Anda di halaman 1dari 3

Questes de Biologia do ENEM: Cdigo Gentico e Sntese de Protenas

www.BIOLOGIADIVERSA.com.br Prof. Paulo Roberto

1) (ENEM) Joo ficou intrigado com a grande quantidade de notcias envolvendo DNA: clonagem da ovelha Dolly,
terapia gnica, testes de paternidade, engenharia gentica, etc. Para conseguir entender as notcias, estudou a estrutura da molcula de DNA e seu funcionamento e analisou os dados do quadro a seguir.

Em I est representado o trecho de uma molcula de DNA. Observando o quadro, pode-se concluir que (A) a molcula de DNA formada por duas cadeias caracterizadas por sequncias de bases nitrogenadas. (B) na molcula de DNA, podem existir diferentes tipos de complementao de bases nitrogenadas. (C) a quantidade de A presente em uma das cadeias exatamente igual quantidade de A da cadeia complementar. (D) a quantidade de A presente em uma das cadeias exatamente igual quantidade de A da cadeia complementar. (E) no processo de mitose, cada molcula de DNA d origem a 4 molculas de DNA exatamente iguais.

2) (ENEM)

A identificao da estrutura do DNA foi fundamental para compreender seu papel na continuidade da

vida. Na dcada de 1950, um estudo pioneiro determinou a proporo das bases nitrogenadas que compem molculas de DNA de vrias espcies.

Exemplos de materiais analisados Espermatozoide humano Fgado humano Medula ssea de rato Espermatozoide de ourio-do-mar Plntulas de trigo Bactria E. coli

BASES NITROGENADAS Adenina Guanina Citosina Timina 30,7% 30,4% 28,6% 32,8% 27,9% 26,1% 19,3% 19,5% 21,4% 17,7% 21,8% 24,8% 18,8% 19,9% 21,5% 18,4% 22,7% 23,9% 31,2% 30,2% 28,5% 32,1% 27,6% 25,1%

A comparao das propores permitiu concluir que ocorre emparelhamento entre as bases nitrogenadas e que elas formam (A) pares de mesmo tipo em todas as espcies, evidenciando a universalidade da estrutura do DNA.
Pgina 1 de 3

Questes de Biologia do ENEM: Cdigo Gentico e Sntese de Protenas


www.BIOLOGIADIVERSA.com.br Prof. Paulo Roberto
(B) pares diferentes de acordo com a espcie considerada, o que garante a diversidade da vida. (C) pares diferentes em diferentes clulas de uma espcie, como resultado da diferenciao celular. (D) pares especficos apenas nos gametas, pois essas clulas so responsveis pela perpetuao das espcies. (E) pares especficos somente nas bactrias, pois esses organismos so formados por uma nica clula.

3) (ENEM 2008)

Define-se genoma como o conjunto de todo o material gentico de uma espcie, que, na maioria

dos casos, so as molculas de DNA. Durante muito tempo, especulou-se sobre a possvel relao entre o tamanho do genoma - medido pelo nmero de pares de bases (pb) -, o nmero de protenas produzidas e a complexidade do organismo. As primeiras respostas comeam a aparecer e j deixam claro que essa relao no existe, como mostra a tabela a seguir.

Tamanho Nome Espcie comum do genoma (pb) Olyza sativa Mus musculus Homo Sapiens Rattus novergicos Arroz Camundongo Homem Rato 5.000.000.000 3.454.200.000 3.400.000.000 2.900.000.000 180.000.000 224.181 249.081 459.114 109.077 86.255 estimado descritas N de protenas

Drosophila melanogaster Mosca-da-fruta

Internet: <www.cbs.dtu.dk> e <www.ncbi.nim.nih.gov>

De acordo com as informaes do texto, (A) o conjunto de genes de um organismo define o seu DNA. (B) a produo de protenas no est vinculada molcula de DNA. (C) o tamanho do genoma no diretamente proporcional ao nmero de protenas produzidas pelo organismo. (D) quanto mais complexo o organismo, maior o tamanho de seu genoma. (E) genomas com mais de um bilho de pares de bases so encontrados apenas nos seres vertebrados.

4) (ENEM 2009)

A figura seguinte representa um modelo de transmisso da informao gentica nos sistemas biolgicos. No fim do processo, que inclui a replicao, a transcrio e a traduo, h trs formas proteicas diferentes denominadas a, b e c.

Depreende-se do modelo que


Pgina 2 de 3

Questes de Biologia do ENEM: Cdigo Gentico e Sntese de Protenas


www.BIOLOGIADIVERSA.com.br Prof. Paulo Roberto
(A) a nica molcula que participa da produo de protenas o DNA. (B) o fluxo de informao gentica, nos sistemas biolgicos, unidirecional. (C) as fontes de informao ativas durante o processo de transcrio so as protenas. (D) possvel obter diferentes variantes proteicas a partir de um mesmo produto de transcrio. (E) a molcula de DNA possui forma circular e as demais molculas possuem forma de fita simples linearizadas.

5) (ENEM 2011)

Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos j ouviram em algum

momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porm, foi apenas em 1952, um ano antes da descrio do modelo do DNA em dupla hlice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dvidas que o DNA material gentico. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molcula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molcula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando istopos pesados de nitrognio que foram incorporados s bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicao da molcula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa bsica o rompimento das pontes de hidrognio entre as bases nitrogenadas.
GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introduo Gentica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Considerando a estrutura da molcula de DNA e a posio das pontes de hidrognio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicao dessa molcula levaram concluso de que

(A) a replicao do DNA conservativa, isto , a fita dupla filha recm-sintetizada e o filamento parental conservado. (B) a replicao de DNA dispersiva, isto , as fitas filhas contm DNA recm-sintetizado e parentais em cada uma das fitas. (C) a replicao semiconservativa, isto , as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recm-sintetizada. (D) a replicao do DNA conservativa, isto , as fitas filhas consistem de molculas de DNA parental. (E) a replicao semiconservativa, isto , as fitas filhas consistem de uma fita molde e uma fita codificadora.

GABARITO
1 A 2 A 3 C 4 D 5 C

Pgina 3 de 3

Anda mungkin juga menyukai