Anda di halaman 1dari 6

Pesquisa qualitativa: anlise de discurso versus anlise de contedo

- 679 -

QUALITATIVE RESEARCH: DISCOURSE ANALYSIS VERSUS CONTENT ANALYSIS INVESTIGACIN CUALITATIVA: ANLISIS DEL DISCURSO VERSUS ANLISIS DEL CONTENIDO

PESQUISA QUALITATIVA: ANLISE DE DISCURSO VERSUS ANLISE DE CONTEDO1

Rita Catalina Aquino Caregnato2, Regina Mutti3

Artigo produzido como trabalho de concluso da disciplina Prticas de Anlise de Discurso na Pesquisa em Educao, do 1 semestre de 2005, ministrada pela Professora Regina Mutti, do Programa de Ps-Graduao em Educao (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Enfermeira. Doutoranda em Educao pela UFRGS. Mestre em Enfermagem pela UFRGS. Professora da Graduao e PsGraduao em Enfermagem da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professora de Graduao em Enfermagem do Centro Universitrio do Vale do Taquari (Centro Universitrio UNIVATES). Mestre e Doutora em Letras. Professora do Programa de Ps-Graduao em Educao da UFRGS, na disciplina Prticas de Anlise de Discurso na Pesquisa em Educao. Orientadora deste artigo.

PALAVRAS-CHAVE: Enfer- RESUMO: Considerando o crescente interesse nas pesquisas qualitativas na rea de Enfermagem, acreditamagem. Pesquisa qualitativa. se ser importante o conhecimento de diferentes formas de anlise existentes. Este artigo tem como objetivo Anlise qualitativa. fazer uma reexo sobre dois tipos de anlise utilizada freqentemente na pesquisa qualitativa, algumas vezes confundidas. Apresenta-se uma fundamentao terica da Anlise de Discurso e da Anlise de Contedo e se expe as diferenas entre estas duas formas de anlise. A principal diferena que a Anlise de Discurso trabalha com o sentido do discurso e a Anlise de Contedo com o contedo do texto. A opo terica da Anlise de Discurso abordada neste estudo recai sobre a linha francesa, que tem como seu precursor Michel Pcheux e na Anlise de Contedo enfoca-se Laurence Bardin.

K E Y WO R D S : N u r s i n g . ABSTRACT: Considering the increasing interest in qualitative research in Nursing, we consider it Qualitative research. Quali- relevant to know the different approaches to this analysis. This article has the objective to discuss the tative analysis. two kinds of approach often used in qualitative research, which is sometimes confused. A theoretical foundation is presented, in which Discourse Analysis and Content Analysis show the differences between the two forms of analysis. The main difference is that discourse analysis works with the meaning of the discourse, and content analysis works with the content of the text This studys theoretical option for Content Analysis follows the French approach, which has Pcheux as its precursor and the content analysis is based on Laurence Bardin.

PALABRAS CLAVE: Enfer- RESUMEN: Considerando el creciente inters en las investigaciones cualitativas en el rea de la Enfermera. Investigacin cualita- mera, se cree que es importante el conocimiento de las diferentes formas de anlisis que existem. Este tiva. Anlisis cualitativo. artculo tiene como objetivo hacer una reexin sobre los dos tipos de anlisis utilizados frecuentemente en la investigacin cualitativa, algunas veces confusas. Se presenta un fundamento terico del Anlisis del Discurso y el Anlisis del Contenido e se expone las diferencias entre las dos formas de anlisis. La principal diferencia es que el Anlisis del Discurso trabaja con el sentido del discurso y el Anlisis del Contenido con el contenido del texto. La opcin terica del Anlisis del Discurso tratada en ste estudio sobrecae em la linea francesa, que tiene como su precursor a Michel Pcheux y el Anlisis del Contenido enfoca a Laurence Bardin.

Endereo: Rita Catalina Aquino Caregnato R. Dr. Rodrigues Alves, 273, Ap. 203 91.330-240 - Chcara das Pedras, Porto Alegre, RS. E-mail: carezuca@terra.com.br

Artigo original: Reexo terica Recebido em: 24 de abril de 2006. Aprovao nal: 13 de outubro de 2006.

Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006 Out-Dez; 15(4): 679-84.

- 680 -

Caregnato RCA, Mutti R

INTRODUO
Atuando como professora universitria na graduao da Enfermagem h mais de uma dcada, e como orientadora de monograas tanto da graduao como na Ps-Graduao, tenho observado alunos, e at mesmo colegas, utilizando como sinnimos a Anlise de Discurso e a Anlise de Contedo. Esta freqente confuso ocorreu at mesmo comigo, quando iniciei minha trajetria acadmica, expressando algumas vezes a nomenclatura destas duas formas de anlise como se fossem similares. Por ocasio da minha dissertao tive a oportunidade de conhecer, aprofundar e colocar em prtica a Anlise de Contedo de Bardin, a qual foi por mim utilizada para interpretar os dados da minha pesquisa.1 Ao ingressar na Faculdade de Educao, para cursar doutorado, minha curiosidade cientca recaiu na Anlise de Discurso (AD), fazendo com que buscasse disciplinas no intuito de conhecer este tipo de anlise e posteriormente utiliz-la na minha tese. Este artigo tem como objetivo fazer uma reexo sobre a Anlise de discurso e a Anlise de Contedo freqentemente utilizadas na pesquisa qualitativa e por vezes confundidas. Tenho percebido que a pesquisa qualitativa vem conquistando um espao crescente na rea de Enfermagem; conseqentemente, acredito ser de extrema relevncia ter clareza sobre as diferenas entre essas duas formas de anlise.

APRESENTANDO A ANLISE DE DISCURSO (AD) DA LINHA FRANCESA


No existe apenas uma linha de Anlise de Discurso; existem muitos estilos diferentes provavelmente ao menos 57 variedades de anlise de discurso,2:246 com enfoques variados, a partir de diversas tradies tericas, porm todas reivindicando o mesmo nome. O que esses diferentes estilos parecem ter em comum, ao tomar como objeto o discurso, que partilham de uma rejeio da noo realista de que a linguagem simplesmente um meio neutro de reetir, ou descrever o mundo, e uma convico da importncia central do discurso na construo da vida social.2:244 Existe uma reserva em dizer Escola de Anlise de Discurso francesa, porque se questiona o sentido que pode tomar a palavra Escola.3 Como a AD considera a lngua, histria e sujeito, e cada pas tem sua prpria lngua e histria, ento poderamos falar em anlise de discurso germnica, americana, inglesa, italiana, brasileira,

francesa etc, se pensamos nessa disciplina sendo desenvolvida em diferentes regies do mundo com suas diferentes tradies de estudos e pesquisas sobre o discurso.3:1 reforada a idia de que o conhecimento produz relaes de fora e de poder; por isso, ao se dizer Escola de anlise de discurso, francesa ou anglfona, est se atribuindo um poder privilegiando certos lugares.3 Importante lembrar que a cincia se produz em diferentes lugares com a fora e a especicidade de sua tradio.3:2 A AD no uma metodologia, uma disciplina de interpretao fundada pela interseco de epistemologias distintas, pertencentes a reas da lingstica, do materialismo histrico e da psicanlise.3-4 Essa contribuio ocorreu da seguinte forma: da lingstica deslocou-se a noo de fala para discurso; do materialismo histrico emergiu a teoria da ideologia; e nalmente da psicanlise veio a noo de inconsciente que a AD trabalha com o de-centramento do sujeito.3 O processo de anlise discursiva tem a pretenso de interrogar os sentidos estabelecidos em diversas formas de produo, que podem ser verbais e no verbais, bastando que sua materialidade produza sentidos para interpretao; podem ser entrecruzadas com sries textuais (orais ou escritas)4 ou imagens (fotograas) ou linguagem corporal (dana).5 Um dos fundadores dos estudos sobre o discurso foi Michel Pcheux, estabelecendo a relao existente no discurso entre lngua/sujeito/histria ou lngua/ideologia; portanto, quem segue este princpio pode armar uma liao com a AD da linha francesa.3 O suporte terico que embasa este texto refere-se AD da linha francesa, que articula o lingstico com o social e o histrico,6:192 na qual a linguagem estudada no apenas enquanto forma lingstica como tambm enquanto forma material da ideologia.6 Alm de que no contato do histrico com o lingstico, que [se] constitui a materialidade especca do discurso.7:8 A AD trabalha com o sentido e no com o contedo do texto, um sentido que no traduzido, mas produzido; pode-se armar que o corpus da AD constitudo pela seguinte formulao: ideologia + histria + linguagem. A ideologia entendida como o posicionamento do sujeito quando se lia a um discurso, sendo o processo de constituio do imaginrio que est no inconsciente, ou seja, o sistema de idias que constitui a representao; a histria
Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006 Out-Dez; 15(4): 679-84.

Pesquisa qualitativa: anlise de discurso versus anlise de contedo

- 681 -

representa o contexto scio histrico e a linguagem a materialidade do texto gerando pistas do sentido que o sujeito pretende dar. Portanto, na AD a linguagem vai alm do texto, trazendo sentidos pr-construdos que so ecos da memria do dizer. Entende-se como memria do dizer o interdiscurso, ou seja, a memria coletiva constituda socialmente; o sujeito tem a iluso de ser dono do seu discurso e de ter controle sobre ele, porm no percebe estar dentro de um contnuo, porque todo o discurso j foi dito antes. Exemplicando, com o olhar da AD o enunciado dando que se recebe permite uma multiplicidade de sentidos. Este pode ser pronunciado tanto por um padre franciscano, quanto por um poltico ou por uma prostituta, com sentidos diferentes para cada sujeito. A fonte originria deste enunciado foi o discurso religioso, permanecendo no contexto scio histrico e cando na memria do dizer, ou memria discursiva, e voltando em um novo contexto, de outro momento histrico, com novas signicaes, perdendo o sentido religioso e popularizando-se no sentido poltico e vulgar.* A lngua considerada opaca e heterognea, conseqentemente, ela no transparente e homognea como muitas vezes aparenta ser; isto faz com que ela seja capaz de equvoco, de falha, de deslizes.6:192 O equvoco contra a idia do sentido nico do enunciado; este permite leituras mltiplas. O sentido no est colado na palavra, um elemento simblico, no fechado nem exato, portanto sempre incompleto; por isso o sentido pode escapar. O enunciado no diz tudo, devendo o analista buscar os efeitos dos sentidos e, para isso, precisa sair do enunciado e chegar ao enuncivel atravs da interpretao. A AD no abre mo da lngua, embora no tenha o mesmo enfoque abordado por Saussure. Para Pcheux a lngua a forma de materializao da fala, contando com os planos material e simblico; o discurso produzido pela fala sempre ter relao com o contexto scio histrico. Exemplicando com o discurso de um poltico, que parte de uma ideologia poltica, Pcheux diz: em outras palavras, um discurso sempre pronunciado a partir de condies de produo dadas: por exemplo, o deputado pertence a um partido poltico que participa do governo ou a um partido da oposio;

porta-voz de tal ou tal grupo que representa tal ou tal interesse [...]. Isto supe que impossvel analisar um discurso como um texto, isto , como uma seqncia lingstica fechada sobre si mesma, mas que necessrio refer-lo ao conjunto de discursos possveis a partir de um estado denido das condies de produo [...].8:77-9 Portanto, como se verica nas colocaes de Pcheux, a AD entende que todo dizer ideologicamente marcado. 9:38 Neste contexto o sujeito no individual, assujeitado ao coletivo, ou seja, esse assujeitamento ocorre no nvel inconsciente, quando o sujeito se lia-se ou interioriza o conhecimento da construo coletiva, sendo porta-voz daquele discurso e representante daquele sentido. Entende-se como assujeitamento em AD o [...] movimento de interpelao dos indivduos por uma ideologia, condio necessria para que o indivduo torne-se sujeito do seu discurso ao, livremente, submeter-se s condies de produo impostas pela ordem superior estabelecida, embora tenha iluso de autonomia.10:12 Partindo do princpio que a AD trabalha com o sentido, sendo o discurso heterogneo marcado pela histria e ideologia, a AD entende que no ir descobrir nada novo, apenas far uma nova interpretao ou uma re-leitura; outro aspecto a ressaltar que a AD mostra como o discurso funciona no tendo a pretenso de dizer o que certo, porque isso no est em julgamento. A formao discursiva constitui-se na relao com o interdiscurso e o intradiscurso.11 O interdiscurso signica os saberes constitudos na memria do dizer; sentidos do que dizvel e circula na sociedade; saberes que existem antes do sujeito; saberes pr-construdos constitudos pela construo coletiva. O intradiscurso a materialidade (fala), ou seja, a formulao do texto; o o do discurso; a linearizao do discurso. A interpretao do discurso um gesto, ou seja, um ato no nvel simblico . [...] A interpretao o vestgio do possvel. o lugar prprio da ideologia e materializada pela histria. [...] Ela sempre se d de algum lugar da histria e da sociedade [...].11:18-9 O gesto de interpretao assumido, sendo um gesto simblico que d sentido

Mutti RMV. Fundamentos e Procedimentos em Anlise de Discurso [aula expositiva da disciplina]. Porto Alegre (RS): UFRGS/ PPGFACED; 2004, 2 semestre.

Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006 Out-Dez; 15(4): 679-84.

- 682 -

Caregnato RCA, Mutti R

fazendo a signicao. No h sentido sem interpretao,3:11,11:21 portanto dever sempre existir uma interpretao para dar visibilidade ao sentido que o sujeito pretendeu transmitir no seu discurso. Na interpretao importante lembrar que o analista um intrprete, que faz uma leitura tambm discursiva inuenciada pelo seu afeto, sua posio, suas crenas, suas experincias e vivncias; portanto, a interpretao nunca ser absoluta e nica, pois tambm produzir seu sentido. Vamos supor, por exemplo, que o analista disponha-se ao enfoque da posio de professor, no discurso pedaggico de uma disciplina do curso de Enfermagem. Para constituir o corpus para anlise, representativo desse discurso, decide ouvir os professores em entrevistas fazendo a transcrio da gravao feita; no h um caminho pronto para efetivar a anlise, mas aps vrias leituras podero ser identicados eixos temticos, que emergem num movimento em que o enunciado leva ao enuncivel e vice-versa, explorando-se marcas lingsticas cujo funcionamento discursivo ir trabalhar, fazendo os recortes das formulaes nas quais aparece tal nfase. Cabe informar o enfoque analtico que dado pesquisa. Qualquer elemento pode ser estudado enquanto marca lingstica, ou marca de discurso, podendo ser selecionadas poucas marcas lingsticas para interpretao; na AD no necessrio analisar tudo que aparece na entrevista, pois se trata de uma anlise vertical e no horizontal. O importante captar a marca lingstica e relacion-la ao contexto scio-histrico. Deste modo, vrias leituras do texto faro com que o analista do discurso estranhe aquela(s) palavra(s) ou formas sintticas, pode ser, que marca(m) o discurso e se repete(m), visualizando assim as marcas lingsticas no material linguageiro. Tambm interessante explicar o motivo que induziu a escolha do recorte scio-histrico, pois este faz parte das condies de produo do discurso, representadas no corpus em anlise, bem como a necessidade de ilustrar as condies da constituio do corpus.8 Aps ter delimitado o eixo temtico o analista ir trabalhar com este, o que supe o estabelecimento de recortes discursivos, onde se representam linguagem e situao. O recorte resulta da teoria e uma construo do analista; no estudo do recorte se busca caracterizar as regularidades na formao discursiva, no confronto com sentidos heterogneos.11 As regularidades das marcas lingsticas que aparecem no discurso fazem parte da identidade do discurso acessado pelo sujeito,

trazendo sentidos pr-construdos que guram na memria do dizer da sociedade. A interpretao dever ser feita sempre entre o interdiscurso e o intradiscurso chegando s posies representadas pelos sujeitos atravs das marcas lingsticas. A AD no vai trabalhar com a forma e o contedo, mas ir buscar os efeitos de sentido que se pode apreender mediante interpretao. Nunca esquecer que a interpretao sempre passvel de equvoco, pois embora a interpretao parea ser clara, na realidade existem muitas e diferentes denies, sendo que os sentidos no so to evidentes como parecem ser.11 Pcheux refora a AD sob o prisma de uma leitura interpretativa.7,10:94 Embora a AD seja mais relevante para as cincias da linguagem, ela est presente no exerccio das cincias humanas;11:9 portanto, a interpretao caber tanto ao analista da linguagem quanto do cientista em geral.11:9

CONSIDERAES SOBRE A ANLISE DE CONTEDO


A Anlise de Contedo (AC) surgiu no incio do sculo XX nos Estados Unidos para analisar o material jornalstico, ocorrendo um impulso entre 1940 e 1950, quando os cientistas comearam a se interessar pelos smbolos polticos, tendo este fato contribudo para seu desenvolvimento; entre 1950 e 1960 a AC estendeu-se para vrias reas.12 Portanto, esta tcnica existe h mais de meio sculo em diversos setores das cincias humanas, sendo anterior a Anlise de Discurso.12:54 A denio da AC em 1943 era como sendo a semntica estatstica do discurso poltico.13:192 A AC pode ser quantitativa e qualitativa. Existe uma diferena entre essas duas abordagens: na abordagem quantitativa se traa uma freqncia das caractersticas que se repetem no contedo do texto.1 Na abordagem qualitativa se considera a presena ou a ausncia de uma dada caracterstica de contedo ou conjunto de caractersticas num determinado fragmento da mensagem.12:54 A maioria dos autores refere-se AC como sendo uma tcnica de pesquisa que trabalha com a palavra, permitindo de forma prtica e objetiva produzir inferncias do contedo da comunicao de um texto replicveis ao seu contexto social.13 Na AC o texto um meio de expresso do sujeito, onde o analista busca categorizar as unidades de texto (palavras ou frases) que se repetem, inferindo uma expresso que as representem.
Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006 Out-Dez; 15(4): 679-84.

Pesquisa qualitativa: anlise de discurso versus anlise de contedo

- 683 -

A crescente utilizao da Anlise de Contedo na rea da Enfermagem evidenciada em muitos trabalhos publicados, em vrias revistas de circulao nacional e internacional, que utiliza-se da Anlise de Contedo na sua pesquisa em gerontologia para interpretar os dados coletados no perodo de 1975-1996.14 Para Laurence Bardin, escolhida neste artigo como referencial devido ampla utilizao desta autora nas pesquisas de Enfermagem, a AC um conjunto de tcnicas de anlise das comunicaes visando obter, por procedimentos, sistemticos e objetivos de descrio do contedo das mensagens, indicadores (quantitativos ou no) que permitam a inferncia de conhecimentos relativos s condies de produo/recepo [...] destas mensagens.1:42 No texto em que marca a diferena terica entre contedo e sentido, a AC costuma ser feita atravs do mtodo de deduo freqencial ou anlise por categorias temticas. 8 A deduo freqencial consiste em enumerar a ocorrncia de um mesmo signo lingstico (palavra) que se repete com freqncia, visando constatar a pura existncia de tal ou tal material lingstico,8:64 no preocupando-se com o sentido contido no texto, nem diferena de sentido entre um texto e outro,8:65 culminando em descries numricas e no tratamento estatstico.13 A anlise por categorias temticas tenta encontrar uma srie de signicaes que o codicador detecta por meio de indicadores que lhe esto ligados; [...] codicar ou caracterizar um segmento coloc-lo em uma das classes de equivalncias denidas, a partir das signicaes, [...] em funo do julgamento do codicador [...] o que exige qualidades psicolgicas complementares como a neza, a sensibilidade, a exibilidade, por parte do codicador para apreender o que importa.8:65 A anlise categorial o tipo de anlise mais antiga e na prtica a mais utilizada. Funciona por operaes de desmembramento do texto em unidades, em categorias segundo reagrupamento analgicos.1:153 A anlise categorial poder ser temtica, construindo as categorias conforme os temas que emergem do texto.1 Para classicar os elementos em categorias preciso identicar o que eles tm em comum, permitindo seu agrupamento.1 Este tipo de classicao chamado de anlise categorial.1

A tcnica de AC, se compe de trs grandes etapas: 1) a pr-anlise; 2) a explorao do material; 3) o tratamento dos resultados e interpretao.1 A mencionada autora descreve a primeira etapa como a fase de organizao, que pode utilizar vrios procedimentos, tais como: leitura utuante, hipteses, objetivos e elaborao de indicadores que fundamentem a interpretao. Na segunda etapa os dados so codicados a partir das unidades de registro. Na ltima etapa se faz a categorizao, que consiste na classicao dos elementos segundo suas semelhanas e por diferenciao, com posterior reagrupamento, em funo de caractersticas comuns. Portanto, a codicao e a categorizao fazem parte da AC.

DIFERENAS ENTRE ANLISE DO DISCURSO E ANLISE DE CONTEDO


Sobre a anlise de contedo e a teoria do discurso, referindo-se a anlise de contedo como sinnimo da anlise de texto percebe-se que antes de tudo a diferena entre a AD e a AC o modo de acesso ao objeto.8:68 A interpretao da AC poder ser tanto quantitativa quanto qualitativa, enquanto que na AD a interpretao ser somente qualitativa. A AC trabalha tradicionalmente com materiais textuais escritos.13:195 Existem dois tipos de textos que podem ser trabalhados pela AC: os textos produzidos em pesquisa, atravs das transcries de entrevista e dos protocolos de observao, e os textos j existentes, produzidos para outros ns, como textos de jornais.13 Na AD existe o corpus de arquivo e emprico. Quando se analisa em AD material j existente como documentos, legislao, pronunciamentos em jornal, livros e outros, refere-se ao corpus de arquivo; se o material construdo especialmente para a pesquisa, como por exemplo, atravs de entrevista, refere-se ao corpus emprico, experimental. A maior diferena entre as duas formas de anlises que a AD trabalha com o sentido e no com o contedo; j a AC trabalha com o contedo, ou seja, com a materialidade lingstica atravs das condies empricas do texto, estabelecendo

 Itlico usado por Pcheux no texto Anlise automtica do discurso (1969). In: Gadet F, Hak T (organizadores). Por uma anlise automtica do discurso: uma introduo obra de Michel Pcheux. 2a ed. Campinas (SP): Editora da Unicamp; 1993, p 63.
Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006 Out-Dez; 15(4): 679-84.

- 684 -

Caregnato RCA, Mutti R

categorias para sua interpretao. Enquanto a AD busca os efeitos de sentido relacionados ao discurso, a AC xa-se apenas no contedo do texto, sem fazer relaes alm deste. A AD preocupa-se em compreender os sentidos que o sujeito manifesta atravs do seu discurso; j a AC espera compreender o pensamento do sujeito atravs do contedo expresso no texto, numa concepo transparente de linguagem. Na AD, a linguagem no transparente, mas opaca, por isso, o analista de discurso se pe diante da opacidade da linguagem. O analista ao utilizar a AD far uma leitura do texto enfocando a posio discursiva do sujeito, legitimada socialmente pela unio do social, da histria e da ideologia, produzindo sentidos. Na utilizao da AC o que visada no texto justamente uma srie de signicaes que o codicador detecta por meio dos indicadores que lhe esto ligados.8:65

CONCLUSES
Na reflexo realizada, conforme fundamentao terica apresentada, destaca-se como principal diferena entre as duas formas de anlise abordadas que a Anlise de Discurso trabalha com o sentido do discurso e a Anlise de Contedo com o contedo do texto. A grande maioria das pesquisas sociais se baseia na entrevista,13:189 encontrar uma forma ideal para interpretar esses dados utpico. Acredita-se que no exista uma anlise melhor ou pior, o importante que o pesquisador conhea as vrias formas de anlise existentes na pesquisa qualitativa e sabendo suas diferenas, permitir uma escolha consciente do referencial terico-analtico, decorrente do tipo de anlise que ir empregar na sua pesquisa, fazendo sua opo com responsabilidade e conhecimento.

REFERNCIAS
1 Bardin L. Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70; 1977.

2 Gill R. Anlise de Discurso. In: Bauer MW, Gaskell G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prtico. 3a ed. Petrpolis (RJ): Vozes; 2002. p.244-70. 3 Orlandi EP. A Anlise de discurso em suas diferentes tradies intelectuais: o Brasil. In: Anais do 10 Seminrio de Estudos em Anlise de Discurso; 2003 Nov 10-13; Porto Alegre, Brasil [CD-ROM]. Porto Alegre (RS): UFRGS; 2003. 4 Mutti R. O primado do outro sobre o mesmo... . In: Anais do 10 Seminrio de Estudos em Anlise de Discurso; 2003 Nov 10-13; Porto Alegre, Brasil [CDROM]. Porto Alegre (RS): UFRGS; 2003. 5 Orlandi EP, organizadora. Cidade atravessada: os sentidos pblicos no espao urbano. Campinas (SP): Pontes; 2001. 6 Melo EAS. Gestos de autoria: construo do sujeito da escrita na alfabetizao. In: Baronas RL, organizador. Identidade cultura e linguagem. Campinas (SP): Pontes Editores; 2005. p.191-205. 7 Pcheux M. O Discurso: estrutura ou acontecimento. 3a ed. Campinas (SP): Pontes; 2002. 8 Pcheux M. Anlise automtica do discurso (AAD-69). In: Gadet F, Hak T, organizadores. Por uma anlise automtica do discurso: uma introduo obra de Michel Pcheux. 2a ed. Campinas (SP): Ed Unicamp; 1993. p.61-105. 9 Orlandi EP. Anlise de Discurso: princpios e procedimentos. Campinas (SP): Pontes; 1999. 10 Ferreira MCL. Apresentao. In: Glossrio de termos do discurso. Ferreira MCL, coordenadora. Porto Alegre (RS): UFRGS; 2001. p.5-7. 11 Orlandi E. Interpretao: autoria, leitura e efeitos do trabalho simblico. 4a ed. Campinas (SP): Pontes; 2004. 12 Lima MADS. Anlise de contedo:estudo e aplicao. Rev Logos 1993; (1): 53-8. 13 Bauer MW. Anlise de contedo clssica: uma reviso. In: Bauer MW, Gaskell G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prtico. 3a ed. Petrpolis (RJ): Vozes; 2002. p.189-217. 14 Neri AL. A pesquisa em gerontologia no Brasil: anlise de contedos de amostra de pesquisa em psicologia no perodo de 1975-1996. Texto Contexto Enferm.1997 Maio-Ago; 6 (2): 69-105.

Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006 Out-Dez; 15(4): 679-84.

Anda mungkin juga menyukai