Anda di halaman 1dari 8

CONSTRUO DE EDIFCIOS

AULA 5 PG 1

CONSTRUO DE EDIFCIOS

Este material parte integrante da disciplina Construo de Edifcios oferecido pela UNINOVE. O acesso s atividades, as leituras interativas, os exerccios, chats, fruns de discusso e a comunicao com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente de aprendizagem on-line.

AULA 5 PG 2

CONSTRUO DE EDIFCIOS

Sumrio

AULA 05 AGREGADOS NA CONSTRUO CIVIL ......................................................................4 Classificao dos agregados .......................................................................................................6 REFERNCIAS ...............................................................................................................................8

AULA 5 PG 3

CONSTRUO DE EDIFCIOS

AULA 05 AGREGADOS NA CONSTRUO CIVIL

Esta aula tem por objetivo fazer com que o aluno conhea agregados alternativos aos agregados de origem mineral.

Qualquer que seja o elemento estrutural a ser construdo ou o acabamento a ser feito, eles levaro argamassa ou concreto. Da o assunto AGREGADOS novamente! Conforme j vimos nas aulas de Materiais de Construo Civil I, os agregados para concreto ou argamassas so partculas granulares quimicamente inertes a princpio. O termo quimicamente inertes significa que eles no reagem com a gua, o cimento e quaisquer substncias usadas na mistura do concreto e da argamassa. Ou, pelo menos eles deveriam ser assim! Entretanto, a RAA (reao lcali-agregado) tem sido uma patologia frequente causada por reao qumica entre componentes minerais presentes em certos agregados e a pasta de cimento Portland. A produo dos agregados est diretamente relacionada aos impactos ambientais. Os agregados minerais so os mais utilizados no Brasil. A atuao das pedreiras constitui uma atividade extrativa de impacto ambiental, em que reas so desertificadas. A norma NBR 7211:2009 Agregados para concreto Especificao usa a terminologia agregado mido para caracterizar os fragmentos rochosos com dimenses nominais entre #0,15 mm e #4,75 mm, e agregado grado, para dimenses nominais superiores a #4,75 mm. So agregados midos: a areia e o pedrisco. So agregados grados: as britas (pedras P1, P2, P3, P4), as pedras de mo etc. Para que se usa agregados? Por duas razes: baixo custo e elevada resistncia mecnica. Os agregados so mais baratos do que os aglomerantes. A elevada resistncia mecnica faz dos agregados materiais de enchimento nas misturas de concreto ou argamassa. Eles possuem resistncia abraso e melhoram o desempenho das argamassas, porque reduzem a retrao das pastas de aglomerantes e facilitam a trabalhabilidade. Os agregados ocupam, pelo menos, 70% do concreto. Da eles dominam as propriedades mecnicas e fsicas do concreto estrutural. Por isso a importncia do estudo de suas caractersticas fsicas e mecnicas para o melhor desempenho do concreto, tanto no estado
AULA 5 PG 4

CONSTRUO DE EDIFCIOS

fresco como no estado endurecido.

Acesse a plataforma de estudo para realizar leitura complementar e conhea as principais matrias-primas dos agregados mais usados no Brasil .

As rochas de arenitos fornecem agregados permeveis e friveis. Esse termo frivel muito usado na rea de minerao e significa frgil, quebradio. O seixo rolado no precisa de nenhuma industrializao por meio de britagem ou outros mtodos mecnicos de fragmentao, porque eles j so encontrados na natureza em tamanhos pequenos, prprios para serem agregados aos concretos ou argamassas. A areia natural encontrada em minas, margens de rios e mares, que so resultados da decomposio de rochas, principalmente o granito. O principal componente mineral dessas areias o quartzo, mas elas podem conter outros minerais, tais como o feldspato e a mica.

Acesse a plataforma de estudo para realizar leitura complementar e saiba mais sobre os agregados que so provenientes da decomposio das rochas.

Por que importante saber a formao mineralgica? Porque cada tipo de formao (resfriamento do magma, sedimentao, metamorfose) influencia as propriedades mecnicas dos agregados. Por exemplo, os agregados de rochas magmticas apresentam maior resistncia mecnica que os das demais rochas. Assim, os agregados de granito so mais resistentes do que os agregados calcreos. O uso de agregados naturais deve-se facilidade de encontr-los na natureza. Mas qualquer material que possua a qualidade de inerte e tenha boa resistncia mecnica e resistncia abraso, massa especfica, mdulo de elasticidade, textura superficial pode ser usado como agregado. Tudo vai depender da disponibilidade dos materiais disponveis nas proximidades da obra. Por exemplo, saibro (mistura de areia e argila), escrias de alto-forno e de aciaria, RCD (resduos de construo e demolio) e gros de polipropileno reciclados podem ser usados para
AULA 5 PG 5

CONSTRUO DE EDIFCIOS

agregados.

Classificao dos agregados


A Erro! Fonte de referncia no encontrada. apresenta, resumidamente, as principais formas de classificao dos agregados usados na Construo Civil. As duas mais importantes so: quanto ao tamanho dos gros e quanto massa especfica aparente. O tamanho dos gros importante para a dosagem dos outros materiais na mistura de concreto. A anlise granulomtrica fornece a granulometria, que essencial para estabelecer parmetros de dosagem de misturas de concreto e argamassas, tais como: os teores de gua, de cimento e de aditivos.

Acesse a plataforma de estudo para realizar leitura complementar

Glanulometria, graduao ou composio granulomtrica do agregado a distribuio percentual dos seus diversos tamanhos de gros, considerando a quantidade de material, em massa, retido nas peneiras da srie normal, usadas no ensaio de granulometria, apresentado na norma NBR 7217:1987. Assim, qualquer material inerte, que tenha forma de gros definida e classificao granulomtrica conforme a norma NBR 7217:1987, pode ser usado como agregado para concreto. J que os agregados constituem cerca de 70% do volume total da mistura de concreto, a massa especfica aparente dos agregados determinaro qual ser a massa especfica do concreto. simples: agregados leves vo dar origem a concretos leves; agregados de massa normal vo dar origem a concretos de densidade normal; e os agregados pesados vo dar origem a concretos pesados (de elevada densidade). Normalmente a massa especfica aparente dos agregados tambm serve de indicativo das caractersticas de desempenho proteo trmica, acstica ou nuclear do concreto endurecido.

AULA 5 PG 6

CONSTRUO DE EDIFCIOS

Acesse a plataforma de estudo para realizar leitura complementar referente ao "Concreto de agregado leve".

AULA 5 PG 7

CONSTRUO DE EDIFCIOS

REFERNCIAS
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 13529: Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgnicas. Rio de Janeiro, 1995. 8 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14432: Agregados Determinao do inchamento de agregado mido - Mtodo de ensaio. Rio de Janeiro, 2006. 5 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 7211: Agregados para concreto - Especificao. Rio de Janeiro, 2009. 9 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBRNM 248: Agregados Determinao da composio granulomtrica. Rio de Janeiro, 2003. 6 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBRNM 49: Agregado fino Determinao de impurezas orgnicas. Rio de Janeiro, 2003. 3 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 9775: Agregados Determinao da umidade superficial em agregados midos por meio do frasco de Chapman. Rio de Janeiro, 1987. 3 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBRNM 52: Agregado mido Determinao de massa especfica e massa especfica aparente. Rio de Janeiro, 2003. 3 p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBRNM 30: Agregado mido Determinao da absoro de gua. Rio de Janeiro, 2001. 3 p. BAUER, L. A. F. Materiais de construo. So Paulo: Livros Tcnicos e Cientficos, 2001. v.1 e v.2. CECHELLA, I. (Ed.). Materiais de Construo Civil. 1 vol. So Paulo: IBRACON; 2005. COELHO, R. T. Contribuio ao estudo da aplicao de materiais alternativos nos compsitos base de cimento Portland: Uso de gros de polipropileno reciclado em substituio aos agregados do concreto. 2005. xv p., 150 p. Dissertao (Mestrado) Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2005. PETRUCCI, E. G. Materiais de construo. 14. ed. Porto Alegre: Globo, 2005. xvi, 435 p.

AULA 5 PG 8

Anda mungkin juga menyukai