Anda di halaman 1dari 18

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU FURB CENTRO DE CINCIAS HUMANAS E DA COMUNICAO DEPARTAMENTO DE CINCIAS SOCIAIS E FILOSOFIA

ELENITA RAMOS GRAF

MSCARAS

Blumenau 2009

2 ELENITA RAMOS GRAF

PROJETO SOBRE MCARAS

Projeto Sobre Mscaras do Curso de Cincias da Religio Licenciatura em Ensino Religioso, da Universidade Regional de Blumenau FURB

Professora: Llian Blanck de Oliveira

Blumenau 2009

3 SUMRIO

INTRODUO..................................................................................................4 1 O QUE SO MSCARAS.............................................................................4 1.2 Mscaras e suas diversidades .....................................................................5 1..3 Mscaras nos rituais...................................................................................6 2 MSCARAS CONTEXTO E O COTIDIANO ESCOLAR................................9 3 MSCARAS E O COMPONENTE CURRICULAR DE ENSINO RELIGIOSO.......................................................................................................10 4 ATIVIDADES MSCARAS EM ENSINO RELIGIOSO..................................11 5 CONSIDERAES FINAIS...........................................................................15 6 REFERNCIAS..............................................................................................16 7 ANEXO...........................................................................................................17

INTRODUO

1. O QUE SO AS MSCARAS

As mscaras do margem a muita imaginao a um mundo de fantasia, e mistrios. Principalmente por existir diversos tipos de mscaras em muitos lugares com significados diferentes, mas, o que so mscaras? Conforme Amaral (1997, p.63) Mscara o que transforma. Se bonecos, imagens e marionetes representam o homem, a mscara a sua metamorfose. A mscara sempre o disfarce, oculta e revela, simula. Para ele a mscara est associada ao teatro, pois o local onde o indivduo troca de personalidade, muda seu tom de voz, sua aparncia, em fim se transforma.
Teatro alguma coisa que acontece em um determinado momento e espao, onde alguma coisa se move, se diz se transforma e, ao se transformar, modifica tambm o ambiente e as pessoas nele envolvidas. ( AMARAL,1997, p.63)

Neste transformar-se o indivduo deixa de ser o que realmente para simbolizar algo alm de si mesmo, saindo assim de sua rotina. Isso acontece desde o princpio da histria. Para isso o homem se utiliza de mscaras, pois as mesmas representam algo mais do que simplesmente aparentam. No teatro a mscara usada para treinamento de personagens inanimados. Com a mscara neutra o autor deve aprender a se despojar e se deixar penetrar pelo seu personagem, o momento em que ele escuta, a pausa antes de agir. As mscaras expressivas representam personagens com gestual prprio em determinadas situaes. ai que acontece a percepo do outro personagem. O treinamento com a mscara leva conscientizao do corpo, tornando o autor mais sensvel aos estmulos fsicos que o cercam (AMARAL, 1997, p.66.). Como o teatro tem o objetivo de transformar, de ligar uma realidade a outra, se utiliza da mscara como um instrumento ideal para este fim. A mscara no oriente esta ligada a dana, que era ligada ao teatro ritual. J no Ocidente teve origem com o teatro grego, na idade mdia com as manifestaes populares.

5
Surge tambm como elemento figurativo e isto notou-se no teatro grego, em que as mscaras gregas foram permitidas no palco e envergadas pelos autores que ressuscitavam os homens de outrora pela sua aparncia espectral que a mscara confere a tais personagens vivas, desempenhando um papel dos antepassados, permitindo evitar a perigosa incorporao do morto vivo.( PENA JOVEM 2009,P.01)

Com o pensamento racionalista, as mscaras foram afastadas dos teatros europeus tornando-se apenas adornos, e s retorna, no incio deste sculo, por influncia africana pela descoberta do teatro oriental tornando se parte da cena simbolista das experincias futuristas, tomando foras com os expressionistas. Por fim tornou-se instrumento de treinamento do autor.

1.2 MSCARAS E SUAS DIVERSIDADES


Em Veneza, no sc. XVIII, o uso da mscara tornou-se um hbito dirio em homens, mulheres e crianas, ocultando o rosto com uma meia mscara que apenas cobria os olhos e o nariz. Foi precisa uma lei, a lei de Doge, para acabar com este hbito, porque a polcia tinha uma certa dificuldade em reconhecer os assassinos que constantemente matavam nas vielas da cidade. Os Venezianos passaram a us-la durante o Carnaval que durava um ms e nas festas e jantares( PENA JOVEM,2009,P.01)

Assim sendo as mscaras passaram a ser usadas na idade mdia como principio do carnaval, que surgiu como inverso dos usos sociais terminando com o retorno a ordem na quarta feira de cinzas. A mscara tambm tem outras utilidades e caractersticas.

Na Wikipdia, encontramos a seguinte explicao sobre mscaras.


Uma mscara um acessrio utilizado para cobrir o rosto, utilizado para diversos propsitos: ldicos (como nos bailes de mscaras e no carnaval), religiosos, artsticos ou de natureza prtica (mscaras de proteo). A palavra tem, provavelmente, origem no latim mascus ou masca = "fantasma", ou no rabe maskharah = "palhao", "homem disfarado". Muitas vezes tribos africanas usam mscaras em cerimnias de passagem entre a vida e a morte. (wikipdia,2009).

Como podemos ver mscaras so tantas quantas ocasies e os destinos, podem servir para muitas coisas, desde a mscara anti-gs usada pelo apicultor, Mscara em fotografia de simples adorno, desde a mscara de oxignio de beleza, e a esgrima ou num baile de mscaras representando

6 uma fantasia, relembrando algum personagem, dando graa e beleza ao baile. No carnaval ela d significado aos personagens ali representados, traz brilho e alegria nas passarelas e sales. As mscaras de proteo podem ser usadas, por profissionais da sade, alimentao. Metalrgicas, enfim, enfim serve de proteo aos olhos ou boca, ou para todo o rosto. A do palhao, essa pura alegria.
A mscara no especfica do Carnaval. Tem origem religiosa, e ainda hoje, em frica, por exemplo, conserva o sentido primordial: homem que envergue a mscara do crocodilo o esprito do crocodilo - a mscara manifesta a divindade e transmite ao portador todo o seu poder. Estes aspectos foram-se esquecendo paulatinamente noutras culturas. Quando passa para o teatro, grego e romano, j o sagrado desapareceu e a identificao faz-se entre actor e personagem, ou entre mscara e personagem, que alis so o mesmo vocbulo em latim: persona.(TRIPLOV,2009)

Sob a mscara tudo se oculta - o Bem e o Mal podem ser usadas como defesa ou ataque. Em diferentes sociedades, a mscara o que oculta ou est oculta basta a gente observar. Desde o ladro ao super-heri todos usam mscaras para poder sobreviver.
Sorrimos quando nos do uma bofetada, choramos para obtermos o que pretendemos, montamo-nos nas nossas tamanquinhas para parecermos mais fortes do que somos, falamos mais alto do que os outros para os atemorizarmos, mostramos os nossos msseis para paralisar de medo o inimigo, fazemos ar sonso para fingirmos que nem um prato seramos capazes de partir, vestimos o nosso melhor fato para ningum saber que estamos tesos, publicamos fotografias antigas para escondermos a idade, e que mais? Mas no era possvel andarmos nus na rua, ns, os mais indefesos animais da Criao. Sem mscara, no conseguiramos segurar as lgrimas nem o riso, seramos incontinentes emocionais, o que nos deixaria merc da predao social. (TRIPLOV, 2009)

Usamos mscaras em nossa prpria cara, a que a vida em sociedade exige. Porm se nos descuidamos, de repente pode cair, e com ela, sabe-se l o que pode nos acontecer.

1.2 MSCARAS NOS RITUAIS

A mscara tem seu significado, dependendo do lugar e contexto em que se encontra. Nos rituais o homem coloca a mscara, no qual se transforma em deus, animal, em alguma fora csmica.

A mscara ritual encarna espritos, por isso encerra em si foras. uma transferncia de energias. Tem sentido de mutao. magia porque sendo um objeto material, representa alguma coisa alm da matria mesma de que feita. Liga uma realidade a outra, por isso sagrada. Mas a medida que os rituais decaem,a mscara se dessacraliza.Continua porm representar conceitos, idias obstratas, pois trs em si essncia das coisas, a essncia do personagem ou de uma situao. Nunca perde seu carter de mistrio. Sempre intriga. (AMARAL, 1997, p.64)

A funo da mscara est ligada a o que se quer representar, ou simbolizar. Podendo se usada como disfarce, ou smbolo de identificao, ou mesmo como um simples adereo. A mscara por si no tem significado, no podem ser interpretadas em si e por si, como objetos isolados. Elas so como os mitos, que s adquirem sentido quando inserido no grupo das suas transformaes. Desta forma certo tipo de mscara, se considerado somente o ponto de vista plstico visto apenas como uma rplica de outros tipos, transformado pelas formas e cores ao assumir sua individualidade.
Para que est individualidade se oponha outra mscara necessrio e basta que prevalea uma mesma relao entre a mensagem que a primeira mscara deve transmitir ou conotar e a mensagem que, na mesma cultura ou numa cultura vizinha, deve ser veiculada pela outra mscara. Nesta perspectiva, portanto, dever-se- constatar que as funes sociais ou religiosas atribudas aos vrios tipos de mscaras que opomos para comparao se encontram entre si na mesma relao de transformao que a plstica, o grafismo e o colorido das prprias mscaras, encaradas como objetos materiais.

Para se entender a mscara deve se conhecer o mito que explica sua origem lendria ou sobrenatural e fundamentar seu significado no ritual, na sociedade. A mscara elemento tradicional e difuso em todas as culturas africanas, seu fenmeno desperta curiosidade. Ela aparece na histria da humanidade independente de sua localizao desde as pocas mais remotas, inclusive na idade da pedra, nas ilustraes e pinturas rupestres, com representaes de caadores usando mscaras com cabea de animais. Provavelmente esses caadores usavam as mscaras em rituais de dana para obter sucesso em suas caadas, da qual dependiam para sobreviverem. Ao que tudo indica, seu primeiro elemento motivador a

8 exigncia mgico-religiosa, ligada s necessidades da vida cotidiana (FONTE, 1992, p.07). Para eles a mscara tinha um significado, sobrenatural, estava ligado a os fenmenos e sua sobrevivncia. Conforme Fonte (1992, p.08) A qualidade mgica deste rito pe em relevo a importncia da mscara como elemento catalisador de foras misteriosas que o homem pode captar e utilizar com finalidades prticas. Esses rituais foram praticados at que a sociedade evoluiu no plano material e espiritual, adquirindo assim novos sistemas para se beneficiar da natureza. Para o homem moderno, de fato a mscara plenamente aceita na aurora da sua histria, perdeu o significado primrio autntico e desaparecendo com o objeto realmente concreto, transformou-se em disfarce psicolgico. (FONTE, 1992, p.09). Na cultura ocidental a Mscara perdeu seu significado mais profundo, enquanto que na cultura oriental foi parcialmente entendida. No entanto a raanegra aprendeu com plenitude, utilizando o instrumento vivo e sempre atual abrangendo todas as atividades humanas, desde o nascimento at a morte. Por sua prpria natureza, a mscara j tende a exprimir uma situao psicolgica bsica, comum toda a espcie humana; na escultura negro-africana a constncia das emoes e sua universalidade so, pode-se dizer elevados ao mximo e alcanam um absoluto ideal de transpo sio plstica ( FONTE,1992,p.09). O negro africano v a mscara como uma possibilidade de participar da multiplicidade da vida do universo, criando novas realidades fora daquela meramente humana.
A mscara no traduz, pois, a emoo do indivduo num momento definido, no um retrato do homem que teme. Com o combate ou que morre, mas o temor, a guerra, a morte. O particular foi visto, compreendido, superado e desaparece como tal para ceder lugar ao universal, valido sempre para o homem de todos os tempos e todas as condies (FONTE, 1992,09).

Psicologicamente a mscara deve ser buscada na aspirao do ser humano evadir-se de si mesmo, para se engrandecer com a experincia, de diferentes existncias, na qual no possvel no plano natural.

9 Para o povo africano mscara todo o conjunto de indumentria, ou, seja o traje de fibras de vegetal, os acessrios e est sempre ligada a dana que o elemento fundamental na vida deste povo. Elas so conservadas, em lugares seguros e protegidos, pelo proprietrio ou pelo chefe de cerimonial religioso, a quem confiada depois do uso. Em algumas ocasies, essa incumbncia cabe ao prprio artista que a criou. Quando sobrevm a morte do seu dono, a mscara passa para o herdeiro dele no seio da famlia ou a um sucessor no mbito da mesma sociedade secreta.

A arte na frica teve uma funo eminentemente social, era entendida como meio de ensinamento social e motivao da existncia do homem, a quem explicava o sentido da vida e indicava a posio correta no seio do grupo. Suas manifestaes estavam ligadas aos acontecimentos recorrentes a vida da comunidade: como na iniciao, os atos da sociedade secreta, os ritos fnebres e agrcolas, as cerimnias pblicas. As mscaras se definem de

acordo com suas funes, Tem as que simbolizam o antepassado ou outras s quais se fazem sacrifcios em seu nome; existem, porm, mscaras que administram a justia e punem os culpados. As mscaras esto ligadas ao perodo de iniciao dos jovens na vida social atravs de diversas representaes, elas educam o jovem no respeito s leis, e tradies. Explicam a origem e a formao do universo do cl, forjam o carter atravs de provas que requerem notvel resistncia fsica e moral. (FONTE,1992). Na China, as mscaras eram confeccionadas para afastar os maus espritos. Muitos sacerdotes de civilizaes primitivas, como os pajs entre os indgenas, usam mscaras para incorporar entidades que eles acreditam curar os enfermos. Os romanos ignoravam as mscaras, usavam pintura no rosto. Na Idade Mdia, as mscaras apareciam discretamente. J no Renascimento, as mscaras apareciam com muito brilho, muita pompa. (Raffa, Ivete, 2009, p.01)

2 MSCARAS CONTEXTO E O COTIDIANO ESCOLAR.

As mscaras na escola. Podem ser trabalhadas, em diversas disciplinas, como histria. Arte, Ensino Religioso. Cada qual com seu objetivo. Tambm

10 servem de decoraes e para comemoraes. O desenvolvimento do pensamento artstico leva o aluno a ampliar a sua sensibilidade, percepo, reflexo e imaginao (Raffa, Ivete, 2009, p.01). Por isso indispensvel trabalhar mscaras na escola, para que o aluno possa dar asas a sua

imaginao e se tornar u m ser mais sensvel. No Brasil as mscaras inspiram a fantasia nos carnavais. Elas tambm so invocadas para reviver tradies, razes histricas, para representaes teatrais. Nas aulas de arte as crianas podem aprender a criar mscaras a partir de um tema proposto. Desenvolvendo assim sua criatividade artstica. Com elas tambm possvel desenvolver a literatura, criando imagens dos personagens das historinhas, ou criando novos personagens.

Na EEB Coronel Lara Ribas, de Chapec, os estudantes do 3 do ensino mdio realizaram uma pesquisa com objetivo de visualizar imagens, conhecer a origem das mscaras, fatos e os diferentes tipos de mscaras religiosas ou no. Ento apresentar em grupos o texto e as imagens. Os alunos

individualmente produziram uma mscara de gesso e depois socializaram. O professor usando da metodologia, foi situando a mscara presente na vida do homem, socializando imagens, com retro projetor, computador e data show, texto e livros. A pesquisa foi divulgada no jornal A Noticia no caderno do programa AN Escola com o titulo Baile de mscaras. Na escola Don Pio de Freitas em Jaragu do Sul, na semana da conscincia negra os alunos desenvolveram u m belo trabalho com mscaras. Os alunos de 1 e 2 ano com ajuda da professora. Transformaram fibra de banana e palma de palmeiras em mscaras africana. os de 3 4 e 5ano confeccionaram mascaras de atadura de gesso. As fotos esto em anexo n1

3 MSCARAS E O COMPONENTE CURRICULAR DE ENSINO RELIGIOSO


A disciplina de Ensino Religioso, como rea do conhecimento ( resoluo CEB n 02.de abril de 1998),visa garantir ao cidado o acesso ao conhecimento religioso, entendido como sistematizao da dimenso da relao ser humano com a realidade causal, tendo como complementares os demais conhecimentos articulados, explica

11
o significado da existncia religiosidade(PCSC,2001,p.07). humana em sua cultura e

Diante do pluralismo existente em nossa sociedade, percebe-se que os valores humanos, ticos e religiosos sofrem para manterem suas identidades. Desta forma, o Ensino Religioso tem muito a contribuir nas escolas e na formao humana. Como uma das reas de conhecimento sobre o fenmeno religioso, estuda as diversas tradies e culturas religiosas.

No Ensino Religioso o uso da mscara para o ensino aprendizagem, muito importante, pois muitas religies tm seus mitos e rituais. Simbolizados pelas mscaras. Diferentes culturas indgenas e africanas podem ser recordadas pelos mitos de mscaras, e muitas histrias entendidas atravs dos rituais das mscaras. O Ensino Religioso estuda o Fenmeno religioso. O profano e o sagrado esto presentes nas culturas, o mistrio que envolve o mundo das mscaras provoca curiosidade e expectativas, despertando assim o interesse do educando pelo conhecimento destes fenmenos.

As mscaras so bastante utilizadas em rituais, evocam caractersticas e energias dos seres que representam. Para alguns povos, o esprito do elemento representado ali se encarna em quem utiliza a mscara, estabelecendo, naquele momento, uma sagrada relao de participao mstica.
As "mscaras" so as formas mais conhecidas da plstica africana. Constituem sntese de elementos simblicos mais variados se convertendo em expresses da vontade criadora do africano [...] A mscara transforma o corpo do bailarino que conserva sua individualidade e, servindo-se dele como se fosse um suporte vivo e animado, encarna a outro ser; gnio, animal mtico que representando assim momentaneamente. Uma mscara um ser que protege quem a carrega. Est destinada a captar a fora vital que escapa de um ser humano ou de um animal, no momento de sua morte. A energia captada na mscara controlada e posteriormente redistribuda em benefcio da coletividade. ( portaldarte.2009,p.01).

No passado o uso de mscaras e os rituais tiveram um declnio, porm a manufatura e emprego destes objetos continua sendo um aspecto fundamental na identidade de vrios povos africanos. Existem trabalhos para a preservao deste hbito milenar. Hoje em dia elas so mais empregadas em eventos

12 sociais e religiosos. Tambm representam os espritos ancestrais e em alguns casos controlam foras espirituais nas comunidades para determinados fins. O uso de mscaras nas escolas serve para dar mais sentindo ao que se esta ensinando, porque o aluno ao criar sua mscara se sente incluso e o ensino aprendizado, faz mais sentido para sua vida.

4 ATIVIDADES MSCARAS EM ENSINO RELIGIOSO Texto para leitura

A MSCARA AFRICANA SMBOLO FORTE NOS RITUAIS DE CURA

A utilizao de mscaras em cerimoniais africanos prtica comum h milhares de anos. No passado elas eram usadas em todos os eventos sociais e religiosos. Com menor intensidade, ainda hoje elas so confeccionadas por algumas tribos que preservam est crena e tradio. Dispensando a idia de modelos especficos as mscaras eram criadas com total liberdade. Vrios eram os materiais usados para sua confeco, marfim, bronze e terracota destacando-se a madeira com material mais usado. A mscara representava um disfarce mstico com o qual se podia absorver foras mgicas dos espritos e assim utiliz-las em benefcio da comunidade como cura de doentes, em rituais fnebres, cerimnias de iniciao, casamentos e nascimentos. Na cultura africana as mscaras so compreendidas como algo que protege quem carrega.

Modo de fazer: Encha uma bexiga do tamanho que voc queira fazer sua mscara, amarre para que o ar no saia corte o jornal em pedaos no muito grandes, Passe cola nos pedaos de jornal e v cobrindo a bexiga. Faa no mnimo 6 camadas,Quando voc terminar uma camada, faa riscos com caneta (isso para voc se certificar de que, na camada seguinte, voc preencher com jornal at que as linhas tenham sido cobertas por

13 completo).Espere secar por dois dias, depois fure a bexiga e retire de dentro da mscara. Pinte com ltex branco (duas demos)

Atividade:

Aps

apresentar

alguns

modelos

de

mscaras

africanas.

Confeccion-las com os educandos e fazer uma exposio na escola, lembrando, com muito respeito, do importante significado que estes elementos tm para a religiosidade africana.

Atividade N 2 NINGUM IGUAL NINGUM O LUDICO NO CONHECIMENTO DO SER

Moro em uma rua que no grande, nem pequena e tem gente de todo jeito. Paulinho, meu vizinho da esquerda, grande gorducho. Alguns meninos vivem gritando pra ele: Paulinho, baleia, saco de areia. Ele chora, chora. Joana, a vizinha da direita, negra e sempre diz que queria ser branca. que em toda casa, tem sempre algum que quer ser diferente do que . Eu sou magrelo porque assim que sou. Antes no gostava que ningum mexesse comigo. J tive apelido de palito, vareta, lingia. Agora nem dou bola mais pros apelidos, pois no sou lingia, nem palito, nem vareta. Sou um menino chamado Danilo que no gordo, nem mdio, sou magro e bom das pernas. No perco uma corrida. Tenho outro amigo que queria ser o mais inteligente de todos. Ficava nervoso quando algum aparecia com notas maiores do que as dele, ora, cada u m tem a nota que tem a casa que tem a cor que tem. J pensou se todos fossem iguais? Acho que as pessoas teriam que andar com o nome escrito na testa para no serem confundidas com outras. Podemos desenvolver est atividade com a mscara mostrando as diferenas. Podemos tambm decor-las de diferentes formas. Ou

confeccionar outras mscaras com diferentes imagens.

Texto para leitura: AS MSCARAS NO MUNDO RELIGIOSO

14 As mscaras, em diferentes culturas, muitas vezes revestem se de um poder mgico, algumas pessoas acreditam que elas podem proteger aqueles que as usam contra coisas ruins ou ainda podem assustar e mostrar poder. Podem tambm captar a fora vital de outro ser e torn-la presente no corpo de quem a usa. Enfim, muitas vezes as pessoas utilizam as mscaras na crena de que podero dominar e controlar foras do mundo espiritual.

Atividade - mscaras Atividade: A partir da reflexo coletiva sobre este texto, confeccionar as mscaras. Cada dupla escolhe um animal de sua preferncia e elabora a sua mscara. Aps a confeco o aluno dever pesquisar a significao animal na religio indgena. Cada animal trs um tipo de energia diferente no ritual. Vamos l! Cole sua mscara aqui.

15 CONSIDERAES FINAIS

Mscaras uma diversidade de cores e de representaes. Um mundo de mistrios e encantamento. Mitos, histrias, magia. Em diversas culturas, na religiosidade africana indgena, com sua espiritualidade presente nos mitos e rituais. No teatro, a magia de transformar o ator num outro personagem. O poder do disfarce. No circo no carnaval alegria expressa em fantazias. Mscaras de segurana, de proteo, de decorao. Enfim a mscara transformada conforme o objetivo que criada e o contexto em que est inserida. Ela tambm pode servir de objeto de aprendizagem em diversas reas de ensino. Tambm tem a mscara que a sociedade exige, s no deveria existir a que algumas pessoas usam para roubar, enganar e se esconder de suas maldades.

16 REFERNCIAS

AMARAL. Ana Maria. Teatro de animao.So Paulo:Ateli Editorial, 1997. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1scara> Acesso em 25 out. 2009. Disponvel em <http://clccphd.blogspot.com/2009/05/magia-de-se-trabalharcom-mascaras-e.html> Acesso em 25 out. 2009. Disponvel em: <http://www.portaldarte.com.br/arte> Acesso em 11 nov. 2009. MONTI, Franco. As mscaras africanas. Trad. Luis Eduardo de Lima Brando. So Paulo: Martins Fontes, 1992. Disponvel em: <file:///C:/Documents%20and%20Settings/Moacir/Desktop/mask.html-> Acesso em 22 nov. de 2009. Disponvel em: <http://www.eps-penalvacastelo.rcts.pt/projs/pena_jov/edicoes/2001_04/histmasc.html> Acesso em 29 nov. de 2009.

17 Anexo:

18

Anda mungkin juga menyukai