Anda di halaman 1dari 3

1

Cloreto de Polivinil - PVC


Renato R. Wang, 992906-1

Resumo Trabalho apresentado disciplina Materiais Eltricos sobre Cloreto de Polivinil (PVC), apresentando suas caractersticas, mtodo de fabricao e aplicaes, especialmente sua utilizao na fabricao de cabos. Palavras-chave - Cloreto de Polivinil, PVC, cabos antichama.

entre outras. Possui caractersticas anti-chama e autoextinguvel, ou seja, basta retirar a fonte de calor que imediatamente a chama se apaga. quimicamente inerte: no afetado por cidos, bases, solues aquosas e mesmo fortes agentes oxidantes tm fraca ao sobre o material. A estrutura molecular do PVC mostrado na figura 1.

I. INTRODUO O Cloreto de Polivinil, comumente chamado pela sigla PVC, um dos plsticos mais utilizados no mundo, sendo utilizado em uma ampla variedade de aplicaes. Descoberto em 1835, o PVC comeou a ser produzido comercialmente em 1927, tornando-se popular devido s suas boas caractersticas fsicas, seu preo baixo e processo de obteno fcil. O PVC pode ser considerado um polmero polivalente pois pode se apresentar com formatos muito rgidos (como tubos e conexes) ou altamente flexveis (como bolsas de sangue, fios e cabos). O produto de PVC pode ser em qualquer cor, transparente ou opaco. Com caractersticas antichama e auto-extinguvel, alm de ser bom isolante eltrico, bastante utilizado na fabricao de cabos eltricos. Sendo bastante popular, o PVC um dos plsticos mais produzidos do mundo, tendo uma produo de milhares de toneladas por ano. Os Estados Unidos, juntamente com a Europa, so os maiores produtores, e consumidores, deste plstico. II. CARACTERSTICAS O PVC um polmero termoplstico pertencente famlia do etileno , na qual predomina uma cadeia de tomos de carbono (C) que pode ter vrios tipos de tomos ligados a ela. No caso do PVC, tomos de cloro (Cl) substituem alguns tomos de hidrognio (H). Abaixo temos a frmula molecular do PVC: C2 H 3Cl n (1)

Figura 1. Estrutura molecular do PVC

Como o PVC um polmero formado por monmeros iguais, ele classificado como homopolmero, como mostra a figura 2.

onde n o nmero de monmeros. A presena do cloro na cadeia do polmero torna o PVC um dos termoplsticos conhecidos mais versteis. o responsvel pelo carter natural anti-chama e pelas inmeras formas e propriedades do PVC. Devido instabilidade da ligao carbono-cloro na cadeia, o polmero sensvel temperaturas acima de 700 C e luz ultravioleta. Ele compatvel com diversos aditivos que, dependendo das quantidades empregadas, podem modificar completamente as caractersticas dos produtos finais, obtendo-se produtos transparentes ou opacos, rgidos ou flexveis, etc. possvel tambm diversas formas de processamento como extruso, injeo,
Renato R. Wang graduando do curso de Engenharia Eltrica da Universidade Federal do Paran (e-mail: rrw99@tesla.eletrica.ufpr.br).

Figura 2. Monmero do PVC

A. Caractersticas Gerais Leve (1,4g/cm3), facilita o manuseio e aplicao; Resistente ao de fungos, bactrias, insetos etc; Resistente maioria dos reagentes qumicos; Bom isolante trmico, eltrico e acstico; Slido e resistente a choques; Impermevel a gases e lquidos; Resistente s intempries; No propaga chamas, auto-extinguvel; Reciclvel Fabricado com baixo consumo de energia.

B. Propriedades
TABELA I
PROPRIEDADES DO PVC

Diversos

Brilhos verde e amarelo

Floco espesso

Goteja como uma vela

Nenhuma cinza

Propriedades ndice de refrao (h) Resistncia tenso, 1000psi Resistncia compresso, 1000psi Elongao (em 5cm) % Dureza Rockell R Temperatura de amolecimento (oC) Temperatura de carbonizao (oC) Temperatura de soldagem (oC) Densidade Relativa (g/cm3) Absoro de gua (24h) % Coeficiente de expanso trmica

III. OBTENO DO PVC 1,53-1,56 7-9 9-11 4-6 115-125 60-90 ~400 ~200 1,4 0,10 3,7 O PVC composto de duas matrias-primas bsicas: etileno e cloro. O cloro aparece com 57% do peso, sendo obtido do sal comum ou de cozinha (NaCl) pelo processo de eletrlise, e o etileno com 43%, vindo do craqueamento do petrleo. Da reao dos dois produtos resulta o dicloroetano, da onde se obtm o gs cloreto de vinil, monmero do PVC. Atravs da reao de polimerizao, as molculas do cloreto de vinil vo se ligando formando o PVC, um p quimicamente estvel e inerte. Aps o processo de polimerizao, o PVC pode passar por diversos acabamentos, tais como extruso, injeo etc. A fabricao do PVC est esquematizada na figura 3.

C. Performance perante o fogo Devido a presena do cloro, o PVC possui caractersticas anti-chama. Abaixo esto os fatores que influenciam diretamente a performance do PVC no fogo. Ignitabilidade: quanto menor o tempo para o material entrar em ignio, mais seguro ele . O PVC dificilmente entra em ignio, exceto em formulaes altamente plastificadas. Usualmente as amostras queimam somente enquanto a chama teste est em contato e, normalmente, no h propagao da chama. Propagao de chama: os testes de propagao de chama mostram a tendncia do material em contribuir para o alastramento do fogo, a rapidez de queima e a capacidade do material em sustentar a combusto. Normalmente o PVC (exceto as altamente plastificadas) apresenta uma baixa taxa de propagao de chama mesmo em ensaios crticos de aquecimento. Taxa de calor liberado: Corresponde a extenso da chama, ou seja, a capacidade do material em combusto de passar energia suficiente para materiais vizinhos para que estes entrem em ignio. A inerente capacidade do PVC de impedir o avano da chama faz com que sua performance neste teste aponte resultados excelentes. Essa excelente performance perante o fogo um fator que faz com que o PVC seja usado no recobrimento de fios e cabos. A tabela II apresenta a identificao chama de alguns materiais plsticos.
TABELA II IDENTIFICAO CHAMA DOS MATERIAIS PLSTICOS

Chama

Fumaa Combusto

Odor

Policloreto de vinil PVC Amareloverde na base Branco A chama apaga-se fora do bico Clorado

Poliestireno PS Amarelo Laranja Preto moderado

Materiais Poliolefino Poliamido PE e PP PA

Celulide CN

Figura 3. Esquema de fabricao do PVC

IV. APLICAES Para que o PVC possa ser utilizado em mquinas de transformao de resinas plsticas preciso acrescentar aditivos. Os aditivos so usados de maneiras diferentes, dependendo da propriedade que se quer obter no produto acabado. Nenhuma mudana qumica de grandes propores ocorre neste processo. Desse modo, o que genericamente chamado de PVC inclui vrios produtos de composies diferentes, utilizados em diversos setores. Alguns exemplos: Perfis de janelas, tubos e conexes, revestimento de fios e cabos eltricos,

Amarelo no Amarelo no Amarelo topo, azul topo, azul brilhante na base na base fcil moderado Muito vivo

Flor (maravilhas)

Parafina queimada

Vegetais queimados

Cnfora

acondicionamento de alimentos, frascos para cosmticos, bolsas de sangue, mveis, vesturio, revestimento interno de automveis, estruturas de computador e muitas outras aplicaes. A figura 4 apresenta algumas das aplicaes do PVC.

qualquer problema com o uso desse produto. A. Reciclagem O PVC reciclvel e reciclado. Atravs do processo mecnico, qumico ou energtico, o PVC proveniente do lixo domstico, da coleta seletiva ou da indstria, pode ser reciclado. A figura 5 mostra o smbolo da reciclagem para o PVC.

Figura 4. Exemplos de aplicaes do PVC

A. Revestimentos de fios e cabos eltricos Os cabos isolados a PVC no so muito usados em redes de distribuio, em virtude da alta permissividade e elevadas perdas dieltricas inerentes ao PVC, que conduziriam a uma atenuao muito elevada. Seu uso ento est limitado s baixas tenses como instalaes eltricas interiores, ligaes de painis, pequenas redes privadas e outras que utilizem baixas tenses. Contudo o PVC tem a vantagem de no propagar a chama, sendo recomendado o seu uso em instalaes interiores. As principais vantagens em usar o PVC nestes produtos so a excelente resistncia ao fogo, gua, alta resistividade eltrica e sua grande flexibilidade. O PVC pode ser utilizado tanto para o revestimento quanto para a isolao de fios e cabos eltricos. A norma NBR 6148 Condutores isolados com isolao extrudada de cloreto de polivinil (PVC) para tenses at 750V especifica o padro para fios e cabos eltricos. A Pirelli, fabricante de fios e cabos eltricos, possui uma linha de produtos para uso em baixa tenso (at 1000 volts), composta por fios e cabos isolados em PVC, em EPR e em XLPE, com ou sem cobertura. So ideais para utilizao em todos os tipos de instalaes previstas na norma NBR 5410 Instalaes Eltricas de Baixa Tenso. Os compostos de PVC utilizados conferem caractersticas especiais quanto no propagao e auto-extino do fogo. Os cabos AFUMEX da Pirelli, alm das caractersticas de no propagao e autoextino do fogo, possuem exclusivas propriedades de baixa emisso de fumaa e gases txicos e corrosivos. V. VANTAGENS, DESVANTAGENS E RECICLAGEM Algumas das vantagens do PVC so expostas abaixo: o O PVC utiliza muito menos petrleo, que um recurso natural no renovvel. O cloro provm do sal, que tambm um recurso natural, mas que possui reservas praticamente inesgotveis. o A alta concentrao de cloro permite a mistura do PVC com vrios tipos e quantidades de aditivos, possibilitando uma grande versatilidade nas formulaes. o O cloro contido no PVC confere a ele uma propriedade de retardncia de chama quando exposto ao fogo. As desvantagens do PVC so a fumaa txica exalada e a formao de cido clordrico quando ele queimado. Com o crescimento da preocupao ambiental, o PVC tem sido atacado por ambientalistas ao redor do mundo por conter cloro, mas intensos estudos demonstraram no haver

Figura 5. Smbolo da reciclagem do PVC

VI. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Artigos da Internet:


[1] [2] [3] [4] [5] Solvay Indupa do Brasil, "O PVC", 2001, disponvel em: http://www.solvayindupa.com.br/pvc/pvc.htm. Solvay Indupa do Brasil, "Aplicaes - Eletricidade", 2001, disponvel em: http://www.solvayindupa.com.br/aplic/elec.htm. Revista Eletrnica do Departamento de Qumica, A era dos plsticos, UFSC. http://www.quimica.matrix.com.br/artigos/polimeros.html. General Cable CelCat, Cabos e Condutores Isolados a PVC, http://www.generalcablecelcat.com/cabos_telecom/cabconiso_pvc.html. Rose de Moraes, Novos desenvolvimentos para construo civil consolidam o uso do PVC, 2001, disponvel em: http://www.plastico.com.br/revista/pm316/pvc2.htm. Departamento de Engenharia Qumica, Caractersticas e propriedades do PVC, UFBA, 1997, disponvel em: http://www.deq.eng.ufba.br/polimeros/pvc.html.

[6]

Livros:
[7] [8] J. H. Dubois, F. W. John, Plastics, Fifth Edition. Van Nostrand Reinhold Ltd., 1974, p. 68. J. O. E. Clark, "Qumica", Traduo: Fernando de Castro Ferro,Edies Melhoramentos, Editora da USP, 1971, p. 140.

Anda mungkin juga menyukai