Anda di halaman 1dari 2

Texto Integral de Norma Jurdica

Pgina 1 de 2

Senado Federal Subsecretaria de Informaes Este texto no substitui o original publicado no Dirio Oficial. DECRETO-LEI N. 4.120 DE 21 DE FEVEREIRO DE 1942
Altera a legislao sobre terrenos de marinha

O Presidente da Repblica, usando da atribuio que lhe confere o artigo 180 da Constituio, Art. 1 A concesso de novos aforamentos de terrenos de marinha e de seus acrescidos s ser feita, a critrio do Governo, para fins uteis, restritos e determinados, expressamente declarados pelo requerente. decreta:

Pargrafo nico. Se, no fim de trs anos, o enfiteuta no tiver realizado o aproveitamento do terreno, conforme se obrigara, o aforamento concedido ficar automaticamente extinto. Art. 2 Sero mantidos todos os aforamentos que na data de publicao do presente decreto-lei estiverem perfeitamente legalizados.

1 Para os efeitos deste artigo, a anlise de longo perodo deve basear-se em observaes contnuas durante 370 dias. Para a anlise de curto perodo, o tempo de observao ser, no mnimo, de 30 dias consecutivos. 2 A posio da linha do preamar mximo atual ser fixada pela Diretoria do Dominio da Unio, de acordo com as observaes e previses de mars, feitas pelo Departamento Nacional de Portos e Navegao ou pela Diretoria de navegao do Ministrio da Marinha.

Art. 3 A origem da faixa de 33 metros dos terrenos de marinha ser a linha do preamar mximo atual, determinada, normalmente, pela anlise harmnica de longo perodo. Na falta de observaes de longo perodo, a demarcao dessa linha ser feita pela anlise de curto perodo.

Art. 4 O Ministrio da viao e Obras Pblicas ser obrigatoriamente consultado, por intermdio do rgo local competente, sobre a convenincia do aforamento requerido, sempre que haja nas proximidades quaisquer obras de saneamento em execuo ou em projeto. Art. 5 Sero declarados extintos todos os aforamentos situados em zonas beneficiadas pelo Departamento Nacional de Obras de Saneamento, desde que mais de metade da rea concedida no esteja sendo economicamente aproveitada, a critrio do Governo. Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 1942, 121 da Independncia e 54 da Repblica. Romero Estelita. Getulio Vargas. Art. 6 Revogam-se as disposies em contrrio.

3 no caso de ser reconhecida a existncia de aterros naturais ou artificiais, tomar-se-, como linha bsica de marinhas, a que coincidir com o batente do preamar mximo atual, feita abstrao dos referidos aterros.

http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=29655

08/09/2013

Texto Integral de Norma Jurdica

Pgina 2 de 2

Joo de Mendona Lima.

http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=29655

08/09/2013

Anda mungkin juga menyukai