Anda di halaman 1dari 47

LIBRAS

Aula noite I a VI
Fabola Fo Perodo: Abril, Maio e Junho. NAPNE Ncleo de Atendimento
as Pessoas com Necessidades Especiais.

LIBRAS
HISTRIA

Gerolamo Cardomo (1501 a 1576), mdico e matemtico inventou um cdigo para ensinar pessoas surdas a ler e escrever, influenciando o monge beneditino Pedro Ponce de Leon (15201584) a desenvolver um mtodo de educao para pessoa com deficincia auditiva, por meio de sinais. Esses mtodos contrariaram o pensamento da sociedade da poca que no acreditava que pessoas surdas pudessem ser educadas.

Juan Pablo Bonet (1579-1633)


Escreveu sobre as causas das deficincias auditivas e dos problemas da comunicao, condenando os mtodos brutais e de gritos para ensinar alunos surdos.

Lngua de sinais apresentada pela primeira vez por Pablo Bonet em seu livro Reduction de las letras y arte para ensenar a hablar los mudos.

Lngua de sinais apresentada pela primeira vez por Pablo Bonet em seu livro Reduction de las letras y arte para ensenar a hablar los mudos.

Deficincia auditiva
Termo designado pessoas que tiveram uma perda sensorial auditiva. No designa o grupo cultural dos surdos.

SURDO O fato de uma pessoa ser surda no significa que ela seja muda.
A mudez uma outra deficincia, totalmente desagregada surdez. So minorias os surdos que tambm so mudos. Tambm possvel um surdo nunca ter falado, sem que seja mudo, mas apenas por falta de exerccio. Por isso, o surdo s ser tambm mudo se, e somente se, for constatada clinicamente deficincia na sua oralizao, impedindo-o de emitir sons.

Por isto, um erro cham-los de surdo-mudo. Apague esta idia!

Alguns pontos diante de uma pessoa surda:


Olhar em seus olhos enquanto estiver falando; Falar com movimentos labiais bem definidos,; Sem alteraes de voz; Evite falar de costas, de lado ou com a cabea baixa; Seja expressivo; expressivo; Caso queira chamar a ateno, sinalize as mos no campo visual ou toque gentilmente em seu brao. Sinais em lugares adequados. adequados.

No posso dizer que estou cansado, tendo uma expresso de sorriso, assim como no posso dizer que estou feliz tendo uma expresso de tristeza.

Alfabeto

Numerais

Pontos a serem discutidos na aula:


O importante o contexto da frase e no o sinal isolado; A lngua de sinais so feitas em um espao neutro a frente do emissor; Para aprimorar os conhecimentos e os movimentos dos sinais, preciso treinamento e se possvel um contato direto com uma pessoa surda, isso facilitar o aprimoramento dos sinais, como tambm para os movimentos das mos.

Apresentao
Bom Dia Boa Tarde Boa Noite Meu / minha Eu tenho Teu / seu Nosso

Meu nome ..... Como vai voc? Eu vou bem, obrigada! Eu no vou muito bem! Estou trabalhando demais e ando muito cansado!

Apresentao Professor em Libras Apresentao dos alunos em Libras; Sinais dos pronomes possessivos (meu, teu, nosso, eu tenho), pedindo um exemplo com cada pronome. OBS: cada palavra que o professor no saiba, ser escrita no quadro e procurada no dicionrio Acesso Brasil. Expressar um sentimento sem utilizar as expresses faciais, s os movimentos do corpo. Exerccio para dar importncia as expresses.

Sinais de FAMLIA FAMLIA, , junto com o de homem e mulher.


Pai Me Filho (a) Tio (a) Sobrinho (a) Irmo () V ()

ESTADO CIVIL Casado Solteiro Amante Noivo Namorado


Conversas sobre a famlia. alunos e professor; Dilogo Famlia, retirado do livro: Libras em Contexto: Curso Bsico Livro Estudante; autor: Tanya A. Felipe. Reproduzir e apresentar para a turma.

Atividade Animais
Mmica dos animais (Imitar os animais, utilizando o corpo e expresses); Retomar os animais utilizando o prximo slides; Depois fazer a dinmica da seqncia das palavras, onde o aluno faz o seu e acrescenta o do colega.

Ensinando os sinais de alguns Animais

Dicionrio Acesso Brasil

Link

Ensinando os sinais de algumas

Frutas

Frutas
Perguntas: Que fruta voc mais gosta? Vamos ir a feira? Nessa dinmica o aluno fala: Eu ir a feira e querer... faz o sinal de uma fruta e acrescenta a do colega ao lado e assim por diante at cessar todas as frutas aprendidas.

Elementos

Acesse os Links para conhecer cada assunto!

Alfabeto; Link Numerais; Link Comprimentos, pronomes pessoais e verbos; Link Cores, vesturio, Pronomes interrogativos e verbos; Link Dados pessoais, adjetivos e verbos; Link

Reviso utilizando o CD
No Mundo dos Surdos (01) Famlia (02) Numerais para quantidade (03) Datilogia (04) Pronomes Demonstrativos (05)
O CD disponibilizado pelo curso Libras da UCS Carvi.

Meses do ano

Janeiro

Fevereiro

Maro

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Dias da semana
Segunda Tera Quarta Quinta Sexta Sbado Domingo

Atividades
Perguntar para os colegas o dia, dia, ms e ano de nascimento, nascimento , ou seja, dia de seu aniversrio aniversrio. . (Depois mostrar para a professora) Escolher um ms e pedir para o aluno fazer o sinal sinal. . Assim como o dia da semana. semana.

Reconhecendo frases sinalizadas


Entregar uma atividade para que possam reconhecer e conhecer as falas de uma pessoas surda.

Atividade retirada do livro: Libras em Contexto: Curso Bsico Livro Estudante; Autor: Tanya A. Felipe.

Pases Cidade Bairro Estados

Capitais

Amricas e alguns Pases

Perguntas
Voc j viajou para que lugar do Brasil? Que lugares fora do Brasil voc conhece? Voc mora aonde? Pas Estado? Qual bairro? Qual cidade? Qual o nome da Rua?

Cores
Amarelo Verde Marrom Vermelho Preto Branco Azul claro Azul escuro Laranja Rosa Roxo

Cores
Descrever a roupa para o colega, enfatizando as cores. Dinmica das cores: o aluno fala a cor e acrescenta a cor do colega.

Atividade final
Criar em duplas, contextos utilizando os sinais aprendidos : Escolha um ou mais de um e crie conversas, que envolvam um desses assuntos. Famlia Animais Frutas Meses do ano Dias da semana Pases Estados Cidades Capitais Observao: A conversa deve ter no mnimo 5 dilogos cada integrante. Antes de inici-la deve situar os colegas sobre o assunto escolhido.

Dicionrios de libras. Dicionrio Libras. Disponvel em: <http://www.dicionariolibras.com.br/website/dicionariolibras/datilolog ia.asp?cod=124&idi=1&moe=6> acesso em 13 abril 2009. Libras. Disponvel em: <http://www.acessobrasil.org.br/libras/> acesso em 13 abril 2009. INES. Disponvel em: <http://www.ines.gov.br/libras/index.htm> acesso em 13 abril 2009. Fala sobre as possibilidade de sinais com a configurao de mo selecionada .

Anda mungkin juga menyukai