Anda di halaman 1dari 24

SUMRIO

1 2 3 4 5

INTRODUO............................................................................................. 4 CONCEITO.................................................................................................. 5 NATUREZA JURDICA............................................................................... 6 CAPACIDADE E REPRESENTAO DA PESSOA JURDICA............... 7 CLASSIFICAO DAS PESSOAS JURDICAS....................................... 8 5.1 PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PBLICO......................................... 8 5.1.1PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PBLICO INTERNO..................... 8 5.1.2PESSOA JURDICA DE DIREITO PBLICO EXTERNO OU

INTERNACIONAL................................................................................................ 9 5.2 PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PRIVADO........................................ 9 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 RESPONSABILIDADE CIVIL DA PESSOA JURDICA.............................10 NACIONALIDADE DA PESSOA JURDICA..............................................12 COMEO DA EXISTNCIA LEGAL DA PESSOA JURDICA..................13 REGISTRO DA PESSOA JURDICA..........................................................15 SOCIEDADES E ASSOCIAES..............................................................16 ORGANIZAES RELIGIOSAS E PARTIDOS POLTICOS....................18 TRANSFORMAES OU EXTINO DA PESSOA JURIDICA..............19 DESCONSIDERAO DA PESSOA JURDICA.......................................21 CONCLUSO..............................................................................................22 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS...........................................................23 ANEXOS......................................................................................................24

1 INTRODUO

O estudo das pessoas jurdicas comea pelo direito Romano, embora a noo nele havida de pessoa jurdica seja bastante embrionria. So entidades criadas para a realizao de um fim e reconhecidas pela ordem jurdica como pessoas, e sujeitos de deveres. So conhecidas como pessoas morais, no direito Francs, e como pessoas coletivas, no direito portugus. Surgindo o ente abstrato cuja vontade e diversa da vontade de seus membros, apresentando peculiaridades da pessoa natural como: nascimento, registro, personalidade, capacidade, domicilio, previso de seu final, sua morte e o direito sucessrio. Sendo a pessoa jurdica mola propulsora para a economia poder servir tambm para atos contrrios a moral e o direito, tendo mutaes rpidas e constantes, necessita o legislador disciplinar a cada momento um novo fenmeno que surge tanto no campo dos atos lcitos como nos atos ilcitos, observando o legislador na atualidade a juno social da empresa.

2 CONCEITO

Pela impossibilidade de exercer, realizar, e atingir determinadas finalidades por si s, surge das prprias necessidades sociais a figura da pessoa jurdica, sendo essa a unio da pessoa natural a outras pessoas humanas. A esses agrupamentos humanos so emprestadas personalidade jurdica no se misturando esta com as de quem lhe organizou, podendo ser a mesma de direito pblico, interno ou externo e de direito privado, sendo estes constitudas de associaes, sociedades e fundaes. As pessoas jurdicas possuem algumas caractersticas importantes: a) A personalidade prpria-que no se confunde com a de seus criadores. b) Nome prprio-que pode ser firma (razo) ou denominao. c) Existncia prpria-que independe da vida de seus criadores. d) Poderem exercer todos os atos que no sejam privativos das pessoas naturais, seja por natureza ou por forca de lei. e) Poderem ser sujeito passivo de delitos.

3 NATUREZA JURDICA

H varias teorias para explicar a natureza das pessoas jurdicas. Para melhor entendermos a importncia de se determinar a natureza jurdica de determinado instituto, basta, por exemplo, percebermos que a natureza da compra e venda e a mesma da doao: ambas so contratos. Se, ao contrrio, identificssemos na doao natureza diversa da compra e venda, a ela no se aplicariam as normas gerais dos contratos. Vejamos cada uma das teorias a respeito: Teoria da Fico: As pessoas jurdicas no passam de projeo de nossa mente, de pura abstrao. Teoria da Equiparao: Pessoas jurdicas so na verdade no pessoa, mas patrimnio equiparado s pessoas naturais para facilitar o trfico dos negcios jurdicos. Teoria da Propriedade Coletiva ou da Fico Doutrinria: As pessoas jurdicas no passam de simples forma, por meio da qual a pessoa de seus membros manifesta suas relaes com o mundo externo. Teoria de Duguit: Nega a existncia dos direitos subjetivos. Teoria de Kelsen: De acordo com sua concepo, inexistem pessoas, tanto naturais, quanto jurdicas. Teoria da Realidade Objetiva ou Teoria Voluntarista: A pessoa jurdica e to pessoa quanto s pessoas naturais do ponto de vista objetivo.

Teoria Ligada ao Conceito de Sujeito de Direito ou Teoria do Interesse: Nega a teoria voluntarista.

Teoria da Realidade das Instituies Jurdicas ou da Realidade Jurdica: As pessoas jurdicas so realmente criadas pelo direito.

4 CAPACIDADE E REPRESENTAO DA PESSOA JURDICA

Segundo Caio Mrio, a capacidade das pessoas jurdicas e conseqncia natural e lgica da personalidade que lhes reconhece o ordenamento legal. A capacidade da pessoa jurdica e limitada aos fins perseguidos por ela, ou seja, sua atividade, no podendo atuar fora de seus fins especficos. Isto se chama principio da especializao. As pessoas jurdicas podem exercitar direitos potestativos e subjetivos, seja de ndole patrimonial ou extra patrimonial, inclusive direitos da personalidade, uma vez que dispe de atributos da personalidade como: nome, domiclio, nacionalidade, pleitear indenizao por dano no - patrimonial (dano moral) quando infringidos seus direitos da personalidade. Tambm podem titularizar direitos reais, obrigacionais e sucessrios. No se admite pessoa jurdica, exercer direitos incompatveis com a sua natureza e tambm as atividades expressamente impedidas pelo ordenamento jurdico (arts. 190 e 176 da Carta Magna). Tambm em relao ao direito a imagem da pessoa jurdica, atualmente, reconhece-se direito a imagem dos produtos empresariais, protegendo assim, mais efetivamente a aproximao da imagem com a publicidade.

5 CLASSIFICAO DAS PESSOAS JURDICAS

As pessoas jurdicas podem ser agrupadas em varias classes, sendo elas: a) Quanto estrutura; b) Quanto nacionalidade; c) Quanto ao regime; Sendo elas: pessoas jurdicas de direito publico e pessoas jurdicas de direito privado.

5.1 PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PBLICO

So elas: a) Pessoas jurdicas de direito publico interno b) Pessoas jurdicas de direito publico externo ou internacional

5.1.1 Pessoas Jurdicas de Direito Pblico Interno

O Estado e a pessoa jurdica de direito publico interno por excelncia, a Unio, os Estados e os Municpios, juntamente com o Distrito Federal e no atual cdigo tambm as autarquias. Os territrios federais, atravs do art.41 do CC passam a ser pessoa jurdica de direito publico. Apesar de no serem autnomos, os possuem certa autonomia administrativa e personalidade para muitos atos.

5.1.2 Pessoa Jurdica de Direito Pblico Externo ou Internacional

Todos os Estados, politicamente organizados, so tidos como pessoa jurdica na esfera internacional. As naes politicamente organizadas dotam-se reciprocamente de personalidade jurdica, trocando representantes diplomticos e organizando entidades internacionais, como a ONU (Organizao das Naes Unidas).

5.2 PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PRIVADO

Origina-se da vontade individual, em benefcios instituidores ou de determinada da coletividade. No atual Cdigo, so enunciados como pessoas jurdicas no art. 44: I. II. III. IV. V. As associaes As sociedades As fundaes As organizaes religiosas Os partidos polticos

10

As sociedades de ordem civil podem ter ou no finalidade de lucro. As fundaes constituem-se de um patrimnio destinado a um fim sempre altrusta, no existe finalidade direta de lucro. As sociedades mercantis tm sempre finalidade lucrativa e so regidas pelas leis comerciais. A sociedade ou companhia regida por lei especial (art.1089 do CC). As fundaes, sempre de natureza civil. So constitudas por um patrimnio destinado a fim. Seus fins sero sempre altrusticos, geralmente dedicados educao, pesquisa cientifica ou finalidades filantrpicas.

11

6 RESPONSABILIDADE CIVIL DA PESSOA JURDICA

Antes de adentrar no mrito do assunto ora proposto, mister tecer alguns comentrios acerca da natureza jurdica das pessoas jurdicas. Dentre as varias teorias, apenas duas merecem ser citadas, quais sejam: Teoria da fico e teoria realista. De acordo com a primeira, pessoa jurdica se confunde com a pessoa de seus componentes, sendo certo que seus atos emanam de sua prpria vontade podendo, ser ela responsabilizada pelos atos praticados por seus rgos. Feitas estas consideraes, passa-se analise sobre a responsabilidade civil. Inicialmente, a responsabilidade civil das pessoas jurdicas, classifica-se em contratual ou ex-contratual ou aquiliana. Quando a pessoa jurdica celebra um negcio jurdico com outra pessoa, o contrato faz lei entre as partes, logo o descumprimento de alguma clausula levara a aplicao de uma sano j previamente estabelecida no contrato, sem prejuzo de um possvel ressarcimento de dano eventualmente causado pelo descumprimento da clausula contratual. J a pessoas jurdicas de direito publico e privado, distino que ir desaguar na tormentosa questo da responsabilidade subjetiva e objetiva. As pessoas jurdicas de direito quando no atua diretamente por meio de seus rgos, atua indiretamente por meio de contratos administrativos. Neste caso a regra responsabilidade contratual j esplanada alhures. Todavia, quando as pessoas jurdicas atuam diretamente por meio de seus rgos para a consecuo de fim, podem causar dano a terceiros. Neste caso sua responsabilidade civil baseada na teoria do risco, ou seja, sua responsabilidade civil objetiva, independentemente de ter agido com culpa ou no.

12

A propsito a clareza do disposto no art. Do CC de entrar pelos olhos. As pessoas jurdicas de direito publico interno so civilmente responsvel por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do ano, e houver, por parte destes, culpa ou dolo (art. Do CC). A luz do texto constitucional, a outra concluso no se pode chegar quando expressado pelo art.37 da Magna Carta que: E garantido ao servidor publico civil o direito a livre associao sindical. Noutro giro, a responsabilidade das pessoas jurdicas de direito privado baseado na apurao da culpa, isto , aplica-se a teoria da responsabilidade subjetiva. A teoria da responsabilidade subjetiva encontra amparo legal no art.186 e 927 do Cdigo Civil. A primeira dispositiva disciplina sobre o ato ilcito juntamente com o dano e o nexo causal que rendem ensejo ao dever de indenizar. De todo o exposto, conclui-se que o dever de indenizar das pessoas jurdicas de direito privado relaciona-se com a questo da culpa lato sensu. Esta tem resta provada nos autos para que haja a obrigao de indenizar.

13

7 NACIONALIDADE DA PESSOA JURDICA

De acordo com o critrio do lugar de sua constituio a pessoa jurdica se classifica em nacional e estrangeira. Nacional a pessoa jurdica que o direito brasileiro lhe emprestou personalidade. Estrangeira a pessoa jurdica que obedece a lei nacional de sua origem, porm se houver agencias e filiais no Brasil estaro sob o imprio da lei nacional inclusive autorizao para funcionamento.

14

8 COMEO DA EXISTNCIA LEGAL DA PESSOA JURDICA

Segundo Nelson Rosenvald, assim como a pessoa natural tem inicio da personalidade com o nascimento com vida (art.2 CC) a pessoa jurdica ter inicio de sua personalidade conferida pelo ordenamento jurdico. Se tratar de pessoa jurdica de direito publico, a personalidade conferida pela norma jurdica; se for pessoa jurdica de direito privado, ser o registro do seu ato-constitutivo no rgo competente, que lhe conferira personalidade jurdica. A pessoa jurdica de direito publico criada por lei, e a pessoa jurdica de direito privado obedece a trs mtodos segundo Silvio de Salvo Venosa. a) Livre associao onde a vontade dos instituidores suficiente para sua criao; b) Do reconhecimento onde h necessidade de um direito de reconhecimento; c) Das disposies normativas onde se da liberdade de criao desde que essa pessoa obedea aos requisitos legais. Em nosso direito, h duas fases: a primeira que o ato constitutivo e posteriormente, o registro. Nas fundaes, h a constituio da pessoa jurdica por um ato unilateral inter vivos ou mortes causas, e por um ato bilateral ou plurilateral nas corporaes. Nessa fase, temos elemento material e um elemento formal. O elemento material engloba os atos concretos, a scios, etc. Ao menos a principio, no h necessidade de bens para que a pessoa jurdica tenha existncia. O elemento formal a sua constituio por escrito que poder ser por escrito particular ou

15

publico, salvo para fundaes, em que o instrumento pblico ou testamento essencial. Aps o ato escrito, e da autorizao (se necessrio, art.45 do CC), passa-se fase do registro. O art.46 do CC especifica o que o registro declarara. A quantidade de scios da pessoa jurdica, via de regra, deve ser plurimo, e deve ser definido no ato constitutivo, pode ser constituda tambm de uma nica pessoa ao menos transitoriamente. Os scios devem ter especificado nos estatutos as categorias e direitos, devera tambm o ato constitutivo esclarecer as prerrogativas de cada um, seus direitos e deveres. O registro deve ser expresso se os membros respondem, ou no, subsidiariamente, pelas obrigaes sociais. O ato de constituio deve ser feito por escrito (art.45 do CC).

16

9 REGISTRO DA PESSOA JURDICA

O registro da pessoa jurdica deve organizar sua situao como rgo legal. Contendo assim, denominao: os fins; a sede; o tempo de durao; o nome; a individualizao dos fundadores, dos diretores e outras normas que so abordadas, segundo o art.46 do Cdigo Civil 2002. Os registros das pessoas jurdicas tm por finalidade garantir a existncia verdadeira desta, sendo assim, o instrumento de comprovao da pessoa jurdica para obterem-se direitos e contrair obrigaes.

17

10 SOCIEDADE E ASSOCIAES

Defendido pelo cdigo civil, art.53, o termo associao e referido as entidades sem fins econmicos e esto com suas atividades situadas exclusivamente, no campo do Direito Civil. O atual cdigo denomina "sociedades simples aquelas que possuem finalidades civis, e as "sociedades empresarias so aquelas que tm por obrigao atividades empresarias. Empresrios aquele que, profissionalmente,exerce a funo das sociedades empresarias,afirma o art.966 do Cdigo Civil de 2002. Devido evoluo do direito, hoje e possvel tratar das associaes sem fins econmicos, assunto que no se entendia no antigo Cdigo Civil de 1916. No entanto se a associao visa to somente o aumento patrimonial da pessoa jurdica, no deve ser encarada como tendo intuito de lucro. Diferente deve ser o entendimento no tocante a sociedade civil em que o intuito de lucro para os membros e evidente. O cdigo civil de 2002 abre um capitulo para tratar das associaes (art.53 a 61). Contem no art. 54: Sob pena de nulidade, o os estatutos das associaes conter. I. II. III. IV. V. VI. A denominao, os fins e sede da associao; Os requisitos para admisso, demisso e excluso dos associados; Os direitos e deveres dos associados; As fontes de recursos para manuteno; O modo de constituio e funcionamento dos rgos liberativos e administrao; As condies para alterao das disposies estatutrias e para a dissoluo. A sede da pessoa jurdica fixa seu domicilio. Disso decorre uma serie de conseqncias. Nada impede que a associao tenha varias sedes, sendo uma principal e outras secundrias (filiais, sucursais, agncia).

18

Para fazer parte do grupo de associaes, preciso que se tenha a qualidade de um scio.

19

11 ORGANIZAES RELIGIOSAS E PARTIDOS POLTICOS

So consideradas pessoas jurdicas, pela lei n (.....)10.825, de 22 de dezembro de 2003, alem das sociedades e fundaes, as organizaes religiosas e os partidos polticos. Essa lei diz que so livres a criao, a organizao, a estruturao interna e o funcionamento, das religiosas, sendo vedado ao poder publico negar-lhes reconhecimentos ou registro dos constitutivos e necessrios ao seu funcionamento.

20

12 TRANSFORMAES OU EXTINO DA PESSOA JURDICA

A pessoa jurdica pode passar por vrias transformaes, sem que seja extinta, conforme art. 1113 do Cdigo Civil. Transformao pode fazer desaparecer uma pessoa jurdica para surgir outra e quando a pessoa jurdica passa de sociedade annima para sociedade de quotas. tambm forma de transformao a fuso de pessoas jurdicas. Ocorre quando duas ou mais entidades perdem sua responsabilidade autnoma, para formarem uma pessoa jurdica diversa. No Cdigo Civil, art.19, estabelece-se uma nova pessoa jurdica. Na fuso, as duas ou mais pessoas fundidas perdem sua individualidade em beneficio de uma terceira que nasce. Na ciso, o fenmeno inverso. A pessoa jurdica divide-se, fraciona-se em duas ou mais pessoas. Segundo Nelson Rosenvald, a pessoa jurdica de direito publico, que se constitui mediante lei, extinguir-se-, por fora da lei. Somente por deciso legal, possvel findar uma pessoa jurdica de direito pblico. J a pessoa jurdica de direito privado pode ser extinta por diferentes causas: a) Pelo decurso de prazo (se constituda a tempo); b) Pela deliberao da unanimidade dos scios (caso tpico de destrato); c) Pela deliberao da maioria absoluta dos membros, resguardados os direitos da minoria vencida; d) Pela falta de pluralidade de scios, quando no vier a ser constituda no prazo de cento e oitenta dias, ou seja, pelo desaparecimento (declarao de ausncia) ou morte dos scios, sem que os herdeiros deles venham a prosseguir na atividade empresarial; e) Pela perda da autorizao para funcionar, nas hipteses em que se faz necessria a anuncia governamental;

21

f) Quando, constituda para atingir determinado desiderato, sua finalidade j tenha sido atingida ou tenha se tornado ilcito ou impossvel; g) Pela verificao de ser nociva ou impossvel a sua manuteno, por deciso judicial, em ao promovida pelo Ministrio Pblico ou pelo interessado (que poder ser um dos scios ou mesmo terceiros). intuitivo que o falecimento do scio a causa de extino das sociedades individuais, j as coletivas, os herdeiros tero direito ao recebimento das cotas, podendo dar continuidade empresa. O art. 51 do Cdigo Civil deixa claro que o cancelamento do registro da pessoa jurdica somente poder ser feita depois de encerrada a liquidao.

22

13 DESCONSIDERAO DA PESSOA JURDICA

Deve-se desconsiderar a pessoa jurdica quando, em prejuzo de terceiros, houver por parte dos rgos dirigentes, a pratica de ato ilcito, ou abuso de poder, ou abuso de poder, ou violao de norma estatuaria, ou genericamente infrao de disposio legal. Quando h abuso do direito associativo, ou seja, o uso indevido do direito de se associar, autoriza a desconsiderao do principio da separao, permitindo que o credor busque diretamente no patrimnio dos scios a satisfao da obrigao que no pode ser atendida pelo patrimnio da empresa. Utilizando-se da personalidade jurdica como vu protetivo para praticar condutas abusivas ou ilcitas pelos scios, o patrimnio social dos scios passa a responder pelos atos abusivos ou ilegais praticados, ressaltando a boa f nas relaes privadas. Podemos citar duas teorias de desconsiderao: maior ou menor. A teoria menor trata como desconsiderao da personalidade jurdica, toda e qualquer hiptese de comprometimento do patrimnio do scio por obrigao da empresa. De acordo com o art. 50 do Cdigo Civil, possvel desconsiderar a personalidade jurdica, por ato judicial, em caso de abuso de direito caracterizado por desvio de finalidade ou confuso patrimonial. Assim, quando a pessoa jurdica, ou melhor, a personalidade jurdica for utilizada para fugir a suas finalidades, para lesar terceiros, deve ser desconsiderada, isto , no deve ser tomada em considerao a sua existncia. No art.28 da Lei 8.078, de 11 de setembro de 1.970, desconsidera-se a pessoa jurdica em defesa do consumidor, vitima de procedimento do produtor, caracterizado nos termos aqui definidos; ou ainda em caso de falncia, encerramento de atividade da pessoa jurdica, provocados por m administrao.

23

14 CONCLUSO

A pessoa jurdica tem aptido para adquirir direitos e contrair obrigaes, surge pela vontade dos seus instituidores e apresenta atributos da pessoa natural como: nome, domiclio, nacionalidade, etc. Atualmente observa-se a pessoa jurdica com funo social, pois atravs dela possvel exercer e realizar aes que atendam as necessidades sociais. Podendo ser de Direito Pblico e Direito Privado. Sua capacidade delimitada por sua atividade, isto se chama principio da especializao. Pode tambm a pessoa jurdica pleitear indenizao por dano moral quando infringidos seus direitos da personalidade. So pessoas jurdicas de direito pblico a Unio, os Estados, Municpios, Distrito Federal, Autarquias e Territrios Federais. So pessoas jurdicas de direito privado as associaes, sociedades, fundaes, organizaes religiosas e partidos polticos. Sua responsabilidade Civil se d pelos seus atos, seu patrimnio social. Sendo sua nacionalidade nacional ou estrangeira. Sua existncia tem inicio quando do direito publico na norma jurdica, no direito privado no ato do seu registro constitutivo no rgo competente. O registro da pessoa jurdica deve conter sua denominao, os fins, sede, nome, etc. Tendo por finalidade garantir a sua existncia verdadeira. A pessoa jurdica pode passar por transformaes, sem ser extinta, podendo haver tambm fuso de pessoas jurdicas. Quando houver por partes dos instituidores atos ilcitos, abuso de poder, violao da norma estaturia em prejuzo de terceiros, tendo que considerar essa pessoa jurdica. Sendo assim, como podemos ver, a pessoa jurdica tem muita semelhana pessoa natural, porm no pacifico entre os doutrinadores.

24

15 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Farias, Cristiano Chaves de & Rosenvald, Nelson. Direito Civil - Teoria Geral. Ed. Lumen Juris

Fiza, Cezar. Direito Civil - Curso Completo. Ed. Del Rey Pereira, Caio Mario da Silva. Instituies de Direito Civil - Vol. I. Ed. Forense Venosa, Silvio de Salvo Direito Civil - Vol. I. Ed. Atlas

Anda mungkin juga menyukai