Anda di halaman 1dari 5

Domnio Morfoclimtico Amaznico

Escola Tcnica Estadual Juscelino Kubitschek Professor: Alexandre Disciplina: Geografia Alunos: Gabriel Borba Jonathan Krepke

Lucas Alves Marcelly Fajardo Thas Matos Turma: 241

Domnio Morfoclimtico Amaznico

formado por terras baixas: depresses, plancies aluviais e planaltos, cobertos pela extensa floresta latifoliada equatorial Amaznica. banhado pela Bacia Amaznica, que se destaca pelo grande potencial hidreltrico .Apresenta grave problema de degradao ambiental,representado pelas queimadas e desmatamentos.

Situao Geogrfica
Situado ao norte brasileiro, o domnio Amaznico a maior regio morfoclimtica do Brasil, com uma rea de aproximadamente 5 milhes km equivalente a 60% do territrio nacional abrangendo os Estados: Amazonas, Amap, Acre, Par, Maranho, Rondnia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso. Encontram-se como principais cidades desta regio: Manaus, Belm, Rio Branco, Macap e Santarm.

Caractersticas do Povoamento
A regio pouco povoada, sua densidade demogrfica de aproximadamente 2,88 hab./km. Isto se deve ao fato da grande extenso territorial e dos difceis acessos ao interior dessa rea. Nesse sentido, o governo em 1970, fez o programa de ocupao populacional na regio amaznica, com migraes oriundas do nordeste. A extrao da borracha permitiu desenvolver esta rea, antes inspita economicamente, numa regio de alta produtividade, seja ela econmica, cultural ou social. Nessa poca, muitas cidades foram afetadas com o crescimento gerado pelo capital. O governo continuou auxiliando e orientando o

desenvolvimento da regio e incorpora em Manaus a Suframa (Superintendncia da Zona Franca de Manaus), que trouxe para a capital amazonense muitas indstrias transnacionais. Tanto foi a resposta desta zona livre, que antes da Zona Franca de Manaus, a mesma cidade detinha uma populao de 300 mil/hab e com a instalao desta rea, passou para 800 mil/hab. Outros projetos so instalados pelo governo federal na regio amaznica, como: o Projeto Jari, o Programa Calha Norte, o Polo Noroeste e o Projeto Grande Carajs. Com isso, inicia-se a explorao mineral e vegetal da Amaznia. Mas os resultados desses projetos foram pobres em sua maioria, pois com a retirada da vegetao natural o solo tornava-se inadequado ao cultivo da agricultura.

Caractersticas Bio-Hidro-Climticas e Fisiogrficas


Este domnio sofre grande influncia fluvial, j que a se encontra a maior bacia hidrogrfica do mundo a bacia amaznica. A regio passa por dois tipos de estaes flvioclimticas, a estao das cheias dos rios e a estao da seca, porm esta ltima estao no interrompe o processo pluviomtrico dirio, s que em ndices diferentes. O transporte existente tambm influenciado pela enorme rede hidrogrfica, enquanto que o rodovirio quase inexistente. Assim, o transporte fluvial e o areo so muito utilizados devido s facilidades encontradas neste domnio. Devido existncia de inmeros rios, a regio sofre muita sedimentao por parte fluvial, j que a precipitao abundante (2.500 mm/ano), transformando a regio numa grande esponja que detm altas taxas de umidade no solo. Valendo destacar os tipos de matas encontradas na Amaznia, como: de iaip de regies inundadas; de vrzea de regies inundadas ciclicamente e de terras altas que dificilmente so inundadas. As espcies de rvores encontradas nesta regio so: castanha-do-par, seringueira, carnaba, mogno, etc. (essas duas ltimas em extino); os animais: peixe-boi, boto cor-de-rosa, ona-pintada; e a flora com a vitria rgia e as diversas orqudeas.

Condies Ambientais e Economicamente Sustentveis


Nos dias atuais grande a devastao ambiental na Amaznia queimadas, desmatamentos, extino de espcies, etc. fazem com que a regio e o mundo preocupe-se com seu futuro, pois se trata da maior reserva florestal do globo. Ecologicamente a Amaznia est correndo muito perigo, devido ao grande atrativo econmico natural que encontrado nesta regio, o equilbrio colocado muitas vezes em risco. A explorao descontrolada faz com que as ideologias conservacionistas sejam deixadas de lado. As indstrias mineradoras geram conseqncias incalculveis ao ambiente e nos rios so despejados muitos produtos qumicos para esta explorao. A agricultura torna reas de vegetao em solos de fcil erosividade e em resposta a tudo isso, gera-se um efeito domin no meio ambiente, onde um responsvel e necessrio para o outro. So poucas as atividades econmicas que no agridem a natureza. A extrao da borracha, por exemplo, era uma economia vivel ecologicamente, pois necessitava da floresta para o crescimento das seringueiras. Mas atualmente, esta explorao quase rara, devido falta de indstrias consumidoras. Nesse sentido, devero ser tomadas medidas de aprimoramento nas exploraes existentes nesta regio, para que deixem de causar imensas seqelas ao ambiente natural.

Fonte: http://cta2009-2-dominios-morfoclimaticos.blogspot.com.br

Anda mungkin juga menyukai