Anda di halaman 1dari 9

ANLISE DE COMPREENSIBILIDADE DE PICTOGRAMAS EM EMBALAGENS DE PRODUTOS PERIGOSOS ANALYSIS OF PICTOGRAMS COMPREHENSIBILITY ON DANGEROUS PRODUCTS PACKAGE

Sara Copetti Klohn1, Priscila Zavadil Pereira2 (1) Mestre em Design, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e-mail: sara.copetti@ufrgs.br (2) Mestre em Design, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e-mail: prizav@yahoo.com.br

Palavras-chave: design de embalagem, pictogramas, ergonomia visual


Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com embalagens de consumo, investigando a compreensibilidade dos pictogramas utilizados nas mesmas. Para este fim, foram analisadas embalagens de difusores eltricos de repelentes de insetos, pois um tipo de produto que pode oferecer risco ao usurio se manuseado ou utilizado incorretamente e, em funo disso, devem possuir informaes claras e diretas.

Key-words: packing design, pictograms, visual ergonomic


This paper focuses on a research about pictograms comprehensibility used in packages of dangerous products. Where analyzed packages of insecticide considering that it can offer some risk if handled or used improperly and, according to this, its pictograms must pass information clearly and directly.

1. Introduo
Ao compararmos as primeiras embalagens produzidas artesanalmente com as embalagens atuais podemos facilmente perceber grandes alteraes. As funes bsicas de conter, proteger e transportar continuam existindo, porm, outras funes foram agregadas e tambm so consideradas primordiais na sociedade de consumo atual. A comunicao uma destas relevantes atribuies das embalagens e tambm o foco desta pesquisa, uma vez que a compreensibilidade das informaes de uso dos produtos deve ser extremamente clara. Algumas informaes que devem ser contempladas nas embalagens so determinadas pela legislao vigente. Entretanto, percebe-se que, devido s questes de mercado muito enfatizadas atualmente, tem ocorrido certa negligncia com o design de informao em rtulos de diversos produtos. Considerando que o consumidor fica desamparado ao encontrar informaes de uso inconsistentes em determinadas embalagens, decidiu-se focar nos produtos que oferecem risco ao usurio se utilizados incorretamente. Avaliando este quadro, torna-se

pertinente analisar embalagens verificando suas deficincias na comunicao, a fim de contribuir com subsdios para a melhoria destas condies. Para isso, esta pesquisa abrange a compreensibilidade dos pictogramas utilizados em embalagens de difusores eltricos de repelente de insetos, considerando que so produtos txicos e requerem cuidados no seu uso.

2. Embalagens e Comunicao
Moura e Banzato (1997) classificam em quatro categorias as funes que as embalagens podem exercer: conteno, proteo comunicao e utilidade. importante ressaltar que podem ser acrescentadas outras funes, mas que no fazem parte do escopo deste artigo, que abranger os atributos de comunicao. A comunicao da embalagem tem a funo de informar e importante por diversos fatores. O mercadolgico um deles, pois a embalagem possui o papel de apresentar o produto ao consumidor. Entretanto, Negro e Camargo (2008) salientam que, alm disso, a embalagem deve identificar e qualificar seu fabricante de maneira imediata e

trazer as informaes imprescindveis definidas pelo Cdigo de Defesa do Consumidor, vigilncia sanitria, legislaes e normas ambientais. O consumidor tem o direito de saber quais os componentes do produto, seu prazo de validade, como manuse-lo e conserv-lo, valores nutricionais e contra-indicaes quando for o caso (NEGRO e CAMARGO, 2008). De acordo com a legislao, estas informaes geralmente devem estar presentes na rotulagem do produto. Entretanto no basta conter estas informaes, importante que elas sejam legveis e facilmente compreensveis. A compreenso da mensagem est atrelada a diversos fatores que podem ser determinantes neste processo. O contexto onde a mensagem se encontra, o repertrio de quem interpreta a mensagem e mesmo as suas habilidades cognitivas e fatores culturais podem influenciar positiva ou negativamente na captao da informao. Consequentemente, quem projeta as embalagens deve levar estas questes em considerao para procurar atender o maior nmero de pessoas possvel dentro do pblico a que se destina o produto trabalhado.

A comunicao atravs de signos grficos foi desenvolvida pelo homem a fim de atribuir significados informao gerada pelos seus sinais. Desse modo, no h comunicao visual intencional se os sinais no so codificados com o objetivo de serem compreendidos por quem os observa (DAGOSTINI, GOMES, 2010). Um sinal pode ser definido como todo elemento que se origina exclusivamente para a transmisso de mensagens (AICHER, KRAMPEN, 1979). O conjunto de mensagens que um mesmo sinal pode transmitir o significado real deste sinal. Isto nos reporta s teorias semiticas, que traz o objeto como o modo segundo o qual o signo se refere quilo que representa. Dessa forma, o pictograma um desenho que contm sua prpria significao e sua construo, de acordo com o American Institute of Graphic Arts (AIGA, 1976), deve possuir trs caractersticas essenciais: semntica relao entre a imagem e seu significado; sinttica a relao formal entre suas partes e entre os elementos de todo o sistema; e pragmtica a relao com o usurio do sistema. Os pictogramas so mensagens sntese de uma informao. As representaes pictricas podem ser associadas a diversas ideias para transmitir determinada informao. possvel identificar a mensagem pictrica por meio de sua inteno prtica e funcional utilizada na transmisso objetiva da informao e atravs de sua inteno esttica (DAGOSTINI, GOMES, 2010) Entretanto, para que sejam facilmente interpretados os pictogramas devem ser claros, bem construdos e direcionados ao pblico que pretendem atingir. Lupton (1986) afirma que os pictogramas precisam ser interpretados pelo receptor da mensagem e, para isto, precisam ser primeiramente lidos. Neste sentido, Arnheim (1997) afirma que as operaes cognitivas so ingredientes essenciais para a percepo, entendendo operaes cognitivas como todas as operaes mentais envolvidas no recebimento e processamento da informao. Desse modo, considera-se a participao da memria e das experincias do observador na identificao das formas e dos sinais. Somente o conhecimento visual de algo no passado faz com que seja possvel seu reconhecimento no presente. Van der Linden e Eschiletti (2006) consideram que a aprendizagem dos pictogramas pode ser formal (ex:

2.1 Pictogramas
Os elementos visuais utilizados em embalagens so classificados por autores como Santos Neto (2001), Mestriner (2007), Stewart (2007), Dupuis e Silva (2008) e Giles (2009). A partir destas classificaes, Pereira e Silva (2011), definiram os principais elementos que determinam o projeto grfico de embalagens. So eles: (i) Identidade visual de marca; (ii) Imagens; (iii) Cor; (iv) Famlias tipogrficas; (v) Elementos decorativos; (vi) Smbolos e pictogramas; (vii) Cdigo de barras, pesos e medidas; (viii) Tabelas e quadros. Dentre estes elementos, os smbolos e pictogramas sero abordados neste artigo. Os pictogramas so uma maneira eficiente de transmitir uma mensagem pontual e direta e so considerados de fcil compreenso por diversos autores (FRUTIGER, 1999; LUPTON, 1986; VIDAL GOMES, 1998). Por exemplo, para Frutiger (1999, p.329) os signos pictricos tm um efeito esclarecedor e normativo nos pontos em que as palavras so insuficientes ou incompreensveis (1999, p.194).

sinais de trnsito) ou pela experincia pessoal (ex: pictogramas para a sinalizao de ambientes). Portanto, o conhecimento prvio de um pictograma auxilia na transmisso correta daquela informao que ele sintetiza. Do contrrio, a ausncia do repertrio prvio relacionado ao pictograma, suscita a necessidade de que ocorra o aprendizado do grafismo observado e, para isso, necessrio que ele seja claro e objetivo e no contenha ambiguidade na sua estrutura formal. Podemos ento considerar, para fins de avaliao formal dos pictogramas, teorias grfico perceptivas. Cinco critrios foram definidos por Klohn (2009), baseados em autores consagrados nestas reas de estudo, e escolhidos para orientar a anlise inicial deste artigo: (1) Status Genrico; (2) Consistncia; (3) Assimilao / Contraste; (4) Figura-fundo; e (5) Experincia. O Status Genrico (1) se refere simplificao das formas, quanto mais genricas, mais compreensveis se tornam. A Consistncia (2) considera a famlia de pictogramas como um sistema coerente, onde todos os pictogramas devem ter tratamentos grficos semelhantes, como a espessura do trao e as cores, por exemplo. Dentre as maneiras como o pictograma se relaciona com seu significado podem ser utilizadas a assimilao e o contraste (3), geralmente se utiliza a assimilao. Os pictogramas no podem expressar formas ambguas, onde o fundo s vezes parece ser a figura e a figura parece ser o fundo. Por isso, necessrio haver um cuidado especial na relao figura-fundo (4), para que o grafismo possua harmonia entre as suas partes escura e clara. Por fim, entende-se que os pictogramas precisam ser conhecidos para serem compreendidos e, para isso, necessrio que sejam aprendidos, ou seja, o usurio precisa ter experincia (5) anterior para ento reconhecer o grafismo observado. importante salientar que estas caractersticas formais esto tambm relacionadas possibilidade de interpretao do pictograma. Isso se deve ao fato de que uma forma graficamente bem resolvida consegue ser percebida mais facilmente e, assim, possui mais chances de ser reconhecida e interpretada. Portanto, estes critrios podem ser utilizados para avaliao dos pictogramas concomitantemente a um teste de usabilidade com usurios em potencial do produto.

3. Metodologia
Foram selecionados para anlise os pictogramas das instrues de uso de trs embalagens de difusores eltricos de repelentes de insetos. Todas as embalagens continham um aparelho para conectar na tomada e um refil, sendo dois deles refis lquidos e o um deles refil de areia comprimida. Os difusores eram: (A) Raid Eltrico Lquido; (B) Jimo Antiinset; (C) Raid Difusor Eltrico (este com areia comprimida).

Figura 1: Embalagem A

Figura 2: Embalagem B

duas etapas nenhum usurio conhecia o produto de refil com areia comprimida. Na primeira etapa da pesquisa os usurios receberam uma folha com os pictogramas impressos e descontextualizados das suas embalagens, onde deveriam descrever a ao indicada pelos pictogramas. Vale ressaltar que os usurios poderiam responder que no compreenderam o pictograma e no saberiam que ao realizar. Na segunda etapa, as embalagens com os produtos foram disponibilizadas para outros cinco usurios que, por sua vez, deveriam realizar a tarefa descrita nas instrues de uso das prprias embalagens, tendo como auxlio no apenas os pictogramas, mas tambm as informaes textuais contidas ao lado dos mesmos. Para facilitar o estudo dos pictogramas, definiu-se que cada famlia (grupo de pictogramas de cada embalagem) seria chamada pela letra conferida a cada embalagem anteriormente (A, B, C) e pelo nmero que indica sua posio na sequncia das instrues (ex: A1: pictograma que indica a primeira ao na embalagem A). Sendo assim, os pictogramas analisados foram: Famlia A trs pictogramas indicando a sequncia de aes a serem realizadas, dispostos lado a lado em alinhamento horizontal. O passo a passo textual disposto abaixo dos pictogramas.

Figura 3: Embalagem C

A anlise dos pictogramas foi feita atravs dos critrios grfico-formais anteriormente citados e de um teste de usabilidade. Inicialmente, verificou-se a forma grfica dos pictogramas sob a tica dos critrios para, posteriormente, confrontar estes dados com os resultados obtidos no teste de compreenso dos pictogramas pelos usurios. O teste de usabilidade foi realizado com uma amostra de dez usurios, sendo cinco em cada etapa, baseada na metodologia de Nielsen e Landauer (1993) que afirmam que os melhores resultados provm de testes pequenos com no mais que cinco usurios. Os autores consideram que testando um nico usurio se observa quase um tero de tudo que existe sobre a usabilidade daquele design. No segundo usurio os resultados se repetem, essa pessoa realiza praticamente as mesmas aes da primeira, mas ainda assim se obtm alguns poucos resultados novos, j que preciso considerar que todas as pessoas so diferentes. Com o terceiro usurio acontecer o mesmo, entretanto, cada vez mais se observa resultados similares e se obtm menos dados novos, e assim, sucessivamente (NIELSEN & LANDAUER, 1993). Este teste foi realizado em duas etapas e os usurios pesquisados possuem entre 20 e 50 anos e nvel de escolaridade entre ensino mdio completo e ensino superior completo. Na primeira etapa, dois usurios nunca haviam utilizado estes tipos de repelentes eltricos e outros trs j conheciam os difusores do tipo refil lquido. Na segunda etapa, todos os usurios conheciam o difusor de refil lquido. Nas

Figura 4: Pictograma A1

Figura 5: Pictograma A2

Figura 6: Pictograma A3

Figura 11: Pictograma B5

Famlia B cinco pictogramas indicam o passo a passo, dispostos em duas linhas e com sequncia de leitura acontecendo horizontalmente. Abaixo de cada pictograma se encontram as explicaes textuais individuais de cada ao.

Famlia C quatro pictogramas ilustram a sequncia de aes a serem realizadas, dispostos um abaixo do outro em uma sequncia de leitura vertical. Ao lado dos mesmos so dispostas as informaes textuais, conectadas a eles por nmeros sequenciais.

Figura 12: Pictograma C1 Figura 7: Pictograma B1

Figura 8: Pictograma B2

Figura 13: Pictograma C2

Figura 14: Pictograma C3 Figura 9: Pictograma B3

Figura 15: Pictograma C4

4. Resultados e Discusso
Figura 10: Pictograma B4

Primeiramente realizou-se a anlise de acordo com a teoria abordada nos Critrios pr-definidos, para em

seguida realizar o teste de usabilidade verificando, assim, se a teoria abordada seria validada pelos usurios atravs de sua interpretao pessoal. A seguir apresentamos os resultados obtidos nestas trs etapas da pesquisa.

principalmente, ao excesso de detalhes utilizados para representar o difusor, combinado ao pouco contraste existente entre figura-fundo, duas caractersticas que dificultam em parte a visualizao e, consequentemente, o reconhecimento dos pictogramas em questo.
Critrio C1 2 1 3 2 4 C2 3 1 3 2 4 C3 1 1 1 2 4 C4 1 2 2 2 4

4.1 Anlise dos Critrios


Inicialmente verificou-se, no que diz respeito ao terceiro critrio (Assimilao/Contraste), que todos os pictogramas analisados fazem conexo com seu significado atravs da Assimilao. Portanto, desconsiderou-se a possibilidade do Contraste como ligao com o significado nesta anlise. Feito isso, os pictogramas de cada produto foram analisados individualmente e em relao aos demais pertencentes quela famlia, de acordo com os critrios pr-definidos. Como critrios de classificao, foram empregados os seguintes nveis: 1) alto, quando atingir os objetivos previstos no critrio; 2) mdio, quando atingir parcialmente os objetivos; 3) baixo, quando no atingir suficientemente os objetivos e 4) N/A, quando no aplicvel.
Critrio Status Genrico Consistncia Assimilao Figura-fundo Experincia A1 1 1 2 1 4 A2 1 1 1 1 4 A3 1 1 2 1 4 Status Genrico Consistncia Assimilao Figura-fundo Experincia

Tabela 3: anlise dos pictogramas da Famlia C Por sua vez, a terceira famlia analisada (C), foi a que menos atingiu aos objetivos. Os grafismos desenvolvidos para esta embalagem so muito detalhados, contrariando o princpio da simplificao para atingir um status genrico. No caso do pictograma C2 existem muitos elementos em um espao reduzido, sendo que o objetivo deveria ser ressaltar um detalhe central do difusor, o qual se encontra representado minimamente. Alm disso, o contraste figura-fundo prejudicado pelas linhas de contorno com espessura muito fina, dificultando a visualizao das figuras. Tambm se verificou que a assimilao utilizada como forma de relacionar-se ao seu significado de difcil compreenso nos pictogramas C1 e C2. Em todas as embalagens analisadas no se aplicou o critrio Experincia, pois no possvel medir, neste momento, o aprendizado do usurio, uma vez que se est confrontando os grafismos utilizados com as teorias grfico-formais e perceptivas, sem a participao do indivduo.

Tabela 1: anlise dos pictogramas da Famlia A

Segundo os critrios observados, a primeira famlia (A) obteve uma boa avaliao. Os pictogramas so, de maneira geral, genricos, o que facilita seu reconhecimento. Possuem um bom contraste figurafundo devido cor azul utilizada ao fundo e as cores claras utilizadas no produto (figura), proporcionando a fcil distino dos elementos. Tambm so coerentes entre si, mostrando a sequncia de aes de maneira fluda e lgica.
Critrio Status Genrico Consistncia Assimilao Figura-fundo Experincia B1 1 1 1 2 4 B2 2 1 1 2 4 B3 2 1 1 2 4 B4 2 1 1 2 4 B5 2 1 2 2 4

4.2 Primeira Etapa do Teste


Na situao em que os pictogramas foram observados descontextualizados da sua embalagem a Famlia A obteve os melhores resultados, j a Famlia C foi a que sofreu maior dificuldade de compreensibilidade pela maioria dos usurios, enquanto a Famlia B obteve um grau mdio de entendimento, corroborando as anlises feitas de acordo com os critrios analisados. Ao descrever a Famlia A, apenas o pictograma A1, que indica abrir e retirar a tampa do frasco do refil, recebeu interpretaes ambguas como abrir ou

Tabela 2: anlise dos pictogramas da Famlia B

Os pictogramas pertencentes Famlia B receberam uma avaliao mediana. Isso se deve,

fechar. Os outros grafismos foram bem compreendidos e cada usurio descreveu, com suas prprias palavras, a ao correta a ser realizada como indicao pelo pictograma. Alguns pictogramas tiveram sua informao compreendida de maneira incompleta na Famlia B. O primeiro (B1) tambm foi descrito da maneira ambgua: abrir ou fechar da mesma maneira como aconteceu com o A1 sendo que deveria indicar abrir e retirar a tampa do refil. O pictograma B4 indica a posio que o aparelho deve ficar posicionado na parede e como o plugue pode ser girado para a posio correta. Entretanto, todas as pessoas pesquisadas concluram que o mesmo indicava apenas o encaixe na tomada, sendo que somente duas pessoas identificaram que h uma indicao da posio correta e, destas duas, apenas uma percebeu que o produto pode ser adaptado para a posio da tomada. J o ltimo pictograma B5 indica o encaixe na tomada e o boto liga/desliga, porm, os usurios indicaram apenas a funo do interruptor, desconsiderando a seta que deveria indicar a conexo com a eletricidade. Levando em conta os pequenos problemas de compreenso encontrados nestes pictogramas, considera-se que os mesmos no afetariam de maneira decisiva a prejudicar uso deste difusor eltrico. A Famlia C, entretanto, foi a mais problemtica, pois nenhum de seus pictogramas foi interpretado corretamente por todos os usurios. O primeiro pictograma (C1) no foi compreendido por um dos usurios, e foi definido como encaixar por todos os outros de acordo com a informao escrita contida ao lado deste pictograma, o usurio deveria encaixar e girar em sentido horrio, esta ltima ao no indicada no desenho. Por sua vez, o pictograma C2 no foi compreendido por trs pessoas. Um usurio entendeu que se tratava da variedade de aparelhos e apenas um indicou como o aparelho fica depois. Um usurio no conseguiu compreender o pictograma C3 assim como um usurio no entendeu o C4 que, por sua vez, foi indicado como nmeros e calendrio por outros dois, restando apenas duas pessoas que identificaram o tempo de durao do produto.

4.3 Segunda Etapa do Teste


Nesta etapa encontraram-se dificuldades na realizao do teste de usabilidade devido experincia prvia dos usurios com difusores eltricos de refil lquido (A e B). Esse fato parece ter sido determinante para que nenhum dos usurios testados buscasse as instrues na caixa, procurando realizar a operao baseados no seu conhecimento anterior, mesmo nunca tendo utilizado o produto de uma das marcas analisadas (B), e no levando em considerao que isto poderia causar alguma diferena no processo. Sendo assim todos os usurios realizaram a ao com os produtos A e B de maneira rpida e praticamente sem buscar as instrues de uso. Entretanto, quando tentaram utilizar o produto C, com refil de areia comprimida, encontraram dificuldades por ser desconhecido. Neste caso, trs usurios leram as instrues antes de olhar os pictogramas. No conseguindo montar o produto, buscaram ajuda nos pictogramas e ento disseram que os mesmos no estavam auxiliando. Um destes usurios definiu as explicaes como ruins e disse que os pictogramas no contribuam para o entendimento da montagem. Outros dois usurios observaram os pictogramas junto s informaes para realizar a montagem. Um deles afirmou que as explicaes escritas e os desenhos pareciam coisas diferentes e o outro disse ficar confuso e que os desenhos eram muito pequenos. Ao final das anlises, dois dos cinco usurios desistiram de tentar utilizar o produto C e os outros trs conseguiram fazer a montagem do mesmo atravs da tentativa e erro. Em todos os casos o tempo utilizado para montar o produto C foi superior aos dos outros dois produtos anteriores.

4.4 Discusso
Inicialmente percebe-se que os mesmos pictogramas que obtiveram as melhores avaliaes de acordo com os critrios utilizados foram aqueles mais facilmente compreendidos pelos usurios. Da mesma maneira, aqueles com as avaliaes mais problemticas foram os que causaram mais confuso para as pessoas pesquisadas. As formas mais simplificadas, sem detalhamentos excessivos foram as mais facilmente identificadas

pelos usurios. Do contrrio, as formas mais complexas geraram mais dvidas, corroborando o critrio que sugere que o pictograma possua caractersticas mais genricas. J a Consistncia foi observada em todas as famlias analisadas coforme os critrios utilizados. Entretanto, o nico pictograma que parecia ter um tratamento grfico levemente diferente dos outros da sua famlia (o C4), foi aquele que tambm gerou confuso nos usurios que, em alguns casos, no o associaram ao restante da famlia, considerando apenas como nmeros e calendrio, ou seja, no fizeram a relao com o uso do produto em questo, no identificando a durao do mesmo. A assimilao como escolha de ligao ao significado parece ter sido eficiente em quase todas as famlias analisadas, somente se mostrando problemtica nos pictogramas C1 e C2 por no deixar clara a ao a ser realizada. O que foi constatado tambm no teste com usurios que no compreenderam a indicao das mesmas. Na anlise baseada nos critrios estabelecidos o contraste figura-fundo se mostrou mais eficiente na Famlia A de pictogramas em detrimento das outras duas famlias onde os contrastes utilizados no auxiliaram no destaque das formas grficas. Porm, este resultado especfico no pode ser avaliado efetivamente pelo teste de usurios, pois nenhuma forma chegou a se mostrar ambgua devido a esta relao. O que se pode perceber, no entanto, que os pictogramas mais complexos para os usurios foram os que pertenciam s Famlias B e C, consideradas de nvel mdio neste quesito, atingindo parcialmente os objetivos. Atravs dos testes realizados com usurios confirmou-se que quando os pictogramas so observados na embalagem h uma melhor compreenso do seu significado. Porm, quando dissociados da mesma, apresentam alguns problemas de entendimento. Entretanto, percebeu-se que quando os pictogramas estavam associados informao escrita, esta foi priorizada na busca de instruo. Tambm foi possvel perceber coerncia entre as teorias grfico-formais e de percepo com o nvel de compreensibilidade dos pictogramas pelos usurios testados. fcil notar que o prvio conhecimento do aparelho faz com que a compreenso dos pictogramas seja

facilitada, bem como sua montagem, mesmo sem o auxilio de informaes escritas. Porm, quando o produto no familiar ao usurio, a dificuldade tanto de montagem quanto de compreenso dos pictogramas maior. No caso do produto C, alm dos usurios no estarem familiarizados com o mesmo, os pictogramas que se referem a ele no foram claros e no auxiliaram os usurios. Pode-se inferir que os pictogramas da Famlia A foram melhor compreendidos por serem claros e simples, com contraste adequado entre figura/fundo conseguido pela utilizao de um fundo colorido passando a mensagem corretamente. Possivelmente o desenho de uma mo, como apoio ao grafismo, para identificar a ao realizada pode ter contribudo para uma melhor compreenso da mesma, ao contrrio das setas dos outros pictogramas que no se mostraram compreensveis em todas as ocasies em que foram utilizadas. O uso das cores, portanto, demonstrou facilitar a compreenso da Famlia A, e, provavelmente a falta de cores e pouco contraste, dificultou a compreenso de alguns pictogramas das outras famlias. Destaque para o pictograma C2, que alm de possuir quatro desenhos em um nico quadro, indica o uso do aparelho, em tamanho reduzido, atravs dos tons de cinza, que so pouco contrastados e, consequentemente, percebidos.

5. Consideraes Finais
Dentre trs embalagens de produtos similares, podem-se observar trs diferentes nveis de compreensibilidade dos seus pictogramas. Uma famlia clara e facilmente compreendida, outra de compreensibilidade mdia e uma terceira problemtica e confusa. Considerando que os pictogramas tm o intuito de informar rapidamente, sem a necessidade de informaes complementares, percebe-se a fragilidade de alguns dos analisados. Entretanto, mais do que verificar a necessidade de aprimoramento de alguns grafismos, em nenhuma das embalagens foi encontrado algum pictograma que indicasse o cuidado com o manuseio do produto, como, por exemplo, lavar as mos aps o uso para evitar um possvel contato com os olhos posteriormente. Estas informaes esto contempladas nas embalagens, mas no de forma destacada nem recebendo a importncia devida. Vale salientar que apenas na embalagem do produto

C foi encontrada uma figura indicando a necessidade do uso do difusor em um ambiente arejado, mantendo distncia da cama do usurio e a no utilizao atrs de mobilirios. Mesmo que algumas anlises tenham demonstrado a eficincia de determinados grafismos pesquisados, foram tambm identificados problemas de compreensibilidade de alguns dos pictogramas. Alm disso os trs produtos possuem avisos de Cuidado e/ou Perigoso em suas embalagens que no so contemplados graficamente nas instrues de uso. Portanto, esta pesquisa demonstra a necessidade de se avaliar o design de informao utilizado em embalagens de produtos perigosos, uma vez que se forem mal utilizados podem causar danos ao usurio.

LUPTON, Ellen. Reading Isotype. Design Issues, v.3, n.2 , fall ed., p.47-58, 1986. MESTRINER, F. Design de embalagem: curso avanado. Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. MOURA, R. A.; BANZATO, J. M. Embalagem, unitizao e conteinerizao. 2. ed. So Paulo, SP: IMAM, 1997. NEGRO, Celso; CAMARGO, Eleida. Design de embalagem: do marketing produo. So Paulo: Novatec Eitora, 2008 NIELSEN, J., & LANDAUER, T. K. A mathematical model of the finding of usability problems. Proceedings of ACM INTERCHI'93 Conference. Amsterdam, p. 206-213, 1993. PEREIRA, P. Z.; SILVA, R. P. Design de embalagem: proposio de princpios para o projeto grfico. Educao Grfica, UNESP, Bauru, v. 15, n.2, 2011. SANTOS NETO, L. A. Metodologias de desenvolvimento de embalagem: proposta de aprimoramento para ensino de projeto grfico. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2001 STEWART, B. Packaging: manual de diseo e produccin. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 2008. VAN DER LINDEN, J. C. S. and ESCHILETTI, P. B. Compreensibilidade de Smbolos de Reciclagem. Anais do Stimo Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Curitiba, (2006) VIDAL GOMES, Luiz Negreiros. Desenhando: um panorama de sistemas grficos. Santa Maria: UFSM, 1998.

6. Referncias Bibliogrficas
AICHER, Otl; KRAMPEN, Martin. Sistemas de signos em la comunicacin visual. Barcelona: Gustavo Gili, 1979. AIGA. Symbol signs: the development of passenger/pedestrian oriented symbols for use in transportation related facilities. Tokyo: SendenKaigi, 1976. ARNHEIM, Rudolf. Visual Thinking. California: The Regents of the University of California, 1997. DAGOSTINI, Douglas; GOMES, Luiz Antonio Vidal de Negreiros. Design de sinalizao: planejamento, projeto e desenho. Porto Alegre: UniRitter, 2010. DUPUIS, S.; SILVA, J. Package design workbook: the art and science of successful packaging. Beverly, Massachusetts: Rockport Publishers, 2008. FRUTIGER, Adrian. Sinais e Smbolos - desenho, projeto e significado. So Paulo: Martins Fontes, 1999. GILES, C. O que design de embalagens? Porto Alegre: Bookman, 2009. KLOHN, Sara C. Ecodesign: desenvolvimento de pictogramas para o auxlio da desmontagem de produtos. Dissertao (Mestrado em Design) Ps Graduao em Design PGDesign. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

Anda mungkin juga menyukai