Anda di halaman 1dari 4

S r i e P r o va s e C o n c u r s o s

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock

ELSEVIER

contribuinte no devedor do tributo. Como esses atos apenas reconhecem uma situao preexistente, no criando ou modificando direitos, entendem alguns autores que estes no so atos administrativos propriamente ditos, mas simples atos da Administrao, no tendo efeitos jurdicos. QUESTO COMENTADA PROCURADOR DO MUNICPIO DE FORTALEZA/CE 2002 Esaf Entre os atos administrativos abaixo, aquele que se caracteriza como ato enunciativo o(a): a) visto; b) homologao; c) licena; d) aprovao; e) permisso. Comentrio O gabarito letra A, sendo a homologao e a licena atos declaratrios e, os demais, atos constitutivos.

11.6.5. Quanto ao alcance


INTERNO: quando o ato s produz efeito no mbito interno da repartio, criando obrigaes para seus prprios rgos e agentes, razo pela qual a publicidade do mesmo pode ser feita apenas internamente, dispensando-se a publicao em dirio oficial, quando no interessar coletividade. EXTERNO: quando o mesmo produzir efeitos externos, interessando coletividade em geral, razo pela qual devem ter publicidade externa ao mbito da repartio.

11.6.6. Quanto formao da vontade


ATO SIMPLES: o que decorre da declarao de vontade de um nico rgo, seja ele singular ou colegiado, ou seja, no importando se esse rgo se manifesta por uma nica pessoa ou por vrias pessoas. So exemplos a emisso de carteira de motorista (manifestao do Detran, por meio de seu presidente) e a deliberao de um Conselho de Contribuintes (manifestao do Conselho, pela sua maioria). ATO COMPLEXO: o que resulta da manifestao de dois (ou mais) rgos para a formao de um ato nico. O decreto presidencial um exemplo, uma vez que assinado pelo Presidente da Repblica e referendado pelo Ministro, contando assim com dois rgos (Presidncia e Ministrio) que editam um nico decreto.

308

Captulo 11 I Atos Administrativos

S r i e P r o va s e C o n c u r s o s

ATO COMPOSTO: de acordo com Maria Sylvia Zanella Di Pietro: o que resulta da manifestao de dois (ou mais) rgos, em que a vontade de um instrumental em relao de outro, que edita o ato principal. Enquanto no ato complexo fundem-se vontades para praticar um ato s, no ato composto, praticam-se dois atos, um principal e outro acessrio. DIVERGNCIA DOUTRINRIA!!! Hely Lopes Meirelles segue linha de raciocnio diversa ao definir que no ato complexo ambos os rgos manifestam suas vontades, enquanto que o ato composto: o que resulta da vontade nica de um rgo, mas depende da verificao por parte de outro, para se tornar exequvel. Exemplo: Uma autorizao que dependa do visto de uma autoridade superior. Em tal caso a autorizao o ato principal e o visto o complementar que lhe d exequibilidade. O ato complexo s se forma com a conjugao de vontades de rgos diversos, ao passo que o ato composto formado pela vontade nica de um rgo, sendo apenas ratificado por outra autoridade.

Com isso, existe divergncia entre estes autores, por exemplo, quanto classificao do ato de nomeao do Procurador-Geral da Repblica (ou do Presidente do Banco Central e outros casos similares, dispostos na Constituio Federal, onde necessria a prvia aprovao pelo Senado Federal para posterior nomeao pelo Presidente da Repblica). Maria Sylvia Zanella Di Pietro defende expressamente em sua obra que este um exemplo de ato composto, vez que a aprovao pelo Senado Federal o ato acessrio e a nomeao pelo Presidente da Repblica o ato principal, havendo, portanto, dois atos (e no um ato nico). Segundo a definio de Hely Lopes Meirelles, aquele seria um exemplo de ato complexo, vez que se conjugam as vontades do Senado Federal e da Presidncia da Repblica (vontades de dois rgos independentes), no podendo ser o mesmo classificado como ato composto uma vez que o Senado Federal no tem o papel apenas de dar um visto para a nomeao, exercendo sua anlise e manifestando sua vontade. CUIDADO!!! Embora no seja fcil apontar o caminho a ser seguido pelo candidato a fim de decidir, em uma questo objetiva de concurso pblico, se o ato complexo ou composto, iremos apresentar a seguir uma linha de raciocnio a partir dessa divergncia doutrinria e da verificao de concursos anteriores:

309

S r i e P r o va s e C o n c u r s o s

Manual de Direito Administrativo I Gustavo Mello Knoplock

ELSEVIER

A definio de ato administrativo adotada pela questo de concurso deve seguir uma das duas linhas de raciocnio: quantidade de atos editados ou relao de dependncia nas vontades dos rgos. Assim:
Quantidade de atos Vontades dos rgos 1 ato nico 2 atos (principal e acessrio) independentes dependentes (s ratifica) ato complexo ato composto ato complexo ato composto

QUESTO COMENTADA ANALISTA DA ANA 2006 Cespe/UnB Ato administrativo complexo aquele que resulta da manifestao de dois ou mais rgos singulares ou colegiados, e a vontade dos rgos dever constituir um ato. ANALISTA JUDICIRIO/TJ PI 2009 FCC Complexo o ato administrativo que resulta da manifestao de dois ou mais rgos, sejam eles singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um nico ato. ASSISTENTE MPE-RR 2008 Cespe/UnB Ato administrativo composto o que resulta da manifestao de dois ou mais rgos, em que a vontade de um instrumental em relao de outro, que edita o ato principal. Comentrio Todas as afirmativas, de bancas diferentes, foram consideradas corretas, adotandose o critrio da quantidade de atos (Professora Di Pietro): ato nico (1 ato) complexo; ato principal (2 atos) composto. QUESTO COMENTADA AGU 1998 Esaf A nomeao de ministro do Superior Tribunal de Justia, porque a escolha est sujeita a uma lista trplice e aprovao pelo Senado Federal, contando assim com a participao de rgos independentes entre si, configura a hiptese especfica de um ato administrativo:

310

Captulo 11 I Atos Administrativos

S r i e P r o va s e C o n c u r s o s

a) complexo; b) composto; ... ADMINISTRADOR TCE-AC 2008 Cespe/UnB O ato que exige a participao de mais de um rgo, cada um deles com manifestao de vontade autnoma, um ato composto. Comentrio Na primeira questo, o gabarito foi letra A e, na segunda, a afirmativa estava errada, ambas pelo mesmo motivo: tem-se aqui ato complexo, seguindo o critrio da relao entre os rgos (Prof. Hely Lopes Meirelles): independentes ou autnomos complexo; dependentes, apenas ratificao composto. O STF, seguindo entendimento de Hely Lopes Meirelles, tem declarado que a aposentadoria de servidor pblico ato complexo, vez que depende da Administrao e, posteriormente, do registro pelo TCU, contando assim com a participao de dois rgos independentes entre si. Sendo um ato complexo, que s se aperfeioa aps o registro, o TCU pode rever o ato de concesso de aposentadoria mesmo aps o prazo de cinco anos. Por final, cabe ressaltar que no devemos confundir atos, sejam complexos ou compostos, com procedimento administrativo, onde ocorrem vrios atos independentes que se sucedem e se ligam, como ocorre, por exemplo, com o procedimento de licitao pblica, que abrange, entre outros atos, a publicao, o julgamento, a homologao e a adjudicao da autoridade superior. Aqui, os atos so independentes, de forma que qualquer um deles pode ser atacado administrativamente ou judicialmente, antes mesmo do trmino do procedimento administrativo.

11.6.7. Quanto s consequncias de seus vcios


ATO NULO: aquele no qual existe um vcio insanvel, que fere de morte aquele ato, razo pela qual deve o mesmo ser invalidado, no havendo possibilidade de sua permanncia no mundo jurdico. ATO ANULVEL: aquele que, embora tenho sido editado com vcio, esse no considerado essencial, podendo ser sanado, sendo a sua convalidao mais interessante do que a sua anulao, desde que no contrarie o interesse pblico nem prejudique terceiros. ATO INEXISTENTE: o que no existe no mundo jurdico, no gerando quaisquer efeitos, no sendo considerado nem mesmo ato administrativo,

311

Anda mungkin juga menyukai