Anda di halaman 1dari 2

John Wesley, a pregao da Palavra e os pastores do sculo XXI Sou profundo admirador do ministrio de John Wesley.

Esse grande avivalista contribuiu em muito com o desenvolvimento da f evanglica. Wesley, em nome de Cristo, enfrentou dificuldades, oposies, perseguies, propagando um estilo de vida piedoso e santo onde o que importava era uma vida separada e consagrada ao Senhor. Esse grande homem de Deus tratava a pregao da Palavra com enorme seriedade. Em 17/08/1760, ele escreveu uma sincera carta a John Trembath exortando-o a agir diligentemente no preparo e aplicao do sermo. O que tem lhe prejudicado excessivamente nos ltimos tempos e, temo que seja o mesmo atualmente, a carncia de leitura. Eu raramente conheci um pregador que lesse to pouco. E talvez por negligenciar a leitura, voc tenha perdido o gosto por ela. Por esta razo, o seu talento na pregao no se desenvolve. Voc apenas o mesmo de h sete anos. vigoroso, mas no profundo; h pouca variedade; no h seqncia de argumentos. S a leitura pode suprir esta deficincia, juntamente com a meditao e a orao diria. Voc engana a si mesmo, omitindo isso. Voc nunca poder ser um pregador fecundo nem mesmo um crente completo. Vamos, comece! Estabelea um horrio para exerccios pessoais. Poder adquirir o gosto que no tem; o que no incio tedioso ser agradvel, posteriormente. Quer goste ou no, leia e ore diariamente. para sua vida; no h outro caminho; caso contrrio, voc ser, sempre, um frvolo, medocre e superficial pregador." Caro leitor, Wesley lidava com a pregao do Evangelho Eterno, de forma santa. No entanto, ao contrrio dos dias deste grande avivalista, parte dos nossos pastores tm tratado deste oficio com desdm e despreparo. Infelizmente comum ouvirmos alguns pregadores afirmando que Deus mudou seu sermo na ltima hora. Ora, claro que Deus pode fazer o que quiser, at porque, ele Senhor e Soberano sobre nossas vidas. Entretanto, acredito que os que comumente fazem isso, demonstram no ter efetivamente se preparado para o culto, isso porque, se assim tivessem, teriam sido instrudos pelo Senhor quanto o sermo a ser pregado. Isto posto, afirmo que o ministro do evangelho precisa se dedicar com esmero a leitura e orao, at porque, agindo assim se livrar da mediocridade to comum aos nossos dias. Em tempos tenebrosos como os nossos, mais do que nunca necessitamos de pastores como John Wesley que com maestria dedicava-se a pregar a Santa e Maravilhosa Palavra de Deus. Que Deus tenha misericrdia de nossa gerao. Por: Renato Vargens

O texto em apreo uma dissertao, embora esteja na primeira pessoa, o que no recomendado. Nele o autor apresenta sua tese, elabora 4 argumentos para sustent-la e prope uma soluo, veja o esquema: TESE: Devem, os pregadores, agirem diligentemente no preparo e aplicao do sermo. (Deduz que os pregadores esto fazendo pouco caso da pregao da Palavra de Deus.) 1 Argumento: Apela para um grande avivalista: John Wesley 2 Argumento: Trecho de uma carta de Wesley para um pregador de sua poca. Nela ele exorta para o preparo do pregador: 1 ateno, a leitura no deve ser negligenciada; 2 meditao e orao diria; 3 disciplina. 3 Argumento: Pregao do evangelho e santidade andam juntas; falta preparo por parte de alguns pastores.

4 Argumento: Despreparados, dizem que Deus mudou seu sermo na ltima hora (testemunho pessoal de fato observado). Soluo: Pregadores precisam de uma vida de santidade e devoo a Deus para no serem medocres.

Anda mungkin juga menyukai