Anda di halaman 1dari 2

A importncia do Ensino Bblico

Necessidade do ensino: 1. O ensino das Escrituras uma ordem de Deus: Ensinar-lhes-s os estatutos e as leis, e lhes mostrars o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer. (Ex 18:20) 2. Para que o povo de Deus possa adquirir temor a Ele: Ajunta-me este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, e aprend-las-o, para me temerem todos os dias que na terra viverem, e as ensinaro a seus filhos. (Dt 4:10) 3. Para adquirir vida: ...ele me ensinava, e me dizia: Retenha o teu corao as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive. (Pv 4:4) 4. Para adquirir entendimento e conhecimento das Escrituras: Ele respondeu: Pois como poderei entender, se algum no me ensinar? e rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse. (At 8:31) 5. Para que todo o homem seja perfeito: ...o qual ns anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo... (Cl 1:28) 6. Para que o homem seja firme, cheio de f e grato: ...arraigados e edificados nele, e confirmados na f, assim como fostes ensinados, abundando em ao de graas. (Cl 2:7) 7. Para salvao de si e dos que ouvem: Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvars, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. (1 Tm 4:16)

A quem ensinar: 1. Aos filhos, em todo o tempo e em todo o lugar. Precisamos obedecer a palavra e aproveitar todo o tempo possvel que tivermos com nossos filhos, ensinando-lhes a Palavra de Deus. Se no o fizermos, eles aprendero outras coisas, at mesmo as que no convm. Cumpramos o ensino bblico: ...e as ensinars a teus filhos, e delas falars sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. (Dt 6:7) 2. Ao sbio: Instrui ao sbio, e ele se far mais, sbio; ensina ao justo, e ele crescer em entendimento. (Pv 9:9) 3. Uns aos outros: A palavra de Cristo habite em vs ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cnticos espirituais, louvando a Deus com gratido em vossos coraes. (Cl 3:16)

Exemplos de ensino: 1. O exemplo mximo , obviamente, o Supremo Mestre, Senhor Jesus: E percorria Jesus toda a Galilia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenas e enfermidades entre o povo. (Mt 4:23) 2. O apstolo Paulo ensinava em todos os momentos e lugares: Por isso mesmo vos enviei Timteo, que meu filho amado, e fiel no Senhor; o qual vos lembrar os meus caminhos em Cristo, como por toda parte eu ensino em cada igreja. (1 Co 4:17)

Quando e onde ensinar: 1. Os apstolos ensinavam todos os dias: E todos os dias, no templo e de casa em casa, no cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus, o Cristo. (At 5: 42) 2. A tempo e fora de tempo: ...prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. (2 Tm 4:2) 3. At a consumao dos sculos: ...ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, at a consumao dos sculos. (Mt 28:20) Toda Escritura divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justia. (2 Tm 3:16)

Anda mungkin juga menyukai