Anda di halaman 1dari 26

TEXTO-BASE SEGUNDA VERSO1 APRESENTAO DA PROPOSTA DE UM SISTEMA NACIONAL DE EDUCAO AMBIENTAL

A atual crise ambiental exige, para o seu enfrentamento, maior dinamismo da Educao Ambiental, aumentando a urgncia de se promover a mobilizao coletiva para a alterao de valores e atitudes sociais. Nesse contexto, o rgo Gestor da Poltica Nacional de Educao Ambiental (PNEA), composto pelo Departamento de Educao Ambiental do Ministrio do Meio Ambiente (DEA/MMA) e pela Coordenao Geral de Educao Ambiental do Ministrio da Educao (CGEA/MEC), apresenta, para debate com a sociedade, sua proposta de um Sistema Nacional de Educao Ambiental (Sisnea). A partir de um olhar problematizador sobre a PNEA especialmente dos pontos limitadores, contraditrios ou omissos da gesto presentes na Lei n 9.795/99 e no seu decreto regulamentador (Decreto n 4.281/02) , o rgo Gestor prope o debate a respeito do que a sociedade espera de um sistema de educao ambiental, ao mesmo tempo poltico-administrativo e formador, bem como de estratgias ou mecanismos que possam dar sustentao a este sistema. Por meio do presente documento, base do debate para a consulta pblica sobre a proposta de um Sisnea, O rgo Gestor rene informaes que possibilitam aos diversos segmentos da sociedade entender, visualizar e participar deste processo. Para subsidiar este olhar e qualificar o debate, alm do presente texto-base, o rgo Gestor disponibiliza um Texto Problematizador sobre as potencialidades, omisses, contradies e desafios da gesto da Poltica Nacional de Educao Ambiental, (www.mma.gov.br/ea) como material de apoio.
1 Este texto possui a incorporao de alguns pontos, como a alterao da representao do Cenrio Estruturante, o pargrafo dos Municpios Educadores Sustentveis e a enunciao de alguns entes no componente dinmico e de controle social, sugeridos na abertura de sua consulta pblica que ocorreu no dia 04 de julho de 2007, em Salvador, durante o Encontro Nacional de Gestores Estaduais de Educao Ambiental.

SISNEA - Sistema Nacional de Educao Ambiental

I. CONHECENDO O SISNEA Para qu um Sistema Nacional de Educao Ambiental? A Poltica Nacional de Educao Ambiental (PNEA), estabelecida pela Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, e regulamentada pelo Decreto 4.281, de 25 de junho de 2002 em nenhum momento menciona a estruturao de um sistema brasileiro de educao ambiental; todavia esta poltica possui um formato de gesto minimamente estruturado, apresentando uma lgica que pode servir de base para uma proposta mais orgnica e participativa das competncias poltico-administrativas e das atribuies formadoras dos entes, instituies e organizaes que atuam no caminho da educao ambiental no pas. Um dos problemas percebidos que essa lgica estruturadora da PNEA frgil, marcada por sobreposies e lacunas que geram dificuldades para se potencializar a educao ambiental. Faltam a estas legislaes dispositivos que confiram as condies educativas, financeiras, jurdicas, polticas, institucionais e participativas nos mbitos do governo e da sociedade para que possamos construir sociedades sustentveis. Alm disso, preciso considerar as alteraes e evolues ocorridas, nos ltimos anos, com a gesto, com o modelo brasileiro de institucionalizao da educao ambiental, com a conjuntura socioambiental planetria que, entre outras coisas so hoje mais urgentes e justificam a necessidade de um sistema condizente com este paradigma, espelhando e difundindo a radicalidade transformadora e formadora da educao ambiental. O Sisnea se prope a estruturar elementos do Programa (ProNEA) e da Poltica Nacional de Educao Ambiental de forma articulada e orgnica, ampliando a dimenso participativa e democrtica, bem como facilitando a coordenao das mltiplas e mtuas relaes da gesto e da formao da Educao Ambiental. Alm das competncias e atribuies dos entes de gesto governamental da PNEA, a idia deste sistema tambm inclui outras organizaes, que, promovem a formao, a comunicao em educao ambiental e participam da formulao de polticas pblicas nas bases territoriais. Em suma, a concepo de um Sisnea tem como objetivo a estruturao sistmica da gesto da PNEA, com o fortalecimento de bases (polticas, legais, formadoras, financeiras...) que garantam o empoderamento e a atuao qualificada e transformadora de grupos e instituies, consolidando bases para suas estruturas participativas.

A construo de um Sisnea pode desencadear outros processos, planos e movimentos estruturantes que favoream a gesto e o enraizamento da Educao Ambiental no Brasil, contribuindo para: c) a melhoria da articulao entre os diversos nveis de gesto da PNEA, do pacto de responsabilidades e competncias, enraizando as polticas pblicas no pas; o aprimoramento das funcionalidades das instituies pblicas e privadas, por meio de organizaes coletivas e colegiadas, potencializando suas experincias de formao, mobilizao e participao em educao ambiental; e o empoderamento de cada um dos atores sociais, com a consolidao da transversalidade e de parcerias potencializadoras, integrando suas expresses a partir do dilogo com as comunidades.

d)

e)

II. SISNEA, Sistema de Educao e SISNAMA: inter-relaes O atributo ambiental contido no vocbulo educao ambiental, tal qual construdo no Brasil e Amrica Latina, no possui uma ingnua funo adjetivante para especificar um tipo particular de educao, mas se constitui em elemento identitrio que demarca um campo de valores, prticas e atores sociais comprometidos com um iderio que enuncia a sustentabilidade socioambiental, a diversidade biolgica e social, a recuperao e conservao do meio ambiente, a melhoria da qualidade de vida para todos, uma cultura de procedimentos democrticos, o respeito aos direitos humanos e, portanto, a construo de propostas poltico-pedaggicas contra-hegemnicas. A Lei 9.795/99, em seu art. 2, estabelece que a Educao Ambiental deve estar presente, de forma articulada, em todos os nveis e modalidades do processo educativo, em carter formal (espao escolarizado) e no-formal. Quando se pensa em um sistema para a educao ambiental, preciso considerar que o seu rgo Central formado por dois Ministrios - MEC e MMA -, o que resulta no constante desafio de concatenar as aes ambientais com as aes educacionais, respeitando as caractersticas de transversalidade, interministerialidade e especificidades das respectivas polticas pblicas. Assim, a concepo de um Sisnea se insere em um cenrio em que coexistem outros sistemas, e com eles ter que dialogar, devendo respeit-los e fortalec-los. Para a gesto do meio ambiente, existe o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), institudo pela Lei n 6.938/81; enquanto para a educao formal, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) estabelece suas normas fundamentais
SISNEA - Sistema Nacional de Educao Ambiental

e organiza os entes federativos para o cumprimento do Plano Nacional de Educao (PNE). A Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente (Lei n 6.938/81), em seu art. 2, inciso X, prev a Educao Ambiental como um dos princpios do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, tendo por objetivo, neste sistema, a capacitao para a participao ativa das pessoas e comunidades na defesa do meio ambiente. Desta forma, no SISNAMA, a educao ambiental destinase apenas capacitao da sociedade para proteo e conservao do meio ambiente. O SISNAMApossui um histrico de inovao e de constante aprimoramento da gesto integrada em matria ambiental, haja vista que expressa uma das primeiras oportunidades em que o Congresso Nacional delegou poderes a um conselho (CONAMA- Conselho Nacional de Meio Ambiente), apresentando-se como um ousado mecanismo de gesto colegiada, participativa e deliberativa, assegurando-se em sua composio representantes da sociedade. O espao aberto pelo SISNAMA para a prtica da democracia participativa no debate das questes socioambientais inspira a proposta de um Sisnea, juntamente com outros mecanismos que impulsionam a gesto compartilhada do meio ambiente no Brasil, como: (i) a crescente tendncia municipalizao advinda da autonomia conferida aos municpios pela Constituio Federal de 1988 , com a construo de organismos e instncias responsveis pela gesto local; e (ii) a atuao integrada na gesto ambiental entre as trs esferas de governo, exemplificada pelas Comisses Tripartites, institudas em cada unidade federativa, a partir de 2004. No mbito da educao ambiental formal, de acordo com a LDB, compete aos Municpios atuar prioritariamente no ensino fundamental e na educao infantil. Aos Estados e ao Distrito Federal compete o ensino fundamental e mdio. A Unio, por sua vez, exerce funo redistributiva e supletiva, devendo prestar assistncia tcnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, sendo ainda incumbida da organizao do sistema de educao superior. Um sistema de educao ambiental deve dialogar com as estruturas e instituies da gesto educacional brasileira, considerando sua autonomia nos trs nveis de governo e a descentralizao das polticas educacionais nos sistemas de ensino federal, estadual e municipal. Deve respeitar tambm a atuao do Ministrio da Educao (MEC) na formulao e avaliao da Poltica Nacional de Educao , e do Conselho Nacional de Educao (CNE) e suas Cmaras que tm funo normativa e deliberativa , lembrando que esta estrutura organizativa replica-se nos estados e municpios.

A institucionalizao da Educao Ambiental uma necessidade crescente, que est para alm do SISNAMA e do sistema educacional. Como ser detalhado adiante, a educao ambiental possui entes prprios, a exemplo das Comisses Interinstitucionais de Educao Ambiental (CIEAs), alm de envolver instncias e instituies no contempladas tradicionalmente na formulao e implementao de polticas pblicas. preciso considerar tambm que grande parte dos estados da federao j possui ou est elaborando sua Poltica ou Programa Estadual de Educao Ambiental e vem debatendo estratgias para implementar ou fortalecer seu processo de institucionalizao pelas reas gestoras. A Educao Ambiental cada vez mais se consolida como poltica pblica decorrente da exigncia e mobilizao da sociedade; e a proposta de um sistema nacional de educao ambiental deve cumprir exatamente a misso de estabelecer a inter-relao necessria e fortalecer o dilogo entre os sistemas de meio ambiente e de educao, agregando ainda alguns entes de formao e de gesto que so prprios da Educao Ambiental. Este sistema de educao ambiental poder articular os atores da PNEA, consolidando os princpios e objetivos desta poltica, e amparando o processo de institucionalizao e enraizamento desta temtica.

III. BASES PARA UM SISNEA Conceitos, princpios e objetivos Um sistema nacional de educao ambiental deve ter princpios e diretrizes prprios que conduzam a sua implementao, refletindo seus valores e a lgica para a articulao e implementao das aes. A diferena entre diretrizes e princpios sutil: princpios representam os valores que condicionam a conduo de uma poltica ou sistema, vinculando todas as suas regras e aes; diretrizes orientam a forma ou a condio das aes, para que a poltica atinja suas metas ou objetivos. Os princpios e diretrizes do Sisnea devem ser debatidos e apontados pela sociedade, porm, sugere-se a permanncia daqueles consagrados pelo ProNEA: PRINCPIOS: concepo de meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependncia sistmica entre o meio natural e o construdo, o socioeconmico e cultural, o fsico e o espiritual, sobre o enfoque

SISNEA - Sistema Nacional de Educao Ambiental

da sustentabilidade; abordagem articulada das questes ambientais locais, regionais, nacionais, transfronteirias e globais; respeito liberdade e equidade de gnero; reconhecimento da diversidade cultural, tnico-racial, gentica, de espcies e de ecossistemas; enfoque humanista, histrico, crtico, poltico, democrtico, participativo, inclusivo, dialgico, cooperativo e emancipatrio; vinculao entre as diferentes dimenses do conhecimento, entre os valores ticos e estticos, entre a educao, o trabalho, a cultura e as prticas sociais; democratizao da produo e divulgao do conhecimento e fomento interatividade na informao; pluralismo de idias e concepes pedaggicas; garantia de continuidade e permanncia do processo educativo; coerncia entre o pensar, o falar, o sentir e o fazer;

DIRETRIZES: Participao e Controle Social: consideram a contribuio da sociedade civil na formulao e gesto das polticas pblicas, bem como no acompanhamento e verificao das aes pblicas, avaliando os objetivos, processos e resultados; Transversalidade: resulta da complexidade da gesto institucional da PNEA, que exige que seu planejamento estratgico envolva inmeros elementos de outros contextos, polticas e reas de conhecimento; Sustentabilidade socioambiental: consideram a contribuio da sociedade civil na formulao e gesto das polticas pblicas, bem como no acompanhamento e verificao das aes pblicas, avaliando os objetivos, processos e resultados; Descentralizao Espacial e Institucional: de poder e da gestoadministrativa, com a partilha de competncias e atribuies entres os atores, instituies e rgos da PNEA, havendo incentivo ao desenvolvimento de polticas regionais de Educao Ambiental, e tendo como premissa que a interveno do poder pblico (Estado) deve subsidiar o protagonismo da sociedade. Aperfeioamento e fortalecimento dos sistemas de ensino, meio ambiente e outros que tenham interface com a educao ambiental: o sistema deve promover de forma integrada e coordenada, em todas as estruturas, a incluso e a inter-relao entre os entes que promovem a Educao Ambiental. Interdisciplinaridade: uma maneira de organizar e produzir o conhecimento, procurando integrar as diferentes dimenses dos fenmenos estudados.

Bases legais para um Sisnea As principais referncias legais para a construo de um sistema nacional de educao ambiental so: Artigos 23, 205 e 225 da Constituio Federal de 1988; Lei 9.394/1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educao. Lei 6.938/1981 Institui a Poltica e o Sistema Nacional de Meio Ambiente; Lei 9.795/1999 e Decreto 4.281/2002 Estabelecem a Poltica Nacional de Educao Ambiental (PNEA).

IV. CONSTRUINDO O SISNEA Proposta para um Sistema nacional de educao ambiental A Educao Ambiental cada vez mais se consolida como poltica pblica decorrente da necessidade, exigncia e mobilizao da sociedade. A proposta de um Sisnea cumpre a misso de enraizamento, tornando cada brasileiro e cada brasileira um educador ambiental, fortalecendo o dilogo entre os sistemas de meio ambiente e de educao, e agregando formao e gesto especficos. Alm disso, o Sisnea refora e amplia a diretriz do ProNEA: Aperfeioamento e fortalecimento dos sistemas de ensino, meio ambiente e outros que tenham interface com a educao ambiental.

Com o propsito de facilitar a comunicao, permitindo uma visualizao a partir de representaes grficas elaboradas por aproximaes sucessivas, encontram-se a seguir dois diagramas: i. o cenrio estruturado de gesto da PNEA como ele se encontra configurado no momento; e ii. um cenrio estruturante, que busca integrar organicamente entes, estruturas e organizaes, em um sistema includente das dimenses poltico-administrativo e formadoras de educao ambiental. Assim, o presente documento traz uma proposta do Sisnea, com uma metodologia de participao. A partir delas, espera-se que os arranjos dos entes
SISNEA - Sistema Nacional de Educao Ambiental

do Sisnea, suas competncias e inter-relaes sejam apreciados, modificados e sirvam de gerao para novas idias que possam revelar a essncia dos objetivos, princpios, valores e eficcia deste sistema.

IV.1. CENRIO ESTRUTURADO (CONFIGURAO NO MOMENTO) Nesta representao, temos os atuais entes da PNEA institucionalizados por instrumentos jurdicos, e outros, ainda sem o mesmo tipo de institucionalizao. Os entes e instncias esto divididos nas esferas federal, estadual e municipal, alm de estarem separados segundo a funo que exercem no sistema (consultiva, deliberativa, coordenao, execuo e financiadora). As organizaes no previstas juridicamente, se encontram em um espao paralelo, por vezes interagindo com o sistema estruturado, por outras vezes isolados.

ESFERA FEDERAL COLEGIADOS: - Comit Assessor do rgo Gestor da PNEA rgo Consultivo e de Assessoramento

- CT-EA CONAMA - Cmara Tcnica de Educao Ambiental do CONAMA rgo Deliberativo (educao nas polticas ambientais educao no-formal) - CNE - Conselho Nacional de Educao rgo Deliberativo (educao formal) Existem ainda outros conselhos, como Recursos Hdricos, Biodiversidade, Florestas, Sade, Transporte, Cultura, que tm interface com a Educao Ambiental. COORDENAO e EXECUO: - rgo Gestor rgo de planejamento, coordenao, superviso do sistema e controle da poltica nacional -MMA/DEA - Departamento de Educao Ambiental do MMA rgo que compe o rgo Gestor -MEC/CGEA - Coordenao Geral de Educao Ambiental do MEC rgo que compe o rgo Gestor - Todos os organismos vinculados ao MMA e MEC, bem como a outros Ministrios, tendo hoje, no DEA/MMA e na CGEA/MEC, estruturas centrais da coordenao e implementao das polticas pblicas. FINANCIAMENTO: - FNMA - Fundo Nacional de Meio Ambiente - FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao Outros fundos Nacionais que tenham interface com Educao Ambiental ESFERA ESTADUAL COLEGIADOS: - CIEAS - Comisses Interinstitucionais de Educao Ambiental: sugerem a formulao de diretrizes, polticas e programas estaduais - CONSEMA - Conselho Estadual de Meio Ambiente: rgo deliberativo sobre educao ambiental no-formal - CEE - Conselho Estadual de Educao: rgo deliberativo sobre a Educao Ambiental nos sistemas de ensino
SISNEA - Sistema Nacional de Educao Ambiental

Existem ainda outros conselhos com interface com a Educao Ambiental; as vezes com Cmaras tcnicas especficas para esta rea. COORDENAO e EXECUO: - SEMA - EA - rea de Educao Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente: alm de terem representao nas CIEAs, formula e executa a Poltica Estadual de Educao Ambiental na educao no-formal - SEDUC EA - rea de Educao Ambiental da Secretaria Estadual de Educao: alm de terem representao nas CIEAs, formula e executa a Poltica Estadual de Educao Ambiental na educao formal Em alguns estados, so as SEMAs e as SEDUCs os dois rgos componentes do rgo Gestor Estadual de Educao Ambiental. - NEAS - Ncleos de Educao Ambiental do IBAMA: vinculados CGEAM/ IBAMA (Coordenao Geral de Educao Ambiental), possuem atuao descentralizada de execuo da educao ambiental nos estados. FINANCIAMENTO: - FEMA - Fundo Estadual de Meio Ambiente - FEE - Fundo Estadual de Educao Outros fundos Estaduais que tenham interface com Educao Ambiental ESFERA MUNICIPAL COLEGIADOS: - CONDEMA - Conselho Municipal de Meio Ambiente - CME - Conselho Municipal de Educao - Outras comisses descentralizadas ou CIEAS municipais COORDENAO e EXECUO: - SMMA EA - rea de Educao Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMED EA -rea de Educao Ambiental da Secretaria Municipal de Educao

10

FINANCIAMENTO: - FMMA - Fundo Municipal de Meio Ambiente - FME - Fundo Municipal de Educao Outros fundos Municipais que tenham interface com Educao Ambiental ENTES NO PREVISTOS JURIDICAMENTE, COM ATUAO LOCAL E TERRITORIAL FORMAO - Com-Vidas - Coletivos Educadores EIXOS TRANSVERSAIS (de controle social e participao) - CNMA - Conferncia Nacional do Meio Ambiente - CNIJMA Conferncia Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente - Redes de EA e Coletivos Setoriais - Fruns de EA - Meios de Comunicao de Massa, Empresas e Entidades de classe, instituies Pblicas e Privadas, ONGs, e a sociedade como um todo. IV.2. CENRIO ESTRUTURANTE DO SISNEA (POLTICO-ADMINISTRATIVO- FORMADOR) A incorporao de instncias estruturantes da sociedade, de maneira mais orgnica e integrada, se mostra fundamental para conferir maior dinamismo gesto e implementao de polticas de formao e comunicao. Para tal, se deve facilitar as condies participativas que potencializem a formao da populao brasileira, nos territrios, educando e se educando ambientalmente de forma continuada, permanente, articulada e ao longo da vida. O diagrama abaixo apresenta a proposta de um Sistema Nacional de Educao Ambiental. O grfico organiza os entes que atuam diretamente na Educao Ambiental, nos trs nveis de poder, porm deixam de ser citados, um a um e nominalmente, os diversos conselhos que tm interface com a Educao Ambiental, bem como os diversos fundos, fruns, coletivos, redes e
SISNEA - Sistema Nacional de Educao Ambiental

11

outras representaes da sociedade civil. Esta forma de desenhar o sistema, objetiva, exatamente que ele seja inclusivo e dinmico, prevendo a incorporao de novos atores.

IV.2.1. Esfera Federal Na esfera federal, o rgo Gestor (OG) representa a instncia central da PNEA, sendo responsvel pela coordenao desta poltica. Segundo o artigo 15 da Lei 9.795/99 o OG atua: (i) na definio de diretrizes para implementao da Educao Ambiental em mbito nacional; (ii) na articulao, coordenao e superviso de planos, programas e projetos na rea de educao ambiental, em mbito nacional; (iii) e na negociao de financiamentos a planos, programas e projetos na rea de educao ambiental. O Decreto 4.281/02, no art. 3, delineia o detalhamento das competncias da Lei, prevendo para o rgo Gestor aes como: (a) sistematizao e divulgao das diretrizes nacionais definidas; (b) apoio ao processo de implementao da PNEA em todos os nveis, delegando competncias quando necessrio; (c) avaliao e intermediao de programas e projetos, inclusive supervisionando a recepo e emprego de recursos pblicos e privados; (d) promoo do

12

levantamento de programas e projetos e o intercmbio de informaes; (e) indicao de critrios e metodologias qualitativas e quantitativas para a avaliao de programas e projetos; (f) incentivo e promoo de parcerias entre instituies pblicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, objetivando o desenvolvimento de prticas educativas. Para assegurar o cumprimento destas atribuies e avaliao das diretrizes por ele emanadas, o rgo Gestor tambm realiza a execuo direta de alguns projetos e programas de Educao Ambiental com relevncia nacional. A execuo direta feita pelo Departamento de Educao Ambiental (DEA) Ministrio do Meio Ambiente, pela Coordenao-Geral de Educao Ambiental, Departamento de Educao Integral, Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade (CGEA/DEI/SECAD)- Ministrio da Educao. O Comit Assessor uma instncia de consulta e assessoramento ao rgo Gestor, podendo representar tambm uma das instncias de controle social da PNEA em mbito federal, e uma das vias para o enraizamento da Educao Ambiental nas diferentes e instituies que o compem e nas bases sociais em que estas atuam. Atualmente, a composio deste Comit definida pelo Decreto 4.281/02, contando com treze representantes dos setores governamental, nogovernamental, laboral, patronal, e educacional-ambiental, tendo sido ampliado recentemente para incluir, como convidados especiais, representantes de redes e movimentos sociais, juventude e Agenda 21, a fim aumentar a democraticidade e participao deste colegiado. No diagrama, os Conselhos esto representados de forma geral, situando-se na esfera que circunda todo o Sisnea, representando a participao da sociedade em suas diversas dimenses. No entanto, cabe explicitar que o Decreto n 4.281/2002 (inciso II, art. 3), dispe que, no desempenho de suas competncias, o rgo Gestor deve observar as deliberaes do CNE - Conselho Nacional de Educao e do CONAMA - Conselho Nacional de Meio Ambiente. O CNE um rgo colegiado integrante da estrutura de administrao direta do MEC e foi criado nos termos da Lei 9.131, de 24 de novembro de 1995, tendo atribuies normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educao, cabendo-lhe formular e avaliar a poltica nacional de educao, zelar pela qualidade do ensino, zelar pelo cumprimento da legislao educacional e assegurar a participao da sociedade no aprimoramento da educao brasileira. Diante disso, o CNE delibera sobre a educao ambiental no ensino formal, sendo responsvel, por exemplo, pela aprovao de Resolues CNE que estabelecem diretrizes curriculares nacionais.

SISNEA - Sistema Nacional de Educao Ambiental

13

Cmara Tcnica de Educao Ambiental / CONAMA, compete: a) deliberar sobre a Educao Ambiental no-formal, nas polticas de gesto do meio ambiente, tais como conservao da biodiversidade, de zoneamento ambiental, de licenciamento e reviso de atividades efetivas ou potencialmente poluidoras; b) desenvolver indicadores de desempenho e de avaliao para as aes de educao ambiental decorrentes das polticas, programas e projetos de governo; c) definir diretrizes para a elaborao e implementao das polticas e programas estaduais de educao ambiental; e d) assessoramento s demais Cmaras Tcnicas, no que tange a educao ambiental. de grande importncia e atuao dos outros conselhos e comisses que possuem interface e deliberam sobre a Educao Ambiental como, por exemplo, o CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hdricos), CONABIO (Comisso Nacional de Biodiversidade), CONAFLOR (Comisso Nacional de Florestas). Para que as diretrizes do rgo Gestor deixem de ser mera recomendao, passando a ser dotadas de validade jurdica, obtendo maior reconhecimento e observncia pela sociedade, necessrio que estas diretrizes sejam encaminhadas aos conselhos e comisses com poder normativo, para serem transformadas em instrumento legal.

IV.2.2. Esfera Estadual e Municipal Na esfera estadual e dos municpios, a exemplo do formato adotado para a composio do rgo Gestor da PNEA, o Sisnea recomenda a parceria entre as Secretarias de Educao e de Meio Ambiente, com a participao paritria de entidades da sociedade civil, para a gesto da Educao Ambiental, viabilizando uma atuao conjunta na execuo das Polticas, dos Programas e dos Planos de Educao Ambiental. Estas Secretarias devem transversalizar a Educao Ambiental, nos diversos colegiados e conselhos que tenham interface com a Educao Ambiental. Grande parte dos estados da federao j possui ou est elaborando sua Poltica ou Programa Estadual de Educao Ambiental e vem debatendo estratgias para implementar ou fortalecer seu processo de institucionalizao pelas reas gestoras. Nos estados e municpios, para garantir democraticidade e participao nas discusses sobre as Polticas, Programas e Planos Estaduais / Municipais de Educao Ambiental, as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Educao devem apoiar a constituio das CIEAS - Comisses Interinstitucionais de Educao Ambiental descentralizadas, fortalecendo e dialogando com os

14

diversos entes (governamentais e no-governamentais) que as compem e que so atuantes no estado, nos municpios e territrios, como, por exemplo, os NEAs do IBAMA/Instituto Chico Mendes, o INCRA e outros. Estas Comisses Interinstitucionais representam uma instncia colegiada no mbito estadual, tendo como misso mais ampla, a proposio de diretrizes para a Poltica Estadual de Educao Ambiental - PEEA, articulando as atividades relacionadas Educao Ambiental. As CIEAs mapeiam a situao da educao ambiental no estado e seus municpios, promovendo o intercmbio de informaes, o debate de opinies e a sistematizao de propostas de ao, aproximando a diversidade dos atores do campo da educao ambiental, e incentivando a participao, o controle social na formulao, implementao e avaliao de projetos, programas e polticas pblicas estaduais. Na proposta do Sistema, as CIEAS podero representar a instncia coordenadora das PEEAs, em cada um dos estados e no distrito federal, mas ser seu regimento interno que definir a amplitude dos seus poderes e atribuies. A proposta do rgo Gestor para a Sisnea ainda sugere que as CIEAs realizem e participem de fruns, conferncias; dialoguem com as redes, contribuam para a criao de Coletivos Educadores e outros coletivos de educao no estado, articulando estes diversos atores. Importante tambm que as CIEAs dialoguem com os Fundos Estaduais e locais de Meio Ambiente, Educao e outros, para a composio de linhas de apoio e financiamento a projetos de Educao Ambiental. Os Conselhos de Meio Ambiente e de Educao dos mbitos estadual e municipal aparecem de forma geral na esfera que circunda o Sisnea, conferindo democraticidade e dinamismo s polticas estaduais e municipais de educao ambiental, na medida em que as Secretarias de Meio Ambiente e de Educao seguem dialogando com os inmeros comits, fruns de educao e meio ambiente, com poder normativo e/ou deliberativo, que tenham interface com a Educao Ambiental. Por sua vez, os conselhos estaduais e municipais com poder normativo devem reconhecer as CIEAs como instncia coordenadora, articuladora e propositora das polticas estaduais e municipais de educao ambiental, podendo ainda, incorporar as CIEAS como cmaras tcnicas especializadas em Educao Ambiental. Por meio destes conselhos, as diretrizes propostas pelas CIEAs podero ser dotadas de validade jurdica, obtendo maior reconhecimento e observncia pela sociedade.

SISNEA - Sistema Nacional de Educao Ambiental

15

No s pelo sistema federativo brasileiro, mas tambm por representar grande significao na vida das pessoas os municpios so instncia de extrema importncia no sistema, neste sentido a proposta do SISNEA traz os Municpios Educadores Sustentveis (MES), que consistem em municpios que se educam para a construo da sustentabilidade socioambiental buscam medidas para viabilizar a formao de suas cidads e de seus cidados para atuarem cotidianamente na construo de condies/espaos/processos que caminhem nessa direo, por isso de extrema relevncia que os municpios se articulem com os Coletivos Educadores de seus territrios.

IV.2.3. Esfera local ou territorial No mbito local ou territorial, o Sisnea se prope a ser um sistema formador de educadores ambientais populares e, por isto, incorpora em suas instncias grupos locais de atuao e reflexo sobre meio ambiente e qualidade de vida. Os Coletivos Educadores e as COM-VIDAs (Comisses de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, em cada escola e Comunidades ou Crculos de Aprendizagem, Meio Ambiente e Qualidade de Vida), esto na base deste sistema, e constituem os espaos de convergncia dos esforos de todos os demais componentes do sistema, para realizem uma Educao Ambiental para todos e todas. Os Coletivos Educadores so uma resposta atribuio do rgo Gestor de incentivar a promoo de parcerias entre instituies pblicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, objetivando o desenvolvimento de prticas educativas. Coletivos Educadores so grupos de educadores de vrias instituies que atuam no campo da formao em Educao Ambiental, educao popular, ambientalismo e mobilizao social, qualificando a participao das pessoas na gesto dos recursos ambientais, a partir da prxis e do processo educativo, formando educadores ambientais populares, em cada base territorial. No Sisnea, os Coletivos Educadores: (i) devem qualificar a participao pblica por meio da formao e desenvolvimento da cidadania ambiental, consolidando a mobilizao e o pensamento crtico e emancipatrio; e (ii) devem ter uma atuao poltica, estando vinculados s CIEAs e com elas dialogando. As aes formadoras destes Coletivos, afinadas com as peculiaridades locais e regionais, podem contribuir para empoderar lideranas, podendo ainda incentivar a criao de polticas pblicas estaduais, na medida em que estes

16

prprios coletivos participem de fruns, conselhos, conferncias, redes, CIEAs e outros espaos de debate sobre a gesto pblica. neste sentido que a formao sistmica promovida pelos Coletivos Educadores aliada consolidao de espaos e processos de participao pblica, alimenta o Sisnea, garantindo sua sustentabilidade, seu aprimoramento contnuo e dinmico. No diagrama proposto, os Coletivos Educadores so comprometidos com a criao e fortalecimento de Com-Vidas em suas bases territoriais. As COM-VIDAs (Comisses de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola formadas por estudantes e pela comunidade escolar (professores, funcionrios, pais...), que atuam nas escolas e as Comunidades de Aprendizagem sobre Meio Ambiente e Qualidade de Vida formadas por educadores ambientais populares e atuantes em comunidades em geral) so grupos locais de atuao e reflexo sobre e pelo meio ambiente e qualidade de vida. A idia surgiu como uma deliberao da I Conferncia Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente para a criao de conselhos jovens de meio ambiente e a elaborao da Agenda 21 nas escolas brasileiras. Ela se juntou proposta de Crculos de Cultura, do mestre Paulo Freire, uma estratgia de educao libertadora. Nele no h lugar para um professor bancrio, que tudo sabe, nem para um aluno passivo, que nada sabe. No Crculo de Cultura todos tm palavra, todos lem e escrevem o mundo. um espao de trabalho, pesquisa, exposio de prticas, dinmicas, vivncias que possibilitam a construo coletiva do conhecimento. A COM-VIDA Comisso de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola uma nova forma de organizao que contribui para um dia-a-dia participativo, democrtico, animado e saudvel, promovendo o intercmbio entre a escola e a comunidade, com foco nas questes socioambientais locais. Elas so articuladas pelos estudantes, com o apoio dos professores. nas COM-VIDAs que acontece a prxis dos educadores ambientais populares formados e em formao pelas instituies que compe os Coletivos Educadores. A partir delas, se formam as Agendas 21 nas escolas e comunidades, e se incentiva a participao de pessoas nos processos decisrios de gesto ambiental no pas. Agenda 21 um instrumento para a COM-VIDA planejar suas atividades, fazer projetos coletivos que possam realmente transformar a realidade e se ligar aos processos de Agenda 21 Local, Brasileira e Global.

SISNEA - Sistema Nacional de Educao Ambiental

17

IV.2.4. Eixos Transversais e Componentes de Controle Social So eixos que vitalizam, monitoram e fomentam o Sisnea, devendo estar presentes em todos os seus nveis de gesto. So eles: a) relaes internacionais porque o desafio do enfrentamento dos problemas ambientais uma questo global e a lgica da PNEA e do ProNEA cooperativa; financiamento o que contribui para a sustentabilidade do sistema e possibilita a implementao da PNEA e do ProNEA; comunicao um sistema apenas se justifica para possibilitar a comunicao sistmica entre os entes que o compe, bem como entre as suas polticas. pesquisa e avaliao o que permite o constante aprimoramento e manuteno do sistema e a incorporao de novos conhecimentos, conceitos e dinmicas.

b) c)

d)

Os componentes dinmicos e de controle social so redes, coletivos, conselhos, conferncias, fruns, universidades, empresariado, salas verdes, educadores ambientais populares e todos aqueles que atuam no campo da educao ambiental. Um Sisnea precisa conter mecanismos que incentivem a criao e o dilogo com espaos de participao direta como fruns, conferncias, grupos de trabalho , onde as pessoas possam demandar, negociar, discutir, propor e avaliar polticas, planos e aes de Educao Ambiental. Por exemplo, um Conselho Municipal de Educao Ambiental pode ser um colegiado amplo, que articule comisses, coletivos e grupos de trabalho com outras instncias especficas, para definio de polticas e planos. A evoluo destes mecanismos ocorrer aos poucos, de acordo com o perfil e a expectativa dos agentes locais. A partir da relao dialgica entre estes componentes do Sistema e os rgos e instituies governamentais, emergem reivindicaes e demandas que direcionam e do sentido s polticas pblicas de Educao Ambiental. Por isto, estes componentes representam a dinmica retro-alimentadora do Sisnea.

18

V. REPERCUSSES DO SISNEA Outros movimentos estruturantes para a Educao Ambiental Quais outros processos podem ser desencadeados a partir do Sisnea? Conforme se mencionou na apresentao deste documento, a partir do Sisnea, o rgo Gestor pode vir a atingir outros objetivos estruturantes para a Educao Ambiental no Brasil, como a criao e a ampliao dos canais de participao social, qualificao desta participao envolvendo atores como Coletivos Educadores, Coletivos Jovens, educadores populares, Com-vidas e outros, e a articulao de instituies que promovem a Educao Ambiental entre e nas trs esferas de poder. Paralelamente, um Sisnea pode culminar: (i) no incentivo participao qualificada nos colegiados, comisses, comits e fruns existentes de Educao Ambiental e a ampliao/ criao de canais e processos permanentes de participao pblica da sociedade; no fortalecimento das aes transversais (interministeriais, entre estados, municpios e coletivos de educao ambiental), com a lgica cooperativa e planejada; na delimitao de competncias para a atuao integrada do rgo Gestor, da Coordenao Geral de Educao Ambiental (CGEAM) do IBAMA/Instituto Chico Mendes, de Ministrios, Secretarias, Programas e outros organismos e instncias destinados a promover a educao ambiental junto populao do Brasil; na aprovao e ampliao de mecanismos de financiamento para a Educao Ambiental; na reviso participativa de leis, polticas e programas, em todos os nveis de poder, a partir do mapeamento e da avaliao do estado da arte da gesto da Educao Ambiental, permitindo a emergncia de propostas de regionalizao e outras voltadas ao fortalecimento do Sisnea e da EA em todas as UFs;

(ii) (iii)

(iv) (v)

Um Sisnea contribui para a utopia que conduz o rgo Gestor, que a de educar ambientalmente, transformando cada pessoa em educadora ambiental. Nesse sentido to importante que um Sisnea tambm contribua para a formao de crculos de qualidade de vida e de aprendizagem coletiva para a cultura da participao e da sustentabilidade. Para maiores informaes e participao no processo de consulta pblica sobre o Sisnea, acessar o site www.mma.gov.br/ea

SISNEA - Sistema Nacional de Educao Ambiental

19

ANEXO I GLOSSRIO

- CA do rgo Gestor da PNEA rgo Consultivo e de Assessoramento - CT-EA CONAMA - Cmara Tcnica de Educao Ambiental do CONAMA rgo Deliberativo (educao nas polticas ambientais educao no-formal) - CNE - Conselho Nacional de Educao rgo Deliberativo (educao formal) - CNMA Conferncia Nacional de Meio Ambiente - CIEAS - Comisses Interinstitucionais de Educao Ambiental: sugerem a formulao de diretrizes, polticas e programas estaduais - CIJMA Conferncia Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente - CONSEMA - Conselho Estadual de Meio Ambiente: rgo deliberativo sobre educao ambiental no-formal - CEE - Conselho Estadual de Educao: rgo deliberativo sobre a Educao Ambiental nos sistemas de ensino - CONDEMA - Conselho Municipal de Meio Ambiente - CME - Conselho Municipal de Educao -IBAMA - Coordenao Geral de Educao Ambiental do IBAMA autarquia vinculada ao MMA, que atua na execuo da educao ambiental nas unidades federativas - FNMA - Fundo Nacional de Meio Ambiente - FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao - FEMA - Fundo Estadual de Meio Ambiente - FEE - Fundo Estadual de Educao

20

- FMMA - Fundo Municipal de Meio Ambiente - FME - Fundo Municipal de Educao -MMA/DEA - Departamento de Educao Ambiental do MMA rgo que compe o rgo Gestor -MEC/CGEA - Coordenao Geral de Educao Ambiental do MEC rgo que compe o rgo Gestor - NEAS - Ncleos de Educao Ambiental do IBAMA: vinculados CGEAM/ IBAMA (Coordenao Geral de Educao Ambiental), possuem atuao descentralizada de execuo da educao ambiental nos estados - OG rgo de planejamento, coordenao, superviso do sistema e controle da poltica nacional - SEMA - EA - rea de Educao Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente: alm de terem representao nas CIEAs, formula e executa a Poltica Estadual de Educao Ambiental na educao no-formal - SEDUC EA - rea de Educao Ambiental da Secretaria Estadual de Educao: alm de terem representao nas CIEAs, formula e executa a Poltica Estadual de Educao Ambiental na educao formal - SMMA EA - rea de Educao Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMED EA -rea de Educao Ambiental da Secretaria Municipal de Educao

SISNEA - Sistema Nacional de Educao Ambiental

21

ANEXO II ABERTURA DA CONSULTA PBLICA

A abertura da consulta pblica do SISNEA se deu durante o Encontro Nacional de Gestores Estaduais de Educao Ambiental, de 03 a 06 de julho de 2007, em Salvador, com a presena de quase cem tcnicos gestores da educao ambiental das secretarias estaduais de meio ambiente e de educao, representantes da sociedade civil nas Comisses Interinstitucionais Estaduais de Educao Ambiental (CIEAs) de todas as unidades federativas do Brasil, e membros do Comit Assessor do rgo Gestor da Poltica Nacional de Educao Ambiental. Durante estes dias tiveram apresentaes e debates em plenria e em grupos sobre a consulta pblica e a proposta do sistema, que integram o processo de consulta pblica. O resultado final do evento, aps os consensos definidos anteriormente no Compromisso de Goinia (2004) e na Carta de Salvador (2005), foi a elaborao do Pacto por uma Gesto Compartilhada da Educao Ambiental, por meio do qual se acordou uma agenda de compromissos baseada na ao coletiva, compartilhada e articulada, com unidade na diversidade, voltada superao das graves questes socioambientais produzidas pelo atual modelo civilizatrio, que culmina na construo do Sistema Nacional de Educao Ambiental, o qual segue: Pacto por uma Gesto Compartilhada da Educao Ambiental Ns, gestores estaduais de educao ambiental e representantes das CIEAs Comisses Interinstitucionais de Educao Ambiental, participantes do Encontro Nacional de Gestores Estaduais de Educao Ambiental, realizado de 3 a 6 de julho de 2007, em Salvador, BA, em continuidade e consonncia com as propostas e diretrizes firmadas no Compromisso de Goinia (2004) e na Carta de Salvador (2005), no marco do rgo Gestor da Poltica Nacional de Educao Ambiental, especialmente diante da necessidade de enfrentamento das mudanas ambientais globais, ressaltamos a relevncia da atuao urgente da EA e definimos como princpios de atuao:

22

Promover o enraizamento da educao ambiental na totalidade do territrio nacional, por meio da comunicao, concebida como um direito humano, utilizando veculos de massa, mdia comunitria, educomunicao e canais pblicos como o EA.Net; bem como de estruturas, instncias e processos educadores como as CIEAs, os Coletivos Educadores, Coletivos Jovens, as Com-vidas nas escolas e comunidades, as Agendas 21, as Salas Verdes, os Centros e Ncleos de Educao Ambiental, entre outras; Consolidar a gesto compartilhada da educao ambiental nos estados e municpios a partir da atuao articulada, solidria e colaborativa nas e entre as Secretarias Estaduais e Municipais de Educao e de Meio Ambiente, em pleno dilogo com a sociedade civil; Envidar esforos para o debate da proposta do Sistema Nacional de Educao Ambiental (SISNEA), no mbito do seu processo de consulta pblica; Prosseguir no processo de consolidao e democratizao das CIEAs e implementar participativamente as Polticas e os Programas Estaduais de Educao Ambiental; Promover maior interlocuo e transversalidade entre o rgo Gestor da Poltica Nacional de Educao Ambiental e demais ministrios; Articular a criao, consolidao e divulgao de fontes e fundos de financiamento no mbito estadual comprometidos com a educao ambiental, como o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), Fundo Nacional de Educao (FNDE) e a Rede de Fundos Socioambientais, que se pautem e dialoguem com as instncias coletivas formuladoras e coordenadoras das polticas e programas de educao ambiental; Institucionalizar e transversalizar a educao ambiental na gesto das organizaes governamentais, com insero na Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO), Plano Plurianual e Lei de Oramento Anual (LOA); Fortalecer processos coordenados, participativos, humanistas, inclusivos, polticos, dialgicos e democrticos de informaes, pesquisas, produo e sistematizao de conhecimentos e processos de acompanhamento e avaliao por meio de instrumentos pblicos, como o Sistema Brasileiro de Informao sobre Educao Ambiental (SIBEA); Mobilizar, sensibilizar e apoiar a populao, a partir dos territrios, para a participao em Fruns de Educao Ambiental e processos de Conferncias de Meio Ambiente e de Educao, especialmente para a realizao adensada e qualificada na Conferncia Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente em todas as escolas do pas;

SISNEA - Sistema Nacional de Educao Ambiental

23

Estimular a abordagem da educao ambiental no projeto poltico pedaggico, entendendo a escola pblica como espao de direito, republicano e de educao permanente, integral, continuada, para todos e ao longo da vida, com gesto democrtica, bem como buscar a articulao com as instncias organizadas como as Comvidas Comisso de Meio Ambiente e Qualidade de Vida com os Conselhos de Escola, Grmios Estudantis; Inserir, em todas as instituies de educao superior, a EA como disciplina, atividade, ou projeto inter e transdisciplinar obrigatrios para a formao inicial de professores, ou seja, nas licenciaturas, cursos de magistrio e pedagogia, incentivando ainda a presena da EA nos demais cursos e bacharelados, para propiciar a formao de profissionais comprometidos com as transformaes socioambientais e culturais; Buscar meios para promover uma formao iniciada e continuada em educao ambiental das equipes gestoras e tcnicas, bem como promover o seu enraizamento nas estruturas governamentais; Estimular e apoiar o controle social da educao ambiental por meio do fortalecimento dos movimentos da sociedade civil organizada, das Redes de Educao Ambiental, dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente, dos Conselhos e Foros de participao cidad; Definir diretrizes para a educao ambiental no licenciamento, criando mecanismos de normatizao; Promover a educao ambiental em e com as comunidades de reas Protegidas e seu entorno, especialmente nas Unidades de Conservao; Reconhecer a diversidade cultural, tnico-racial, regional, de gnero e orientao sexual, e a convivncia inter-geracional, no mbito das polticas, programas e projetos de educao ambiental.

Estes so os compromissos a serem assumidos pelos gestores e gestoras, educadores e educadoras de todo o pas, nas instncias e processos envolvidos na construo do Sistema Nacional de Educao Ambiental Sisnea. Uma ao coletiva, compartilhada e articulada, com unidade na diversidade, voltada superao das graves questes socioambientais produzidas pelo atual modelo civilizatrio, por meio de processos crticos, participativos, transformadores e emancipatrios, destinados felicidade humana e proteo da vida.

Salvador, 06 de julho de 2007.

24

Anda mungkin juga menyukai