Anda di halaman 1dari 2

Lar Esprita Maria Mximo Sesso Pblica do dia 21/02/07 Boas Sementes

Qual seria a razo de reagirmos diferentemente diante de uma mesma situao? A Parbola do Semeador "Eis que o semeador saiu a semear. E quando semeava, uma parte da semente caiu ao p do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; E outra parte caiu em pedregais, onde no havia terra bastante, e logo nasceu, porque no tinha terra funda; mas vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque no tinha raiz; E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram, e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Quem tem ouvidos para ouvir, oua". (Mateus, XIII, 3 a 9). O semeador da parbola Jesus. As sementes so seus ensinos, os quais so distribudos ao mundo atravs das religies. A partir da, o Mestre comea fazer um comparativo na maneira de ver e entender de cada pessoa, demonstrando as nuanas da personalidade humana. As sementes que caem ao p do caminho e que so comidas pelas aves do cu antes que nasam simbolizam aqueles que, mesmo tendo a oportunidade de conhecer a palavra de Deus, no se importam com ela. Esto com o pensamento totalmente voltado para a vida mundana. Tudo que se relaciona a Deus ou moral crist visto com desprezo. Jesus compara as aves aos Espritos maus que aproveitam as ms tendncias destes indivduos para atorment-los e inspir-los a permanecerem longe do Criador. J as sementes que caem em pedregais, nascendo logo devido a pouca profundidade da terra, lembra os que conhecem a palavra de Deus e como que num passe de mgica, maravilham-se. Sua mudana de conduta instantnea, chegando mesmo a ser radical. Tudo que fazem passa a ser voltado para Deus. Na verdade, retratam os seres que creram, mas no compreenderam os ensinos espirituais. Acreditam estar isentos de qualquer outra dificuldade em suas vidas, por estarem dedicando-se ao extremo no trabalho de Jesus. Porm, a existncia no assim, e logo viro as provas e expiaes, necessrias ao nosso aprimoramento moral e intelectual. o sol da parbola, que queimar aquela planta que cresceu sem que tivesse razes profundas, ou seja, verdadeiro entendimento da vida e suas leis. A pessoa sente-se injustiada por Deus, que, segundo ela, deveria evitar-lhe dores e dvidas. E ento, deixa por completo o trabalho espiritual e volta para sua descrena. A parte que caiu entre os espinhos leva queles que at escutam e entendem a palavra de Deus. Porm, os espinhos, que so suas preocupaes excessivas com o trabalho material sufocam sua tentativa de entendimento e prtica da caridade, afastando-os do conhecimento espiritual.

Finalmente, h a semente que cai em boa terra, cresce e frutifica. So aqueles que, compreendendo que a matria no tudo, buscam nos ensinamentos espirituais as respostas s suas dvidas e o consolo s suas dores, fazendo da prtica da caridade um hbito da existncia. Mas alerta Jesus que mesmo entre estes h diferenas de entendimento, pois alguns produziro mais do que os outros. Caber a cada homem saber se dever dar trinta, sessenta ou cem por um. A conscincia ser seu guia. Quem tiver ouvido de ouvir, ou seja, condio de entender, que assim o faa.

Concluso Verdadeiramente tem entendimento e faz parte da terra boa da parbola quem compreende sua funo na Terra: Fazer ao prximo o quer que seja feito para si mesmo. Esta a Lei, disse Jesus.
(http://www.espirito.org.br/portal/palestras/geap/palestra02.html)

Orao de So Francisco Senhor, fazei-me instrumento de Vossa Paz Onde houver dio, que eu leve o amor Onde houver ofensa, que eu leve o perdo Onde houver discrdia, que eu leve a unio Onde houver dvida, que eu leve a f Onde houver erro, que eu leve a verdade Onde houver desespero, que eu leve a esperana Onde houver tristeza, que eu leve alegria Onde houver trevas, que eu leve a luz Mestre, fazei que eu procure mais Consolar, que ser consolado Compreender, que ser compreendido Amar, que ser amado Pois dando que se recebe perdoando que se perdoado E morrendo que se vive para a Vida Eterna.

Anda mungkin juga menyukai