Anda di halaman 1dari 13

uma tica do

indecidvel
Grard Bensussan

41

uma tica do indecidvel


Grard Bensussan1

-Nacionalidade ? -Varivel!

Roma no est em Roma, ela est toda onde eu estou. Minha cabea est no espao, mas o espao inteiro em minha cabea.

Essas duas proposies, bem conhecidas, a primeira de Corneille, a segunda de Schopenhauer s quais poderamos indefinidamente acrescentar outras abrem perspectivas perfeitamente desconjuntadas e seus registros so to disparatados que seria evidentemente cmico querer as reunir segundo um sentido, segundo uma significao pertinente. Sua associao visa, todavia, e apesar de tudo, produo ou sugesto de um efeito de desencaixe, isto , a uma indecidibilizao de toda situao ou localizao homogneas. Como decidir do lugar? E como localizar ou circunscrever uma deciso? E quem decidir da deciso? Onde o lugar, onde est a deciso? Qual estatuto conceder ao lugar que se faz lugar aqui, l, alhures? A indecidibilidade desloca enquanto ela mesma uma autodiviso contnua, isto , enquanto no se decide, salvo para se programar ou performar-se. No que diz respeito a isso, e contra um certo uso linguageiro derridiano, ela no desenha nenhuma lei nem se constri em teorema, ela no inaugura nenhum tipo de axiologia ou axiotopologia. Ela dessitua e desregra.

Professor de filosofia da Universit Marc Bloch Strasbourg II.

42

Um lugar sem (a) ser

Diremos ento, para comear, que o indecidvel consiste em no co-locar2. No sobre o modo de uma simples negatividade que tomaria o avesso do co-locar ou do dar-lugar para indicar a via dialtica do Lugar de todos os lugares. Mas segundo a operao de uma entreabertura, de um entredistanciamento. A porta do indecidvel no estar jamais aberta ou fechada. Nem cerrada nem escancarada, ela desafia a prescrio convencional ( no necessrio seno uma porta... ) e assim desenha, apesar de tudo, alguma coisa como um lugar que no se d nem se faz. Alguma coisa como um lugar no fcil de figurar ou sugerir. Eu diria, sonhando aqui muito precisamente com Heidegger, que o indecidvel abre um lugar sem ser, um lugar sem (a) ser ou, em todo caso, sem poder a deter-se como em um s lugar. Em um texto de 1951, Construir, Habitar, Pensar, o autor de Sein und Zeit props uma meditao profunda do ser do Lugar. A ele determina o Lugar como o que no existe antes de sua colocao na posio ou no espao pelo que a se constri3. Como escreve Heidegger, o Lugar no devm um Lugar seno graas ponte, para retomar um exemplo recorrente desse texto. O espao no o que faz face aos homens como um objeto exterior, e no mais uma experincia interior que seria da ordem da representao. Conviria, pelo contrrio, reportar-lhe a essncia ao que o limita e o organiza, a isso que abole o espao a si parecido, quer se acresa ou se negue (Mallarm) para fazer um espao colocado (verstattet) por um lugar que a dispe os confins. O lugar confere ento seu ser, ou sua reunio quadripartite, aos espaos que ns habitamos. Ele sempre um lugar-sede. Por outro lado, o lugar do indecidvel certamente um no-lugar, um lugar sem comandante, sem cauda nem cabea. O indecidvel decapita o lugar de seu ser, porque dele destitui a essncia localizvel, decidvel, e nele dissemina a citao4 a sua aumentao interminvel. De alguma maneira, o indecidvel tem portanto a ver com o lugar. Mas de qual lugar pode tratar-se? E por que esse ter-a-ver, de que maneira e sobre qual modo? a deciso que vem aqui cindir. O indecidvel, com efeito, no tal seno em seus lugares, mais de um lugar, sempre, e os ditos lugares so os lugares mesmos da deciso, ou os lugares de seu no-lugar, de alguma maneira. O indecidvel nomeia ento, fora de toda figura, o que se faz lugar entre os lugares.

2 O autor joga com as expresses faire lieu e donner lieu. Embora ambas possam ser traduzidas por dar lugar no portugus, optou-se pelo neologismo e hifenizao do verbo colocar, de modo a assinalar a diferena entre as duas expresses. (N. do T.)

3. Essais et confrences, Gallimard, p. 182-3, trad. A. Prau .

4. O autor faz um jogo com o termo assignation, que em francs quer dizer tanto citao (no sentido jurdico) quanto hipoteca (no sentido de uma garantia jurdica, igualmente, constituda ela mesma por um lugar).

43

Na trajetria derridiana, o indecidvel obtm e retira seus problemas de uma travessia e de uma meditao do espao da verdade de uma escritura. Que baste aqui reenviar ao pharmakon, ao hymen ou, ainda, e melhor ainda, flutuao. Um trao de indecidibilidade se marca e se remarca na operao potica mallarmaica segundo a leitura que desenvolve La double sance5. Esse trao subtrai. Ele inaugura uma condio e uma possibilidade: subtrairse pertinncia e autoridade da verdade, a onde a filosofia, e para alm dela toda sorte de escrituras, no autorizariam o acolhimento de semelhante subtrao. Trata-se, portanto, tambm de fazer lugar a esse no-lugar da filosofia, mas no revertendo a verdade ou invertendo os signos, nem dandolhe lugar em uma nova escritura ou em novos valores. Fazer lugar a esse no-lugar consistir em deslocar o rastro da escritura de tal maneira que a se inicie um des-encaixe6, e em primeiro lugar um desencaixe do sentido. Enquanto depende deles, enquanto neles se dobra, o texto [mallarmaico] joga ento uma dupla cena. Ele opera em dois lugares absolutamente diferentes, mesmo que eles no sejam separados seno por um vu, a uma s vez atravessado e no atravessado, entreaberto7. Essa dupla cena, ou essa estrutura bfide8, dita e longamente descrita por Derrida como dois sem um 9. Esta matriz, por assim dizer, do doissem-um significa fortemente a inteno expressamente antidialtica aberta pela possibilidade de proposies indecidveis. Aqui uma grande sutileza requerida, pois se trata, com efeito, de esboar proposies a que o idioma metafsico no pode ar lugar e que no tero posio seno acontecimental, como configuraes inadmissveis e singulares. A manobra antiespeculativa to sutil que ela deve passar por uma dialtica imitada 10 sobre a qual capital no se equivocar. Com efeito, a estrutura de hymen e a lgica da suplementaridade que ela vai introduzir parecem elas mesmas constantemente levadas pela passagem decidida, decisiva, a um ultrapassamento. Elas evocam ultra-passagem de uma na outra, de uma nas duas, a qual reconstituiria, sem falhar, uma unidade de verdade na contradio dialtica e sublimaria o dois do dois-sem-um em um um-com-dois, assegurando assim a felicidade especulativa do indecidvel, de um indecidvel que houvesse cedido tentao dialtica do decidvel nela houvesse se efetuado. Derrida muito claro sobre esse ponto: necessrio sustentar a crtica sobre o conceito de Aufhebung ou relve que, como motor ltimo de toda dialeticidade, permanece o

5. La dissmination, Seuil, 1972, p. 215-347.

6. Ibid., p. 238

7. Ibid., p. 273. 8. Genses, gnalogies, genres et le gnie. Les secrets de larchive, Paris, Galile, 2003, p. 43 esta estrutura bfide caracterizaria a forma literria enquanto, para ela, seu segredo ainda melhor selado e indecidvel quando no consiste, em ltima anlise, em um contedo oculto, mas em uma estrutura bfida que pode guardar em reserva indecidvel isso mesmo que ela confessa, mostra, manifesta, exibe, expe indefinidamente. 9. La dissmination, ed. cit., p. 334 grifo meu. 10. Ibid., p. 282.

44

recobrimento o mais sedutor, o mais relevante, porque o mais semelhante a esta grfica [aquela da suplementaridade e do hmem]. por isso que pareceu necessrio designar a Aufhebung como a meta decisiva.11 No mais do que um lugar-sede (Heidegger), o lugar fora-de-lugar do indecidvel no um lugar de passagem (Hegel). Ele no garante nem trnsito nem transao entre dois espaos relevveis em um lugar dialeticamente habitvel. O desencaixe que ele efetua uma dis-tenso, isto , uma temporalizao da temporalidade da hesitao, do suspenso, da interrupo, da oscilao. Esse tempo passividade, afeco, destituio do decidvel pelo indecidvel. Por ele indica-se o que vem desassegurar todo domnio, que sempre domnio do tempo e da presena, empresa sobre um porvir decidido ou a decidir. Mas esse tempo bfido emprega tambm uma tomada, o vencimento de uma tomada de deciso, antes mesmo que ela o seja, antes de toda significao. Eu diria do indecidvel que ele o tempo da deciso. Nela ele dis-pe, em todo caso, o quase-transcendental como busca, como espera sem desgnio em vista , para retomar uma sentena de Levinas a propsito do tempo, justamente. Portanto ele desfaz, evidentemente, toda possibilidade de sentido como pressuposio, como disponibilidade, como reserva preliminar, quer como aquilo de que se pode assegurar-se antes mesmo de possuir algo a resolver ou a decidir. No h indecidvel seno do sentido e no h deciso seno sobre o sentido e no tempo: o desencaixe no pode ocorrer seno como deslocamento em direo a um certo in-sensato ou ainda como temporizao do tempo da deciso indecidvel. Dito de outra forma, o indecidvel se deporta de uma s vez para alm ou para aqum de todo saber decisional ou de toda organizao sensata da soluo, da resoluo, da boa deciso. Podese sem hesitar determinar esses usos como ticos ou prtico-ticos. Sempre tenho que decidir sobre o que no sei, no elemento mesmo de um no-saber ou de um no-sentido, no balano angustiado entre as escolhas igualmente decidveis (ou indecidveis, pois). Toda deciso se toma, ou ela toma aquele que a toma, em uma temporalidade do abandono, isto , em um abismo de indecidibilidade. De outro modo, Derrida o assinalou forte e frequentemente, a deciso a no uma. Se ela sabe j o que tem a fazer, ela no faz seno preceder a ela mesma at seu topos, sua possibilidade sempre-j atualizada. Ela obedece portanto a um sempre mais-de-um (ou de uma) ou a um entreos-dois.

11. Ibid., p. 303-4.

45

Flutuao

Desse sintagma maior do indecidvel, a flutuao de La double sance oferece algo como um quase-conceito, radicalmente concorrente da relve: flutuao entre os textos: a flutuao, suspenso areo do vu, da gaze ou do gs...evolui segundo o hymen. Cada vez que ela aparece, a palavra flutuao sugere a sugesto mallarmaica, desvela com dificuldade, muito prxima de desaparecer, a indeciso do que permanece suspenso, nem isso nem aquilo, entre aqui e l... Entre os dois, confuso e distino... A hesitao de um vu, de um voo, de um obstculo 12. Esta indeciso, em no se decidindo, impede a deciso em sua indeterminao inata e a engaja no que ela tem de incalculvel. Ela forma em ltima instncia uma tica que se poderia nomear uma tica da flutuao. necessrio guardar-se de entender demasiado apressadamente a expresso em um mau sentido, como o mau flutuar do eterno indeciso ou a infeliz indeciso do fraco. Em jogo sobre sua dupla cena dividida sem remdio, sem um, implicado em sua estrutura bfida e adialtica, o indecidvel atribui e expe a deciso e a responsabilidade s oposies, s distines, s fronteiras, aos cortes entre os dois (conceitos, territrios, lnguas...). A tica da flutuao no se deixa aproximar seno como truque da ubiquidade e, para dizer tudo, marranismo. Poder-se-ia determinar elipticamente o marranismo como jogo tico do indecidvel e do impartilhvel, oculto sob a moral exibida de uma deciso publicamente partilhada. A tica marrana da flutuao o mercrio prtico-moral ao uso daqueles que se mantm alhures, os exilados do lugar-uno, os tenentes do mais de um lugar. Ela , pois, sob certos aspectos, uma tica dos dominados menos em um sentido poltico imediato que a prenderia em uma oposio termo a termo dos dominados e dos dominantes, que em uma figura que Derrida nomeia em algum lugar, em uma conversa, estratgia do vivente, ou ainda estratgia do desejo. Se se pode diz-lo assim, a mxima a seria: voc no me pegar!, em todo caso no a onde eu teria podido me reunir todo em um, e no de imediato, pois, divisvel, eu voo, eu velo e eu salto13. O desencaixe que se pode daqui em diante qualificar de marrano produz um diferimento, um distanciamento tico. O indecidvel contm um recurso,

12. Ibid., p. 292-3.

13. O autor faz aqui um jogo com os verbos: je vole, je voile e je voltige, dificilmente preservada em portugus. (N. do T.)

46

uma reserva, uma guarda, mas tambm um risco sem mesura, uma extrema exposio, esses se entre-implicando por aquelas. A morte pode sempre deterse no encontro de uma deciso que resolveria para um contra o outro desejo, mesmo para um no outro, para o um do dois, como na dialtica do mestre e do escravo. Mas ela bem pode tambm encarnar-se, retorcida e inesperada, na quase-desapario do lugar realizada pela indeciso suspensiva do nem isso nem aquilo. Aconteceu que Derrida relaciona expressamente a lgica da flutuao tica e da suplementarizao desconstrutiva a um biografema preciso, a experincia de uma francesidade indecidvel, de uma nacionalidade flutuante, outorgada e retomada, concedida e ameaada: os Judeus da Arglia de minha gerao [os quais] no eram, de mil maneiras, indecidivelmente, nem franceses nem no-franceses14. Eu me permito aqui adicionar ou incluir o seguinte: aps a guerra, e uma vez reestabelecido o decreto Crmieux, que lhe restitua seus direitos civis de Francs, Lon Bensussan, meu tio, um desses Judeus da Arglia da gerao de Derrida, respondia a um funcionrio que lhe questionava qual era sua nacionalidade: varivel!. Indecidvel, portanto, ou ainda: mais de uma, isto : no tenho seno uma e no a minha! A tica dos dominados, como tica marrana, irnica, impaciente, certamente diz respeito a uma certa recusa, mesmo lngua e seus retornos, de dar crdito a resultados obrigatrios e institucionalmente enquadrados, tais como so propostos s pertencenas exclusivas, s escolhas, s alternativas entre os conceitos, os opostos contraditrios, s figuras ou mesmo s dobras internas s figuras. Assim, no necessrio escolher seu campo e seu sedentarismo. Isso seria, em menos de dois, renunciar. Seria necessrio, pelo contrrio, atravessar a khra, o que abre o lugar, todos os lugares, e faz nascer ao acontecimento de uma deciso. O nem isso nem aquilo no significa o abandono resignado dos dois o inverso. Importa que se tenha fortemente o esse e o aquele na curvatura mesma da deciso indecidvel, mais precisamente confiar-se a ambos, s suas instncias decisivas.

14. Abraham, lautre. In: Judits, dir. J.Cohen et R.ZaguryOrly, Galile, 2003, p. 28.

O tempo do outro: venha, me ame

47

Conformar-se da deciso, sem poder decidi-la ou mesmo decidir quanto a decidir sem confiar em quem quer que seja entre o indecidvel, por onde o lugar do cortar se desloca, e a deciso combinada, programada e calculada nos efeitos que espera, se insinua nada menos que o outro, o outro da vontade autnoma, o outro donde fulgura o que h lugar de decidir. Se o indecidvel o tempo da deciso, esse tempo sempre o tempo de um outro. Esta restituio da deciso no indecidvel do tempo de um outro no significa, novamente, um consentimento inerte a minha prpria despossesso e ao confisco de minha potncia de agir como se pura, simplesmente e de uma ponta outra, eu deixasse fazer o outro em preferindo no15 decidir. O indecidvel emprega uma configurao bem diferente, uma vez que se mantm, foi dito, nos lugares mesmos da deciso e de seu desencaixe. Eu fao, eu ajo, me mantenho sempre borda do decidir e nele me sustento to longe quanto posso. E, no entanto, eu sei que nada o far: minha deciso obedece a coisa totalmente outra que a minha liberdade, minha capacidade de iniciativa, minha conscincia antecipante salvo se limitar-se, Derrida a insiste sem cessar, a um programa ou a um projeto, os quais sero eles mesmos incessantemente frustrados, pelos azares do outro e pelas imprevisibilidades do tempo, pelo resto estritamente indecidvel de toda deciso. Decidir, ter a decidir, deter-se diante do outro, fazer com o outro, como se diz. O indecidvel sempre j tomado por esse fazer-com. Uma deciso desligada desse com seria uma deciso frgil e j comprometida, j decidida contra-corrente dela mesma. Os acessos indecidveis da deciso, o que a bordeja antes dela e depois dela, podem ser aproximados em uma certa lngua messinica, ou, muito mais precisamente, nos clares messinicos que toda palavra falada manifesta em sua fora cotidiana. Venha uma dessas exploses da lngua das quais Derrida aplicouse a fornecer uma anlise subtrativa, tanto quanto semelhante sintagma seria de uma s vez subtrado ordem que o porta, lngua que o probe e o autoriza de uma s vez. Eu a ajuntaria a analtica rosenzweigiana do Ameme, que atesta uma proximidade acentuada e mesmo uma profunda afinidade estelar com o comentrio derridiano. Esses dois curiosos imperativos presentes na segunda pessoa do singular, venha, ame-me, impem uma

15. O autor faz aqui um jogo com os verbos: je vole, je voile e je voltige, dificilmente preservada em portugus. (N. do T.)

48

aparente impossibilidade em um requerimento no entanto muito simples: a lngua lhes inspita e ela no entanto o que os acolhe. Eles formam a instncia de um chamado que eu apreendo dizendo a tal outro para vir ou para me amar. Eu decido dizer, e dizer imperiosamente, porque no posso fazer de outra forma, no posso dizer numa no-lngua. -me necessrio dizer na lngua do outro, na outra lngua que eu jamais falarei. Tudo nesse dizer portanto radicalmente golpeado de indeciso ou de indecidvel: a vinda, o amor, o vindouro e o amado a que me remeto. O dizer, aqui, no tem outro sentido seno o indecidvel ao qual ele se expe. Escutemos as duas vozes to prximas e to dspares a um s tempo, de Derrida, e ento de Rosenzweig.

Venha no uma modificao de vir [] Por consequncia minha hiptese no designa mais uma operao lgica ou cientfica. Ela descreve sobretudo o avano inslito de venha sobre vir. um passo a mais ou a menos sob vir. subtrair alguma coisa em toda posio, tal como ela se propaga e recita atravs dos modos do vir ou da vinda, por exemplo, o porvir, o acontecimento, o advento, etc., mas tambm atravs de todos os tempos e modos verbais do ir-e-vir. Venha no d uma ordem, ele no procede aqui de nenhuma autoridade, de lei nenhuma, de nenhuma hierarquia [] Uma palavra , deixando inteiramente de ser uma palavra, desobedece prescrio gramatical ou lingustica, ou semntica, que lhe determinariam ser aqui imperativo, presente, a tal pessoa, etc. Eis uma escritura, a mais arriscada que seja, subtraindo alguma coisa ordem da linguagem que ela a dobra em retorno com um rigor muito suave e inflexvel [] Venha no um imperativo, no um presente. No s-lo, eis o que o que no lhe confere uma sorte de selvageria no lingustica deixando o acontecimento venha em liberdade. Isso insiste, pelo contrrio, na lngua de maneira singular, inquietando todas as seguranas lingusticas, gramaticais, semnticas. Venha no d uma ordem no presente a uma pessoa16.

16. Parages, Galile, 1986, p. 256. No dou conta alguma aqui da referncia blanchotiana da sentena.

O amor no somente livre oferenda? E eis que se o comanda? Sim, certamente, no se pode comandar o amor; nenhum terceiro pode comand-lo nem obt-lo pela fora. Nenhum terceiro o pode, mas o nico o pode. O comando do amor no pode vir seno da boca do amante. Somente aquele que ama pode dizer: Ame-me [] O amor daquele que ama no possui outra palavra para expressar-se seno o comando [] O comando

49

no imperativo, o comando imediato, jorrado do instante e j em vistas de devir sonoro no instante de seu jorrar pois devir sonoro e jorrar so uma e mesma coisa no amor , o ame-me do amante, eis a perfeitamente pura linguagem do amor. Ento quando o indicativo tem detrs de si todas as circunstncias que fundaram a objetividade e o passado aparece como a forma a mais pura, o comando um presente absolutamente puro, sem nada que o prepare. E no somente sem nada que o prepare, mas absolutamente sem premeditao. O imperativo do comando no faz previso nenhuma para o porvir; ele no pode imaginar seno a imediatez da obedincia. Se ele fosse pensar em um porvir ou um sempre, no seria em nada um comando, no seria uma ordem, mas uma lei.17

Apesar das oscilaes muito significativas quanto ao uso de alguns termos, comandar , presente , pessoa , que se poderia facilmente explicar sem apaga-las nem fora-las, essas duas meditaes engajam-se, cada uma sua maneira, sobre a estreita passagem do acontecimento de uma palavra viva, urgente e impossvel, arrancando-se ordem da lngua. em virtude desta potncia de arrancamento da palavra de sua ordem, de uma palavra distncia dela mesma, distanciada dela mesma, que pode-se aqui (aqui, como insiste Derrida) evocar a messianidade da injuno indecisa, carregada pelo instante e absolutamente no premeditada. A subtrao para Derrida ou o devir-sonoro para Rosenzweig so modos ou exerccios de palavra em direo ao outro por onde o indecidvel (o avano do venha sobre vir o qual, como ame-me, no faria previso nenhuma para o porvir) abre fora-da-lei resposta do outro. Este de fato o decisor do indecidvel, atando o tempo e a espera, o incerto e o iminente.

17. Franz Rosenzweig, Ltoile de la Rdemption, trad. Derczanski / Schlegel, Paris, 2. ed., Seuil, 2003, p. 251-2. Acrescento que Derrida aventa, ele mesmo, a possibilidade de que as duas sentenas sejam assim justapostas, quando afirma, repetidamente, eu amo sempre o que eu amei.

1. O indecidvel o tempo da deciso (dizer: venha , ameme). 2.Esse tempo indecidvel o tempo de um outro (a quem eu digo: venha, ame-me). 3. Esse outro ordena algo como uma esperana (de que isso venha e de que isso ame, logo em seguida).

50

Esta tripla articulao permite compreender melhor ou melhor determinar a tica da flutuao ou a tica dos dominados/marranos que colocou-se em questo. Para dizer a coisa mesma, uma certa messianicidade sem messianismo muito profundamente implicada em uma possvel tica do indecidvel, para alm mesmo de seus esperados derridianos estritos. necessrio precisar de uma vez o contedo da esperana no que ele se aglomera ao tempo e ao outro no indecidvel no a esperana em geral, portanto, mas a esperana pelo indecidvel ou esperana enquanto ela comanda toda deciso vivente.

Esperar pelo indecidvel

No se espera seno pelo que est em tenso no instante mesmo em que o esperar se estabelece, de uma vinda, de um amor. Dito de outro modo, no se espera pelas coisas longnquas ou ento trata-se de uma esperana que constitui o esquema pelo qual se imagina o porvir e se d seu conceito. Espera-se portanto pelo que muito prximo, seja o mais incalculvel, o mais no-pr-determinvel, o mais im-pr-pensvel, pelo que est o mais carregado de espera e de inquietude, no instante. De um lado venha, ame-me no pode dizer-se seno a partir de uma vinda j vinda, um amor j a no se poderia enderear-se a quem se apresenta, que no entenderia, nesse sentido, nem o vir, nem o amar, nem a imperiosa injuno. bem necessrio que alguma coisa dessa espera esteja j contida no endereamento que dela jorra para que ela possa somente proferir-se. Mas, por outro lado e ao mesmo tempo, esta atualizao prvia no efetua nenhuma reatualizao automtica, ela no nem tem garantia de nada. Pelo contrrio, ela exacerba a questo de sua renovao indecidvel, ela exige que eu no saiba decidir, isso de que no h lugar para mim decidir, que requerido e improvvel a um s tempo. O esperar condensa assim o mais prximo e o mais indecidvel em uma intensidade temporal inaudita. A, logo em seguida, isso acontece, isso vai acontecer; mas o acontecimento,

51

colocando-se assim na espera imediata dele mesmo, se suspende em sua irresoluo de cada instante : venha, ame-me. Assim aproximado em sua condensao instantnea, o esperar se encontra descarregado de todos os clculos, de todos os investimentos de sentido e de todas as determinaes racionalizantes que o sobremarcam to logo ele lide com as coisas distantes. Ele poderia ento escapar muito bem tanto de sua constante depreciao pela filosofia e pelos filsofos quanto de sua reduo concomitante a uma virtude teolgica, religiosa ou laica. A deciso ela mesma poderia ser o objeto de uma distribuio indita. No se decide seno pelas coisas longnquas, na iluso do programa e da empresa. Quanto mais o objeto da deciso de aproxima do instante do cortar, at confundir-se em um indecidvel-im-prpensvel, mais a deciso d lugar a um confiar-se tenso insigne do tempo e ao esperar de uma de-tenso. esse movimento de um dizer ininvestvel pela espera e atencipao que atesta o modo gramatical do imperativo da segunda pessoa do singular, o nico que possa manifestar uma ordem sem ordem, um enderear sem espera, uma afirmao e uma positividade sem dialtica e sem processo preventivo. H no indecidvel uma aquiescncia plena ao dois-sem-um de que foi dito que no se acomodava nem com uma resignao a um dos dois, nem autorizava um ultrapassamento especulativo dos dois no um, nem renunciava a agir e a decidir. Uma razo, no sentido em que Pascal podia escrever que trabalhar pelo incerto era o nico fazer razovel, o nico fazer para amanh uma razo, portanto, joga indecidivelmente contra as racionalidades da deciso amadurecida e refletida: Quantas coisas faz-se pelo incerto, as viagens sobre o mar, as batalhas! Pois eu digo que no seria necessrio nada fazer do todo, pois nada certo... Quando se trabalha para

52

o amanh e para o incerto, age-se com razo18. A afirmatividade essencial19 do indecidvel e a gloriosa incerteza que o acompanha permitem que se possa a ela associar o esperar pelo iminente, o quase-j-l, o impossvel. Elas obrigam mesmo a se colocar ao lado desta esperana e a tentar pensar uma tica desse esperar, flutuante, marrana e messinica, votada injuno indecidvel do outro, vinda dele e a ele endereada.

18. Penses (452/130), uvres compltes, Pliade, p. 1216. 19. Reenvio o leitor, se posso, a Oui, la survie... Note sur le carr affirmatif de la dconstruction. In: Rue Descartes, Pensar com Jacques Derrida, dir. J. Cohen, n 52, Paris, 2006.

(traduo de Daniel Barbosa Cardoso)

53

Anda mungkin juga menyukai