Anda di halaman 1dari 27

QUEM VIVE NOS OCEANOS?

reas de contedo/reas curriculares:


Educao Pr-escolar
As diferentes actividades propostas pretendem privilegiar o desenvolvimento da criana e a construo articulada do saber, numa abordagem integrada e globalizante das diferentes reas, nomeadamente nas reas de contedo: - Conhecimento do Mundo - Expresso e Comunicao, no domnio da expresso plstica, linguagem oral e matemtica

1 Ciclo do Ensino Bsico


As diferentes actividades propostas pretendem privilegiar a integrao de diferentes reas do saber, nomeadamente nas reas curriculares disciplinares: - Lngua Portuguesa - Estudo do Meio - Expresses Artsticas As actividades sugeridas e contedos facultados podero ser utilizados na rea curricular disciplinar de Estudo do Meio do 1 CEB, nomeadamente nos blocos de contedos: - descoberta do Ambiente Natural (1, 2 e 3 ano), - descoberta das Inter-relaes entre Espaos (3 e 4 ano), - descoberta dos Materiais e Objectos (1, 2, 3 e 4 ano), - descoberta das Inter-relaes entre a Natureza e a Sociedade (3 e 4 ano).

QUEM VIVE NOS OCEANOS?

Motivao

. Exercitar a oralidade sobre o tema: audio de um texto sobre a diversidade biolgica do Oceano
(ver exemplos no anexo 1). Troca de ideias sobre o que ouviram.

. Exibio de um lme (ex: passagens do lme O Nemo).


Pequeno debate sobre o que viram (ex: diversidade de seres marinhos, onde vivem e quais as caractersticas das espcies dos fundos abissais, etc).

ou ou ou

. Visita a um mercado de peixe.


Troca de ideias sobre o que viram e ouviram.

. Visita ao Oceanrio de Lisboa ou a um museu relacionado com o mar que tenha exemplares de
espcies marinhas (ver lista de contactos no anexo 2). Troca de impresses sobre o que viram e ouviram.

Objectivos

Esta ficha tem como objectivo a observao, identificao e caracterizao de organismos que fazem parte da fauna e da flora dos oceanos, conhecer a anatomia geral de alguns organismos marinhos e a realizao de actividades prticas.

. Conhecer a fauna e a ora dos Oceanos . Saber identicar alguns organismos marinhos . Saber identicar as caractersticas principais que identicam cada um dos grupos de organismos marinhos . Saber associar os organismos em grandes grupos (ex. mamferos, peixes, moluscos, crustceos, algas, etc.) . Saber distinguir organismos vertebrados de invertebrados . Saber distinguir um peixe de um mamfero marinho
2

QUEM VIVE NOS OCEANOS?

. Conhecer a anatomia geral de um peixe e de um invertebrado marinho (ex. molusco) . Observar e distinguir alguns exemplares de organismos univalves e bivalves
Sugesto de questes a abordar:
Sabia que Com cerca de 800 Kms de costa martima banhada pelo Oceano Atlntico, Portugal Continental rene espcies tpicas da fauna e ora atlntica e mediterrnica. Os arquiplagos da Madeira e Aores, de caractersticas geogrcas bem diferentes, alargam o leque de espcies disponveis. A fauna e ora marinha portuguesa so extremamente diversicadas, constituindo uma das maiores riquezas do pas. (Adaptado de Aqurio Vasco da Gama, http://www.aquariovgama.marinha.pt/) Nas praias rochosas possvel encontrar espcies pertencentes maior parte dos grandes grupos de animais e plantas. A enorme riqueza e diversidade biolgica da zona intertidal, bem como a sua fcil acessibilidade, fazem destes sistemas locais privilegiados para estudos de sistemtica e ecologia, bem como para o ensino da Biologia. (Fonte: Ecologia Marinha, http://www.fc.up.pt/zoo-ant/ecomar/index.html)

Planificao

3.1. Informao de apoio ao professor


Nos anexos o professor encontra vrios tipos de informao e elementos de trabalho de modo a facilitar a execuo das actividades. A informao fornecida em alguns anexos excede o grau de aprofundamento e exigncia conceptual desejvel para crianas da EPE e do 1 CEB. Anexo 1 Texto de apoio sobre a diversidade biolgica do Oceano Anexo 2 Lista de museus com exemplares de espcies marinhas Anexo 3 Figuras ilustrativas com as principais caractersticas anatmicas dos exemplares a observar Anexo 4 Regras gerais para apresentao de trabalhos Conceitos bsicos sobre a fauna e a ora marinha A ora marinha bastante diversicada e extremamente importante para o euilbrio dos Oceanos, proporcionando abrigo e alimento a peixes, moluscos, esponjas, etc. A maioria das plantas do oceano composta por algas marinhas, componentes essenciais dos

QUEM VIVE NOS OCEANOS?


ecossistemas marinhos, contribuindo para elevar a biodiversidade destes. So plantas avasculares (no possuem vasos de transporte), fotossintticas (consomem dixido de carbono e produzem oxignio) e so geralmente divididas em dois grupos: microalgas (algas unicelulares), que compem o toplncton marinho e macroalgas (algas pluricelulares). As macroalgas apresentam coloraes extremamente variadas resultantes da combinao de diferentes pigmentos: algas vermelhas (Rhodophyceae), algas castanhas (Phaeophyceae) e algas verdes (Chlorophyceae). A fauna marinha portuguesa constituda por animais vertebrados, que se caracterizam pela presena de esqueleto interno e por animais invertebrados, que no possuem esqueleto interno. Os vertebrados marinhos presentes nos Oceanos so essencialmente, mamferos marinhos (baleias, golnhos, orcas, focas, lontras), aves (gaivotas, cagarras), rpteis (tartarugas marinhas), peixes sseos (moreias, cavalos-marinhos, sardinhas, bacalhaus, atuns) e peixes cartilagneos (raias, tubares). Os invertebrados marinhos constituem um grupo muito grande e inclui organismos que apresentam formas e comportamentos bastante diferentes. Os principais Filos de invertebrados marinhos so: espongirios (esponjas marinhas), cnidrios (caravela-portuguesa, anmonas, alforrecas), platelmintes (vermes achatados), nematelmintes (vermes cilndricos), aneldeos (poliquetas), moluscos (vinagreiras, lapas, mexilhes, polvos, lulas, amijoas, bzios), artrpodes (caranguejos, perceves, camares) e equinodermes (pepinos-do-mar, estrelas-do-mar, ourios-do-mar). Os mamferos marinhos possuem todas as caractersticas de um mamfero, so animais de sangue quente (homeotrmicos), com a capacidade de manterem a sua temperatura corporal constante; possuem plo, respiram por pulmes; so vivparos (animais cujo embrio se desenvolve dentro do corpo da me) e alimentam as suas crias com leite. Os peixes so animais cordados (Filo Chordata) e vertebrados (Sub-lo Vertebrata - com coluna vertebral) com brnquias, apndices - se presentes, na forma de barbatanas - e geralmente, pele com escamas de origem drmica. Os moluscos so animais invertebrados, de corpo mole e so classicados consoante o tipo de concha que possuem. As trs grandes classes de moluscos so: os gastrpodes, os bivalves e os cefalpodes. Quase todos possuem uma concha calcria de carbonato de clcio (com excepo de alguns gastrpodes - as lesmas - e alguns cefalpodes - os polvos). Gastrpodes: O corpo constitudo por uma cabea bem desenvolvida e um p largo; o organismo pode ou no possuir uma nica concha (moluscos univalves). A esta classe pertencem organismos como as lapas, os caracis, os bzios, as vinagreiras e as lesmas-do-mar.

QUEM VIVE NOS OCEANOS?


Bivalves: Os moluscos bivalves possuem concha formada por duas valvas laterais, com alguma simetria. A este grupo pertencem as ostras, as amijoas e os mexilhes. As valvas articulam-se numa charneira que possui, geralmente, dentes, fechando-se devido aco de dois msculos. A maior parte apresenta simetria bilateral, sendo o plano de simetria correspondente ao plano de separao das valvas. So animais maioritariamente marinhos, bnticos infaunais (que vivem enterrados na areia e no lodo) ou epifaunais (que vivem agarrados s rochas ou deslocam-se sobre os fundos marinhos), alimentando-se por ltragem (ltram a gua que passa atravs do sifo). Cefalpodes: So considerados os moluscos mais evoludos. A sua forma pode ser cilndrica em forma de saco. O p subdivide-se em braos e tentculos (10 para as lulas e chocos e 8 para os polvos) providos de ventosas. Podem ou no possuir uma concha e esta geralmente interna. http://videos.sapo.pt/y7kBU5JaQ8VaoWGnzGKJ - Vdeo sobre a fauna e ora marinha. http://docentes.esa.ipcb.pt/amrodrig/peixe_anatomia.pdf - Dissecao e estudo anatmico de um peixe: o barbo (ver anexo 3). As actividades propostas devem ser adaptadas ao nvel de ensino ou escolhidas em funo dos objectivos que o professor/educador pretende alcanar. A actividade 1 foi planeada para a EPE, enquanto que a actividade 2 prope-se ser mais adequada ao 1 CEB.

3.2. Materiais
Os materiais tero que ser seleccionados de acordo com as actividades escolhidas que se desenvolvero ao longo do projecto, de acordo com os recursos da escola, a imaginao dos alunos e o resultado pretendido. Os materiais necessrios para cada uma das actividades propostas encontram-se descritos no ponto 4.

Procedimento

Proposta de Actividades Actividade 1: Vem conhecer a fauna e flora marinha

. lbum de colorir, revistas, jornais, imagens da internet, vdeos


5

Materiais:

QUEM VIVE NOS OCEANOS?

. Plasticina, massa mo, barro . Materiais para reciclagem (plstico, restos de papel, jornais, revistas, etc.)
istas Tendo por base imagens da fauna e da ora marinha que podem ser consultadas em livros, revistas, jornais, internet, e/ou vdeos, os alunos podero recriar estas imagens atravs das seguintes sugestes:

1. Desenhar imagens ilustrativas da fauna e da ora marinha: recortar imagens de revistas, e/ou
jornais para a elaborao de um cartaz (ver regras gerais para a elaborao de um cartaz no anexo 3).

2. Moldar animais e plantas marinhos em plasticina, masssa mo ou barro. 3. Utilizar materiais reciclados para a recriao de animais e plantas marinhos.
Os produtos do(s) trabalho(s) realizado(s) podero ser associados em grandes grupos de organismos: mamferos, peixes, moluscos, crustceos, etc. Os alunos devero ser capazes de caracterizar cada um dos grandes grupos. Poder ser elaborado um pequeno texto explicativo com as principais caractersticas de cada grupo.

4.

Actividade 2: Vem conhecer a anatomia das espcies marinhas

. Exemplares de peixe (ex: carapau); se possvel tambm adquirir exemplares de organismos invertebrados (ex: lulas, mexilhes, amijoas, etc.) . Tesouras de bicos nos . Lupa binocular ou lupa de mo . Bisturis . Pinas . Tabuleiros . Figuras ilustrativas com as principais caractersticas morfolgicas e anatmicas dos animais a
observar (no anexo 3 encontram-se guras com as principais caractersticas anatmicas de alguns animais)

Materiais:

1. Colocar os exemplares disponveis num tabuleiro (idealmente um vertebrado e um invertebrado).

QUEM VIVE NOS OCEANOS?


2. Observar os exemplares a olho n e tentar identicar as principais caractersticas da anatomia
externa (ver anexo 3).

3. Com o auxlio de tesouras e pinas, iniciar a dissecao de cada um dos exemplares a m de


conhecer algumas caractersticas da anatomia interna. Preferencialmente, esta observao poder ser feita com lupa binocular (ver anexo 3).

4. A observao dos exemplares deve inserir nas principais caractersticas dos animais marinhos
(ex: brnquias, presena ou ausncia de espinha / coluna vertebral, escamas, barbatanas, concha). Registar todas as observaes num caderno.

5. Fazer um esquema dos exemplares observados e respectiva legenda (caso tenha sido utilizada
lupa binocular, anotar a ampliao utilizada). Fazer um relatrio sobre a actividade realizada (no anexo 4 encontram-se disponibilizadas regras gerais para a elaborao de um relatrio de uma actividade experimental).

6.

7. Complementarmente, os alunos podero elaborar uma maqueta que ilustre a anatomia externa
e/ou interna dos organismos estudados.

8. Os alunos podero fotografar os diferentes passos da actividade experimental.

. Exposio nal de cartazes apelativos (ver anexo 4) e de outros trabalhos feitos pelos alunos (maquetas, desenhos) . Exposio dos relatrios das actividades experimentais realizadas . Exposio fotogrca que ilustre a actividade realizada . Exposio das maquetas que ilustre a actividade realizada

Sugestes de Produto Final

Avaliao

Dilogo e debate sobre o decorrer do processo e sobre o produto nal.

QUEM VIVE NOS OCEANOS?


Bibliografia
Andresen, S. M. B. 2005. A menina do mar. Editora Figueirinhas. Portugal Campbell, A. & Nicholes, J. 1994. Fauna e Flora do litoral de Portugal e Europa. Edio Fapas Guia de campo de identicao da fauna e da ora do litoral. Forey, P. & Fitzsimons, C. 1999. Coleco: Pequenos Guias da Natureza. Mar e Vida Marinha Litoral. Pltano Edies Tcnicas. Gomes, I., Marcelino, I., Franklin, A. 1995. Eu vou fazer um trabalho. Porto Editora. Porto. Hickman, C. P., Roberts, L. S., Larson, A., LAnson, H., Eisennhour, D.J. 2006. Integrated principles of zoology. Thirteenth edition. McGraw-Hill. International Edition. http://ccbio.no.sapo.pt/estudo/1a.2s/bioanimal_hickman.doc http://docentes.esa.ipcb.pt/amrodrig/peixe_anatomia.pdf http://fossil.uc.pt/pags/fbm_bivalve.dwt http://fossil.uc.pt/pags/fbm_gastropoda.dwt http://ipimar-iniap.ipimar.pt/projectos/biotecmar/Documentos/2010/Apresentacao%20 BIOTECMAR_Domitilia_Matias.pdf http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=66&cid=3197&bl=1&viewall=true http://palavrasoceanogracas.blogspot.com/ http://poeticasemportugues.blogspot.com/ http://videos.sapo.pt/y7kBU5JaQ8VaoWGnzGKJ http://volvox.cienciaviva.pt/Protocols/PDFs/meninapolvo.pdf https://woc.uc.pt/dct/event/dataEvent.do?elementId=2&tipo=historico~ http://www.aquariovgama.marinha.pt/ http://www.biorede.pt/resources/3768.swf

QUEM VIVE NOS OCEANOS?


http://www.da.gov.au/__data/assets/pdf_le/0005/976208/anatomy-sh.pdf http://www.fc.up.pt/zoo-ant/ecomar/index.html http://www.horta.uac.pt/projectos/Saber/200307/artigo.htm http://www.khalsan.com/foodstu/shrimplibrary/How_We_Identify_Shrimp.htm http://www.madeiranature.com/index/cms/page/-/page/nature_flora_marine/lang/pt/ articleId/276/articleTitle/ora-marinha http://www.minerva.uevora.pt/web1/desaos/Menina_do_Mar.pdf http://www.pescaveiro.org/?p=especies http://www.sustainablesushi.net/the-sh/saba/ Lacerda, M. 2008. Cascais Atlntico - ora e fauna marinha. Cmara Municipal de Cascais. Ministrio da Educao. 2004.Organizao Curricular e programas-1 Ciclo. 4 Edio. Lisboa. Moniz, M. 2009. A Aventura do Delm. 1 Ed. Lagoa (So Miguel): Observatrio Vulcanolgico e Geotrmico. Papiniano, C. 1999. A Menina Gotinha de gua. Campo das Letras. Porto. Salvia, R. 2007. Enciclopdia visual - peixes e anfbios. Editorial Sol 90. Portugal. Silva, H. M. & Santos, J. P. 2005. Livro de Campo do Ambiente Litoral. Cmara Municipal de Torres Vedras. Valente, M. J. 2010. Zooarqueologia-4. Os invertebrados. Mestrado de Arqueologia 2009/2010. Universidade do Algarve.

XO NE

Textos de apoio sobre a diversidade biolgica do Oceano

O MAR
Antnio Batic Ferreira Olhai: o Mar tem inuncia singular Sobre mim. Os animais aquticos so tantos! Valia a pena persegui-los no mar alto; Valia a pena v-los saltar atravs das ondas. O Mar, esse mundo que os homens no habitam, imenso, to belo e to perfeito! O Mar tem inuncia singular Sobre mim. Eu bem queria ir ver as ondas: Valia a pena olh-las a correr Loucamente; valia a pena Ver qual delas primeiro entrava na baa. Ah!, o Mar vasto, no entanto, aqui nos fala Sim, fala-nos interiormente, E ns compreendemos a sua lngua: uma lngua que se entende. (Ah!, que impresso nos faz o Mar!)

A menina gotinha de gua


Papiniano Carlos Era uma vez uma menina chamada Gotinha de gua. A menina Gotinha de gua vivia no mar sem m. E era linda, to linda, vestida de esmeralda e luar. Ora no fundo, ora nas vagas coberta de espuma, ela brincava com suas irms. Brincava

Fonte: http://poeticasemportugues.blogspot. com/

com os peixinhos, dava-lhes beijinhos e belisces, e fugia a rir por entre as algas, e jogava s escondidas com as anmonas, que so as ores de mil cores

10

que h no mar. () In A Menina Gotinha de gua. 1999. Campo das Letras. Porto.

A Menina do Mar
Sophia de Mello Breyner Andresen Era uma vez uma casa branca nas dunas, voltada para o mar. Tinha uma porta, sete janelas e uma varanda de madeira pintada de verde. Em roda da casa havia um jardim de areia onde cresciam lrios brancos e uma planta que dava ores brancas, amarelas e roxas. Nessa casa morava um rapazito que passava os dias a brincar na praia. Era uma praia muito grande e quase deserta onde havia rochedos maravilhosos. Mas durante a mar alta os rochedos estavam cobertos de gua. S se viam as ondas que vinham crescendo do longe at quebrarem na areia com barulho de palmas. Mas na mar vazia as rochas apareciam cobertas de limo, de bzios, de anmonas, de lapas, de algas e de ourios. Havia poas de gua, rios, caminhos, grutas, arcos, cascatas. Havia pedras de todas as cores e feitios, pequeninas e macias, polidas pelas ondas. E a gua do mar era transparente e fria. s vezes passava um peixe, mas to rpido que mal se via. Diziase Vai ali um peixe e j no se via nada. Mas as vinagreiras passavam devagar, majestosamente, abrindo e fechando o seu manto roxo. E os caranguejos corriam por todos os lados com uma cara furiosa e um ar muito apressado. O rapazinho da casa branca adorava as rochas. Adorava o verde das algas, o cheiro da maresia, a frescura transparente das guas. E por isso tinha imensa pena de no ser um peixe para poder ir at ao fundo do mar sem se afogar. E tinha inveja das algas que baloiavam ao sabor das correntes com um ar to leve e feliz. Em Setembro veio o equincio. Vieram mars vivas, ventanias, nevoeiros, chuvas, temporais. As mars altas varriam a praia e subiam at duna. Certa noite, as ondas gritaram tanto, uivaram tanto, bateram e quebraram-se com tanta fora na praia, que, no seu quarto caiado da casa branca, o rapazinho esteve at altas horas sem dormir. As portadas das janelas batiam. As madeiras do cho estalavam como madeiras de mastros. Parecia que as ondas iam cercar a casa e que o mar ia devorar o Mundo. E o rapazito pensava que, l fora, na escurido da noite, se travava uma imensa batalha em que o mar, o cu e o vento se combatiam. Mas por m, cansado de escutar, adormeceu embalado pelo temporal. De manh quando acordou estava tudo calmo. A batalha tinha acabado. J no se ouviam os gemidos

11

do vento, nem gritos do mar, mas s um doce murmrio de ondas pequeninas. E o rapazinho saltou da cama, foi janela e viu uma manh linda de sol brilhante, cu azul e mar azul. Estava mar vaza. Ps o fato de banho e foi para a praia a correr. Tudo estava to claro e sossegado que ele pensou que o temporal da vspera tinha sido um sonho. Mas no tinha sido um sonho. A praia estava coberta de espumas deixadas pelas ondas da tempestade. Eram leiras e leiras de espiava que tremiam menor aragem. Pareciam castelos fantsticos, brancos mas cheios de reexos de mil cores. O rapaz quis tocar-lhes, mas mal punha neles as suas mos os castelos trmulos desfaziam-se. Ento foi brincar para as rochas. Comeou por seguir um o de gua muito claro entre dois grandes rochedos escuros, cobertos de bzios. O rio ia dar a uma grande poa de gua onde o rapazinho tomou banho e nadou muito tempo. Depois do banho continuou o seu caminho atravs das rochas. Ia andando para o sul da praia que era um deserto para onde nunca ningum ia. A mar estava muito baixa e a manh estava linda. As algas pareciam mais verdes do que nunca e o mar tinha reexos lilases. O rapazinho sentia-se to feliz que s vezes punha-se a danar em cima dos rochedos. De vez em quando encontrava uma poa boa e tomava outro banho Quando ia j no dcimo banho, lembrou-se que deviam ser horas de voltar para casa. Saiu da gua e deitou-se numa rocha a apanhar sol. Tenho que ir para casa, pensava ele, mas no lhe apetecia nada ir-se embora. E, enquanto assim estava deitado, com a cara encostada s algas, aconteceu de repente uma coisa extraordinria: ouviu uma gargalhada muito esquisita, parecia um pouco uma gargalhada de pera dada por uma voz de baixo: depois ouviu uma segunda gargalhada ainda mais esquisita, uma gargalhada pequenina, seca que parecia uma tosse: em seguida uma terceira gargalhada, que era como se algum dentro de gua zesse glu, glu. Mas o mais extraordinrio de tudo foi a quarta gargalhada: era como uma gargalhada humana, mas muito mais pequenina, muito mais na e muito mais clara. Ele nunca tinha ouvido uma voz to clara: era como se a gua ou o vidro se rissem. Com muito cuidado para no fazer barulho levantou-se e ps-se a espreitar escondido entre duas pedras. E viu um grande polvo a rir, um caranguejo a rir, um peixe a rir e uma menina muito pequenina a rir tambm. A menina, que devia medir um palmo de altura, tinha cabelos verdes, olhos roxos e um vestido feito de algas encarnadas. E estavam os quatro numa poa de gua muito limpa e transparente toda rodeada de anmonas. E nadavam e riam. - Oh! Oh! Oh! - ria o polvo. - Que! Que! Que! - ria o caranguejo. - Glu! Glu! Glu! - ria o peixe. Ah! Ah! Ah! - ria a menina. Depois pararam de rir e a menina disse: -Agora quero danar. Ento, num instante, o polvo, o caranguejo e o peixe transformaram-se numa orquestra.

12

O peixe, com as suas barbatanas, batia palmas na gua. O caranguejo subiu para uma rocha e com as suas tenazes comeou a tocar castanholas. O polvo trepou para cima dos rochedos e esticando muito sete dos seus oito braos prendeu-os pelas pontas com as suas ventosas na pedra e, com o brao que tinha cado livre, comeou a tocar guitarra nos seus sete braos. Depois ps-se a cantar. Ento a menina saiu da gua, subiu para uma rocha e principiou a danar. E a gua junto dos seus ps ia e vinha e bailava tambm. Escondido, atrs do rochedo, o rapaz, imvel e, calado, olhava. Quando a cantiga e a dana acabaram, o polvo pegou na menina e com os seus oito braos muito escuros ps-se a embal-la. - Vem a a mar alta, so horas de nos irmos embora - disse o caranguejo. - Vamos - disse o polvo. Chamaram o peixe e puseram-se os quatro a caminho. O peixe ia frente a nadar com a menina ao lado, depois vinha o polvo e no m o caranguejo, sempre com um ar muito desconado e furioso. Foram indo por entre as areias e as rochas, at que chegaram a uma grata para onde entraram os quatro. O rapaz quis ir atrs deles, mas a entrada da gruta era muito pequena e ele no cabia. E como a mar estava a subir, teve que se ir embora, pois se ali casse morria afogado. Foi para casa muito espantado com o que tinha visto e durante esse dia no pensou noutra coisa. Na manh seguinte mal acordou foi a correr para a praia. Foi pelo caminho da vspera, tornou a esconder-se atrs das duas pedras, espreitou e ouviu as mesmas gargalhadas da vspera. A menina, o caranguejo, o polvo e o peixe estavam a fazer uma roda dentro de gua. Estavam divertidssimos. O rapaz, louco de curiosidade, no conseguiu car quieto mais tempo. Deu um salto e agarrou a menina. - Ai, ai, ai! Que desgraa! Gritava ela. O polvo, o caranguejo e o peixe tinham desaparecido, aterrorizados, num abrir e fechar de olhos. - polvo, caranguejo, peixe, acudam-me, salvem-me gritava a Menina do mar. Ento o polvo, o caranguejo e o peixe, apesar de estarem cheios de medo, saram detrs das algas onde se tinham escondido, e comearam a tentar salvar a Menina. Faziam o podiam: o polvo trepava pelas pernas do rapaz, o caranguejo com as suas tenazes belisca-lhe os ps, o peixe mordia-lhe nas canelas. Mas o rapaz era maior e tinha mais fora, deu-lhes alguns pontaps e fugiu para longe com a Menina do mar que continuava a chamar: - polvo, caranguejo, peixe! - No grites, no chores, no te assustes dizia o rapaz. Eu no te fao mal nenhum. - Eu sei que me vais fazer mal. Que mal que eu hei-de fazer a uma menina to pequenina e to bonita? - Vais-me fritar - disse a Menina do mar. E ps-se outra vez a chorar e a gritar: - polvo, caranguejo,

13

- Eu fritar-te! Para qu? Que ideia to esquisita! - disse o rapaz espantadssimo. - Os peixes dizem que os homens fritam tudo quanto apanham. O rapaz ps-se a rir e disse: - Isso so os pescadores. Os pescadores que apanham os peixes para os fritar. Mas eu no sou pescador e tu no s um peixe. No te quero fritar nem te quero fazer mal nenhum. S te quero ver bem, porque nunca na minha vida vi uma menina to pequenina e to bonita. E quero que me contes quem tu s, como que vives, o que e que fazes aqui no mar e como que te chamas. Ento ela parou de gritar, limpou as lgrimas, penteou e alisou os cabelos com os dedos das mos a fazerem de pente, e disse: - Vamos sentar-nos os dois naquele rochedo e eu conto-te tudo. - Prometes que no foges? - Prometo. Sentaram-se os dois um em frente do outro e a menina contou: - Eu sou uma menina do mar. Chamo-me Menina do Mar e no tenho outro nome. No sei onde nasci. Um dia uma gaivota trouxe-me no bico para esta praia. Ps-me numa rocha na mar vaza e o polvo, o caranguejo e o peixe tomaram conta de mim. Vivemos os quatro numa gruta muito bonita. O polvo arruma a casa, alisa a areia, vai buscar a comida. de ns todos o que trabalha mais, porque tem muitos braos. O caranguejo o cozinheiro. Faz caldo verde com limos, sorvetes de espuma, e salada de algas, sopa de tartaruga, caviar e muitas outras receitas. um grande cozinheiro. Quando a comida est pronta o polvo pe a mesa. A toalha uma alga branca e os pratos so conchas. Depois, noite, o polvo faz a minha cama com algas muito verdes e muito macias. Mas a costureira dos meus vestidos o caranguejo. E tambm o meu ourives: ele que faz os meus colares de bzios, de corais e de prolas. O peixe no faz nada porque no tem mos, nem braos com ventosas como o polvo, nem braos com tenazes como o caranguejo. S tem barbatanas e as barbatanas servem s para nadar. Mas o meu melhor amigo. Como no tem braos nunca me pe de castigo. com ele que eu brinco. Quando a mar est vazia brincamos nas rochas, quando est mar alta damos passeios no fundo do mar. Tu nunca foste ao fundo do mar e no sabes como l tudo bonito. H orestas de algas, jardins de anmonas, prados de conchas. H cavalos marinhos suspensos gua com um ar espantado, como pontos de interrogao. H ores que parecem animais e animais que parecem ores. H grutas misteriosas, azuis-escuras, roxas, verdes e h plancies sem m de areia branca, lisa. Tu s da terra e se fosses ao fundo do mar morrias afogado. Mas eu sou uma menina do mar. Posso respirar dentro da gua como os peixes e posso respirar fora da gua como os homens. E posso passear pelo mar todo e fazer tudo quanto eu quero e ningum me faz mal porque eu sou a bailarina da Grande Raia. E a Grande Raia a dona destes mares. enorme, to grande que capaz de engolir um barco com dez homens dentro. Tem cara de m e come homens e peixes e est sempre com fome. A mim no me come porque diz que eu sou pequena de mais e no sirvo para comer, s sirvo para danar. E a Raia gosta muito de me ver danar. Quando ela d uma festa convida os tubares e as baleias e sentam-

14

se todos no fundo do mar e eu dano em frente deles at de madrugada. E quando a Raia est triste ou mal disposta eu tambm tenho que danar para a distrair. Por isso sou a bailarina do mar e fao tudo quanto eu quero e todos gostam de mim. Mas eu no gosto nada da Raia e tenho medo dela. Ela detesta os homens e tambm no gosta dos peixes. At as baleias tm medo dela. Mas eu posso andar vontade no mar e ningum me come e ningum me faz mal porque eu sou a bailarina da Raia. E agora que j contei a minha histria leva-me outra vez para o p dos meus amigos que devem estar aitssimos. O rapaz pegou na Menina do Mar com muito cuidado na palma da mo e levou-a outra vez para o stio de onde a tinha trazido. O polvo, o caranguejo e o peixe l estavam os trs a chorar abraados. - Estou aqui - gritou a Menina do Mar. O polvo, o caranguejo e o peixe, mal a viram, pararam de chorar e atiraram-se os trs como ces aos ps do rapaz e comearam outra vez a mord-lo e a pic-lo. O polvo com os seus oito braos chicoteava-lhe as pernas. - Estejam quietos, parem, no lhe faam mal, ele meu amigo e no me vai fritar - gritou-lhes a Menina do Mar. O polvo, o caranguejo e o peixe interromperam a pancadaria, espantadssimos com estas palavras. O rapaz baixou-se e ps a menina na gua ao p dos seus trs amigos, que davam saltos de alegria e muitas gargalhadas. Pediu Menina do Mar, ao polvo, ao caranguejo e ao peixe para voltarem no dia seguinte mesma hora quele mesmo stio. - Tenho tanta curiosidade da Terra disse a Menina, - amanh, quando vieres, traz-me uma coisa da terra. E assim cou combinado

A obra completa pode ser lida em: http://www.minerva.uevora.pt/web1/desaos/Menina_do_Mar.pdf ou Andresen, S. M. B. 2005. A menina e o mar. Edio Livraria Figueirinhas. Portugal.

15

A aventura do Delm
Mafalda Moniz () Depois de se conhecerem melhor, o Delm conseguiu convencer o sargo Srgio a gui-lo numa visita costa. - Com cuidado, Delm! Segue-me! - Enaaaa! Tantas algas vermelhas e castanhas. - Estas algas so uma parte importante da dieta de muitos habitantes da costa. - Sargo, quem aquele l ao fundo? - No preciso que me apresentem. Sou o Octvio, o polvo mais esperto das redondezas. - Grande lata, s mesmo convencido exclamou o Delm. Octvio, a minha me sempre me disse que ca muito feio vangloriarmo-nos seja l do que for! - No sou vaidoso! Ora vejam s! - Ena! O teu corpo est a mudar de cor. Ests muito parecido com as rochas! - Pois ! Estou a camuar-me para fugir aos predadores. Posso, tambm, afugent-los com um jacto de tinta. Digam-me l se no sou esperto? Realmente, a natureza foi deveras tua amiga declarou o Delm, encantado com tudo o que via. De repente ouviu-se uma vozinha muito tmida: - Pst! Pst! Delm! Olha que a calma na costa e nas poas-de-mar enganadora. Temo muito pela sobrevivncia da minha espcie. Ns, lapas, estamos a desaparecer. Com muita pacincia, no fosse ela um molusco, a nossa amiguinha da zona entre mars explicou ao Delm que os humanos no do tempo s lapas para se reproduzirem, porque as apanham para comer, quando ainda so muito novas e pequenas. Preocupado, o nosso golnho lanou uma ideia aos novos amigos. Divulgar este problema aos humanos mais pequenos, pois pareciam-lhe mais amigos da natureza do que os adultos. ()

In A Aventura do Delm. 2009. Observatrio Vulcanolgico e Geotrmico. So Miguel.

16

XO NE

Lista de museus com exemplares de espcies marinhas

Continente:
Aqurio Vasco da Gama Rua Direita do Dafundo 1495 - 718 Cruz Quebrada - Dafundo Tel: 21 4196 337 - 21 4151 610 / Fax: 21 4193 911 E-mail: aquariovgama@mail.telepac.pt Site: http://aquariovgama.marinha.pt/avgama/ site/pt/ Marcaes de visitas escolares: Tel: 21 4196 337 / Fax: 21 4193 911 Fluvirio de Mora Parque Ecolgico do Gameiro Apartado 35 7490-909 Cabeo - Mora Tel: 266 448 130 / Fax: 266 446 034 E-mail: uviariomora@mail.telepac.pt Site: http://www.uviariomora.pt/ Museu do Mar Rei D. Carlos Rua Jlio Pereira de Mello 2750 Cascais Tel: 21 4815 907 / Fax: 21 4836 268 E-mail: museumar@cm-cascais.pt Site: http://www.cm-cascais.pt/museumar/ Servio de educao (atelis, visitas): http:// www.cm-cascais.pt/museumar/servedu.html Museu do Mar de Sesimbra Largo Lus de Cames 2970-668 - Sesimbra Tel: 21 2288 200 Sea Life Oceanrio Porto 1a Rua Particular do Castelo de Queijo 4100-379 Porto Tel: 22 6175 216 Museu Martimo de lhavo Avenida Doutor Rocha Madail 3830-193 - lhavo Tel: 234 329 990 / Fax: 234 321 797 E-mail: museuilhavo@mail.telepac.pt Site: http://www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt/ Museu Nacional de Histria Natural Rua da Escola Politcnica, 58 1269-102 Lisboa Tel: 21 3921 825 /21 3921 808 E-mail: geral@museus.ul.pt Site: http://www.mnhn.ul.pt Museu Oceanogrco - Forte de Santa Maria de Arrbida Fortaleza de Sta. Maria da Arrbida Portinho da Arrbida Tel: 21 2189 791 Site: http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007-APArrabida/Visitar+Area+Protegida/Como+Chegar/ Oceanrio de Lisboa Esplanada D. Carlos I - Doca dos Olivais 1990-005 Lisboa Tel: 21 8917 002 ou 006 / Fax: 21 8955 762 Site: http://www.oceanario.pt/

17

E-mail: marketing.porto@merlinentertainments. biz Site: http://www.sealifeeurope.com/local/index. php?loc=porto

Museu Municipal do Funchal Rua da Mouraria, 31 9004 - 546 Funchal Tel: 291 229 761 / Fax: 291 225 180 E-mail: mmf@cm-funchal.pt Site: http://www.cm-funchal.pt/cmf/default. aspx?id=2035

Aores:
Fbrica da Baleia de Porto Pim Monte da Guia 9900 Horta Faial Aores Tel: 292 292 140 / Fax: 292 292 177 E-mail: geral@oma.pt Site: http://www.oma.pt

Madeira:
Aqurio da Madeira Porto Moniz Rua Forte S. Joo Batista 9270 - 718 Porto Moniz Tel: 291 850 340 / Fax: 291 850 349 E-mail: geral@aquariodamadeira.com Site: http://www.aquariodamadeira.com/component/ option,com_frontpage/Itemid,1/lang,pt/ Museu da Baleia- Machico Rua da Pedra dEira 9200-031 Canial Tel: 291 961 859 E-mail: serv.educativo@museudabaleia.org Site: http://www.museudabaleia.org/index.php ?option=com_frontpage&Itemid=1

18

XO NE

Figuras ilustrativas com as principais caractersticas anatmicas dos exemplares a observar

Peixes (Filo Chordata): O corpo dos peixes geralmente apresenta uma transio gradual entre trs regies: a cabea, o tronco Figura 1 Anatomia externa de um peixe sseo (Adaptado de http://www.sustainablesushi.net/the-sh/saba/). e a cauda.

19

20

Figura2Anatomiainternadeumpeixesseo(adaptadodehttp://www.da.gov.au/__data/assets/pdf_le/0005/976208/anatomy-sh.pdf).

Moluscos (Filo Mollusca): As trs grandes classes de Moluscos so: gastrpodes (lapa, bzio), bivalves (amijoa) e cefalpodes (polvo). Estrutura interna de um bivalve (Berbigo - Cerastoderma edule) vivo:

(In http://fossil.uc.pt/pags/fbm_bivalve.dwt) Sifo inalante abertura tubular que permite a entrada de gua, alimento e oxignio. Sifo exalante abertura tubular que permite a sada de gua e de fezes. Msculo aductor dois msculos que permitem fechar as valvas. Boca entrada do tubo digestivo. Brnquia rgo respiratrio. P estrutura que permite escavar o sedimento. Palpos labiais estruturas que servem para empurrar o alimento para a boca.

21

Estrutura de uma concha de um bivalve:

(Adaptado de http://www.phoenix.org.br/Phoenix18_Jun00.html) Charneira estrutura com salincias em forma de dentes que encaixam nas reentrncias da valva oposta. Ligamento faixa elstica que se insere nas duas valvas, abrindo-as sempre que os msculos aductores se relaxam. Umbo (ou vrtice) forte ligamento elstico. Msculos aductores usados para fechar as valvas. Linha paleal linha paralela ao bordo da valva e reecte o local de xao do manto. Linhas de crescimento linhas paralelas no bordo das valvas, mais ou menos marcadas segundo a espcie. Sinus paleal marca que aparece na concha, corresponde rea de retraco dos sifes inalantes e exalantes.

Informaes adicionais sobre a estrutura de um bivalve em: http://www.biorede.pt/resources/3768.swf

22

Anatomia externa de um polvo:

(In http://volvox.cienciaviva.pt/Protocols/PDFs/meninapolvo.pdf) Manto onde se observa a existncia de um par de brnquias, com 7 a 11 lamelas branquiais externas. Cabea bem desenvolvida e apresenta olhos muito ecientes, semelhantes aos dos vertebrados, bem como rgos dos sentidos qumicos e tcteis muito desenvolvidos. Olhos so muito sensveis, mas a viso das cores varia de espcie para espcie. Sifo abertura tubular que serve como passagem para a gua, permitindo ao polvo deslocar-se por propulso a jacto. Braos possuem 8 braos com ventosas dotadas de clulas tcteis e quimioreceptoras. Bico quitinoso estrutura para capturar as presas.

Para mais informaes sobre outros organismos invertebrados consultar: http://www.khalsan.com/foodstu/shrimplibrary/How_We_Identify_Shrimp.htm - Morfologia externa do camaro. http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=66&cid=3197&bl=1&viewall=true - Morfologia externa da estrela-do-mar. http://fossil.uc.pt/pags/fbm_gastropoda.dwt - Informaes gerais sobre a Classe Gastropoda: Gastrpodes.

23

XO NE

Regras gerais para a apresentao de trabalhos

A - Regras gerais para a elaborao de um relatrio de uma actividade experimental


De um modo geral, um trabalho escrito dever conter os seguintes elementos: capa, ndice, introduo, material e mtodos, resultados, concluso, bibliograa e anexos (facultativo). 1. Capa A capa a montra do trabalho, pois a primeira imagem que surge associada ao trabalho realizado. A capa pode ser simples (s com os elementos essenciais - nome da escola, ttulo do trabalho, nome da disciplina, identicao do aluno - nome, ano, turma, nmero - e data) ou pode conter desenhos, gravuras e fotograas alusivas ao seu contedo. 2. ndice Aqui so listados com numerao todos os ttulos e subttulos que foram utilizados ao longo do trabalho. Deve ser indicada a pgina correspondente a cada um, de acordo com a paginao geral do trabalho, que iniciada na pgina da introduo e que corresponde pgina 1. 3. Introduo A introduo dene o tema a tratar e a sua importncia, o seu alcance e objectivos. Deve descreverse, de forma sucinta, o problema em estudo e especicar qual ou quais os objectivos do trabalho. 4. Material e Mtodos Este o captulo mais importante do relatrio, pois descreve o que realmente foi feito na aula. Deve incluir uma listagem do material utilizado e descrever os mtodos escolhidos. 5. Resultados Apresentam-se os resultados obtidos e analisados, atravs de textos, quadros, grcos e guras. 6. Concluso A concluso obviamente o nal do trabalho. Deve ser breve e incluir uma sntese do assunto que se desenvolveu anteriormente.

24

7. Bibliograa A bibliograa a enumerao por ordem alfabtica, dos nomes dos autores e trabalhos consultados. Refere-se que no existem regras padronizadas para a elaborao de uma bibliograa, contudo, a regra adoptada deve ser sempre a mesma para todas as referncias consultadas. Para indicao da bibliograa pode utilizar-se a seguinte ordem: - Apelido do autor, seguido de vrgula e da primeira letra dos restantes nomes em maiscula seguida de um ponto nal (Cames, L); - Data da edio (se no tiver data de edio escreve-se s/d, que signica sem data). - Ttulo da obra; - Nmero do volume; - Nome da editora; - Local da edio.

8. Anexos Os anexos podem ser mapas, gravuras, chas inquritos, grcos, e outros documentos. Servem para completar e fundamentar as armaes feitas ao longo do trabalho.

Adaptado de Eu vou fazer um trabalho. 1995. Porto Editora. Porto.

25

B - Regras gerais para a elaborao de cartazes/posters


Para a elaborao de um cartaz podero ser seguidas as seguintes regras: 1. O cartaz deve informar, mas tambm dever ser apelativo. A informao pode ser organizada de acordo com a seguinte disposio:

2. O ttulo indica o tema do trabalho, devendo ser atraente, de forma a levar o leitor a ler toda a informao contida no cartaz. Dever ser escrito com letras maisculas e sempre na parte superior do cartaz. 3. Sob o ttulo deve constar o nome do autor ou autores (por ordem alfabtica de apelido) e o nome da escola. 4. A introduo servir para dar a conhecer ao leitor, de uma forma geral, o objecto de estudo do grupo de trabalho. Deve ser redigida com base em frases curtas, com ideias-chave bem organizadas, tentando responder pergunta O qu? em conformidade com o tema em questo. Neste campo podero ser especicados os objectivos do trabalho. 5. A imagem (ou imagens) do objecto de estudo dever ser explicativa e apelativa, complementando a informao contida na introduo. As imagens devem conter sempre legenda. A escolha do local mais apropriado para a colocao de imagens, grcos e tabelas livre, dependendo da natureza do trabalho a apresentar.

26

6. O material e mtodos, semelhana do texto introdutrio, dever ser redigido com frases curtas e elucidativas, dando a conhecer, agora de uma forma mais profunda, o objecto de estudo. Dever, para tal efeito, tentar responder questo Como? em relao ao respectivo tema, devendo especicar os materiais utilizados e mtodos adoptados. 7. Para terminar a abordagem do objecto de estudo, devem constar, em baixo, os resultados e concluses. 8. O trabalho no car completo sem a bibliograa. Esta dever ser escrita por ordem alfabtica do ltimo nome dos autores, seguindo-se a data de edio, ttulo da obra, editor, cidade e paginao. 9. O texto que compe o cartaz deve ter um tipo de letra facilmente legvel. A dimenso da letra no deve ser muito pequena, para que permita a sua leitura a alguns metros de distncia do observador, nem demasiado grande de forma a manter a harmonia dos elementos do cartaz.

Adaptado de https://woc.uc.pt/dct/event/dataEvent.do?elementId=2&tipo=historico~ Departamento de Cincias da Terra, Universidade de Coimbra.

27

Anda mungkin juga menyukai