Anda di halaman 1dari 11

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife - PE 14 a 16/06/2012

Jean-Claude Bernardet Entre a Teoria, a Crtica e a Histria do Cinema1 Antonio Andr de MORAIS Neto2 Universidade Federal do Cear, Fortaleza, CE Resumo O artigo tem como objetivo investigar as reflexes em torno do conceito de Histria desenvolvidas por Jean-Claude Bernardet, professor, ensasta, pesquisador, roteirista, diretor, durante a primeira metade dos anos 90 no livro Historiografia Clssica do Cinema Brasileiro Metodologia e Pedagogia (1995). Pretendemos localizar e problematizar este momento dentro da sua trajetria iniciada nos anos 1960, dando nfase aos debates e questionamentos em torno dos entrelaamentos entre Histria, Teoria e Crtica de Cinema que deram lugar pesquisa e escritura do seu trabalho. PALAVRAS-CHAVE: cinema brasileiro; crtica do cinema; histria do cinema; JeanClaude Bernardet; teoria do cinema.

Introduo

Uma das figuras mais marcantes do pensamento brasileiro sobre o cinema Jean-Claude Bernardet (1936-), franco-belga radicado. Sua chegada ao Brasil remonta sua imigrao no ps-guerra (1949), ainda muito jovem, para a cidade de So Paulo, lugar que adotou como seu. Identificado pelo seu papel fundamental no Cinema Novo, suas relaes com o cinema se iniciam com participao frequente, mesmo que tmida, no cineclube do Centro Dom Vital, organizado nos anos 50 por Gustavo Dahl. Suas ligaes com o crculo paulista do Rubem Bifora, do qual fazia parte o jovem cineasta WHK, eram ento muito fortes, do qual fazia parte o jovem cineasta Walter Hugo Khouri. Sua formao muda com sua aproximao com a Cinemateca Brasileira e seu diretor, Paulo Emlio Salles Gomes, no final dos anos 50. Bernardet engaja-se ativamente no trabalho de difuso feita pela Cinemateca, em trabalhos que incluem datilografia, escritura de catlogos, organizao de ciclos de filmes estrangeiros (MOURO, 2007).

Trabalho apresentado no DT 4 Comunicao Audiovisual, no CP Cinema do XV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste realizado dia 12 a 14 de junho de 2013 na Uern - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em Mossor - RN. 2 Estudante de Graduao em Bacharelado no Departamento de Histria da Universidade Federal do Cear. Email: andremoraisn@gmail.com.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife - PE 14 a 16/06/2012

Paulo Emlio incentiva-o no sentido de produzir crticas que seriam publicadas no Suplemento Literrio do jornal O Estado de So Paulo. Aps o sucesso de uma crtica em particular, do filme A Doce Vida, de Federico Fellini, percebe que seus textos poderiam ser lidos por muitos, mas jamais chegariam a dialogar com a produo de filmes. Ento, decide voltar-se de forma mais enftica ao cinema brasileiro, onde teria espao de interferncia no s no debate de ideias, mas na produo e criao, e participa ativamente das discusses do que viria a ser o Cinema Novo. Ainda nos anos 60, participa da criao do primeiro curso de Ensino Superior de Cinema, na recm-fundada Universidade de Braslia (UNB), que seria fechado logo aps o golpe de 1964 (que coincide com o momento de maior crise da Cinemateca, que s viria se recuperar dez anos depois). Em seguida, em 1967, torna-se um dos fundadores do que viria a se constituir a atual ECA-USP. Desde ento, constri durante dcadas uma trajetria ativa e mltipla no campo cinematogrfico brasileiro (MOURO, 2007).

Dificuldades de pesquisar Histria do Cinema no Brasil

notvel a ausncia de estudos sobre o pensamento de Jean-Claude Bernardet. Apesar de uma larga e significativa produo que vem desde os anos 60 at a primeira dcada de 2000, verifiquei, depois de uma pesquisa inicial, apenas trs trabalhos de ps-graduao defendidos: um na ECA-USP, intitulado Na alquimia das imagens. A Crtica como produo: A crtica de Jean-Claude Bernardet nos anos 1960(1999), de Maria Igns Carlos Magno, e dois ligados teoria literria, um deles defendido na UFMG, Jean-Claude Bernardet - eu um outro: autoria, fragmentos e incompletudes.(2007), de Renata Paula de Oliveira, e um outro da UFSC, intitulado Crtica caseira(2002), de Fernando Meneghel. Existe um quarto trabalho ainda em andamento na UFSCA chamado Relaes entre cinema e histria: a metodologia cine-historiogrfica de Jean-Claude Bernardet, de Marco Freitas. Quanto s discusses sobre as relaes entre Cinema e Histria, no h um trabalho sistemtico volumoso, mas uma quantidade pequena, mas significativa de historiadores, profissionais ou no, que produziram artigos sobre estas questes, dentre os quais destaco Sheila Schvarzman, com um artigo de grande importncia sobre os desenvolvimentos do cinema como fonte e objeto historiogrfico, assim como uma

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife - PE 14 a 16/06/2012

avaliao positiva destas aproximaes transdisciplinares desde os anos 903. Meize Lucas tambm possui um artigo intitulado Por Amor ao Cinema: Histria, Crnica e Memria na Inveno de um Certo Olhar(2011), onde discute o pensamento historiogrfico a partir das publicaes de jornais nos anos 504; o prprio Arthur Autran, j citado, com um texto em que problematiza os chamados ciclos regionais dentro de um espao aberto pela pesquisa do prprio Bernardet. Alcides Freire Ramos, que constri uma anlise primorosa a partir de um vis bakhtiniano para pensar a rejeio das chanchadas pela intelectualidade como um elemento da cultura ocidental, na qual remonta aos filsofos gregos antigos, que rejeiaram a comdia como vulgar e o drama como experincia elevada, chegando a uma reflexo bem particular sobre as prticas dos crticos-historiadores, o elitismo surpreendentemente persistente no dito mundo ocidental.5 Um artigo recente de Maurcio Caleiro (UFV), intitulado A crtica de cinema como agente historiogrfico e a histria cannica do cinema brasileiro, vem questionar os limites das crticas ps-estruturalistas e dos estudos culturais (e mesmo de Bernardet), e uma certa persistncia do que ele chama de ideologia cinenovista na prtica de boa parte da crtica brasileira e do pensamento acadmico, levando ao engessamento de um modelo de histria tradicional, em detrimento de uma histria com temporalidades mltiplas, dinmica e plural6. Em direo similar, Fernando Mascarello (UNISINOS) publicou um artigo que partiu, de certa forma, das provocaes de Jean-Claude em Historiografia Clssica..., intitulado Repensando o conceito de cinema nacional, em que, a despeito de levar em conta as posturas crticas de Bernardet, considera suas propostas fundamentais, de pensar o cinema nacional em consonncia com o internacional, e trabalhar com o dilogo do cinema com outras esferas da cultura, como a televiso e a literatura, considera inadequadas suas propostas fundamentais, justamente por conta de um conceito de cinema nacional no suficientemente bem formulado, que leva a uma no-reflexo da teoria do cinema e da anlise flmica, considerada de um textualismo ultrapassado, um escanteamento da recepo e do pblico, canonizaes e excluses,
3

SCHVARZMAN, Sheila. Histria e historiografia do cinema Brasileiro: objetos do historiador . Cadernos de Cincias Humanas - Especiaria. v. 10, n.17, jan./jun., 2007, p. 15-40. 4 LUCAS, Meize Regina Lucena. Por Amor ao Cinema: Histria, Crnica e Memria na Inveno de um Certo Olhar. Projeto Histria n 43, 2011. 5 RAMOS, Alcides Freire. Historiografia do Cinema Brasileiro diante das Fronteiras entre o Trgico e o Cmico: Redescobrindo a Chanchada. Fnix Revista de Histria e Estudos Culturais Vol. 2 Ano II n 4, 2005. 6 CALEIRO, Maurcio. A crtica de cinema como agente historiogrfico e a historia cannica do cinema brasileiro . In: VIII Encontro Nacional de Histria de Mdia Unicentro Guarapuava-PR, 2011.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife - PE 14 a 16/06/2012

isolamento do restante do audiovisual. Ento, ele prope-se a fazer estas reflexes a partir das experincias dos film studies norte-americanos. sempre necessrio ponderar sobre a validade das diversas abordagens e mtodos j utilizados. O prprio Bernardet, em Historiografia Clssica..., afirma explicitamente que no pretende substituir os mitos por verdades absolutas, mas justamente mostrar que estes mitos, que outrora tinham uma funo poltico-institucional e ideolgica eficiente, diante de uma viso de mundo especfica, no nos servem mais para hoje, o que me leva a pensar certos radicalismos, o que me leva a pensar como problemticos certos radicalismos, comoa rejeio apriorstica da anlise flmica, formal e textual, visto as diversas contribuies aos debates em torno da produo, de obras como Cineastas e Imagens do Povo, que inspiraram filmes como Cabra Marcado pra Morrer (1984)7.

Rearticulao entre Teoria e Crtica de Cinema no Brasil, por Bernardet Em sua publicao da primeira metade dos anos 90, Historiografia Clssica do Cinema Brasileiro, Bernardet, por meio de uma abordagem terica e metodolgica e um trabalho historiogrfico, expe suas crticas e ponderaes em torno dos mitos de origem, os sentidos da histria, os recortes, as periodizaes, os contextos e suas implicaes em termos da formao de um cnone nacional de filmes de fico e longametragem em detrimento dos filmes de curta-metragem e de documentrio, a nfase na produo de cinema e o desprezo pela recepo, e a separao desse corpus rgido e excludente da relao com outras esferas da cultura e das artes, mesmo dentro do audiovisual (vide o desprezo pelo que se produz na televiso), ao mesmo tempo em que prope sadas para estes problemas, com trabalhos historiogrficos que rompam com as barreiras fixas que o conceito de cinema nacional impe. Assim, Bernardet aponta as intertextualidades com outras esferas da cultura, como os trabalhos Serto mar: Glauber Rocha e esttica da fome (1983), de Ismail Xavier, que busca perceber a formao do iderio glauberiano e do Cinema Novo pautado pela esttica da fome a partir de suas apropriaes literrias. E tambm em seu trabalho j citado, no qual h uma exposio das apropriaes por brasileiros da poltica

BAPTISTA, Mauro; MASCARELLO, Fernando. Introduo - Reinventando o Conceito de Cinema Nacional. In: Cinema Mundial Contemporneo. Campinas, SP. Papirus, 2008.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife - PE 14 a 16/06/2012

dos autores francesa realidade e debate brasileiros, com um resultado que invariavelmente tira este nacional do seu gueto. (BERNARDET, 1994; BERNARDET; 1995) No caso de Historiografia Clssica..., ele destaca que a escolha pela Bela poca ou A Idade de Ouro (1896-1911) carrega uma srie de intencionalidades analticas e reflexivas, no sendo, portanto, nada bvia, o autor se insere assim dentro de um conjunto de estudos hodiernos que estavam renovando o pensamento historiogrfico americano, silencioso.8 Uma questo chama ateno: o afastamento e as aproximaes do autor de estudos historiogrficos dos historiadores de formao. Algumas referncias so implcitas, como no caso do nome do primeiro captulo Acreditavam os brasileiros nos seus mitos? referncia direta ao livro Acreditavam os gregos nos seus mitos(1979) de Paul Veyne, historiador francs. Outras s aparecem na bibliografia, como o trabalho de Jacques Le Goff. Bernardet segue um caminho peculiar, pois, ao contrrio de seus colegas nos Estados Unidos ou Canad, ele no pensa as questes da Histria do Cinema como oportunidade de pensar questes tpicas do campo historiogrfico, como a Modernidade (SCHVARZMAN, 2007). Talvez uma das razes seja o estado demasiado incipiente da histria acadmica brasileira no trato com o cinema e fontes imagticas em geral, a despeito de casos notveis como o do historiador de formao Alcides Freire Ramos, que chegou a publicar um trabalho conjunto com Bernardet durante os anos 1980, vide sua referncia sua experincia com historiadores brasileiros que pesquisavam como utilizar filmes em sala de aula, de forma a reproduzir a ideia de uma histria linear, cronolgica, pautada por uma causalidade mecnica entre contexto e a cultura, com recortes e periodizaes arbitrrios no-explicitados, assim como sua experincia tambm narrada como professor da disciplina de Cinema Brasileiro, em que tentou reformular a disciplina quebrando com a cronologia, e teve grande resistncia por parte dos alunos e sua cultura histrica enraizada (BERNARDET, 1995). francs, britnico e canadense, e posteriormente brasileiro, revolucionando os estudos de cinema a partir de pesquisas em torno do cinema

Historiadores e socilogos brasileiros como Nicolau Svecenko, Srgio Micelli, Roberto Ventura, Roberto Schwartz, Flora Sssekind. Entre os estudiosos de cinema eu destaco Michle Lagny, com De lHistoire du cinema. Mthode historique et histoire du cinema.(1992), o norte-americano Tom Gunning e os canadenses Denis Simard e Andr Gaudreault. Este ltimo, inclusive, deu um curso no Brasil para o prprio Bernardet, evidenciando a potencial referncia que ele representa.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife - PE 14 a 16/06/2012

importante destacar que o uso das imagens como fonte histrica de importncia crucial para a historiografia, pois ela permite acessar parte da experincia social que no seria possvel identificar por documentos tradicionais escritos. J utilizada por arquelogos desde sua constituio enquanto campo disciplinar, seu uso remonta tambm a certa tradio que vai desde a crtica de Lourenzo Valla ao documento forjado Doao de Constantino, at De re diplomatica de Jean Mabillon, de 1681, assim como tradio de antiqurios (KNAUSS, 2006). dentro de propostas que prezam por uma Histria que d conta do processo social como dinmico e diversificado que se insere esse uso, e coloc-lo de lado pode gerar uma deficincia grave, pois diante dos usos pblicos da Histria, a imagem um componente de grande destaque, mesmo que nem sempre seja valorizada como fonte de pesquisa pelos prprios profissionais da Histria (...) desprezar as imagens como fontes da Histria pode conduzir a deixar de lado no apenas um registro abundante, e mais antigo do que a escrita, como pode significar tambm no reconhecer as vrias dimenses da experincia social e a multiplicidade dos grupos sociais e seus modos de vida. (KNAUSS, 2006, p. 99). Os entraves para o uso das imagens pela historiografia so mltiplos. Desde a constituio de uma memria disciplinar, que remonta aos critrios cientificistas do oitocentos (KNAUSS, 2006), at seu uso juntamente a textos escritos, de forma tautolgica, com leituras fisiognmicas e ilustrativas de uma realidade social (GINZBURG). Como exemplo, as coletneas organizadas por Jacques Le Goff e Pierre Nora para legitimar e estabelecer a nouvelle histoire s possua um artigo sobre cinema e um sobre arte. O tratamento dado s imagens pelos historiadores, nisso se incluem as imagens cinematogrficas, tem sido, como colocado acima, demasiadamente problemtico, chegando mesmo a considerar o fenmeno audiovisual como um lugar inapropriado para pesquisas acadmicas. O que levou os pensadores e formadores de opinio ligados ao cinema a produzirem suas prprias historiografias do cinema, como historiadores no-profissionais. Este no foi um privilgio brasileiro, pois teve movimentos anlogos na Frana, por exemplo, com as publicaes de Georges Sadoul, Histria do Cinema Mundial, que despontou como referncia fundamental para o pensamento brasileiro sobre a histria do cinema. (AUTRAN, 2007;BERNARDET, 1995; SCHVARZMAN, 2007).

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife - PE 14 a 16/06/2012

Pode se considerar Alex Viany como o primeiro historiador9 do cinema brasileiro, como o pioneiro em organizar o (pouco) material existente e dar-lhe um sentido, no caso, um sentido anlogo ao desenvolvimento biolgico humano, com fases que incluem um nascimento, crescimento e maturidade. H um sentido teleolgico claro, mas ao invs de encarar essa maturidade como uma realidade dupla, como Sadoul, que via no cinema daqueles tempos como tendo alcanado pela via artstica (pela elaborao de um cnone) e econmica (baseado em uma ampla esfera de circulao e exibio de filmes), Viany pensava que, no caso brasileiro, este momento ainda estava por chegar, restando apenas lies da histria que pudessem servir de guia para a ao em direo a este futuro glorioso (AUTRAN, 2003; AUTRAN, 2010; BERNARDET, 1995). Porm, o expositor mais marcante em termos de construir um discurso histrico foi Paulo Emlio Salles Gomes. Em Panorama do cinema brasileiro: 1896/1966 (1966) e Cinema: trajetria no subdesenvolvimento (1973), ele traa, segundo (BERNARDET, 1995), uma histria decadentista em que se estabelece de forma arbitrria uma Idade do Ouro nas origens do Cinema Brasileiro, momento em que h uma total harmonia entre os circuitos de produo e exibio, entre pblico e cineastas, mas que tem seu fim com a chegada do elemento estrangeiro. E, a partir de ento, o cinema brasileiro est fadado a passar por ciclos sucessivos terminados por crises, no qual a nica escapatria romper com estes vnculos a partir da consolidao de uma conscincia cinematogrfica nacional. Glauber Rocha tambm se destaca com Reviso Crtica do Cinema Brasileiro (1963), em que forja uma tradio historiogrfica a partir de dicotomias como cinema de autor x cinema industrial e no qual se aposta em um cinema de forma e contedo revolucionrio que construiria o popular legtimo, em detrimento do existente, considerado alienado (BERNARDET, 1995; SOUZA, 2010). As primeiras fissuras deste modelo estabelecido de Histria do Cinema brasileiro comeam com o desenvolvimento gradual do ensino universitrio de cinema durante os anos 197010, quando, sob a liderana mesmo de Paulo Emlio (que liderava
9

Pequena Histria do Cinema Brasileiro (1954), de Francisco Silva Nobre foi a primeira tentativa neste sentido, inspirando, inclusive, as construes posteriores. 10 Ns utilizaremos, inicialmente, as demarcaes provisrias propostas por (AUTRAN, 2007), que divide em quatro fases o desenvolvimento da historiografia do cinema brasileiro: proto-historiografia, marcada por pequenas histrias, sem carter totalizador, a historiografia clssica, em que se organiza o material flmico e extra-flmico no sentido de construir narrativas coerentes que explicassem o cinema brasileiro, como as tentativas de Alex Viany e Paulo Emlio (anos 60-70); a historiografia universitria, com o surgimento dos cursos de ensino superior em cinema no Brasil (anos 60-90); e, por fim, a nova historiografia universitria, cujo divisor de guas o trabalho de Jean-Claude

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife - PE 14 a 16/06/2012

tanto a Cinemateca Brasileira quanto os estudos universitrios), se proliferam pesquisas monogrficas locais, que comeam a mostrar as contradies do modelo vigente, como Crnica do cinema paulistano de Maria Rita Galvo em, tese defendida em 1969, e publicada em 1974. Ela toca em questes fundamentais como a importncia do cinema documental nos primrdios do cinema em So Paulo, tangenciando a busca por um cnone artstico (prtica comum a Alex Viany e Paulo Emlio, por exemplo). Gradativamente surgem mais trabalhos questionadores, inclusive um dos mais importantes do Bernardet, o Cinema Brasileiro: propostas para uma histria, trabalho incialmente encomendado para uma coletnea estrangeira sobre o cinema latinoamericano, no qual ficaria responsvel pelo captulo Histria do Cinema Brasileiro. O trabalho acabou sendo rejeitado, pelo carter no-linear, questionador e no-celebrativo de um cnone (no sentido de informar quais os principais filmes brasileiros, aspecto deixado de lado por JCB). Ao invs disto, o que se observa so crticas contundentes s perspectivas historiogrficas dominantes no que tange a uma srie de questes como o papel do Estado como financiador do cinema nacional, a problematizao do caso dos cavadores, como eram chamados os documentaristas, que eram colocados fora do cnone e considerados ontologicamente inferiores artisticamente aos cineastas de fico, assim como s limitaes e contradies do cinema vrit brasileira em sua nsia de representar o povo como ele , objetivamente (AUTRAN, 2007; BERNARDET, 2009; SCHVARZMAN, 2007). Tais crticas de Jean-Claude Bernardet se radicalizam nos anos 1990, momento em que ele rompe radicalmente com qualquer vnculo a partir de suas pesquisas vinculadas ECA-USP e CNPq, em torno do cinema brasileiro do comeo do sculo XX, do qual Historiografia Clssica do Cinema Brasileiro (1995) a expresso escrita. Este livro divido em 6 partes: Captulo I - Acreditavam os brasileiros nos seus mitos? O Cinema brasileiro e suas origens, Captulo II Da Periodizao, Captulo III De Recortes e Contextos, Captulo IV Da Pedagogia, Captulo V Dilogo I: A Metfora Literria, Captulo VI Dilogo II: A TV No Fonciona11. Nas trs primeiras esto as principais consideraes sobre a historiografia clssica, baseado em consideraes tipicamente historiogrficas, como a crtica ao mito
Bernardet Historiografia Clssica do Cinema Brasileiro(90-). Interessante que o autor observa cuidadosamente que essas demarcaes no de forma alguma rgidas, se percebendo permanncias de antigas perspectivas que atravessam os ditos ltimos perodos. 11 Fonciona o ttulo do autor, e no Funciona.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife - PE 14 a 16/06/2012

de origens como um fator legitimador de um determinado discurso histrico com interesses de poder, de periodizao como um constructo terico baseado em postulados e axiomas que condicionam os sentidos que se quer dar para a histria (pode ser progressiva, decadentista, linear, cclica, espiralada etc.), e no um dado da natureza que se organiza a si mesmo, mas um gesto baseado no arbtrio do historiador, que escolhe determinados aspectos em detrimento de outros. Dos Recortes e Contextos continua a linha anterior, que tratou do chamado primeiro cinema, fazendo crticas contundentes aos recortes arbitrrios baseados em um conceito de cinema nacional que exclua os documentrios, os filmes de curta e mdia metragem, as chanchadas e pornochanchadas, assim como seus adversrios, tal como o cinema de Walter Hugo Khouri. Bernardet tambm enftico na sua crtica ao modo como certa produo vem utilizando o contexto como modo explicativo de forma mecnica, em que no se busca de fato uma pesquisa histrica sobre como a forma flmica se constri no tempo, mas toma-se o contexto, previamente dado por uma bibliografia anterior pesquisa, e infere uma srie de causalidades artificiais (ditas sociais e econmicas) sobre o cinema, mas que, efetivamente, diz muito pouco sobre ele, enquanto pesquisa histrica rigorosa (BERNARDET, 1995). Nos captulos posteriores problematiza as relaes entre teoria, crtica e histria do cinema, que funcionavam de forma conjunta, prejudicando as especificidades de cada uma das matrias, assim como as possveis formas de extrapolamento das perspectivas historiogrficas dominantes baseadas nos trabalhos de Paulo Emlio Salles Gomes, com publicaes que tirem o cinema brasileiro de sua guetificao, mostrando as interlocues do mesmo com a literatura e o cinema, assim como a possibilidade de trabalhos que partam de temas transnacionais (BERNARDET, 1995).

Consideraes Finais

Logo aps um perodo inicial de pesquisas em torno da Histria do Cinema brasileiro, Bernardet deixa de lado essa abordagem, e passa a experimentar outras formas de articular suas ideias, como em Caminhos de Kiarostami, sobre o diretor que iraniano Abbas Kiarostami, que possui uma dinmica, na escrita e na metodologia, bem diferente das abordagens do livro analisado. O contexto intelectual tambm no contribuiu, visto a recepo morna ao trabalho de Jean-Claude, pelo menos em

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife - PE 14 a 16/06/2012

comparao euforia que estudos similares tiveram no mundo anglo-americano, ou no Canad e na Frana.

Referncias Bibliogrficas

AUTRAN, Arthur. Alex Viany - Crtico e historiador. So Paulo, Perspectiva, 2003. _____. A noo de ciclo regional na historiografia do cinema brasileiro. Revista ALCEU v. 10 n.20, 2010. _____. Panorama da historiografia do cinema brasileiro. Revista ALCEU v.7 n.14, 2007. BAPTISTA, Mauro; MASCARELLO, Fernando. Introduo - Reinventando o Conceito de Cinema Nacional. In: Cinema Mundial Contemporneo. Campinas, SP. Papirus, 2008. BOURDIEU, Pierre. A iluso Biogrfica. In: FERREIRA, Marieta; AMADO, Janaina (org.). Usos e abusos da Histria Oral. Rio de Janeiro, Editora FGV, 1996. CALEIRO, Maurcio. A crtica de cinema como agente historiogrfico e a historia cannica do cinema brasileiro. In: VIII Encontro Nacional de Histria de Mdia Unicentro Guarapuava-PR, 2011. CERTEAU, Michel de. A escrita da Histria. Forense: Rio de Janeiro, 1982. CHARTIER, Roger (org.). Prticas da Leitura. So Paulo, Estao Liberdade, 2001. BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema. 3.ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978. _____. Cinema brasileiro - Propostas para uma histria. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979. _____. Historiografia clssica do cinema brasileiro - Metodologia e pedagogia. So Paulo, Annablume, 1995. GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas e Sinais Morfologia e Histria. So Paulo; Companhia das Letras, 1989. GOMES, Paulo Emlio Salles. Cinema: trajetria no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro, Paz e Terra / Embrafilme, 1980. JNIOR, Francisco das Chagas Fernandes Santiago. Cinema e historiografia: trajetria de um objeto historiogrfico (1971-2010). Ouro preto, Revista Histria da historiografia nmero 8, 2012.

10

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIV Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Recife - PE 14 a 16/06/2012

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado contribuio semntica dos tempos histricos. Rio de Janeiro, Contraponto, 2006. KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer Histria com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlndia, v. 8, n.12, p. 97-115, jan.-jun. 2006. LUCAS, Meize Regina Lucena. Por Amor ao Cinema: Histria, Crnica e Memria na Inveno de um Certo Olhar. Projeto Histria n 43, 2011. LWITH, Karl. O Sentido da Histria. Lisboa, Portugal, Edies 70, 1991. Maciel, Katia. Poeta, heri, idiota. O pensamento de cinema no Brasil. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2000. MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, Histria visual. Balano provisrio. Revista brasileira de histria, So Paulo, n. 45, v. 23, p. 1136, 2003. MOURO, Maria Dora; CAETANO, Maria do Rosrio; BACQU, Laure. JeanClaude Bernardet: Uma Homenagem. So Paulo, Imprensa Oficial do Estado de So Paulo/ Cinemateca Brasileira, 2007. SOUZA, Julierme Morais. A Historiografia Clssica do Cinema Nacional e a Bella poca do Cinema Brasileiro: A Influncia de Paulo Emlio Salles Gomes. Fnix Revista de Histria e Estudos Culturais, Vol. 7 Ano VII n 3, 2010. RAMOS, Alcides Freire. Historiografia do Cinema Brasileiro diante das Fronteiras entre o Trgico e o Cmico: Redescobrindo a Chanchada. Fnix Revista de Histria e Estudos Culturais Vol. 2 Ano II n 4, 2005. SCHVARZMAN, Sheila. Histria e historiografia do cinema Brasileiro: objetos do historiador. Cadernos de Cincias Humanas - Especiaria. v. 10, n.17, jan./jun., 2007, p. 15-40. VEYNE, Paul. Como se escreve a histria?. 4 ed., Braslia, Editora UNB, 2008.

11

Anda mungkin juga menyukai