Anda di halaman 1dari 46

Poltica e Padres de Desempenho de Sustentabilidade Social e Ambiental

da International Finance Corporation

30 de abril de 2006

Poltica e padres de desempenho para sustentabilidade social e ambiental


30 de abril de 2006

SUMRIO
Poltica de Sustentabilidade Social e Ambiental 1 i Introdulo de Padro de Desempenhos de Sustentabilidade Social e Ambiental Padro de Desempenho 1: Sistema de Gerenciamento e Avaliao Socioambiental 1 Padro de Desempenho 2: Trabalho e Condies de Trabalho 7 Padro de Desempenho 3: Preveno e Reduo da Poluio 11 Padro de Desempenho 4 Segurana e Sade da Comunidade 15 Padro de Desempenho 5 Aquisio de Terra e Reassentamento Involuntrio 18 Padro de Desempenho 6 Preservao da Biodiversidade e Gerenciamento Sustentvel dos Recursos Naturais 24 Padro de Desempenho 7 Povos Indgenas 28 Padro de Desempenho 8 Patrimonio cultural 32

Poltica de Sustentabilidade Social e Ambiental


30 de abril de 2006

Seo 1: Objetivo desta Poltica


1. A International Finance Corporation (IFC) se empenha em obter resultados positivos de desenvolvimento nos projetos que financia para a iniciativa privada em mercados emergentes. Um componente importante dos resultados positivos do desenvolvimento a sustentabilidade social e ambiental dos projetos, que a IFC espera atingir com a aplicao de um conjunto abrangente de padres de desempenho social e ambiental. 2. Por meio de sua Poltica de Sustentabilidade Social e Ambiental (a Poltica de Sustentabilidade), a IFC pe em prtica seu compromisso com a sustentabilidade social e ambiental. Seu compromisso est baseado na misso e nas atribuies da IFC, como explicado na Seo 2 desta poltica. Traduzir esse compromisso em resultados de sucesso depende dos esforos da IFC e de seus clientes. De acordo com esse compromisso, a IFC realiza as aes descritas na Seo 3 desta poltica, incluindo sua responsabilidade de revisar e analisar os projetos propostos para financiamento direto luz dos Padres de Desempenho. 3. Os Padres de Desempenho so os seguintes:

Padro de Desempenho 1: Sistema de Gerenciamento e Avaliao Socioambiental Padro de Desempenho 2: Trabalho e Condies de Trabalho Padro de Desempenho 3: Preveno e Reduo da Poluio Padro de Desempenho 4: Segurana e Sade da Comunidade Padro de Desempenho 5: Aquisio de Terra e Reassentamento Involuntrio Padro de Desempenho 6: Preservao da Biodiversidade e Gerenciamento Sustentvel dos Recursos Naturais Padro de Desempenho 7: Povos Indgenas Padro de Desempenho 8: Patrimonio Cultural 4. Esses Padres de Desempenho so documentos essenciais que ajudam a IFC e seus clientes a administrar e melhorar os respectivos desempenhos social e ambiental adotando uma abordagem baseada em resultados. Os resultados desejados so descritos nos objetivos de cada Padro de Desempenho, seguidos dos requisitos especficos para ajudar os clientes a atingir esses resultados por meios adequados natureza e escala do projeto, e proporcional ao nvel de riscos sociais e ambientais (probabilidade de dano) e impactos. Uma questo central desses requisitos a adoo de uma abordagem consistente para evitar impactos negativos para os trabalhadores, as comunidades e o meio ambiente; ou, se no for possvel evit-los, uma abordagem para adotar medidas compensatrias para esses impactos, reduzi-los ou mitig-los, conforme apropriado. Os Padres de Desempenho tambm oferecem uma base slida sobre a qual os clientes podem melhorar a sustentabilidade das operaes. 5. Embora o gerenciamento de riscos e impactos socioambientais em conformidade com os Padres de Desempenho seja responsabilidade do cliente, a IFC busca garantir que os projetos por ela financiados sejam operados de maneira consistente com os requisitos dos Padres de Desempenho. Assim sendo, a reviso e anlise socioambiental de um projeto em proposio feita pela IFC um fator importante na deciso de financiar ou no o projeto, e determinar o escopo das condies socioambientais do financiamento da IFC. Ao usar esta poltica, a IFC aumenta a transparncia, a previsibilidade e a responsabilidade sobre suas aes e seu processo de tomada de decises, alm de ajudar os clientes a gerenciar os riscos socioambientais, a aperfeioar o desempenho e a melhorar os resultados positivos desencadeados pelo desenvolvimento no local do projeto.

Seo 2: Compromisso da IFC


6. A misso da IFC promover o desenvolvimento sustentvel da iniciativa privada em pases em desenvolvimento, ajudando a reduzir a pobreza e melhorar as condies de vida da populao. A IFC acredita que um slido crescimento econmico, fundamentado em investimentos privados sustentveis, crucial para a reduo da pobreza.

1 de 9

Poltica de Sustentabilidade Social e Ambiental


30 de abril de 2006

7. De modo a realizar sua misso, a IFC procura firmar parcerias com clientes tendo em mente que a busca de oportunidades socioambientais parte integral de um bom negcio. Empresas com responsabilidade social e ambiental podem aumentar a vantagem competitiva dos clientes e gerar valor para todos os envolvidos. A IFC acredita que essa abordagem tambm ajuda a promover a lucratividade em longo prazo de investimentos em mercados emergentes; alm disso, permite que a IFC cumpra sua atribuio de promover o desenvolvimento, ao mesmo tempo em que fortalece a imagem da empresa e a confiana do pblico na IFC. 8. Esforar-se para realizar investimentos e prestar servios de consultoria sempre de maneira a no prejudicar os seres humanos ou o meio ambiente a base da misso de desenvolvimento da IFC. Os impactos negativos devem ser evitados sempre que possvel e, caso sejam inevitveis, os impactos devem ser reduzidos, mitigados ou indenizados. A IFC se empenha especialmente em garantir que os custos do desenvolvimento econmico no recaiam desproporcionalmente sobre os grupos mais pobres ou vulnerveis da sociedade, que o meio ambiente no seja degradado no processo, e que os recursos naturais sejam gerenciados de maneira eficiente e sustentvel. A IFC tambm reconhece que as funes e as responsabilidades da iniciativa privada no sentido de respeitar os direitos humanos esto emergindo como uma faceta importante da referida responsabilidade social das corporaes. Os Padres de Desempenho, desenvolvidos pela IFC para ajudar os clientes da iniciativa privada a abordar oportunidades e riscos socioambientais, so consistentes com essas funes e responsabilidades emergentes. 9. Dessa maneira, a IFC se empenha em investir em projetos sustentveis que identificam e abordam os riscos econmicos, sociais e ambientais com o objetivo de melhorar continuamente o respectivo desempenho de sustentabilidade com seus recursos e de acordo com suas estratgias. A IFC busca parceiros comerciais que compartilham sua viso e seu compromisso com o desenvolvimento sustentvel, que desejam ampliar sua capacidade de gerenciar os riscos socioambientais, e que procuram melhorar o respectivo desempenho nessa rea.

Seo 3: Funes e Responsabilidades da IFC


10. Em suas operaes, a IFC espera que os clientes gerenciem os impactos e os riscos socioambientais dos respectivos projetos. Isso inclui a avaliao que o cliente faz desses riscos e impactos, e a implementao de medidas para atender aos requisitos dos Padres de Desempenho. Um componente importante do gerenciamento, por parte do cliente, de seu desempenho social e ambiental seu engajamento com as comunidades afetadas, por meio de consultas, participao informada e da divulgao de informaes relevantes sobre o projeto, como descreve o Padro de Desempenho 1. 11. A funo da IFC rever a avaliao do cliente; auxili-lo no desenvolvimento de medidas para evitar, minimizar, mitigar ou compensar os impactos sociais e ambientais de acordo com os Padres de Desempenho; categorizar o projeto de modo a especificar os requisitos institucionais da IFC para divulgar ao pblico informaes especficas sobre o projeto; ajudar a identificar oportunidades para melhorar os resultados sociais e ambientais; e monitorar o desempenho social e ambiental do cliente durante a vida til do investimento. A IFC tambm divulga informaao relativa a suas atividades incluendo as relacionadas com investimentos como estabelecido na sua Politica de Divulgao de Informaao. IFC aplica estos requerimentos como estabelecido no Procedimento de Reviso Social e Ambiental. 12. A abordagem geral descrita se aplica aos investimentos diretos da IFC, tanto no nvel corporativo como nos nveis do projeto, incluindo participaes no capital social de empresas. Os investimentos feitos por meio de intermedirios financeiros e os trabalhos de consultoria tm procedimentos separados para aplicao dos Padres de Desempenho (consulte os pargrafos de 27 a 30 neste documento). O procedimento interno da IFC para aplicar esses Padres de Desempenho a os diferentes tipos de investimentos e operaes estabelecido no Procedimento de Reviso Social e Ambiental.

2 de 9

Poltica de Sustentabilidade Social e Ambiental


30 de abril de 2006

Reviso Social e Ambiental


Abordagem Geral
13. Quando um projeto apresentado para financiamento, a IFC faz uma reviso dos aspectos socioambientais do projeto como parte de sua avaliao (due diligence.) Essa reviso apropriada natureza e escala do projeto, e proporcional ao nvel de riscos e impactos sociais e ambientais. A IFC revisa todos os novos negcios que estejam sendo considerados para fins de financiamento da IFC, seja na fase de pr-construo, construo ou operaol. O escopo da reviso pode ser ampliado para incluir outras atividades comerciais do cliente como parte do gerenciamento de risco da IFC. Quando houver histrico de impactos sociais e ambientais significativos associados ao projeto, incluindo aqueles causados por outrem, a IFC trabalha com o cliente para determinar as medidas corretivas possveis. 14. A eficcia e a eficincia da reviso social e ambientam dependem, em parte, do momento em que a IFC se envolve no projeto. Quando o envolvimento ocorre nas fases iniciais da concepo do projeto, a IFC capaz de dar apoio ao cliente de maneira mais eficaz, ao antever e levantar questes sobre riscos especficos, impactos e oportunidades, ajudando o cliente a desenvolver expertise para gerenciar esses itens durante o ciclo de vida do projeto. 15. A reviso social e ambiental inclui trs componentes-chave: (i) os riscos socioambientais e os impactos do projeto, de acordo com a avaliao do cliente; (ii) o compromisso e a capacidade do cliente de gerenciar esses impactos antecipados, incluindo o sistema de gerenciamento de impactos socioambientais do cliente; e (iii) o papel de terceiros no cumprimento dos Padres de Desempenho atinentes ao projeto. Cada um desses componentes ajuda a IFC a certificar-se de que possvel esperar que o projeto alcance os Padres de Desempenho esperados. No caso de projetos que causam impactos negativos significativos nas comunidades afetadas, a IFC tambm se assegura de que h amplo apoio da comunidade para o projeto dentro das comunidades afetadas (consulte os pargrafos 19 e 20 mais adiante). A IFC baseia sua reviso na Avaliao social e ambiental feita pelo cliente. Nos casos em que tal Avaliao no preenche os requisitos do Padro de Desempenho 1, a IFC exige que o cliente faa uma Avaliao adicional ou, quando apropriado, contrate especialistas externos para faz-la. 16. A reviso social e ambiental da IFC acrescentada avaliao geral do projeto, incluindo a avaliao dos riscos financeiros e de reputao, tambm feita pela instituio. A IFC ainda leva em considerao se o investimento poder contribuir para o desenvolvimento do pas-sede e promover amplos benefcios aos interessados em termos econmicos, sociais ou ambientais. Ao fazer essa anlise de custo-benefcio, a IFC determina as razes e as condies especficas do projeto para o investimento proposto. Essas so fornecidas para a diretoria da IFC quando o projeto apresentado para aprovao. 17. A IFC no financia novas atividades comerciais que no apresentem expectativa de cumprir os Padres de Desempenho dentro de um perodo de tempo razovel. Alm disso, h vrios tipos de atividades que no so financiadas pela IFC. Uma lista dessas atividades pode ser encontrada na lista de excees do Procedimento de Reviso Social e Ambiental.

Categorizao de Projetos
18. Como parte da sua reviso dos impactos socioambientais esperados de um projeto, a IFC usa um sistema de categorizao social e ambiental a fim de: (i) refletir a magnitude dos impactos entendidos como um resultado da Avaliao social e ambiental do cliente; e (ii) especificar as exigncias institucionais da IFC quanto divulgao para o pblico de informaes especficas do projeto antes da apresentao de projetos para aprovao da Diretoria, conforme a seo 12 da Poltica de Divulgao. Essas categorias so:

3 de 9

Poltica de Sustentabilidade Social e Ambiental


30 de abril de 2006

Projetos da categoria A: projetos com potencial de ter significativos impactos sociais ou ambientais negativos, de carter variado, irreversvel ou sem precedentes Projetos da categoria B: projetos com potencial de ter impactos sociais ou ambientais negativos limitados, em menor nmero, geralmente restritos ao local de implantao do projeto, em grande parte reversveis e prontamente resolvidos por medidas atenuantes Projetos da categoria C: projetos que tm impactos sociais ou ambientais negativos nulos ou mnimos, incluindo certos projetos de intermedirios financeiros com riscos negativos mnimos ou nulos Projetos da categoria FI: todos os projetos FI, excluindo os projetos da categoria C (consulte os pargrafos 27 a 29 mais adiante)

Engajamento da Comunidade e Amplo Apoio Comunitrio


19. O engajamento da comunidade fundamental para o xito do gerenciamento de riscos e impactos nas comunidades afetadas. Pelos Padres de Desempenho, a IFC requer dos clientes o engajamento com as comunidades afetadas atravs da divulgao de informaes, consultas e participao informada, de maneira proporcional aos riscos e aos impactos dos projetos nas comunidades afetadas. 20. A IFC tem o compromisso de trabalhar com a iniciativa privada para pr em prtica os processos de participao comunitria a fim de assegurar a consulta prvia, livre e informada s comunidades afetadas. Para ampliar esse compromisso, no caso de necessidade de os clientes se envolverem em um processo de consulta prvia, livre e informada, a IFC revisa a documentao do cliente relativa ao processo de participao. Alm disso, por meio de investigao prpria, a IFC se assegura de que o engajamento do cliente com a comunidade envolve consultas prvias, livres e informadas e habilita a participao informada das comunidades afetadas, procurando por amplo apoio ao projeto, antes que o projeto seja apresentado para aprovao pela Diretoria da IFC. Entende-se por amplo apoio comunitrio uma coleo de expresses manifestadas pelas comunidades afetadas, por meio de pessoas ou de seus representantes autorizados, a favor do projeto. Pode haver um amplo apoio comunitrio mesmo que algumas pessoas ou alguns grupos se oponham ao projeto. Depois de a Diretoria aprovar o projeto, a IFC continua a monitorar o processo de participao comunitria feito pelo cliente como parte da superviso da carteira.

Iniciativas Especficas a Setores sobre Governana e Divulgao


21. Nas indstrias extrativas e nos setores de infra-estrutura especialmente, nos quais um projeto pode apresentar implicaes potencialmente mais amplas para o pblico em geral, a IFC reconhece a importncia da avaliao dos riscos de governana e divulgao de informaes como um meio de gerenciar esses riscos. Dessa maneira, sujeita s restries legais aplicveis, a IFC tem as seguintes iniciativas especficas do setor sobre a divulgao de informaes relacionadas a projetos, alm dos requisitos de divulgao especificados no Padro de Desempenho 1.

Projetos da Indstria Extrativa


22. Quando a IFC investe em projetos da indstria extrativa (projetos relacionados a petrleo, gs e minerao), ela avalia os riscos de governana em relao aos benefcios esperados desses projetos. No caso de projetos significativos (aqueles com expectativa de representar dez por cento ou mais das receitas do governo), os riscos so atenuados de maneira apropriada e, para projetos de menor porte, faz-se uma reviso dos benefcios lquidos esperados e dos riscos de governana fraca desses projetos. Quando o equilbrio entre benefcios e riscos no aceitvel, a IFC no apia esses projetos. A instituio tambm promove a transparncia dos pagamentos das receitas oriundas de projetos da indstria extrativa para os governos-sede. Dessa maneira, a IFC exige que: (i) para novos projetos de porte em indstrias extrativas, os clientes divulguem publicamente os pagamentos materiais do projeto feitos ao governo-sede (por exemplo, royalties, impostos e participao nos lucros), e os termos relevantes dos principais contratos que sejam de interesse pblico, como, por exemplo, contratos com o governo-sede (HGA, host government agreement) e contratos intergovernamentais (IGA, intergovernmental agreements); e (ii) alm disso, a partir de 1 de janeiro de 2007, os clientes de todos os projetos

4 de 9

Poltica de Sustentabilidade Social e Ambiental


30 de abril de 2006

financiados pela IFC na indstria extrativa devero divulgar publicamente os pagamentos materiais feitos por esses projetos ao(s) governo(s)-sede).

Projetos de Infra-estrutura
23. Quando a IFC investe em projetos que envolvam a entrega final de servios pblicos essenciais sob condies de monoplio, como, por exemplo, distribuio de gua, eletricidade, gs encanado e telecomunicaes, a IFC estimula a divulgao pblica de informaes relativas s tarifas domsticas e aos mecanismos de reajuste das tarifas, aos padres de servio, s obrigaes de investimento e forma e extenso de qualquer apoio governamental que esteja ocorrendo. Se a IFC estiver financiando a privatizao desses servios de distribuio, a IFC tambm recomenda a divulgao pblica das taxas de concesso ou dos lucros com a privatizao. Essas divulgaes podem ser feitas pela agncia governamental responsvel (por exemplo, a autoridade reguladora pertinente) ou pelo cliente.

Administrao do Desempenho de Terceiros


24. Por vezes, a capacidade de o cliente obter resultados sociais ou ambientais consistentes com os Padres de Desempenho depender das atividades de terceiros. Um terceiro envolvido pode ser uma agncia governamental com papel de rgo regulador ou uma partcipe do contrato, uma empreiteira ou um fornecedor importante com o qual o projeto est substancialmente envolvido, ou um operador de uma instalao associada (conforme definio do Padro de Desempenho 1). 25. A IFC procura garantir que os projetos por ela financiados atinjam resultados consistentes com os Padres de Desempenho, mesmo que esses resultados dependam do desempenho de terceiros. Quando o risco do terceiro elevado e o cliente exerce controle ou influncia sobre as aes e o comportamento do terceiro, a IFC exige que o cliente colabore com o terceiro para atingir os resultados de acordo com os Padres de Desempenho. Os requisitos e as opes especficos variam caso a caso.

Monitoramento do Projeto
26. Depois de comprometido o financiamento da IFC por meio de documentos legais e ser efetuado, a IFC realiza as seguintes aes para monitorar seus investimentos como parte da superviso da sua carteira: Exige que o projeto envie relatrios de monitoramento peridicos sobre o desempenho social e ambiental, conforme acordado com a IFC Visita ao local de determinados projetos com riscos e impactos sociais e ambientais Revisa o desempenho do projeto com base nos compromissos do cliente no Plano de Ao, conforme relatado pelos relatrios de monitoramento do cliente, e, quando relevante, revisa com o cliente quaisquer oportunidades de melhoria de desempenho Se a modificao das circunstncias do projeto resultar em impactos sociais ou ambientais negativos, trabalha com o cliente para resolv-los Se o cliente no cumprir os compromissos socioambientais assumidos, como explicitado no Plano de Ao ou no contrato legal com a IFC, trabalha com o cliente para faz-lo voltar ao cumprimento, tanto quanto possvel e, se o cliente no voltar ao cumprimento, adotar medidas corretivas, quando apropriado Estimula o cliente a relatar publicamente os aspectos sociais, ambientais e nofinanceiros do seu desempenho, alm de apresentar relatrios sobre o Plano de Ao, conforme exigido pelo Padro de Desempenho 1 Estimula o cliente a continuar a atender aos Padres de Desempenho aps a IFC sair do projeto

5 de 9

Poltica de Sustentabilidade Social e Ambiental


30 de abril de 2006

Investimentos por meio de Intermedirios Financeiros


27. A IFC tem o compromisso de oferecer apoio ao desenvolvimento sustentvel de mercado de capital e possui um programa importante de investimentos implementado por meio de intermedirios financeiros (IFs). Com esse programa, a IFC ajuda a fortalecer os mercados de capital locais que podem, ento, apoiar o desenvolvimento econmico de empreendimentos que possuem escalas menores do que a mnima exigida para investimentos diretos da IFC. Os clientes de IF da IFC esto envolvidos em uma variedade de atividades, incluindo financiamento de projetos, emprstimos para empresas de pequeno, mdio e grande porte, microfinanas, financiamento de operaes comerciais, financiamento habitacional e investimento em private equity (participao no capital social de empresas privadas), cada uma dessas modalidades com seu perfil de risco ambiental prprio. 28. Por meio de seu Procedimento de Reviso Social e Ambiental, a IFC revisa o negcio de seus clientes FI para identificar atividades nas quais o intermedirio financeiro poderia se expor a risco social e ambiental resultante dos investimentos. As exigncias da IFC para o cliente FI sero proporcionais ao nvel do risco potencial: Os FIs com atividades comerciais que tenham pouco ou nenhum risco social ou ambiental negativo sero considerados como sendo projetos da categoria C e no precisam aplicar exigncias especficas Todos os outros FIs aplicaro a lista de excees Alm dessa lista de excees, os FIs que fornecerem financiamento corporativo de longo prazo ou financiamento de projetos exigiro que o beneficirio de tal financiamento: (i) obedea as leis nacionais quando a atividade financiada apresentar riscos sociais ou ambientais limitados; e (ii) aplique os Padres de Desempenho quando a atividade financiada apresentar riscos sociais ou ambientais significativos 29. O IF ser obrigado a estabelecer e manter um sistema de gerenciamento socioambiental de modo a garantir que os investimentos atendam s exigncias da IFC, e a IFC far o monitoramento do desempenho do IF com base nesse Sistema de Gerenciamento.

Servios de consultoria
30. A IFC presta servios de consultoria que variam desde aconselhamento relacionado a privatizaes de indstria de grande escala at o apoio popular acessvel a pequenos empreendimentos. A IFC financia alguns desses servios diretamente e, em outros casos, alavancaos atravs de instituies de cunho fundacional. Essas instituies de cunho fundacional tm seus prprios procedimentos operacionais, incluindo o modo como elas gerenciam as questes socioambientais. Quando a IFC presta consultoria para projetos de investimento de grande porte, os Padres de Desempenho so usados como uma referncia, alm da legislao nacional. A IFC no presta consultoria para dar apoio a atividades que esto descritas na lista de excees da IFC e estimula os beneficirios dos servios de consultoria da IFC a aprimorar as oportunidades de promover as melhores prticas sociais e ambientais.

Seo 4: Conselheiro sobre Cumprimento/Ombudsman


31. A IFC oferece apoio aos clientes na resoluo de problemas socioambientais decorrentes dos projetos ao exigir que os clientes estabeleam e administrem mecanismos ou procedimentos apropriados para solucionar reclamaes relacionadas ao projeto ou queixas de pessoas nas comunidades afetadas. Alm desses procedimentos e mecanismos no nvel do projeto, os procedimentos administrativos ou legais vigentes no pas-sede devem ser levados em considerao. Apesar disso, pode haver casos em

6 de 9

Poltica de Sustentabilidade Social e Ambiental


30 de abril de 2006

que as reclamaes ou queixas das partes afetadas por um projeto financiado pela IFC no sejam totalmente resolvidas no mbito do projeto, nem por outros mecanismos estabelecidos. 32. Reconhecendo a importncia da responsabilidade e o fato de que as preocupaes e as reclamaes das pessoas afetadas por projetos devem ser resolvidas de maneira justa, objetiva e construtiva, foi estabelecido o mecanismo do conselheiro sobre cumprimento/ombudsman (CAO, Compliance Advisor/Ombudsman) para permitir que as pessoas e as comunidades afetadas por projetos da IFC expressem suas preocupaes para uma autoridade supervisora independente. 33. O CAO organizacionalmente independente da administrao da IFC e se reporta diretamente ao Presidente do Grupo do Banco Mundial. O CAO responde as reclamaes das partes afetadas pelos projetos financiados pela IFC e tenta resolv-los adotando uma abordagem flexvel de soluo de problemas, alm de melhorar os resultados socioambientais dos projetos. Alm disso, o CAO supervisiona auditorias do desempenho socioambiental da IFC, principalmente em relao a projetos de maior sensibilidade, no intuito de garantir o cumprimento das polticas, diretrizes, procedimentos e sistemas. 34. As reclamaes podem estar relacionadas a qualquer aspecto de um projeto financiado pela IFC que esteja dentro das atribuies do CAO. Elas podem ser feitas por indivduos, grupos, comunidades, entidades ou outras partes afetadas ou que provavelmente sero afetadas pelos impactos socioambientais de um projeto financiado pela IFC. As reclamaes devem ser enviadas para o CAO, por escrito, no endereo abaixo: Compliance Advisor/Ombudsman Sociedade Financeira Internacional 2121 Pennsylvania Avenue NW Room F11K-232 Washington, DC 20433 USA Tel.: 1 202 458 1973 Fax: 1 202 522 7400 Email: cao-compliance@ifc.org 35. O CAO recebe e resolve reclamaes de acordo com os critrios estabelecidos nas Diretrizes Operacionais do CAO. Essas diretrizes esto disponveis no site do CAO: www.cao-ombudsman.org

Seo 5: Recursos para Implementao de Polticas


Apoio a Clientes da IFC e Programas de Financiamento para Sustentabilidade Social e Ambiental
36. Juntamente com o financiamento de projetos, a IFC pode mobilizar sua equipe interna para proporcionar apoio prtico a clientes que buscam melhorar seu desempenho socioambiental, principalmente aqueles com recursos e capacidade limitados, inclusive pequenas e mdias empresas. Quando necessrio, a IFC tambm est preparada para trabalhar em conjunto com instituies financeiras internacionais e a iniciativa privada para resolver questes relacionadas poltica de sustentabilidade do projeto. Alm disso, a IFC tambm pode disponibilizar financiamentos para dar apoio s iniciativas e aos programas socioambientais de seus clientes.

Servios de Apoio ao Cliente


37. A IFC fornece servios de apoio ao cliente, capacitao e criao de valor na rea socioambiental, sujeitos avaliao da capacidade do prprio cliente e dos recursos disponveis. Esses servios incluem assistncia para a Avaliao social e ambiental para melhorar os resultados

7 de 9

Poltica de Sustentabilidade Social e Ambiental


30 de abril de 2006

de clientes de pequeno e mdio porte; auxlio na identificao de oportunidades para melhorar os resultados socioambientais; discusso com agncias de proteo ambiental nacionais ou outras agncias regionais, nacionais ou locais relevantes sobre problemas especficos do projeto, mediante solicitao do cliente; mobilizao da rede de especialistas e consultores externos da IFC; e aconselhamento sobre as melhores prticas para aprimorar o desempenho do projeto. 38. A IFC fornece suporte para treinamento de clientes de IF para facilitar a adoo e a aplicao consistente de um sistema de gerenciamento social e ambiental, e para melhorar o desempenho social e ambiental. O treinamento inclui programas para: (i) de conscientizao sobre os riscos socioambientais que o cliente pode vir a enfrentar; (ii) estabelecer um sistema de gerenciamento social e ambiental apropriado ao negcio do cliente; e (iii) ajudar os clientes a identificar oportunidades de negcios, como, por exemplo, a identificao de mercados e de novos produtos financeiros.

Financiamento para Iniciativas Sociais e Ambientais


39. A IFC tambm pode disponibilizar assistncia financeira para dar apoio s iniciativas e aos programas socioambientais de seus clientes. Isso pode incluir ajudar os clientes a melhorar o desempenho socioambiental alm das exigncias do Padro de Desempenho; financiar projetos inovadores que gerem benefcios ambientais locais; dar suporte a projetos inovadores com benefcios ambientais globais, incluindo a preservao da biodiversidade; e a compra de crditos de carbono de projetos em mercados emergentes que reduza as emisses de gases do efeito estufa.

Intermediao com Instituies Pblicas e Privadas


40. A posio da IFC como um brao do Grupo do Banco Mundial que se concentra na iniciativa privada, aliada sua ampla rede de instituies financeiras internacionais e da iniciativa privada, permite que a IFC aja como intermediria entre as partes interessadas no setor pblico e na iniciativa privada para promover um dilogo mais amplo sobre o financiamento sustentvel da iniciativa privada em mercados emergentes. A seguir, esto listados exemplos da funo de intermediao da IFC: Identificao e disseminao das melhores prticas da iniciativa privada na rea socioambiental Promoo de mercados financeiros sustentveis em pases em desenvolvimento com a adoo dos Princpios do Equador, por meio de contratao de gerentes de private equity (participaes no capital social de empresas) e analistas financeiros, alm do uso outros mecanismos dos mercados financeiros Desempenhar a funo de banco lder em questes socioambientais em emprstimos sindicalizados e projetos em conjunto com outras instituies financeiras internacionais, promovendo a coordenao e a harmonizao entre as instituies participantes Intermediao e coordenao com o Banco Mundial sobre os sistemas do pas, os aspectos sociais ou ambientais da poltica nacional, ou a fiscalizao ou o monitoramento de problemas Fazer a intermediao com as instituies financeiras internacionais relevantes ou as agncias nacionais sobre a avaliao ambiental, estratgica, regional ou por setor, quando apropriado, para os projetos da iniciativa privada que apresentem problemas sociais ou ambientais significativos Intermediao e coordenao com parceiros e iniciativas externos, como, por exemplo, o Global Compact da ONU, a fim de aprimorar a sustentabilidade social e ambiental de projetos da iniciativa privada Notificao formal do projeto proposto aos pases potencialmente afetados pelos efeitos transnacionais das atividades do projeto proposto, para permitir que esses pases determinem se o projeto em questo tem o potencial de causar efeitos negativos resultantes da poluio do ar, da privao de gua ou da poluio das vias navegveis internacionais.

8 de 9

Poltica de Sustentabilidade Social e Ambiental


30 de abril de 2006

Documentos de Apoio Adicionais para Implementao de Polticas


41. Alm dos Padres de Desempenho, a IFC usa outros materiais relativos a polticas, procedimentos, diretrizes e orientaes para ajudar funcionrios e clientes a atingir a sustentabilidade socioambiental em projetos em mercados emergentes. Por exemplo: A divulgao institucional de informaes da IFC ser realizada de acordo com a Poltica de Divulgao de Informaes da instituio O procedimento interno da IFC para avaliar os aspectos socioambientais dos varios tipos de investimentos e servios de consultoria est disponvel no Procedimento de Reviso Social e Ambiental. As Notas de Orientao, que correspondem aos Padres de Desempenho, oferecem orientaes teis sobre as exigncias contidas nos Padres de Desempenho, incluindo materiais de referncia, e sobre as melhores prticas de sustentabilidade a fim de aperfeioar o desempenho do projeto As diretrizes sobre as prticas do setor e da indstria e os nveis de desempenho de acordo com o Padro de Desempenho 3 podem ser encontrados nas Diretrizes Ambientais, de Sade e Segurana da IFC Notas e manuais sobre melhores prticas disseminam exemplos de melhores prticas e informaes de referncia sobre essas prticas

Esses documentos esto disponveis em: www.ifc.org/enviro Os recursos sobre a abordagem da IFC sobre sustentabilidade esto disponveis em: www.ifc.org/sustainability

9 de 9

Padres de Desempenho para Sustentabilidade Social e Ambiental


30 de abril de 2006

Introduo
1. A International Finance Corporation (IFC) aplica os Padres de Desempenho para gerenciar os riscos e os impactos socioambientais e para aumentar as oportunidades de desenvolvimento em financiamentos da iniciativa privada nos pases-membro qualificados para financiamentos. 1 Os Padres de Desempenho tambm podem ser aplicados por outras instituies financeiras que optem por coloc-los em prtica em projetos em mercados emergentes. Juntos, os oito Padres de Desempenho estabelecem padres que o cliente 2 deve manter durante a vigncia de um investimento da IFC ou de outra instituio financeira relevante: Padro de Desempenho 1: Sistema de Gerenciamento e Avaliao Socioambiental Padro de Desempenho 2: Trabalho e Condies de Trabalho Padro de Desempenho 3: Preveno e Reduo da Poluio Padro de Desempenho 4: Segurana e Sade da Comunidade Padro de Desempenho 5: Aquisio de Terra e Reassentamento Involuntrio Padro de Desempenho 6: Preservao da Biodiversidade e Gerenciamento Sustentvel dos Recursos Naturais Padro de Desempenho 7: Povos Indgenas Padro de Desempenho 8: Patrimonio Cultural 2. O Padro de Desempenho 1 estabelece a importncia de: (i) avaliao integrada para identificar os impactos, os riscos e as oportunidades socioambientais dos projetos; (ii) participao da comunidade por meio da divulgao de informaes relacionadas ao projeto e consulta s comunidades locais sobre ; e (iii) o gerenciamento feito pelo cliente do desempenho socioambiental ao longo do ciclo do projeto. Os Padres de Desempenho 2 at 8 estabelecem requisitos para evitar, reduzir, mitigar ou compensar os impactos sobre as pessoas e o meio ambiente, e para melhorar condies, quando apropriado. Embora todos os riscos relevantes e os impactos socioambientais em potencial devam ser considerados como parte da avaliao, os Padres de Desempenho 2 at 8 descrevem os impactos socioambientais em potencial que exijam ateno especial em mercados emergentes. Quando forem antecipados impactos sociais ou ambientais, o cliente deve geri-los por meio do sistema de gerenciamento socioambiental, de acordo com o Padro de Desempenho 1. 3. Alm de atender s exigncias dos Padres de Desempenho, os clientes devem cumprir as leis nacionais aplicveis, incluindo aquelas que implementem obrigaes do pas-sede de acordo com a legislao internacional. 4. Um conjunto de Notas de Orientao, que correspondem aos Padres de Desempenho, oferece orientaes teis sobre as exigncias contidas nos Padres de Desempenho, incluindo materiais de referncia, e sobre as melhores prticas de sustentabilidade a fim de ajudar os clientes a aperfeioar o desempenho do projeto.

A IFC aplicar os Padres de Desempenho a projetos por ela financiados, de acordo com o disposto na Poltica de Sustentabilidade Social e Ambiental da IFC. A divulgao institucional de informaes da IFC ser realizada de acordo com a Poltica de Divulgao de Informaes da IFC. 2 O termo cliente usado nos Padres de Desempenho de maneira ampla como referncia parte responsvel pela implementao e a operao do projeto financiado, ou o beneficirio do financiamento, dependendo da estrutura de projeto e do tipo de financiamento. O termo projeto definido no Padro de Desempenho 1.

Padro de Desempenho 1:
30 de abril de 2006

Sistemas de Gerenciamento e Avaliao Socioambiental

Introduo
1. O Padro de Desempenho 1 destaca a importncia do gerenciamento do desempenho socioambiental durante o ciclo de um projeto (qualquer atividade comercial sujeita a avaliao e administrao). Um sistema de gerenciamento socioambiental eficaz um processo dinmico e contnuo iniciado pela administrao e envolve a comunicao entre o cliente, seus funcionrios e as comunidades locais diretamente afetadas pelo projeto (as comunidades afetadas). Utilizando-se dos elementos do processo de administrao de empresas estabelecido que consiste em planejar, implementar, verificar e agir, o sistema envolve a avaliao completa dos impactos e riscos socioambientais potenciais desde os primeiros estgios do desenvolvimento do projeto, com isso, ele ordena o processo e confere-lhe consistncia para mitigar e gerenciar esses riscos e impactos de maneira contnua. Um bom sistema de gerenciamento apropriado ao tamanho e natureza de um projeto promove desempenho socioambiental slido e sustentvel e pode fazer com que o projeto apresente melhores resultados financeiros, sociais e ambientais.

Objetivos
Identificar e avaliar os impactos socioambientais, tanto positivos como negativos, dentro da rea de influncia do projeto Evitar ou, quando isso no for possvel, minimizar ou compensar os impactos negativos sobre os trabalhadores, as comunidades afetadas e o meio ambiente Garantir que as comunidades afetadas sejam includas de maneira apropriada nos asuntos que tenham o potencial de afet-las Promover o melhor desempenho socioambiental de empresas com a utilizao eficaz de sistemas de gerenciamento

Escopo de Aplicao
2. Este Padro de Desempenho aplica-se a projetos com impactos e riscos sociais e ambientais que devem ser gerenciados, desde os primeiros estgios do desenvolvimento do projeto e de maneira contnua.

Exigncias
Sistema de Gerenciamento Social e Ambiental
3. O cliente deve estabelecer e manter um Sistema de Gerenciamento Social e Ambiental adequado natureza e escala do projeto e que seja compatvel com o nvel de riscos e impactos socioambientais. O Sistema de Gerenciamento dever incorporar os seguintes elementos: (i) Avaliao social e ambiental; (ii) programa de gerenciamento; (iii) capacidade organizacional; (iv) treinamento; (v) participao da comunidade; (vi) monitoramento; e (vii) relatrios.

Avaliao Social e Ambiental


4. O cliente conduzir um processo de Avaliao social e ambiental que dever levar em considerao, de maneira integrada, os riscos e os impactos sociais e ambientais (incluindo mo-de-obra, sade e segurana) potenciais do projeto. O processo de avaliao ser baseado em informaes atuais, incluindo uma descrio exata do projeto, e dados socioambientais bsicos apropriados. A Avaliao dever considerar todos os riscos e os impactos sociais e ambientais relevantes do projeto, incluindo os asuntos identificados nos Padres de Desempenho de 2 a 8, e aqueles que sero afetados por esses riscos e impactos. Tambm devem ser consideradas as leis e as regulamentaes aplicveis das 1 de 34

Padro de Desempenho 1:
30 de abril de 2006

Sistemas de Gerenciamento e Avaliao Socioambiental

jurisdies onde o projeto opera que sejam relacionadas a questes sociais e ambientais, incluindo as leis que definem as obrigaes do pas-sede de acordo com as leis internacionais. 5. Os impactos e os riscos sero analisados no contexto da rea de influncia do projeto. Esta rea de influncia inclui, conforme for apropriado: (i) o(s) local(is) principal(is) do projeto e as instalaes relacionadas que o cliente (incluindo as empreiteiras) desenvolve ou controla (por exemplo, corredores de transmisso de energia eltrica, linhas de distribuio, canais, tneis, estradas de acesso e remanejamento, cavas de emprstimo e reas de manejo, canteiros de obras); (ii) as instalaes associadas que no sejam financiadas como parte do projeto (o financiamento pode ser fornecido separadamente pelo cliente ou por terceiros, incluindo o governo) e cuja viabilidade e existncia dependem exclusivamente do projeto, e cujos bens ou servios sejam essenciais para a operao bem-sucedida do projeto; (iii) as reas potencialmente afetadas pelos impactos cumulativos de desenvolvimento planejado posterior ao projeto, qualquer projeto ou condio preexistente, ou outros desenvolvimentos relacionados ao projeto que estejam definidos de maneira vivel no momento da realizao da Avaliao social e ambiental; e (iv) as reas potencialmente afetadas pelos impactos de desenvolvimentos no-planejados mas previsveis causados pelo projeto que podem ocorrer posteriormente ou em um local diferente. A rea de influncia no inclui os impactos potenciais que ocorreriam sem o projeto ou independentemente dele. 6. Os riscos e os impactos tambm sero analisados quanto aos estgios principais do ciclo do projeto, incluindo as fases de pr-construo, construo, operaes e desativao ou fechamento. Quando relevante, a avaliao tambm dever considerar a funo e a capacidade de terceiros (por exemplo, governos locais e nacionais, empreiteiras e fornecedores), at a extenso em que representam um risco para o projeto, reconhecendo que o cliente deve resolver esses impactos e riscos de maneira compatvel com o controle e a influncia exercida sobre as aes dos terceiros. Os impactos associados s cadeias de suprimento sero considerados quando o recurso utilizado pelo projeto apresentar sensibilidade ecolgica ou nos casos em que o baixo custo da mo de obra for um fator na competitividade do item fornecido. A Avaliao tambm levar em conta os efeitos transnacionais potenciais, por exemplo, poluio do ar, a utilizao ou a poluio de vias navegveis internacionais, bem como os impactos globais, como, por exemplo, a emisso de gases do efeito estufa. 7. A Avaliao ser uma aferio e uma apresentao adequadas, exatas e objetivas dos impactos, preparada por pessoas qualificadas e experientes. Em projetos com impactos negativos significativos ou nos quais estejam envolvidos problemas complexos de natureza tcnica, os clientes podem ser obrigados a contratar especialistas externos para auxiliar no processo de Avaliao. 8. Dependendo do tipo de projeto e da natureza e magnitude dos impactos e riscos, a Avaliao pode englobar uma avaliao completa dos impactos sociais e ambientais, uma avaliao ambiental ou social limitada ou parcial, a simples avaliao do local do projeto,, padres de poluio, critrios de concepo e padres de construo. Quando o projeto envolve atividades comerciais j existentes, talvez seja necessrio realizar auditorias sociais e/ou ambientais para determinar quaisquer reas de preocupao. Os tipos de problemas, os impactos e os riscos que devem ser avaliados, e o escopo do programa de participao da comunidade (consulte os pargrafos 19 a 23 mais adiante neste documento) tambm podem variar consideravelmente, dependendo da natureza, do tamanho, do local e do estgio de desenvolvimento do projeto. 9. Os projetos com potencial para causar impactos negativos significativos diversos, irreversveis ou sem precedentes tero avaliaes abrangentes dos impactos sociais e ambientais. Essa avaliao dever incluir um exame das alternativas tcnicas e financeiras viveis 1 fonte desses
A viabilidade tcnica est baseada na possibilidade de as medidas e aes propostas serem implementadas com qualificaes, equipamentos e materiais disponveis comercialmente, levando-se em considerao os fatores locais preponderantes, como clima, geografia, demografia, infra-estrutura, segurana, governana, capacidade e
1

2 de 34

Padro de Desempenho 1:
30 de abril de 2006

Sistemas de Gerenciamento e Avaliao Socioambiental

impactos, bem como a documentao da justificativa para selecionar o curso de ao proposto. Em circunstncias excepcionais, uma avaliao regional, setorial ou estratgica poder ser solicitada. 10. possvel conduzir escopos mais estreitos de Avaliaes para alguns poucos projetos com impactos limitados, geralmente especficos ao local, de modo geral reversveis e prontamente resolvidos por medidas de atenuao. 11. Os projetos que apresentam impactos materiais negativos mnimos ou nulos no estaro sujeitos a outras avaliaes alm de serem identificados como tal. 12. Como parte da Avaliao, o cliente identificar pessoas e grupos que podem ser afetados pelo projeto de maneira diferente ou desproporcional devido ao seu status de desfavorecidos ou vulnerveis. 2 Quando os grupos forem identificados como desfavorecidos ou vulnerveis, o cliente propor e implementar medidas diferenciadas, para que os impactos negativos no recaiam desproporcionalmente sobre eles e os mesmos no sejam desfavorecidos no compartilhamento dos benefcios e das oportunidades de desenvolvimento.

Programa de gerenciamento
13. Considerando-se as concluses relevantes da Avaliao social e ambiental e o resultado da consulta s comunidades afetadas, o cliente estabelecer e gerenciar um programa de aes e medidas de desempenho e atenuao para resolver os riscos e impactos sociais e ambientais identificados (o programa de gerenciamento). 14. Os programas de gerenciamento consistem em uma combinao de polticas, procedimentos e prticas operacionais. O programa pode ser aplicado em toda a organizao do cliente ou em locais, instalaes ou atividades especficas. As medidas e as aes para resolver os impactos e os riscos identificados daro preferncia a impedir e prevenir os impactos em vez de oferecer medidas para minimiz-los, atenu-los ou compens-los, sempre que vivel dos pontos de vista tcnico e financeiro. Quando no for possvel evitar ou impedir os riscos e os impactos, sero identificadas medidas e aes de atenuao para que o projeto opere de acordo com as leis e regulamentaes aplicveis, e preencha os requisitos dos Padres de Desempenho 1 a 8 (consulte o pargrafo 16 mais adiante). O nvel de detalhamento e complexidade desse programa e a prioridade das medidas e aes identificadas sero proporcionais aos riscos e impactos do projeto. 15. O programa dever definir os resultados desejados como eventos mensurveis, na medida do possvel, com elementos, como, por exemplo, indicadores de desempenho, metas ou critrios de aceitao, que possam ser monitorados durante perodos de tempo definidos, alm de estimativas dos recursos e das responsabilidades pela implementao. Dando reconhecimento natureza dinmica do processo de desenvolvimento e implementao do projeto, o programa responder a alteraes nas circunstncias do projeto, a eventos imprevistos e aos resultados do monitoramento (consulte o pargrafo 24 mais adiante).

confiabilidade operacional. A viabilidade financeira depende de consideraes comerciais, incluindo a magnitude relativa do custo incremental ao adotar-se tais medidas e aes se comparado com o investimento do projeto, os custos operacionais e de manuteno e se esse custo incremental pode inviabilizar o projeto para o cliente. 2 Esse status pode ter como origem a raa, a cor, o sexo, o idioma, a religio, a opinio poltica ou outra, a origem nacional ou social, a propriedade, o nascimento ou outro status da pessoa ou do grupo. O cliente tambm deve considerar fatores como o sexo, a etnia, a cultura, doenas, a incapacidade fsica ou mental, a pobreza ou a desvantagem econmica e a dependncia em recursos naturais exclusivos.

3 de 34

Padro de Desempenho 1:
30 de abril de 2006

Sistemas de Gerenciamento e Avaliao Socioambiental

Plano de ao
16. Quando o cliente identificar medidas e aes de atenuao especficas que sejam necessrias para que o projeto obedea s leis e regulamentaes aplicveis e preencha os requisitos dos Padres de Desempenho 1 a 8, o cliente dever preparar um Plano de Ao. Essas medidas e aes devero refletir os resultados da consulta sobre os impactos negativos e os riscos sociais e ambientais, bem como as medidas e aes propostas para resolv-los, de acordo com as exigncias do pargrafo 21. O Plano de Ao pode variar de uma breve descrio de medidas de atenuao rotineiras at uma srie de planos especficos. 3 O Plano de Ao dever: (i) descrever as aes necessrias para implementar os vrios conjuntos de medidas atenuantes ou aes corretivas a serem realizadas; (ii) dar prioridade a essas aes; (iii) incluir o cronograma para sua implementao; (iv) ser divulgado s comunidades afetadas (consulte o pargrafo 26); e (v) descrever o cronograma e o mecanismo de preparao de relatrio externo sobre a implementao do Plano de Ao do cliente.

Capacidade Organizacional
17. O cliente dever estabelecer, manter e fortalecer, se necessrio, uma estrutura organizacional que defina funes, responsabilidades e a autoridade para implementar o programa de gerenciamento, incluindo o Plano de Ao. Deve ser designado pessoal especfico, incluindo representantes da administrao, com autoridade e linhas de responsabilidade bem definidas. As principais responsabilidades sociais e ambientais devem ser bem definidas e comunicadas ao pessoal relevante e ao resto da organizao. Apoio da gerncia e recursos humanos e financeiros suficientes sero fornecidos ininterruptamente para atingir o desempenho socioambiental eficaz e contnuo.

Treinamento
18. O cliente dever treinar funcionrios e empreiteiras com responsabilidade direta pelas atividades relevantes ao desempenho social e ambiental do projeto para que tenham o conhecimento e as qualificaes necessrias para realizar seu trabalho, incluindo conhecimento atualizado sobre as exigncias regulatrias do pas-sede e os requisitos aplicveis dos Padres de Desempenho 1 a 8. O treinamento tambm dever observar as aes e medidas especficas necessrias de acordo com o programa de gerenciamento, incluindo o Plano de Ao, bem como os mtodos que se fizerem necessrios para realizar os itens de ao de maneira competente e eficiente.

Participao da Comunidade
19. A participao da comunidade um processo contnuo que envolve a divulgao de informaes por parte do cliente. Quando houver a possibilidade de as comunidades locais serem afetadas pelos riscos ou impactos negativos de um projeto, o processo de participao dever incluir a consulta s mesmas. O objetivo da participao da comunidade criar e manter ao longo do tempo uma relao construtiva com essas comunidades. A natureza e a freqncia da participao comunitria devero refletir os riscos e os impactos negativos potenciais que o projeto ter sobre as comunidades afetadas. A participao da comunidade no deve ser feita por manipulao externa, interferncia, coero ou intimidao, mas conduzida com informaes acessveis, compreensveis, relevantes e pontuais.
3

Por exemplo, planos de ao de reassentamento, de ao de biodiversidade, de manejo de materiais perigosos, de resposta e preparao para emergncias, de segurana e sade da comunidade e planos de desenvolvimento para povos indgenas.

4 de 34

Padro de Desempenho 1:
30 de abril de 2006

Sistemas de Gerenciamento e Avaliao Socioambiental

Divulgao
20. A divulgao de informaes relevantes ao projeto ajuda as comunidades afetadas a compreender os riscos, os impactos e as oportunidades apresentados pelo projeto. Quando o cliente tiver concludo um processo de Avaliao social e ambiental, ele dever divulgar publicamente o documento da Avaliao. Se houver a possibilidade de as comunidades serem afetadas pelos riscos ou impactos negativos do projeto, o cliente fornecer a essas comunidades acesso a informaes sobre o objetivo, a natureza e a escala do projeto, a durao das atividades de projeto propostas, e quaisquer riscos e impactos potenciais a que essas comunidades possam estar sujeitas. No caso de projetos que tenham impactos sociais ou ambientais negativos, a divulgao dever ocorrer nas primeiras fases do processo de Avaliao social e ambiental e, de qualquer forma, antes do incio da construo do projeto, sendo feita continuamente (consulte o pargrafo 26 mais adiante).

Processo de Consulta
21. Caso as comunidades afetadas possam estar sujeitas aos riscos ou impactos negativos de um projeto, o cliente dever realizar um processo de consulta para fornecer s comunidades afetadas as oportunidades de expressar seus pontos de vista quanto aos riscos, aos impactos e s medidas atenuantes, e permitir que o cliente analise-os e reagir a eles. A consulta eficaz: (i) deve estar baseada na divulgao prvia de informaes relevantes e adequadas, incluindo minutas de documentos e planos; (ii) deve comear nas primeiras fases do processo de Avaliao social e ambiental; (iii) dever enfocar os riscos e os impactos negativos sociais e ambientais, bem como as medidas e aes propostas para resolv-los; e (iv) ser realizada continuamente medida que forem identificados riscos e impactos. O processo de consulta ser realizado de maneira inclusiva e apropriada do ponto de vista cultural. O cliente dever adaptar seu processo de consulta s preferncias de idioma das comunidades afetadas, o respectivo processo de tomada de decises e as necessidades de grupos desfavorecidos ou vulnerveis. 22. No caso de projetos que causem impactos negativos significativos nas comunidades afetadas, o processo de consulta dever garantir a consulta prvia, livre e informada dessas comunidades e facilitar sua participao informada. A participao informada envolve uma consulta organizada e iterativa que leva incorporao, dentro do processo de tomada de decises do cliente, dos pontos de vista das comunidades afetadas sobre questes que as afetam diretamente, como, por exemplo, as medidas atenuantes propostas, a partilha de benefcios e oportunidades do desenvolvimento e os problemas de implementao. O cliente deve documentar os resultados dessas consultas, principalmente as medidas tomadas para evitar ou minimizar os riscos e os impactos negativos sobre as comunidades afetadas.

Mecanismo para Reclamaes


23. O cliente responder as preocupaes das comunidades relacionadas ao projeto. Se o cliente antecipar riscos ou impactos negativos constantes sobre as comunidades afetadas, ele dever estabelecer um mecanismo para reclamaes a fim de receber e facilitar a resoluo das preocupaes e as reclamaes das comunidades afetadas a respeito do desempenho social e ambiental do cliente. O mecanismo para reclamaes deve ser dimensionado de acordo com os riscos e os impactos negativos do projeto. Ele deve resolver as preocupaes prontamente, usando um processo de fcil compreenso e transparente que seja apropriado culturalmente e acessvel a todos os segmentos das comunidades afetadas, gratuito e sem retribuio. O mecanismo no deve impedir o acesso a recursos judiciais ou administrativos. O cliente informar as comunidades afetadas sobre o mecanismo no curso de seu processo de participao comunitria.

Monitoramento
24. Como elemento de seu Sistema de Gerenciamento, o cliente dever estabelecer procedimentos para monitorar e medir a eficcia do programa de gerenciamento. Alm de registrar informaes para observar o desempenho e estabelecer os controles operacionais relevantes, o cliente dever usar mecanismos dinmicos, como, por exemplo, inspees e auditorias, se necessrio, para aferir o cumprimento e o progresso em direo aos resultados desejados. Para projetos cujos impactos 5 de 34

Padro de Desempenho 1:
30 de abril de 2006

Sistemas de Gerenciamento e Avaliao Socioambiental

significativos sejam de natura diversa, irreversvel ou sem precedentes, o cliente contratar especialistas externos qualificados e experientes para verificar as informaes do monitoramento. O mbito do monitoramento deve ser proporcional aos riscos e impactos do projeto e s exigncias de cumprimento do projeto. O monitoramento dever ser ajustado de acordo com o feedback e a experincia ganahada no desempenho do projeto. O cliente documentar os resultados do monitoramento, alm de identificar e indicar as medidas preventivas e corretivas que se fizerem necessrias no programa de gerenciamento modificado. O cliente implementar essas medidas corretivas e preventivas, e monitorar as aes executadas a fim de garantir sua eficcia.

Relatrios Relatrios Internos


25. A gerncia da organizao cliente receber avaliaes peridicas da eficcia do programa de gerenciamento com base na coleta e na anlise sistemticas de dados. O escopo e a freqncia desses relatrios dependero da natureza e do escopo das atividades identificadas e realizadas de acordo com o sistema de gerenciamento do cliente e outras exigncias aplicveis do projeto.

Relatrios Externos sobre Planos de Ao


26. O cliente divulgar o Plano de Ao s comunidades afetadas. Alm disso, o cliente fornecer relatrios peridicos descrevendo o progresso na implementao do Plano de Ao relativo aos problemas que envolvam o risco contnuo ou os impactos sobre as comunidades afetadas, bem como os problemas que o processo de consulta ou o mecanismo para reclamaes tenha identificado como sendo preocupantes para essas comunidades. Se o programa de gerenciamento resultar em alteraes materiais ou acrscimos s aes ou medidas atenuantes descritas no Plano de Ao relativas a tpicos importantes para as comunidades afetadas, as aes ou medidas atenuantes atualizadas tambm devero ser divulgadas. Esses relatrios sero apresentados em um formato de fcil acesso para as comunidades afetadas. A freqncia desses relatrios ser proporcional s preocupaes das comunidades afetadas, mas dever ser de, pelo menos, uma vez por ano.

6 de 34

Padro de Desempenho 2:
30 de abril de 2006

Trabalho e Condies de Trabalho

Introduo
1. O Padro de Desempenho 2 reconhece que a busca de oportunidades de crescimento econmico por meio da criao de empregos e da gerao de renda deve ser contrabalanceado com a proteo aos direitos bsicos dos trabalhadores. Em qualquer negcio, a fora de trabalho um bem valioso, e uma relao slida entre o funcionrio e a gerncia um ingrediente primordial para a sustentabilidade da empresa. No estabelecer e promover uma relao slida entre trabalhadores e gerncia pode minar o compromisso e a reteno dos funcionrios e colocar em risco um projeto. Por outro lado, com uma relao construtiva entre funcionrios e gerncia, com o tratamento justo dos empregados e com o fornecimento de condies de trabalho seguras e saudveis, os clientes podem gerar benefcios tangveis, como, por exemplo, o aumento da eficincia e da produtividade das operaes. 2. As exigncias estabelecidas neste Padro de Desempenho foram norteadas, em parte, por algumas convenes internacionais negociadas por intermdio da Organizao Mundial do Trabalho (OIT) e das Naes Unidas (ONU). 1

Objetivos
Estabelecer, manter e aprimorar a relao entre trabalhador e gerncia Promover o tratamento justo, a no-discriminao e a igualdade de oportunidade dos trabalhadores, bem como o cumprimento das legislaes empregatcia e trabalhista nacionais Proteger a mo-de-obra ao abordar o trabalho infantil e o trabalho forado Promover condies de trabalho seguras e saudveis, proteger e promover a sade dos funcionrios

Escopo de aplicao
3. A aplicabilidade deste Padro de Desempenho definida durante o processo de Avaliao social e ambiental, ao passo que a implementao das aes necessrias ao cumprimento das exigncias deste Padro de Desempenho gerida por meio do Sistema de gerenciamento social e ambiental do cliente. As exigncias do sistema de gerenciamento e avaliao so descritos no Padro de Desempenho 1. 4. Neste Padro de Desempenho, o termo trabalhadores usado em referncia aos funcionrios do cliente, bem como a certos tipos de trabalhadores que no sejam funcionrios descritos no pargrafo 17. A aplicao deste Padro de Desempenho varia de acordo com os tipos de trabalhadores, como mostrado a seguir: 5.
1

Funcionrios: aplicam-se todas as exigncias deste Padro de Desempenho, exceto as exigncias dos pargrafos 17 e 18 Trabalhadores no empregados: aplicam-se as exigncias do pargrafo 17

Os problemas de cadeia de suprimento 2 so abordados no pargrafo 18.

Essas convenes so: Conveno 87 da OIT sobre liberdade de associao e proteo do direito a organizao Conveno 98 da OIT sobre o direito de organizao e negociao coletiva Conveno 29 da OIT sobre trabalho forado Conveno 105 da OIT sobre a abolio do trabalho forado Conveno 138 da OIT sobre idade mnima (de emprego) Conveno 182 da OIT sobre a piores formas de trabalho infantil Conveno 100 da OIT sobre remunerao eqitativa Conveno 111 da OIT sobre discriminao (emprego e ocupao) Conveno das Naes Unidas sobre os direitos da criana, artigo 32.1.

7 de 34

Padro de Desempenho 2:
30 de abril de 2006

Trabalho e Condies de Trabalho

Exigncias
Condies de Trabalho e Administrao da Relao com os Trabalhadores Poltica de Recursos Humanos
6. O cliente adotar uma poltica de recursos humanos, apropriada ao seu tamanho e sua fora de trabalho, que estabelea sua abordagem da administrao dos funcionrios de acordo com as exigncias deste Padro de Desempenho. De acordo com a poltica, o cliente fornecer aos funcionrios as informaes relativas aos seus direitos previstos na legislao empregatcia e trabalhista nacional, incluindo os direitos a salrios e benefcios. Essa poltica ser clara e compreensvel para os funcionrios, e ser explicada ou disponibilizada para cada trabalhador ao ser empregado.

Relao de Trabalho
7. O cliente documentar e comunicar a todos os funcionrios e trabalhadores contratados diretamente pelo cliente as condies de trabalho e os termos do emprego, incluindo a qualificao a salrios e quaisquer benefcios.

Condies de Trabalho e Termos de Contratao


8. Quando o cliente for uma das partes em um acordo de negociao coletiva com uma organizao trabalhista, esse acordo ser respeitado. Quando no houver tais acordos ou quando no resolverem as condies de trabalho e os termos da contratao (por exemplo, salrios e benefcios, horrio de trabalho, acordo e remunerao de horas extras e licenas em caso de doena, maternidade, frias ou feriados), o cliente fornecer condies de trabalho e termos de contratao razoveis que obedeam, no mnimo, a legislao nacional.

Organizaes Trabalhistas
9. Nos pases em que a legislao nacional reconhecer os direitos dos trabalhadores de formar e ingressar em organizaes trabalhistas de sua escolha sem interferncia e de negociar coletivamente, o cliente cumprir a lei nacional. Quando a legislao nacional restringir substancialmente as organizaes trabalhistas, o cliente permitir meios alternativos para que os trabalhadores expressem suas queixas e protejam seus direitos com relao s condies de trabalho e aos termos de contratao. 10. Em ambos os casos descritos no pargrafo 9, e nos casos em que a legislao nacional for omissa, o cliente no desestimular os trabalhadores a formar ou associar-se s organizaes trabalhistas de sua escolha ou a negociar coletivamente, e no far discriminao ou retaliaes contra os trabalhadores que participarem, ou tentarem participar, dessas organizaes e negociar coletivamente. Os clientes entraro em conversaes com esses representantes dos trabalhadores. Espera-se que as organizaes trabalhistas representem de maneira justa os trabalhadores na fora de trabalho.

No Discriminao e Igualdade de Oportunidade


11. O cliente no tomar decises empregatcias com base em caractersticas pessoais no relacionadas s exigncias inerentes do trabalho. O cliente nortear a relao trabalhista de acordo com o princpio da igualdade de oportunidades e no tratamento justo, e no far discriminao quanto aos aspectos da relao trabalhista, incluindo o recrutamento e a contratao, a remunerao (incluindo salrios e benefcios), as condies de trabalho e os termos de contratao, o acesso ao treinamento, a promoo, a resciso do contrato de trabalho ou a aposentadoria, e a disciplina. Nos pases em que a legislao nacional garantir o direito no discriminao no emprego, o cliente cumprir a lei vigente. Quando as leis do pas forem omissas no que concerne a no discriminao no emprego, o cliente cumprir este Padro de Desempenho. As medidas especiais de proteo e auxlio para remediar
Cadeia de suprimento se refere a entradas de mo-de-obra e materiais durante o ciclo de vida til de um produto ou servio.
2

8 de 34

Padro de Desempenho 2:
30 de abril de 2006

Trabalho e Condies de Trabalho

discriminaes passadas ou a seleo para um determinado cargo com base nas exigncias inerentes ao mesmo no sero consideradas discriminao.

Contencao de Despesas
12. O cliente desenvolver um plano para atenuar os impactos negativos da contencao de despesas sobre os funcionrios, se ele antecipar a eliminao de um nmero significativo de postos de trabalho ou a despensa de um nmero significativo de funcionrios. O plano ser baseado no princpio da no discriminao e deve refletir a consulta do cliente aos funcionrios, as respectivas organizaes e, quando apropriado, o governo.

Mecanismo para Reclamaes


13. O cliente disponibilizar um mecanismo para reclamaes aos trabalhadores (e suas organizaes, se existirem) para que expressem suas preocupaes razoveis com o local de trabalho. O cliente informar os trabalhadores sobre o mecanismo para reclamaes no momento da contratao, e permitir que o mecanismo seja de fcil acesso aos trabalhadores. O mecanismo deve envolver o nvel de gerncia apropriado e resolver as preocupaes prontamente, usando um processo compreensvel e transparente que fornea feedback aos envolvidos, sem qualquer retaliao. O mecanismo no deve impedir o acesso a outros recursos jurdicos ou administrativos que possam estar disponveis de acordo com a lei ou por intermdio de procedimentos de arbitragem existentes, tampouco deve ser um substituto dos mecanismos para reclamaes fornecidos estabelecidos em acordos coletivos.

Proteo da Fora de Trabalho Trabalho Infantil


14. O cliente no empregar crianas de maneira que constitua explorao econmica, que tenha probabilidade de causar danos ou interferir na educao da criana ou que seja prejudicial sua sade ou ao seu desenvolvimento fsico, mental, espiritual, moral ou social. Quando as leis do pas apresentarem dispositivos que permitam o emprego de menores de idade, o cliente obedecer s leis que forem aplicveis ao cliente. Crianas abaixo da idade de 18 anos no devem ser empregadas em trabalho perigoso.

Trabalho Forado
15. O cliente no empregar trabalho forado, que consiste em qualquer tipo de trabalho ou servio realizado por uma pessoa de maneira no intencional e obtido sob ameaa de utilizao de fora ou castigo. Isso cobre qualquer tipo de trabalho obrigatorio ou como meio de coercao, como, por exemplo, trabalho escravo, trabalho em cativeiro ou arranjos de contratao de trabalho semelhantes.

Segurana e sade Ocupacional


16. O cliente fornecer aos trabalhadores um ambiente de trabalho seguro e saudvel, que leve em considerao os riscos inerentes de seu setor em particular e as classes de perigos especficos das reas de trabalho do cliente, incluindo perigos fsicos, qumicos, biolgicos e radiolgicos. O cliente tomar medidas para prevenir acidentes, ferimentos e doenas resultantes, associadas ou ocorridas durante o curso do trabalho procurando minimizar, tanto quanto razoavelmente praticvel, as causas desses perigos. De maneira consistente com a melhor prtica da indstria mundial, 3 o cliente resolver as reas, que incluem: a identificao de perigos potenciais para os trabalhadores, principalmente aqueles que possam ser um risco vida; o fornecimento de medidas preventivas e de proteo, incluindo a modificao, a substituio ou a eliminao de condies ou substncias

Definida como o exerccio da habilidade profissional, da diligncia, da prudncia e da capacidade de antecipao que seria razovel esperar de profissionais qualificados e experientes envolvidos no mesmo tipo de compreenso e em circunstncias idnticas ou semelhantes no mundo inteiro.

9 de 34

Padro de Desempenho 2:
30 de abril de 2006

Trabalho e Condies de Trabalho

perigosas; o treinamento de trabalhadores; a documentao e a divulgao de acidentes, doenas e incidentes ocupacionais; e organizao para preveno, preparao e resposta para emergncias.

Trabalhadores No Empregados
17. Para os objetivos deste Padro de Desempenho, o termo trabalhadores no empregados se refere aos trabalhadores que: (i) so diretamente contratados pelo cliente, ou contratados por intermdio de empreiteiras ou outros intermedirios; e (ii) realizam trabalho diretamente relacionado s funes centrais essenciais aos produtos ou servios do cliente durante um prazo significativo. Quando o cliente contrata trabalhadores no empregados diretamente, ele dever despender esforos comercialmente razoveis para aplicar as exigncias deste Padro de Desempenho, exceto os pargrafos 6, 12 e 18. Com relao s empreiteiras ou a outros intermedirios que contratam trabalhadores no empregados, o cliente dever envidar esforos comercialmente razoveis para: (i) garantir que essas empreiteiras ou intermedirias sejam empresas respeitveis e legtimas; e (ii) exigir que essas empreiteiras ou intermedirias apliquem as exigncias deste Padro de Desempenho, exceto os pargrafos 6, 12 e 13.

Cadeia de Suprimento
18. Os impactos negativos associados s cadeias de suprimento sero considerados quando o baixo custo da mo-de-obra for um fator para a competitividade do item fornecido. O cliente dever procurar informar-se a respeito do trabalho infantil e do trabalho forado na sua cadeia de suprimento, bem como enfrent-la, de acordo com os pargrafos 14 e 15, anteriormente.

10 de 34

Padro de Desempenho 3:
30 de abril de 2006

Preveno e Reduo da Poluio

Introduo
1. O Padro de Desempenho 3 reconhece que o aumento da atividade industrial e da urbanizao, em geral, geram nveis elevados de poluio do ar, da gua e do solo que podem 1 ameaar as pessoas e o meio ambiente local, regional e mundial. Por outro lado, junto com o comrcio internacional, as prticas e tecnologias de controle e preveno da poluio se tornaram mais acessveis e alcanveis em praticamente todas as partes do mundo. Este Padro de Desempenho descreve uma abordagem de projeto para preveno e atenuao da poluio que est de acordo com essas prticas e tecnologias disseminadas internacionalmente. Alm disso, este Padro de Desempenho tambm promove a capacidade da iniciativa privada de integrar tais prticas e tecnologias na medida em que sua utilizao for tcnica e financeiramente vivel e econmica em um projeto que depende de recursos e qualificaes disponveis comercialmente.

Objetivos
Evitar ou minimizar os impactos negativos sobre a sade humana e o meio ambiente evitando ou minimizando a poluio oriunda das atividades do projeto Promover a reduo das emisses que contribuem para a mudana climtica

Escopo de Aplicao
2. A aplicabilidade deste Padro de Desempenho definida durante o processo de Avaliao social e ambiental, ao passo que a implementao das aes necessrias ao cumprimento das exigncias deste Padro de Desempenho gerida por meio do Sistema de gerenciamento social e ambiental do cliente. As exigncias do sistema de gerenciamento e avaliao so descritos no Padro de Desempenho 1.

Exigncias
Exigncias Gerais
3. Durante o planejamento, a construo, a operao e a desativao do projeto (o ciclo de vida til do projeto) o cliente levar em considerao as condies ambientais e aplicar tecnologias e prticas (tcnicas) de controle e preveno da poluio mais bem adequadas para evitar ou, quando isso no for vivel, minimizar ou reduzir os impactos negativos sobre a sade humana e o meio 2 ambiente, que sejam ao mesmo tempo tcnica e financeiramente viveis e econmicas. As tcnicas de controle e preveno da poluio especficas ao projeto aplicadas durante o ciclo de vida til do projeto devero ser adaptadas para os perigos e riscos associados s emisses do 3 projeto e compatveis com a melhor prtica da indstria internacional, conforme diversas fontes reconhecidas mundialmente, incluindo as Environmental, Health and Safety Guidelines (Diretrizes de Sade, Segurana, e Meio Ambiente) da IFC.
Neste Padro de Desempenho, o termo poluio usado em referncia a poluentes perigosos e no perigosos, nas formas slida, lquida e gasosa, e pretende incluir outras formas, como, por exemplo, odores desagradveis, rudo, vibrao, radiao, energia eletromagntica, bem como a criao de impactos visuais potenciais, incluindo a luz. 2 Os termos viabilidade tcnica e viabilidade financeira so definidos no Padro de Desempenho 1. O termo econmico se baseia na eficcia em reduzir emisses em relao ao custo adicional necessrio para obt-la. 3 Definida como o exerccio da habilidade profissional, da diligncia, da prudncia e da capacidade de antecipao que seria razovel esperar de profissionais qualificados e experientes envolvidos no mesmo tipo de compreenso e em circunstncias idnticas ou semelhantes no mundo inteiro. As circunstncias com as quais profissionais qualificados e experientes podem de deparar ao avaliar a variedade de tcnicas de preveno e controle da poluio disponveis para um projeto podem incluir, mas sem limitao, os nveis variveis de degradao ambiental e a capacidade de assimilao do meio ambiente, bem como os nveis variveis de viabilidade tcnica e financeira.
1

11 de 34

Padro de Desempenho 3:
30 de abril de 2006

Preveno e Reduo da Poluio

Preveno da Poluio, Conversao de Recursos e Eficincia Energtica


4. O cliente dever evitar a liberao de poluentes ou, quando isso no for vivel, minimizar ou controlar a intensidade ou a carga de sua liberao. Isso se aplica emisso de poluentes em decorrncia de circunstncias rotineiras, no-rotineiras ou acidentais com o potencial de causar 4 impactos locais, regionais e transnacionais. Alm disso, o cliente dever examinar e incorporar nas suas operaes medidas de preservao de recursos e eficincia energtica, conforme os princpios de produo mais limpa.

Dejetos
5. O cliente deve evitar ou minimizar a produo de dejetos perigosos e no perigosos tanto quanto for praticvel. Nos casos em que no for possvel evitar a produo de dejetos, mas em que ela tenha sido minimizada, o cliente recuperar e reutilizar os dejetos; e, quando no for possvel recuperar ou reutilizar os dejetos, o cliente tratar, destruir ou descartar esses dejetos de maneira segura para o 5 meio ambiente. Se os dejetos produzidos forem considerados perigosos, o cliente dever explorar alternativas comercialmente viveis para que o descarte seja feito de maneira correta do ponto de vista 6 ambiental, considerando as limitaes aplicveis ao movimento transnacional. Quando o descarte dos dejetos for realizado por terceiros, o cliente dever usar empreiteiras que sejam empresas respeitveis e legtimas, licenciadas pelas agncias reguladoras relevantes.

Materiais Perigosos
6. O cliente dever evitar ou, quando isso no for vivel, minimizar ou controlar a emisso de materiais perigosos resultantes da produo, transporte, manejo, armazenamento e uso nas atividades do projeto. O cliente deve evitar a fabricao, o comrcio e o uso de produtos qumicos e materiais perigosos que esto sujeitos a eliminaes graduais ou proibies internacionais devido sua elevada toxicidade aos organismos vivos, persistncia ambiental, ao potencial para acmulo 7 biolgico ou ao potencial para exausto da camada de oznio, e deve levar em considerao o uso de substitutos menos perigosos desses materiais e produtos qumicos.

Resposta e Preparao para Emergncias


7. O cliente deve estar preparado para responder a situaes emergenciais, acidentais e transtornos do projeto de maneira apropriada aos riscos operacionais e necessidade de prevenir as conseqncias negativas potenciais. Essa preparao incluir a programa que aborde o treinamento, os recursos, as responsabilidades, a comunicao, os procedimentos e outros aspectos necessrios resposta eficaz a emergncias associadas a perigos do projeto. Exigncias adicionais relativas prontido e resposta a emergncias podem ser encontradas no pargrafo 12 do Padro de Desempenho 4.

Orientao Tcnica
8. O cliente consultar a verso atual das Diretrizes de EHS ao avaliar e selecionar tcnicas de preveno e controle da poluio para o projeto. Essas Diretrizes contm os nveis e as medidas de desempenho normalmente aceitveis e aplicveis a projetos. Quando as normas do pas anfitrio forem diferentes dos nveis de desempenho apresentados nas Diretrizes de EHS, os clientes devem aplicar os valores mais rigorosos. Se forem apropriados medidas ou nveis menos estritos em vista das circunstncias especficas do projeto, o cliente fornecer justificativa completa e detalhada para qualquer uma das alternativas propostas. Essa justificativa demonstrar que a opo de nveis de desempenho alternativos consistente com as exigncias gerais deste Padro de Desempenho.

Em referncia a poluentes transnacionais, incluindo aqueles includos na Conveno sobre poluio do ar transnacional de longo alcance. 5 Como definido pela legislao local ou pelas convenes internacionais. 6 De acordo com os objetivos da Conveno de Basel sobre o controle de movimentos transnacionais de dejetos perigosos. 7 De acordo com os objetivos da Conveno de Estocolmo sobre poluentes orgnicos persistentes e o Protocolo de Montreal sobre substncias que exaurem a camada de oznio. Consideraes semelhantes se aplicam a determinadas classes de pesticidas da Organizao Mundial da Sade (OMS).

12 de 34

Padro de Desempenho 3:
30 de abril de 2006

Preveno e Reduo da Poluio

Consideraes sobre o Meio Ambiente


9. Para resolver os impactos negativos do projeto sobre as condies ambientais existentes, 8 o cliente dever: (i) levar em considerao vrios fatores, incluindo a capacidade finita de assimilao 9 do meio ambiente, uso atual e futuro do solo, condies ambientais existentes, a proximidade do projeto de reas ecologicamente vulnerveis ou protegidas, e o potencial para impactos cumulativos com conseqncias incertas e irreversveis; e (ii) promover estratgias para evitar ou, quando isso no for vivel, minimizar ou reduzir a emisso de poluentes, incluindo estratgias que contribuam com o melhoramento das condies ambientais quando o projeto tiver o potencial de constituir-se em uma fonte de emisses significativa em uma rea j degradada. Essas estratgias incluem, mas sem limitao, a avaliao de locais alternativos para o projeto e compensaes pelas emisses.

Emisses de Gases do Efeito Estufa


10. O cliente promover a reduo e o controle das emisses de gases do efeito estufa de maneira apropriada natureza e escala das operaes e dos impactos do projeto. 11. Durante o desenvolvimento ou a operao de projetos em que haja a expectativa de produo 10 ou que j produza quantidades significativas de gases do efeito estufa, o cliente deve quantificar as emisses diretas das instalaes de sua propriedade ou de seu controle dentro dos limites do projeto fsico e as emisses indiretas associadas gerao externa de energia usada pelo projeto. A quantificao e o monitoramento das emisses de GHG sero realizados anualmente de acordo com as metodologias reconhecidas internacionalmente. 11 Alm disso, o cliente avaliar opes econmicas e viveis do ponto de vista tcnico e financeiro para reduzir ou compensar as emisses de gases do efeito estufa relacionadas ao projeto durante o planejamento e a operao do projeto. Essas opes podem incluir, sem limitao, financiamento de carbono, aumento da economia de energia, o uso de fontes de energia renovveis, alteraes na elaborao do projeto, compensaes por emisses e a adoo de outras medidas atenuantes como, por exemplo, a reduo de emisses fugidias e a reduo da combusto de gs.

Manejo e Uso de Pesticidas


12. O cliente formular e implementar uma abordagem de manejo de pragas integrado (IPM, integrated pest management) e/ou manejo de vetores integrado (IVM, integrated vector management) para as atividades de manejo de pestes. O programa de IPM e IVM do cliente incluir o uso coordenado de informaes ambientais e sobre pragas junto com os mtodos de controle de pragas disponveis, incluindo prticas culturais, biolgicas, genticas e, em ltima instncia, meios qumicos para evitar nveis inaceitveis de danos por pragas. 13. Quando as atividades de manejo de pragas inclurem o uso de pesticidas, o cliente selecionar os pesticidas que apresentem baixos nveis de toxicidade humana, cuja eficcia contra a espcie-alvo

Como, por exemplo, ar, guas superficiais e subterrneas, e solos. A capacidade do meio ambiente de absorver uma carga incremental de poluentes ao mesmo tempo em que permanece abaixo de um limiar de risco inaceitvel para a sade humana e o meio ambiente. 10 A significncia da contribuio de um projeto para as emisses de GHG varia de acordo com o setor da indstria. O limite para este Padro de Desempenho equivalente a 100.000 toneladas de CO2 por ano para as emisses agregadas de fontes diretas e das indiretas associadas compra de eletricidade para consumo prprio. Esse e outros limites semelhantes sero aplicados a esses setores ou atividades industriais, como energia, transporte, indstria pesada, agricultura, silvicultura e manejo de dejetos de maneira a ajudar a promover a conscincia e a reduo das emisses. 11 As metodologias de estimativa so fornecidas pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC, Painel Intergovernamental sobre Mudana Climtica), vrias organizaes internacionais e as agncias relevantes do pas-sede.
9

13 de 34

Padro de Desempenho 3:
30 de abril de 2006

Preveno e Reduo da Poluio

seja conhecida e que tenha efeitos mnimos sobre outras espcies e o meio ambiente. Quando o cliente seleciona os pesticidas, a seleo ser feita levando-se em considerao se os pesticidas so embalados em contineres seguros, tm etiquetas vista para o uso seguro e apropriado e tenham sido fabricados por uma entidade devidamente licenciada pelas agncias reguladoras relevantes. 14. O cliente deve planejar o regime de aplicao de pesticidas de maneira a minimizar o dano a inimigos naturais e evitar o desenvolvimento de pragas resistentes. Alm disso, os pesticidas sero manipulados, armazenados, aplicados e descartados de acordo com o Cdigo de conduta internacional da Organizao para a Alimentao e a Agricultura (FAO) sobre a distribuio e o uso de pesticidas (International Code of Conduct on the Distribution and Use of Pesticides) ou outra melhor prtica da indstria internacional. 15. O cliente no usar produtos que se enquadrem, na classificao de pesticidas da Organizao Mundial da Sade, nas classes de perigo Ia (extremamente perigoso) e Ib (altamente perigoso); ou classe II (moderadamente perigoso) se o pas anfitrio do projeto no apresentar restries quanto distribuio e o uso desses produtos qumicos ou se for provvel que permita que funcionrios ou outras pessoas sem o treinamento, o equipamento e as instalaes apropriados manipular, armazenar, aplicar e descartar esses produtos corretamente.

14 de 34

Padro de Desempenho 4:
30 de abril de 2006

Segurana e Sade da Comunidade

Introduo
1. O Padro de Desempenho 4 reconhece que as atividades, os equipamentos e a infra-estrutura das atividades do projeto geralmente trazem benefcios para as comunidades, incluindo empregos, servios e oportunidades para o desenvolvimento econmico. Contudo, os projetos tambm podem elevar o potencial de exposio da comunidade aos riscos e aos impactos decorrentes de acidentes com equipamentos, falhas estruturais e emisses de materiais perigosos. As comunidades tambm podem ser afetadas por impactos sobre os seus recursos naturais, sua exposio a doenas e o emprego de equipes de segurana. Embora reconhea o papel desempenhado pelas autoridades pblicas na promoo da sade e da segurana do pblico, este Padro de Desempenho lida com a responsabilidade do cliente em evitar ou minimizar os riscos e os impactos na sade e na segurana da comunidade que podem surgir em funo das atividades do projeto. O nvel dos riscos e impactos descritos neste Padro de Desempenho pode ser mais elevado em projetos localizados em reas onde ocorram ou tenham ocorrido conflitos.

Objetivos
Evitar ou minimizar os riscos e os impactos sade e segurana da comunidade local durante o ciclo de vida do projeto, desde circunstncias rotineiras at as eventualidades Garantir que a proteo dos funcionrios e da propriedade realizada de maneira legtima e que evita ou minimiza riscos segurana da comunidade

Escopo de Aplicao
2. A aplicabilidade deste Padro de Desempenho definida durante o processo de Avaliao social e ambiental, ao passo que a implementao das aes necessrias ao cumprimento das exigncias deste Padro de Desempenho gerida por meio do Sistema de gerenciamento social e ambiental do cliente. As exigncias do sistema de gerenciamento e avaliao so descritos no Padro de Desempenho 1. 3. Este Padro de Desempenho aborda riscos e impactos potenciais comunidade afetada oriundos das atividades do projeto. Os padres de sade e segurana podem ser encontrados no pargrafo 16 do Padro de Desempenho 2, e os padres ambientais para impedir impactos sobre a sade humana e o meio ambiente em decorrncia de poluio podem ser encontrados no Padro de Desempenho 3.

Exigncias
Exigncias de Segurana e Sade da Comunidade Exigncias Gerais
4. O cliente avaliar os riscos e os impactos sade e segurana da comunidade afetada durante a elaborao, a construo, a operao e a desativao do projeto e estabelecer medidas preventivas para resolv-los de maneira proporcional aos riscos e impactos potenciais identificados. Essas medidas daro preferncia preveno de riscos e impactos e no a minimizao e a reduo. 5. Quando o projeto apresentar riscos ou os impactos negativos potenciais para a sade e a segurana das comunidades afetadas, o cliente divulgar o Plano de Ao e quaisquer outras informaes relevantes relacionadas ao projeto para permitir que as comunidades afetadas e as agncias governamentais relevantes entendam esses riscos e impactos, alm de envolver as comunidades afetadas e as agncias continuamente, de acordo com as exigncias do Padro de Desempenho 1.

15 de 34

Padro de Desempenho 4:
30 de abril de 2006

Segurana e Sade da Comunidade

Segurana de Equipamentos e Infra-estrutura


6. O cliente desenhar, construir, operar e desativar os elementos estruturais ou os componentes do projeto de acordo com a melhor prtica da indstria internacional 1 e dar ateno especial exposio potencial a perigos naturais, principalmente quando os elementos estruturais forem acessveis a membros da comunidade afetada ou quando sua falha puder resultar em danos para a comunidade. Os elementos estruturais sero desenhados e construdos por profissionais qualificados e experientes, alm de certificados e aprovados por profissionais ou autoridades competentes. Quando os componentes ou os elementos estruturais por exemplo, represas, barragens e lagos de resduos estiverem situados em locais de alto risco e a falha ou o mau funcionamento constituir ameaa segurana das comunidades, o cliente contratar um ou mais peritos qualificados com experincia relevante e reconhecida em projetos semelhantes, independentes dos responsveis pelo desenho e pela construo, para conduzir uma reviso o mais cedo possvel durante o desenvolvimento do projeto e ao longo dos estgios de elaborao, construo e ativao do projeto. Em projetos que operam equipamentos mveis em estradas pblicas e outras formas de infra-estrutura, o cliente buscar prevenir a ocorrncia de incidentes e acidentes associados operao desses equipamentos.

Segurana de Materiais Perigosos


7. O cliente prevenir ou minimizar o potencial de exposio comunitria a materiais perigosos que possam ser liberados pelo projeto. Quando h um potencial de exposio da comunidade (incluindo os trabalhadores e suas famlias) a perigos, principalmente aqueles que possam representar ameaas vida, o cliente dar ateno especial para evitar ou minimizar a exposio modificando, substituindo ou eliminando a condio ou a substncia que causa os perigos. Quando materiais perigosos fizerem parte de componentes ou de infra-estrutura existente do projeto, o cliente dar ateno especial na conduo das atividades de desativao para impedir a exposio comunidade. Alm disso, o cliente despender esforos comercialmente razoveis para controlar a segurana das entregas de matrias primas e do transporte e descarte de dejetos, e implementar medidas para evitar ou controlar a exposio da comunidade a pesticidas, de acordo com as exigncias descritas nos pargrafos 6 e de 12 a 15 do Padro de Desempenho 3.

Problemas Relacionados a Recursos Naturais e ao Meio Ambiente


8. O cliente evitar ou minimizar a exacerbao dos impactos causados por perigos naturais, como, por exemplo, deslizamentos de terra ou enchentes, que podem ser decorrentes de alteraes no uso do solo devidas s atividades do projeto. 9. O cliente tambm evitar ou minimizar os impactos negativos decorrentes das atividades do projeto sobre o solo, a gua e outros recursos naturais usados pelas comunidades afetadas.

Exposio da Comunidade a Doenas


10. O cliente impedir ou minimizar o potencial de exposio da comunidade a doenas transmitidas por vetores ou transmitidas e outras doenas comunicveis, transmitidas pela gua ou relacionadas a ela e que possam resultar de atividades do projeto. No caso em que doenas especficas sejam endmicas nas comunidades dentro da rea de influncia do projeto, recomendase que o cliente explore oportunidades durante o ciclo de vida do projeto para melhorar as condies ambientais que possam ajudar a reduzir sua incidncia.

Definida como o exerccio do grau de habilidade, da diligncia, da prudncia e da capacidade de antecipao que seria razovel e costumeiro esperar de profissionais qualificados e experientes envolvidos no mesmo tipo de compreenso e em circunstncias idnticas ou semelhantes no mundo inteiro.

16 de 34

Padro de Desempenho 4:
30 de abril de 2006

Segurana e Sade da Comunidade

11. O cliente impedir ou minimizar a transmisso de doenas comunicveis que possam estar associadas ao influxo de mo-de-obra temporria ou permanente para o projeto.

Resposta e Preparao para Emergncias


12. O cliente avaliar os impactos e os riscos potenciais das atividades do projeto e informar as comunidades afetadas sobre os perigos potenciais significativos de maneira apropriada do ponto de vista cultural. O cliente tambm auxiliar e colaborar com a comunidade e as agncias do governo local nos preparativos para responder de maneira eficaz a situaes emergenciais, principalmente quando sua participao e colaborao forem necessrias para responder a tais situaes de emergncia. Se as agncias de governo local tiverem pouca ou nenhuma capacidade de responder eficazmente, o cliente desempenhar um papel ativo em preparar e atender s emergncias associadas ao projeto. O cliente documentar suas atividades, os recursos e as responsabilidades de preparao e resposta a emergncias, e divulgar as informaes apropriadas, no Plano de Ao ou em outro documento relevante, para as comunidades afetadas e as agncias governamentais relevantes.

Exigncias para Equipes de Segurana


13. Quando o cliente contratar diretamente empregados ou empreiteiras para fornecer segurana de modo a proteger seus funcionrios e sua propriedade, ele avaliar os riscos representados pelos arranjos de segurana queles dentro e fora do local do projeto. Ao fazer tais arranjos, o cliente ser norteado pelos princpios de proporcionalidade e pelas melhores prticas internacionais em termos de contratao, cdigo de conduta, treinamento, equipamento e monitoramento dessas equipes, e pela legislao aplicvel. O cliente far interrogatrios razoveis para se satisfazer de que aqueles que estejam fornecendo segurana no tenham sido envolvidos em abusos anteriores. O cliente tambm dar aos envolvidos no fornecimento de segurana treinamento adequado no uso da fora (e, quando aplicvel, armas de fogo) e na conduta apropriada com os trabalhadores e a comunidade local, alm de exigir que eles ajam dentro da lei aplicvel. O cliente no sancionar qualquer tipo de uso de fora, exceto quando usada de maneira preventiva e defensiva em proporo natureza e a extenso da ameaa. Um mecanismo para reclamaes deve permitir que a comunidade afetada expresse suas preocupaes sobre os arranjos de segurana e os atos da equipe de segurana. 14. Se for empregado pessoal de segurana do governo para prestar servios de segurana para o cliente, esse avaliar os riscos decorrentes desse uso, comunicar sua inteno de que tal equipe aja de acordo com o pargrafo 13 acima e estimular as autoridades pblicas competentes a divulgar ao pblico os arranjos de segurana feitos para as instalaes do cliente, sujeitos a preocupaes de segurana sobrepujantes. 15. O cliente investigar quaisquer alegaes crveis de atos ilegais ou abusivos da equipe de segurana, agir (ou exigir que as partes apropriadas ajam) para impedir a repetio e relatar atos ilegais e abusivos s autoridades pblicas, quando necessrio.

17 de 34

Padro de Desempenho 5:
30 de abril de 2006

Aquisio de Terra e Reassentamento Involuntrio

Introduo
1. O reassentamento involuntrio se refere tanto ao deslocamento fsico (mudana ou perda de abrigo) como ao econmico (perda de bens ou de acesso a bens que ocasiona a perda de fontes de 1 renda ou meios de sobrevivncia) como resultado da aquisio de terras relacionadas ao projeto. O reassentamento considerado involuntrio nos casos em que as pessoas ou as comunidades afetadas no tm o direito de recusar a aquisio de terra que resulte em deslocamento. Isso ocorre 2 nos casos de: (i) restries ou desapropriao legal de uso da terra embasada em domnio; e ii) reassentamentos negociados nos quais o comprador possa se utilizar de desapropriao ou impor restries legais quanto ao uso da terra se as negociaes com o assentado fracassarem. 2. A menos que seja administrado apropriadamente, o reassentamento involuntrio pode resultar em empobrecimento e dificuldades de longo prazo para as pessoas e as comunidades afetadas bem como dano ambiental e estresse social nas reas para as quais sejam deslocadas. Por esses motivos, o reassentamento involuntrio deve ser evitado ou, pelo menos, minimizado. Contudo, quando for inevitvel, devem ser cuidadosamente planejadas e implementadas as medidas apropriadas para atenuar os impactos negativos sobre as pessoas desalojadas e as comunidades 3 que as recebero . A experincia mostra que o envolvimento direto do cliente em atividades de reassentamento pode fazer com que essas atividades sejam realizadas de maneira econmica, eficiente e dentro do prazo, alm de resultar em abordagens inovadoras para melhorar a subsistncia daqueles afetados pelo reassentamento. 3. Os reassentamentos negociados ajudam a evitar a desapropriao e eliminam a necessidade de empregar a autoridade governamental a fim de remover as pessoas fora. Os reassentamentos negociados podem ser normalmente obtidos com o fornecimento de incentivos compensatrios justos e apropriados e outros incentivos ou benefcios para as pessoas ou comunidades afetadas, e com a atenuao dos riscos de assimetria de informaes e poder de barganha. Os clientes so estimulados a adquirir direitos terra por meio de assentamentos negociados sempre que possvel, mesmo que tenham os meios legais para obter acesso terra sem o consentimento do vendedor.

Objetivos
Evitar ou, pelo menos, minimizar o reassentamento involuntrio, sempre que vivel, explorando concepes de projeto alternativas Mitigar os impactos econmicos e sociais negativos decorrentes da aquisio de terras ou de restries ao uso da terra pelas pessoas afetadas por meio de: (i) compensao pela perda de bens ao custo da substituio; e (ii) garantia de que as atividades de reassentamento sejam implementadas com a divulgao apropriada de informaes, consultas e a participao informada das pessoas afetadas Melhorar ou, pelo menos, restaurar os meios de sobrevivncia e os padres de vida das pessoas reassentadas Melhorar as condies de vida entre as pessoas desalojadas por meio do 4 fornecimento de alojamento adequado com garantia de posse nos locais de reassentamento

Escopo de Aplicao
4. A aplicabilidade deste Padro de Desempenho definida durante o processo de Avaliao social e ambiental, ao passo que a implementao das aes necessrias ao cumprimento das
A aquisio de terra inclui compras diretas de propriedade e compras de direitos de acesso, como, por exemplo, direitos de passagem. 2 Essa restrio pode incluir restries de acesso a reas de preservao da natureza designadas legalmente. 3 Qualquer comunidade que recebe pessoas desalojadas. 4 Um local de reassentamento oferecer garantia de posse se proteger as pessoas reassentadas contra despejos forados.
1

18 de 34

Padro de Desempenho 5:
30 de abril de 2006

Aquisio de Terra e Reassentamento Involuntrio

exigncias deste Padro de Desempenho gerida por meio do Sistema de gerenciamento social e ambiental do cliente. As exigncias do sistema de gerenciamento e avaliao so descritos no Padro de Desempenho 1. 5. Este Padro de Desempenho se aplica ao desalojamento fsico ou econmico resultante dos seguintes tipos de transaes de aquisio de terra: Tipo I: direitos terra para um projeto da iniciativa privada adquiridos por meio de desapropriao ou outros procedimentos compulsrios Tipo II: direitos terra para um projeto da iniciativa privada adquiridos por meio de assentamentos negociados com os proprietrios ou aqueles com direitos legais terra, incluindo direitos adquiridos ou tradicionais reconhecidos ou passveis de reconhecimento pelas leis do pas, se a desapropriao ou outro processo compulsrio resultassem em no-negociao 5

O pargrafo 18 e parte do pargrafo 20, mais adiante, aplicam-se a pessoas desalojadas sem direito legal reconhecvel ou direito terra que ocupam. 6. Este Padro de Desempenho no se aplica ao reassentamento resultante de transaes de venda de terras voluntria (isto , transaes de mercado nas quais o vendedor no esteja obrigado a vender e o comprador no possa empregar a desapropriao ou outros mtodos compulsrios se as negociaes fracassarem). No caso de impactos negativos econmicos, sociais ou ambientais resultantes das atividades do projeto alm da aquisio de terra (por exemplo, a perda de acesso a bens ou recursos, ou a imposio de restries ao uso do solo), esses impactos sero evitados, minimizados, atenuados ou compensados por meio do processe de Avaliao social e ambiental do Padro de Desempenho 1. Se esses impactos se tornarem significativamente negativos em qualquer fase do projeto, o cliente dever analisar a aplicao das exigncias do Padro de Desempenho 5, mesmo quando no houver aquisio inicial de terra.

Exigncias
Exigncias Gerais Concepo do Projeto
7. O cliente levar em considerao as concepes de projeto alternativas viveis para evitar ou, pelo menos, minimizar o desalojamento fsico ou econmico e, ao mesmo tempo, chegar a um equilbrio entre os custos e os benefcios ambientais, sociais e financeiros.

Compensao e Benefcios para as Pessoas Desalojadas


8. Quando no for possvel evitar o desalojamento, o cliente oferecer s pessoas e s comunidades desalojadas compensao pela perda de bens pelo custo total de substituio e outro tipo de auxlio 6 a fim de ajud-las a melhorar ou, pelo menos, restaurar seus padres de vida ou meios de subsistncia, como definido neste Padro de Desempenho. Os padres para compensao sero transparentes e consistentes dentro do projeto. Quando os meios de subsistncia das pessoas desalojadas forem baseados na terra ou quando a terra for propriedade coletiva, o cliente oferecer compensao baseada na terra, sempre que vivel. 7 O cliente dar s pessoas e comunidades desalojadas oportunidades para obterem benefcios de desenvolvimento apropriados do projeto.

Essas negociaes podem ser realizadas pela empresa privada que adquirir as terras ou por um agente da empresa. No caso de projetos da iniciativa privada nos quais os direitos terra sejam adquiridos pelo governo, as negociaes podem ser efetuadas pelo governo ou pela empresa privada atuando como um agente do governo. 6 Conforme descrio nos pargrafos 18 e 20. 7 Consulte tambm a nota de rodap 9.

19 de 34

Padro de Desempenho 5:
30 de abril de 2006

Aquisio de Terra e Reassentamento Involuntrio

Processo de Consulta
9. Aps a divulgao de todas as informaes relevantes, o cliente consultar e facilitar a participao informada das comunidades e pessoas afetadas, incluindo as comunidades que as recebero, nos processos de tomada de deciso relacionados ao reassentamento. A consulta continuar durante a implementao, o monitoramento e a avaliao do pagamento da compensao e o reassentamento para atingir resultados consistentes com os objetivos deste Padro de Desempenho.

Mecanismo para Reclamaes


10. O cliente estabelecer um mecanismo para reclamaes de acordo com o Padro de Desempenho 1 a fim de receber e resolver preocupaes especficas relacionadas compensao e ao deslocamento que forem levantadas pelas pessoas ou desalojadas ou os membros das comunidades anfitris, incluindo um mecanismo para recurso desenvolvido para resolver as disputas de maneira imparcial.

Planejamento e Implementao do Reassentamento


11. Quando o reassentamento involuntrio for inevitvel, o cliente realizar um censo com dados bsicos socioeconmicos apropriados para identificar as pessoas que sero desalojadas pelo projeto, determinar quem estar qualificado para compensao e auxlio, e desestimular o influxo de pessoas no qualificadas para receber esses benefcios. Na ausncia de procedimentos do governo-sede, o cliente estabelecer uma data-limite para a qualificao. As informaes relacionadas data-limite sero bem documentadas e disseminadas em toda a rea do projeto. 12. No caso de transaes do tipo I (aquisio de direitos terra por meio do exerccio de domnio eminente) ou transaes do tipo II (assentamentos negociados) que envolvam o deslocamento fsico de pessoas, o cliente desenvolver um plano de ao ou uma estrutura de reassentamento com base na Avaliao social e ambiental que abranja, no mnimo, todas as exigncias aplicveis deste Padro de Desempenho, qualquer que seja o nmero de pessoas afetadas. O plano ou a estrutura ser concebida para mitigar os impactos negativos da remoo, identificar oportunidades para desenvolvimento e estabelecer os direitos de todas as categorias de pessoas afetadas (incluindo as comunidades que as recebero), dando ateno especial s necessidades das pessoas de baixa renda e vulnerveis (consulte o Padro de Desempenho 1, pargrafo 12). O cliente documentar todas as transaes para aquisio de direitos terra, bem como as medidas compensatrias e as atividades de mudana. O cliente tambm estabelecer procedimentos para monitorar e avaliar a implementao dos planos de reassentamento e adotar medidas corretivas, se necessrio. Um reassentamento ser considerado concludo quando os impactos negativos do mesmo tiverem sido resolvidos de maneira consistente com os objetivos declarados no plano ou na estrutura de reassentamento, bem como com os objetivos deste Padro de Desempenho. 13. No caso de transaes do tipo II (reassentamentos negociados) que envolvam o desalojamento econmico (mas no fsico) de pessoas, o cliente desenvolver procedimentos para oferecer s pessoas e comunidades afetadas compensao e outros auxlios a fim de cumprir os objetivos deste Padro de Desempenho. Os procedimentos estabelecero os direitos das pessoas ou comunidades afetadas e garantiro que esses direitos sejam concedidos de maneira transparente, consistente e eqitativa. A implementao dos procedimentos ser considerada concluda quando as pessoas ou as comunidades afetadas tiverem recebido compensao e outro tipo de auxlio de acordo com as exigncias deste Padro de Desempenho. Nos casos de que as pessoas afetadas rejeitarem as ofertas de compensao que cumprirem as exigncias deste Padro de Desempenho e, como resultado, for iniciada a desapropriao ou outros procedimentos legais, o cliente analisar as oportunidades de colaborar com a agncia governamental responsvel e, se permitido pela agncia, desempenhar um papel ativo no planejamento, na implementao e no monitoramento do reassentamento.

20 de 34

Padro de Desempenho 5:
30 de abril de 2006

Aquisio de Terra e Reassentamento Involuntrio

Desalojamento
14. As pessoas desalojadas podem ser classificadas como pessoas: (i) que tm direitos legais formais terra ocupada; (ii) que no tm direitos legais formais terra, mas cuja reivindicao reconhecida ou pode ser reconhecida pelas leis nacionais 8 ; ou (iii) que no tm direitos ou reivindicaes de direitos legais reconhecveis terra ocupada. 9 O censo estabelecer o status das pessoas desalojadas. 15. A aquisio de terras para o projeto pode resultar no desalojamento fsico e econmico de pessoas. Como resultado, as exigncias para os desalojamentos fsico e econmico podem ser aplicadas.

Desalojamento Fsico
16. Se as pessoas que residem na rea do projeto tiverem que se mudar para outro local, o cliente dever: (i) oferecer s pessoas desalojadas opes viveis de reassentamento, incluindo habitao substituta adequada ou compensao monetria, se aplicvel; e (ii) fornecer auxlio mudana adequado s necessidades de cada grupo de pessoas desalojadas, com especial ateno s necessidades das pessoas de baixa renda e vulnerveis. A habitao alternativa e/ou a compensao monetria sero disponibilizadas antes da mudana. Os novos locais de reassentamento construdos para as pessoas desalojadas oferecero melhores condies de vida. 17. No caso de pessoas desalojadas fisicamente de acordo com o pargrafo 14 (i) ou (ii), o cliente dar a opo de propriedade de substituio de valor igual ou superior, caractersticas equivalentes ou melhores e vantagens de localizao, ou compensao monetria pelo valor total de substituio quando apropriado. 10 18. No caso de pessoas desalojadas fisicamente de acordo com o pargrafo 14 (iii), o cliente dar a elas opes de moradia adequadas com garantia de posse, para que possam se reassentar legalmente sem ter que enfrentar o risco de despejo forado. Caso essas pessoas desalojadas sejam proprietrias e ocupantes de estruturas, o cliente as compensar pela perda dos bens, exceo das terras, como, por exemplo, moradias e outras benfeitorias s terras, ao custo total de substituio, desde que essas pessoas j estivessem ocupando a rea do projeto antes da data-limite para qualificao. A compensao em espcie ser oferecida em lugar da compensao monetria quando vivel. Com base na consulta a essas pessoas desalojadas, o cliente dar auxlio mudana suficientes para que elas restaurem seus padres de vida em um local alternativo adequado. 11 O cliente no est obrigado a compensar ou auxiliar aqueles que invadirem a rea do projeto aps a data-limite. 19. Quando as comunidades de povos indgenas tiverem que ser desalojadas fisicamente de suas terras comunitrias tradicionais ou de uso habitual, o cliente cumprir as exigncias aplicveis deste Padro de Desempenho, alm daquelas definidas no Padro de Desempenho 7 (principalmente o pargrafo 14).

Desalojamento econmico

Essas reivindicaes podem ser oriundas de posse negativa ou de lei tradicional ou de direito adquirido. Por exemplo, invasores oportunistas e migrantes econmicos recm-chegados que ocuparem a terra antes da data-limite. 10 O pagamento da compensao monetria pelos bens perdidos poder ser apropriado quando: (a) a subsistncia no estiver baseada na terra; (b) a subsistncia for baseada na terra, mas o terreno comprometido pelo projeto representar uma frao pequena do bem afetado e o restante das terras for vivel economicamente; ou (c) houver mercados ativos para aquisio de terras, habitaes e mo de obra, as pessoas desalojadas usarem esses mercados e houver oferta suficiente de terras e habitaes. Os nveis de compensao monetria devero ser suficientes para substituir a perda da terra e de outros bens pelo custo total de substituio nos mercados locais. 11 A mudana de residentes informais em reas urbanas normalmente apresenta compensaes. Por exemplo, as famlias reassentadas podem adquirir garantia de posse, mas podem perder vantagens em termos de localizao.
9

21 de 34

Padro de Desempenho 5:
30 de abril de 2006

Aquisio de Terra e Reassentamento Involuntrio

20. Se a aquisio de terras para o projeto causar a perda de renda ou meios de subsistncia, mesmo que as pessoas afetadas no sejam fisicamente desalojadas, o cliente dever cumprir as seguintes exigncias: Compensar imediatamente as pessoas desalojadas economicamente pela perda de bens ou de acesso a bens pelo custo total de substituio Nos casos em que a aquisio de terras afeta estruturas comerciais, compensar o comerciante afetado ao custo do restabelecimento das atividades comerciais em outro local, pela perda de renda lquida durante o perodo de transio e pelos custos da transferncia e reinstalao da planta, das mquinas ou de outros equipamentos Fornecer propriedade de substituio (por exemplo, locais comerciais ou agrcolas) de valor idntico ou superior, ou compensao monetria ao custo total de substituio, quando apropriado, s pessoas com direitos legais ou reivindicaes terra reconhecidas ou podem ser reconhecidas pelas leis nacionais (consulte o pargrafo 14 (i) e (ii)) Compensar economicamente as pessoas desalojadas que no tiverem reivindicaes de direito terra reconhecveis legalmente (consulte o pargrafo 14 (iii)) por bens perdidos (por exemplo, colheitas, infra-estrutura de irrigao e outras benfeitorias feitas terra) que no sejam terra, pelo custo total de substituio. O cliente no ser obrigado a compensar ou auxiliar os ocupantes oportunistas que invadirem a rea do projeto aps a data-limite Fornecer auxlio dirigido (por exemplo, crdito, treinamento ou oportunidades de trabalho) e oportunidades para melhorar ou, pelo menos, restaurar a capacidade de gerao de renda, os nveis de produo e os padres de vida das pessoas desalojadas economicamente cujas subsistncias ou nveis de renda sejam afetados negativamente Oferecer suporte durante o perodo de transio s pessoas desalojadas economicamente, se necessrio, com base em uma estimativa razovel do tempo necessrio para restaurar sua capacidade de gerao de renda, seus nveis de produo e padres de vida 21. Quando as comunidades de povos indgenas forem desalojadas economicamente (mas no deslocadas) como resultado de aquisio de terra relacionadas ao projeto, o cliente cumprir as exigncias aplicveis deste Padro de Desempenho, bem como aquelas do Padro de Desempenho 7 (principalmente, os pargrafos 12 e 13).

Responsabilidades da iniciativa privada em reassentamentos administrados pelo governo


22. Quando a aquisio de terras e o reassentamento forem responsabilidades do governo anfitrio, o cliente colaborar com a agncia governamental responsvel, conforme o permitido pela agncia, a fim de atingir os resultados de acordo com os objetivos deste Padro de Desempenho. Alm disso, quando a capacidade do governo for limitada, o cliente desempenhar um papel ativo durante o planejamento, a implementao e o monitoramento do reassentamento, como descrito a seguir, nos pargrafos 23 a 25. 23. No caso de transaes do tipo I (aquisio de direitos terra por meio de desapropriao ou outros procedimentos legai) que envolvam o desalojamento fsico ou econmico, e transaes do tipo II (assentamentos negociados) que envolvam o desalojamento fsico, o cliente preparar um plano (ou uma estrutura) que, junto com os documentos preparados pela agncia governamental responsvel, abordaro as exigncias relevantes deste Padro de Desempenho (as Exigncias 22 de 34

Padro de Desempenho 5:
30 de abril de 2006

Aquisio de Terra e Reassentamento Involuntrio

gerais, exceto pelo pargrafo 13, e as exigncias de Desalojamento fsico e Desalojamento econmico, acima). O cliente pode incluir nesse plano: (i) uma descrio dos direitos das pessoas desalojadas garantidos pelas leis e normas aplicveis; (ii) as medidas propostas para transpor quaisquer lacunas entre esses direitos e as exigncias deste Padro de Desempenho; e (iii) as responsabilidades financeiras e de implementao da agncia governamental e/ou do cliente. 24. No caso de transaes do tipo II (reassentamentos negociados) que envolvam o desalojamento econmico (mas no fsico), o cliente identificar e descrever os procedimentos que a agncia governamental responsvel planejar usar para compensar as pessoas e comunidades afetadas. Se esses procedimentos no cumprirem as exigncias relevantes deste Padro de Desempenho (as Exigncias gerais, exceto pelo pargrafo 12, e as exigncias de Desalojamento econmico, acima), o cliente desenvolver seus prprios procedimentos para complementar a ao do governo. 25. Se permitido pela agncia governamental responsvel, o cliente dever, em colaborao com essa agncia: (i) implementar o plano ou os procedimentos estabelecidos de acordo com o pargrafo 23 ou 24 acima; e (ii) monitorar as atividades de reassentamento realizadas pela agncia governamental at que sejam concludas.

23 de 34

Padro de Desempenho 6:
preservao da biodiversidade e Gerenciamento Sustentvel de Recursos Naturais
30 de abril de 2006

Introduo
1. O Padro de Desempenho 6 reconhece que proteger e preservar a biodiversidade a variedade de vida em todas as suas formas, incluindo a diversidade gentica, das espcies e de ecossistemas e sua capacidade de adaptar-se a mudanas e a evoluir, fundamental para o desenvolvimento sustentvel. Os componentes da biodiversidade, de acordo com a definio da Conveno sobre diversidade biolgica, incluem ecossistemas e habitats, espcies e comunidades, genes e genomas, todos os quais tm importncia social, econmica, cultural e cientfica. Este Padro de Desempenho reflete os objetivos da Conveno sobre diversidade biolgica para a preservao da diversidade biolgica e a promoo do uso de recursos naturais renovveis de maneira sustentvel. Este Padro de Desempenho especifica as maneiras como os clientes podem evitar ou mitigar as ameaas biodiversidade decorrentes das operaes, alm de gerir de maneira sustentvel os recursos naturais renovveis.

Objetivos
Proteger e preservar a biodiversidade Promover o manejo e a utilizao sustentveis dos recursos naturais atravs da adoo de prticas que integram as necessidades de preservao e as prioridades de desenvolvimento

Escopo de Aplicao
2. A aplicabilidade deste Padro de Desempenho definida durante o processo de Avaliao social e ambiental, ao passo que a implementao das aes necessrias ao cumprimento das exigncias deste Padro de Desempenho gerida por meio do Sistema de gerenciamento social e ambiental do cliente. As exigncias do sistema de gerenciamento e avaliao so descritos no Padro de Desempenho 1. 3. Com base na Avaliao dos riscos e impactos e na vulnerabilidade da biodiversidade e dos recursos naturais presentes, as exigncias deste Padro de Desempenho so aplicadas a projetos em todos os habitats, mesmo que esses habitats no tenham sido previamente perturbados e que no estejam protegidos legalmente.

Exigncias
Proteo e Preservao da Biodiversidade
4. Para evitar ou minimizar os impactos negativos na biodiversidade na rea de influncia do projeto (consulte o Padro de Desempenho 1, pargrafo 5), o cliente avaliar a significncia dos impactos do projeto em todos os nveis da biodiversidade, como parte integral do processo de Avaliao social e ambiental. A Avaliao levar em considerao os valores divergentes em relao biodiversidade de investidores especficos, bem como identificar os impactos sobre os servios do ecossistema. A Avaliao se concentrar nas principais ameaas biodiversidade, que incluem a destruio do habitat e as espcies estrangeiras invasoras. Quando as exigncias dos pargrafos 9, 10 ou 11 forem aplicveis, o cliente contratar especialistas externos qualificados e experientes para auxiliar na conduo da Avaliao.

Habitat
5. A destruio do habitat reconhecida como a maior ameaa manuteno da biodiversidade. Os habitats podem ser divididos em habitats naturais (que so reas de terras e guas onde as comunidades biolgicas so are formadas, em grande parte, por espcies da fauna e flora nativas, e onde a atividade humana no modificou essencialmente as funo ecolgicas bsicas da rea) e em habitats modificados (onde houve alterao aparente do habitat natural, normalmente, com a 24 de 34

Padro de Desempenho 6:
preservao da biodiversidade e Gerenciamento Sustentvel de Recursos Naturais
30 de abril de 2006

introduo de espcies estrangeiras de plantas e animais, como, por exemplo, em reas agrcolas). Ambos os tipos de habitat podem sustentar uma importante biodiversidade em todos os nveis, incluindo espcies endmicas ou ameaadas.

Habitat Modificado
6. Em reas de habitat modificado, o cliente tomar precaues para minimizar qualquer converso ou degradao desse habitat e, dependendo da natureza e da escala do projeto, identificar as oportunidades para melhorar o habitat e proteger e preservar a biodiversidade como parte das operaes.

Habitat Natural
7. Nas reas de habitat natural, o cliente no converter ou degradar 1 de maneira significativa esses habitat, a menos que as seguintes condies sejam cumpridas: No haja alternativas viveis dos pontos de vista tcnico e financeiro Os benefcios gerais do projeto superem os custos, incluindo aqueles ao meio ambiente e biodiversidade Qualquer converso ou degradao seja atenuada de maneira apropriada

8. Medidas atenuantes sero desenvolvidas para que no haja perda lquida de biodiversidade quando possvel e podem incluir uma combinao de aes, como: Restaurao dos habitats aps a operao Compensao de perdas por meio da criao de rea(s) ecologicamente 2 comparvel(is) gerenciada(s) para preservao da biodiversidade Compensao aos usurios direitos da biodiversidade

Habitat Crtico
9. Um habitat crtico um subconjunto dos habitats natural e modificado que merece ateno especial. Um habitat crtico inclui reas com alto valor de biodiversidade 3 , incluindo o habitat necessrio para a sobrevivncia de espcies ameaadas ou seriamente ameaadas; 4 reas que tenham significado especial para espcies endmicas ou de alcance limitado; locais que so vitais para a sobrevivncia de espcies migratrias; reas que sustentam concentraes de importncia mundial ou nmeros de indivduos de espcies gregrias; reas com concentraes nicas de espcies ou que estejam associadas a processos evolutivos importantes ou forneam servios essenciais ao ecossistema; e reas que tenham biodiversidade de importncia social, econmica ou cultural para as comunidades locais. 10. Em reas de habitat crtico, o cliente no implementar atividades de projeto a menos que as seguintes exigncias sejam cumpridas: No haja impactos negativos mensurveis sobre a habilidade do habitat crtico de sustentar a populao de espcies estabelecida descrita no pargrafo 9 ou as funes do habitat crtico descritas no pargrafo 9

Converso ou degradao significativa : (i) a eliminao ou a grave diminuio da integridade de um habitat causado por uma alterao importante de longo prazo no uso da gua ou do solo; ou (ii) modificao de um habitat que reduz substancialmente a habilidade do habitat de manter uma populao viveis de suas espcies nativas. 2 Os clientes respeitaro o uso contnuo dessa biodiversidade pelos povos indgenas ou pelas comunidades tradicionais. 3 Por exemplo, reas que cumprem os critrios de classificao da IUCN (Unio Mundial para a Natureza). 4 Conforme definio da Lista vermelha de espcies ameaadas da IUCN ou como definido em qualquer legislao nacional.

25 de 34

Padro de Desempenho 6:
preservao da biodiversidade e Gerenciamento Sustentvel de Recursos Naturais
30 de abril de 2006

No haja reduo da populao de qualquer espcie reconhecida como ameaada ou seriamente ameaada 5 Todos os impactos de menor importncia sejam atenuados de acordo com o pargrafo 8

reas protegidas por Lei


11. Em circunstncias em que uma proposta de projeto se localize dentro de uma rea protegida por lei, 6 o cliente, alm das exigncias aplicveis do pargrafo 10 acima, cumprir as seguintes exigncias: Agir de maneira consistente com os planos de manejo definidos para a rea protegida Consultar os patrocinadores e os administradores da rea protegida, as comunidades locais e outros investidores importantes a respeito do projeto proposto Implementar programas adicionais, se apropriado, para promover e melhorar as metas de preservao da rea protegida

Espcies Estrangeiras Invasoras


12. A introduo intencional ou acidental de espcies de flora e fauna estrangeiras, ou no nativas, em reas onde no sejam encontradas normalmente pode ser uma ameaa significativa biodiversidade, j que algumas espcies estrangeiras podem se tornar invasoras, espalhando-se rapidamente e vencendo a competio com as espcies nativas. 13. O cliente no introduzir intencionalmente nenhuma espcie estrangeira nova (ainda no estabelecida no pas ou na regio do projeto) a no ser que isso seja realizado de acordo com a estrutura reguladora existente para essa introduo, se tal estrutura existir, ou estar sujeito a uma avaliao de risco (como parte da Avaliao dos impactos sociais e ambientais do cliente) para determinar o potencial para comportamento invasivo. O cliente no introduzir deliberadamente quaisquer espcies estrangeiras com um alto risco de comportamento invasivo ou quaisquer espcies invasoras conhecidas, e atuar com diligncia para impedir introdues acidentais ou no intencionais.

Manejo e Uso de Recursos Naturais Renovveis


14. O cliente gerenciar os recursos naturais renovveis de maneira sustentvel. 7 Quando possvel, o cliente demonstrar o manejo sustentvel dos recursos por meio de um sistema apropriado de certificao independente. 8 15. Em especial, as florestas e os sistemas aquticos so importantes fornecedores de recursos naturais e precisam ser geridos como especificado a seguir.

Conforme definio da Lista vermelha de espcies ameaadas da IUCN ou como definido em qualquer legislao nacional. 6 Uma rea pode ser designada como protegida por lei por motivos diferentes. Este Padro de Desempenho se refere a reas designadas por lei para a proteo ou a preservao da biodiversidade, incluindo reas propostas por governos para tal designao. 7 A administrao sustentvel de recursos o manejo do uso, do desenvolvimento e da proteo de recursos de maneira ou em um ritmo que permita que as pessoas e as comunidades, incluindo povos indgenas, obtenham seu atual bem-estar social, econmico e cultural ao mesmo tempo em que mantm o potencial desses recursos de atender s necessidades previsveis e razoveis das geraes futuras e preservam a capacidade do ar, da gua e dos subsistemas do solo de sustentar a vida. 8 Um sistema de certificao apropriado deve ser independente, econmico, baseado em padres de desempenho objetivos e mensurveis e desenvolvido por meio de consulta s partes interessadas relevantes, como, por exemplo, pessoas e comunidades locais, povos indgenas, organizaes da sociedade civil que representam os interesses do consumidor, do produtor e da preservao. Tal sistema deve ter procedimentos para tomada de decises justos, transparentes e independentes a fim de evitar conflitos de interesse.

26 de 34

Padro de Desempenho 6:
preservao da biodiversidade e Gerenciamento Sustentvel de Recursos Naturais
30 de abril de 2006

Florestas Naturais e Plantadas


16. Os clientes envolvidos no desenvolvimento de plantaes ou na explorao de florestas naturais no devero causar a converso ou a degradao de habitats crticos. Quando vivel, o cliente implantar os projetos em terras no florestadas ou em terras j convertidas (excluindo aquelas convertidas em antecipao ao projeto). Alm disso, o cliente garantir que todas as plantaes e florestas naturais sobre as quais tenham controle de manejo sejam certificadas independentemente como cumpridoras dos Padres de Desempenho compatveis com os critrios e os princpios internacionalmente aceitos para o manejo sustentvel de florestas. 9 Nos casos em que uma pr-avaliao determinar que a operao ainda no cumpre as exigncias desse sistema de certificao florestal independente, o cliente desenvolver e cumprir um plano de ao com cronograma e dividido em fases para obter essa certificao.

Sistemas Marinhos e de gua Doce


17. Os clientes envolvidos na produo e explorao de peixes ou outras espcies aquticas devem demonstrar que suas atividades so realizadas de maneira sustentvel, pela aplicao de um sistema aceito internacionalmente de certificao independente, se disponvel, ou por meio de estudos efetuados junto com o processo de Avaliao social e ambiental.

Consulte a nota de rodap 7.

27 de 34

Padro de Desempenho 7:
Povos Indgenas
30 de abril de 2006

Introduo
1. O Padro de Desempenho 7 reconhece que os povos indgenas, como grupos sociais com identidades distintas dos grupos dominantes nas sociedades nacionais, esto, em geral, entre os segmentos da populao mais marginalizados e vulnerveis. Seu status econmico, social e legal normalmente limita sua capacidade de defender seus interesses e direitos s terras e aos recursos naturais e culturais, e pode restringir a capacidade de participar do desenvolvimento e dele tirar benefcios. Eles estaro particularmente vulnerveis se suas terras e seus recursos forem transformados, invadidos por estranhos ou degradados de maneira significativa. Os idiomas, as culturas, as religies, as crenas espirituais e as instituies desses grupos tambm podem estar sob ameaa. Essas caractersticas expem os povos indgenas a diferentes tipos de riscos e gravidade de impactos, incluindo a perda de identidade, cultura e meios de subsistncia baseados em recursos naturais, alm de exp-los ao empobrecimento e a doenas. 2. Os projetos da iniciativa privada podem criar oportunidades para que os povos indgenas participem e se beneficiem de atividades relacionadas ao projeto que possam ajud-los a atingir suas aspiraes de desenvolvimento econmico e social. Alm disso, este Padro de Desempenho reconhece que os povos indgenas podem desempenhar um papel no desenvolvimento sustentvel ao promover e administrar atividades e empreendimentos atuando como parceiros do desenvolvimento.

Objetivos
Garantir que o processo de desenvolvimento promova o respeito total dignidade, aos direitos humanos, s aspiraes, s culturas e aos meios de subsistncia baseados em recursos naturais dos povos indgenas Evitar os impactos negativos de projetos em comunidades de povos indgenas ou, quando no for possvel evit-los, minimizar, atenuar ou oferecer compensao por esses impactos, bem como dar oportunidades para os benefcios do desenvolvimento de maneira apropriada culturalmente Estabelecer e manter um relacionamento contnuo com os povos indgenas afetados por um projeto durante a vida til do mesmo Promover a negociao de boa f e a participao informada dos povos indgenas quando for planejada a localizao de projetos em terras tradicionais ou habituais de uso dos povos indgenas Respeitar e preservar a cultura, o conhecimento e as prticas dos povos indgenas

Escopo de Aplicao
3. A aplicabilidade deste Padro de Desempenho definida durante o processo de Avaliao social e ambiental, ao passo que a implementao das aes necessrias ao cumprimento das exigncias deste Padro de Desempenho gerida por meio do Sistema de gerenciamento social e ambiental do cliente. As exigncias do sistema de gerenciamento e avaliao so descritos no Padro de Desempenho 1. 4. No h definio aceita universalmente de povos indgenas. Os povos indgenas podem ser tratados, em pases diferentes, por termos como minorias tnicas indgenas, aborgines, tribos das colinas, nacionalidades minoritrias, tribos agendadas, primeiras naes ou grupos tribais.

28 de 34

Padro de Desempenho 7:
Povos Indgenas
30 de abril de 2006

5. Neste Padro de Desempenho, o termo povos indgenas usado em um sentido genrico em referncia a um grupo social e cultural distinto que possui as seguintes caractersticas em graus variados: Auto-identificao como membros de um grupo cultural indgena distinto e reconhecimento dessa identidade por outrem Vnculo coletivo a habitats geograficamente distintos ou territrios ancestrais dentro da rea do projeto e com os recursos naturais desses habitats e territrios Instituies polticas, sociais, econmicas, culturais habituais separadas daquelas da sociedade ou cultura dominante Idioma indgena, normalmente diferente do idioma oficial do pas ou da regio

6. Verificar se um grupo em particular considerado um povo indgena, para os fins deste Padro de Desempenho, pode exigir uma deciso tcnica.

Exigncias
Exigncias gerais Preveno de Impactos Negativos
7. O cliente identificar por meio de um processo de Avaliao social e ambiental todas as comunidades de povos indgenas que podem ser afetadas pelo projeto dentro da rea de influncia do projeto, bem como a natureza e o grau dos impactos sociais, culturais (incluindo o patrimonio 1 cultural ) e ambientais que se espera afet-los, e evitar impactos negativos sempre que vivel. 8. Quando a preveno no for vivel, o cliente minimizar, atenuar ou oferecer compensao por esses impactos de maneira culturalmente apropriada. A ao proposta pelo cliente ser desenvolvida com a participao informada dos povos indgenas afetados e ser inserida em um plano com cronograma, como, por exemplo, um plano de desenvolvimento de povos indgenas ou um plano de desenvolvimento da comunidade mais amplo com componentes separados para os povos indgenas, de acordo com as exigncias do pargrafo 9. 2

Divulgao de Informaes, Consultas e Participao Informada


9. O cliente estabelecer um relacionamento contnuo com as comunidades afetadas de povos indgenas nos primeiros estgios de planejamento do projeto e durante a vida til do mesmo. Em projetos com impactos negativos sobre as comunidades afetadas de povos indgenas, o processo de consulta garantir a consulta prvia, livre e informada dessas comunidades e facilitar sua participao informada em assuntos que as afetam diretamente, como, por exemplo, propostas de medidas de atenuao, o compartilhamento de benefcios e oportunidades de desenvolvimento e problemas de implementao. O processo de participao comunitria ser apropriado do ponto de vista cultural e proporcional aos riscos e aos impactos potenciais para os povos indgenas. Em especial, o processo incluir as seguintes etapas: Envolver os organismos representativos dos povos indgenas (por exemplo, conselhos de ancios ou conselhos municipais, entre outros) Incluir tanto homens como mulheres, alm de grupos de vrias faixas etrias de maneira culturalmente apropriada

Exigncias adicionais para o cliente sobre a proteo de patrimonio cultural so definidas no Padro de Desempenho 8. 2 A determinao do plano apropriado exigir uma deciso tcnica. Um plano de desenvolvimento da comunidade pode ser necessrio quando os povos indgenas estiverem integrados em comunidades afetadas maiores.

29 de 34

Padro de Desempenho 7:
Povos Indgenas
30 de abril de 2006

Fornecer tempo suficiente para os processos de tomada de deciso coletiva dos povos indgenas Facilitar a expresso dos pontos de vista, preocupaes e propostas dos povos indgenas no idioma que eles escolherem, sem manipulao externa, interferncia ou coero e sem intimidao Garantir que o mecanismo para reclamaes estabelecido para o projeto, como descrito no Padro de Desempenho 1, pargrafo 23, seja culturalmente apropriado e acessvel aos povos indgenas

Benefcios de Desenvolvimento
10. O cliente buscar identificar, por meio do processo de consulta prvia, livre e informada e de participao informada das comunidades afetadas de povos indgenas, as oportunidades para benefcios de desenvolvimento culturalmente apropriadas. Tais oportunidades devero ser proporcionais ao grau dos impactos do projeto, com o objetivo de melhorar o padro de vida e os meios de subsistncia de maneira apropriada do ponto de vista cultural, e promover a sustentabilidade de longo prazo do recurso natural do qual dependem. O cliente documentar os benefcios de desenvolvimento identificados de acordo com as exigncias dos pargrafos 8 e 9, acima, e os apresentar dentro do prazo e de maneira eqitativa.

Exigncias Especiais
11. Como os povos indgenas podem ser particularmente vulnerveis s circunstncias do projeto descritas abaixo, as exigncias a seguir tambm sero aplicadas, nas circunstncias indicadas, alm das Exigncias gerais, acima. Quando qualquer uma destas Exigncias especiais forem aplicveis, o cliente contratar especialistas externos qualificados e experientes para auxiliar na conduo da Avaliao.

Impactos sobre Terras Tradicionais ou Habituais em Uso


12. Os povos indgenas so normalmente intimamente ligados s suas terras tradicionais ou habituais e aos recursos naturais nelas encontrados. Embora seja possvel que essas terras no tenham proprietrio legal de acordo com a lei do pas, o uso dessas terras, incluindo o uso sazonal ou cclico, por comunidades de povos indgenas como meios de subsistncia ou com objetivos culturais, cerimoniais ou espirituais que definem sua identidade e sua comunidade, em geral, pode ser substanciado e documentado. Os pargrafos 13 e 14, a seguir, especificam as exigncias que o cliente seguir quando terras tradicionais ou habituais forem usadas de uma maneira descrita neste pargrafo. 13. Se o cliente propuser a implantao do projeto ou o desenvolvimento comercial de recursos naturais localizados dentro de terras tradicionais ou habituais em uso, e forem esperados impactos negativos 3 sobre os meios de subsistncia, ou o uso cultural, cerimonial ou espiritual que definem a identidade e a comunidade dos povos indgenas, o cliente respeitar esses usos realizando as seguintes etapas: O cliente documentar os esforos envidados para evitar ou, pelo menos, minimizar o tamanho da terra proposta para o projeto

Tais impactos negativos podem incluir impactos resultantes da perda de acesso a bens ou recursos, ou de restries sobre o uso da terra, em decorrncia das atividades do projeto.

30 de 34

Padro de Desempenho 7:
Povos Indgenas
30 de abril de 2006

O uso da terra pelos povos indgenas ser documentado por especialistas em colaborao com as comunidades afetadas sem prejuzo a qualquer direito terra dos povos indgenas 4 As comunidades afetadas de povos indgenas sero informadas sobre seus direitos com relao a essas terras conforme as leis do pas, incluindo qualquer lei nacional que reconhea os usos ou direitos habituais O cliente oferecer s comunidades afetadas de povos indgenas, no mnimo, compensaes e procedimentos legais disponveis para aqueles com titularidade total terra, no caso de desenvolvimento comercial das terras de acordo com as leis nacionais, junto com oportunidades de desenvolvimento apropriadas culturalmente; compensaes baseadas na terra ou em espcie sero oferecidas em lugar de compensao monetria, quando vivel O cliente entrar em negociao de boa f com as comunidades afetadas de povos indgenas e documentar sua participao informada e o resultado bemsucedido da negociao

Desalojamanto de Povos Indgenas de Terras Tradicionais ou Habituais


14. O cliente levar em considerao concepes de projeto alternativas e viveis para evitar a mudana de povos indgenas das terras de propriedade comunitria 5 tradicionais ou habituais em uso. Se tal mudana for inevitvel, o cliente no dar continuidade ao projeto a menos que entre em negociao de boa f com as comunidades afetadas de povos indgenas, e documente a participao informada das comunidades e o resultado bem-sucedido da negociao. Toda mudana de povos indgenas estar de acordo com as exigncias de Planejamento e implementao do reassentamento do Padro de Desempenho 5. Quando vivel, os povos indgenas devem ser capazes de retornar s terras tradicionais ou habituais, caso o motivo para sua mudana deixe de existir.

Recursos Culturais
15. Quando um projeto propuser o uso de recursos culturais, conhecimento, inovaes ou prticas de povos indgenas com fins comerciais, o cliente informar os povos indgenas sobre: (i) seus direitos perante a legislao nacional; (ii) o escopo e a natureza da proposta de desenvolvimento comercial; e (iii) as conseqncias potenciais desse desenvolvimento. O cliente no dar continuidade a essa comercializao a menos que: (i) entre em uma negociao de boa f com as comunidades afetadas de povos indgenas; (ii) documente sua participao informada e o resultado bem-sucedido da negociao; e (iii) permita o compartilhamento justo e eqitativo dos benefcios da comercializao desse conhecimento, inovao ou prtica, conforme seus costumes e tradies.

Embora este Padro de Desempenho exija a comprovao e a documentao do uso dessas terras, os clientes tambm devem estar conscientes de que as terras j podem estar sendo usadas de maneira alternativa, como designado pelo governo-sede. 5 Quando os membros das comunidades afetadas de povos indgenas forem proprietrios individuais das terras ou quando a lei relevante do pas reconhecer os direitos de posse das pessoas, as exigncias do Padro de Desempenho 5 sero aplicadas, em vez das exigncias deste ttulo.

31 de 34

Padro de Desempenho 8:
Patrimonio Cultural
30 de abril de 2006

Introduo
1. O Padro de Desempenho 8 reconhece a importncia do patrimonio cultural para as geraes atuais e futuras. De acordo com a Conveno sobre a proteo do patrimonio cultural e natural mundial, este Padro de Desempenho busca proteger o patrimonio cultural insubstituvel e orientar os clientes quanto proteo do patrimonio cultural durante suas operaes comerciais. Alm disso, as exigncias deste Padro de Desempenho quanto ao uso por um projeto do patrimonio cultural esto baseadas, em parte, nos padres definidos pela Conveno sobre biodiversidade.

Objetivos
Proteger o patrimonio cultural contra impactos negativos das atividades de projetos e sustentar sua conservao Promover a partilha eqitativa dos benefcios do uso de patrimonios culturais em atividades comerciais

Escopo de Aplicao
2. A aplicabilidade deste Padro de Desempenho definida durante o processo de Avaliao social e ambiental, ao passo que a implementao das aes necessrias ao cumprimento das exigncias deste Padro de Desempenho gerida por meio do Sistema de gerenciamento social e ambiental do cliente. As exigncias do sistema de gerenciamento e avaliao so descritos no Padro de Desempenho 1. 3. Para os fins deste Padro de Desempenho, patrimonio cultural se refere s formas tangveis de patrimonio cultural, como, por exemplo, stios e propriedades tangveis que tenham valor arqueolgico (pr-histrico), paleontolgico, histrico, cultural, artstico e religioso, bem como caractersticas naturais do meio ambiente exclusivas que incorporem valores culturais, por exemplo, bosques sagrados. Contudo, para os objetivos do pargrafo 11, a seguir, tambm se incluem formas intangveis de cultura, como, por exemplo, o conhecimento cultural, as inovaes e as prticas das comunidades que incorporam estilos de vida tradicionais. As exigncias deste Padro de Desempenho se aplicam o patrimonio cultural mesmo que no seja protegida por lei ou que j tenha sido perturbada anteriormente.

Exigncias
Proteo do Patrimonio Cultural na Concepo e na Execuo do Projeto Prticas Reconhecidas Internacionalmente
4. Alm de cumprir a lei nacional relevante sobre a proteo do patrimonio cultural, incluindo a legislao do pas que implementa as obrigaes do pas-sede de acordo com a Conveno sobre a proteo do patrimonio cultural e natural mundial e outras leis internacionais relevantes, o cliente proteger e apoiar o patrimonio cultural por meio da adoo de prticas reconhecidas internacionalmente para a proteo, o estudo de campo e a documentao do patrimonio cultural. Se as exigncias dos pargrafos 7, 8, 9, 10 ou 11 forem aplicveis, o cliente contratar especialistas qualificados e experientes para auxiliar na Avaliao.

Procedimentos de Descoberta Aleatria


5. O cliente responsvel por conceber e construir um projeto de modo a evitar dano significativo o patrimonio cultural. Quando o local proposto para um projeto estiver em reas onde se espera que

32 de 34

Padro de Desempenho 8:
Patrimonio Cultural
30 de abril de 2006

seja descoberto algum patrimonio cultural, durante a construo ou as operaes, o cliente implementar procedimentos de descoberta aleatria estabelecidos por intermdio da Avaliao social e ambiental. O cliente no perturbar quaisquer descobertas aleatrias at que seja feita uma Avaliao por um especialista competente e sejam identificadas as aes compatveis com as exigncias deste Padro de Desempenho.

Processo de Consulta
6. Quando um projeto apresentar o potencial de afetar o patrimonio cultural, o cliente consultar as comunidades afetadas dentro do pas-sede que usam ou usaram no, de acordo com a memria viva, com objetivos duradouros para identificar o patrimonio cultural de importncia e incorporar ao processo de tomada de deciso do cliente os pontos de vista das comunidades afetadas a respeito deste cultural. A consulta tambm envolver as agncias reguladoras relevantes locais ou nacionais incumbidas da proteo do patrimonio cultural.

Remoo de Patrimonio Cultural


7. Na maior parte, o patrimonio cultural mais bem protegida se preservada no seu local, pois a sua remoo provavelmente resultar em danos irreparveis ou a destruio do patrimonio cultural. O cliente no remover qualquer patrimonio cultural, a menos que as seguintes condies sejam atendidas: No haja alternativas viveis, dos pontos de vista tcnico ou financeiro, remoo Os benefcios gerais do projeto superem a perda do patrimonio cultural esperada da remoo Qualquer remoo do patrimonio cultural seja conduzida pela melhor tcnica disponvel

Patrimonio Cultural Crtica


8. O patrimonio cultural crtica consiste em (i) herana reconhecida internacionalmente das comunidades que usam ou usaram, de acordo com a memria viva, o patrimonio cultural com objetivos culturais duradouros; e (ii) reas de patrimonio cultural protegidas por lei, incluindo aquelas propostas pelos governos-sede como tendo essa designao. 9. O cliente no danificar, remover ou alterar de maneira significativa qualquer patrimonio cultural crtica. Em circunstncias excepcionais, quando um projeto puder danificar significativamente um patrimonio cultural crtica, e esse dano ou perda puder colocar em risco a sobrevivncia cultural ou econmica das comunidades dentro do pas anfitrio que usarem o patrimonio cultural para fins culturais duradouros, o cliente dever: (i) cumprir as exigncias do pargrafo 6, acima; e (ii) conduzir uma negociao de boa f e documentar a participao informada das comunidades afetadas e o resultado bem-sucedido dessa negociao. Alm disso, todos os outros impactos sobre o patrimonio cultural crtica devem ser atenuados de maneira apropriada com a participao informada das comunidades afetadas. 10. As reas de patrimonio cultural protegidas por lei so importantes para a proteo e a preservao do patrimonio cultural, fazendo-se necessrias medidas adicionais para quaisquer projetos que possam ser permitidos de acordo com as leis nacionais aplicveis nessas reas. Em circunstncias nas quais um projeto proposto se localize dentro de uma rea protegida por lei ou em uma zona de isolamento definida por lei, alm das exigncias para patrimonio cultural crtica mencionadas anteriormente no pargrafo 9, o cliente cumprir as seguintes exigncias: Cumprir as regulamentaes de patrimonio cultural local ou nacional ou os planos de manejo da rea protegida Consultar os patrocinadores e os administradores da rea protegida, as comunidades locais e outros investidores importantes a respeito do projeto proposto

33 de 34

Padro de Desempenho 8:
Patrimonio Cultural
30 de abril de 2006

Implementar programas adicionais, se apropriado, para promover e melhorar as metas de preservao da rea protegida

Utilizao de Patrimonio Cultural pelo Projeto


11. Quando um projeto propuser o uso de recursos culturais, conhecimento, inovaes ou prticas de comunidades locais que incorporam estilos de vida tradicionais, o cliente informar essas comunidades sobre: (i) seus direitos perante a legislao nacional; (ii) o escopo e a natureza da proposta de desenvolvimento comercial; e (iii) as conseqncias potenciais desse desenvolvimento. O cliente no dar continuidade a essa comercializao a menos que: (i) entre em uma negociao de boa f com as comunidades locais que incorporam estilos de vida tradicionais; (ii) documente sua participao informada e o resultado bem-sucedido da negociao; e (iii) permita o compartilhamento justo e eqitativo dos benefcios da comercializao desse conhecimento, inovao ou prtica, conforme seus costumes e tradies.

34 de 34

Anda mungkin juga menyukai