Anda di halaman 1dari 10

UMA NOO DE SUPORTE VIRTUAL

Aguinaldo Gomes de Souza aguinaldo@argentina.com (FAINTVISA- PE) Eduardo Paulo Monteiro de Carvalho eduardopmc@hotmail.com (FAINTVISA - PE)

RESUMO: Neste ensaio buscamos distinguir (cf. MARCUSCHI, 2003) o que suporte do que gnero, o que canal do que veculo e do que servio. Aps essa distino, consideramos o software como suporte de um gnero virtual. Este sempre criado com base no modelo de IHC. Os modelos determinam a criao dos gneros virtuais da as contrapartes nos gneros prvios. PALAVRAS CHAVE: suporte virtual, software, CMC (comunicao mediada por computador)

ABSTRACT: We search to distinguish (cf. MARCUSCHI, 2003) what is support of what is text genres , what it is canal of what is vehicle and of what is service. After this distinction, we consider software as support of a virtual text genres . This always is created on the basis of the IHC model. These models determine the creation of the digital text genres. KEY WORDS: virtual support, software, CMC (communication mediated for computer)

RSUM : Nous cherchons distinguer (cf. MARCUSCHI, 2003) ce qui est support dont ce est genres de discours, dont ce qui est canal ce est vhicule et dont ce est service. Aprs cette distinction, nous considrons le logiciel comme support d'un genre virtuel. Celui-ci encore est cr sur base du modle de IHC. Les modles dterminent la cration des genres virtuels.

MOTS-CL : support virtuel, logiciel, CMC (communication ngocie par ordinateur)

0- Consideraes iniciais Este ensaio teve incio com a pesquisa realizada em 2005 nas Faculdades Integradas da Vitria de Santo Anto PE, FAINTVISA, intitulada: A produo da escrita em ambientes virtuais versus a produo da escrita na escola. Na qual buscvamos verificar como os diferentes recursos tecnolgicos contribuam para a construo da linguagem na modalidade escrita em lngua portuguesa. A idia difundida entre os educadores era que a escrita produzida na rede internet estaria sendo transpassada para as produes escolares. Ao findo da analise, contatamos que o nvel e a natureza da interferncia da linguagem usados na escritura digital via CMC Comunicao Mediada por Computador -, nas produes do dia-adia escolar, no so to significativas a ponto de requererem uma atitude pedaggica mais especfica dos agentes educacionais. Diante dessa constatao, percebemos que quando o sujeito muda de espao, de suporte, muda-se tambm a forma de sua produo escrita. A partir desse momento nos deparamos com uma questo: qual o suporte de uma escrita virtual? Para responder essa pergunta, fizemos outra: o suporte um determinante do gnero? Ou o gnero determina o suporte? Partimos da dvida para chegar a um consenso: era preciso considerar outros fatores para explicar um suporte em CMC. No primeiro momento com base na afirmao de MAINGUENEAU D. (2005:68) de que uma modificao do suporte material de um texto modifica radicalmente um gnero do discurso, descartamos a idia de que o suporte da escrita virtual seria a tela do computador uma vez que ao termos o mesmo suporte deveramos ter em tese, o mesmo gnero. Assim sendo, no se entende aqui o suporte virtual como a tela do computador.
II I

No pensamos em suporte numa perspectiva diacrnica, mas consideramos que a mudana de um suporte modifica e acarreta ao gnero suportado, mudanas significativas, modificando nossa relao com o objeto. Pensando ento na nossa relao com o objeto, por vezes tratamos o ponto de vista como precedente do objeto de analise, quando em tese, deveria ser o oposto. Estudar a relao do suporte virtual com o gnero suportado refletir sobre nossa relao com o objeto e como os aspectos cognitivos e interacionais colaboram para prtica de uma escrita virtual o prprio conceito de virtualidade no mais satisfaz , a ontologia filosfica inerente virtualidade no mais satisfaz em sua totalidade. Os mundos SOUZA, A. G., Carvalho, E. P. M & Santos, G.P (2006) Influncias do suporte na escrita em ambientes virtuais e no dia-a-dia escolar: uma anlise comparativa entre alunos da escola pblica e da escola privada. In. Anais da XX Jornada de Estudos Lingsticos do Nordeste GELNE, UFPB: Joo Pessoa, 2006 II Em 1994 CHARTIER lana o artigo: Do cdex tela: as trajetrias do escrito. In: CHARTIER, R. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os sculos XIV e XVIII. Braslia, DF: UnB, 1994:95-111 no qual define a tela do computador como suporte de uma escrita virtual. Essa definio apesar de parecer confusa a que permanece at hoje. Aqui temos a tela como canal. Marcuschi (2003) adverte que o canal pode ser confundido com o suporte dos sinais transmitidos por operarem como lcus de fixao. Pode-se dizer que o canal se caracteriza como um condutor e o suporte como um fixador.
I

reais e virtuais j coexistem em uma realidade tal que j impossvel dissociar um do outro, preciso compreender que as naturezas virtuais ou reais possuem uma natureza comum. A nossa noo de realidade no seno uma noo virtual, produzido por nossa mente. Voltemos ento ao conceito de suporte. Baseamo-nos nos pressupostos tericos vistos em MARCUSCHI (2003) de que: a) O suporte firma e fixa o texto para que se torne acessvel. b) O suporte no deve ser confundido com o contexto nem com a situao, nem com o canal em si, nem com a natureza do servio prestado; c) o suporte diferente de canal, diferente de meio. Ainda segundo o autor, o suporte no neutro e o gnero no fica indiferente a ele. Essa tambm a posio de MAINGUENEAU (2005). O suporte ento seria um condicionador do gnero, no s determinando, mas condicionando. O mago das confuses em classificar o suporte virtual como a tela do computador, passa pelo fato de desconsiderarem a noo de canal, de utilizarem uma metodologia inadequada que resultou numa confuso conceitual. O mais importante para uma analise do suporte de um texto distinguir o que suporte do que gnero, do que canal, do que veculo, do que servio, o que s vezes no fcil. Uma vez que um gnero comporta sempre uma seqncia de subgneros que esto adentrados numa dada esfera da comunicao humana. Fixando-se sobre algum suporte pelo qual circulam em sociedade. O uso de um ou de outro suporte acarreta ao individuo capacidades singulares de escrita. Tendo em vista o aqui abordado, resta-nos conceber o software como suporte de uma escrita virtual , uma vez que ele quem d caractersticas de estilo ao gnero virtual, BAKHTIN (1997: 283) adverte que o estilo fator determinante do gnero - para questo do estilo, sugerimos observar os gneros produzidos em dois softwares (suportes) distintos - (ver anexo A interao no msn; ver anexo B interao no UOL), e quando h estilo, h gnero. O software, na sua natureza primria imaterial e est diretamente ligado a um computador sendo este o veculo ou meio pelo qual o suporte existe. Diferente do suporte fsico, o suporte virtual sempre homogneo. O que o diferencia de outros suportes so suas caractersticas secundrias, essas propriedades secundrias do a cada suporte virtual uma funo especifica, determinando um tipo de escrita ou o tipo de relao com o objeto. Suporte virtual Caractersticas funo pricipal: dar caractersticas de estilo ao gnero comporta por funcionalidades molda os gneros Base hipertextual Criado com base em modelos anteriores de experincia do sujeito.
III

III Alguns consideram o software como um servio e no como um suporte, o caso do e-mail. Esse pensamento se deve ao fato da analogia feita com um suporte esttico e de no levarem em conta que um suporte virtual, graas a sua natureza, comporta funes.

Ao rever o conceito de suporte, somos obrigados a rever o conceito de gnero virtual. Nesta exposio que estamos comeando a fazer, no iremos nos deter nesse ponto. No obstante, porm, somos obrigados a rever o conceito de contexto, meio e a relao semnticapragmtica do objeto de discurso. O prprio objeto de discurso numa comunicao virtual muda de foco. Nesse sentido, trs aspectos tornam a anlise do suporte virtual relevante: (1) seu uso cada vez mais generalizado pelas mais diferentes pessoas em mais diferentes regies; (2) suas caractersticas funcionais; (3) a possibilidade de rever o papel da escrita e da oralidade numa sociedade e a relao da prtica com o uso e com o objeto e a relao do objeto com gnero. Nesse sentido, os objetos de discurso se tornam dinmicos e o uso de um ou outro gnero se do por reelaborao de foras histricas e sociais. Ainda assim, as posies sobre software mudam de acordo com a relao que se estabelea com ele, assim para o sujeito que o cria, um software um artefato intelectual de metacomunicao. Para o sujeito que o utilizar, uma ferramenta que o auxiliar na execuo de determinada tarefa. Quadro 1: Conceituao do suporte virtual e interdependncia entre ele e o gnero.

Suporte Principais caractersticas Determinante Modifica o gnero No neutro Diferente de canal Diferente de meio

Gnero Identificado atravs do suporte Mudando suporte muda o gnero Enunciados scio-comunicativos Possui caractersticas de estilo Tratado como homonmia

Fonte: SOUZA, A.G., Carvalho E.P.M & Santos, G.P (2006)

1- Uma noo de IHC, de interface e suas conseqncias na criao de um suporte. Ao dar ao software o status de suporte de uma escrita, somos levados a inferir que a estabilidade e a fixao dos textos produzidos nele se distinguem de modo formal e composicional, dos de outros suportes. Assim, aos poucos, somos obrigados a ver as bases tericas que subjazem a criao de um software (suporte) e quais suas conseqncias no uso e no fim-uso de um gnero. Desse modo, estudar um software (suporte virtual) obrigatoriamente estudar sua natureza, IHC. Consoante posio adotada por de SOUZA, C. S. (1999) e tambm por Moran, (1981); Norman, D. (1991) entre muitos, entendemos IHCIV In.: de SOUZA, C. S. (1999): rea multidisciplinar, que envolve disciplinas como: Cincia da Computao; Psicologia Cognitiva; Psicologia Social e Organizacional; Ergonomia ou Fatores
IV

(Interao Humano-Computador) como cincia que busca encontrar modelos cognitivos genricos que facilitem o uso de uma interfaceV. Esse modelo tomado com base em sistemas mentais o qual implicar em modelos de uso especifico, buscando com isso minimizar o esforo cognitivo do usurio na hora de utilizar um software. Um exemplo as salas de chat, que so construdas com base em um modelo de experincia anterior do usurio (conversa face-a-face, entrar e sair de uma sala, falar para etc) a fim de que o sujeito que a utilizar, no tenha grandes problemas adaptativos ao meio. Para criao de um software, so levados em conta alguns fatores de ordem cognitiva e semitica. Esses fatores convergem na IHC (Interao Humano Computador). Esta por sua vez busca se pautar por trs pontos: 1) nos tipos de usurios e tipos de interfaces. 2) nos modelos de experincia do sujeito e 3) nos modelos cognitivos genricos. Pois bem, se um software criado com base em modelos anteriores de experincia, seu uso e sua funo convergem para um reconhecimento similar de um objeto anteriormente criado da os gneros virtuais terem suas contrapartes nos gneros prvios isso no significa dizer que so semelhantes, mas que so criados com base em modelos anteriores de experincia. Isso implica dizer que, no devemos postular que os gneros virtuais sejam dicotomias ou que representem um gnero prvio. Os gneros prvios (bilhete, notcia, discurso poltico, debate, carta etc.) so caracterizados por sua forma e contedo. Um gnero virtual, alm da forma e do contedo, comporta funcionalidades, essas funcionalidades dada ao gnero virtual atravs do suporte (software) o que o caracteriza como tal. Desse modo, funcionalidade uma das caractersticas principais de um gnero virtual. Assim, qualquer tentativa em estabelecer um paralelismo entre um gnero prvio e um gnero virtual ser no mnimo, criar um catalisador de equvocos. De igual modo, estudar um suporte virtual, estudar sua natureza (IHC) estudar sua relao com os objetos semiticos. estudar os moldes que subjazem e tornam o dialogo mediado por computador um artefato scio-interacional. Nesse sentido, em CMC, no dialogamos com o outro no sentido pleno da palavra, dialogamos com outros enunciados que em cadeia (alternncia de turnos) nos fazem perceber sua presena, os discursos, nesse sentido, giram entorno de interdiscursos que por sua vez guiam outros discursos. A noo de signo varia de acordo com a posio adotada. Deste modo, ao estudar a relao do signo em CMC (comunicao mediada por computador) devemos considerar que seu uso passa por uma construo e reconstruo de significados. O significado de um signo por sua vez, nasce da relao com o contexto. O contexto nasce da relao do sujeito com o ambiente (suporte). A prpria noo de sujeito precisa ser Humanos; Lingstica; Inteligncia Artificial; Filosofia, Sociologia e Antropologia; Engenharia e Design. V Interface: a parte de um sistema computacional com a qual a pessoa entra em contato fsica, perceptiva ou conceitualmente (Moran,1981)

revista. A noo de sujeito que temos nesse momento a de sujeito interacional onde os mesmos so atores construtores dos mltiplos sentidos. Entretanto no vamos nos deter nesse ponto por hora.

2- CMC - um lxico e um tipo de gnero Sistematicamente, as interaes em CMC variam de acordo com o canal, este por sua vez varia de acordo com o suporte. Assim, a principal funo do suporte contextualizar o canal. Enquanto funo principal, essa funo de forma geral, permite aos participantes de uma interao mediada por computador construrem o sentido do texto, uma vez que no suporte que est contida toda a caracterstica das interfaces. Desse modo, o suporte no determina uma representao semntica, mas colabora nesse ponto, ou seja, o suporte colabora para a interpretao de enunciados, de signos. O Sentido semntico nasce da imagem acstica do som da palavra, o modelo que a pessoa tem do ambiente e, por conseguinte das pessoas que interagem nele, contextualizam essa imagem. Veja o exemplo abaixo.

(05:59:43) HATINHA entra na sala... (05:59:44) Heloah sai da sala... (05:59:55) Andre/27anos entra na sala... (06:00:08) HATINHA fala para + gato da sala.: OI (06:00:09) Andre/27anos (reservadamente) fala para Todos: Algum cara afim de tc? (06:00:09) HATINHA fala para + gato da sala.: GOSTARIA DE SABER DE VC 21 de Agosto de 2006 - Uol - Cidades e regies Recife (4)

Em CMC a interpretao semntica ocorre em paralelo com a interpretao semitica. As trocas de turno, ou o inicio dos turnos, em geral se do com base no nickname dos participantes. Assim um participante X entra em uma sala Z e encontra um participante Y cujo nickname representa para X algo de significativo. Deduz X que Y ir se interessar em dialogar com ele. As prximas trocas de turno determinaro o xito ou no desse contato. As comunicaes mediadas por computador no so estveis, mas dinmicas, fazendo com que o contexto semntico a toda hora se modifique, essa modificao contextual se deve tambm a alta interao e a vantagem de voltar a um tpico qualquer de um determinado ponto do discurso. Via de regra, essas interaes invocam do sujeito capacidade de conhecer sistemas de conhecimento. Conhecimentos como: ilocucional, comunicacional, metacomunicativo, superestrutural. Koche (2002: 49). Esse ltimo, em particular, permite aos interactantes se entenderem sem a necessidade de uma ordenao estilstica tpica de um texto ponto, virgula, travesso, reticncias etc. - O efeito estilstico resulta do desvio em relao ao padro

normativo da lngua e da escolha diante das possibilidades oferecidas pelo meio. Desta forma, com base no desvio estilstico, podemos inferir caractersticas tpicas para o gnero em CMC: a) Possuem caracterstica estvel, com composio e estilo prprio (supresso de iniciais maisculas, de pontuao, trocas fonticas etc); b) Possuem alta alternncia entre turnos entre vrios participantes ao mesmo tempo; c) Utiliza-se de estratgias coesivas indiretas: uso de sons, imagens etc com vista de dar sentido, assim a construo do sentido nasce. d) Possui carter informal. Essas caractersticas estilsticas so tambm usadas para garantir a interpretao do registro escrito e so partes do processo de interao, desse modo o usurio da lngua utilizar dessas caractersticas para estabelecer coerncia entre as sentenas. Num dilogo mediado por computador, em que os participantes estejam interessados no discurso, h toda uma organizao concernente ao meio, e ao contexto, que permite que um tpico frasal seja entendido como tal, desse modo, uma pergunta sem interrogao, uma frase sem ponto ou virgula etc podem ser entendidas com tal pelos interactantes - a inteno do emissor entendida de forma prospectiva -, a isso chamamos de regra geral da coerncia. A coerncia nasce do contexto e da interao. Por conseguinte esse princpio de coerncia nasce na troca dos turnos. A interpretao de um turno baseada no principio cognitivo de interao. De 17:52:45 Gilberlande Para Mensagem

Todos querem respostas, mas eu s diga-me com certeza: vais tenho dvidas para oferecer... ou no no nibus: ficas ou no no hotel com o grupo?

17:52:58 Gilberlande

Todos querem respostas, mas eu s tenho dvidas para oferecer...

ambas so perguntas

17:53:13 Todos querem respostas, mas eu s tenho dvidas para oferecer... 17:53:28 Todos querem respostas, mas eu s tenho dvidas para oferecer... 17:53:42 Todos querem respostas, mas eu s tenho dvidas para oferecer... 17:53:43 Gilberlande

Gilberlande

rsrs eu entendi como perguntas

Gilberlande

1 - nao vou ficar no hotel vou ficar na casa d um amigo

Gilberlande

2- vou no onibus sim pq eh d gratis no ? e tow meio sem grana

Todos querem respostas, mas eu s tenho dvidas para oferecer...

e ento

17:54:13 Gilberlande

Todos querem respostas, mas eu s ok ento na prxima tenho dvidas para oferecer... semana a gente vai ter

uma reunio a noite com o grupo que vai no nibus

A CMC pode ser considerada como um instrumento que da origem a vrios outros subinstrumentos: irc, chat aberto, msn, icq e assim por diante. Cada um desses sub-instrumentos guiado por padres de situao que guiam aes e estabelecem uma relao fim-uso com o objeto. O suporte (software) determina o gnero. Cada sub-instrumento em CMC utiliza-se de um suporte nico com caractersticas especificas. Assim no seria de se estranhar que propusemos um estudo s sobre o gnero processado atravs da ferramenta (suporte) tal. O estudo do gnero virtual tem que est atrelado ao estudo do suporte de tal gnero. Os suportes no so homogneos, so heterogneos, e caracterizam e fundam o uso do gnero.

3 Perspectivas futuras Em conseqncia do aqui abordado e em decorrncia de uma srie de mudanas de perspectiva entre elas a mudana de concepo da tela como canal e do software como suporte e tambm a de gnero virtual como atividade caracterizada por funcionalidade surge uma srie de questes que so pertinentes para os estudos lingsticos das interaes virtuais: dentre elas, a noo de que um gnero virtual guiado por funes que desempenha sobre um ambiente e no s por sua forma e contedo. Assim, cabe encontrar um modelo de analise que tenha por base no s a concepo de gnero virtual como representao de um gnero prvio, mas de gnero virtual como atividade dialgica constituda e realizada atravs de um suporte que tem como natureza primria fatores hipertextuais. esta, portanto, a grande questo a ser trabalhada, a nosso ver pela lingstica textual, atravs da analise do discurso, do contexto, conhecimentos intertextuais, dos referentes, intexto, co-texto, antecipao, sujeito, meio, mensagem em fim, atravs de tudo aquilo que cabe a lingstica textual estudar. Contudo, para que essa analise seja possvel necessrio que se leve em conta o ambiente que no mundo virtual nasce atravs do e no suporte - como marco de analise. Ao rever a idia de suporte e sua validade e importncia na construo de um gnero do discurso, somos obrigados a rever o conceito de gnero, e a considerar outros fatores (signos) como objetos constituintes de significados contextuais. Mais do que nunca, ao analisar o suporte de um texto em um ambiente virtual, somos levados a inferir que questes de ordem social, dialgica e interacional se fundam no sujeito. Entretanto, a noo de sujeito em ambientes de interao virtual CMC no est bem desenvolvida. Encontrar o sujeito enunciador ou co-enuciador em ambientes virtuais ainda tema a ser trabalhado e melhor explorado.

Em adio pesquisa anterior - SOUZA, A. G., Carvalho, E. P. M & Santos, G.P (2006) temos agora uma idia mais clara do que pensvamos a respeito do suporte: o suporte modifica nossa relao com o gnero, modificando nossa produo e recepo. A interface do software leva o sujeito a caminhos cognitivos singulares que precisam ser mais bem compreendidos, para que possamos responder, por exemplo, a seguinte pergunta: como um sujeito se localiza em um ambiente virtual? notrio que existe uma relao estreita entre o meio fsico e visual da escrita e o espao de vinculao. Isto no significa que a tela determine o espao, mas que o software determine. Considerar o software como ambiente fsico para enunciao considerar que a natureza virtual possui uma natureza comum com a real. Essa natureza comum est diretamente ligada ao problema da IHC. Devemos assumir ento que: 1) tudo em computao criado com base em modelos anteriores vividos pelos indivduos 2) apesar disso, esses modelos no so representaes exatas, estariam em um plano de metforas 3) por serem metforas, devemos ignorar possveis dicotomias que por ventura sejamos impelidos a fazer. Assim chegamos a uma questo formal, que caber a lingstica textual estudar: entender as estruturas da lngua tanto na sua forma morfolgica como lexical, do discurso, das interaes no mundo virtual. Algumas questes tambm precisam ser passadas em xeque, como por exemplo, a noo de gnero e tipo de discurso. Entendemos aqui que a CMC faa parte de um tipo de discurso e todos os outros sub-instrumentos inerentes a ela chat, msn, blog, fotolog etc faa parte de uma tipologia menor dentro de uma tipologia maior, constituindo assim os gneros.

REFERNCIAS BAKHTIN, M. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 1997. CHARTIER, R. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os sculos XIV e XVIII. Braslia, DF : UnB, 1994. p. 95-111. de SOUZA, C. S., Leite, J. C., Prates, R. O., Barbosa, S. D. J. Interao Humano-Computador: Perspectivas Cognitivas e Semiticas In: Anais das Jornadas de Atualizao em Informtica I ed.Rio de Janeiro : Edies EntreLugar, 1999 KOCH, I.G.V.(2002). Desvendando os segredos do texto. So Paulo: Cortez. MAINGUENEAUD, D. (2005). Anlise de textos de comunicao. So Paulo: Cortez. MARCUSCHI, Luiz Antnio. A questo dos suportes dos gneros textuais UFPE/CNPq 2003 MORAN, T. (1981) The Command Language Grammars: a represetantion for the user interface of interactive computer systems. International Journal of ManMachine Studies, 15, 3-50. NORMAN, D. (1991) Cognitive Artifacts. In Carroll (ed.) Designing Interaction: Psychology ate the Human-Computer Interface. pp.17-38. SOUZA, A. G., Carvalho, E. P. M & Santos, G.P (2006) Influncias do suporte na escrita em ambientes virtuais e no dia-a-dia escolar: uma anlise comparativa entre alunos da escola

pblica e da escola privada. . In: Anais da XX Jornada de Estudos Lingsticos do Nordeste GELNE, UFPB: Joo Pessoa, 2006. Anexo

ANEXO A

ANEXO B

Anda mungkin juga menyukai