Anda di halaman 1dari 4

AVALIAO E O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

A avaliao deve ser um processo dinmico e sistemtico que acompanha o desenrolar do ato educativo de modo a permitir o seu constante aperfeioamento. Implica uma reflexo crtica da prtica no sentido de captar avanos, resistncias, dificuldades e possibilidades. uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedaggico. Este processo inclui outras aes que implicam na prpria formulao dos objetivos da ao educativa, na definio de seus contedos e mtodos, entre outros, como nos afirma KRUG:
A avaliao no um fim em si mesmo, um processo permanente de reflexo e ao, entendido como constante diagnstico, buscando abranger todos os aspectos que envolvem o aperfeioamento da prtica scio poltica -pedaggica. (2001,p.108)

A avaliao tem uma funo permanente de diagnstico e acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem para cumprir de forma efetiva a sua funo de auxiliar esses processos. Avalia, portanto, significa redesenhar de forma significativa a tenso entre conhecimento/desconhecimento. Sendo parte de um processo maior, a avaliao deve ser usada tanto no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante, como no sentido de uma apreciao final sobre o que este estudante pde obter em um determinado perodo, sempre com vistas a planejar aes educativas futuras.
Em nvel operacional, a avaliao da aprendizagem tem, como referncia, o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoes que os sujeitos do processo educativo projetam para si de modo integrado e articulado com aqueles princpios definidos para a Educao Bsica, redimensionados para cada uma de suas etapas, bem assim no projeto poltico pedaggico da escola. (Art.47, 2 Resoluo CNE/CEB n 4/2010)

Como parte integrante da implementao da Proposta Curricular e do Projeto Poltico Pedaggico da escola, consideramos a relevncia da avaliao como algo construdo e consolidado em uma cultura de avaliar para garantir o direito da aprendizagem, e no em avaliar para classificar e limitar tal direito. Cabendo a escola refletir constantemente sobre esse lugar. Os instrumentos utilizados em avaliao devem atender aos critrios previamente estabelecidos no Projeto Poltico Pedaggico, ser de qualidade e diversificados, elaborados de forma clara quanto formulao de enunciados e principalmente no que est sendo avaliado. Esta ao tem fundamental importncia para o processo de aprendizagem, podem dar pistas sobre os avanos e recuo dos estudantes e subsidiar o professor quanto s estratgias de mediao e interveno. Assim, a avaliao edifica o seu sentido pedaggico quando processual, inclusiva, e a favor do estudante, ou seja, quando ela usada como um recurso metodolgico para a reorientao do processo de ensino e de aprendizagem, ao longo do ano letivo em busca dos objetivos planejados e esperados pelo professor e pela escola. O que propomos a construo de uma prtica educativa em que a avaliao esteja presente em todo processo de ensino e de aprendizagem, que considere os princpios norteadores do currculo: identidade, diversidade, autonomia, interdisciplinaridade e
CAB, 5 Avenida, n 550, Centro Administrativo da Bahia. CEP: 41.750-300. Salvador Bahia - Brasil. Tel.: 55 71 31158950. Fax: 55 71 3115-9008 | www.educacao.ba.gov.br

contextualizao e que permita ao estudante pensar sobre o seu processo de aprendizagem e ao professor sobre sua prtica como nos diz KRAHE (1990, p.21)
... a avaliao no serve mais para simplesmente quantificar a aprendizagem do educando, e com isso mold- lo para um padro social existente, mas sim para, atravs de uma interao entre avaliando e avaliador, repensar a situao e em uma avaliao participativa despertar conscincia crtica dentro de um compromisso com a prxis dialtica em um projeto histrico de transformao.

AVALIAO NO ENSINO FUNDAMENTAL (1 ao 9 ano) Um dos grandes desafios para os primeiros anos do Ensino Fundamental o de conciliar o processo de alfabetizao e letramento e alfabetizao matemtica, assegurando aos estudantes a apropriao do sistema alfabtico - ortogrfico, condies que possibilitem o uso da lngua nas prticas sociais de leitura e escrita, e uma aprendizagem matemtica mais crtica e reflexiva. preciso, pois, alfabetizar letrando e letrar alfabetizando, construir uma didtica de alfabetizao que proporcione alfabetizar letrando, embora com tempo definido para alfabetizar. Os trs anos iniciais do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino esto organizados em um Bloco Pedaggico no passvel de interrupo, considerando a complexidade do processo de alfabetizao e os prejuzos que a repetncia pode causar na passagem do primeiro para o segundo ano e deste para o terceiro, o princpio da no reprovao assegura a continuidade da aprendizagem, a todos os estudantes a oportunidade de ampliar, sistematizar e aprofundar as aprendizagens bsicas, imprescindveis para o prosseguimento dos estudos, embora cada ano possua competncias e habilidades, que devem ser desenvolvidas, como nos afirma o texto da Resoluo n 7/2010 do Conselho Nacional de Educao Bsica no seu Artigo 30:
Art. 30: Os trs anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar: III a continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetizao e os prejuzos que a repetncia pode causar no Ensino Fundamental como um todo e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro.

Tal compreenso convida as escolas a revisarem suas propostas de avaliao e a assumirem estas processualmente de modo que no ocorra a reteno do estudante do primeiro para o segundo ano nem do segundo para o terceiro ano. A partir do 3 ano, caso o estudante no desenvolva as competncias definidas para aquele ano, a expectativa a de que ele permanea de modo a assegurar suas bases, estruturando-se bem, no somente para os anos seguintes, mas tambm para sua vida. Da propormos uma avaliao participativa, processual, cumulativa, diagnstica e redimensionadora da ao pedaggica que requer um conjunto diversificado de procedimentos adotado pelo professor ao longo dos trs anos, para a observao e acompanhamento da aprendizagem, de maneira contnua e, em parceria com o estudante, registrando cada etapa de crescimento. Os resultados obtidos pelo educador ao longo do processo devem ser registrados atravs
CAB, 5 Avenida, n 550, Centro Administrativo da Bahia. CEP: 41.750-300. Salvador Bahia - Brasil. Tel.: 55 71 31158950. Fax: 55 71 3115-9008 | www.educacao.ba.gov.br

de pareceres descritivos, em formulrios encaminhados pela SEC/SUDEB para esse fim, sendo um formulrio para o registro do processo durante as unidades didticas e outro para a concluso do ano letivo. Deve conter informaes claras e objetivas sobre o desenvolvimento das competncias / habilidades, seus avanos, e dificuldades, pois registrar significa estabelecer uma relao terica e prtica sobre as vivncias, os avanos, as dificuldades, oferecendo subsdios para encaminhamentos, sugestes e possibilidades de interveno para pais, professores e para o prprio estudante. (Hoffmann, 2000). importante lembrar que, para elaborar o parecer descritivo, preciso ter clareza das competncias / habilidades para cada ano, bem como dos critrios de avaliao que devem ser coerentes com o processo de aprendizagem dos estudantes. tambm essencial observar que, para cada dificuldade diagnosticada devem ser apontadas estratgias de superao, atentando para que as questes avaliadas no sejam determinadas como definitivas, pois tudo processo, e pode ser retomado.

AVALIAO NO ENSINO MDIO A avaliao, enquanto processo de ensino e de aprendizagem, um dos maiores desafios da escola e um dos pontos crticos da reformulao do Ensino Mdio. A Resoluo n 2/2012, define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio, no Captulo II, Art. 17, inciso VI que fala dos sistemas de ensino:
VI instituir os sistemas de avaliao e utilizar os sistemas de avaliao operados pelo Ministrio da Educao, a fim de acompanhar resultados, tendo como referncia as expectativas de aprendizagem dos conhecimentos e saberes a serem alcanados, a legislao e as normas, estas Diretrizes, e os projetos poltico-pedaggicos das unidades escolares.

Isto exige uma mudana de paradigma nas formas de aprender, ensinar e avaliar. O entendimento de que o ato de avaliar em suas diferentes intenes, formas e finalidades deve estar presente em todo o processo. O diagnostico, por exemplo, no se limita apenas a um conhecimento inicial do contexto (pessoal, social e escolar), mas se faz necessrio em outros momentos em que o professor precisa dispor de informaes que subsidiem o planejamento da ao pedaggica, na direo da relao saber x no-saber, na busca daquilo que ainda no sabe e que o diagnostico no revela.
A avaliao escolar adquire sentido na medida em que se articula com o projeto pedaggico da escola e com seus consequentes projetos didticos. A avaliao no se justifica por si s e, sim, como processo, suporte do projeto educativo. A avaliao da aprendizagem do estudante est diretamente ligada avaliao do projeto de trabalho docente. As aprendizagens acontecem em ritmos diferentes, e repensar a prtica importante para o melhor aproveitamento dos estudantes. DOC (Orientaes Curriculares Estaduais Ensino Mdio 2005)

possvel concebermos uma avaliao cuja vivncia seja marcada pela lgica da incluso, do dialogo, da construo da autonomia, da mediao, da participao, da construo da responsabilidade com o coletivo. Tal perspectiva alinha-se com a proposta de uma escola mais democrtica, inclusiva, que considera as infindveis possibilidades de realizao de aprendizagens por parte dos estudantes, partindo do princpio de que
CAB, 5 Avenida, n 550, Centro Administrativo da Bahia. CEP: 41.750-300. Salvador Bahia - Brasil. Tel.: 55 71 31158950. Fax: 55 71 3115-9008 | www.educacao.ba.gov.br

todas as pessoas so capazes de aprender e de que as aes educativas, as estratgias de ensino, os contedos das disciplinas devem ser planejados a partir dessas infinitas possibilidades de aprender dos estudantes em toda Educao Bsica. Do 3 ao 9 ano do Ensino Fundamental e nas trs sries do Ensino Mdio, o professor precisa estar atento se seus estudantes apresentam as habilidades e os conhecimentos prvios necessrios para prosseguir em direo prxima etapa, prevalecendo para promoo o alcance dos objetivos definidos para cada ano de estudo, cujos resultados sero expressos atravs de notas. Entretanto, o professor no deve perder de vista cotidianamente a utilizao de procedimentos de observao e registro permanente do processo de ensino e de aprendizagem o que implica no acompanhamento contnuo e na parceria com o mesmo. Este o nosso desafio: construir novos caminhos com o entendimento reflexivo e dinmico de avaliao, o que nos permitir formar cidados crticos, conscientes, criativos, solidrios e autnomos. Referncias BAHIA. Secretaria da Educao. Orientaes Curriculares Estaduais para o Ensino Mdio. Secretaria da Educao Salvador, 2005. BRASIL. Conselho Nacional de Educao. Resoluo CNE/CEB n 4, de 13 de julho de 2010 Define Diretrizes Curriculares Gerais para a Educao Bsica. ______. Conselho Nacional de Educao. Resoluo CNE/CEB n 7, de 14 de dezembro de 2010 Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. ______. Conselho Nacional de Educao. Resoluo CNE/CEB n 2, de 30 de janeiro de 2012 _ Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. HOFFMAN, Jussara Maria Lerch. Avaliao: mito e desafio uma perspectiva construtivista. Porto Alegre, Mediao, 1991 KRUG, Andria. Ciclos de Formao uma proposta transformadora. Porto Alegre: Mediao, 2001. MELCHIER, Maria Celina. Avaliao Pedaggica funo e necessidade. 2 Edio. So Paulo: Mercado Aberto, 1999. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliao da Aprendizagem: prticas de mudana por uma prxis transformadora. So Paulo: Libertad, 1998 (Coleo Cadernos Pedaggicos do Libertad, volume 6). VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliao: concepo dialtica libertadora do processo de avaliao escolar. So Paulo: Libertad, 1998 (Coleo Cadernos Pedaggicos do Libertad, volume 3).

CAB, 5 Avenida, n 550, Centro Administrativo da Bahia. CEP: 41.750-300. Salvador Bahia - Brasil. Tel.: 55 71 31158950. Fax: 55 71 3115-9008 | www.educacao.ba.gov.br

Anda mungkin juga menyukai