Anda di halaman 1dari 8

Conduo O fluxo de calor por conduo ocorre via as colises entre tomos e molculas de uma substncia e a subsequente transferncia

de energia cintica. Vamos considerar duas substncias a diferentes temperaturas separadas por uma barreira que removida subitamente. Quando a barreira removida, os tomos "quentes" colidem com os tomos "frios". Em tais colises os tomos rpidos perdem alguma velocidade e os mais lentos ganham velocidade. Logo, os mais rpidos transferem alguma de sua energia para os mais lentos. Esta transferncia de energia do lado quente para o lado frio chamada de fluxo de calor por conduo. Materiais diferentes transferem calor por conduo com diferentes velocidades. Esta uma medida da condutividade trmica. Condutividade trmica Se envolvermos um objeto a uma temperatura T2 com uma camada de um material, de modo a isol-lo do ambiente externo a uma temperatura T1, ento a condutividade trmica do material isolante determina a rapidez com que o calor fluir atravs dele. A condutividade trmica k definida atravs da equao Q/t = - k A T/x Q/t a taxa com que o calor flui atravs da rea A, em Joules por segundo, ou Watts. T/x a mudana de temperatura por unidade de distncia x em graus Kelvin, ou Celsius, por metro. A condutividade trmica k uma propriedade do material. Suponha que coloquemos um material entre dois reservatrios a diferentes temperaturas. Vamos agora medir o fluxo de calor, Q/t , atravs do material por unidade de tempo. Conhecendo a rea transversa, A, e o comprimento, L, e a condutividade trmica do material, k, Q/t = - k(A/L) onde a diferena de temperatura entre os reservatrios. O sinal menos significa que Q = Q2 - Q1 positivo quando = 2 1 for negativo. Isto , o fluxo de calor da parte mais quente para a parte mais fria. Logo, para uma dada diferena de temperatura entre os reservatrios, os materiais com condutividade trmica maior iro transferir maiores

quantidades de calor por unidade de tempo - tais materias, como cobre, so bons condutores trmicos. Ao contrrio, materiais com pequenas condutividades trmicas iro transferir pequenas quantidades de calor por unidade de tempo - estes materais , como concreto, so condutores trmicos pobres. Esta a razo porque se voc pe um pedao de cobre e um pedao de concreto no fogo, o cobre ir aquecer muito mais rapidamente do que o concreto. Tambm a razo porque o isolamento de fibra de vidro, e com penas de aves ou couro, possuem buracos com ar dentro do material - o ar parado um condutor pobre de calor, e com isso ajuda a diminuir a perda de calor atravs do material. Os isolamentos de casas em pases frios tambm so condutores de calor pobres, que mantm o calor no interior. Ao contrrio da condutividade trmica, o isolamento usualmente descrito em termos de resistncia trmica, Rt, que definida por Rt = 1/k Logo, materiais que possuem uma alta condutividade trmica so resistores trmicos pobres - ou seja, isolantes ruins. Por outro lado, materiais com pequena condutividade trmica possuem grande resistncia trmica - so bons isolantes. Conveco Este mecanismo no envolve transferncia microscpica de calor, por tomos ou molculas, como descrito acima. Conveco o fluxo de calor devido a um movimento macroscpico, carregando partes da substncia de uma regio quente para uma regio fria. Este mecanismo possui dois aspectos, um ligado ao princpio de Arquimedes e outro ligado presso. Suponha que tenhamos uma regio de ar que se aquece. medida que o ar se aquece as molculas de ar se espalham, fazendo com que esta regio se torne menos densa que o ambiente em torno, o ar no aquecido. Sendo menos denso ele se elevar - este movimento de ar quente para uma regio mais fria chamada de transferncia de calor por conveco. Um bom exemplo de conveco o aquecimento de uma panela de gua. Quando a chama ligada o calor transferido primeiro por conduo a partir do fundo da panela. Em um certo momento, a gua comea a fazer bolhas - estas bolhas so de fato regies locais de gua quente subindo para a superfcie, levando calor da parte quente para a parte mais fria no topo, por conveco. Ao mesmo tempo, a gua mais fria, mais densa, do topo afundar, e ser subsequentemente aquecida.

Considere duas regies separadas por uma barreira, uma a temperatura maior do que a outra, e suponha que a barreira seja removida em um certo instante. Quando a barreira removida, o material na regio de alta presso (alta densidade) fluir para a regio de baixa presso (baixa densidade). Se considerarmos que a regio de baixa presso criada por uma fonte aquecedora, vemos que o movimento do material equivalente transferncia de calor por conveco. Um outro exemplo de correntes de conveco que pode ser interpretado dessa maneira, envolve a criao de brisa para a costa prxima a grandes quantidades de gua (ex., o mar). A gua possui um grande calor especfico, e subsequentemente mantm mais o calor. Logo, durante o dia o ar sobre a gua ser mais frio do que sobre a terra. Isto cria regio de baixa presso sobre a terra, relativa alta presso sobre a gua. Como consequncia, uma brisa sopra da gua para a terra. Por outro lado, durante a noite o ar sobre a gua um pouco mais quente do que sobre a terra, criando uma baixa presso sobre a gua relativa alta presso sobre a terra, e uma brisa sopra da terra para a gua. Radiao A terceira forma de transferncia de calor por radiao, que frequentemente chamamos de luz, visvel ou no. Esta a maneira, por exemplo, do sol transferir energia para a terra atravs do espao vazio. Tal transferncia no pode ocorrer por conveco ou conduo, ambos os quais implicam em um movimento de material atravs do espao de um lugar para outro. Frequentemente, a energia de calor pode ser utilizada para fazer luz, tal como aquela proveniente de uma fogueira. A luz, sendo uma onda, carrega energia, e pode mover-se de um lugar para outro sem a necessiade de um meio material. Ela pode estar na forma de luz visvel quando ela nos alcana e a vemos, mas tambm pode estar na forma de infravermelho de um comprimento de onda maior, que observada somente com detetores especiais de infra-vermelho.

Exemplos:
As superfcies internas de um grande edifcio so mantidas a 20 oC, enquanto que a temperatura na superfcie externa -20 oC. As paredes medem 25 cm de espessura , e foram construidas com tijolos de condutividade trmica de 0,6 kcal/h m oC.. a) Calcular a perda de calor para cada metro quadrado de superfcie por hora. b) Sabendo-se que a rea total do edifcio 1000 m2 e que o poder calorfico do carvo de 5500 kcal/Kg, determinar a quantidade de carvo a ser utilizada em um sistema de aquecimento durante um perodo de 10 h. Supor o rendimento do sistema de aquecimento igual a 50%.

Conveco

Uma parede de um forno constituda de duas camadas : 0,20 m de tijolo refratrio (k =1,2 kcal/h.m.oC) e 0,13 m de tijolo isolante (0,15 kcal/h.m.oC). A temperatura dos gases dentro do forno 1700oC e o coeficiente de pelcula na parede interna 58 kcal/h.m2.oC. A temperatura ambiente 27 oC e o coeficiente de pelcula na parede externa 12,5 kcal/h m2 oC. Desprezando a resistncia trmica das juntas de argamassa, calcular : a) o fluxo de calor por m2 de parede; b) a temperatura nas superfcies interna e externa da parede.

Radiao

Um duto de ar quente, com dimetro externo de 22 cm e temperatura superficial de 93 oC, est localizado num grande compartimento cujas paredes esto a 21oC. O ar no compartimento est a 27oC e o coeficiente de pelcula 5 kcal/h.m2.oC. Determinar a quantidade de calor transferida por unidade de tempo, por metro de tubo, se : a) o duto de estanho ( = 0,1) b) o duto pintado com laca branca ( = 0,9)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO

HESLLER HULLER GOMES DA SILVA 0912205 ENGENHARIA MECANICA CCT

TRANSFERNCIA DE CALOR

SO LUIS - MA 2012

Anda mungkin juga menyukai