Anda di halaman 1dari 2

Tipos de Sensores

O que so sensores?

Os sensores so dispositivos sensveis a algum tipo de energia do ambiente (luminosa, trmica, cintica) e que relaciona informaes sobre uma grandeza que precisa ser medida (temperatura, presso, velocidade, corrente, acelerao, posio, etc). Eles possuem a funo de detectar uma mudana no meio e informar essa mudana, produzindo um sinal relacionado a uma grandeza para ser monitorada. Quando eles operam diretamente, convertendo uma forma de energia em outra, so chamados de transdutores. Os transdutores so dispositivos que convertem uma forma de energia ou quantidade fsica em outra. O termo sensor no deve ser confundido com transdutor. O transdutor converte um tipo de energia em outro, enquanto o sensor converte qualquer tipo de energia em energia eltrica. Os atuadores so dispositivos que modificam uma varivel controlada. Eles so responsveis pela realizao do trabalho durante o processo de automao. Podem ser magnticos, hidrulicos, pneumticos, eltricos ou de acionamento misto. Exemplos de atuadores: vlvulas, rels, cilindros, motores, solenoides. O controlador o elemento responsvel pelo acionamento do atuador. Ele depende do estado das entradas (sensores) e as instrues do programa em sua memria. Esse curso pode ser chamado de Controlador Lgico Programvel (CLP).

Classificao dos Sensores:

Os sensores podem ser classificados de acordo com a sada do sinal, que pode ser analgica ou digital. Os sinais digitais possuem apenas dois valores de sada: 0 ou 1 lgicos. Os sinais analgicos so informaes em forma de sinal eltrico que so proporcionais grandeza medida. (tambm chamados de liga-desliga ou on-off).

Existem diversos tipos de sensores, que dependem de seu princpio de funcionamento, funo, localizao e tipo de ativao. Entre os tipos de sensores temos: sensores de presena, luz, som, temperatura, calor, posio, pticos, velocidade, acelerao, radiao, presso, nvel, vazo, tenso, corrente, potncia, magnticos, qumicos, orientao, entre outros. - Sensores Magnticos: So sensores que detectam o campo magntico. - Sensores de Presena: So sensores que trabalham com a emisso e recepo de luz, detectando qualquer tipo de material sem que haja contato com eles. - Sensores de Posio: So sensores que detectam a posio fsica de um objeto. - Sensores de Velocidade: So usados em dispositivos como leitores de CD-ROM, DVD Players, robtica, mquinas automticas de soldagem, etc. - Sensores de Acelerao: Eles fornecem um sinal eltrico proporcional acelerao do sistema. So componentes do tipo inercial e indicam o movimento do sistema atravs de uma varivel do eixo inercial.

Anda mungkin juga menyukai