Anda di halaman 1dari 26

DIREITO

SOCIETRIO
Professora Paula Forgioni Prova II Novembro 2012 Sociedades Limitadas Semestre I 2012 SOCIEDADES Momento da constituio da sociedade: o momento em que h a presena de elementos que caracterizam essa sociedade. Momento em que adquire personalidade jurdica: o momento em que se d o registro competente. Personalidade a possibilidade de adquirir direitos e contrair obrigaes. Todavia, nem toda sociedade possui personalidade jurdica, ou seja, possui direitos e deveres. Observao: Quando um contrato feito, no ha problema que ele no tenha senso. O principio que os rege o da atipicidade, ou seja, ele pode ser feito da maneira que se quiser, sendo que nem todos esto estabelecidos por lei. Nas sociedades, todavia, vige o principio da tipicidade, ou seja, para constitu-la tem que se haver um dos tipos societrios estabelecidos por lei. Momento em que se instaura a responsabilidade limitada: o momento em que os scios no respondem com o seu patrimnio pelas obrigaes da sociedade. Elementos necessrios existncia de uma sociedade Colaborao com fim comum Contribuio de todos affetio societatis: tem a ver com a vontade de se associar e manter atividade comum com o outro. Alguns autores entendem que isso tem a ver com a vontade das partes de suportarem leas comuns (lucro ou prejuzo). A professora entende que a assuno de riscos, pela diviso tanto dos lucros quanto dos prejuzos pode ser um diferenciador da existncia da sociedade. CC, Art. 981. Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados. Pargrafo nico. A atividade pode restringir-se realizao de um ou mais negcios determinados.

Classificao das Sociedades (est no Cdigo) Personificadas e No Personificadas. As primeiras tm personalidade jurdica (simples, em nome coletivo, comandita simples, limitada, annima, comandita por aes), e as segundas no (em comum, conta de participao). Empresarias e No Empresarias (simples): as primeiras possuem a atividade de uma empresa, enquanto as segundas no, sendo sempre limitadas. Sociedades por aes so propriamente empresarias em funo da Lei das S/A. A sociedade empresria pode constituir-se por meio de cinco tipos empresrios: Simples: uma coisa que no existe na sua forma pura. Observao: a denominao simples, portanto, refere-se tanto s sociedades no empresariais quanto s sociedades empresariais simples, que no existem em sua forma pura. uma confuso de nomenclatura. Em nome coletivo Comandita simples Limitada Annima Comandita por aes Art. 983. A sociedade empresria deve constituir-se segundo um dos tipos regulados nos artigos 1.039 a 1.092; a sociedade simples pode constituir-se de conformidade com um desses tipos, e, no o fazendo, subordina-se s normas que lhe so prprias Sendo assim, pode a sociedade simples (no empresaria) assumir a forma de um desses tipos societrios regulados pelos artigos 1039 a 1092 do Cdigo Civil. De Pessoas e De Capitais: tal distino foi criada em outra poca, no sculo XIX, quando estava claro o interesse na pessoa do scio ou apenas no capital dele. Hoje em dia, todavia, tal distino encontra-se muito tnue, especialmente no Brasil. As primeiras seriam limitadas enquanto as segundas seriam S/A. Ha quem qualifique tal distino como estpida, mas na viso da professora no, porque a dinmica delas muitas vezes diferente, alm de tal distino ser ainda utilizada para a resoluo de conflitos. Responsabilidade limitada (limitadas o S/A) ou ilimitada dos scios: Artigo 1052 - nas sociedades limitadas a responsabilidade de cada scio esta limitada ao valor de suas cotas, mas todos os scios respondem solidariamente pela integralizao do capital social. Integralizao: o "pagamento" das suas cotas (o scio paga para ter cotas, mas o pagamento denominado integralizao). Pode-se integralizar o capital social com qualquer bem suscetvel de avaliao pecuniria.

Artigo 1 da Lei 6404 (Lei das Sociedades Annimas) - nas sociedades annimas a companhia ou sociedade annima ter o capital dividido em aes, e a responsabilidade dos scios ou acionistas ser limitada ao preo de emisso das aes subscritas (que se afirmou que iria adquirir) ou adquiridas. Numa S/A um estatuto redigido e aprovado pela sociedade. Com o estatuto, a sociedade emite aes, que so adquiridas pelos scios. Esta a forma de transferir o dinheiro do patrimnio prprio para a sociedade, em troca de aes. Assim, em ambos os casos (sociedades limitadas ou annimas), destaca-se a parcela do patrimnio, que transferido para a sociedade a fim de limitar o risco, por meio da aquisio de cotas ou aes. Exemplo da limitao de riscos: casos em que a empresa vai falncia e precisa pagar os funcionrios. Todavia, a justia do trabalho no hesita em responsabilizar o patrimnio dos scios quando entende que no foi colocado capital suficiente para o desenvolvimento daquela atividade, e por isso sobreveio a falncia. EVOLUO HISTRICA DAS SOCIEDADES Commenda ou societas maris: questo a ser resolvida a diviso de risco (Weber) para uma expedio determinada. Algum sai para uma expedio martima, com investimento de pessoas que ficaram. No cabe responsabilizar o investidor capitalista que ficou em terra pelas atitudes do viajante. Futuramente, Weber acaba entendendo que a commenda no estipula a solidariedade dos dois, mas na societas ambos eram solidrios. Societas terras: h a limitao da responsabilidade, relacionada ao dinheiro que o agente deu. S o outro aparece, no havendo a colocao de terceiros em risco. Assim, h duas vantagens: ocultao do scio/investidor e limitao da responsabilidade. Sociedade coletiva ou compagnia: possui origem familiar. H uma sociedade em que todos respondem perante terceiros. J havia regras interessantes, como o fato de nenhum dos scios poder usar daqueles bens conjuntos/sociais em beneficio prprio. Assim, j ha a concepo de um patrimnio ligado ao desenvolvimento de determinada atividade. SOCIEDADES PERSONIFICADAS Introduo As sociedades limitadas constituem uma exceo ao surgimento das demais sociedades, geralmente provenientes de prticas sociais. Surgem de cima para baixo, por meio de decretos, por exemplo, e permite a limitao da responsabilidade de todos os scios de mdias e pequenas empresas, sem que haja as problematizaes inerentes s sociedades annimas, como a necessidade

de autorizao governamental, por exemplo. So sociedades por cotas e com a responsabilidade limitada. Observao: Datas - 1892 Alemanha; 1901 Portugal; 1919 - Brasil (com nova regulamentao em 2002); 1925 - Frana. As Sociedades Annimas existem desde o ano de 1604, com a Companha das ndias, e nela todos os acionistas possuem responsabilidade limitada. poca, eram destinadas aos grandes empreendimentos que demandavam a mobilizao de elevados aportes de capital, necessitando tambm de uma autorizao governamental para funcionar. Esta exigncia apenas comea a inexistir no incio do sculo XX. Foi nesse contexto que se deu o surgimento das Sociedade Limitadas. A problemtica trazida pelo Cdigo Civil de 2002 Princpio da Maioria No Brasil, constituiu um tipo societrio que deu muito certo, instaurando- se o costume de utilizar-se das Sociedades Limitadas. relevante mencionar que no momento inicial de sua existncia fazia-se necessria a unanimidade de scios para a modificao do contrato social, visto que qualquer contrato necessita unanimidade de partes para que ocorra alterao. Todavia, com a evoluo da prtica social, modificou-se tal determinao, consolidando-se o princpio da maioria, inclusive no que respeita a jurisprudncia. A problemtica neste ponto iniciou-se com a disciplina dada a matria pelo Cdigo Civil de 2002, que especificou a necessidade de do capital social para a modificao do contato social, indo, portanto, ao revs da prtica j comum no pas, fundada no princpio da maioria. Destarte, ocorreu um engessamento da limitada, que possua mais elasticidade antes da edio do novo Cdigo, qualificada pelo acordo. Em funo disso, tem-se optado no pas pela constituio de Sociedades Annimas em detrimento das Limitadas, sendo estas utilizadas apenas nos casos em que os scios esto em famlia. De qualquer forma, 95% das sociedades no Brasil ainda so limitadas e j existem propostas de uma nova lei que as regularize. Constituio da Sociedade Limitada A Sociedade Limitada constitui-se atravs do contrato social, cujo instrumento deve ser registrado na junta, adquirindo o ente personalidade jurdica e, por fora do tipo societrio, responsabilidade patrimonial com a responsabilidade limitada dos scios. Abre-se, posteriormente, uma conta para a alocao do dinheiro que ser aplicado na atividade, constituindo-se aqui o capital social. O contrato estipula a diviso deste em quotas, distribudas entre os scios. Aqui institui-se uma estrutura de capital e poder. Como j mencionado, ainda que a princpio tenha sido estipulada a necessidade de unanimidade para a alterao do contrato social, a posterior instituio do princpio da maioria veio da necessidade de estruturar formas de governana mais adequadas adaptao da sociedade, capacitando-a de forma mais efetiva para a soluo dos problemas. A maioria uma forma de tomada de decises que facilita o funcionamento das Sociedades Limitadas.

No que respeita disciplina do poder dentro das Sociedades Limitadas, h muitas regras objetivadas a faz-lo, ressaltando sempre que as partes tambm possuem instrumentos de acomodao de interesses capazes de determinar as estruturas de poder dentro da sociedade. Tal disciplina revela-se, por exemplo, no artigo 1052 do Cdigo Civil: Artigo 1052 - Na sociedade limitada responsabilidade de cada scio restrita ao valor de cada scio, mas todos respondem solidariamente pela integralizao do capital social. Regulamentao das Sociedades Limitadas Artigo 1053 - A sociedade limitada rege-se, nas omisses deste capitulo, pelas normas da sociedade simples. Pargrafo nico - o contrato social poder prever a regncia supletiva da sociedade limitada pelas normas da sociedade annima. Deduz-se da leitura do dispositivo acima no caso de lacunas na regulamentao especfica das Sociedades Limitadas, recorre-se regulamentao dada as sociedades simples ou s sociedades annimas. A problemtica persiste, todavia, no caso de contratos que possuem em si a estipulao da regncia supletiva pelas normas das Sociedades Annimas. Deve se recorrer primeiro s regras das sociedades simples (artigos 997 a 1038 do CC) ou primeiro s regras das sociedades annimas (Lei 6404/76)? Um exemplo prtico de tal confuso o caso da morte de um dos scios de uma Sociedade Limitada, que possua dois herdeiros. A legislao especfica das limitadas no resolve o caso, havendo, portanto, uma lacuna. No caso de aplicao da regulamentao das sociedades simples, os herdeiros no entram na sociedade, nos termos do artigo 1028 do CC. Caso seja aplicada a regulamentao das sociedades annimas, entram os herdeiros na sociedade em funo da liberdade de circulao de aes. Na viso da professora, mesmo quando estipulado recurso as regras das sociedades annimas no contrato, deve ser primeiramente feito recurso regulamentao das sociedades simples. A organizao das sociedades no Cdigo Civil Definies gerais de sociedade empresria: artigos 981 a 985 Sociedades no personificadas: o Sociedade em comum: artigos 986 a 990 o Sociedade em conta de participao: artigos 991 a 996 Sociedades personificadas o Sociedades simples: artigos 997 a 1038. Colocada no cdigo imitando o direito italiano, e no existe na pratica. o Nome coletivo: artigos 1039 a 1044 o Comandita simples: artigos 1045 a 1051 o Limitadas: artigos 1052 a 1087

o Sociedades Annimas (S/A): artigos 1088 e 1089 (Lei das S/A: 6404/76) o Comandita por aes: artigos 1090 a 1092 o Cooperativa (no comercial): artigos 1093 a 11096 A confuso ocorre em tal regulamentao porque: Na estrutura do Cdigo Civil, sociedade simples significa sociedade no empresria, nos termos do artigo 982, caput: Art. 982. Salvo as excees expressas, considera-se empresria a sociedade que tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito a registro (art. 967); e, simples, as demais. Na mesma estrutura, o Cdigo estabelece, no artigo 983, caput, que a sociedade empresria deve se constituir dentro de um dos tipo societrios existentes nos artigos 1039 a 1092. Ademais, o mesmo dispositivo determina que as sociedades simples podem se constituir como um desses tipos societrios:

Art. 983. A sociedade empresria deve constituir-se segundo um dos tipos regulados nos artigos 1.039 a 1.092; a sociedade simples pode constituir-se de conformidade com um desses tipos, e, no o fazendo, subordina-se s normas que lhe so prprias. Diante desta problemtica, tem-se que o termo sociedade simples deve ser entendido, no texto do artigo 983, caput, como sinnimo de sociedade no empresaria. Ocorre, ento, a possibilidade de que existam sociedades simples (aqui entendidas como no empresrias) e limitadas. Conclui-se, portanto, que sociedade simples tanto um tipo societrio quanto sociedades que no sejam empresrias. Comentrios ao artigo 997 do Cdigo Civil (complementar ao artigo 1054) Artigo 1054 - o contrato mencionar, no que couberem, as indicaes do artigo 997, e, se for o caso, a firma social. Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou pblico, que, alm de clusulas estipuladas pelas partes, mencionar: I nome, nacionalidade, estado civil, profisso e residncia dos scios, se pessoas naturais, e a firma ou a denominao, nacionalidade e sede dos scios, se jurdicas; II denominao, objeto, sede e prazo da sociedade; III capital da sociedade, expresso em moeda corrente, podendo compreender qualquer espcie de bens, suscetveis de avaliao pecuniria; IV a quota de cada scio no capital social, e o modo de realiz-la;

Inciso I: nome, nacionalidade, estado civil, profisso e residncia dos scios, se pessoas naturais, e a firma ou a denominao, nacionalidade e sede dos scios, se jurdicas; - nas sociedades annimas, invivel a colocao do nome de todos os scios no contrato social. Inciso II: denominao, objeto, sede e prazo da sociedade; - 1) O objeto social a atividade. Assim, h a necessidade de uma clusula no contrato social que estipule o objeto social. Isso no uma mera formalidade pos dois motivos: primeiro, garante que os scios saibam no que esto se envolvendo. Alm disso, os administradores respondem pessoalmente pelo desvio no contrato social; 2) A Sociedade de Propsito Especfico (SPE) ou Specific Purpose Company (SPC) no um tipo societrio. uma unio de pessoas para a realizao de uma atividade determinada, sendo que tal nomenclatura foi dada pela prtica, sendo um termo atcnico. Pode ser limitada, em conta de participao ou qualquer outro tipo societrio; 3) Normalmente, as sociedades so constitudas por prazo indeterminado. Todavia, este pode ser determinado visando a acomodao do interesse dos scios. Incisos III e IV: capital da sociedade, expresso em moeda corrente, podendo compreender qualquer espcie de bens, suscetveis de avaliao pecuniria; E a quota de cada scio no capital social, e o modo de realiz-la; o capital social representado por quitas, havendo correspondncia entre a estrutura do mesmo e o percentual de participao do scio dentro da sociedade. Assim, se dois scios tiverem 50% do capital social, h uma dinmica, diferente daquela existente e uma sociedade em que h trs scios, cada um com 1/3 do capital social, na qual h possibilidade de maioria nos casos de conflito. Quando h, por exemplo, 80% para um scio e 20% para outro vige, em princpio, que a maioria do capital social pode tomar as decises, lembrando sempre que para a modificao do contrato social necessrio do capital social. O scio minoritrio, todavia, possui certos direitos, que atuam na garantia de determinados interesses, como o estabelecimento de que algumas decises precisem de quruns cujo percentual excede o do scio majoritrio. Inciso V: as prestaes a que se obriga o scio, cuja contribuio consista em servios; isso no se aplica a Sociedade Limitada por fora do artigo 1055, pargrafo 2o, que veda para a mesma a prestao de servios pelos scios. Artigo 1.055, 2 - vedada contribuio que consista em prestao de servios.

V as prestaes a que se obriga o scio, cuja contribuio consista em servios; VI as pessoas naturais incumbidas da administrao da sociedade, e seus poderes e atribuies; VII a participao de cada scio nos lucros e nas perdas; VIII se os scios respondem, ou no, subsidiariamente, pelas obrigaes sociais.

Inciso VI: as pessoas naturais incumbidas da administrao da sociedade, e seus poderes e atribuies; do termo pessoas naturais depreende-se que pessoa jurdicas no podem ser administradoras das sociedades limitadas, mas apenas pessoas fsicas. Inciso VII: a participao de cada scio nos lucros e nas perdas; do ponto de vista societrio, possvel que os lucros no sejam proporcionais ao percentual de quotas. Assim, a participao de lucros estabelecida contratualmente. Inciso VIII: se os scios respondem, ou no, subsidiariamente, pelas obrigaes sociais. isto no se aplica as Sociedades Limitadas, porque a sua responsabilidade limitada ao valor aportado pelos scios. Os elementos do artigo 997 so essenciais para a constituio da Sociedade Limitada, sendo que esta no pode ser constituda caso qualquer um deles esteja faltante. ADMINISTRADORES Para que haja estabelecimento de vnculo, faz-se necessria a manifestao de vontade no viciosa. Nos contratos entre pessoas fsicas, tal manifestao d-se de forma clara, mas no caso de pessoas jurdicas, quem a manifesta o rgo da sociedade, no caso, o administrador, dado ser a pessoa jurdica uma fico. Por fora de lei, o administrador imbudo do poder de manifestar a vontade da pessoa jurdica, possuindo ele o poder de presentao da mesma, poder este que o scio no possui (scio e administrador no so, necessariamente, a mesma pessoa). Ademais, a sociedade representada por seu administrador pode constituir mandatrios para, por exemplo, movimentar conta bancaria. Desta forma, administradores so nomeados pelos scios e representam a sociedade enquanto os mandatrios so nomeados pela sociedade, representada na forma do contrato social. Art. 1.018. Ao administrador vedado fazer-se substituir no exerccio de suas funes, sendo-lhe facultado, nos limites de seus poderes, constituir mandatrios da sociedade, especificados no instrumento os atos e operaes que podero praticar. As sociedades procuram formas de resolver seus problemas com a menor conflituosidade possvel, instituindo aquilo que a economia denomina formas de governana, sendo que uma destas formas , por exemplo, o princpio da maioria. Elas esto amplamente presentes nas sociedades, e tambm fazem-se perceber no processo de nomeao de administradores de confiana. Pode ocorrer, por exemplo, que cada parte possa nomear um, estipulando-se que os contratos apenas podem ser firmados pela sociedade com a assinatura de ambos.

A lei determina o quanto necessrio de capital social/qurum, para a eleio e destituio de administradores. Por fora de lei, os mesmos podem ou no ser scios (possibilidade de scios administradores ou scios no administradores). Apenas podem ser administradores pessoas fsicas e os mesmos podem ser nomeados no contrato social ou em ato separado. Observao: No momento da celebrao do contrato social (momento zero), com scios majoritrios e minoritrios, a instituio de administrador, por bvio, precisa de 100%. Quadro: qurum para nomeao e destituio de administradores Scio nomeado Nomeao: do capital Art. 1076 c/c administrador no contrato social [trata-se de alterao 1071, V social contratual] Scio nomeado administrador em ato separado Destituio: 2/3 do capital social Nomeao e destituio por mais da metade do capital social
A r t. 1 .0 6 1 Administrador no scio Nomeao: 2/3 do capital nomeado no contrato social social [aps integralizao]

art. 1.063, 1 ***


Art. 1.076, II c/c 1.071, II e III

Destituio: mais da metade Art. 1.076, II c/c do capital social 1.071, III Administrador no scio nomeado em ato separado Nomeao: 2/3 do capital Art. 1.061 social [aps a integralizao] Destituio: maioria do capital social Art. 1.076, II c/c 1.071, III

Competncias e poderes dos administradores (atos ordinrios de gesto) "Atos internos": so aqueles realizados internamente, nos quais a sociedade no precisa ser presentada. "Atos externos": so aqueles realizados externamente, nos quais a sociedade precisa ser presentada. Aquele com o poder de firma, ou seja,

aquele que pode assinar pela sociedade na realizao de tais atos especificado pelo contrato social. Observao: quando mais detalhada a atribuio de poder ao administrador, mais ordenada se torna a estrutura social. Isso porque o juiz e o rbitro tendem a respeitar a vontade das partes na relao entre as empresas, sendo melhor que haja no contrato social um detalhamento minucioso. Eleio/Destituio dos administradores Os quruns de eleio e destituio dos administradores no so mera formalidade, mas uma acomodao para que se possa estabelecer a dinmica da sociedade devendo, portanto, ser respeitados. Deveres dos administradores No momento em que se institui algum para a realizao de um negcio este algum, e no o instituidor, que possui melhor conhecimento da situiacao a ser tratada. Tem-se, portanto, o indivduo com o interesse principal e o agente (terminologia consagrada pelos economistas e pela doutrina americana), que age no interesse do primeiro. Isso denomina-se Teoria da Agncia. Todavia, a teoria econmica entende que o indivduo tende a agir egoisticamente trabalhando por isso com mecanismos que influenciem o agente a atuar perseguindo o interesse do principal. A exemplo disso, o ordenamento jurdico impe um padro de conduta ao mandatrio, para que este aja perseguindo o interesse do mandante. No Brasil, muito comum, desde o sculo XIX, que os scios sejam os prprios administradores, especialmente em se tratando das Limitadas, mas havia situaes nas quais os scios delegavam a administrao para outros. Hoje no mais ocorre a delegao, sendo que a eleio de administradores se faz por meio de qurum e a contratao de administradores externos bastante incomum nas Limitadas. Em teoria, os administradores possuem autonomia, mas na Limitada a separao no to simples como parece. A jurisprudncia constituiu a ideia de que a empresa algo que transcende o interesse dos scios, por promover afetaes em toda a sociedade e, desta forma, pode-se exigir que o administrador se subordine aos interesses da empresa, e no dos scios. Desta forma, passa a ser reconhecido o interesse maior do ente produtivo (interesse prprio da pessoa jurdica). Tal entendimento, todavia, esta mais presente nas Sociedades Annimas do que nas Limitadas pelo fato de serem esta comumente administradas pelos prprios scios. Na doutrina norte americana, h a predominncia do interesse dos scios, e no de um interesse mais amplo. A "teoria da agencia" trabalha com esta concepo. Isso revela uma diferena ideolgica acerca da predominncia de interesses no Brasil e nos EUA. Desconsiderao da pessoa jurdica em relao aos administradores: Artigo 50 - em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confuso patrimonial pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou

do Ministrio Publico quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica. Estabelece, em suma, que em determinados casos h a responsabilizao do patrimnio dos administradores, alm do patrimnio dos scios. Ele aplica-se tanto as Sociedades Limitadas quanto as Sociedades Annimas. H atos que so obviamente ilcitos, mas existe tambm uma "zona cinzenta". Deve-se questionar, com base no artigo 1011, se o administrador agiu com cuidado e diligncia de qualquer homem ativo e probo. Art. 1.011. O administrador da sociedade dever ter, no exerccio de suas funes, o cuidado e a diligncia que todo homem ativo e probo costuma empregar na administrao de seus prprios negcios. Quanto de informao o scio tem direito visando a fiscalizao dos administradores? Partindo-se da situao de que os scios e os administradores so diferentes, em uma Sociedade Limitada ou de uma situao em que h trs scios sendo que dois deles, apenas, so administradores, estando um fora da administrao. At que ponto vai o poder do scio de fiscalizar a sociedade, de conseguir informaes? Isso varia em relao as Limitadas e as S/A? Os scios sempre tem direito a demonstraes financeiras (fiscalizao pressupe informao), situao esta que a lei protege e fomenta. Todavia, a ideia a de que o scio tem aceso a tudo na Sociedade Limitada, no apenas as demonstraes financeiras. O direito dos scios estabelecido pelo artigo 1021 do CC aplica-se as Limitadas, podendo ser moldado no contrato social. Artigo 1021 - Salvo estipulao que determine poca prpria, o scio pode, a qualquer momento, examinar os livros e documentos, e o estado da caixa e da carteira da sociedade. A DINMICA DE PODER DOS SCIOS H uma diferena entre a administrao e o poder de firma, ou seja, quem realmente pode assinar pela firma. O poder de firma uma das possveis competncias dos administradores que nem sempre instituda no contrato social. Pode-se exigir, por exemplo, um nmero especfico de firmas necessrias. Um scio a priori, no tem poder de firma. Todavia, hoje ocorre que na maioria das Limitadas os scios so tambm administradores, podendo, portanto, t-lo. Desta forma, a princpio, os scios no administram, nem tem poder de firma, mas h algumas competncias a eles atribudas. H deliberaes tomadas

pelos scios sendo que algumas delas so obrigatrias, ou seja, cabe apenas aos scios por fora de lei, estando estabelecidas no artigo 1.071 do CC. Outras delas, facultativas, so dispostas pelo contrato social. Assim, pode-se fixar a competncia dos administradores, dando a eles ou no o poder de firma, por exemplo. Pode-se trabalhar tambm a dinmica de poder entre os scios, incluindo-se no contrato outras previses que no sejam estabelecidas pela lei. Art. 1.071. Dependem da deliberao dos scios, alm de outras matrias indicadas na lei ou no contrato: I a aprovao das contas da administrao; II a designao dos administradores, quando feita em ato separado; III a destituio dos administradores; IV o modo de sua remunerao, quando no estabelecido no contrato; V a modificao do contrato social; VI a incorporao, a fuso e a dissoluo da sociedade, ou a cessao do estado de liquidao; VII a nomeao e destituio dos liquidantes VIII o pedido de concordata. Inciso I: a aprovao das contas da administrao nos casos em que o scio tambm administrador, ele no pode, obviamente, votar no movimento da aprovao das contas da administrao. O problema reside nos casos em que em uma empresa, por exemplo, haja trs scios, sendo dois deles administradores. No momento em que ocorre um conflito, cabendo apenas ao scio no administrador votar, o que faz com que geralmente as contas no sejam aprovadas (boicote dele aos demais scios). Quando todos os scios so tambm administradores, todos eles podem votar. Inciso II: a designao dos administradores, quando feita em ato separado ou seja, mais da metade do capital social necessria. Inciso III: a destituio dos administradores ou seja, mais da metade do capital social. Inciso IV: o modo de sua remunerao, quando no estabelecido no contrato mais da metade do capital social. Inciso V: a modificao do contrato social - Inciso VI: a incorporao, a fuso e a dissoluo da sociedade, ou a cessao do estado de liquidao ; no h, aqui, a ciso pelo fato de que tal instituto foi criado aps a redao do Cdigo. Inciso VII: a nomeao e destituio dos liquidantes maioria de votos dos presentes. Inciso VIII: o pedido de concordata mais da metade do capital social.

Estabelecimento de quruns das deliberaes Art. 1.076. Ressalvado o disposto no art. 1.061 e no 1 do art. 1.063, as deliberaes dos scios sero tomadas: I pelos votos correspondentes, no mnimo, a trs quartos (3/4) do capital social, nos casos previstos nos incisos V e VI do art. 1.071; II pelos votos correspondentes a mais de metade do capital social, nos casos previstos nos incisos II, III, IV e VIII do art. 1.071; III pela maioria de votos dos presentes, nos demais casos previstos na lei ou no contrato, se este no exigir maioria mais elevada; H o denominado voto por cabea segundo o qual cada scio possui um voto, o que no funcionaria bem. Assim, tem-se o voto conforme o percentual que o scio detm do capital social, sendo utilizada expresso scios representando X% do capital social. H, ainda, o denominado voto dos presentes, considerando-se apenas o capital social dos scios presentes, e no o capital social como um todo. A lei trabalha com o qurum absoluto (porcentagem do capital social) e com o voto dos presentes. Todavia, em 89% dos casos h uma clusula no contrato social em que prevista a necessidade de maioria da porcentagem dos scios, a fim de evitar a aplicao nica e exclusiva da regra do voto dos presentes. A exemplo disso est uma Sociedade Limitada instituda por um scio portugus, com 90% das cotas sociais, e dois scios brasileiros, com 5% cada um. Neste caso, pelo fato de o portugus no poder estar sempre presente, ele acabaria sendo prejudicado pela ausncia de tal clusula no contrato social, no tendo poder de voto em uma srie de deliberaes. H trs maneiras estabelecidas pela lei para as deliberaes: assembleia, reunio ou por escrito. A assembleia muito mais formal, burocrtica e cara que as demais, pelo fato de que a convocao deve ser feita por anncios publicados em meios de circulao. Assembleia Deve ser feita sempre que a Limitada tiver mais de 10 scios. Na prtica, todavia, quando se tem mais de 10 scios, institui-se uma Sociedade Annima, e no uma Limitada. Tal regramento est estabelecido no artigo 1072, 1o: Art. 1.072. As deliberaes dos scios, obedecido o disposto no art. 1.010, sero tomadas em reunio ou em assembleia, conforme previsto no contrato social, devendo ser convocadas pelos administradores nos casos previstos em lei ou no contrato.

1 A deliberao em assembleia ser obrigatria se o nmero dos scios for superior a dez. Art. 1.010. Quando, por lei ou pelo contrato social, competir aos scios decidir sobre os negcios da sociedade, as deliberaes sero tomadas por maioria de votos, contados segundo o valor das quotas de cada um. 1 Para formao da maioria absoluta so necessrios votos correspondentes a mais de metade do capital. 2 Prevalece a deciso sufragada por maior nmero de scios no caso de empate, e, se este persistir, decidir o juiz. 3 Responde por perdas e danos o scio que, tendo em alguma operao interesse contrrio ao da sociedade, participar da deliberao que a aprove graas a seu voto.

Art. 1.078. A assembleia dos scios deve realizar-se ao menos uma vez por ano, nos quatro meses seguintes ao trmino do exerccio social, com o objetivo de: I tomar as contas dos administradores e deliberar sobre o balano patrimonial e o de resultado econmico; II designar administradores, quando for o caso; III tratar de qualquer outro assunto constante da ordem do dia. Entende-se da leitura de tal dispositivo que sempre da tomada de contas seria necessria uma assembleia. Todavia, o entendimento geral de que nos casos em que o contrato social permita, pode-se tomar as contas dos scios por meio de reunio, pelo fato de que isso facilita o funcionamento da sociedade. DISSOLUO PARCIAL DA SOCIEDADE Desenvolvimento Histrico A constituio de uma sociedade pressupe que no momento zero haja a vontade e liberdade das partes para faz-lo. Todavia, com o passar do tempo, a sociedade tem xito no exerccio de suas atividades, mas, ainda que tenha sido instituda a sociedade por prazo indeterminado, ocorre por muitas vezes que um dos scios deseje sair da mesma. O que fazer ento? Por um lado, no se pode obrigar o scio a permanecer ligado sociedade. Todavia, a sada do scio pode resultar numa perda de capital para a sociedade. Nos contratos por prazo indeterminado, quando um dos contratantes no mais deseja o vnculo, h a extino. Todavia, podem ser as sociedades consideradas contratos, prevalecendo os aspectos da vontade e da liberdade? Esse lado contratual da constituio das sociedades era vigente na poca da criao do Cdigo Comercial, em 1850:

Artigo 335 do antigo Cdigo Comercial: Artigo 335 as sociedades reputam-se dissolvidas: (...) 5- Por vontade de um dos scios, sendo a sociedade celebrada por tempo indeterminado. Os juzes passam a perceber que h algo mais a ser protegido alm do interesse individual dos scios. Comea-se a entender que o scio deve ter a possibilidade de se retirar da sociedade sem que haja a consequente liquidao da mesma. A jurisprudncia vai construindo tal compatibilizao aos poucos, estipulando que o scio que queira sair o faa, levando consigo a sua parte. Havia, no Cdigo Comercial a lei especfica de Sociedades Limitadas e uma parte geral a respeito das sociedades, sendo que ambas eram aplicadas. Artigo 15, Decreto 3.708 de 1919: Artigo 15 Assiste aos scios que divergirem da alterao do contrato social a faculdade de se retirarem da sociedade, obtendo reembolso da quantia correspondente ao seu capital, na proporo do ltimo balano aprovado. De acordo com esse dispositivo, os haveres so calculados de acordo com a quantia correspondente ao seu capital, na proporo do ltimo balano aprovado. Todavia, caso a extino fosse dada nos termos do artigo 335 os haveres seriam estabelecidos como se a sociedade tivesse sido extinta, gerando um montante maior de capital do que na aplicao do artigo 15 do Decreto de Limitadas. Todavia, o artigo 335 culmina na extino da sociedade enquanto o 15 no, mas apenas em uma alterao contratual. A soluo adotada pelo doutrina teve como base a ideia de que quem pede mais, pode contentar-se com menos. Assim, entrava-se com ao com base no artigo 335, de dissoluo total da sociedade, mas podia ser decidida por dissoluo apenas parcial, calculando-se os haveres com base na dissoluo total. O Cdigo Civil de 2002 Parte Especfica: Art. 1.077. Quando houver modificao do contrato, fuso da sociedade, incorporao de outra, ou dela por outra, ter o scio que dissentiu o direito de retirar-se da sociedade, nos trinta dias subsequentes reunio, aplicando- se, no silncio do contrato social antes vigente, o disposto no art. 1.031. Art. 1.053. A sociedade limitada rege-se, nas omisses deste Captulo, pelas normas da sociedade simples. Pargrafo nico. O contrato social poder prever a regncia supletiva da sociedade limitada pelas normas da sociedade annima.

Parte Geral: Art. 1.029. Alm dos casos previstos na lei ou no contrato, qualquer scio pode retirar-se da sociedade; se de prazo indeterminado, mediante notificao aos demais scios, com antecedncia mnima de sessenta dias; se de prazo determinado, provando judicialmente justa causa. Pargrafo nico. Nos trinta dias subsequentes notificao, podem os demais scios optar pela dissoluo da sociedade.

Na maioria das pequenas e mdias empresas extremamente importante a figura do scio, que geralmente tambm o administrador. Suponha-se um srio desentendimento entre os scios de uma Limitada, sendo que dois scios unam-se contra um terceiro que est atuando de forma prejudicial ao desenvolvimento da sociedade. A possibilidade vivel a excluso do scio, com a apurao dos devidos haveres e a alterao contratual referente excluso. Anteriormente, todo o procedimento se dava sem a atuao do juiz, simplesmente pelo registro do novo contrato social na junta. Caso o excludo pleiteasse seu retorno sociedade, dificilmente o juiz julgaria seu pedido procedente. Todavia, havia uma srie de problemas: os haveres do scio no eram devidamente apurados na prtica e, caso ele entrasse com recurso, as despesas eram por ele mesmo financiadas, ao contrario dos dois outros scios, que se utilizavam do capital da sociedade. O Cdigo Civil de 2002 Art. 1.085. Ressalvado o disposto no art. 1.030, quando a maioria dos scios, representativa de mais da metade do capital social, entender que um ou mais scios esto pondo em risco a continuidade da empresa, em virtude de atos de inegvel gravidade, poder exclu-los da sociedade, mediante alterao do contrato social, desde que prevista neste a excluso por justa causa. Pargrafo nico. A excluso somente poder ser determinada em reunio ou assembleia especialmente convocada para esse fim, ciente o acusado em tempo hbil para permitir seu comparecimento e o exerccio do direito de defesa. Observao: No caput do artigo 1085 h a estipulao de voto por cabea (maioria dos scios) e por percentual do capital social (mais da metade do capital social). A jurisprudncia e a prtica tem atuado como se tal problemtica

EXCLUSO DE SCIO

fosse inexistente. Assim, caso no haja a previso no contrato social a nica forma de excluso se d por meio de determinao judicial. Ademais, nos termos do paragrafo nico o scio no pode mais simplesmente ser excludo. O problema que isso enseja que o scio acusado geralmente entra com pedido de liminar para permanecer na sociedade at que se chegue a um acordo. COMENTRIOS A OUTROS DISPOSITIVOS DO CDIGO Cesso de quotas: Art. 1.057. Na omisso do contrato, o scio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem seja scio, independentemente de audincia dos outros, ou a estranho, se no houver oposio de titulares de mais de um quarto do capital social. Na omisso do contrato, possvel ceder tanto para quem j scio quanto para quem estranho? A professora entende que sim. Eleio de membro do conselho fiscal: No obrigatria a existncia do Conselho Fiscal na Sociedade Limitada. Caso ele exista, aplica-se o artigo 1066: Art. 1.066. Sem prejuzo dos poderes da assembleia dos scios, pode o contrato instituir conselho fiscal composto de trs ou mais membros e respectivos suplentes, scios ou no, residentes no Pas, eleitos na assembleia anual prevista no art. 1.078. 1 No podem fazer parte do conselho fiscal, alm dos inelegveis enumerados no 1 do art. 1.011, os membros dos demais rgos da sociedade ou de outra por ela controlada, os empregados de quaisquer delas ou dos respectivos administradores, o cnjuge ou parente destes at o terceiro grau. 2 assegurado aos scios minoritrios, que representarem pelo menos um quinto do capital social, o direito de eleger, separadamente, um dos membros do conselho fiscal e o respectivo suplente. Pedido de convocao de reunio ou assembleia: Art. 1.073. A reunio ou a assembleia podem tambm ser convocadas: I por scio, quando os administradores retardarem a convocao, por mais de sessenta dias, nos casos previstos em lei ou no contrato, ou por titulares de mais de um quinto

do capital, quando no atendido, no prazo de oito dias, pedido de convocao fundamentado, com indicao das matrias a serem tratadas; II pelo conselho fiscal, se houver, nos casos a que se refere o inciso V do art. 1.069. Bloqueio de administrados scio, nomeado no contrato: Art. 1.063. O exerccio do cargo de administrador cessa pela destituio, em qualquer tempo, do titular, ou pelo trmino do prazo se, fixado no contrato ou em ato separado, no houver reconduo. 1 Tratando-se de scio nomeado administrador no contrato, sua destituio somente se opera pela aprovao de titulares de quotas correspondentes, no mnimo, a dois teros do capital social, salvo disposio contratual diversa. 2 A cessao do exerccio do cargo de administrador deve ser averbada no registro competente, mediante requerimento apresentado nos dez dias seguintes ao da ocorrncia. 3 A renncia de administrador torna-se eficaz, em relao sociedade, desde o momento em que esta toma conhecimento da comunicao escrita do renunciante; e, em relao a terceiros, aps a averbao e publicao. Bloqueio de administradores no-scios: Art. 1.061. Se o contrato permitir administradores no scios, a designao deles depender de aprovao da unanimidade dos scios, enquanto o capital no estiver integralizado, e de dois teros, no mnimo, aps a integralizao. Parte geral Semestre II 2012 ADMINISTRAO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS OU EMPRESARIAIS (Artigos 1.010 a 1.021 do Cdigo Civil) O escopo da sociedade o lucro. Para tanto, faz-se necessria a organizao. Mas como organizar? Entra aqui a ideia de administrao como conduo das atividades sociais.

ESCOPO

LUCRO Capacidade de presentar a empresa

ORGANIZAO

Externa Contratos ADMINISTRAO Interna Hierarquia Cultura A administrao possui duas dimenses, uma interna e uma externa. A dimenso interna tem muitas vezes a ver com a cultura empresarial, o que acaba refletindo no mbito jurdico, sendo que arranjos - jurdicos e no jurdicos visam manuteno da mesma. A administrao interna visa a organizao hierrquica, que determina quem decide dentro da empresa. No contrato social est explcito quem pode presentar a sociedade, vinculando-a. O problema reside na situao em que o indivduo aja alm dos poderes a ele delegados: vincula-se ou no a companhia? Remete-se aqui ao Decreto 3708/19 (Lei das Limitadas), norma j revoada, mas cuja racionalidade a mesma da atual: Art. 10 - Os scios-gerentes ou que derem o nome firma no respondem pessoalmente pelas obrigaes contradas em nome da sociedade, mas respondem para com esta e para com terceiros solidria e ilimitadamente pelo excesso de mandato e pelos atos praticados com violao do contrato ou da lei. Art. 13 - O uso da firma cabe aos scios-gerentes; se, porm, for omisso o contrato, todos os scios dela podero usar. lcito aos gerentes delegar o uso da firma somente quando o contrato no contiver clusula que se oponha a essa delegao. Tal delegao, contra disposio do contrato, d ao scio que a fizer pessoalmente a responsabilidade das obrigaes contradas pelo substituto, sem que possa reclamar da sociedade mais do que a sua parte das vantagens auferidas do negcio. Art. 14 - As sociedades por quotas, de responsabilidade limitada, respondero pelos compromissos assumidos pelos gerentes, ainda que sem o uso da firma social, se forem tais compromissos contrados em seu nome ou proveito, nos limites dos poderes da gerncia.

H a responsabilidade do administrador, solidria da sociedade, quando ele no age dentro da lei ou do contrato. Em alguns casos, razovel que o terceiro tome medidas antes de contratar com a empresa, visando a criao de confiana e a segurana do trfico, atravs, por exemplo, da verificao das estipulaes do contrato social. Isso denomina-se Teoria da Aparncia. O Cdigo Civil de 2002 Art. 47. Obrigam a pessoa jurdica os atos dos administradores, exercidos nos limites de seus poderes definidos no ato constitutivo. Art. 1.015 Pargrafo nico. O excesso por parte dos administradores somente pode ser oposto a terceiros se ocorrer pelo menos uma das seguintes hipteses: I se a limitao de poderes estiver inscrita ou averbada no registro prprio (contrato social) da sociedade; II provando-se que era conhecida do terceiro; III tratando-se de operao evidentemente estranha aos negcios da sociedade. Observao: os termos do artigo 1.015 no determinam o fim da teoria da aparncia. A dimenso externa parte do pressuposto de que ningum faz lucro sozinho, que h um leque de relaes da empresa com terceiros, os denominados arranjos contratuais. Aqui, discute-se quem tem competncia para presentar a sociedade, mas no apenas isso. A questo reside a respeito de a quem os administradores devem atentar no exerccio de sua funo: aos scios ou sociedade? SCIOS SOCIEDADE TERCEIROS

ADMINISTRADORES

Com o desenvolvimento da ideia de pessoa jurdica, tem-se paralela a ela a teoria organicista. Esta elabora a pessoa jurdica como ente autnomo e possuidor de rgos prprios, no estando to ligada aos scios, mas administrao. A ideia central de tal teoria est em organizar a administrao da pessoa jurdica atravs de seus rgos (Pontes de Miranda).

Os administradores devem perseguir o direito dos scios? Na ideia norte- americana sim, os administradores esto administrando um patrimnio que dos scios. No Brasil, a relao entre administradores e scios no direta. Premissas para o entendimento da matria de Administrao de Sociedades Art. 1.053. A sociedade limitada rege-se, nas omisses deste Captulo, pelas normas da sociedade simples. Pargrafo nico. O contrato social poder prever a regncia supletiva da sociedade limitada pelas normas da sociedade annima. Scio nomeado Nomeao: do capital Art. 1076 c/c administrador no contrato social [trata-se de alterao 1071, V social contratual] Scio nomeado administrador em ato separado Destituio: 2/3 do capital social Nomeao e destituio por mais da metade do capital social Art. 1.061 Administrador no scio Nomeao: 2/3 do capital nomeado no contrato social social [aps integralizao] Destituio: mais da metade Art. 1.076, II c/c do capital social 1.071, III Administrador no scio nomeado em ato separado Nomeao: 2/3 do capital Art. 1.061 social [aps a integralizao] Destituio: maioria do capital social Art. 1.076, II c/c 1.071, III art. 1.063, 1 *** Art. 1.076, II c/c 1.071, II e III

Dispositivos Gerais da Administrao Art. 1.011. O administrador da sociedade dever ter, no exerccio de suas funes, o cuidado e a diligncia que todo homem ativo e probo costuma empregar na administrao de seus prprios negcios.

O administrados deve agir sempre dentro da lei ou das determinaes do contrato social. Ademais, responde quando agir de forma culposa e quando no agir como um homem ativo e probo. Todavia, h a questo a respeito de como se define um homem ativo e probo como padro de culpabilidade (mesmo no caso das S/A). Art. 1.011 - 1 No podem ser administradores, alm das pessoas impedidas por lei especial, os condenados a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos pblicos; ou por crime falimentar, de prevaricao, peita ou suborno, concusso, peculato; ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra as normas de defesa da concorrncia, contra as relaes de consumo, a f pblica ou a propriedade, enquanto perdurarem os efeitos da condenao. 2 Aplicam-se atividade dos administradores, no que couber, as disposies concernentes ao mandato. Art. 1.012. O administrador, nomeado por instrumento em separado, deve averb-lo margem da inscrio da sociedade, e, pelos atos que praticar, antes de requerer a averbao, responde pessoal e solidariamente com a sociedade. ( uma formalidade de alta relevncia) Art. 1.013. A administrao da sociedade, nada dispondo o contrato social, compete separadamente a cada um dos scios. 1 Se a administrao competir separadamente a vrios administradores, cada um pode impugnar operao pretendida por outro, cabendo a deciso aos scios, por maioria de votos. (h a aproximao entre a figura do scio e a do administrador) 2 Responde por perdas e danos perante a sociedade o administrador que realizar operaes, sabendo ou devendo saber que estava agindo em desacordo com a maioria. (como auferir a vontade da maioria um problema na aplicabilidade de tal artigo) Art. 1.014. Nos atos de competncia conjunta de vrios administradores, torna-se necessrio o concurso de todos, salvo nos casos urgentes, em que a omisso ou retardo das providncias possa ocasionar dano irreparvel ou grave. Na prtica, encontra-se no contrato ou estatuto social o estabelecimento de competncias, no obrigatrio (diretores financeiro, comercial, de RH, etc.). H tambm a especificao contratual de quem pode presentar a sociedade. Normalmente, coloca-se uma clusula determinando como se vincula a

sociedade perante terceiros (assinatura de uma, ou duas pessoas, como mais comum), o que algo bem especfico. As especificaes a respeito das competncias e da presentao so, todavia, diferentes e, na ausncia desta, h competncia conjunta dos administradores. Na ausncia da determinao de competncias, aplica-se o artigo 1.015: Art. 1.015. No silncio do contrato, os administradores podem praticar todos os atos pertinentes gesto da sociedade (atos ordinrios de gesto); no constituindo objeto social, a onerao ou a venda de bens imveis depende do que a maioria dos scios decidir. Art. 1.016. Os administradores respondem solidariamente perante a sociedade e os terceiros prejudicados, por culpa no desempenho de suas funes. (aqui, deve-se lembrar que o padro da culpa o do homem probo do artigo 1.011) H um questionamento a respeito de poder o scio ou administrador fazer parte da deliberao quando tenha interesses conflitantes ao da sociedade ou quando seja, no caso do primeiro, scio de outra sociedade, questo esta colocada no pargrafo nico do artigo 1.017: Art. 1.017. O administrador que, sem consentimento escrito dos scios, aplicar crditos ou bens sociais em proveito prprio ou de terceiros, ter de restitu-los sociedade, ou pagar o equivalente, com todos os lucros resultantes, e, se houver prejuzo, por ele tambm responder. Pargrafo nico. Fica sujeito s sanes o administrador que, tendo em qualquer operao interesse contrrio ao da sociedade, tome parte na correspondente deliberao. Pode-se impedir que o scio vote ou, considerando a ligao contratual existente entre as mais diversas sociedades e a existncia de interesses comerciais e concorrncia entre os mais distintos grupos, contratuais ou no (em busca de um aproveitamento de sinergias), deixar que o scio ou administrador aja para que depois, no caso de prejuzos comprovados, seja anulado o quanto decidido. Assim, entende-se com base em tal artigo que pode o administrador ou scio participar da deliberao, ficando o mesmo sujeito sano, no estando de fato proibida a participao. Todavia, o processo de anulao dos atos decididos transfere o nus da prova dos prejuzos, estando o ato apto a produzir efeitos at que sua anulao seja conseguida. A interpretao do artigo 1.019 deve ser sempre feita com base o no artigo 1.053, que exige qurum qualificado para as sociedades limitadas:

Art. 1.019. So irrevogveis os poderes do scio investido na administrao por clusula expressa do contrato social, salvo justa causa, reconhecida judicialmente, a pedido de qualquer dos scios. Pargrafo nico. So revogveis, a qualquer tempo, os poderes conferidos a scio por ato separado, ou a quem no seja scio. Art. 1.020. Os administradores so obrigados a prestar aos scios contas justificadas de sua administrao, e apresentar-lhes o inventrio anualmente, bem como o balano patrimonial e o de resultado econmico. O artigo 1.021 insere a problemtica da fiscalizao. Na sociedade limitada, que possui um carter mais individual, visa-se a garantia ao scio, independentemente a sua participao na sociedade amplo acesso a tudo. A professora entende que tal artigo a consolidao de uma linha jurisprudencial muito forte, aplicando-se sociedade limitadas. Art. 1.021. Salvo estipulao que determine poca prpria, o scio pode, a qualquer tempo, examinar os livros e documentos, e o estado da caixa e da carteira da sociedade. Da relao com terceiros Art. 1.022. A sociedade adquire direitos, assume obrigaes e procede judicialmente, por meio de administradores com poderes especiais, ou, no os havendo, por intermdio de qualquer administrador. Administrao - Parte especfica do CC sobre Sociedades Limitadas Em tese, no artigo 1.060 h a possibilidade de pessoa jurdica ser instituda como administradora de uma sociedade. Art. 1.060. A sociedade limitada administrada por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou em ato separado. Pargrafo nico. A administrao atribuda no contrato a todos os scios no se estende de pleno direito aos que posteriormente adquiram essa qualidade. Todavia, h que se considerar as disposies existentes na parte geral a respeito das sociedades simples, constantes no artigo 997, inciso VI, do CC: Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato

Atualmente, a junta no aceita uma pessoa jurdica como administradora de uma sociedade limitada, aplicando as disposies do artigo 997. Cabe, todavia, um questionamento, visto que a aplicao dos dispositivos da parte geral apenas se d subsidiariamente, nos casos em que no h regulamentao pela parte especial. Artigo 1.061 Qurum Artigo 1.062 Formalidades Nas S/A h um prazo de gesto enquanto nas limitadas pode haver prazo ou no, valendo o caput do artigo 1.063, lembrando que a destituio deve seguir o qurum (vide tabela). Os pargrafos 1o e 2o trazem a continuidade de responsabilizao do administrador perante terceiros na ausncia de averbao e publicao (no dirio oficial e em jornal de grande circulao). Art. 1.063. O exerccio do cargo de administrador cessa pela destituio, em qualquer tempo, do titular, ou pelo trmino do prazo se, fixado no contrato ou em ato separado, no houver reconduo 1o ... 2 A cessao do exerccio do cargo de administrador deve ser averbada no registro competente, mediante requerimento apresentado nos dez dias seguintes ao da ocorrncia. 3 A renncia de administrador torna-se eficaz, em relao sociedade, desde o momento em que esta toma conhecimento da comunicao escrita do renunciante; e, em relao a terceiros, aps a averbao e publicao. Artigo 1.064 Firma/Denominao Artigo 1.065 Balanos, etc. DESCONSIDERAO DA PERSONALIDADE JURDICA As sociedades (limitadas ou S/A) possuem responsabilidade limitada em relao aos scios, o que foi importante para o desenvolvimento do capitalismo, dado que os scios conseguem limitar o risco. No se pode levantar o vu da personalidade jurdica para se atingir o patrimnio dos scios, a no ser em casos de fraude, desvio de finalidade, etc.

escrito, particular ou pblico, que, alm de clusulas estipuladas pelas partes, mencionar: VI as pessoas naturais incumbidas da administrao da sociedade, e seus poderes e atribuies;

A partir dos anos 80, houve uma evoluo da desconsiderao da personalidade jurdica, que passou a ser aplicada indiscriminadamente, em especial nos anos 90, especialmente nas reas de tributrio, trabalhista e obrigaes normais com outras empresas. A rea trabalhista tem uma lgica diversa e dificultosa, em funo da impossibilidade de transferncia do risco ao empregado. Assim, no direito do trabalho realmente existe a facilidade da desconsiderao da personalidade jurdica, o que, na opinio da professora, parece razovel. No mbito das obrigaes normais com outras empresas ocorreu, de fato, um exagero, mas a partir de 2005/2006, as coisas voltam aos seus eixos, no sendo mais a personalidade jurdica desconsiderada com base na alegao de que a empresa contratante deveria ter analisado melhor o risco no momento da contratao. No direito tributrio, ocorre a mesma movimentao. Assim, nos ltimos anos, caso inexista fraude, desvio de finalidade (altas baixarias!!!), no h a desconsiderao da PJ.

Anda mungkin juga menyukai