os egostas no sofrimento infernal do que com os egostas no gozo celestial. Quando deixar a nossa teologia de ser to unilateralmente terica e se tornar onilateralmente csmica?...

AMOR FRUSTRADO
Se amor fosse simplesmente atrao sexual, um superficial sex-appeal, no poderia haver verdadeira frustrao, nesse plano, porquanto o mundo est cheio de seres masculinos e femininos, de maneira que, falhando um, o frustrado ou frustrada poderia escolher outro e acabaria a frustrao. Mas o verdadeiro amor algo muito mais alm do simples macho e da simples fmea. No mundo animal no h frustrao, porque no existe verdadeiro amor. Quanto mais humano o homem ou a mulher, maior possibilidade existe para uma frustrao amorosa trgica, mortfera. O verdadeiro amor algo csmico, mstico, nico e irrepetvel, do qual no se pode fazer, sem mais nem menos, uma segunda ou terceira edio; ele est para alm do nosso alcance; algo que nos acontece, e no est em nosso poder fazer com que acontea pela segunda ou terceira vez. Algo se partiu nesse delicado cristal da alma que amava, e no h conserto... Se os nossos romances e pelculas

cinematogrficas substituem, em cinco ou dez minutos, um amor por outro amor, provam apenas a sua horripilante superficialidade, e, para cmulo do nosso barbarismo civilizado, essa banalidade considerada como um progresso...

EXPERINCIA CSMICA
algo para alm da mstica, ou ento uma mstica universal. O mstico foge do mundo para se encontrar com Deus, mas o homem da experincia csmica penetra to profundamente na alma do universo, que atinge o Deus do mundo no mundo de Deus. Naturalmente, no o homem que realiza essa experincia ela lhe acontece com um contato vital com a prpria Vida do Universo. Da por diante, todo o seu antigo dever tico se transforma num novo querer mstico, numa fome e sede, num flamejante entusiasmo, numa irresistvel paixo por essa estupenda Realidade que est para alm de todos os nomes, como a Vida, o Esprito, o Amor, a Beatitude... Para o mundo profano em derredor, esse homem deve necessariamente parecer um louco ou alucinado, um anormal e, de fato, anormal ele , se por normal se entende essa cegueira habitual dos inexperientes e essa insensibilidade paquidrmica dos profanos. Esse homem normal para cima, supra-normal, e no anormal para baixo, infra-normal, como certos doentes. Mas, como o homem comum nada sabe do supra-normal, ao passo que tem algum conhecimento do infra-normal que admira que coloque o supra-normal no plano dos infra-normais? Cada um pensa e fala segundo a medida do seu conhecimento ou da sua ignorncia, porquanto o conhecido est no cognoscente segundo a capacidade do cognoscente. O homem normal pode conhecer o infra-normal, que para ele um menos, mas no pode saber o que seja supra-normal, porque para ele um mais. Ningum pode conceber coisa maior do que ele mesmo ; o nosso ser a bitola do nosso conhecer agere sequitur esse (o agir segue o ser). Entretanto, so esses homens de experincia csmica os nicos que garantem a continuidade do fogo da espiritualidade sobre a face da terra. So como impetuosos incndios de fogo autnomo, de cuja alma os outros recebem luz e calor, alguma centelha ou algum claro emitidos pelo vasto incndio da experincia csmica desses poucos que alimentam os muitos.

TRANSUBSTANCIAO NA ERA ATMICA


Com a afirmao de que, na hstia consagrada, no exista mais a substncia do po, mas existe a substncia do corpo de Jesus, aventurou-se a teologia eclesistica na perigosa vizinhana da fsica nuclear. Nos outros dogmas, puramente espirituais e transcendentes, no existe esse perigo; esto a salvo de qualquer experincia de laboratrio ou reator atmico. A fsica nuclear dos nossos dias no admite substncias, no plural; conhece uma nica substncia, que, segundo a matemtica de Einstein, a luz universal. Substncias, no plural, seriam as diversas formas da luz, como, por exemplo, os 92 elementos naturais da qumica, desde o hidrognio (H) at ao urnio (U). Entretanto, possvel provar experimentalmente que, aps a consagrao, a substncia do po continua presente na hstia, inalterada, e no foi substituda por nenhuma outra substncia. Logo, no plano objetivo, ontolgico, no houve nenhuma transubstanciao, como o dogma afirma. Objetam os fiis que a verdadeira substncia do po no acessvel s experincias de laboratrio, que atinge apenas os acidentes, como a cor, o sabor e o cheiro do po. absurda essa evasiva. Ningum se pode alimentar de acidentes dessa natureza mas quem comesse suficiente nmero de hstias consagradas poderia viver desse alimento; idem, quem bebesse bastante vinho consagrado ficaria bbado. Logo, ainda persiste a substncia do po e do vinho, como alis, fcil verificar por uma anlise qumica. Entretanto, no negamos a presena real do Cristo sob essas espcies; mas essa presena criada pela f do crente, uma presena subjetiva, e no objetiva. Portanto, uma presena fictcia, ilusria? De forma alguma! As criaes da nossa f no so irreais; so at mais reais que as coisas objetivas. O sujeito consciente muito mais poderoso do que os objetos inconscientes, ou apenas subconscientes.

MATEMTICA FSICO-MENTAL VERSUS MATEMTICA ESPIRITUAL


No plano fsico-mental, o efeito diretamente proporcional sua causa; se bato um prego com 10 graus de fora ele entrar na madeira numa profundidade correspondente exatamente a esses 10 graus. Coisa anloga tambm acontece no terreno mental. O resultado diretamente proporcional atividade do agente.

No plano espiritual, porm, no acontece o mesmo; aqui, o resultado diretamente proporcional passividade, e inversamente proporcional atividade do agente. Por qu? Porque, no mundo fsico-mental, o homem a verdadeira causa eficiente do resultado; h um rigoroso paralelismo entre causa e efeito ao passo que, no mundo espiritual, o homem apenas condio preliminar do resultado. Aqui se requer receptividade, e quanto maior for esta receptividade tanto maior ser o efeito, cuja verdadeira causa est alhures, no Infinito, no Universal, no grande Todo, em Deus. Receptividade que isto? uma passividade dinmica (e no simplesmente esttica); , por assim dizer, uma vacuidade faminta. O homem tem de criar dentro de si esse vcuo de suco, que atrai a plenitude. Essa vacuidade faminta a f a plenitude a graa. No basta esvaziar-se d conscincia do ego, necessrio tambm clamar pela plenitude de algo alm do ego. Esse algo e, geralmente, chamado Deus; mas, como tanto transcendente como imanente, esse Deus idntico ao meu eterno Eu, ao meu Cristo interno, ao esprito de Deus que habita em mim, no dizer de So Paulo. Quanto mais o homem se esvaziar do seu pequeno ego, tanto mais ser plenificado pelo grande Eu; j no viver ele (o ego) humano, mas o Cristo (o divino Eu) viver nele. Esta receptividade dinmica , alis, o ltimo segredo de todas as coisas grandes tambm nos gnios da cincia e da arte. O homem talento na proporo da sua dinmica atividade e gnio na razo da sua dinmica passividade. Aquela o clamor do pequeno ego esta, a voz do grande Eu. S quieto e sabe que eu sou Deus! Em quietude e confiana est a tua fora. Em muda splica, ergue a planta ao sol as verdes mozinhas de suas folhas heliotrpicas, orando, a fim de receber vitalidade e beleza; a medida da sua vitalidade depende do grau da sua receptividade solar. A matemtica fsico-mental meramente transitiva, atuando linearmente a matemtica espiritual transitiva-reflexiva, e atua esfericamente, isto , cosmicamente.

PENSAMENTO E SENTIMENTO
Tudo na vida opera sob o signo do pensar e sentir. Aquele luz, este fora. A luz mostra o caminho a fora pe em movimento. Pensar sem sentir fraqueza cria teoristas. Sentir sem pensar cego cria fanticos. Pensar e sentir um poder luminoso, uma luz poderosa cria o homem csmico.

CONHECE-TE E CONHECERS OS OUTROS!


Quem conhece intuitivamente o seu prprio Eu divino conhece, dentro desse reflexo de Deus, tambm os outros reflexos divinos, seus semelhantes e conhece at os reflexos divinos do mundo infra-humano. Neste sentido, tinham razo os antigos filsofos da Grcia, quando diziam nthropos mtron pnton (o homem a medida de todas as coisas); porquanto a ntima essncia de todas as coisas Deus; uma vez conhecido em mim, esse reflexo divino se me torna conhecido em todos os seus recipientes, humanos ou infra-humanos; o meu prprio contedo divino a chave que me revela Deus em todos os outros contenedores divinos. Esta verdade equidistante do dualismo separatista e do pantesmo identificador.

A VERDADEIRA CATOLICIDADE ESSA DESCONHECIDA


Por ocasio da comemorao do dia do papa, disse o arcebispo de Porto Alegre, V. S., com muita oratria e pouca verdade: Suspiramos pela hora em que o mesmo Evangelho que se anuncia na catedral de So Pedro em Roma, seja proclamado na igreja do Castelo de Wittenberg, na Hagia-Sophia de Constantinopla e na Igreja Alta de Westminster. Resumiu, num engenhoso paralelismo, os quatro setores histricos do Cristianismo: o setor romano, protestante, ortodoxo e anglicano. Mas esse suspiro no se realizar, enquanto no se operar uma mudana radical no setor a que o sr. arcebispo pertence. Se na baslica de So Pedro,

em Roma, fosse proclamado o Evangelho de Jesus Cristo, sem adies nem dedues, estaria removido um dos grandes obstculos que dificultam a verdadeira Catolicidade, isto , a Universalidade do Cristianismo. Mas, onde quer que prevaleam interesses de classe sobre a causa sagrada da Verdade, impossvel essa Catolicidade. A Verdade no tem partido nem credo, no conhece classes nem interesses; ela universal como a luz, a vida, o esprito. Qualquer aditamento restritivo gloriosa palavra catlico ou universal adultera o sentido dela; no pode haver catolicidade romana, assim como no pode haver universalidade parcial. S pode haver catolicidade sem aditamento algum, universal, ilimitada, irrestrita. Enquanto o sacerdcio continuar a ser uma profisso, em vez dum puro ideal, no possvel o triunfo do Evangelho, nessa sociedade eclesistica. Toda a sociedade tem por base o direito; mas direito sinnimo de egosmo. Se Jesus tivesse fundado uma sociedade eclesistica baseada na idia do direito, no seria a sua igreja o reino de Deus, mas sim uma criao do egosmo humano. Suspiramos pela hora feliz em que todos os parcialismos eclesisticos se fundam no universalismo do Cristo!... Na verdadeira Catolicidade do reino de Deus...

O SEGREDO DA CURA PELA F


fato histrico universalmente reconhecido que as foras espirituais do homem curam doenas corporais e mentais. Jesus recomenda a seus discpulos essa terapia como normal e nica, e todos os grandes mestres espirituais da humanidade afinam pelo mesmo diapaso. Em que consiste essa cura pela f? Consiste simplesmente na firme convico e profunda experincia de que o homem tanto o curador como o curado , no seu ntimo ser, perfeita sade e sanidade; que o seu verdadeiro Eu o esprito de Deus que nele habita, no dizer de So Paulo; que a ntima essncia humana idntica essncia do prprio Universo, que o prprio Deus. Ora, evidente e lgico que a essncia de Deus e a alma do Universo no possam estar doentes; Deus e o Cosmos so perfeita sade e sanidade. Quem que est doente? Doente est algo que eu tenho, e no aquilo que eu sou; algo nas minhas periferias, no meu ego ou na minha persona, que est desarmonizado mas

eu sou perfeita sade e sanidade, porque eu, na minha essncia, sou a essncia de Deus e do Universo, que no esto nem podem jamais estar doentes. A cura consiste, pois, em re-harmonizar o meu ego externo com a harmonia do meu Eu interno; fazer o meu ego humano (persona) imagem e semelhana do meu Eu divino (indivduo). Se eu conseguir essa re-harmonizao, estarei curado. Mas como realizar esse processo? Aqui que bate o ponto! Antes de tudo, no basta pensar, nem simplesmente querer essa reharmonizao, porque tanto o pensar como o querer so do ego, que fraco e est doente doente no cura doente. necessrio que eu viva integralmente esse processo de re-harmonizao e essa profunda vivncia do meu verdadeiro e divino Eu, que no est doente, e pode, portanto, curar o ego doente. Mas precisamente aqui que terminam todas as teorias e tcnicas. Aqui no h mestre nem discpulo aqui deve atuar uma profunda e misteriosa vivncia ou experincia da ltima realidade do prprio homem. Por que to rara e to difcil essa profunda vivncia da verdade sobre o nosso verdadeiro Eu? porque o regime do nosso ego multimilenar, da parte dos nossos antepassados, e conta com alguns decnios, da parte da nossa prpria vida individual e esse ego personal visceralmente separatista: sente-se como algo separado do grande Todo divino-csmico, e isto precisamente por ser persona, palavra latina para mscara. Assim como a mscara que o ator usa no palco para desempenhar o papel do rei, do ladro, do assassino, etc., no o seu verdadeiro indivduo ou Eu, mas to-somente o seu pseudo-Eu ou ego da mesma forma o nosso ego representa um papel separatista, falso, quando a verdadeira natureza do homem in-separatista ou indivdua, isto , indivisa, no-dividida, no-separada do grande Todo. O separatismo permite doena o in-separatismo exclui doena. A transio da iluso do separatismo, criado pelo ego, para a verdade do inseparatismo, criada pelo Eu nisto que consiste o ltimo segredo da cura pela f. A cura pela f , na realidade, uma cura pela Verdade assim como a doena vem da in-verdade, ou do erro.

Enquanto o ego separatista se mantiver nessa iluso e nessa prepotncia, e enquanto o Eu for vtima da sua impotncia, nada via acontecer; a doena continua, porque continua o erro. S quando o Eu conquistar plena vitria sobre o ego, derrotando as trevas do erro com a luz da Verdade ento terminar a doena, porque a Verdade essencialmente libertadora. O exerccio dirio da meditao abismal, isto , a intensa e diuturna focalizao do verdadeiro EU SOU, ajudar grandemente a aplainar o caminho, enfraquecendo a iluso do ego e fortalecendo a verdade do Eu. Alm disto, o que, no raro, decisivo nesse processo um grande sofrimento, porque o sofrimento, devidamente compreendido e espontaneamente aceito, possui uma extraordinria fora purificadora e redentora; purifica-nos do erro e redime-nos para a verdade. No dia e na hora em que eu aceitar plenamente a verdade sobre mim mesmo, serei curado de todas as minhas enfermidades, filhas da ignorncia e do erro. Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertar.

O MAIS PROFUNDO DESEJO DO HOMEM


Qual ? O sexo diz Freud. O poder exclama Nietzsche. Riquezas opinam muitos. Nada disto representa o supremo e mais veemente desejo do homem. o anseio de se ultrapassar a si mesmo, o grau de evoluo em que ele se acha agora e atingir um plano possvel, porm ainda distante. O que o homem de hoje atualizou no representa ainda 10% das suas potencialidades latentes. Todo homem sente, de algum modo, obscura e longinquamente, que ele no plenamente o que poderia ser, que as suas potncias implcitas so muito maiores do que as suas realizaes explcitas. Sente tambm, ou adivinha com seguro instinto, que nessa direo est a sua felicidade, a consecuo do seu grande destino. Esse cosmotropismo da sua ignota e abismal natureza no deixa o homem descansar. De fato, o homem muito mais aquilo que pode vir a ser do que aquilo que ele , no plano das suas realidades objetivas e histricas. A sua verdadeira

natura aquela coisa na(sci)tura, aquilo que vai nascer, porque foi concebido e anda em gestao no seio misterioso do seu ser. O homem muito mais as suas idias e os seus ideais do que as suas realidades conhecidas. Se a Madalena do Evangelho tivesse sido realmente aquela pecadora pblica possessa de sete demnios, como diz mestre Lucas e como afirmava a opinio pblica, nunca teria vindo a ser aquela ardente discpula do Nazareno; da era, certamente, aquela pecadora, no foro externo, no trio dos pagos e dos profanos, isto , no plano histrico das suas realidades objetivas acessveis ao pblico mas no foro interno, no sancta sanctorum do seu verdadeiro ser, ela era pura e virgem. E quem sabe se ela, to pouco virgem de corpo, no era muito mais virgem de alma do que as mais castas virgens do seu tempo? Com muitos homens se havia ela acasalado mas no casa com nenhum deles; as suas verdadeiras npcias foram celebradas unicamente com o Filho do homem, e no com os filhos dos homens... O Nazareno enxergava para alm de todas as realidades objetivas do corpo da Madalena e contemplava a atitude subjetiva de sua alma. Sabia o que ela era atualmente, impura mas sabia melhor ainda o que ela era potencialmente, pura. Mas... o que a vai escrito perigoso para os profanos s deve ser lido pelos iniciados... Para aqueles veneno para estes alimento.

AGONIA DAS PRIMAVERAS


Com este ttulo encontrar o leitor um captulo no meu livro Problemas do esprito, que trata por extenso do assunto deste pargrafo. Por que que todos os grandes movimentos espirituais desmerecem e decaem da sua pureza e poesia inicial, na razo direta em que se distanciam da sua origem? porque os epgonos dos gnios csmicos que iniciam essas torrentes de espiritualidade, no possuindo a mesma inspirao divina, substituem essa falta por organizaes humanas, que exigem mentalizao e verbalizao, em forma de estudos jurdicos e burocrticos. Ora, toda e qualquer mentalizao analtica e toda a verbalizao material necessariamente uma deturpao de degradao. A verdade do contato direto com Deus, 100% genuna e virgem na sua origem intuitiva e envolta em profundo silncio e anonimato, no, pode ser manifestada sem que perca grande parte da sua pureza e autenticidade. Essa sacralidade inicial, vivida por algum profeta, mstico ou vidente, quando exteriorizada, perde o mais belo dos seus encantos. Tambm, como seria

possvel apanhar uma borboleta e espet-Ia num museu sem que ela perdesse o mais delicado da sua etrea beleza? Como seria possvel dizer com palavras humanas aos homens aquilo que o santo nem soube dizer em msticos arroubos a Deus?... Todo pensar profanao. Todo falar prostituio. Somente a intuio espiritual, impensada e indita, que pura e virgem. Quando uma revelao de Deus chega a ouvidos humanos, j foi duplamente adulterada e terceira deturpao lhe acontecer, provavelmente, ao transpor o limiar da conscincia alheia. Deixou de ser fogo real, para se converter num fogo pintado. Pior ainda quando essa revelao divina passada de boca em boca, escrita, traduzida, interpretada repetidas vezes, em diversas lnguas. No fim, ela to impura e adulterada com as guas dum rio, quando, aps um percurso de milhares de quilmetros, atingem o seu esturio final. E quem poder discriminar das impurezas humanas a pureza divina? Somente algum que possua experincia divina igual do gnio espiritual que, de incio, recebeu essa mensagem da Divindade. Quando ento essa revelao divina , juridicada e burocraticamente, elaborada e organizada e posta a servio dos interesses humanos ento atinge a estuprao dessa vestal celeste o nfimo grau da sua degradao. E , em geral, nessa forma que as grandes religies chegam ao conhecimento das massas. Que admira que muitos, e dos melhores, no queiram saber de religio? Que a considerem pio para o povo e ridcula superstio?... bem de admirar que ainda haja, sobre a face da terra, quem se entusiasme pela religio, depois de to horripilantes deturpaes. Se a alma humana no fosse inextinguivelmente crstica em sua ntima natureza, como poderia ela descobrir ainda o Cristo dentro do nosso cristianismo? Atravs de todas as agonias causadas pelos erros humanos, vislumbra a alma os fulgores da Verdade divina...

AUTO-REALIZAO OU ALO-REALIZAES?
Disse algum ao grande apstolo japons, Toyohiko Kagawa, durante uma longa enfermidade do mesmo: Deve ser aborrecido ficar inativo por tanto tempo. Ao que Kagawa respondeu: De forma alguma! A minha principal atividade consiste em me realizar a mim mesmo, e isto me perfeitamente possvel durante a doena. Realizar-se a si mesmo ou realizar coisas fora de si!... Aqui que a humanidade se divide em dois campos. So milhes e milhes os homens que consideram a sua principal, talvez nica, tarefa, aqui na terra, realizarem alguma coisa no mundo externo um edifcio, uma fbrica, uma mquina, uma inveno, um grande capital, ou ento uma famlia ou o seu prprio corpo. Pouqussimo so os homens que se convenceram definitivamente de que a sua principal misso realizarem-se a si mesmos, isto , levarem mais alta evoluo e perfeio o seu divino Eu, a sua alma. Quanto s coisas externas, Deus as pode realizar sem ns, e at muito melhor; no necessita de nenhum de ns para realizar as mais estupendas maravilhas da cincia e tcnica das organizaes sociais e prodgios de arte. A nica coisa que Deus no pode realizar sem ns o nosso prprio Eu. Este, em virtude da nossa conscincia e liberdade, est, por assim dizer, fora da jurisdio divina. Na zona onde eu sou livre Deus no manda sou eu que mando. Nessa zona isenta eu sou Deus, autnomo, onipotente; o que eu fizer de bom ou de mau, nessa zona livre, sou eu, e s eu, quem o faz; aqui, sou eu o nico responsvel, porque o dom da liberdade que Deus me concedeu me isentou do alcance da sua jurisdio. Se eu no me realizar devidamente, nessa zona de iseno, ningum me pode realizar. Fico devendo justia csmica o que ningum pode pagar por mim;

OS CARACTERSTICOS DO HOMEM CSMICO


O homem que atingiu conscincia csmica: 1) iluminado por uma luz de dentro; 2) vive numa permanente elevao moral, espontnea e fcil; 3) sentese mentalmente iluminado, porque a luz intensa da conscincia csmica lana os seus benficos reflexos sobre a sua vida intelectual; 4) perde todo e qualquer temor da morte, porque sabe experiencialmente da sua imortalidade; 5) ultrapassa a noo do pecado e condenao, que so da zona do ego, que ele transcendeu; 6) irradia estranha fascinao pessoal, que atrai as creaturas receptivas e que se sentem bem na presena do homem csmico.

OS DONS DA CONSCINCIA CSMICA


Com o despontar da conscincia csmica: 1) adquire o homem plena certeza de que o Universo no um bloco de matria morta, mas sim uma presena viva; 2) que, no seu ntimo ser e no seu externo agir, o Universo essencialmente bom e benfico; 3) que a existncia individual do homem pode ser prolongada para alm de todas as mortes. Esses conhecimentos no so o produto de estudos cientficos, mas sim o resultado imediato e espontneo de uma luz que nele est e sempre estava, embora oculta at esse momento, e agora manifesta. Graas ao despertar da conscincia csmica, sente-se o homem em qualquer ponto do Universo como no seu lar e na sua natural querncia, e est sempre no corao de todas as coisas; a sua prpria essncia divina, uma vez plenamente vivida, vive essa mesma essncia em todos, os seres, seus irmos e amigos. Esse homem sente em si as pulsaes de todas as creaturas do mundo, e por isto as pode afirmar e amar espontaneamente, sem nenhum ato de volio herica ou senso de virtuosidade tica. Ama todos os seres com a mesma sapincia e benevolncia com que Deus os ama, porque esse homem, sentindo-se um com o Deus do mundo, sente-se um tambm com todos os mundos de Deus.

AMOR UNIVERSAL SEGREDO DA CONSCINCIA CSMICA


Ningum pode atingir conscincia csmica sem que primeiro atinja amor universal, ou, pelo menos, o desejo dinmico desse amor: A ordem tica precede ordem metafsica e mstica. Por qu? Para que o Universo possa subsistir como um Cosmos. Como assim? Se algum adquirisse conscincia csmica antes de ter adquirido amor universal, poria em perigo a estabilidade do Universo, porque a conscincia csmica , praticamente, idntica ao poder universal, e este, sem o amor, seria um poder universalmente destruidor. A magia mental que poder sem amor tenta destruir o Universo, mas acaba sempre destrudo o prprio mago mental, uma vez que a magia do Intelecto, e todo o Intelectualismo sem o amor auto-destruidor.

Por isto, a sapincia da Constituio Csmica no permite que algum adquira conscincia universal sem que possua amor universal. A chave para aquela este. S quem ama cosmicamente que maduro para saber e poder cosmicamente. O amor o postulado fundamental da unidade e segurana do Universo. Por isto, s o Cristo, e no Sat, possui a plenitude da conscincia csmica, porque ele amor supremo. Deus s entrega o sinete do seu poder a uma creatura de absoluta confiana e fidelidade.

QUEM COMPREENDE A DEUS IGNORA TODAS AS COISAS


esta uma das mais estranhas e paradoxais afirmaes do grande mstico espanhol, So Joo da Cruz. E, no entanto, quando bem compreendida, uma grande verdade. Arrebatado em xtase escreve ele estava eu fora de mim, e todos os meus sentidos ficaram sem sentido. Meu esprito estava repleto de compreenso mas eu estava para alm de toda a cincia... Quanto mais eu subia s alturas, tanto menos entendia as coisas c de baixo. a nuvem escura que ilumina a noite. Por isto, aquele que compreende no entende nada est para alm da cincia... Quem atinge as grandes alturas aniquila-se a si mesmo, e todos os seus conhecimentos antigos lhe parecem cada vez menos e menos; a tal ponto aumenta a sua compreenso que ele no entende mais nada porque est alm de toda a cincia... E essa compreenso, que nada entende, to poderosa em sua veemncia que nenhum dos eruditos a pode derrotar com a sua erudio, porque os conhecimentos destes nunca atingem a compreenso daqueles que nada entendem porque esto para alm da cincia... To transcendente e soberana essa sabedoria que nenhuma faculdade ou cincia podem alcanar aquele que supera a si mesmo, sabendo que nada sabe para alm de toda a cincia...

E, se escutares a voz dessa soberana sabedoria, sabers que ela consiste num senso profundo da essncia de Deus; um ato da divina comiserao que nos deixa sem nada entender para alm de toda a cincia...

PARAFRASEANDO OS INICIADOS
H uma conscincia local mas h tambm uma conscincia ultra-Iocal. Gosto significa para o homem comum uma coisa localizada na ponta da lngua mas para o artista significa uma experincia universal, resultado de uma certa atitude e receptividade intensa do Eu total do homem. Ningum o pode receber de outrem, nem o pode dar a algum. O senso artstico no uma faculdade individual localizada num determinado rgo o Eu total enquanto acessvel a um certo aspecto da Realidade Total; o prprio Eu secundum quid, permanentemente orientado rumo ao Todo Csmico. Recebemos ondas de experincia de todas as coisas ao redor de ns do nosso povo, da nossa nao, da nossa igreja, da comunho dos santos de todos os seres para cujas vibraes se acharem afinadas as nossas antenas. Esse recebimento nada tem que ver com algum sentido fsico; algo como uma luz interna, uma iluminao (in-lumine, dentro da luz). Esta viso atinge as coisas pelo lado de dentro, assim como elas so, de fato, na sua realidade, e no como parecem ser segundo as suas aparncias. Vem as coisas no seu verdadeiro ser, e na sua verdadeira ordem. Essa experincia provm da completa unio entre o sujeito vidente e o objeto visto. Essa unio (unio, de uno), ou identificao, possvel, porque a Realidade uma s; no h realidades. Se estou unido ao Grande Todo, e se esse Grande Todo a essncia de todas as coisas, ento, pelo fato de ser um com o Todo, sou tambm um com cada uma das suas partes; porquanto a essncia de cada uma das partes idntica essncia do Todo so todos concntricos. A nossa experincia sensorial no passa dum jardim de infncia em face daquela outra experincia, ultra-sensorial e ultra-mental que a experincia do Eu central e universal. Essa experincia csmica e panormica do meu Eu universal me faz, realmente, so e santo; whole e holy, heil e heilig), porque sanidade e santidade so universalidade, ao passo que insanidade e insantidade (doena e pecado) resultam duma falta de universalidade, por serem aspectos de parcialidade.

A intuio csmica confere ao homem um senso de tranquilo poder, de profunda paz de esprito, de inefvel felicidade, e, no raro, influencia outros como que pela irradiao de um misterioso magnetismo.

NO CU E NO PURGATRIO
O homem de conscincia csmica, no mundo presente, est no cu mas continua a viver no purgatrio. Os sofrimentos do ego continuam, mas so permeados pela leveza e serenidade da luz interna da experincia celeste. O qu, ou fato, do seu sofrer o mesmo que o dos outros mas o como desse sofrer muito diferente. Esse homem pode sofrer gozosamente, pode ser feliz no meio do sofrimento assim como o profano pode ser infeliz no meio dos seus gozos. Por isto, o homem de conscincia csmica no pede a Deus que o liberte do sofrimento, mas que lhe intensifique cada vez mais a luz da viso interna, que, graas sua misteriosa alquimia, transforma tudo e permeia todas as coisas externas, de maneira que estas, de opacas que eram, se tornam transparentes como lmpidos cristais.

MSTICA E TICA
Nem sempre a tica do homem corresponde ao grau da sua mstica, enquanto ele se acha ainda em vias de evoluo. Por vezes, os seus altos vos msticos tm de arrastar consigo o peso morto de uma tica ainda sacrificial e precria. To densa a opacidade multimilenar do velho ego que a luz do novo Eu no consegue, logo de incio, lucificar plenamente as paredes espessas desse invlucro egosta e essa incapacidade o maior tormento para o Eu divino no homem em vias de cristificao. Por vezes, o seu humano ego geme em cruel agonia: Pai, se possvel, passe de mim este clice sem que eu o beba!... Mas logo o seu divino Eu ressalva: Contudo, no se faa a minha, e sim a tua vontade...

CONSCINCIA CSMICA MAIS QUE MORALIDADE


Quando um homem altamente tico ou moral consegue um amor que abrange todos os seres, isto, para ela, uma espcie de talento, ou uma virtude herica, da qual tem plena conscincia, porque o resultado de tremendos

esforos e dolorosos sacrifcios; o termo final de processo de auto-disciplina de longos anos. Essa suprema conquista do homem eticamente virtuoso pode gerar nele um senso de orgulho e auto-complacncia. Bem diferente a atitude do homem de conscincia csmica; no um talento, mas um gnio, embora nem ele seja, em geral, dispensado do tirocnio preliminar da tica sacrificial. A sua conscincia csmica algo como uma perfeio biolgica, como um divino carisma. Por isto, nunca lhe vem a tentao de se orgulhar dessa grandeza, porque ela a sua prpria natureza, a regra geral do seu ser, e no apenas uma exceo dessa regra, em forma de um agir. O amor universal com que ele abrange todos os seres o Real e os realizados no , para ele, uma virtude, um herosmo tico, um talento moral, mas sim uma profunda e vasta natureza. Como ele se sente integrado no Grande Todo do Cosmos, nenhum merecimento h nesse fato de integrao, porque o seu clima, a sua atmosfera vital, a sua beatitude. Esse homem no talentosamente virtuoso ele genialmente sbio.

ENTRE SCHOPENHAUER E NIETZSCHE


Disse o primeiro que o desejo fundamental do homem a vontade de viver (der Wille zum Leben); proclamou o segundo que o mais profundo anseio do homem a vontade de dominar (der Wille zur Macht). Schopenhauer disse meia verdade Nietzsche enunciou uma verdade total, embora talvez num sentido unilateral. O certo que nenhum ser, menos de todos o homem, se satisfaz com o simples fato de viver, todos o homem, se satisfaz, no plano horizontal, e continuar a viver onde est. Quanto mais consciente de si um ser, tanto mais se transforma o seu simples desejo horizontal de viver numa linha ascensional de viver poderosamente, porque poder felicidade, e a plenitude do poder a plenitude da felicidade. Em ltima anlise, toda a felicidade consiste fundamentalmente num senso de poder, que d segurana e liberdade, sem as quais nenhuma felicidade verdadeira possvel. Quem vive poderosamente feliz. Felicidade vida abundante. E essa vida abundante impossvel na fraqueza; exige poder. Entre a linha horizontal do simples viver e a linha vertical do viver poderosamente so possveis inmeras linhas ascensionais, de maior ou menor grau de distanciao da horizontal e aproximao da vertical. Uma minhoca no fundo da terra, comendo humus a vida inteira, deve viver bastante satisfeita, porque as suas potencialidades rumo vertical so mnimas, uma

vez que a sua conscincia se acha no nfimo grau de autonomia. No sabemos at onde vai a vontade de dominar, der Wille zur Macht, de uma minhoca. Mas, uma guia no espao ou um leo na floresta revelam uma vontade de dominar notavelmente superior, porque vivem mais abundantemente, e seu grau de felicidade deve ser muito maior que o de um verme da terra. Est na ntima natureza do homem viver abundantemente. Eu vim para que os homens tenham a vida disse o maior dos mestres da humanidade e que a tenham na maior abundncia. Todo homem tem o veemente desejo de se realizar plenamente, isto , de atualizar as suas potencialidades, como dizemos em terminologia filosfica; o anseio de ser explicitamente aquilo que ele j implicitamente, de ultrapassar o plano evolutivo em que hoje se acha e subir a um plano superior, mais sentido e intudo do que propriamente sabido e inteligido. Quanto mais consciente de si se torna o homem, tanto mais ele adivinha que sua existncia compreende numerosas etapas evolutivas, que ele tem de passar por muitas metamorfoses, nascimentos, vidas e mortes assim como uma lagarta, depois de nascer do ovo sabe biologicamente que ter de morrer como lagarta, nascer como crislida, e depois morrer como crislida e nascer como borboleta; sabe que a sua epopia vital uma sucesso de luzes e treva, de expanso e contrao, de atividade e passividade, de viglias e dormncias rumo a uma meta que a conscincia individual do inseto ignora, mas que a conscincia universal do cosmos conhece desde o princpio dessa cadeia evolutiva. O inseto, como alis todos os seres infra-humanos, no vivem propriamente mas so vividos pela grande vida csmica; tm vida, mas falta-lhes a vivncia; no possuem autocracia vital, toda a sua vida alo-crtica; no se governam, mas so governados pelo impacto da grande Vida Universal do Cosmos. E por isto tambm no so responsveis por seus atos o responsvel o prprio Cosmos. Esses seres alo-crticos, ou exo-crticos, no conhecem tica, nem para a direita nem para a esquerda, nem para o bem nem para o mal, porque tica supe auto-cracia, auto-nomia, endo-cracia. S com o advento do homem comeou, neste planeta Terra, o fenmeno da autonomia do ego, e, portanto, a conscincia tica, a possibilidade do bem e do mal. Mas o homem eticamente consciente dos nossos dias sabe que ele um viajor de regies longnquas, um peregrino do Infinito; sabe que, por mais que ele se tenha distanciado do mundo infra-humano do mineral, do vegetal e do animal muito distante se acha da meta final, da plena realizao de todas as suas potencialidades latentes. E talvez que haja dois seres humanos que se acham no mesmo ponto de evoluo ascensional; uns realizaram 10 graus, outros 20, outros talvez 50 graus de despertamento das suas potncias dormentes.

Parece que, at hoje, um nico homem atingiu a plenitude da sua perfeio, e por isto se chamava ele o filho do homem, quer dizer o pleni-homem, o homem integral. Se a lagarta pudesse raciocinar, quem sabe se no teria medo de se enclausurar no misterioso invlucro da crislida que o atade da lagarta e vai ser o bero da borboleta? Felizmente, a grande Inteligncia csmica pensa pela lagarta, e assim a pequena inteligncia do inseto no teme a morte, porque uma voz de dentro lhe diz que este ocaso de hoje o preldio da alvorada de amanh.

SOLUO LTIMA DE TODOS OS PROBLEMAS


Resume-se essa soluo suprema, mais ou menos, nos seguintes termos: Homem, renuncia ao eu pessoal e submerge no ns universal esse ns que, em seu primeiro estgio, se chama humanidade, e, no ltimo, Deus. So os dois mandamentos, o primeiro do amor de Deus, e o segundo do amor do prximo. Mas, na execuo prtica, temos de comear pelo segundo, que o mandamento da tica, a fim de atingirmos o primeiro, que o mandamento da mstica. Uma vez passado pela mstica, a tica difcil e compulsria se transforma na tica fcil e espontnea e ento est solucionado o ltimo problema da vida humana. Para atingir essa meta, homem, observa o seguinte: No exijas nada sempre pronto para tudo! No reclames direitos cumpre somente obrigaes! No te arvores em credor de algum considera-te devedor de todos! No te delicies em perdoar ofensas esquece-as! No procures receber e ser servido d e serve onde puderes! Mantm dentro de ti um clima de serena tranquilidade que se revele em suave benevolncia para com todas as creaturas de Deus! Realiza com a maior perfeio e com jubiloso amor todos os teus trabalhos, sem jamais esperar reconhecimento, aplausos, gratido, nem aguardares resultados visveis! Se assim fizeres, o teu velho ego protestar, indignado, afirmando que a tua vida um absurdo e tu s um tolo; pois, como poderias renunciar ao maior

triunfo de milhares e milhes de anos de evoluo, que o teu ego? Que valor teria ainda a tua vida sem os encantos do ego, que se nutre de elogios, aplausos e resultados palpveis dos seus trabalhos? Esse protesto, no te esqueas, o protesto de um cego ou dum mope. O teu ego incapaz de perceber que, na realidade, essa renncia no uma perda, mas sim um lucro, no um menos, sim um mais; entregas um 10 para receberes um 100. O pequeno ego, porm, devido sua pequenez, no percebe que o 10 est contido no 100, e que este um gloriosa ambio daquele. O grande Eu divino em ti sabe dessa matemtica csmica, que o pequeno ego humano ignora. Por isto, o grande Eu divino tem de se manter firme e inabalvel, no meio de todos os protestos, porque pelo bem do prprio ego que seja dirigido pelo Eu, pois assim ganha em vez de perder. o maravilhoso Stirb und werde! de Goethe. o glorioso Se o gro de trigo no morrer..., do divino Mestre.

A NOITE TENEBROSA DO MSTICO


este, talvez, o mais inexplicvel fenmeno que todo mstico conhece, na sua jornada ascensional rumo a Deus: depois de alcanar total purificao, depois de atingir elevado grau de iluminao, pouco antes de cruzar a misteriosa fronteira para a definitiva unio com Deus passa ele pela chamada noite tenebrosa da alma. So Joo da Cruz e sua grande discpula, Santa Tereza de Jesus, so mestres na descrio desse fenmeno. Dizem os psiclogos que essa treva uma reao do cansao causado pela passagem atravs dos dois primeiros estgios evolutivos, da purificao e da iluminao, que, necessariamente, precedem a Unio. Entretanto, a mais profunda razo no apenas psquica, e sim mstica ou csmica. Em transio para a definitiva unio com o Infinito, ocorre um egocdio, a morte irrevogvel do homem velho, e esse morrer experimentado como uma escurido, como um eclipse total da personalidade separatista e lucifrica. De resto, no pode haver experincia genuna do mundo espiritual sem o batismo de sangue, sem a passagem pelo mar vermelho de um grande sofrimento e a morte definitiva do ego , sem dvida, o maior dos sofrimentos. O sofrimento o ltimo e supremo fator de iniciao. Depois que o homem compreendeu tudo que era compreensvel, tem de ser aniquilado, reduzido a zero, antes de poder ver o Todo. Se entre a vida consciente do ego

e a vida superconsciente do Eu no medeasse o abismo do nada, do absoluto niilismo, que se revela como sofrimento, poderia a subsequente unio com Deus parecer o produto de alguma engenhosa ou genial atividade do ego; mas, depois que este foi reduzido a zero, crucificado, morto e sepultado, nenhuma tentativa pode haver de o homem considerar as npcias msticas da alma com o divino Esposo como algo merecido ou produzido pela personalidade do ego. Para que essa unio mstica aparea em todo o esplendor da verdade daquilo que ela na realidade, isto , uma purssima graa de Deus deve a grande escurido acampar no limiar do santurio. Para que nenhum homem se glorie... Depois de passar por essa treva espessa, est a alma definitivamente adulta e madura para ingressar no reino de Deus. Aqui est a linha divisria entre a espiritualidade meramente devocional de certos msticos poticos e lricos e a experincia criadora de uma alma que, de fato, foi empolgada pelas veementes tempestades de Deus. H, na genuna experincia mstica, algo profundamente trgico, quase mortfero; a alma, chegada a essa fronteira ltima entre dois mundos, sabe e sente que se trata de vida ou morte, que chegado o momento da grande crise, de uma deciso suprema, da qual no h regresso... Escusado dizer que uma experincia dessas causa profundas modificaes tambm na vida externa do homem. Quando algum, aps esse encontro com Deus, volta ao meio da sociedade, no princpio no enxerga nada, no compreende mais a linguagem dos outros, embora veja e oua tudo materialmente. A sua alma continua distante, muito distante... Depois, obrigado a retomar o fio da sua vida profissional, tem a impresso de estar num jardim de infncia, ou num teatro de fantoches... Por que toda essa correria em derredor? Por que essa desenfreada lufa-lufa, a p, de carro, de avio a jato? Que querem esses bonecos humanos? Ser que tm de realizar algo de importante? Evidentemente, so vtimas de uma alucinao coletiva, que eles tomam muito a srio... Ningum sabe, propriamente, por que corre, grita, ri, chora, gesticula, acumula dinheiro e mais dinheiro... Ser que eles no percebem que esto montando museus de zeros?... Esses homens importantes parecem-se com formigas que tiveram desmanchado o seu formigueiro e pem-se a correr estonteadamente em todas as direes, sem saber por que e para qu... O meu reino no deste mundo... esta a voz que ecoa, sem cessar, na alma do mstico que teve o seu encontro com Deus. E, se algum lhe oferecesse todos os reinos do mundo e sua glria, no se daria ele ao trabalho de estender a mo para se apoderar

dessas sombras e dessas bonecas de celulide, que formam o cobiado alvo da desenfreada lufa-lufa e das guerras dos profanos... Deslocou-se o seu centro de gravitao... A sua rbita deixou de ser geocntrica, egocntrica tornou-se heliocntrica, teocntrica, cosmocntrica... Perdeu de vista as praias e os litorais de outrora e deixou-se arrebatar pelas exultantes ondas dos mares de Deus... Para onde? No interessa saber... Deus o sabe e isto basta...

PARTURIO MSTICA
Entre a iluminao da alma e sua definitiva unificao com Deus, jaz o tremendo mistrio da parturio do homem csmico. No meio dessas dores de parto agoniza a alma, sofrida de Deus e sofrida de si mesma... Outrora, sabia o homem algo sobre Deus e isto era delicioso; agora sabe ele a Deus e isto terrfico, porque esse saber um viver e um ser e isto algo mortfero e vivificante... Essa alvorada de Deus o ocaso do ego a noite tenebrosa da desegoficao, a queda no vcuo, o naufrgio no vasto oceano da divindade, o regresso eterna origem... Tenho de des-nascer do ego, para o qual outros me fizeram nascer, decnios atrs a fim de poder re-nascer para Deus ... Tenho de me tornar conscientemente a Realidade que sou inconscientemente. O meu semi-eu tem de se tornar um pleni-Eu e isto agonia, que submerge na morte, para emergir na vida...

REGRESSANDO DE DEUS PARA O MUNDO


Ah! como me tornei flexvel e plasmvel, depois que passei pelas mos de Deus! Como me sinto leve e luminoso e desprendido de tudo!... Parece que vou roando apenas, mui de leve, com asas de andorinha, as coisas da vida material... E que halo estranho envolve tudo que me rodeia!... Os objetos, antes to opacos, parecem todos transparentes, como se dentro deles ardesse uma luz...

Estou de amores divinos com o mundo inteiro... Tudo que vejo, ouo e sinto me parece uma discreta mensagem dEle, meu divino Amor, um murmrio dos seus lbios, um aceno dos seus olhos, um eco da sua voz, uma pulsao do seu corao, um presente das suas mos... Este mundo to belo, depois que vi a eterna Beleza... E eu me sinto imensamente livre... E Verdade me libertou... Foi abolido o inferno, desde que o paraso tomou conta de mim. Tambm, como poderia haver inferno l onde Deus est?... A onipresena do cu eclipsou a presena do inferno... Foi tambm abolida a morte, pois como poderia haver morte, l onde impera a vida? Abolida foi a presena do pecado pela onipresena do amor. Pecado, morte, inferno em parte alguma! Amor, vida, paraso por toda a parte!

NO SOU ALTRUSTA!
Altrusmo uma palavra equvoca e perigosa. Alter quer dizer outro. Ser que eu devo amar os outros em vez de me amar a mim? Fazer uma permuta de amores? Absolutamente no! Devo amar a todos assim como me amo a mim. Se eu no amasse a mim, no teria norma para o amor aos outros. Devo ser absolutamente solidrio no meu amor. Devo amar-me em tudo e tudo em mim. Eu e o Universo somos um. Sinto em mim as pulsaes da vida universal, e fao pulsar no universo a minha prpria vida. Eu vivo a vida csmica, e a vida csmica me vive e vitaliza. A palavra altrusmo sugere algo como hipocrisia, virtuosidade, orgulho espiritual, farisasmo auto-complacente. Se eu amasse algo ou algum em vez de mim, deixaria de amar a mim mesmo o que seria profundamente intico e anti-csmico. Eu devo afirmar tudo o que Deus afirma mas Deus me afirma com o mesmo amor com que afirma a todas as outras creaturas. Com que direito, pois, poderia eu des-afirmar, e at negar, algo que Deus afirma? Ser que eu sou mais santo que Deus? Devo eu desamar o que Deus ama?

CURRURAS E MARIPOSAS AMIGAS


Ontem tarde, 3-9-1950, entre 4 e 5 horas, quando eu estava sentado no bosque lendo Yogananda, Auto-biography of a Yogi, justamente no captulo onde o autor fala do maravilhoso cientista mstico Luther Burbank, vieram de repente trs curruras, no meio de extraordinria festa de risadinhas e bater-deasas, ao redor de mim, quando no havia passarinho algum pela vizinhana; e uma delas veio pousar tranquilamente sobre o meu joelho esquerdo, olhando para mim meio minuto, com olhares interrogativos, enquanto as outras duas me olhavam l da cerca prxima. Por que essa amizade e confidncia? Ser porque eu, engolfado naquele captulo sobre um mstico que conversava com a natureza como Francisco de Assis, me achava envolto em auras de simpatia csmica?... Quando o homem vive em Deus, todas as creaturas, que tambm vivem em Deus, confraternizam com o homem. Desaparece a hostilidade criada pelo intelecto lucifrico e aparece a amizade que nasce da razo crstica; todas as longnquas transcendncias se fundem numa propnqua imanncia... Eu e o universo somos um... Muitas vezes, noite, quando leio, vm danar sobre as pginas do livro umas pequenas mariposas vestidas de seda branca, que eu chamo noivinhas; pousam sobre o papel e se quedam, estticas, vibrando apenas as minsculas antenas. A luz as pe numa espcie de samadhi, e elas, misticamente inebriadas de luz, se sentem no terceiro cu. Falo com as delicadas noivinhas de alvssimo enxoval, e lhes entrego a minha mensagem para o Pai de toda luz, vida e amor... Foi o que fiz tambm com as trs curruras.

EU ESTOU EM TUDO E TUDO EST EM MIM


Vamos substituir a palavra Deus, to abusada, pela palavra Vida, to querida. A Vida a essncia de todas as coisas. Eu, pelo fato de estar vivo, participo da Vida Universal, que est em todos os seres vivos. Por isto, eu vivo em todos os seres vivos, em virtude da Vida, e sou amigo de todos os meus irmos viventes.

Fazer milagre um simples corolrio desta minha unio com a Vida Universal. Nada impossvel a quem se torna consciente dessa universal simbiose, dessa grande convivncia csmica.

PROPINQUIDADE E LONGINQUIDADE
Quando uma pessoa de conscincia individual est comigo, eu sinto deleitosamente a sua tpida propinquidade mas, quando uma pessoa de conscincia csmica est comigo, sinto-lhe, para alm da grata proximidade individual, a solene longinquidade universal, sinto-a como que envolta numa aura de indefinvel sacralidade... E essa bi-polaridade formada pelo perto e pelo longe dessa pessoa, de imanente amizade e transcendente majestade, me enche dum paraso de annima beatitude... Gozo a presena e sofro a ausncia dessa pessoa e esse gozo sofrido algo de indescritvel fascinao...

ALMA EM DIVINA GESTAO


Skyland, 20-9-1950. Mais uma vez estou nestas maravilhosas alturas, em plena natureza, como no ano passado, quando minha alma gemia em dores de parto por ti, meu Deus, sempre presente e sempre ausente, sempre nascituro e jamais nascido e minha alma sempre em dolorosa gestao... Nunca sei se, de fato, nasceste ou no, se s uma prole nata ou inata... Tenho a impresso de que s um eterno nascituro... Ontem noite, das solitrias alturas do Stony Man, ponto culminante de Skyland, fui invadido por uma onda de conscincia csmica... Sentia-me inefavelmente um com o Grande Todo, fundido em compreenso e amor e, ao mesmo tempo, sangrando dolorosamente das chagas da minha insuficincia... Estou em ti... tu ests em todos os seres... logo, eu tambm estou em todos os seres... Ns estamos todos em ti, ns, a tua grande famlia csmica, Pai do Universo!... Embora todos distintos de ti, no estamos separados de ti, Esprito Divino, que unificas todas as diversidades, sem as identificares... Meu ignoto Amigo e Senhor! Ando sempre tua procura, porque te achei, e nunca te acho plenamente. Quanto mais te acho mais te procuro, porque o meu pequeno finito anda sempre faminto do teu grande Infinito, e quanto mais me alimento de ti, tanto mais fome tenho de ti... Deus do cu! Ser que esta fome progressiva que tua progressiva posse me d no acabar por me aniquilar e dissolver em ti totalmente? Ser que no acabarei em dulcssima

eutansia mstica, diluindo-me todo em ti, divino Oceano sem praias nem fundo? Se assim for adeus, pequenina onda do meu Eu! Volta em paz para donde vieste!... Deixa de existir e volta a ser... Desprende-te das praias da efmera existncia e afoga-te nos abismos da eterna Essncia... Adeus!... Que o meu pequeno Eu, limitado de nome e forma, se dilua no infinito Plago, sem nome nem forma!... Nirvaniza-te, pequeno Algo, abisma-te no Nada, no seio do grande Todo!... Des-nasce para o teu existir individual e nasce para o Ser Universal!... ............................................................................................................................... E minha alma continua em gestao, sofrida de Deus e sofrida de si mesma...

AO ADORAO
Duas asas que me levam s alturas. Que vale ao sem adorao? Que vale adorao sem ao? Que vale atividade? Que vale passividade? S vale passividade dinmica imensa vacuidade invocando intensa plenitude. Adorao a mais alta forma do amor, o primeiro e maior de todos os mandamentos, a grande vertical da mstica divina, sem a qual todas as horizontais da tica humana so estreis. Todo o meu externo agir poderia ser feito por Deus, e muito melhor mas o seu interno adorar e amar no pode ser feito por Deus em meu lugar. Tanto vale a minha ao quanto vale a minha adorao. As minhas aes so outros tantos zeros sem o algarismo positivo 1 da minha adorao, que valoriza com a sua plenitude todas as vacuidades dos zeros: 1 000 000. Na prpria palavra adorao est contida a palavra ao, como parte integrante dela; e no meio, entre adorao e ao, est orao, elo mediador que une a mstica e a tica. Adorao, orao, ao...

EM PERSPECTIVA OU EM PANORAMA?
Toda verdade espiritual falsa, quando analisada intelectualmente, porque vista em perspectiva, e no em panorama. Quando contemplo um crculo obliquamente, o crculo me aparece como elipse, tanto mais alongada quanto mais oblqua for a minha posio; quando contemplo em perspectiva duas linhas paralelas, como os trilhos duma estrada de ferro, essas paralelas aparecem como convergentes. Todos os nossos conhecimentos, fsicos e mentais, nos aparecem em perspectiva linear, unilateral, devido imperfeio das nossas faculdades cognoscitivas. Mas uma verdade conhecida espiritualmente aparece em viso panormica, assim como ela de fato, parecida com uma viso esfrica, onilateral; uma intuio, ou viso de dentro, porque a viso da prpria essncia. A viso mental no pode ser corrigida por si mesma, seno apenas por uma viso superior, intuitiva, panormica.

O ILOGISMO DA CONSCINCIA MSTICA


Exigir que a mstica seja lgica absurdo, porque parte duma falsa premissa suposto que entendamos a lgica no sentido tradicional, intelectual. Nenhuma experincia mstica pode ser intelectualmente lgica, sob pena de deixar de ser mstica. Toda mstica necessariamente ilgica. Credo quia absurdum estas palavras do grande Tertuliano contm uma grande verdade. O objeto da f necessariamente absurdo, ou ilgico, isto , ultra-intelectual. No pode haver f na zona da inteligncia. Do ponto de vista cientfico, o estado mstico flagrantemente ilgico, acientfico, porque no concorda com a lgica cientfica do intelecto. Tudo que cientificamente lgico no real, mas aparente, porque a cincia trata apenas dos fatos, mas no da realidade. Os fatos esto para a realidade assim como um objeto refletido no espelho est para esse reflexo.

ESTUPRO ESPIRITUAL
Querer impor a outros uma crena ou experincia espiritual crime de violncia ou estupro, e isto em dois sentidos. Primeiro, porque nenhuma experincia espiritual coincide com a Realidade.

Segundo, porque a Realidade experimentada por A no pode ser experimentada por B ou C do mesmo modo, uma vez que cada indivduo experimenta segundo a sua capacidade individual a Realidade Universal. Esse estupro espiritual , talvez, o maior crime que certas igrejas dogmticas cometem contra a humanidade, consoante a norma Cr ou morre!

QUIETUDE PUREZA
Como tornar clara uma gua turva? Deixando-a quieta e ela se clarificar por si mesma. Todo o rudo, tanto fsico como mental, impureza e profanidade ao passo que o silncio e a quietude so pureza e sacralidade. Depois de dois ou trs dias de contnuo silncio e meditao, entra a alma numa grande receptividade espiritual, de maneira que qualquer sementinha de verdade brota com espontnea facilidade. O terreno beira da estrada, entre pedras ou no meio dos espinheiros, se transforma em terra frtil, arada, adubada, chovida, como aquela da parbola do semeador que produziu 30, 60, 100 por um. Deus eternamente inativo e, no entanto, no deixa nada por fazer. Homem! Pratica inao e no haver nada que no possa ser feito! Deixa que cada coisa siga seu curso natural e no interfiras com coisa alguma e tudo sair certo! Todas as coisas da natureza operam silenciosamente e Deus o rei do silncio...

COMPREENDER SER
No fales de oceano a uma poa dgua! No fales de gelo a uma cigarra de estio! No fales de astros a um tatu! No sabes que ningum pode compreender coisa maior do que ele mesmo ?

VERDADES PARADOXAIS
Se quiseres ser grande humilha-te! Se quiseres ser sbio aceita parecer tolo! Se quiseres ser livre serve voluntariamente! Se quiseres viver morre antes de ser morto! Se quiseres ser feliz renuncia tua felicidade!

MINHA CONSCINCIA O MEU MUNDO


Nada sei do mundo objetivo, l fora s sei do meu mundo subjetivo, dentro de mim. O meu mundo comea e termina l onde comea e termina o meu consciente. Embora existam milhares de mundos, objetivamente para mim s existe o mundo da minha experincia subjetiva; os outros so inexistentes para mim. Se a minha conscincia grau 10 se alargasse para grau 20 ou 50, to diferente seria a minha filosofia sobre o universo!

EXPERINCIA E MSTICA DA NATUREZA


O verdadeiro mstico se torna um com o grande Todo e com cada parte desse Todo um com Deus e um com qualquer creatura de Deus. O profano, quanto mais goza tanto mais incapaz se torna de gozar, e, por fim, expira o ltimo resqucio da sua capacidade de gozar e ento s lhe resta um inferno de tdio, o manicmio ou o suicdio. O prprio gozo impossibilita o gozo esta a maldio de todo o gozo profano. O mstico, porm, graas bendita disciplina da renncia, abre infinitas portas para um gozo intenso e puro e sem fim. Deus um, como a luz incolor, mas as revelaes de Deus so sem conta nem medida, como as cores criadas pela luz, e cada novo aspecto de Deus causa nova alegria ao homem espiritual. O verdadeiro mstico exulta ao contemplar uma pedrinha, um inseto, uma ave, um peixe, uma planta, uma gota de orvalho, porque v a Realidade eterna atravs dessas roupagens efmeras. Celebra a sua liturgia csmica em milhares de catedrais, sobre inmeros altares.

folhinha de capim! como te agradeo porque existes!... besourinho verde-claro! como sou feliz porque tu vives!... nuvens do cu! como alegrais a minha existncia!... florzinha beira da estrada! bendita sejas pelo bem que me fazes!... ventos e chuvas, relmpagos e pirilampos, montanhas e mares! que seria a minha vida sem vs?... Recebei, todos vs, o preito da minha gratido, porque existis na minha existncia!...

O HOMEM INFINITO
O homem no um ser finitus, findo, acabado ele infinitus, no-findo, noacabado, porque ele uma sinfonia inacabada. Os problemas duma lagarta no acabam com a lagarta, mas sim com a borboleta, porque a lagarta uma sinfonia inacabada. A lagarta a borboleta infinita, no finda, por acabar... Quanto mais me aproximo do Infinito, menos finito me sinto e mais desperta em mim a conscincia do meu ser infinito, inacabado... Quanto mais me aproximo da Luz, mais largas e espessas so as sombras que projeto aps mim, porque mais ntida se torna a conscincia da minha finitude... O teu Infinito, Senhor, intensifica em mim a conscincia da minha finitude quanto mais te gozo mais te sofro... Quanto mais te possuo, mais te procuro... Quanto mais me delicio em ti, mais fome tenho de ti, Senhor...

EU E O UNIVERSO SOMOS UM
Hoje, pelas 10 horas da noite, ao voltar do meu solitrio Shangri-la, no bosque de Washington, aps intensa meditao, parei uns momentos, no meio do trilho que conduz ao campo da Universidade onde leciono e sobreveio-me intensa luz, que me envolvia e permeava, uma luz imaterial de dentro... E fui inundado pela grande Verdade, que suprema Felicidade, de que eu e o Universo somos um... Vivia a minha ntima unio com Deus, que parecia total identidade... E, como Deus a essncia de todas as coisas, tambm eu estava essencialmente em todas as coisas, vivia em cada uma das creaturas de Deus

ao redor de mim, que estavam em mim pedras, plantas, insetos, aves, ar, terra, msica de grilos e cigarras meus irmos, minhas irms dormentes, semi-dormentes... E eu, o nico irmo maior vgil, acordado, no meio desse misterioso dormitrio de Deus... Boa noite, irmozinhos, irmzinhas!... Eu vos fao participantes da minha conscincia maior... Ponho-vos todos sobre o altar do meu Eu consciente, em grato odor ao meu Deus e vosso Deus, nosso Pai e nosso Senhor. E celebramos a nossa inefvel liturgia csmica, no meio de grande silncio e solenidade... Eu e o Universo somos um...

QUANDO MORRE O DEVER...


Uns nunca chegaram a conhecer o imperativo do dever. Outros conhecem-no e procuram agir de acordo com ele. Outros ainda agem em perfeita harmonia com o seu dever, mas nada sabem desse senso compulsrio, porque toda a sua conscincia est empolgada por um delicioso e espontneo querer. Estes resolveram o problema central da vida: querer o dever. Eles sabem o que Gandhi quis dizer com as estranhas palavras: A Verdade dura como diamante e delicada como flor de pessegueiro. A objetiva dureza do dever se lhes converteu na subjetiva delicadeza do querer... Esses esto definitivamente remidos de todas as irredenes... Deles o reino dos cus...

RELIGIO E MORALIDADE
No h nenhum nexo direto entre religio e moralidade, contanto que como religio se entenda a mstica, a experincia csmica da Infinita Realidade. Indiretamente, verdade, a moralidade beneficiada pela religio, como tambm esta se desenvolve melhor no ambiente daquela. A religio, o primeiro e maior de todos os mandamentos, se refere diretamente a Deus; a moralidade, o segundo mandamento, semelhante, mas no igual quele, tem que ver com os nossos semelhantes.

O homem religioso se abisma em Deus, goza a Deus, sente-se um com Deus, dilui-se num oceano de amor e beatitude, com toda a alma, com todo o corao, com toda a mente e com todas as suas foras. A moralidade prtica pode ser estabelecida independente de qualquer religiosidade, embora, nesse estado a-religioso, a tica nunca deixe de ser difcil e sacrificial: por isto, muitos homens procuram ser ticos por vaidade e ostentao, ou pela inconsciente necessidade de encontrarem um substituto e lenitivo para sua falta de religio; no raro, o atesmo vem enflorado de filantropia; a caridade procura encher os vcuos do Amor, reprimindo com perfumosos andinos os sintomas de um mal cujas razes profundas continuam a viver... Depois de passar pela experincia mstica, o homem continua a ser tico, mas a sua tica perdeu o colorido moral do dever; esse homem j no tico por virtude, por um imperativo categrico de conscincia, tu deves, mas sim como um suave e espontneo transbordamento da sua experincia com Deus, eu quero... No ama a seu semelhante como a si mesmo porque veja nisto uma obrigao moral, um preceito tico, mas simplesmente porque o mar do seu amor divino lana suas ondas impetuosas sobre todas as praias e ilhas humanas e infra-humanas dos arredores... Esse homem faz o bem por ser bom, nem pode deixar de fazer o bem, porque o seu ser-bom a sua ntima natureza, que ele, finalmente, descobriu. A sua alteridade tica no meio dos homens no incompatvel com a sua identidade mstica com o grande Todo da Divindade, porque ele v todas as partes nesse Todo. Solitrio em Deus, no pode deixar de ser solidrio com todas as creaturas de Deus, porque v o Deus do mundo no mundo de Deus. A tica meramente horizontal e humana enquadra o homem na sociedade mas a experincia mstica vertical torna o homem indizivelmente feliz, e a sua benevolncia e beneficncia humana no seno o impetuoso transbordamento dessa sua profunda e annima felicidade. Na simples tica humana, o homem apenas d, e isto doloroso, porque sinnimo de perder e empobrecer. Na mstica divina, o homem recebe, e por isto pode dar jubilosamente e sem limites, porque esse dar humano nascido do receber divino lucro que faz enriquecer. No recebimento mstico, a alma concebe como esposa do Infinito. Na distribuio tica, a alma d luz como me no meio de muitos finitos. Na concepo mstica, o homem recebe muito das profundezas do tesouro csmico.

Na distribuio tica, o homem d um pouco do seu pequeno ego humano.

GUARDA O QUE TENS E PASSA ALM!


esta a grande lei do processo evolutivo! Conforma-te com os elementos positivos da tradio e depois desconformate e procura conformar-te com os elementos positivos da evoluo! Conformidade e desconformidade! Satisfao e insatisfao

CREDO DINMICO
No pode haver credo esttico, passivo. O meu crer depende do meu poder, e o meu poder depende do meu ser individual. Ora, o meu ser est em contnuo crescimento; logo, tambm o meu poder e meu crer so processos dinmicos, em contnuo crescimento. Quem cr hoje apenas aquilo que creu ontem, quem aos 50 anos cr apenas o que cria aos 5, e nada mais, sofre de paralisia infantil ou ento virou mmia! Quem hoje cr mais o que cria ontem, goza de vigorosa sade espiritual e moral.

O TODO SIMULTNEO AS PARTES SO SUCESSIVAS


Os estgios sucessivos da nossa conscincia so aspectos parciais do grande Todo total e simultneo. Um viajante da Arbia, montado num elefante, encontrou-se com quatro cegos. Cada um deles quis saber o que era um elefante. O primeiro apalpou a tromba do animal, e concluiu que elefante era um tubo rolio e flexvel. O segundo tocou-lhe nas enormes orelhas, e achou que elefante era uma espcie de chapa. O terceiro puxou-lhe o rabinho, e disse que elefante era algo parecido com uma corda.

O quarto tentou abraar-lhe a volumosa barriga, e opinou que elefante era uma espcie de barril. Por fim, falou o viajante montado no paquiderme e declarou que elefante no era nada disto, embora tudo aquilo fizesse parte do animal. Faltava aos cegos a intuio do Todo orgnico e vivo. Tambm como poderia uma anlise sucessiva e parcial compreender o Todo simultneo e total? Como poderia um homem armado de ferramentas puramente intelectuais saber o que o Esprito divino?

MECANIZAO DA NOSSA CULTURA


A humanidade democrtica do Ocidente est vivendo um dos seus perodos mais perigosos: procura manufaturar uma cultura padronizada, pr-fabricada, feita sob medida, cultura niveladora de personalidades, que se possa servir automaticamente em pastilhas, comprimidos e injees. Todos so iguais perante a lei est certo, na ordem social. Mas, na ordem individual, no h duas pessoas iguais. A natureza no uma democracia, mas sim uma hierarquia csmica. luz da nossa ele mesmo deslumbrantes compreenderia (Selees), do divindades. pseudo-cultura mecanizada, ningum mais tem o direito de ser tem de tornar-se o que os outros so. A idolatria das vacuidades atingiu o seu clmax. Do contrrio, no se a popularidade de certos Best-sellers, do Readers Digest Rockn Roll, da Bienal, de Pel, Brigitte Bardot e outras

O homem moderno abdicou da sua personalidade e se amorfizou na massa. Depois de falsificar todos os objetos inclusive frutas, ovos e medicamentos o homem falsifica o seu prprio sujeito, substituindo o seu critrio pessoal pelo clich da opinio pblica. Certos dissidentes se revoltam contra a infalibilidade do Papa ou da Bblia mas o homem moderno, que se diz descrente, cr cegamente na infalibilidade do seu jornal, da Rdio, da Televiso, e o seu credo pautado pela gritaria e cartazes luminosos da propaganda comercial. Compra o que os agentes de publicidade mandam comprar, porque no ele que pensa, ele pensado pelos outros... proibido pensar! proibido ser algum!

proibido dizer o que os outros no dizem! proibido fazer o que o vizinho no faz! proibido andar por caminhos novos! proibido abrir portas fechadas! Eis a o retrato do homem moderno, que canta hinos liberdade sombra das suas prises... Personalidade tabu!... Outros, desejosos de ser eles mesmos, caem em exotismos no menos ridculos. Julgam-se livres, mas no conseguem dar sua liberdade um contedo criador. So livres de alguma coisa e no sabem para que que so livres. Para eles, liberdade um fim em si mesmo, e no um meio para algo maior e sua liberdade acaba em licena... Oxal, os nossos sofrimentos, criados por ns mesmos, possam ser o preldio da nossa redeno! Essa redeno, porm, no vem de fora, de terceiros, nem vem das periferias do nosso ego humano, nosso carcereiro a redeno vem do centro do nosso Eu divino, porque o reino dos cus est dentro de ns...

AMOR O RETORNO AO UNIVERSAL


Em qualquer espcie de amor h um misterioso elemento de retorno ao Universal, e, como o Universal, ou Inconsciente, o oceano creador da vida, o amor , por sua prpria natureza, creador Eros, e no apenas libido. Nesse amor creador que reside o segredo da alegria que sempre acompanha a vida. A vida, quando plena, exuberante alegria. O que acontece no plano da ertica, que visa a imortalidade da espcie, d-se tambm, e com muito maior intensidade, no plano da mstica, que produz a imortalidade do indivduo. A mstica a ertica do esprito assim como a ertica a mstica da carne. O Universal o Inconsciente, o grande Todo Csmico, Brahman. Por isto, o retorno ao Universal seja na ertica, seja na mstica algo como embriaguez, xtase, samadhi, arroubo, morte do pequeno ego consciente, nascimento do grande Eu oniconsciente.

O que a ertica tenta e consegue por momentos, a mstica o realiza em carter permanente. As npcias msticas da alma com Deus so um retorno do indivduo ao Universal, do pequeno conscientemente parcial ao grande Inconsciente total e isto inefvel beatitude... A idia de que esse retorno seja uma extino (nirvana) muito bvia. Vigora ntima afinidade entre egosmo e separao, por um lado, e amor e identificao, por outro. O amante, quando atinge o clmax do amor, no deseja mais existir como vida individual, quer ser como Vida Universal. Quem no quer morrer no ama. O suicdio dos amantes perfeitamente lgico. No h amor sem morte. O erro dos amantes suicidas est no fato de confundirem a morte fsica com a morte metafsica. Sentem vagamente que a desejada fuso dos dois vedada pela barreira dos corpos, e que, se essa barreira casse, estaria aberto o caminho para a completa fuso dos amantes um no outro. A fuso, certo, deve realizar-se, mas no desse modo. No terreno da mstica, essa morte tambm ocorre, no em forma de suicdio fsico, mas em forma de uma eutansia metafsica ou mstica. O verdadeiro mstico sabe e sente que a mscara separatista do seu ego personal o impede de realizar essa fuso da alma amante com o Deus amado, como to maravilhosamente descreve o romance ertico-mstico do Cntico dos Cnticos. Por isso, o mstico o mais radical anti-egosta, anti-separatista, antipersonalista. Procura, de todos os modos, acabar com o velho ego e encontra no Sermo da Montanha o mais violento veneno para o planejado egocdio; sorve com avidez essa peonha mortfera das Oito Beatitudes e o resto desse documento mximo de desegoficao mstica, e entra na inefvel embriaguez da sua unio com Deus... Quando ento um mstico regressa ao meio dos homens, os ecos da sua experincia com Deus jamais morrero em sua alma; essa experincia cingelhe a vida profissional com um halo de sacralidade e permeia de poesia todas as prosaicidades da existncia terrestre... A experincia mstica a suprema alquimia que transvaloriza todos os valores. O homem que, pela experincia do amor de adorao, retornou ao Universal, torna-se intensamente individual pela caridade do servio espontneo a seus semelhantes. E compreende o que o Nazareno quis dizer com as palavras: S a Deus adorars e s a ele servirs... O servio que esse homem presta a seus semelhantes um irresistvel transbordamento da adorao que presta a Deus. Adorar e servir no so, para ele, duas coisas diferentes a mesma coisa vista por dois lados diferentes...

Adorao, orao, ao o terceiro est contido no segundo, e este no primeiro. O homem de experincia mstica um homem de ao, porque homem de orao e homem de adorao. Mas essas trs atividades no so trs, nem so coisas justapostas so uma e a mesma coisa vista por faces vrias. o nascimento do homem csmico...

REAL, REALIZADO, IRREAL


Nestas trs palavras se consubstancia todo o segredo da filosofia e da religio. Real s o Infinito, o Universal, o Absoluto, o Todo, aquilo que sem princpio e sem fim. Irreal o contrrio, o Nada, o Zero, a Vacuidade. Realizado intermedirio entre o Real e o Irreal. uma manifestao do Real, um eco, um reflexo, um aspecto parcial e incompleto do Todo. O Real se relativiza e finitiza no Realizado. Brahman exterioriza-se em Maya; produz e casa-se com essa esposa csmica, fecunda-a com sua permanente imanncia, e faz do Irreal o Realizado, do Nada o Algo. E, uma vez que o Todo de Brahman est presente no Nada de Maya, essa Maya deixa de ser o Nada e se torna Algo, depois de fecundada pelo Todo. E assim o homem clarividente, vendo Maya, intui Brahman em seu seio e pode ador-lo nessa sua inabitao. Nessa imanncia de Brahman em Maya, de Deus no Mundo, est toda a fascinao na poesia do Universo. O verdadeiro iniciado no tem necessidade de sair do deserto desta terra para entrar na Canaan do cu, porque ele, graas sua clarividncia mstica, transformou em osis de vida e beleza o prprio deserto da morte e monotonia. A ignorncia o fizera escravo a sapincia o libertou...

POR QUE SOU INFELIZ?


Por que fulano disse isto? Por que sicrano fez aquilo?

Por que beltrano me abandonou? o que o meu ego afirma mas no verdade. Eu no sou infeliz por causa de algo que me aconteceu, por obra e merc de terceiros eu sou infeliz por causa de algo que est em mim mesmo e que foi despertado por acontecimentos externos. Esses acontecimentos so apenas os detonadores de um explosivo que estava acumulado dentro de mim; o veneno da minha infelicidade j pr-existia a esse envenenamento, sempre em vsperas de romper em tragdia. O pior de tudo no essa ecloso da tragdia latente, mas o fato de estar latente em mim essa tragdia, embora ainda em estado potencial, dormente, embrionrio. E quem criou esse germe de infelicidade no foram as perversidades dos homens nem as adversidades da natureza fui eu mesmo.

MEA CULPA, MEA CULPA, MEA MAXIMA CULPA...


A minha verdadeira infelicidade o meu egocentrismo, a minha egocracia, o fato de eu gravitar em torno do meu ego, e no em torno do meu Eu, do Deus em mim. O meu ego muito vulnervel o meu Eu invulnervel. Aquele no est sob o meu controle, pode ser ofendido, vulnerado, por fora somente o meu divino Eu que invulnervel de fora, totalmente imune de ataques externos; a nica vulnerabilidade vem de dentro, de mim mesmo. Ningum me pode fazer feliz nem infeliz, exceto eu mesmo, embora outros me possam dar gozo ou felicidade, que so coisas do ego, e no do Eu. Meu Eu no foi ofendido, magoado. Ningum me pode fazer mau, exceto eu mesmo todos os outros apenas me podem fazer mal. Receber o mal algo que me acontece ser mau algo que eu sou, como tambm o seu contrrio, ser bom. Daquilo eu sou o objeto inerme disto eu sou o sujeito poderoso. Sermau o nico mal verdadeiro mas isto no me pode acontecer de fora, sem culpa minha. Outros me podem fazer mal ou bem s eu me posso fazer mau ou bom. Enquanto eu, na minha velha ignorncia, continuar a identificar-me com o meu ego personal, a minha mscara, no serei solidamente feliz, porque a minha felicidade depende de algo que no depende de mim. Se qualquer fator fora de mim me pode fazer feliz ou infeliz, no sou realmente feliz...

TODOS OS MUNDOS ESTO AQUI


O homem comum fala do outro mundo, e entende por esse outro algum lugar distante e um tempo ainda no presente. Na realidade, porm, esse outro mundo nada tem que ver com tempo e espao, mas sim com o maior ou menor grau da nossa percepo. Quando sintonizo o meu aparelho de rdio por ondas longas, s percebo mensagens eletrnicas emitidas nessa onda, enquanto as outras mensagens emitidas em ondas curtas, igualmente presentes no ar, passam despercebidas, como se no existissem. O mesmo acontece com a minha percepo mental e espiritual. Se eu consigo levantar a minha frequncia grau 10 a grau 11, estou em outros mundos, porque o meu mundo aquilo que eu percebo e de que sou consciente; os outros mundos so, para mim, inexistentes. Um mundo na frequncia 100, quando percebido por um recipiente igual a 10 no 100, mas 10, os restantes 90 graus so inexistentes. Se o meu receptor captar 200, 300, 400, eu estarei num desses mundos, que sempre estavam presentes a mim, objetivamente, mas dos quais eu estava ausente, subjetivamente, por falta de sintonizao. Nada sei do mundo em si s sei do mundo em mim. Eu sou a medida subjetiva de todos os mundos objetivos. Das Ding an sich (a coisa em si), como diz mestre Kant, para mim um eterno X, uma inatingvel incgnita. A nica coisa que sei e posso saber de qualquer realidade objetiva o modo como ela afeta o meu sujeito. O grau da minha conscincia a bitola da minha realidade. Por isto, a grande tarefa do homem est em intensificar o poder da sua percepo, ampliar e aprofundar a capacidade da sua conscincia, melhorar a receptividade da sua antena - e saber de outros mundos. Nessa progressiva expanso est todo o meu poder, a minha grandeza, a minha felicidade.

OS TRS CRIVOS EM MIM


O crivo dos meus sentidos tem malhas muito grandes, e por isto deixa passar muito, despercebido, retendo apenas as coisas mais grosseiras do mundo material. E so estas materialidades retidas pelos sentidos que formam o contedo da minha conscincia sensorial. O crivo da minha inteligncia apresenta interstcios bem menores, e por isto retm coisas mais sutis, que se me tornam conscientes; sei, por exemplo, da

existncia de leis invisveis que regem o universo, leis de que os meus sentidos nada percebem. O crivo da minha razo, porm, de todos o mais fino, com interstcios to pequeninos que quase nada lhes escapa, a no ser as realidades indizivelmente sutis. Pela razo espiritual percebo, at certo ponto, at o Infinito, o Absoluto, o Eterno, o Universal, que o intelecto no registra. Se os meus trs crivos no deixassem passar nada, mas retivessem tudo, ento teria eu conscincia de tudo, e seria onisciente e oniconsciente como Deus. E, neste caso, os meus crivos deixariam de ser crivos, porque estariam totalmente fechados, sem interstcio de espcie alguma. Eu no perceberia pelos sentidos, nem conceberia pelo intelecto, nem intuiria pela razo, mas eu seria essa prpria Realidade Integral. Isto, naturalmente, no possvel, porque eu nunca poderei ser Deus. Possvel to-somente que eu intensifique a minha experincia de Deus, que me divinize, sem me deificar, diminuindo cada vez mais os interstcios dos meus crivos e retendo cada vez mais a realidade consciente. este o caminho da minha auto-realizao.

INDIMENSIONALIDADE
Os meus sentidos percebem o que tridimensional, como os corpos materiais. O meu intelecto concebe o que indimensional, como verdade, justia, lei; mas essa indimensionalidade relativa, porque ainda obedece lei de causa e efeito. A minha razo intui o que absolutamente indimensional, como o Infinito, o Eterno, o Absoluto, porque ultrapassou a zona da causalidade e entrou no reino da perfeita liberdade. Esse processo evolutivo sensrio-intelectual-racional corre paralelo diminuio da quantidade e intensificao da qualidade. Pluralidade realidade imperfeita. Unidade realidade perfeita. A Realidade Csmica qualidade una, que se revela em quantidade mltipla; a unidade de Brahman se pluraliza em Maya; a Essncia divina se existencializa em seus mundos; a luz incolor do Ser aparece como luzes multicores no Existir.

EKKLESA
Esta palavra grega (em latim ecclesia, em portugus igreja) composta do prefixo ek (fora) e kalein (chamar) chamar para fora, evocar. Ekklesa , pois, algo que foi chamado fora, evocado, selecionado do meio duma grande massa. Ekklesia elite, escol. Do meio duma grande massa profana so alguns homens chamados, evocados, para fazerem parte duma pequena elite: e esses homens so os evocados, os escolhidos. Muitos so os chamados (massa), poucos os escolhidos (escolhidos, ekklesa). O conceito de ekklesis, como se v, no democrtico, mas sim aristocrtico, ou hierrquico. O homem que pertence ekklesa deve ser um homem-elite, deve pertencer ao escol, nata da humanidade, no em virtude de alguma cerimnia ritual, mas sim em consequncia de uma iniciao espiritual. A verdadeira ekklesa (igreja) de Deus um circulo esotrico, hermtico, mstico a communio sanctorum, a Fraternidade Branca dos Irmos Annimos. Quem a ela pertence no tem distintivo nem bandeira nem credo mas o seu modo de ser e de agir o distingue de todos os profanos.

INQUIETUDE METAFSICA DO HOMEM MODERNO


O homem que passou por duas guerras mundiais no pode mais crer na fora redentora da nossa cultura e civilizao, como o podiam os otimistas do sculo19. Cincia, tcnica, poltica, diplomacia, progresso, civilizao, instruo, humanismo, ritualismo, nacionalismo todas essas panacias sofreram tremendo colapso; est provado que nenhuma delas pode salvar o homem de si mesmo, porque todas falharam e afogaram a humanidade num mar de sangue e de dios. Nunca se sentiu o homem to frustrado e to ctico como em nossos dias. E a perspectiva de uma nova guerra, com armas nucleares, apaga na alma do homem moderno a derradeira centelha de otimismo e esperana na sua cultura e civilizao. O homem anseia por uma grande redeno...

Donde vir o seu redentor? De fora? Atravs de dogmas, ritos, teologias? Mas, se as prprias igrejas crists favorecem a guerra e invocam o seu Deus contra o Deus de seus inimigos? De dentro? Atravs da inteligncia humana? Mas, se foi precisamente esse ego mental do homem que desgraou a humanidade com seus egosmos? Como poderia Satans expulsar Satans?... No nos resta seno ultrapassarmos tanto os ritualismos como tambm os cientifismos intelectuais e descobrirmos o Cristo-redentor em outra parte. O reino de Deus no vem com observncias (rituais), mas o reino de Deus est dentro de vs... No sabeis que o esprito de Deus habita em vos?... Se no descobrirmos o redentor dentro de ns mesmos, em nosso elemento divino, no o encontraremos em parte alguma. A teo-redeno, a cristo-redeno surge das profundezas da alma se que o homem descobre esse tesouro oculto, essa prola preciosa...

NO NECESSITAMOS DE NOVAS TEOLOGIAS


Anos atrs, quando grande parte do clero se revoltou contra mim e meus livros, porque proclamavam Cristo-redeno em vez de clero-redeno, algum me disse que esperava de mim que me tornasse um novo Lutero. incrvel a cegueira de certos sectrios!... Como se o mundo tivesse necessidade de um novo reformador teolgico!... A humanidade no necessita de um novo Lutero, nem de um novo Toms de Aquino, nem de um novo Incio de Loyola necessita sim de homens como Francisco de Assis, como Mahatma Gandhi, como Albert Schweitzer, como Ramana Maharishi, e outros homens que tenham tido contato pessoal com Deus. A elite espiritual da humanidade j se convenceu de que a redeno no vem de fora do homem assim como o pecado tambm no lhe veio de fora, embora as nossas teologias medievais, em plena Era Atmica, ainda repitam essa velha iluso de que o homem tenha sido feito pecador por terceiro, e deva ser remido por um terceiro. Ns, porm, sabemos que de dentro do homem vem o pecado e de dentro do homem vem a sua redeno.

Esse de dentro, naturalmente, tem dois sentidos. A inteligncia lucifrica algo dentro do homem, o seu ego, mas no o seu verdadeiro centro, a sua ntima natureza. O verdadeiro centro do homem o seu Cristo interno, o esprito de Deus que habita no homem, como diz So Paulo; o reino de Deus no homem, segundo as palavras do Nazareno, a sua alma crist por natureza, como escreve Tertuliano. O homem no pode ser alo-remido, nem ego-remido, mas sim auto-remido, porque esta auto-redeno cristo-redeno, teo-redeno. Assim, como, pela desobedincia do ego intelectual, o homem se torna pecador, semelhantemente, pela obedincia do Eu espiritual se torna o homem remido. O Sermo da Montanha a Carta-Magna da auto-redeno do homem, atravs do seu Cristo interno. Papa, Bblia, Reencarnao a humanidade-massa, verdade, ainda espera redeno desses fatores externos, heternomos; mas a humanidade-elite s espera redeno pelo despertar do esprito de Deus no prprio homem, redeno autnoma. Quem v orgulho e presuno nessa auto-redeno mostra que nada compreendeu da verdade e que continua a identificar o ego humano e pecador do homem com o seu divino e redentor. Orgulho e presuno s existem no ego mas no no Eu crstico do homem, uma vez que esse Eu o esprito de Deus que habita no homem.

ENCONTRO COM DEUS


O homem est cada vez mais convencido de que todo o seu poder interno, toda a sua conscincia de segurana, tranquilidade e paz de esprito, toda a felicidade da sua vida, dependem, em ltima anlise, de uma nica coisa da sua experincia com Deus. Com esse encontro divino, ou sua falta, vive ou morre a felicidade do homem. esta a nica coisa necessria. Quem se encontrou com Deus feliz, mesmo no meio dos sofrimentos quem no se encontrou com Deus infeliz, mesmo no meio dos gozos. Fizeste-nos para ti, Senhor, e inquieto est o nosso corao at que encontre quietao em ti estas palavras proferidas, h quase 15 sculos, por um homem infeliz que encontrou felicidade em Deus, continuam a ser integralmente verdadeiras em nossos dias. tempo perdido querer contornar o problema central da felicidade por meio de toda a espcie de escapismos e camuflagens. melhor enfrentar corajosamente a dolorosa realidade desse inevitvel encontro com Deus.

uma operao cirrgica sem anestesia, uma tremenda sangria do velho ego, mas o resultado convalescena e vida... Entretanto, so pouqussimos os homens que possuam suficiente honestidade consigo mesmos para enfrentar lealmente esse doloroso encontro com Deus. O preo da felicidade o egocdio, o total esvaziamento do ego profano e sua definitiva integrao no Eu sagrado. Despossuir-se de todas as coisas a fim de possuir um tesouro nos cus... O reino dos cus alvo de violncia, e os que usam de violncia o tomam de assalto. Quem no fizer violncia a si mesmo, no pode tomar de assalto o reino da felicidade. A felicidade o preo da auto-violncia, da disciplina de si mesmo. Retirai-vos, todos vs que sois indisciplinados, fracos, covardes! Vinde, todos os que sois disciplinados, fortes, corajosos! Destes o cu da felicidade. Daqueles o inferno da infelicidade.

MATEMTICA E MSTICA
Tudo que perceptvel pelos sentidos material. O material, porm, tridimensional. Todos os corpos materiais tm trs dimenses: linha, plano, cubo comprimento, largura, espessura. O ponto no corpo material, porque no tem dimenso alguma, nem existe como tal. O ponto o incio da linha, antes de ela se mover numa direo. A linha no existe seno como limitao de um plano. O plano tambm no existe seno como limitao de um cubo. E o cubo existir em si mesmo? Sem inerir em alguma outra dimenso, para alm da conhecida tridimensionalidade? No ser o tri-dimensional a limitao de algo ultradimensional, indimensional?... Os nossos sentidos fazem alto na extrema fronteira do mundo tri-dimensional, mas seria absurdo supor que o mundo real comece com a tridimensionalidade seria o mesmo que dizer que o conhecimento humano termina no jardim de infncia ou na escola primria.

Quer dizer que o inferior s perceptvel como um atributo do superior imperceptvel; a parte s conhecida como um aspecto de um Todo desconhecido. Coisa anloga acontece no mundo metafsico. Ningum pode, realmente, conhecer a parte sem ter noo do Todo. E precisamente aqui que comea o tenebroso mistrio: como posso ter noo do Todo antes de conhecer as suas partes? No o Todo a soma total das partes? Se assim fosse, claro que eu no poderia ter experincia do Todo seno pela soma das partes. Na verdade, porm, o Todo no a soma das partes, no uma sntese de antteses, mas a grande TESE anterior a qualquer anti-TESE e sin-TESE, no um Composto de componentes, mas anterior a componentes e composto, porque Todo simples, absoluto, que se revela e manifesta em partes vrias, mas no se parte. Alis essa palavra partes inexata, porque o Todo no tem partes. Os mundos no so partes ou centelhas de Deus, como dizem os poetas. Melhor seria dizer, os mundos so como os pensamentos do grande PENSADOR (Deus). O pensamento no uma parte do pensador, mas uma manifestao parcial do mesmo. O Todo da Essncia divina se revela, sem cessar, nas suas Existncias, os mundos, ou efeitos, mas esses mundos existenciais no so Deus, mas apenas uns reflexos ou manifestaes finitas da grande Realidade Infinita. A Transcendncia divina est infinitamente alm de todas as suas Imanncias finitas, da mesma forma que a Vida Universal est em cada uma das vidas individuais que dela emanam e nela permanecem, mas a soma total dos indivduos vivos no a Vida Universal; esta anterior s suas manifestaes individuais, e ser depois de todas elas. A clebre questo sobre a origem da vida , filosoficamente, uma questo absurda, baseada numa falsa premissa, uma vez que no h nenhuma origem da Vida, a Vida como tal no tem origem nenhuma, ela essencialmente eterna, auto-existente, autnoma, porque ela a prpria Realidade Csmica, o grande Todo, Deus. Para que o homem possa ter a intuio do Todo antes de conhecer as partes, deve ele ultrapassar a zona dos processos analticos da inteligncia, que s conhece partes; deve abismar-se no oceano da viso espiritual, que entra em contato direto com a Essncia, o Real, o Todo. O conhecimento analtico intelectual falha necessariamente se no estiver baseado na intuio csmica; s a viso simultnea do Todo explica a anlise sucessiva das partes.

As partes s so compreensveis atravs do seu fundamento, o Todo. A mstica uma matemtica csmica.

CREDO QUIA ABSURDUM


Estas palavras do grande Tertuliano de Cartago tm sido muito mal interpretadas e s encontram o seu paralelo no tpico bem-aventurados os pobres de esprito, como os traidores que se julgam tradutores reproduzem uma das palavras mais sublimes do Nazareno. Que absurdo? Absurdo aquilo que ultrapassa o alcance da inteligncia, em grego paradoxo. Absurdo, paradoxal algo to grande que no cabe no estreito recipiente do intelecto. Todas as coisas geralmente grandes so absurdas; do contrrio, no seriam grandes. Diz Tertuliano que s cr nas coisas que so absurdas, porque estas so grandes, ao passo que as coisas pequenas podem ser inteligidas e mentalmente analisadas, precisamente por serem pequenas. Todos os objetos da f, isto , da experincia espiritual, so absurdas, paradoxais. Esse absurdo no produto do ego, mas uma ddiva do Infinito, e o ego s pode receber esse carisma divino no caso que se desegofique e ultrapasse a sua prpria estreiteza. O absurdo do Infinito dado ao homem em momentos de grande silncio e contemplao mstica, quando a pequenez dos sentidos e do intelecto for totalmente eclipsada pela grandeza da alma divina no homem. A pequenez se compraz em rudos a grandeza se revela no meio de grande silncio.

DISON E SEUS 700 FRACASSOS


Antes de conseguir construir a sua lmpada eltrica de filamentos incandescentes, o grande inventor Thomas dison realizara nada menos de 700 experincias, que falharam. Um dos seus colaboradores, desanimado com tantos insucessos, sugeriu-lhe que desistisse de ulteriores tentativas, porque, depois de 700 experimentos, nada conseguira.

Como? Nada conseguimos? exclamou o inventor Conseguimos ultrapassar 700 coisas erradas, estamos bem perto da verdade. E dison descobriu uma grande verdade, para alm de centenas de erros.

SEXISMO E EGOSMO
A igreja romana assume atitude hostil em face do sexo e sexismo ao mesmo tempo que laxa em matria de egosmo. Pode um catlico ser to egosta como quiser, contanto que seja anti-sexualista, considerado bom catlico. A igreja romana considera a castidade, sobretudo a virgindade, como a mais alta das virtudes no que no encontra base no Evangelho de Cristo. Jesus muito mais anti-egosta do que anti-sexista. Muitas das suas parbolas e dos seus ensinamentos em geral so veementes invectivas contra o egosmo e a ganncia nenhuma invectiva contra o sexo, embora recomende a seus discpulos a absteno sexual quem puder compreend-lo compreenda-o! Madalena, que muito pecara no plano do sexo, se torna a sua mais ardente discpula; a adltera absolvida; a samaritana, com seus cinco maridos e mais um amante, merece do Nazareno uma longa e profunda instruo sobre as guas vivas que jorram para a vida eterna e se torna uma espcie de missionria crist na Samria. A insistncia do anti-sexismo por parte da igreja romana est baseada no celibato sacerdotal. Sendo que o sacerdote apresentado ao povo como modelo de perfeio crist, e com ele, desde o sculo 11, tem de ser oficialmente celibatrio, lgico que a virgindade seja exaltada por essa teologia como sendo a culminncia da santidade. Todo o anti-sexismo dessa igreja est a servio da classe sacerdotal e do seu prestgio hierrquico perante o pblico. De resto, evidente que um padre casado no um instrumento to manejvel e dcil nas da autoridade eclesistica como o solteiro. E Iast not least o sacerdote que, legalmente, no tenha famlia (muitos a tm clandestinamente), quando morre, no tem herdeiros necessrios, e sua fortuna passa facilmente para o patrimnio da igreja. Por isto, o Cdigo de Direito Cannico considera delito muito mais grave o padre casar pelo cartrio do que simplesmente viver com mulher e ter filhos com ela, porque, no segundo caso, continua ele legalmente solteiro.

CIDADO DO UNIVERSO
Disseram a Scrates: J que s cidado de Atenas, vive como bom ateniense. Ao que o filsofo respondeu: Eu sou cidado do Universo, e procuro viver como bom cidado csmico. E assim viver na vida e na morte.

NO TERCEIRO CU
Entre 9 e 10 da noite... No solene silncio do meu Shangri-la... Momentos de completa libertao e indizvel delcia... O meu eterno EU, liberto do peso do meu pseudo-eu, contemplava esta massa dormente, inerte, e EU pairava sobre ela, to leve, to luminoso, to divino... Delicioso estado de viglia divina por cima da dormncia humana... Como possvel algum se identificar com o seu ego mortal?! Esse homem deve ser vtima de completo analfabetismo... Aleluia... Hosana...

A MORTE DE JESUS
Falei com uns telogos luteranos. Do imensa importncia ao fato histrico da morte fsica de Jesus no Calvrio; acham que esse evento foi o clmax de toda a histria da humanidade. Na verdade, porm, no merece essa morte corporal tamanha estupefao. O que havia de maior no Cristo era o fato de ele ter ultrapassado a necessidade compulsria de morrer e aceitar a morte com espontnea liberdade, porque sabia que h uma vida maior que a morte. Ningum me tira a vida eu que deponho a minha vida quando quero e a retomo quando quero. Esse triunfo da vida sobre a morte, nascido da sua experincia divina eu e o Pai somos um fato nico na histria da humanidade. A existncia humana de Jesus se acha to intimamente vinculada com a essncia divina do Cristo que ele pode, tranquilamente, permitir, e at provocar a morte fsica. Quem vive 100% a sua imortalidade pode descer ao marco zero da sua mortalidade. Todos os seres vivos temem a morte e a evitam quanto possvel,

porque nenhum deles tem plena conscincia da sua imortalidade. Os seres inconscientes da natureza inferior aceitam, com relativa calma, a morte do indivduo, porque tm o instinto biolgico da sua sobrevivncia na espcie, porque neles predomina a conscincia do grupo, e no a conscincia do indivduo, e, como o grupo ou a espcie sobrevive, pouco importa que o indivduo morra. O homem ego-consciente, mas ainda no cristo-consciente, tem um medo horrvel da morte, porque percebe a longnqua possibilidade de uma imortalidade individual que ele ainda no realizou devidamente, e j no est satisfeito com a simples sobrevivncia racial em seus filhos ou sua espcie, como as criaturas inferiores. Jesus atingira a culminncia da conscincia crstica, e podia brincar com a vida e a morte, como um jogador de xadrez que pe as figuras ora no quadrinho branco ora no quadrinho negro do tabuleiro. A grandeza da sua morte est na grandeza da sua conscincia de que no h morte para quem vive a cada momento a vida eterna. Vem o prncipe deste mundo, mas sobre mim no tem poder porque eu venci o mundo. O ltimo inimigo a ser derrotado a morte.

TALENTO E GNIO
O homem tico, que faz o bem, um talento mas o homem mstico, que bom, um gnio. Talento tcnica. Gnio inspirao. Homem! aprende todas as tcnicas da tua tica consciente e depois esquece-as todas e cede inspirao da tua mstica inconsciente!... A Natureza inspirao sem tcnica consciente. O homem tico tcnica sem inspirao. O homem mstico inspirao que se revela em ticas; ele bom e por isto faz bem. Talento, tica, tcnicas produtos do ego humano.

Gnio, mstica, inspirao carismas do Eu divino no homem e no cosmos; so foras de Deus canalizadas pelo eu humano...

TOLERNCIA OU COMPREENSO?
Dizer que algum tolerante em face de outras religies ou filosofias, no louvor, censura. O homem pode ser tolerante: 1) ou por ser de absoluta indiferena em face do mundo superior, como qualquer animal ou pedra; 2) ou por desdenhar sobranceiramente as idias dos outros. Mas, quando o homem compreende a Verdade Universal, deixa ele de ser simplesmente tolerante; sabe que a Verdade uma s, mas que muitos so os caminhos que conduzem a essa meta final assim como muitos so os afluentes, de guas lmpidas ou turvas, que se lanam magna torrente do Amazonas, a qual se afunda na imensidade do oceano; compreende que cada homem tem de seguir o caminho adaptado a seu gnio peculiar. Sabe que alguns dos seus companheiros de jornada esto no marco 10, outros no 20, outros no 50 da estrada mas que importa? E eu mesmo, em que ponto estou? No marco 20, 70, 90? Esteja onde estiver, o certo que h muitos viajores abaixo e muitos acima de mim. Por isto, eu no apenas tolero os meus companheiros rumo ao Infinito, eu os compreendo e aprovo; sei que esto comigo na mesma direo. Mesmo que alguns deles estejam ainda ziguezagueando, incertos, para a direita e para a esquerda, que importa? O erro tambm aliado da verdade; um dia, tambm eles entraro na linha reta e iniciaro a sua ascenso. O que eu posso fazer por eles prosseguir em linha reta e ser to bom e feliz que tambm eles tenham o desejo de seguir o mesmo caminho.

HOMEM, S: CONFORMISTA E INCONFORMISTA!


Aceita, homem, tudo que h de bom nas tradies do passado e do presente este o teu conformismo. Mas, s tambm inconformista, procurando descobrir o que h de bom e positivo no futuro. No permitas que o teu tradicionalismo mate o teu evolucionismo, nem vice-versa! Guarda o que tens e passa alm!

GRAUS DE CONSCINCIA
Os seres infra-humanos possuem baixo grau de conscincia. O homem adquiriu ego-conscincia, isto , ele se distingue nitidamente dos objetos, das coisas que no so o seu sujeito; cria uma atitude adversativa entre o eu e o no-eu. Acima do ego-consciente da personalidade ego-consciente existe o cosmoconsciente; o ser cosmo-consciente ultrapassa a atitude adversativa sujeito versus objeto; e cria uma atitude complementar, eu e os objetos; o disjuntivo eu e o no-eu passa a ser conjuntivo eu e eles, ns. E com o despontar da conscincia do ns, substituindo a conscincia do eu, tambm tudo que era meu passa a ser nosso e com isto se resolve o problema social da humanidade solvendo o problema individual do homem. Quando o homem passa do eu para o ns, a humanidade passa do meu para o nosso a chave da tica social a mstica individual! Os pretensos reformadores do mundo costumam comear pelo segundo para chegarem ao primeiro, pem os efeitos diante da causa, ou, em linguagem popular, o carro diante dos bois; elaboram magnficos programas sociais e jurdicos mas esquecem-se de que falta o homem para executar esses programas. Aprovamos em cheio a idia de um governo mundial, de uma Corte Internacional de Justia mas perguntamos: onde esto os tijolos e o cimento para to gigantesco edifcio?... Ns estamos ainda labutando nas olarias, a ver se conseguimos fabricar uns tijolinhos individuais assaz resistentes para suportarem tamanho peso... Estamos alimentando a fornalha da mstica, donde sairo os indivduos depurados do ltimo resto de egosmo, para garantirem a tica da humanidade... Somente o homem pode resolver a problema da humanidade... Um nico Francisco de Assis ou Mahatma Gandhi que tenha tido o seu encontro pessoal com Deus, vale mais que uma legio de eruditos profanos com todos os seus programas e estatutos sociais... Quem no aprendeu a ser solitrio com Deus no pode ser solidrio com os homens...

A vasta horizontal da tica sustentada pela profunda vertical da mstica fora desta geometria no h salvao!...

TU S O QUE PENSAS
O homem o resultado dos seus pensamentos habituais. A atitude mental cria os atos externos. Quem vive, habitualmente, em pensamentos largos e benvolos no pode praticar atos estreitos e malvolos. Por isto, cuidado com os pensamentos! Alimento para muitos veneno para muitssimos... A educao dos pensamentos a base para toda a educao e quem d importncia a esse fator primordial da pedagogia? Como pode algum ser bom se os seus pensamentos so maus?... A guerra-fria dos jornais prepara a guerra quente nos campos de batalha; cria o combustvel para ser ignificado, oportunamente. Os poderes pblicos deviam proibir categoricamente qualquer hostilizao mental e verbal a fim de poderem evitar hostilidade real. Mas a heresia da liberdade de pensamento e liberdade de imprensa no permite semelhante servio de profilaxia mental e social. Quem ventos semeia, tempestades colher... Naes Unidas , sem dvida, um belo ideal mas nunca ser slida realidade enquanto no tivermos Mentes Unidas o MU ter de preceder o NU. Gandhi no permitia a seus companheiros de ahimsa e satyagraha que alimentassem pensamentos hostis aos ingleses, para evitar que chegassem a praticar atos hostis. Pensar mal preldio para fazer mal.

PLATO E ARISTTELES
O homem realmente genial no cria padres de conhecimento, como o talento; mas acende faris em praias longnquas para orientar os nautas da humanidade. Plato um gnio creador. Aristteles um talento sistematizador.

E, como a teologia escolstica essencialmente sistematizadora, e no creadora, lgico que Toms de Aquino e toda a sua igreja tenham proclamado o Estagirita como o prncipe da filosofia, ttulo que bem compete ao grande ateniense. Os cursos de filosofia aristotlico-tomista primam por uma fastidiosa aridez; esterilizam a faculdade creadora e lanam o descrdito a toda a filosofia. Todo o atesmo tem base no escolasticismo aristotlico-tomista, que pretende provar com ferramentas intelectuais uma realidade espiritual. Nos trs primeiros sculos do Cristianismo era a filosofia neo-platnica a filosofia clssica da igreja crist. A partir do 4. sculo, aps o consrcio entre o Cristianismo e a poltica do Imprio Romano, predominou o aristotelismo, porque os chefes eclesisticos compreenderam que sobre o alicerce platnico e neo-platnico, que admite a imanncia de Deus no homem, no se pode erguer um edifcio de hierarquia autoritria, que supe a essencial maldade do homem, o pecado original e todos os negativos a serem transformados em positivos pelo poder dos chefes eclesisticos e os sacramentos por eles ministrados. Hoje em dia, a elite espiritual da humanidade est voltando para as grandes verdades da filosofia platnica, proftica, mstica. A hierarquia eclesistica tem maior pavor desse movimento de espiritualidade no-dogmtica do que de qualquer atesmo e materialismo; pois, sendo a alma humana crist por sua prpria natureza, volta-se ela instintivamente para o sol da verdade divina, ultrapassando todas as lmpadas humanas.

IMPERSONALISMO PLATNICO VERSUS PERSONALISMO ARISTOTLICO


Para Plato, o Universal que o Real, ao passo que os Individuais so apenas aparncias, reflexos do Real. Para Aristteles, o Individual que o Real, ao passo que o Universal considerado irreal, fictcio, simples abstrao da nossa mente. Realismo e Nominalismo Atravs de sculos se digladiaram esses dois adversrios invisveis, e a luta ainda no terminou. Da ideologia aristotlica se segue, logicamente, que, se Deus real, no pode deixar de ser individual, como admitem todos os telogos escolsticos do Ocidente. E esse personalismo de Deus favorece grandemente os interesses

da hierarquia eclesistica, como emissria e representante oficial de um Deus pessoal, espcie de imperador ou ditador csmico. Se, porm, o Universal o Real, ento est ele imanente em cada indivduo, onipresente, e, neste caso, religio o despertamento e a evoluo desse germe divino na alma, e a hierarquia no de necessidade absoluta, embora possa ser relativamente til, suposto que seus membros j tenham despertado em si o Deus dormente. Neste ltimo caso, a hierarquia humana perde muito do seu prestgio, porque, em ltima instncia, cada homem tem dentro da sua alma a hierarquia divina, embora apenas em estado latente, e a salvao possvel sem sacerdotes, bispos, papa, sacramentos, Bblia, etc. Os quakers (Society of Friends), frisando a luz interna (inner light) como supremo tribunal do homem, foram excomungados pela Igreja Anglicana, incapaz de compreender to grande verdade. Mas essa luz interna s se acende na alma no seio de um grande silncio e de prolongadas meditaes. Se a humanidade ocidental tivesse sido espiritualmente madura ao advento do Cristianismo, teria o grandioso Monismo Universal dos neo-platnicos prevalecido contra o confuso Pluralismo Individual dos aristotlicos. Mas, devido imaturidade filosfico-espiritual da humanidade do Ocidente, predominou o primitivismo aristotlico-escolstico, que foi oficializado, no sculo 16, pelo Conclio de Trento. O setor protestante do Cristianismo tambm construiu a sua teologia sobre o mesmo individualismo, embora os Reformadores tivessem tido, de incio, a boa vontade de voltarem ao universalismo espiritual; a interpretao analtica da letra da Bblia matou a compreenso csmica do esprito da mesma. Os pases do Oriente, profundamente proftico-platnico-msticos, nunca aceitaram, nem jamais aceitaro, o Cristianismo nessa forma teolgica em que ele conhecido entre ns. A ndia e a China esto realizando a alma do Cristianismo revelia do corpo do mesmo. A Rssia, pas tradicionalmente cristo, hostiliza abertamente o nosso Cristianismo, e, como ela no conhece outro mais verdadeiro, proclama que toda a religio pio para o povo. tempo para compreendermos e vivermos gloriosamente a alma do Evangelho do Cristo, que no ocidental nem oriental, mas universal.

O IDEAL O REAL
Devido nossa estreiteza, chamamos o Irreal o Ideal, quando o Ideal que o Real por excelncia, porque o Ideal o Universal, o Abstrato, ao passo que o concreto (isto , o condensado) apenas um estado de passivilizao ou

deteriorizao, uma objetivao secundria. Os fatos no so a Realidade, mas apenas uma projeo ou objetivao, um reflexo no espelho da Realidade. Pela meditao que culmina no samadhi, ultrapassamos o sansara dos efeitos transitrios e atingimos o nirvana da Causa permanente. Jesus, o Cristo, o maior realista que a histria conhece.

NOMES VRIOS PARA O ANNIMO


O Eidos (idia), de Plato. A Morph (forma), de Aristteles. O Logos (razo), de Herclito e de Joo Evangelista. O Brahman, dos hindus. O Esprito, a Verdade, o Pai, de Jesus Cristo. A Substncia, a Natura Naturans, de Spinoza. O Absoluto, o Eterno, o Infinito, o Universal, o Um e o Todo, dos metafsicos. A Conscincia Csmica, dos msticos. A Luz, a Vida, o Amor, o Yahveh, da Bblia. O Tao, dos chineses. A Alma do Universo, dos iniciados. O Ens-a-se, dos escolsticos. O Super-ser, de Plotino. A Lei da Harmonia, de Einstein. Tudo isto e mil outros nomes so tentativas de dizer o indizvel, de dar nome ao Annimo e Inominvel.

O MISTRIO DA ESFINGE
Meio leo, meio mulher poder e beleza deitada, com a cabea erguida, fitando com os grandes olhos cheios de vacuidade vcuos de Maya e plenos de Brahman o deserto do Infinito, para alm de todos os horizontes finitos, envolta numa aura de eternidade que smbolo mais eloquente poderia haver

para o homem imerso em Deus, cheio de poderosa beleza e de belo poder, to longnquo no seu ser e to propnquo no seu agir?... Esfinge, tu s eu... Esfinge, eu sou tu...

GUERRA MUNDIAL, I, II III?


Se a terceira guerra mundial vier, como afirmam os videntes e querem os fabricantes de armas nucleares, ser a destruio de todos os anti-cristos que hoje guerreiam o Cristo o Catolicismo Romano, o Protestantismo americano e o Atesmo sovitico. Nenhum desses trs setores da igreja crist tomou a srio a mensagem central do Nazareno, os dois grandes mandamentos, dos quais dependem toda a lei e os profetas: Amars o Senhor teu Deus de todo o teu corao e amars o teu prximo como a ti mesmo. O Ideal do Cristo foi substitudo pelo dolo do anti-cristo, multiforme, multicor egosmo eclesistico, egosmo nacionalista sempre sob a bandeira do Cristo. S nos ltimos decnios, resolveu a Rssia arriar a bandeira do Cristianismo, que os outros dois conservam ainda na fachada dos seus edifcios; a Rssia hostiliza abertamente o que o Catolicismo e o Protestantismo hostilizam disfaradamente... O esprito do Cristo continua a ser crucificado, atravs dos sculos e milnios... A sinagoga mancomunada com Iscariotes continuam a bradar: Ns temos uma lei e segundo a lei ele deve morrer... Segundo todos os indcios, o Vaticano, a mais antiga potncia anti-crist, ser derrotado, em primeiro lugar, pelo Comunismo Sovitico, o anti-cristo mais recente. Depois disto, sucumbir a potncia anti-crist da democracia angloamericana, juntamente com seus reboques latino-americanos; por fim, a Rssia, dona nica do planeta Terra, apodrecer no seu prprio poderio e luxo, como aconteceu com o Imprio Romano, no auge do seu absolutismo, porque todo o poder corrompe, e o poder absoluto corrompe absolutamente... Depois disto, removidas as trs potncias anti-crists que navegam sob a bandeira do Cristo, estar aberto o caminho para o triunfo do Evangelho e a definitiva vitria do Sermo da Montanha, que at hoje apenas serviu para sermes, filosofia e poesia. At esse tempo, ter a humanidade sofrido tais horrores, com guerras nucleares e seu sucedneo, os aparelhos blicos de matria astral menteguiados, que os homens estaro maduros para compreender o esprito do Cristo-redentor. E ento haver um novo cu e uma nova terra...

SOMOS AINDA CRISTOS?


Ou melhor: Ser que j somos cristos? Poucos, sim uns poucos escolhidos. Muitos, no os muitos chamados. Alguns esto a caminho do Cristo, ultrapassando o Cristianismo.

VERDADE E BELEZA
Verdade sem Beleza fere. Beleza sem Verdade falha. Verdade com Beleza fascina.

RAZO, INTELIGNCIA, VONTADE


A Razo, o divino Logos, vida divina. A Inteligncia, o lcifer, luz mental que indica a direo. A Vontade, o eros, a fora que trilha esse caminho lcido rumo vida. A Razo infinito reservatrio de energias. A Inteligncia um canal. A Vontade o movimento dinmico das energias atravs desse canal. Quando o homem canaliza somente o contedo do seu lcifer mental impelido pelo eros volitivo, pratica magia mental, que a mais alta forma de egosmo. E todo o luciferismo , em ltima instncia, auto-destruidor. Exemplo: guerra dos gigantes, torre de Babel, Atlntida.

NEO-PLATONISMO
Ver a grande unidade do Real para alm de todas as diversidades que esse Real projeta no mundo dos fenmenos; enxergar o mar eterno por debaixo das ondas efmeras; descobrir a luz incolor para alm da disperso multicor; intuir Brahman em plena Maya isto neo-platonismo, que enche a alma de uma grande segurana, serenidade e beatitude. No torna o homem indiferente e

aptico em face do mundo e da vida, mas afirma todas as pequenas vidas individuais por amor grande Vida Universal, ama as cores por causa do Incolor, as ondas por causa do Mar, os rudos por causa do Silncio, Maya por causa de Brahman. o amor-livre substituindo o amor-escravo dos profanos e o amor-nulo dos indiferentes.

O CLERO VIVE DO PECADO ORIGINAL


Se no h pecado original vindo de fora do homem, herana de Ado, tambm no h redeno do pecado vindo de fora, dos merecimentos do Cristo. E, neste caso, todo homem potencialmente bom, e sua redeno consiste em se tornar atualmente bom. Se assim , a ao do clero, embora possa ser til, no absolutamente necessria. No caso, porm, de ser o homem essencialmente mau, concebido e nascido em pecado original, o clero absolutamente necessrio, porque tem de aplicar ao homem as foras da redeno, atravs de sacramentos, monoplio dele. Com a aceitao ou rejeio do pecado original, vive ou morre o clero. Se o clero faz questo de existir, necessrio que o pecado original exista.

VALOR INFINITO NEUTRALIZA DBITO FINITO?


Afirmam os telogos que uma nica Missa tem valor infinito, por ser a repetio da morte de Jesus no Calvrio. Afirmam ainda que todos os dbitos das almas do purgatrio so finitos. Pela lgica e matemtica que conhecemos, devia uma nica Missa, de valor infinito, cancelar todos os dbitos finitos e esvaziar totalmente o purgatrio? Em vez disto, porm, manda o clero rezar Missas em nmero indeterminado para qualquer alma individual, e, depois de centenas de Missas, todas de valor infinito, ainda no h certeza de que os dbitos da alma, todos finitos, tenham sido cancelados. No faz isto suspeitar de que a Verdade foi sacrificada ao Dinheiro? No podeis servir a dois senhores: a Deus e a Mammon... Se isto religio, no tem a Rssia razo em bradar que religio pio (mistificao) para o povo? E, em vez de gritar contra o atesmo e anticristianismo dos soviticos, no seria melhor que o clero comeasse a ser integralmente sincero com o povo e consigo mesmo, no sacrificando a Verdade do Evangelho aos seus interesses financeiros e ao seu prestgio social?

As mais terrveis armas de que o comunismo dispe foram forjadas pelas igrejas crists, e o bero de todo o atesmo a teologia clerical.

DE JESUS AT NS
Agostinho e Toms de Aquino representam o catolicismo romano. Paulo e Lutero deram origem ao protestantismo, porque os reformadores do sculo 16 remontaram at teologia das epstolas paulinas, sobretudo aos Romanos, mas no foram at ao Evangelho do Cristo; e at hoje, juntamente com o catolicismo romano, continua a marcar passo no dualismo da sinagoga decadente, de que Paulo foi o porta-voz parcial. Este grande pioneiro do primeiro sculo genuinamente crstico-evanglico em muitos pontos, mas no se libertou totalmente de certas taras da sinagoga, de que fora rabino, e, infelizmente, a igreja crist, assombrada pela autoridade do grande Tarsense, no soube depurar o ouro do Cristo que h nas epstolas paulinas, das escrias da sinagoga decadente, que nelas se encontram tambm. A igreja romana propende fortemente para a magia sacramental de Agostinho, o africano, onde sempre prevaleceu o elemento mgico (Egito antigo, macumba moderna), o protestantismo, por sua vez, simpatiza mais com Paulo, seguindo a linha do legalismo automtico da sinagoga, substituindo o sangue do antigo bode expiatrio pelo sangue de Jesus. O carter de Jesus no nem paulino nem agostiniano, nem asitico nem africano, mas nitidamente universal, csmico. Desligado de tempo e espao, de rito e raa, de credo e classe, a mensagem do Nazareno algo totalmente indito e original. Neste universalismo independente, o Nazareno muito mais rio (ariano) do que semita, e no de admirar que Alfred Rosenberg, no seu Mito do sculo vinte, tenha impugnado a ascendncia semita de Jesus, fazendo-o passar por um legtimo rio. Jesus ignora completamente um reino de Deus que venha de fora do homem, por meio de quaisquer ritos externos. Ele todo proftico-platnico-mstico, e nada sacerdotal-aristotlico-escolstico; nascido na linha divisria entre Oriente e Ocidente, fundiu numa grandiosa unidade orgnica tudo que h de contemplativo no Leste e de dinmico no Oeste. Infelizmente, a teologia eclesistica construda sobre esse grande Universalismo monista do Nazareno toda dualista unilateral. Por isto, no Oriente no existem at hoje sequer 5% de cristos eclesisticos.

Hoje em dia, boa parte do mundo espiritual est fazendo um esforo honesto para remontar at ao prprio Cristo, ultrapassando todas as teologias crists. Paradoxalmente, para chegar ao Cristo, temos de ultrapassar o Cristianismo. Naturalmente, quem no tiver suficiente autonomia espiritual, far bem em no buscar o Cristo fora do Cristianismo, mas continue a professar o Cristianismo tradicional, como caminho para o Cristo. Nem todos tm a experincia csmica de Mahatma Gandhi que possam dizer: Aceito o Cristo e o seu Evangelho, mas no aceito o vosso Cristianismo.

SALVAR O TODO SALVAR A PARTE


Quem quiser salvar a parte custa do Todo o ego sacrificando o Eu esse perder tanto o Todo como a parte, tanto o Eu como o ego. esta a matemtica csmica do Evangelho de Cristo. Quem quiser salvar a sua vida (ego), perd-la-, mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho (Eu), este a salvar, porque, salvando a alma, o Eu divino, salva tambm o seu ego humano, revelado pelo corpo e estar salvo o homem total. O ego o pior inimigo do Eu, Mas o Eu o melhor amigo do ego.

O GRANDE ENIGMA DA F
deveras estranho que o homem no queira sacrificar o seu ego para realizar o seu Eu. A razo dessa renitncia a falta de experincia que ele tem do seu verdadeiro Eu, a alma; o homem profano, quando muito, cr vagamente na realidade da alma, que lhe como fogo pintado, mas no fogo real. Tudo que simples objeto de crena vago e ineficiente. E por isto no tem ele a coragem de enfrentar alguma dificuldade para realizar o seu Eu central, a alma. Cr na alma, mas no tem f, no sentido de experincia direta e vital dessa realidade. E precisamente aqui que est a dificuldade: o homem simplesmente crente e ainda no experiente deve agir como se fosse um experiente; deve agir eticamente como se tivesse experincia mstica. Ora, sabido que toda a tica pr-mstica uma tica sacrificial, dolorosa e tudo que difcil no tem garantia de perpetuidade; s o que o homem faz com espontnea alegria e jubilos a facilidade que tem garantia real de continuidade e perpetuao. Esse como se que a grande dificuldade...

Deve o homem pr-mstico ser sacrificialmente bom, andar pelo caminho estreito e passar pela porta apertada, carregando a sua cruz. Mas esse sacrifcio de agir como se j tivesse experincia divina antes de a ter o melhor preparativo para essa experincia. um sofrimento metafsico e sem sofrimento no h redeno. O sofrimento , talvez, o fator mais misterioso e menos compreendido em todo esse processo de redeno e auto-realizao. A sua funo precpua e decisiva. Em ltima anlise, o homem s possui, firme e irrevogavelmente, aquilo que ele sofreu nas ntimas profundezas do seu ser. Querer possuir algo que no se tenha sofrido, pretender o impossvel. Toda a vida nova est condicionada ao sofrimento e morte de algo. S se entra legitimamente no reino dos cus pela porta estreita do sofrimento. Se algum me prometesse um cu cujo preldio no seja o sofrimento, desconfiaria desse cu, suspeitaria nesse oferecimento uma cilada, um estratagema qualquer. E se eu por impossvel entrasse nesse cu sem passar pelo sofrimento, no estaria realmente no cu, porque uma beatitude apenas gozada, e no sofrida, no seria seno uma pseudobeatitude. Prefiro um cu sofrido a um cu gozado. Semelhante atitude, naturalmente, absurda e ridcula perante o tribunal da inteligncia do ego, no o nego, mas no deixa de ser profundamente verdadeira luz do Eu espiritual. H uma lgica da alma que a inteligncia ignora e sempre ignorar. E , precisamente, em virtude dessa lgica da alma que eu prefiro um cu sofrido a um cu gozado. Essa lgica da alma, que a inteligncia desconhece, que a verdadeira f.

GLRIA E TORMENTO DOS GNIOS


Sete cidades da Grcia disputam entre si o privilgio de ter sido o bero do incomparvel Homero e atravs dessas sete cidades peregrinou o grande poeta pico, em vida, mendigando o seu sustento... Dizem que o gnio antecipa o seu tempo, o que no bem exato; segundo as eternas leis csmicas, aparece o gnio precisamente quando o mundo necessita dele. Isto, porm, no quer dizer que ele no sobrepuje as massas por sculos e milnios mas isto faz parte do seu tempo e da sua misso. Se o gnio fosse apenas um passivo refletor, um espelho acomodatcio opinio pblica dominante, aos caprichos da turbamulta, no seria gnio; ele gnio por seu inconformismo, por ser pioneiro e diretor de milhares e de milhes.

Esta sua misso, naturalmente, no pode deixar de ser o seu martrio um martrio glorioso. Um bandeirante de mundos ignotos no deve esperar outra coisa. O seu destino , geralmente, trgico, no presente. Se fosse um pacfico conformista, viveria em paz com todos os medocres; mas, por ser um transformista, muitos o temem, muitssimos o odeiam e uns poucos o amam e admiram. S um grande homem pode ser intensamente odiado e intensamente amado. Mediocridades no so odiadas nem amadas so esquecidas. O gnio amado com mstica veemncia por todos aqueles que nele vem o seu prprio Eu melhor e mais puro e odiado com metafsica violncia por aqueles que se sentem eclipsados em sua pequenez pela grandeza do gnio. Ningum pode professar neutralidade em face dum verdadeiro gnio, porque ele terremoto e tempestade, terrivelmente perturbador... Amigos e inimigos adivinham nele algo fora do comum... O gnio nunca amado com afetiva familiaridade, mas amado e adorado como um misto de assombro e admirao... Gnios, salvadores, avatares, profetas, videntes, pioneiros, mahatmas e maharishis so eles os verdadeiros veculos do progresso da humanidade, porque no se conformam com a cmoda rotina dos muitos, mas, transformados como so, querem transformar os outros o que gera serfico amor ou dio satnico. Quem no sente em si a coragem de ser mrtir, no se arvore em pioneiro das massas!

VIDENTES S CONHECEM O PRESENTE


Quando dizemos que um vidente previu acontecimentos futuros, cometemos dois erros: pr indica futuro, viu diz passado; mas o vidente ignora passado e futuro, s conhece o presente. Passado e futuro so tempo; o presente a eternidade, o sem-tempo. O tempo uma criao dos nossos sentidos; mas o vidente no opera atravs dos sentidos, ele est intuindo a realidade diretamente em si mesmo, independente de qualquer sentido, com o poder da alma, que nada sabe de tempo nem de espao. Por isto, para o verdadeiro vidente, tudo acontece agora e aqui, sem durao nem dimenso, fora de tempo e espao. O vidente no previu, mas v, assim como Deus v todas as coisas, agora e aqui. Sendo que o homem comum s conhece atravs dos sentidos, -lhe praticamente impossvel imaginar como se possa conhecer de outro modo.

CRISTIANISMO ESOTRICO OU EXOTRICO?


Desde o sculo 4, o Cristianismo abandonou o seu aspecto esotrico, proftico, mstico, platnico, que do Evangelho, e aparece em roupagens exotricas, aristotlicas, escolsticas, teolgicas, para atender s necessidades da imensa maioria dos seus filhos, que eram espiritualmente analfabetos escravos e libertos do Imprio Romano, e as hordas selvagens vindas do Norte e do Leste. A creatio ex nihilo, cu e inferno como lugares, os sacramentos como automatismos rituais, inferno eterno creado por Deus, a infalibilidade do papa e da Bblia tudo isto visceralmente exotrico. Por isto, o Oriente, de elevada cultura esotrica, j nesse tempo, no aceitou o nosso Cristianismo teolgico; at hoje no h no Oriente 5% de cristos eclesisticos. Os cristos gnsticos e neo-platnicos dos primeiros sculos, que professavam um Cristianismo esotrico-mstico, foram perseguidos pelos representantes do cristianismo hierrquico-exotrico. At aos nossos dias, qualquer tendncia esotricomstica dentro da igreja organizada considerada como heresia.

ALMA
Este conceito ocidental no existe no Oriente como entidade permanente. Em vez disto h o princpio de conscincia (consciousness, Bewusstsein), que como que um foco varivel, capaz de se condensar e descondensar, conforme as experincias que adquire; um vortex do Eu em evoluo.

SE NO VOS TORNARDES COMO CRIANAS...


No devemos ficar crianas, mas sim tornar-nos como crianas, depois de sermos adultos. Esta segunda fase da infncia, criada livremente pelo homem plenamente adulto, o definitivo teste da sua plena adultez. Quem, depois de adulto, no for capaz de se tornar como se fosse criana, no est plenamente maduro na sua evoluo. uma infncia pleni-consciente, e no uma infncia inconsciente, e muito menos um infantilismo pseudo-consciente. Ser como criana, no por ignorncia natural, mas por sapincia de experincia. ultrapassar no s o subconsciente infantil, mas tambm o consciente juvenil e entrar no superconsciente csmico.

VIDA OU OS MEIOS DA VIDA?


deveras estranho! O homem comum passa a existncia toda correndo atrs dos meios de vida e se esquece da vida! Vtima duma espcie de alucinao coletiva, pensa que deva acumular mais e mais matria-morta para poder viver, e quanto mais possui, mais deseja possuir e no fim de 60, 80 anos morre sem ter vivido realmente... Agoniza meio sculo margem da vida... Se o homem descobrisse quanto necessita para uma vida normal, adquirisse esses meios, e depois vivesse para ideais superiores, levaria vida plena... A fim de poder viver mais calmamente, sem preocupaes financeiras, devia o homem plantar um pomar de frutas variadas, que lhe rendesse o alimento necessrio durante meio sculo, sem a necessidade de refazer cada ano essa fonte de subsistncia, e teria tempo de sobra para coisas melhores. O costume de plantar hortas anuais um erro; as hortas deviam ser apenas como que um enchimento da dieta humana; o principal devia consistir em frutas de rvores longevas, e, se necessrio, leite e ovos. Ser que nas frutas de rvores longevas ou seculares no est o princpio da longevidade para o homem? As hortalias vivem apenas um ano, ou menos; uma nogueira ou castanheira vive sculos. Nozes, abacate, banana e mamo contm todos os elementos necessrios para a manuteno do corpo humano.

INCONSCIENTE, UNIVERSAL, INFINITO, DEUS


O Universal de Plato o nico Real, assim como o Inconsciente de Jung, o grande X, a misteriosa Incgnita, donde deriva todo o resto. Tudo que cgnito, consciente, finito, deixa de ser Real, passando a um simples Realizado. O nosso Consciente uma diminuio do Inconsciente, porque este o Oniconsciente em si, o grande e nico Real. Ningum pode ser consciente do Todo, a conscincia exige algo finito, algo parcial. Para alm de todos os finitos cognoscveis est o Infinito Incognoscvel. O Inconsciente em mim o meu Creador e Salvador, porque o Oniconsciente. O ocidental procura a Deus no Infinito do Alm, de fora, rumo a todas as periferias do Universo, at atingir a ltima fronteira; mas no h nada ltimo nesse terreno das quantidades finitas, do mundo existencial; se assim no

fosse, seria Deus a soma total dos finitos, e estaramos em puro pantesmo ou dualismo. O oriental, por sua vez, foge de todas as periferias existenciais e vai cavando rumo ao centro essencial. Para ele, Deus no ex-siste, mas in-siste, ou melhor, simplesmente siste, ou ; Deus o grande SISTENTE, o ENTE, o YAHVEH, o puro SER. Mas esse , ou EU SOU O QUE SOU, est para alm de todas as existncias, e, por isto mesmo, para alm do nosso Consciente. Para alm do ocaso do Consciente dos sentidos e da mente desponta a alvorada do Inconsciente da razo espiritual. Deus a morte do Consciente e a vida do Inconsciente, ele, sem forma, nem cor, nem nome, fora de tempo, espao e causalidade...

AUTO-REDENO OU ALO-REDENO?
Se a nossa teologia ocidental a ltima palavra sobre o Cristianismo, ento, evidente que o Ocidente cristo eternamente incompatvel com o Oriente pago, e todos os esforos dos missionrios so, praticamente, inteis; s ser aceito pelos ignorantes, mas nunca pelos sapientes. Nenhum cristo teolgico aceitar a possibilidade de ele se auto-redimir assim como nenhum budista autntico adora um Deus pessoal fora dele. Mas, se nas profundezas do Cristianismo evanglico jaz um princpio de autoredeno, como o Sermo da Montanha faz ver, redeno pela graa do Cristo interno ento podemos lanar uma ponte sobre o abismo. ridculo e pueril apoderarmo-nos de certas tcnicas orientais, decor-Ias, grud-Ias em nossa periferia ocidental, e pensarmos que tenhamos lanado uma ponte de compreenso entre os dois hemisfrios da humanidade. A nossa inextirpvel extroverso e a profunda introverso do oriental no podem ser congraados em pouco tempo. A ponte existe, mas no est nas tcnicas de uma apropriao externa, horizontal, mas sim numa profunda experincia vertical da alma humana de c e de l. A vacuidade central do oriental e a plenitude perifrica do ocidental so idnticas. O Infinito de Dentro o Infinito de fora. Deus o Todo, e o Nada, o Sim e o No, a Luz e as Trevas no na horizontal das polaridades, mas na vertical da impolaridade.

QUAL A GRAA?
Literatura imensa tem sido escrita sobre o mistrio da graa.

Charis e Gratia significam, propriamente, beleza. Tambm em vernculo, usamos esse vocbulo para dom gratuito e beleza. O kosmos dos gregos a beleza do universo. A graa, a bem dizer, o Infinito, o Todo, o Inconsciente. algo longnquo, obscuro, no controlado pelo pequeno Consciente do ego, no merecido, no causado. O Consciente representa sempre um menos, uma parte, ao passo que o Inconsciente o mais, o Todo. Quando o Inconsciente invade o Consciente, sem que este o tenha causado, ento falamos em graa, em carisma, em dom gratuito. Quando o Inconsciente no coopera devidamente com o Consciente, entramos em apuros; a mquina funciona sem volante, aos trancos... Por isto, diz a sabedoria do povo: Mais vale a quem Deus ajuda do que quem cedo madruga. O Consciente sem a larga substrutura do Inconsciente como a luz intermitente daquelas cinco virgens tolas da parbola; falta o azeite do Inconsciente capaz de transformar em luz permanente e tranquila a luz intermitente e inquieta. Os deuses esto irados, diziam os antigos, num caso desses; tudo vai mal sem a ajuda dos deuses. Ou na linguagem do Evangelho, deve o homem buscar em primeiro lugar o reino de Deus e sua justia, para que todas as outras coisas lhe sejam acrescentadas as coisas do Consciente funcionam bem quando o Inconsciente est presente como invisvel substrato; ento o homem anda na presena de Deus e perfeito, ento ele para sempre, e nunca deixa de orar... Para alm das luzes da ribalta, do cenrio visvel do nosso Consciente, por entre a invisvel penumbra dos bastidores do Inconsciente, converge toda a sabedoria dos sculos e milnios da humanidade... O oriental tem contato mais direto com o nirvana do Inconsciente do que com o sansara do Consciente. Geralmente, o chins, o japons, o hindu no conhecem nervosidade. O ocidental vive mais no Consciente e menos no Inconsciente, e procura ento substituir a falta de segurana interna com toda a espcie de seguranas ou pseudo-seguranas externas, dominando violentamente o ambiente pelas conquistas da cincia e da tcnica.

ABSOLUTA OBJETIVIDADE
O dolo do homem ocidental, sobretudo do cultor das cincias exatas, se gaba da sua absoluta objetividade e no percebe o ridculo dessa sua atitude... Gaba-se de uma bonequinha de celulide ou dum aviozinho de elstico, como as crianas do jardim de infncia.

O homem oriental tem horror a essa objetividade, porque j compreendeu que o objetivo derivado, ilusrio, reflexo no espelho, eco longnquo da Realidade. Prefere o nirvana do Inconsciente ao sansara do Consciente, e encontra paz nessa estratosfera, onde no h tempestades nem conflitos, por falta de suficiente diferenciao e polaridade. O ocidental objetiva-se na cincia e tcnica das suas invenes o oriental subjetiva-se na sabedoria espiritual da sua mstica. Ambos perdem metade do mundo da Realidade Integral, que no objetivo nem subjetivo, nem material nem espiritual, mas Universal. O ocidental sofre o seu ruidoso sansara objetivo o oriental goza o seu silencioso nirvana subjetivo mas a vida real no gozo nem sofrimento, uma sntese dessas duas coisas, um doloroso gozar e um gozos o sofrer por mais paradoxal que isto parea aos profanos da direita ou da esquerda... S o Homem Csmico que vive integralmente. Tanto o unilateralismo extroverso do ocidental como o unilateralismo introverso do oriental so necessrios para criar a universalidade onilateral do homem completo, que exige diferenciao mxima de elementos antitticos a fim de construir a verdadeira sntese final da grandeza. Mas o homem, tanto de c como de l, deve ultrapassar as duas metades justapostas das antteses para realizar o Todo orgnico da grande sntese.

ANALISAR E PROFANAR
Cuidado com a anlise de textos sacros! Toda a anlise profana! Pode um texto sacro ser, intelectualmente, absurdo e ilgico, e, no obstante, ter grande valor espiritual ou emocional. H uma lgica ultra-intelectual, e at anti-intelectual, como a do Sermo da Montanha, que , certamente, o mais absurdo dos documentos quando analisado luz da inteligncia lucifrica. Tudo que se pode pensar e dizer degradado; no a Realidade integral nem a Sacralidade pura. Real e puro somente o impensvel e o indizvel. S o que se pode sentir e viver misticamente, na silenciosa solido da alma com Deus, isto que plenamente verdadeiro, belo e puro e muitos textos sacros refletem essa pureza sacral, que de modo algum deve ser prostitudo com anlises mentais nem com rudos verbais. A letra mata mas o esprito d vida... Quem j saboreou esse impondervel contedo espiritual de certos textos sente-se traumatizado quando v o seu sacrrio brutalmente invadido por mo ou mente profana. O invlucro que o erudito analisa no , para o homem

espiritual, a verdadeira realidade; era apenas uma roupagem externa, fortuita, que a suprema Verdade e Beleza vestira de passagem para se tornar visvel. Toda a anlise mental de uma realidade espiritual um estupro sacrlego, que s um profano pode cometer. No necessrio que a revelao divina seja intelectualmente verdadeira. No faz mal que uma experincia mstica seja intelectualmente absurda e paradoxal... A Verdade habita para alm de todas as nossas torres de Babel... Credo quia absurdum...

UNIDADE INCONSCIENTE PLURALIDADE CONSCIENTE


O homem oriental nunca se distanciou notavelmente da grande Unidade do Inconsciente; continua 90% imerso nesse oceano inconsciente; nunca nasceu plenamente para o nosso mundo consciente. E por isto diz ingenuamente: Eu SOU DEUS, o que soa to blasfemo aos ouvidos do ocidental, porque este realizou uma grande distanciao da Unidade do Inconsciente, caindo 90% na Pluralidade do Consciente, e por isto, se ele diz EU SOU DEUS, refere esse Eu a seus 90% de Consciente (ego), e no aos 10% do seu Inconsciente (Eu) quando o oriental fala em nome dos seus 90% de Inconsciente, que realmente Deus, o Deus nele ou seu Eu divino. O Eu do oriental o seu Indivduo indiviso do grande Inconsciente, ao passo que o Eu do ocidental a sua Persona separada do grande Inconsciente e identificado com o pequeno Consciente da sua mscara perifrica. Cada um dos dois, como se v, entende com a palavra Eu algo grandemente diverso. Vs sois deuses estas palavras de Jesus so tipicamente orientais, que o ocidental tenta em vo justificar. Idem Vs sois a luz do mundo que telogo dualista pode aprovar tais palavras, quando a sua igreja lhe manda crer que todo homem treva e pecado por sua ntima natureza, escravo de Satans, filho da ira divina, como se l em todos os nossos catecismos e tratados teolgicos? deveras estranho que a igreja, atravs de quase dois milnios, tenha podido manter uma teologia diametralmente oposta ao esprito do Cristo. S mesmo a fora de uma acintosa e sistemtica ignorncia de seus filhos e graas a uma casustica exegtica que consegue injetar aos textos sacros um sentido que eles no tm. Devido a essa diversidade do conceito do Eu, perigoso para o ocidental apropriar-se, sem mais nem menos, das tcnicas yoga do Oriente e repetir

servilmente frases que, no seu pas de origem, tm sentido totalmente diferente do que ns entendemos. No, no basta que copiemos tcnicas, necessrio que procuremos adquirir experincia interna e despertemos em ns a mesma conscincia unitria que caracteriza toda a filosofia mstica do Oriente. Do contrrio, produziremos um mostrengo hbrido intolervel e blasfemo. Dentro da zona da nossa teologia dualista, absurdo querermos compreender a filosofia monista. Felizmente, o Evangelho oferece base para esse profundo e vasto monismo filosfico-mstico. Eu e o Pai somos um, tipicamente monista-oriental. O que falta cristificarmos a teologia eclesistica.

OSMOSE CSMICA
Quando o nosso Consciente se expe demoradamente atuao direta do Inconsciente, experimentamos uma sensao de progressiva libertao; uma fora estranha nos invade, que nos enche de alegria annima. que o nosso Consciente equivale a uma priso, uma fraqueza, uma angstia ao passo que o Inconsciente liberdade, fora, largueza. Em consequncia dessa infiltrao osmtica do Inconsciente, o Consciente se vai expandindo e libertando, tornando-se leve, luminoso, feliz; a pequena bateria recebe foras da grande bateria. Mas, como esse processo de impondervel infiltrao no controlvel na zona vgil do nosso ego, natural que falemos em graa ou carisma que a ao benfica do divino Inconsciente sobre o humano Consciente. Esse Inconsciente , em si, o Oniconsciente, o Infinito, o Todo; mas, para o nosso pequeno Consciente, funciona como um Inconsciente. Ningum pode ser um bom cristo eclesistico praticar yoga, de boa conscincia mas possvel ser um perfeito cristo evanglico e praticar yoga. Nenhum cristo ocidental que no queira trocar a sua teologia pelo Evangelho pode ser um bom yogui; no consegue cancelar esses quase 2.000 anos de Cristianismo dualista que a hierarquia eclesistica engendrou, desde o quarto sculo; por mais que o nosso cristo se diga monista oriental ou evanglico, no seu subconsciente continua a prevalecer a Idade Mdia; sobre essa inconsciente substrutura escolstica no possvel erguer uma superestrutura mstica. Para abraar em cheio a mstica, devia o homem tomar a srio o Sermo da Montanha; no devia ter casa nem famlia nem profisso lucrativa; devia reduzir ao mnimo o seu conforto, abolir rdio, televiso, telefone, no ter dinheiro algum em casa nem aplices nos bancos porque tudo isto so

fortalezas e trincheiras do velho ego. Quem pratica yoga numa das nossas cidades modernas, cercado de todo o conforto e amparado por seguros de vida, pratica fraude espiritual e criminosa mistificao, em vez de mstica.

ADORAO TRANSBORDANDO EM AO
entrada de um centro espiritualista em construo encontrei vistosa faixa com esses dizeres: Jesus no quer adorao, mas ao. assaz comum esse erro, que Cristianismo seja apenas ao, realizao externa, e, no melhor dos casos, tica, caridade, filantropia. Na verdade, porm, o Cristianismo do Cristo a mais alta mstica transbordando em tica, adorao manifestando-se em ao. Todo o problema do homem est em criar dentro de si uma mstica de adorao o primeiro mandamento to intensa que extravase espontaneamente em tica de ao o segundo mandamento. Fazer profisso de tica sem possuir a mstica leva, quase sempre, conscincia de vaidade e auto-complacncia, que j uma derrota, mesmo no caso que as obras externas prosperem, graas ao dinheiro e poltica. A tica no deve, em hiptese alguma, ser uma profisso, mas um simples fenmeno concomitante e como que fortuito da experincia mstica; assim, se conserva sadia, bela e leve.

NDICE

PRELIMINARES FECHAR O CIRCUITO! O SEGURO MORREU DE VELHO SEGURO DE VIDA DEUS EM TI ESPELHO OU JANELA? INTROSPECO NO E EGOCENTRISMO CRISTO E CRISTIANISMO ASSIM FALOU MAHATMA GANDHI FALA UM GRANDE INDILOGO ESPRITO DO ORIENTE E DO OCIDENTE CICLOS CSMICOS INDIVIDUAL - COLETIVO A RELIGIO DE EINSTEIN O COSMOS E INDIVISVEL CONTINUA O MISTRIO DO UNIVERSO HARMONIA CSMICA DOS GRANDES GNIOS RELIGIOSOS O PERIGO DE NO FAZER NADA PALAVRAS FORTES - CAUSA FRACA O MESMO NEM SEMPRE O MESMO ALTO - MAS NO DEMAIS CRIMES E VCIOS EXCESSIVAMENTE CLARO

A VOZ DA INTUIO QUEM PROVA A EXISTNCIA DE DEUS ATEU A VIDA NO UMA TEORIA CRER OU DESCRER NADA RESOLVE HARMONIZAR O AGIR COM O SER UNO E MLTIPLO CARREGO COMIGO A MINHA CAVERNA BUDISMO, BRAMANISMO, ROMANISMO - RELIGIES PARA ELITE PAZ INTERNACIONAL - S NO CEMITRIO PEIXINHOS EM POA DGUA DA PRAIA BUROCRATIZANDO E VOLATILIZANDO O CRISTIANISMO ADULTERAO DA BBLIA REALISMO - IDEALISMO O MUNDO EM DEUS OU O MUNDO SEM DEUS TOTALITARISMOS - CATLICO E PROTESTANTE MARIA - PRIMEIRA REVOLUCIONRIA MSTICA-SOCIAL TODA REVOLUO EFICIENTE MSTICA INTERPRETAES HISTRICAS DO CRISTIANISMO ETERNO NO H CRISTIANISMO TERICO DO CRISTIANISMO AO CRISTO DA CARIDADE AO AMOR CARIDADE, NO - JUSTIA, SIM JESUS DEU ESMOLA? DEUS NO ENTRA NA ALMA APREENDER E COMPREENDER - DESCOBRIR FATOS, REALIZAR VALORES O DESERTO VIVENTE

ACEITAR A DIVINDADE DE CRISTO - O QUE ? O HOMEM ESPIRITUAL ATRAENTE? DOIS TIPOS DE PREGADORES TRANSCENDENTE, ENCARNADO, IMANENTE CREIO NA COMUNHO DOS SANTOS QUE PERSONALIDADE? DESCOBRIMENTO - OU REVELAO? CERTEZA TEOLGICA NO NECESSRIA NEM SUFICIENTE PENSAMENTO SINTETIZADO ORAO - ESSNCIA DE TODAS AS RELIGIES O MISTRIO DA ORAO SUPERIOR A FASCINANTE AVENTURA DA ORAO SUPERIOR OS SANTOS PROVAM A VERDADE DUMA IGREJA? VERDADEIRA CATOLICIDADE PROCESSO DE INCUBAO A LEI DA EVOLUO INSTINTO - FILTRO SELETIVO TRS ESTGIOS DE ORAO EMBRIO MATERIAL - EMBRIO ESPIRITUAL A NATUREZA E DEMOCRTICA - OU ARISTOCRTICA? PODE VOC SOLVER O MISTRIO DA VIDA? DEUS MANDA DOENAS? O PAI NOSSO EM ARAMAICO ANLISE PSICOLGICA E SNTESE METAFSICA CURA PELO PODER ESPIRITUAL POR QUE SEGUIMOS GUIAS ESPIRITUAIS

COMO PODERIA EU GOZAR NO CU - QUANDO OUTROS SOFREM NO INFERNO? AMOR FRUSTRADO EXPERINCIA CSMICA TRANSUBSTANCIAO NA ERA ATMICA MATEMTICA FSICO-MENTAL VERSUS MATEMTICA ESPIRITUAL PENSAMENTO E SENTIMENTO CONHECE-TE E CONHECERS OS OUTROS! A VERDADEIRA CATOLICIDADE - ESSA DESCONHECIDA O SEGREDO DA CURA PELA F O MAIS PROFUNDO DESEJO DO HOMEM AGONIA DAS PRIMAVERAS AUTO-REALIZAO - OU ALO-REALIZAES? OS CARACTERSTICOS DO HOMEM CSMICO OS DONS DA CONSCINCIA CSMICA AMOR UNIVERSAL - SEGREDO DA CONSCINCIA CSMICA QUEM COMPREENDE A DEUS IGNORA TODAS AS COISAS PARAFRASEANDO OS INICIADOS NO CU E NO PURGATRIO MSTICA E TICA CONSCINCIA CSMICA MAIS QUE MORALIDADE ENTRE SCHOPENHAUER E NIETZCHE SOLUO LTIMA DE TODOS OS PROBLEMAS A NOITE TENEBROSA DO MSTICO PARTURIO MSTICA REGRESSANDO DE DEUS PARA O MUNDO NO SOU ALTRUSTA!

CURRUIRAS E MARIPOSAS AMIGAS EU ESTOU EM TUDO - E TUDO EST EM MIM PROPINQUIDADE E LONGINQUIDADE ALMA EM DIVINA GESTAO AO - ADORAO EM PERSPECTIVA - OU EM PANORAMA? O ILOGISMO DA CONSCINCIA MSTICA ESTRUPO ESPIRITUAL QUIETUDE PUREZA COMPREENDER SER VERDADES PARADOXAIS MINHA CONSCINCIA O MEU MUNDO EXPERINCIA E MSTICA DA NATUREZA O HOMEM INFINITO EU E O UNIVERSO SOMOS UM QUANDO MORRE O DEVER RELIGIO E MORALIDADE GUARDA O QUE TENS - E PASSA ALM! CREDO DINMICO O TODO SIMULTNEO - AS PARTES SO SUCESSIVAS MECANIZAO DA NOSSA CULTURA AMOR - O RETORNO AO UNIVERSAL REAL, REALIZADO, IRREAL POR QUE SOU INFELIZ? MEA CULPA, MEA CULPA, MEA MAXIMA CULPA TODOS OS MUNDOS ESTO AQUI OS TRS CRIVOS EM MIM

INDIMENSIONALIDADE EKKLESA INQUIETUDE METAFSICA DO HOMEM MODERNO NO NECESSITAMOS DE NOVAS TEOLOGIAS ENCONTRO COM DEUS MATEMTICA E MSTICA CREDO QUIA ABSURDUM DISON - E SEUS 700 FRACASSOS SEXISMO E EGOSMO CIDADO DO UNIVERSO NO TERCEIRO CU A MORTE DE JESUS TALENTO - E GNIO TOLERNCIA - OU COMPREENSO? HOMEM, S CONFORMISTA - E INCONFORMISTA! GRAUS DE CONSCINCIA TU S O QUE PENSAS PLATO E ARISTTELES IMPERSONALISMO ARISTOTLICO O IDEAL O REAL NOMES VRIOS PARA O ANNIMO O MISTRIO DA ESFINGE GUERRA MUNDIAL, I, II - III? SOMOS AINDA CRISTOS? VERDADE E BELEZA RAZO, INTELIGNCIA, VONTADE PLATNICO VERSUS PERSONALISMO

NEO-PLATONISMO O CLERO VIVE DO PECADO ORIGINAL VALOR INFINITO NEUTRALIZA DBITO FINITO? DE JESUS AT NS SALVAR O TODO SALVAR A PARTE O GRANDE ENIGMA DA F GLRIA E TORMENTO DOS GNIOS VIDENTES S CONHECEM O PRESENTE CRISTIANISMO ESOTRICO - OU EXOTRICO? ALMA SE NO VOS TORNARDES COMO CRIANAS VIDA - OU OS MEIOS DA VIDA? INCONSCIENTE, UNIVERSAL, INFINITO, DEUS AUTO-REDENO - OU ALO-REDENO? QUAL A GRAA? ABSOLUTA OBJETIVIDADE ANALISAR PROFANAR UNIDADE INCONSCIENTE - PLURALIDADE CONSCIENTE OSMOSE CSMICA ADORAO TRANSBORDANDO EM AO

HUBERTO ROHDEN
VIDA E OBRA

Nasceu na antiga regio de Tubaro, hoje So Ludgero, Santa Catarina, Brasil em 1893. Fez estudos no Rio Grande do Sul. Formou-se em Cincias, Filosofia e Teologia em universidades da Europa Innsbruck (ustria), Valkenburg (Holanda) e Npoles (Itlia). De regresso ao Brasil, trabalhou como professor, conferencista e escritor. Publicou mais de 65 obras sobre cincia, filosofia e religio, entre as quais vrias foram traduzidas para outras lnguas, inclusive para o esperanto; algumas existem em braile, para institutos de cegos. Rohden no est filiado a nenhuma igreja, seita ou partido poltico. Fundou e dirigiu o movimento filosfico e espiritual Alvorada. De 1945 a 1946 teve uma bolsa de estudos para pesquisas cientficas, na Universidade de Princeton, New Jersey (Estados Unidos), onde conviveu com Albert Einstein e lanou os alicerces para o movimento de mbito mundial da Filosofia Univrsica, tomando por base do pensamento e da vida humana a constituio do prprio Universo, evidenciando a afinidade entre Matemtica, Metafsica e Mstica. Em 1946, Huberto Rohden foi convidado pela American University, de Washington, D.C., para reger as ctedras de Filosofia Universal e de Religies Comparadas, cargo esse que exerceu durante cinco anos.

Durante a ltima Guerra Mundial foi convidado pelo Bureau of lnter-American Affairs, de Washington, para fazer parte do corpo de tradutores das notcias de guerra, do ingls para o portugus. Ainda na American University, de Washington, fundou o Brazilian Center, centro cultural brasileiro, com o fim de manter intercmbio cultural entre o Brasil e os Estados Unidos. Na capital dos Estados Unidos, Rohden frequentou, durante trs anos, o Golden Lotus Temple, onde foi iniciado em Kriya Yga por Swami Premananda, diretor hindu desse ashram. Ao fim de sua permanncia nos Estados Unidos, Huberto Rohden foi convidado para fazer parte do corpo docente da nova International Christian University (ICU), de Metaka, Japo, a fim de reger as ctedras de Filosofia Universal e Religies Comparadas; mas, por causa da guerra na Coria, a universidade japonesa no foi inaugurada, e Rohden regressou ao Brasil. Em So Paulo foi nomeado professor de Filosofia na Universidade Mackenzie, cargo do qual no tomou posse. Em 1952, fundou em So Paulo a Instituio Cultural e Beneficente Alvorada, onde mantinha cursos permanentes em So Paulo, Rio de Janeiro e Goinia, sobre Filosofia Univrsica e Filosofia do Evangelho, e dirigia Casas de Retiro Espiritual (ashrams) em diversos Estados do Brasil. Em 1969, Huberto Rohden empreendeu viagens de estudo e experincia espiritual pela Palestina, Egito, ndia e Nepal, realizando diversas conferncias com grupos de yoguis na ndia. Em 1976, Rohden foi chamado a Portugal para fazer conferncias sobre autoconhecimento e auto-realizao. Em Lisboa fundou um setor do Centro de Auto-Realizao Alvorada. Nos ltimos anos, Rohden residia na capital de So Paulo, onde permanecia alguns dias da semana escrevendo e reescrevendo seus livros, nos textos definitivos. Costumava passar trs dias da semana no ashram, em contato com a natureza, plantando rvores, flores ou trabalhando no seu apirio-modelo. Quando estava na capital, Rohden frequentava periodicamente a editora responsvel pela publicao de seus livros, dando-lhe orientao cultural e inspirao. zero hora do dia 8 de outubro de 1981, aps longa internao em uma clnica naturista de So Paulo, aos 87 anos, o professor Huberto Rohden partiu deste mundo e do convvio de seus amigos e discpulos. Suas ltimas palavras em estado consciente foram: Eu vim para servir Humanidade. Rohden deixa, para as geraes futuras, um legado cultural e um exemplo de f e trabalho, somente comparados aos dos grandes homens do sculo XX.

RELAO DE OBRAS DO PROF. HUBERTO ROHDEN

COLEO FILOSOFIA UNIVERSAL: O PENSAMENTO FILOSFICO DA ANTIGUIDADE A FILOSOFIA CONTEMPORNEA O ESPRITO DA FILOSOFIA ORIENTAL

COLEO FILOSOFIA DO EVANGELHO: FILOSOFIA CSMICA DO EVANGELHO O SERMO DA MONTANHA ASSIM DIZIA O MESTRE O TRIUNFO DA VIDA SOBRE A MORTE O NOSSO MESTRE

COLEO FILOSOFIA DA VIDA: DE ALMA PARA ALMA DOLOS OU IDEAL? ESCALANDO O HIMALAIA O CAMINHO DA FELICIDADE DEUS EM ESPRITO E VERDADE EM COMUNHO COM DEUS

COSMORAMA PORQUE SOFREMOS LCIFER E LGOS A GRANDE LIBERTAO BHAGAVAD GITA (TRADUO) SETAS PARA O INFINITO ENTRE DOIS MUNDOS MINHAS VIVNCIAS NA PALESTINA, EGITO E NDIA FILOSOFIA DA ARTE A ARTE DE CURAR PELO ESPRITO. AUTOR: JOEL GOLDSMITH (TRADUO) ORIENTANDO QUE VOS PARECE DO CRISTO? EDUCAO DO HOMEM INTEGRAL DIAS DE GRANDE PAZ (TRADUO) O DRAMA MILENAR DO CRISTO E DO ANTICRISTO LUZES E SOMBRAS DA ALVORADA ROTEIRO CSMICO A METAFSICA DO CRISTIANISMO A VOZ DO SILNCIO TAO TE CHING DE LAO-TS (TRADUO) SABEDORIA DAS PARBOLAS O QUINTO EVANGELHO SEGUNDO TOM (TRADUO) A NOVA HUMANIDADE A MENSAGEM VIVA DO CRISTO (OS QUATRO EVANGELHOS TRADUO) RUMO CONSCINCIA CSMICA O HOMEM

ESTRATGIAS DE LCIFER O HOMEM E O UNIVERSO IMPERATIVOS DA VIDA PROFANOS E INICIADOS NOVO TESTAMENTO LAMPEJOS EVANGLICOS O CRISTO CSMICO E OS ESSNIOS A EXPERINCIA CSMICA

COLEO MISTRIOS DA NATUREZA: MARAVILHAS DO UNIVERSO ALEGORIAS SIS POR MUNDOS IGNOTOS

COLEO BIOGRAFIAS: PAULO DE TARSO AGOSTINHO POR UM IDEAL 2 VOLS. AUTOBIOGRAFIA MAHATMA GANDHI JESUS NAZARENO EINSTEIN O ENIGMA DO UNIVERSO PASCAL MYRIAM

COLEO OPSCULOS: SADE E FELICIDADE PELA COSMO-MEDITAO

CATECISMO DA FILOSOFIA ASSIM DIZIA MAHATMA GANDHI (100 PENSAMENTOS) ACONTECEU ENTRE 2000 E 3000 CINCIA, MILAGRE E ORAO SO COMPATVEIS? CENTROS DE AUTO-REALIZAO

Anda mungkin juga menyukai