Anda di halaman 1dari 9

Biologia | Unidade 5 Regulao nos seres vivos

Regulao nervosa e hormonal em animais Qualquer fator que condicione a sobrevivncia de um organismo designado por fator limitante. A temperatura e a salinidade so consideradas fatores limitantes, uma vez que qualquer alterao da temperatura ou da presso osmtica do meio interno condiciona o funcionamento do organismo. A manuteno das condies do meio interno dentro de limites suportveis para a sobrevivncia das clulas, bem como a situao de equilbrio dinmico da recorrente, designa-se por homeostasia. Sistema Nervoso O sistema nervoso permite a integrao das informaes provenientes tanto dos recetores sensoriais que captam estmulos do meio exterior, como dos diferentes rgos do organismo, usando-as para controlar a fisiologia e funcionamento do organismo. Sistema nervoso central (processamento e integrao de informaes) Encfalo: bolbo raquidiano; crebro; cerebelo.

Medula espinal.

Sistema nervoso perifrico (conduo de informaes entre os rgos recetores de estmulos, o SNC e os rgos efectores) Nervos: nervos cranianos; nervos raquidianos. Gnglios. A unidade bsica do sistema nervoso o neurnio, clula nervosa onde se distinguem trs zonas: corpo celular, onde se localiza o ncleo e a maior parte do citoplasma com os restantes organelos; dendrites, ramificaes citoplasmticas que recebem o impulso nervoso de outros neurnios ou dos rgos recetores; axnio, prolongamento citoplasmtico e com ramificaes terminais que conduz o impulso e o transmite a outro neurnio, a uma clula muscular ou a uma clula glandular.

Biologia | Unidade 5 Regulao nos seres vivos


O axnio de um neurnio constitui uma fibra nervosa. Os nervos so constitudos por conjuntos de fibras nervosas organizadas em feixes que, por sua vez, esto revestidos por um tecido onde circulam vasos sanguneos. Estmulo (externo ou interno) Recetores Sensoriais (captam o estmulo) Neurnios Sensitivos (transmitem a informao para os centros nervosos) Centros Nervosos (os neurnios de associao integram a informao e preparam uma resposta) Neurnios Motores (transmitem a resposta para os rgos efectores) rgos Efectores (executam a resposta). Transmisso de mensagens nervosas A transmisso de mensagens nervosas ao longo do axnio feita atravs de um processo eltrico - impulso ou influxo nervoso. Nos neurnios existe uma desigual distribuio de ies negativos e positivos de um e do outro lado da membrana plasmtica, verificando-se uma maior concentrao de ies negativos no meio intracelular relativamente ao meio extracelular. Essa diferena faz com que a face interna da membrana seja negativa e a face externa positiva membrana polarizada. Esta diferena de potencial eltrico entre a face interna e a face externa da membrana do neurnio mantida pela bomba Na +/K+ constitui o potencial de repouso. Quando o neurnio estimulado, a permeabilidade da membrana aos ies Na + e K+ alterada, o que torna a sua face interna mais positiva relativamente externa despolarizao da membrana. Assim, na zona de atuao do estmulo ocorre uma inverso na polaridade da membrana, designada por potencial de ao, que se propaga de modo sequencial pelas zonas vizinhas medida que vai sendo restabelecida a polaridade nas zonas anteriores. A estimulao de um neurnio obedece lei do tudo ou nada. Isto significa que o estmulo tem de ter uma determinada intensidade para gerar um potencial de ao. O estmulo mnimo necessrio para desencadear um potencial de ao designa-se por estmulo limiar. A transmisso de mensagens nervosas entre neurnios ou entre um neurnio e um rgo efector feita atravs de um processo qumico sinapse. O axnio de um neurnio no contacta diretamente com as dendrites de outro axnio ou com a clula efectora, ocorrendo a transmisso do impulso nervoso numa zona designada por sinapse. Quando o impulso nervoso chega zona terminal do axnio, as vesculas sinpticas que contm neurotransmissores, substncias qumicas produzidas pelos neurnios, fundem-se com a membrana do neurnio pr-sinptico, lanando os neurotransmissores na fenda sinptica, por exocitose.

Biologia | Unidade 5 Regulao nos seres vivos


A membrana do neurnio ps-sinptico possui protenas recetoras para os neurotransmissores, que, ligando-se a eles, permitem a alterao da permeabilidade da membrana e a continuidade do impulso nesse neurnio ou o estmulo de um rgo efector. A transmisso das mensagens nervosas , pois, um processo eletroqumico. Sistema Hormonal A comunicao qumica assegurada pelo sistema hormonal, que promove a comunicao entre clulas e rgos distanciados. Esta comunicao assegurada por substncias qumicas mensageiras designadas por hormonas. Estas so sintetizadas por glndulas endcrinas que lanam as suas secrees diretamente no sangue. As hormonas vo atuar em clulas especficas, as clulas-alvo, que possuem uma estrutura complementar estrutura das hormonas, desencadeando respostas diversas. Estas interaes so geralmente reguladas por mecanismos de retroao negativa ou feedback negativo, processos em que a partir de um estmulo, que causa uma mudana, gerada uma resposta que cancela a ao desse estmulo. Coordenao Nervosa e Coordenao Hormonal Tanto o sistema nervoso como o sistema hormonal utilizam mensageiros qumicos. Porm, as clulas endcrinas lanam as hormonas na corrente sangunea e estas podem atuar num grande nmero de clulas, a grandes distncias, enquanto os neurotransmissores atuam nas clulas imediatamente contguas. A maior parte da mensagem nervosa de natureza eltrica e passa ao longo da clula, enquanto que a mensagem hormonal de natureza qumica e levada pela corrente sangunea. As razes anteriormente enumeradas implicam que a mensagem nervosa seja rpida e o seu efeito tenha durao curta, enquanto que a mensagem hormonal muito mais lenta e o seu efeito , em regra, mais duradouro. Coordenao neuro-hormonal A conexo entre o organismo e o crebro assegurada pelo complexo hipotlamo-hipfise. O hipotlamo recebe informaes de diferente provenincia e envia sinais hormonais diretamente para a hipfise. Esta responde atravs da produo de hormonas que atuam em diferentes partes do corpo, nomeadamente estimulando ou inibindo outras glndulas endcrinas. Na coordenao neuro-hormonal ocorre a transmisso de mensagens de natureza eletroqumica e hormonal, de forma coordenada, que desencadeiam respostas fundamentais para o controlo da homeostasia. Termorregulao

Biologia | Unidade 5 Regulao nos seres vivos


De acordo com o modo como reagem s variaes de temperatura do meio externo, os animais podem ser classificados em: Poiquilotrmicos: a temperatura corporal interna varia em funo da temperatura do meio exterior. Estes animais so tambm exotrmicos, uma vez que dependem de fontes exteriores de calor, como a radiao solar, para manter a temperatura interna do corpo dentro de limites tolerveis para a sobrevivncia das clulas.

Homeotrmicos: mantm a temperatura corporal interna sensivelmente constante, independentemente das variaes da temperatura do meio exterior verificadas dentro dos limites de tolerncia. Estes animais so tambm endotrmicos, pois conseguem regular a temperatura interna do seu corpo atravs da produo de calor ou da perda de calor.

Nos seres poiquilotrmicos, por exemplo nos Rpteis, as informaes transmitidas ao hipotlamo pelos recetores trmicos, relativas diminuio ou ao aumento da temperatura, conduzem procura por parte do animal de um local quente ou de um local fresco, respetivamente.

Nos seres homeotrmicos, como o Homem, o hipotlamo funciona semelhana de um termstato, isto , quando a temperatura baixa ou sobe acima de determinados valores, este desencadeia no organismo determinados mecanismos que contrariam a diminuio ou o aumento da temperatura interna. Atravs destes mecanismos de retroalimentao negativa, os efeitos produzidos atuam, no sentido de contrariar a causa que os originou, para restabelecer a homeostasia. Os organismos homeotrmicos apresentam vantagens relativamente aos organismos exotrmicos, pois conservam a sua atividade normal constante uma vez que no tm grandes oscilaes na sua temperatura corporal desde que as variaes exteriores no sejam extremas. Por sua vez, os organismos exotrmicos passam por perodos de inatividade e mesmo de torpor quando a temperatura do seu corpo demasiado baixa. Em contrapartida, a vantagem dos organismos homeotrmicos implica um metabolismo mais elevado e, portanto, uma necessidade maior de consumir alimentos. Termorregulao no organismo humano Estmulo Diminuio da Temperatur a rgo integrador do estmulo Hipotlamo rgo efector Capilares perifricos Resposta Vasoconstrio (contrao dos vasos sanguneos) Consequncia Menor dissipao de calor superfcie da

Biologia | Unidade 5 Regulao nos seres vivos

pele. Msculos eretores dos pelos Msculos esqueltico s Capilares perifricos Hipotlamo Glndulas sudorparas Reteno de ar quente junto superfcie da pele. Aumento da produo de calor. Maior dissipao de calor superfcie da pele. Queda da temperatura superfcie da pele.

Ereo dos pelos Contrao muscular (tremuras e arrepios) Vasodilatao (dilatao dos vasos sanguneos) Produo de suor (transpirao)

Aumento da Temperatur a

Como resultado de infees ou de outros processos patolgicos, a temperatura pode subir para valores anormais. Por vezes, necessrio intervir com medicao ou gua fria no sentido de ajudar a temperatura a baixar. Isto porque, quando a temperatura se aproxima dos 42C, os mecanismos de feedback negativo passam a mecanismos de feedback positivo. Isto , medida que a temperatura aumenta, os rgos efectores desenvolvem aes que, em vez de fazerem baixar a temperatura, pelo contrrio, fazerem-na aumentar ainda mais. Temperaturas elevadas alteram os processos vitais, nomeadamente a integridade de enzimas e protenas, podendo conduzir morte. Osmorregulao O conjunto de mecanismos que permitem a manuteno do equilbrio da concentrao da gua e dos solutos no meio interno e, por conseguinte, a manuteno dos valores de presso osmtica designam-se por osmorregulao. Os animais osmorreguladores mantm a presso osmtica do fluido intersticial independentemente das variaes da presso osmtica externa. Os animais osmoconformantes no controlam a sua presso osmtica interna, sendo o seu interior isotnico relativamente ao meio externo. Osmorregulao nos seres humanos O sistema urinrio tem como rgos centrais dois rins, de cada um dos quais parte um ureter que termina na bexiga. A urina produzida nos rins transportada pelos ureteres at bexiga, onde se acumula e periodicamente eliminada para o exterior, atravs da uretra, pelo orifcio urinrio.

Biologia | Unidade 5 Regulao nos seres vivos


Cada rim apresenta duas zonas concntricas, a mais externa designada zona cortical e a mais interna a zona medular. A zona medular rodeia uma cavidade chamada bacinete.

Ao microscpio possvel observar cerca de um milho de unidades funcionais, os nefrnios. Cada nefrnio inclui um tubo urinfero, unidade estrutural do rim, e uma rede de vasos sanguneos que se relacionam com esse tubo. O rim um rgo ricamente vascularizado cujos vasos sanguneos assumem especificidades ao nvel dos tubos urinferos. Assim, a cpsula de Bowman possui no seu interior um novelo de capilares, o glomrulo de Malpighi, que resulta da capilarizao de uma arterola que entra na cpsula e que, por isso, se chama arterola aferente. Os capilares do glomrulo voltam a reunir-se noutra arterola, que abandona a cpsula de Bowman, a arterola eferente. Toda a poro tubular do tubo urinfero, tubo contornado proximal, ansa de Henle e tubo contornado distal, abundantemente irrigada por capilares peritubulares. Vrios tubos urinferos drenam o seu contedo para um tubo chamado tubo coletor. A formao de urina ao nvel do nefrnio envolve vrios mecanismos: Filtrao Este processo ocorre na cpsula de Bowman devido existncia de uma elevada presso sangunea na rede capilar do glomrulo. Da filtrao resulta a formao do filtrado glomerular, cuja composio semelhante ao plasma. A filtrao faz-se do meio interno para o meio externo. Reabsoro Ao longo do nefrnio e tambm do tubo coletor feita uma reabsoro para a corrente sangunea de substncias teis ao organismo. Essa reabsoro pode ser total (glicose e aminocidos) ou parcial (gua e ies) podendo ocorrer quer por difuso quer por transporte ativo.

Biologia | Unidade 5 Regulao nos seres vivos


As clulas da poro descendente da ansa de Henle possuem membranas impermeveis aos sais e aos ies mas permeveis gua. A gua passa para o sangue por osmose fazendo aumentar a concentrao do filtrado glomerular. A poro ascendente da ansa de Henle impermevel gua mas permevel aos sais e aos ies. Os ies passam para o fluido intersticial por transporte ativo, fazendo aumentar a sua presso smotica. O tubo contornado distal volta a ser permevel gua e, como o fluido intersticial muito concentrado, a gua vai ser reabsorvida por osmose. Ao longo do tubo coletor so reabsorvidas ureia e gua. Secreo No tubo distal e no tubo coletor pode ocorrer a secreo ativa de certos ies a partir do plasma sanguneo para a urina. O sistema excretor possui um papel fundamental na osmorregulao uma vez que reabsorve gua e ies nas quantidades adequadas ao meio interno e mantm constante a concentrao dos fluidos corporais dentro dos limites desejveis. Por outro lado, a gua e outras substncias so eliminadas para o exterior quando se encontram em excesso. Ao da hormona ADH na osmorregulao Os osmorreceptores, situados no hipotlamo, captam alteraes do volume e da osmolaridade do sangue e estimulam a hipfise a libertar a hormona antidiurtica (ADH). Esta hormona atua em clulas-alvo dos tubos coletores do rim, fazendo aumentar a sua permeabilidade gua. Deste modo aumenta a reabsoro da mesma fazendo aumentar o volume de gua no plasma e diminuir a presso osmtica. A urina produzida , portanto mais concentrada e em menor quantidade. Baixa Ingesto de gua Diminuio do volume do plasma; Aumento da presso osmtica; Estimulao do hipotlamo; Elevada produo de ADH pela hipfise; Aumento da permeabilidade do tubo coletor; Aumento da reabsoro de gua; Aumento do volume do plasma; Diminuio da presso osmtica. Elevada Ingesto de gua Aumento do volume do plasma; Diminuio da presso osmtica; Inibio do hipotlamo; Baixa produo de ADH pela hipfise; Diminuio da permeabilidade do tubo coletor; Diminuio da reabsoro de gua; Diminuio do volume do plasma; Aumento da presso osmtica.

Biologia | Unidade 5 Regulao nos seres vivos


Osmorregulao nos peixes O ambiente marinho hipertnico em relao aos fluidos internos, uma vez que apresenta uma salinidade superior concentrao de sais do meio interno dos animais. Nestas circunstncias, os organismos tendem a perder gua por osmose e a ganhar sais por difuso. Os seus mecanismos homeostticos garantem-lhe, contudo, a reteno de gua e a libertao de sais. ingesto de grandes quantidades de gua salgada; produo de pequenas quantidades de urina devido existncia de rins reduzidos, com glomrulos pouco desenvolvidos, o que diminui as perdas de gua por filtrao; excreo de sais pelos rins, com produo de uma urina muito concentrada (hipertnica); excreo de sais por transporte ativo pelas brnquias. Os ambientes de gua doce apresentam uma salinidade inferior concentrao de sais do meio interno dos animais. Nesses meios hipotnicos, os animais tendem a absorver gua por osmose pelas brnquias e a perder sais por difuso. Esta tendncia contrariada pela eliminao do excesso de gua e pela absoro ativa de sais do meio. no ingesto de gua; produo de grandes quantidades de urina em rins com glomrulos bem desenvolvidos; produo de urina muito diluda (hipotnica) como resultado da grande excreo de gua e reabsoro de sais pelos rins; captao ativa de sais pelas brnquias. Osmorregulao nos vertebrados terrestres Os rpteis marinhos e algumas aves que retiram o alimento do mar eliminam o excesso de ies atravs de glndulas chamadas glndulas do sal, situadas na cabea. Animais como o camelo e o rato-canguru possuem uma grande capacidade de economizar gua. O rato-canguru possui longas ansas de Henle que reabsorvem eficazmente a gua. O camelo produz urina que pode ser muito mais concentrada que os seus fluidos corporais e tem tambm a capacidade de no produzir urina quando no possui gua disponvel.

Biologia | Unidade 5 Regulao nos seres vivos

Hormonas Vegetais As hormonas vegetais so substncias qumicas produzidas em determinadas zonas da planta e transportadas para outros locais, onde vo desencadear respostas fisiolgicas. Cada hormona pode ter diferentes efeitos dependendo da sua concentrao, do local onde atua, do estado de desenvolvimento da planta e do equilbrio que se estabelece entre diferentes tipos de hormonas. Hormon as Atividade Estimulam: o crescimento celular; o alongamento dos caules; a formao das razes (em baixas concentraes estimulam o seu crescimento enquanto que em altas concentraes o inibem); o desenvolvimento dos frutos. Controlam o gravitropismo e o fototropismo. Retardam a queda de frutos e de folhas. Estimulam: o crescimento dos caules; a germinao das sementes; a florao, em algumas plantas; o desenvolvimento dos frutos. Estimulam: a diviso celular; a germinao das sementes; o desenvolvimento dos frutos; o metabolismo celular, impedindo ou retardando o envelhecimento dos rgos da planta. Estimula: o amadurecimento dos frutos; a queda das flores, das folhas e dos frutos; Inibe o alongamento dos caules. Estimula: o fecho dos estomas; a queda das folhas. Inibe a germinao de sementes e o desenvolvimento da planta.

Auxinas Giberlin as Citocini nas

Etileno

cido abscsic o

A utilizao sistemtica de hormonas vegetais, nomeadamente na agricultura, poder acarretar no s riscos para a sade pblica, mas tambm riscos ecolgicos decorrentes do seu uso abusivo. Este tipo de uso pode provocar desequilbrios ecolgicos, ao favorecer o desenvolvimento de algumas espcies vegetais e inibindo o crescimento de outras.

Anda mungkin juga menyukai