Anda di halaman 1dari 3

Trabalho de Artes

Forr

Escola: E.M.E.F P.C.A Diretor: Ruberval Dib de Miranda Professora: Cristianny Arajo Aluno: Kevin Matheus Alvarenga Turno: Manh Data: 07/10/2013 Turma:F8MR01

Forr um ritmo e dana tpicos da Regio Nordeste do Brasil praticada nas festas juninas e outros eventos. Diante a impreciso do termo, no existe consenso quanto a definio musical do forr como estilo musical, sendo geralmente associado o nome como uma generalizao de vrios ritmos musicais daquela regio,como baio, a quadrilha, o xaxado, que tem influncias holandesas e o xote, que tem influncia de Portugal. So tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeo, que no forr tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de tringulo. Tambm chamado arrasta-p, bate-chinela, fob. O forr possui semelhanas com o tor e o arrastar dos ps dos ndios, com os ritmos binrios portugueses e holandeses, porque so ritmos de origem europeia a chula, denominada pelos nordestinos simplesmente "forr", xote e variedades de polcas europeias que so chamadas pelos nordestinos de arrasta-p e ou quadrilhas. A dana do forr tem influncia direta das danas de salo europeias, como evidencia nossa histria de colonizao e invases europeias. Alm do forr tradicional, existem outras variaes, tais como o forr eletrnico, e o forr universitrio, surgido na capital paulista no final da dcada de 90, que uma espcie de revitalizao do forr tradicional, que eventualmente acrescenta contrabaixo e violo aos instrumentos tradicionais, sendo a principal caracterstica os trs passos bsicos, sendo um deles o "2 para l 2 para c", que veio da polca. Conhecido e praticado em todo o Brasil, o forr especialmente popular nas cidades brasileiras de Campina Grande, Caruaru, Mossor e Juazeiro do Norte, que sediam as maiores Festa de So Joo do pas. J nas capitais Aracaju, Fortaleza, Joo Pessoa, Natal, Macei, Recife, e Teresina, so tradicionais as festas e apresentaes de bandas de forr em eventos privados que atraem especialmente os jovens.
O termo "forr", segundo o fillogo pernambucano Evanildo Bechara uma variante do antigo galego-portugus forbod, relacionando o termo a farbodo, do francs faux-bourdon, que teria a conotao de desentoao. O elo semntico entre fabordo e forrobod tem origem, segundo Fermn Bouza-Brey, na regio noroeste da Pennsula Ibrica (Galiza e norte de Portugal), onde "a gente dana a golpe de bumbo, com pontos monorrtmicos montonos desse baile que se chama forbod"

O forr tornou-se um fenmeno pop em princpios da dcada de 1950. Em 1949, Luiz Gonzaga gravou "Forr de Man Vito", de sua autoria em parceria com Z Dantas e em 1958, "Forr no escuro". No entanto, o forr popularizou-se em todo o Brasil com a intensa imigrao dos nordestinos para outras regies do pas, especialmente, para as capitais: Braslia, Rio de Janeiro e So Paulo. Nos anos 1970, surgiram, nessas e noutras cidades brasileiras, "casas de forr". Artistas nordestinos que j faziam sucesso tornaram-se consagrados (Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Genival Lacerda) e outros surgiram. Depois de um perodo de desinteresse na dcada de 1980, o forr ganhou novo flego da dcada de 1990 em diante, com o surgimento e sucesso de novos trios e artistas de forr.

O forr danado em pares que executam diversas evolues, diferentes para o forr nordestino e o forr universitrio: O forr nordestino executado com mais malcia e sensualidade, o que exige maior cumplicidade entre os parceiros. Os principais passos desse estilo so a levantada de perna e a testada (as testas do par se encontram), tambm conhecido pelo termo "Cretinagem". O forr universitrio possui mais evolues. Os passos principais so:

dobradia - abertura lateral do par; caminhada - passo do par para a frente ou para trs; comemorao - passo de balanada, com a perna do cavalheiro entre a perna da dama; giro simples; giro do cavalheiro; oito - o cavalheiro e a dama ficam de costas e passam um pelo outro.

Anda mungkin juga menyukai