Anda di halaman 1dari 6

Vestibular1 A melhor ajuda ao Vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.

br

Exerccios resolvidos de Geografia


15 questes 01. A Teoria da Deriva Continental afirma que os continentes se separaram a partir de um bloco nico denominado Pangia. O perfil do litoral de dois continentes possui um perfeito encaixe, embasando essa teoria. Assinale a opo que aponta corretamente esses continentes. A) Oceania e Amrica do Norte B) Europa e Oceania C) Amrica do Sul e frica D) frica e Amrica do Norte E) Antrtica e Europa Questo 1, alternativa C O tema da questo est relacionado aos itens 2.1 e 2.4 do Programa de Geografia, e trata da Teoria da Deriva Continental. A opo correta a C, uma vez que o continente africano, em sua costa oeste, demonstra um perfeito encaixe com o litoral leste da Amrica do Sul. 02. A crosta terrestre constituda por grande variedade de rochas, classificadas em gneas, metamrficas e sedimentares, exemplificadas nos grupos abaixo. I. Granito e basalto II. Gnaisse e mrmore III. Arenito e calcrio Assinale a alternativa que indica, respectivamente, exemplos de rochas gneas e rochas sedimentares. A) II e III B) I e II C) III e I D) II e I E) I e III Questo 2, alternativa E A questo est vinculada ao item 2.1 do Programa de Geografia e aborda os diferentes tipos de rocha e suas origens. A opo correta a E, pois granito e basalto so rochas gneas enquanto arenito e calcrio so rochas sedimentares.

03. A atmosfera composta de diversas camadas, variveis em funo do afastamento da superfcie terrestre. Com relao a algumas de suas caractersticas, assinale a alternativa correta. A) A atmosfera formada por quatro camadas denominadas Litosfera, Troposfera, Hidrosfera e Mesosfera. B) Na atmosfera, a temperatura sofre diminuio com o aumento da altitude, a exemplo do que ocorre em algumas serras altas. C) A presso atmosfrica sempre ser maior quanto maiores forem a altitude e a temperatura. D) Nas camadas atmosfricas mais baixas, o ar mais rarefeito, condicionado pela baixa presso atmosfrica. E) A circulao do ar na alta atmosfera responsvel pela estacionalidade e pela distribuio das chuvas nos continentes. Questo 3, alternativa B O item 2.8 do Programa de Geografia o tema que se relaciona ao contedo desta questo. A opo correta a B, pois a temperatura da atmosfera diminui proporcionalmente elevao altimtrica, constando-se tal fato nos ambientes serranos.

04. Considere as afirmaes abaixo, que tratam sobre questes de localizao e representao cartogrfica da superfcie terrestre. I. A latitude constitui uma coordenada geogrfica, cujas medidas variam de 0 a 180 e tm como referncia o meridiano de Greenwich. II. O Globo Terrestre encontra-se dividido em 24 fusos horrios, cada um deles equivalente a uma hora ou 15 de longitude. III. O nvel de detalhamento que um mapa pode representar definido pelo valor da sua escala. Da leitura das afirmativas acima, correto afirmar que:

Vestibular1 A melhor ajuda ao Vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


A) B) C) D) E) apenas I verdadeira. apenas II e III so verdadeiras. apenas I e III so verdadeiras. apenas II verdadeira. I, II e III so verdadeiras.

Questo 4, alternativa B A questo trata de tema correspondente aos itens 4.1, 4.2 e 4.3 do Programa de Geografia. A opo correta a alternativa B, pois os fusos horrios so em nmero de 24 equivalendo cada um a 15o, enquanto a escala estabelece o nvel de detalhamento de um mapa.

05. Atualmente no existem vulces ativos no Brasil, embora tenham existido em pocas geolgicas passadas. Assinale a alternativa que indica corretamente a maior rea territorial onde se encontram evidncias de vulcanismo no Brasil. A) Domnio das Caatingas com relevos aplainados e solos rasos e pedregosos B) Regio do Pantanal e sua intensa rede de drenagem com solos arenosos C) Zona da Mata e seus ambientes litorneos onde se registram constantes tremores de terra D) Planalto Meridional com derrames baslticos e presena de solos denominados Terras Roxas E) Domnio do Cerrado com relevos aplainados e solos arenosos denominados Latossolos Questo 5, alternativa D Os temas envolvidos nesta questo est relacionado aos itens 2.1, 2.2, 3.1 e 3.2 do Programa de Geografia. Est correta a alternativa D, pois no Planalto Meridional, no sul do pas, h presena de derrames baslticos, que testemunham antigas atividades vulcnicas no Brasil.

06. Com relao s caractersticas geogrficas das sub-regies do Nordeste brasileiro, assinale a opo correta. A) O Meio Norte, caracterizado por clima mido, foi ocupado em funo de uma pecuria intensiva. B) O Serto, marcado pela semi-aridez, foi inicialmente ocupado graas agricultura de subsistncia. C) A Zona da Mata foi a zona de ocupao inicial do Nordeste brasileiro. D) O Agreste corresponde zona de transio entre o Serto e o Meio Norte. E) O Cerrado tem como atividade predominante o extrativismo vegetal de babau e carnaba. Questo 6, alternativa C Os itens 3.1, 3.2 e 3.6 do Programa de Geografia estabelecem o contedo desta questo. A opo correta a C, pois foi na Zona da Mata, em Pernambuco e Bahia onde se iniciou a ocupao do Nordeste Brasileiro.

07. A figura abaixo representa a distribuio geogrfica das principais formaes vegetais originais do territrio brasileiro.

Vestibular1 A melhor ajuda ao Vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br

Fonte: Vesentini, 1996

Assinale a alternativa que associa corretamente o espao numerado no mapa formao vegetal. A) 1 Floresta Amaznica, 2 Cerrados, 7 Vegetao do Litoral B) 3 Caatinga, 5 Complexo do Pantanal, 6 Mata de Araucria C) 3 Cerrados, 1 Floresta Amaznica, 5 Campos D) 6 Complexo do Pantanal, 8 Mata de Araucria, 3 Caatinga E) 5 Campos, 7 Vegetao do Litoral, 2 Floresta Amaznica

Questo 7, alternativa A A questo aborda temas vinculados aos itens 2.15, 3.1 e 3.2 do Programa de Geografia. Tem como alternativa correta a A, pois assim demonstra o mapa que ilustra a questo: 1 Floresta Amaznica, 2 Cerrados, 7 Vegetao do Litoral.

08. A Depresso Sertaneja e os Macios Residuais midos representam duas unidades de paisagens existentes no Nordeste brasileiro. Sobre algumas das suas caractersticas naturais, considere as afirmaes seguintes. I. Na Depresso Sertaneja, prevalecem o intemperismo fsico, rochas cristalinas, solos rasos e pouco profundos, vegetao caduciflia e drenagem intermitente. II. Nos Macios Residuais midos, predominam o intemperismo qumico, rochas cristalinas, solos profundos, vegetao subpereniflia e drenagem subperene. III. A Depresso Sertaneja e os Macios Residuais tm, em comum, o predomnio de rochas sedimentares, solos muito profundos, vegetao pereniflia e drenagem perene. Da leitura das afirmaes acima, correto afirmar que: A) apenas I e II so verdadeiras. B) apenas I verdadeira. C) apenas I e III so verdadeiras. D) apenas III verdadeira. E) I, II e III so verdadeiras. Questo 8, alternativa A Os itens 2.2, 2.3, 3.1 e 3.2 constituem o assunto referido na questo. A opo correta a A, que corresponde verdadeiramente s assertivas I e II, as quais descrevem acertadamente caractersticas geoambientais da Depresso Sertaneja e dos Macios Residuais do Nordeste Brasileiro.

09. Do ponto de vista climtico, o estado do Cear caracteriza-se pela prevalncia do clima tropical semi-rido. Entretanto, algumas reas apresentam clima tropical quente e mido. Marque a alternativa que indica corretamente exemplos de reas com esse tipo de clima. A) Sertes Central e dos Inhamuns B) Litoral Norte e Mdio Jaguaribe C) Serto do Salgado e Tabuleiros do Litoral Oeste D) Topos das serras de Baturit e Aratanha E) Serto Central e Chapada do Apodi

Vestibular1 A melhor ajuda ao Vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


Questo 9, alternativa D Os temas abordados correspondem aos itens 2.8, 3.1 e 3.2 do Programa de Geografia. A alternativa correta a D, porque no topo das chamadas serras midas, como Baturit e Aratanha, onde h clima quente e mido no estado do Cear.

10. A) B) C) D) E)

Sobre a industrializao brasileira, correto afirmar que: difundiu-se de modo homogneo no territrio brasileiro. caracteriza-se por ausentar-se do eixo centro-sul. resultado de uma poltica nacionalista de desenvolvimento econmico. constitui base da poltica de desenvolvimento econmico implementada no pas. gera o maior nmero de empregos nos principais centros urbanos do pas.

Questo 10, alternativa D A questo relaciona-se aos itens 2.24, 2.25, 2.26 e 3.7 do Programa de Geografia e trata da industrializao brasileira. Tem como alternativa correta a D, pois, aps a Segunda Guerra Mundial, a indstria colocada como mola motriz da poltica de desenvolvimento pensada para o pas.

11. Em resposta tendncia mundial de formao de blocos de pases, constituram-se o NAFTA, o MERCOSUL, a Unio Europia, a CEF e a APEC. Marque a alternativa em que h correta correspondncia entre o bloco e os pases que o constituem. A) NAFTA Canad, Estados Unidos e Mxico B) MERCOSUL Argentina, Brasil, Equador e Paraguai C) Unio Europia Alemanha, Espanha, Frana, Inglaterra, Itlia, Portugal e Turquia D) CEF Armnia, Bielo-Rssia, Moldvia, Rssia, Turcomenisto, Ucrnia e Japo E) APEC Brasil, Canad, China, Filipinas, Japo e Vietn Questo 11, alternativa A O contedo da questo corresponde aos itens 1.5, 2.33, 2.34 e 2.35 do Programa de Geografia. A opo correta a A, pois o NAFTA constitui um bloco constitudo por pases localizados na Amrica do Norte, englobando Canad, EUA e Mxico.

12. Apoiando-se em pressupostos da geopoltica associada cartografia, analise itens relativos representao cartogrfica constante na figura abaixo.

Fonte: Vesentini, 1996

I. um mapa bsico que indica a localizao e a configurao exata dos continentes com suas devidas propores geomtricas. II. Caracteriza-se como uma representao cartogrfica com fins geopolticos, apresentando o Brasil numa posio privilegiada em relao a outros pases. III. Considerando o formato da Terra, pode-se afirmar que o mapa analisado o mais preciso na representao dos continentes existentes. Da leitura das afirmaes acima, correto afirmar que:

Vestibular1 A melhor ajuda ao Vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


A) B) C) D) E) apenas apenas apenas apenas apenas I verdadeira. II verdadeira. III verdadeira. I e II so verdadeiras. II e III so verdadeiras.

Questo 12, alternativa B O tema aqui abordado vincula-se aos itens 2.34, 4.1, 4.2 e 4.7 do Programa de Geografia. A alternativa correta a B, pois apenas II constitui uma afirmativa verdadeira e mostra a Cartografia sendo utilizada para fins geopolticos, no caso, representando o Brasil no centro do mundo.

13. Assinale a alternativa que indica a principal caracterstica do processo de modernizao da agricultura brasileira. A) Reduo da produtividade por falta de insumos B) Atendimento demanda interna por produtos agrcolas C) Aplicao de tcnicas tradicionais no uso agrcola da terra D) Atendimento demanda externa por produtos agrcolas E) Fundamentao em cultivos de subsistncia e minifndios Questo 13, alternativa D A questo trata de assunto abordado no item 3.7 do Programa de Geografia. A alternativa correta a D, pois a alavanca maior do processo de modernizao da agricultura sempre foi o mercado externo, que induz incorporao de novas tecnologias adequadas aos parmetros de produo internacional.

Vestibular1 A melhor ajuda ao Vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


14. Considerando o processo de urbanizao da cidade de Fortaleza, assinale a opo verdadeira. A) A rea de ocupao inicial de Fortaleza restringia-se ao entorno do Forte So Cristvo, na barra do rio Pacoti. B) A ocupao dos bairros Praia de Iracema, Benfica e Jacarecanga deu-se no incio do sculo XVII. C) Com o surgimento de novos centros na segunda metade do sculo XX, Fortaleza tornou-se uma cidade policntrica. D) Independentemente do fortalecimento de bairros como Aldeota, Montese e, mais recentemente, gua Fria, Fortaleza ainda se caracteriza como monocntrica. E) Fortaleza transformou-se numa cidade turstica, graas construo do Porto do Mucuripe. Questo 14, alternativa C A questo exige conhecimentos referentes aos itens 3.7 e 3.8 do Programa de Geografia. A alternativa correta a C, pois, com o crescimento econmico e demogrfico de Fortaleza na segunda metade do sculo XX, houve uma transferncia de atividades e servios para outros bairros, denotando uma caracterizao policntrica.

15. Observando o mapa de densidade demogrfica do estado do Cear, analise as seguintes afirmaes. I. Os municpios de baixa densidade demogrfica concentram-se predominantemente no interior do estado. II. As reas com densidade demogrfica mais elevada situam-se na Regio Metropolitana de Fortaleza (RMF) e em Juazeiro do Norte. III. Com exceo da RMF, os municpios com a mais baixa densidade demogrfica situamse no litoral. A esse respeito, correto afirmar que: A) I, II e III so verdadeiras. B) apenas I e II so verdadeiras. C) apenas II e III so verdadeiras. D) apenas I e III so verdadeiras E) apenas I verdadeira.

Questo 15, alternativa B Os itens 2.30, 3.5, 3.8 e 4.5 do Programa de Geografia se vinculam a esta questo. A alternativa correta a B, pois, considerando a interpretao do mapa, percebe-se uma forte concentrao da populao na Regio Metropolitana de Fortaleza e em Juazeiro do Norte, e um reduzida densidade demogrfica no interior do estado.

Anda mungkin juga menyukai