Anda di halaman 1dari 5

GS SF6 APLICAO EM BARRAMENTOS E DISJUNTORES

Vitor T. Correia; Wellyngton Moralles Universidade Federal do Paran

Resumo Este trabalho tem por objetivo apresentar as aplicaes do gs hexafluoreto de enxofre em equipamentos eltricos de alta tenso. Palavras-chave: Hexafluoreto de Enxofre. Barramentos. Disjuntores. Alta e Mdia Tenso. O GS HEXAFLUORETO ENXOFRE (SF6) DE

O SF6 um gs incombustvel, incolor, inodoro, quimicamente estvel e inerte at cerca de 500C, tendo, portanto, um comportamento semelhante ao de um gs nobre. Isto significa que na temperatura ambiente no reage com qualquer outra substncia. Esta estabilidade vem do arranjo simtrico de seis tomos de fluoreto ao redor do tomo de enxofre central (Figura 1) e essa estabilidade que o torna um excelente dieltrico. formado por uma reao qumica entre enxofre fundido e gs x.

SF6 (com uma menor frao de oxignio pode causar asfixia). , aproximadamente, seis vezes mais pesado que o ar. presso atmosfrica normal, o SF6 tem uma constante dieltrica 2,5 vezes maior que a do ar. Normalmente o gs usado a uma presso de valor equivalente a 5 vezes a presso atmosfrica. Nesta presso, a sua capacidade dieltrica dez vezes maior que a do ar. A extino do arco pelo SF6 ocorre devido sua forte eletronegatividade. Isso significa que as molculas do gs capturam eltrons livres e geram ons negativos pesados que no se movem rapidamente. Aplicaes do SF6 em Equipamentos Eltricos O SF6 usado como um gs isolante em subestaes, como um isolador e meio refrescante em transformadores e como um isolador e extintor de arco eltrico em disjuntores para aplicaes de alta e mdia tenso. Estes so sistemas fechados que esto extremamente seguros e livres de improvveis fugas. ARCO ELTRICO O processo de interrupo de uma corrente normalmente resulta na formao de um arco eltrico entre os contatos recm separados. O fenmeno do arco eltrico libera rapidamente uma grande quantidade de energia, e este o maior desafio existente durante a interrupo de uma corrente eltrica atravs de um disjuntor.

Figura 1 Estrutura Atmica do Gs SF6

O SF6 puro no venenoso, no havendo perigo na sua inalao at em mistura de 20% de oxignio e 80% de

O processo de formao de um arco eltrico durante a interrupo de energia eltrica se d seguinte forma: a) Circuito fechado, circulao normal de corrente. A presso dos eletrodos reduz acentuadamente a resistncia de contato.

eltrons que saem do ctodo com direo ao nodo.

Figura 4 Momento logo aps a separao dos eletrodos

Figura 2 Circuito Fechado

d) Com a crescente separao dos eletrodos, e por um processo de conveno trmica, o arco se alonga, esfria, as colises entre partculas diminuem e o arco termina por se extinguir (Figura 6).

b) A presso entre os eletrodos diminui, a corrente passa a circular por rugosidades das superfcies dos contatos. Como a rea de contato agora diminuta, nos pontos de interligao entre os eletrodos h um forte aquecimento por efeito Joule.

Figura 5 Arco Eltrico

Figura 3 Momento da separao

Figura 6 Eletrodos aps o Arco Eltrico

c) A alta temperatura existente no momento pr-separao faz com que se inicie um processo de termoemisso de eltrons, que ir dar incio ionizao do meio dieltrico. No momento ps separao, o campo eltrico aumenta consideravelmente, acelerando ainda mais os eltrons liberados por termoemisso. Os eltrons acelerados iro colidir com os tomos e molculas do dieltrico, ionizando este meio atravs de choques de partculas. Com o meio ionizado, est formado o caminho de conduo da corrente do arco. Esta corrente constituda de

DISJUNTORES A SF6 O hexafluoreto de enxofre, SF6, foi sintetizado pela primeira vez em 1904 e somente em 1930 esse gs encontrou aplicao como meio isolante em transformadores. Foi no final da dcada de 1940 que teve incio o desenvolvimento de disjuntores e chaves de abertura em carga utilizando o SF6 como dieltrico aps intensivas pesquisas onde ficou comprovado que o mesmo possui propriedades fsicas e qumicas que o torna excelente meio isolante e extintor. No momento, os disjuntores mais utilizados em extra-alta tenso so os

que possuem o ar comprimido e o SF6 como meio de extino. Esta posio de liderana se deve principalmente sua rapidez de atuao (dois ciclos) e alta capacidade de recuperao dieltrica do meio de extino. Os disjuntores a SF6 esto tomando posio de destaque nas aplicaes nos sistemas de potncia devido experincia operacional bem sucedida. Nas tenses de 138kV, 230kV, 326kV, 550kV e 800kV onde esses disjuntores encontram as maiores aplicaes. importante enfatizar que a caracterstica de eletronegatividade do SF6 favorece a ocorrncia de uma rpida recuperao dieltrica, reduzindo a possibilidade de restabelecimento do arco. Devido a esta caracterstica, disjuntores a SF6 so os mais indicados para abertura de linhas em vazio em alta e extra-alta tenso. Na manobra de bancos de capacitores, onde a caracterstica do disjuntor ter muito baixa probabilidade de restabelecimento muito importante, esse tipo de disjuntor tambm tem sido recomendado. A figura abaixo apresenta uma comparao da tenso suportvel do SF6 a 1 bar e 5 bar de presso com a do ar e do vcuo em funo da distncia de isolamento. Nesta figura pode-se observar a superioridade do desempenho do SF6 como dieltrico a 5 bar de presso em relao aos dois outros.

Figura 7 Caracterstica dieltrica de diferentes isolantes

Os disjuntores de dupla presso formaram a primeira gerao dos disjuntores a SF6. Em virtude de suas dificuldades operacionais e da complexidade mecnica do seu projeto, hoje esto praticamente fora de linha de produo. Este tipo de disjuntor constitudo de dois circuitos de presso. Um de alta presso de SF6, aproximadamente 16 bars, geralmente localizado na parte superior do equipamento e outro de baixa presso, aproximadamente 3 bars. O gs injetado a alta presso, atravs de vlvulas, do reservatrio intermedirio de presso para os locais de contato extinguindo o arco, o que feito em sincronismo com a abertura destes contatos pelo mecanismo de transmisso. O gs, agora localizado no lado de baixa presso, bombeado para o lado de alta presso atravs de um compressor. Devido s suas caractersticas construtivas, este tipo de disjuntor possui uma alta potncia de interrupo. Os disjuntores de presso nica constituem uma simplificao dos disjuntores de dupla presso e foram desenvolvidos em fins da dcada de 60. Nesta concepo, o gs fica confinado em um sistema fechado com presso nica variando entre 6 e 8 bar, a depender dos requisitos de abertura especificados. Nos disjuntores tipo puffer autocompresso, quando os contatos comeam a abrir, o pisto provoca, por causa do movimento de abertura, uma ligeira compresso de SF6 dentro da cmara de compresso. O arco se forma entre os contatos. O pisto continua seu curso. Uma pequena quantidade de gs, canalizado pelo duto isolante, injetado sobre o arco. A distncia entre os dois contatos de arco desvia-se ento o

suficiente para que na passagem de corrente pelo zero esta seja interrompida de modo definitivo em funo das qualidades dieltricas do gs. As partes mveis terminam seu curso enquanto que a injeo de gs frio continua at o momento da abertura completa dos contatos. A figura 8 ilustra o princpio de funcionamento desse disjuntor.
Figura 9 Partes componentes do disjuntor tipo SF6

Figura 8 Princpio de funcionamento do disjuntor puffer - autocompresso

Fazendo uma comparao de desempenho do resfriamento do arco eltrico de disjuntores que utilizam outro meio de resfriamento e os disjuntores SF6, observa-se que em disjuntores comuns (a gs ou a leo) utilizam-se meios para resfriar o arco eltrico. Com este processo, o arco eltrico tem sua energia retirada, a fim de evitar o estabelecimento da tenso aps a passagem da corrente pelo zero. Nesse procedimento, o arco eltrico, devido alta temperatura, altera o meio de extino a cada nova manobra. Em disjuntores a SF6, o gs decomposto pode reagir com as partes internas dos terminais de chaveamento. Deve-se tomar cuidado para que o vapor dgua no chegue ao interior do plo do disjuntor, pois a combinao de materiais do plo, vapor dgua e SF6 em decomposio possibilita a formao de ligaes corrosivas como cido fluordrico, que, sob certas circunstncias, causa alteraes prejudiciais das superfcies de contato e de alguns isoladores.

Em resumo, a recuperao dieltrica do dissjuntor, durante a interrupo de correntes anormais, principalmente as de natureza capacitiva, tem uma forte dependncia com o meio de extino de arco. Portanto, para garantir o sucesso da abertura de uma linha sem carga, pelo menos dois aspectos devero estar bem quantificados e conhecidos: a suportabilidade dieltrica do disjuntor e as solicitaes impostas pelo sistema a esse equipamento durante o chaveamento. A escolha do tipo de disjuntor mais adequado para essa manobra est ligada ao sistema onde o mesmo aplicado e aos esforos que devem surgir durante o chaveamento. As variveis importantes a serem levadas em considerao na escolha deste disjuntor so principalmente o custo e a confiabilidade do sistema. Se for possvel assegurar uma boa performance do equipamento nas manobras as quais o disjuntor est destinado, com um tipo menos dispensoso, porm seguro, este equipamento deve ser escolhido de modo a garantir tambm a modicidade tarifria para o consumidor final. Aplicao em barramentos Uma outra aplicao do SF6 o isolamento de subestaes blindadas que permite consideravel reduo da rea ocupada a instalao de uma subestao blindada pode ser determinada pela inexistencia de rea suficientemente ampla em um centro urbano.

[2]http://www.estv.ipv.pt/PaginasPessoai

s/lpestana/textos%20de%20alunos%5CS F6.htm [3]http://www.pmellovix.xpg.com.br/ele 03687/ele03687capitulo01.pdf

Fotografia area da regio onde est instalada a SE Centro (SP)

Numa subestao blindada todas as partes energizadas so protegidas por uma blindagem metlica, que conter os disjuntores, chaves, TC's, TPs, barramentos, etc. As partes energizadas so isoladas da blindagem por isoladores de resina sinttica (ou outro material adequado) e SF6 presso de cerca de 3 bars. Vlvulas especiais permitem detectar escapamento de gs, e possibilitam efetuar manuteno nos equipamentos sem necessidade de remover grandes quantidades de gs.

Barramento da SE Miguel Reale, isolado a gs SF6

BIBLIOGRAFIA

[1] DAJUZ, Ary. Equipamentos Eltricos especificao e aplicao em subestaes de alta tenso. Furnas,1985.

Anda mungkin juga menyukai