Anda di halaman 1dari 4

Ch Verde (Palavra de Sabedoria)

Apr 16, 2012 General Ch verde um tipo de ch feito a partir da infuso da planta Camellia sinensis. chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidao durante o processamento, o que no acontece com as folhas do ch preto. Algumas outras ervas so vendidas a ttulo de ch verde, porm o verdadeiro ch verde o feito a partir da folha do arbusto Camellia sinensis. Muito popular na China e no Japo, h pouco tempo comeou a ser consumido com maior freqncia no ocidente, tradicional consumidor de ch preto, devido tanto a uma tendncia orientalista, quanto s propriedades antioxidantes a ela atribudas. A preparao do ch verde difere um pouco dos chs tradicionais. A gua no deve estar fervendo, pois do contrrio as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo bebida. O tempo de infuso tambm no deve ser maior que 3 minutos At inveno ocidental do ch preto na China, durante o sculo XVII, o ch no era dividido por cores, e era processado de maneira simples, a partir de folhas secas picadas, ou transformado em um bolo, comparvel ao Pu-erh.

Originalmente da China, o ch foi levado ao Japo atravs de monges que viajavam entre os dois pases. Curiosamente, o ch verde foi o nico ch que se popularizou no Japo, mas foi de maneira nica, tornando-se a bebida mais consumida do pas, superando refrigerantes e bebidas alcolicas. O ch verde tambm produzido em outros pases da sia, inclusive em produtores tradicionais de ch preto, como ndia e Ceilo, mas com tcnicas diferentes das japonesas. Fora da sia, devido imigrao japonesa, o ch verde tambm produzido no sudeste do Brasil, particularmente no estado de So Paulo. Embora existam marcas de qualidade reconhecida, comum encontrar sob o nome de ch verde, compostos de plantas, incluindo o mate. Isso devido grande generalidade do termo ch usado no Brasil, que pode se referir a qualquer infuso, popularmente. O Ch Verde cultivado tambm no arquiplago dos Aores, mais prpriamente na ilha de So Miguel. Sendo cultivado e comercializado o Ch Verde de tipo Hysson. (fonte: Wikipdia, a enciclopdia livre)

A revelao da Palavra de Sabedoria esta registrada em Doutrina & Convnios na sesso 89: 4 Eis que, em verdade, assim vos diz o Senhor: Devido aamaldades e desgnios que existem e viro a existir no corao debhomens conspiradores nos ltimos dias, eu vos cadverti e previno-vos, dando-vos esta palavra de sabedoria por revelao 5 Eis que no bom nem aceitvel aos olhos de vosso Pai que algum entre vs tome avinho ou bebida forte, exceto quando vos reunis para oferecer vossos sacramentos perante ele. 6 E eis que deve ser vinho, sim, avinho puro de uva da videira, de vossa prpria fabricao. 7 E tambm abebidas fortes no so para o ventre, mas para lavar vosso corpo. 8 E tambm tabaco no para o acorpo nem para o ventre e no bom para o homem, mas uma erva para machucaduras e todo gado doente, a qual se deve usar com discernimento e habilidade. 9 E tambm bebidas quentes no so para o corpo nem para o ventre. Bedidas Alcoolicas (D&C89:5-7) Fumo: Cigarro, cachimbo e outros (D&C89:8) Ch (preto) e Caf (D&C89:9) Porm um pouco difcil entender o significado de Bebidas Quentes como Ch e Caf. Por essa razo os profetas interpretaram isso. Esse entendimento encontra-se: Manual 1 (2010) 17. Normas da Igreja 17.2.11 Palavra de Sabedoria . . . . . . . . . . . . . . . . . . 178 Manual 2 (2010) 21. Seleo de Normas e Diretrizes da Igreja 21.3.11 Palavra de Sabedoria . . . . . . . . . . . . . . . . . . 208

Palavra de Sabedoria
A nica interpretao oficial de bebidas quentes (D&C 89:9) da Palavra de Sabedoria a declarao feita pelos primeiros lderes da Igreja, explicando que a expresso bebidas quentes se refere ao ch da ndia ou ch preto (camellia sinensis) e ao caf. 21.3.11 Os membros no devem usar nenhuma substncia que contenha drogas ilegais, tampouco devem usar substncias prejudiciais ou que causem dependncia, exceto quando prescritas por um mdico competente. (*a parte em vermelho foi acrescentada no Manual de Instrues da Igreja Volume 1 a partir da edio de 2006 pp. 200, edio 1998 pp. 156) A erva Camellia sinensis da origem a diversos tipos de ch: Ch Branco, Ch Verde, Ch Vermelho, Ch da ndia, Ch Preto etc. Esta mesma espcie d origem a milhares de chs diferentes, de acordo com as condies de cultivo, coleta, preparo e acondicionamento das folhas. No entanto, todos esses produtos podem ser divididos em quatro categorias distintas: Ch branco (no fermentado, produzido das mais tenras folhas, mais raro
2

e caro), ch verde (levemente fermentado), ch oolong (com fermentao mediana, basicamente ficando entre o ch verde e o preto, mas com caractersticas degustativas geralmente mais a cerca do ch verde), e ch preto (bem fermentado, e forte). Portanto a interpretao oficial da Igreja de bebidas quentes se refere ao ch verde (Camellia sinensis).

Erva Mate (Ilex paraguariensis)


A respeito da erva mate, ou ch mate originrio do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, a erva mate recebe muitos nomes populares, entre eles, erveira, erva, erva-verdadeira, erva-congonha, ervachimarro, ch-dos-jesutas, ch-das-misses, congonha-das-misses, congonheira, mate-legtimo, mateverdadeiro, chimarro, terer, terer, ch verde nacional ou simplesmente mate. Quanto ao nome cientfico, so aceitas sinonmias: Ilex curitibensis Miers., Ilex domestica Reiss., Ilex mate St. Hill., Ilex sorbilis Reiss., Ilex vestita Reiss. e Ilex theaezans Bonpl. J para os ndios, a erva mate tinha nomes como ca, ca-caati, ca-emi, ca-ete, ca-meriduvi, ca-ti, ca-yara e ca-yari.

A Erva Mate no Camellia sinensis, portanto a interpretao oficial da Igreja de bebidas quentes no se refere a erva mate.

Caf
Existem muitos mitos sobre a Palavra de Sabedoria na Igreja, muitas pessoas falam que no h problema em beber caf descafeinado, mas precisamos nos ater ao que revelado pelos profetas (Escrituras, Manuais, Conferncias Gerais etc.) o manual claro sobre caf, a interpretao oficial de bebidas quentes se refere ao caf (independente de ter ou no cafena). Por outro lado, a interpretao oficial da Igreja de bebidas quentes no se refere a cafena.

Muitos membros tendem a ensinar os males do caf citando a cafeina, o que no correto. O correto simplesmente dizer que no fazemos uso de caf por mandamento revelado por Deus ao profeta.
3

Concluso
Gostaria de ressaltar que a Palavra de Sabedoria uma lei de sade, portanto precisamos literalmente ter sabedoria para seguir este mandamento; fazem parte deste mesmo princpio: descanso, no ter qualquer tipo de vcios prejudiciais a sade, ter uma boa alimentao, fazer exerccios fsicos etc. Para cumprir Palavra de Sabedoria temos as seguintes substncias que no devemos fazer uso: Bedidas Alcolicas D&C89:5-7 Fumo: Cigarro, cachimbo e outros D&C89:8 Ch (Camellia sinensis*) e Caf - D&C89:9 (explicado neste artigo) Drogas Ilegais (conforme escrito no manual 2010) (*A erva Camellia sinensis da origem a diversos tipos de ch: Ch Branco, Ch Verde, Ch Vermelho, Ch da ndia, Ch Preto etc.) 18 E todos os santos que se lembrarem de guardar e fazer estas coisas, obedecendo aos mandamentos, recebero asade para o umbigo e medula para os ossos; 19 E encontraro asabedoria e grandes tesouros debconhecimento, sim, tesouros ocultos; 20 E acorrero e no se cansaro; e caminharo e no desfalecero. 21 E eu, o Senhor, fao-lhes uma apromessa de que o anjo destruidor bpassar por eles, como os filhos de Israel, e no os matar. Amm. (Doutrina & Convnios sesso 89)

Anda mungkin juga menyukai