Anda di halaman 1dari 36

1

Universidade Federal do Paran UFPR

Estudo de Grficos de Funes atravs de Softwares Grficos e Geomtricos

Amanda Rosa Liria Machado Ingrid Mariana Rodrigues de Lima Simone Venturi

Curitiba 2011

SUMRIO INTRODUO ................................................................................................... 3 GRFICOS DE FUNES DO 1 GRAU ....................................................... 4 GRFICOS DE FUNES DO 2 GRAU ....................................................... 5 GRFICOS DE FUNES TRIGONOMTRICAS ......................................... 6 FUNO SENO .......................................................................................... 6 FUNO COSSENO ................................................................................... 6 FUNO TANGENTE ................................................................................. 7 GRFICOS DE FUNES EXPONENCIAIS ................................................. 9 GRFICOS DE FUNES LOGARTMICAS ............................................... 10 SOFTWARES GEOMTRICOS.................................................................... 11 IGEOM ....................................................................................................... 11 CABRI-GEOMETRE .................................................................................. 11 GEOGEBRA 4.2 ........................................................................................ 12 SOFTWARES GRFICOS ............................................................................ 15 WINPLOT .................................................................................................. 15 GRAPH 4.3 ................................................................................................ 15 GRAFEQUATION ...................................................................................... 16 PRIMEIRA ATIVIDADE: UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA ........... 21 SEGUNDA ATIVIDADE: UTILIZANDO O SOFTWARE GRAFEQ ................ 33 CONCLUSO ................................................................................................... 35 BIBLIOGRAFIA ................................................................................................ 36

INTRODUO Em uma era de tecnologia e comunicao fundamental que os alunos se familiarizem com o computador e com programas especficos para aprofundar mais e melhor sua aprendizagem Matemtica. Como, por exemplo, numa resoluo de problemas, onde o aluno pode se concentrar mais nos mtodos, nas estratgias, nas descobertas, no relacionar logicamente idias matemticas e na generalizao do problema, deixando os clculos para que a mquina execute. O objetivo a ser alcanado com este material fazer com que o aluno visualize os diferentes grficos das Funes de 1 e 2 Graus, Trigonomtricas, Exponenciais e Logartmicas, compreendendo o significado dos coeficientes e do comportamento dessas funes. Como metodologia abordada tem-se a utilizao de Softwares Geomtricos e Grficos. Primeiramente consideraes sero feitas sobre trs Softwares Geomtricos, com uma nfase no Software Geogebra, que ser utilizado em uma primeira atividade, onde os alunos devem investigar o comportamento dos diversos grficos das funes propostas, respondendo a um questionrio. Em seguida, tem-se breves abordagens sobre trs Softwares Grficos, com um aprofundamento no Software GrafEquation, que tambm ser utilizado em uma segunda atividade, onde os alunos devem construir uma figura, apresentada inicialmente, utilizando somente grficos de funes.

GRFICOS DE FUNES DO 1 GRAU Diz-se funo do 1 grau qualquer funo, f de IR em IR, do tipo f(x) = y = ax + b, com a e b reais, sendo a0. O grfico da funo do 1 grau representado por uma reta onde a o coeficiente angular, responsvel pela inclinao da reta com relao ao eixo Ox, e b o coeficiente linear da reta, ordenada do ponto onde a reta corta o eixo Oy. Alm disso, o coeficiente a determina se a reta ser crescente ou decrescente a partir do seu sinal: Quando a> 0 a reta crescente.

Quando a< 0 a reta decrescente.

GRFICOS DE FUNES DO 2 GRAU A funo do segundo grau, tambm denominada funo quadrtica, definida pela expresso do tipo f(x) = y = ax + bx +c, com a, b e c IR e a 0. No caso de b e/ou c serem iguais a zero, a funo ser considerada incompleta. O grfico de uma funo do 2 grau representado por uma parbola: Quando a> 0 a concavidade da parbola fica voltada para cima e seu vrtice representa o menor ponto da funo.

Quando a< 0 a concavidade da parbola fica voltada para baixo e seu vrtice representa o maior ponto da funo.

GRFICOS DE FUNES TRIGONOMTRICAS FUNO SENO Chamamos de funo seno a funo f(x) = sen(x), que associa a cada nmero real x, o seu valor correspondente para seno, f: R R, f(x) = sen(x). O domnio da funo definido nos reais e sua imagem pertence ao intervalo [-1,1], uma vez que a circunferncia trigonomtrica possui raio unitrio -1 sen(x) 1. Sinal da funo: como seno x a ordenada do ponto-extremidade do arco, temos que: F(x) = sen(x) positiva no primeiro e segundo quadrante (ordenada positiva) F(x) = sen(x) negativa no terceiro e quarto quadrante (ordenada negativa) O grfico da funo seno representado por uma curva chamada senide.

FUNO COSSENO Chamamos de funo seno a funo f(x) =cos(x), que associa a cada nmero real x, o seu valor correspondente para seno, f: R R, f(x) = cos(x).

Assim como na funo sem(x), o domnio da funo definido nos reais e sua imagem pertence ao intervalo [-1,1], uma vez que a circunferncia trigonomtrica possui raio unitrio -1 cos(x) 1. Sinal da funo: F(x)=cos(x) positiva no 1 e 2 quadrantes (abscissa positiva) F(x)=cos(x) negativa no 3 e 4 quadrantes (abscissa negativa) Seu grfico ser definido pela curva denominada co-senide.

FUNO TANGENTE Chamamos de funo tangente a funo f: E R que a cada nmero x E, com E ={ x R / x () + k, k Z} associa a tangente desse nmero f: E R, f(x) = tg(x). O domnio dessa funo E e sua imagem R. Sinal da funo: F(x)= tg(x) positiva no 1 e 3 quadrantes (produto da ordenada pela abscissa positiva) F(x) = tg(x) negativa no 2 e 4 quadrantes (produto da ordenada pela abscissa negativa). O grfico da funo tangente chamado tangentide, e se apresenta a seguir:

GRFICOS DE FUNES EXPONENCIAIS A funo exponencial pode ser definida como a inversa da funo logartmica natural, y = f(x) = a, com a > 0 e a 1. No grfico de uma funo exponencial podemos dividir sua construo em dois casos: a>1 e 0<a<1. Para a> 1:

Para 0 < a < 1:

10

GRFICOS DE FUNES LOGARTMICAS Toda funo definida pela lei de formao f(x) = log x, com 1 e > 0, denominada funo logartmica de base . Neste tipo de funo temos que o domnio representado pelo conjunto dos nmeros reais maiores que zero e o contradomnio, o conjunto dos reais. Grfico da funo: Para podermos construir o grfico da funo logartmica, devemos analisar dois casos: >1 e 0<< 1. Para >1:

Para 0<<1:

11

SOFTWARES GEOMTRICOS Neste captulo vamos abordar trs softwares Geomtricos, dos quais dois so softwares gratuitos, incluindo uma breve abordagem sobre a utilizao do Software Geogebra, o qual ser utilizado na Primeira Atividade proposta posteriormente. IGEOM iGeom um software para ensino de geometria que utilizam a interatividade para facilitar o aprendizado de conceitos matemticos.

Desenvolvido sob superviso do professor Lenidas de Oliveira Brando, do Instituto de Matemtica e Estatstica (IME) da USP, o iGeom uma ferramenta gratuita para ensinar de maneira ativa e interativa, que pode ser usado no ensino fundamental, mdio e superior. Por intermdio do programa possvel, por exemplo, determinar a localizao do ponto mdio, estudar as funes de seno, cosseno, tangente, modelos matemticos, algoritmos e recorrncias (que uma nica figura repetida vrias vezes em pontos especficos). Este software de Geometria Interativa livre (gratuito) e ainda um programa escrito na linguagem de programao Java, e portanto funciona em qualquer plataforma. O download do software pode ser encontrado no link

http://www.matematica.br/igeom/instala.html.

CABRI-GEOMETRE O Cabri-Gomtre um software que permite construir todas as figuras da geometria elementar que podem ser traadas com a ajuda de uma rgua e de um compasso. Uma vez construdas, as figuras podem se movimentar conservando as propriedades que lhes haviam sido atribudas. Essa possibilidade de deformao permite o acesso rpido e contnuo a todos os casos, constituindo-se numa ferramenta rica de validao experimental de fatos

12

geomtricos. Ele tem outros aspectos que vo muito alm da manipulao dinmica e imediata das figuras. O Cabri permite ao professor criar livremente atividades para suas aulas, ele assim caracterizado como um software aberto. Ele pode ser utilizado desde o primrio at a Universidade em diversas reas como Matemtica, Fsica e Desenho Artstico por exemplo. O download do software Cabri-Geometre pode ser encontrado no link http://www.cabri.com/download-cabri.html.

GEOGEBRA 4.2 O Geogebra um software de matemtica dinmica que pode ser utilizado em educao matemtica nas escolas do ensino fundamental, mdio e superior que rene geometria, lgebra e clculo. Este software pode auxiliar na organizao do pensamento do aluno quando ele se depara com objetos matemticos. Este software permite realizar construes com pontos, vetores, segmentos, retas, sees cnicas bem como funes e mud-los

dinamicamente depois. Do ponto de vista da lgebra, permite inserir equaes e coordenadas diretamente. Assim, o Geogebra tem a habilidade de tratar das variveis como de funes e oferece comandos como Razes ou Extremos. Por fim, um software em portugus e livre (gratuito) para o ensino e a aprendizagem da matemtica, ento permitido copiar e distribuir o aplicativo para fins no comerciais. O download do software Geogebra pode ser encontrado no link http://www.geogebra.org/cms/pt_BR.

13

Vamos utilizar este software na verso 4.2 para desenvolver a atividade 1, onde os alunos devem verificar em cada tipo de funo qual a mudana que ocorre quando os coeficientes so alterados. Para entender melhor seu funcionamento, vamos explorar um pouco dos recursos que sero utilizados na atividade 1. A rea de trabalho possui um sistema de eixos cartesianos onde o usurio faz as construes geomtricas com o mouse. Ao mesmo tempo as coordenadas e equaes correspondentes so mostradas na janela de lgebra. O campo de entrada de texto usado para escrever coordenadas, equaes, comandos e funes diretamente e estes so mostrados na rea de trabalho imediatamente aps pressionar a tecla Enter.

No caso da atividade que ser desenvolvida, preciso saber como digitar corretamente as funes no campo entrada. Em Funes do Primeiro Grau devem ser escritas da seguinte maneira: y=ax+b ou f(x)=ax+b ou ax+b, onde a e b so os coeficientes. Em Funes do Segundo Grau: y=ax^2+bx+c, onde a, b e c so os coeficientes.

14

Em Funes Trigonomtricas: Seno: y=sin(x); Cosseno: y= cos(x); Tangente: y= tan(x). Em Funes Exponenciais: y=a^x. Em Funes Logartmicas: Logaritmo natural (base e): ln(x ) ou log(x ); Logaritmo (base 2): ld(x ); Logaritmo (base 10): lg(x). Em Funes Modulares: y=abs(x), tendo abs significando como valor absoluto. Para alterar os coeficientes nas funes j plotadas no grfico, basta na janela de lgebra ( esquerda) dar dois cliques na funo e mudar o valor desejado.

15

SOFTWARES GRFICOS Neste captulo tem-se uma breve abordagem sobre trs Softwares Grficos, onde o Software GrafEquation ser utilizado para realizar a Segunda Atividade proposta posteriormente. WINPLOT Como ferramenta didtica para o ensino da Geometria Analtica (plana e espacial), o Winplot o software mais completo. Alm da verso original, em ingls, o Winplot possui verses em mais seis idiomas, incluindo o portugus. Uma de suas vantagens a de ser um programa leve, ou seja, funciona em computadores antigos tambm, sem perder sua eficincia ou rapidez, pode ser usado em todos os nveis educacionais e possui recursos que variam de uma simples funo de 1 grau, at funes do 3 grau integrais de todos os tipos. O software plota grficos e possui uma interface grfica muito boa que dispensa que os usurios decorem comandos para utiliz-lo. O Winplot um freeware, o que significa que gratuito, e ainda mais cabe em um disquete. O download do software Winplot pode ser encontrado no link http://www.winportal.com.br/winplot.

GRAPH 4.3 O software Graph suporta uma ampla variedade de funes j integradas (seno, co-seno, tangente, logaritmo, raiz quadrada, fatorial, etc.), que podem ser feitas em diferentes cores e estilos de linha. Assim, elas so facilmente distinguidas uma das outras. Sombras e pontos tambm podem ser colocados em todo o sistema de coordenadas. As funes podem ser salvas como um arquivo grfico, impressa ou exportada para outros softwares. O software Graph permite ainda que se realizem alguns clculos baseados na funo representada no desenho. E para

16

resolver uma funo, s clicar na aba Funo e digitar na caixa inserir funo. O software alm de ser um programa de fcil manipulao, livre (gratuito). O download do software Graph 4.3 pode ser encontrado no link http://www.padowan.dk/graph/Download.php.

GRAFEQUATION O GrafEq um software Educacional intuitivo, flexvel e preciso para produzir grficos de relaes implcitas. Foi projetado para nutrir um entendimento visual forte da Matemtica, fornecendo um criador de grficos de equaes e inequaes de figuras planas. Este software somente gratuito para testar, e seu diferencial sua capacidade para lidar com equaes e outras relaes alm de funes, algo alem do plido para apresentar graficamente calculadoras e sistemas de lgebra computacional. O download do software GrafEq pode ser encontrado no link http://www.peda.com/download/. Vamos utilizar este software para desenvolver uma atividade na qual o aluno deve montar uma figura, fornecida pelo professor, utilizando somente grficos de funes. Para entender melhor seu funcionamento, vamos explorar um pouco dos recursos que sero utilizados na atividade. A interface

do GrafEq apresenta duas janelas principais, Relation e Easy Buttons, como na figura abaixo.

17

18

Abaixo temos um ndice com o significado de algumas abas encontradas nas figuras anteriores. 1) Janela na qual ser inserida uma relao entre variavis x e y: para inserir uma restrio voc pode pressionar Tab ou ; (ponto e vrgula). 2) Janela de restries, onde podemos estabelecer intervalos para os valores das variveis x e y. 3) Easy Buttons: janela que apresenta smbolos matemticos

necessrios para a construo de algumas relaes, como por exemplo , , , . Se a janela 2 no estiver visvel, basta seguir o caminho: Relation - Easy buttons. 4) Altera as dimenses do grfico (tamanho), extremidades dos eixos x e y. 5) Altera as dimenses da janela de visualizao do grfico. 6) Para "criar" o grfico basta clicar em Create. modificando as

19

7) Janela do Grfico. 8) View Tools: ferramentas que alteram o grfico. Nessa janela, voc pode alterar as cores do grfico, alm da possibilidade de fazer o grfico desaparecer ou aparecer, selecionando as relaes desejadas. A opo Blend ativada permite uma fuso das cores de imagens sobrepostas no grfico. Exemplo: Para inserir uma equao ou inequao matemtica na janela de Relaes Algbricas, basta digitar no campo please enter a relation a relao desejada. Na figura a seguir, temos uma regio determinada pela circunferncia .

Podemos inserir uma restrio, tanto para a varivel x quanto para a varivel y. Para isso, com o cursor posicionado na janela de relaes algbricas, utilize a tecla Tab do seu teclado. Se, no exemplo acima, quisermos restringir os valores da varivel y, podemos inserir, por exemplo, a restrio -2 < y < 2, obtendo o grfico a seguir.

20

Podemos utilizar estes recursos do software e as equaes e inequaes matemticas para fazer desenhos, como na atividade 2 proposta.

21

PRIMEIRA ATIVIDADE: UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA Resolva as questes do 1 ao 5 utilizando o Software Geogebra como auxlio na construo e observao dos grficos. 1) Faa as atividades a seguir, as quais envolvem Funes do 1 grau. a) Construa o grfico da funo f(x) = x

b) Construa o grfico da funo g(x) = x + 1

22

c) O que ocorre quando adicionamos uma unidade funo f(x) = x? Resposta: A reta que representa a funo deslocada uma unidade para cima, com relao ao eixo das ordenadas. d) E se subtrassemos uma unidade da funo f(x) = x o que ocorreria? Tente responder intuitivamente, sem a construo do grfico. Resposta: A reta que representa a funo seria deslocada uma unidade para baixo, com relao ao eixo das ordenadas.

e) Construa o grfico da funo h(x) = 2x

f) O que ocorre ao multiplicarmos por 2 a varivel x da funo f(x) = x? Resposta: A reta que representa a funo aumenta sua inclinao com relao ao eixo das abscissas.

g) E se multiplicssemos por 4, o que ocorreria com o grfico? Tente responder sem construir o grfico. Resposta: A inclinao da reta aumentaria ainda mais, tendo como referncia a funo f(x)=2x.

23

h) Seja a funo f(x) = ax + b. Como as constantes a e b interferem no grfico dessa funo? Resposta: A constante a interfere na inclina o da reta com relao ao eixo das abscissas e a constante b interfere no deslocamento da reta com relao ao eixo das ordenadas e na ordenada do ponto com relao a Y.

2) Faa as questes a seguir, as quais envolvem Funes do 2 Grau. a) Construa o grfico da funo f(x) = x + x - 6

b) Construa o grfico da funo g(x) = x + x +2

24

c) O que ocorre quando adicionamos oito unidades funo f(x) = x+x-6? Resposta: O termo livre (ou coeficiente constante) resultante 2, o que altera a altura da parbola de -6 para 2 (ordenada no ponto em Y).

d) E se subtrassemos uma unidade da funo f(x) = x + x - 6 o que ocorreria? Tente responder intuitivamente, sem a construo do grfico. Resposta: O termo constante resultante seria -7 e, conseqentemente, seria a altura onde a parbola cortaria o eixo Y (ordenada no ponto do eixo das abscissas).

e) Construa o grfico da funo h(x) = x + 3x - 6

f) O que ocorre ao multiplicar-se a varivel x da funo f(x) = x + x - 6? Resposta: A parbola declina com relao ao eixo das ordenadas, para a esquerda.

25

g) E se multiplicssemos por -4, o que ocorreria com o grfico? Tente responder sem construir o grfico. Resposta: A parbola declinaria para a direita, com relao ao eixo Y.

h) Construa o grfico da funo h(x) = 2x + x - 6

i) O que ocorre ao multiplicarmos por 2 a varivel x na funo f(x) = x + x - 6? Resposta: A abertura da parbola fica mais estreita decorrente do aumento da velocidade das imagens de x.

j) E se multiplicssemos por 4, o que ocorreria com o grfico? Tente responder sem esboar o grfico. Resposta: A abertura da parbola focaria ainda mais estreita.

k) Construa o grfico da funo i(x) = -2x + x 6

26

l) O que ocorre ao multiplicarmos por -2 a varivel x da funo f(x) = x + x - 6? Resposta: A parbola passa a apresentar a concavidade voltada para baixo e sua abertura mais estreita.

m) E se multiplicssemos por -4, o que ocorreria com o grfico? Tente responder sem construir o grfico. Resposta: A concavidade da parbola continuaria voltada para baixo e sua abertura diminuiria (ficaria ainda mais estreita).

n) Seja a funo f(x) = ax + bx +c. O que as constantes a, b e c interferem no grfico dessa funo? Resposta: A constante a interfere na velocidade de aumento (ou decrscimo) da funo quadrtica a partir do vrtice, a constante b interfere na declividade da parbola de acordo com o eixo Y, e a constante c interfere

27

na altura da parbola com relao ao eixo Y, uma vez que determina onde a parbola corta o eixo das ordenadas.

3) Faa as questes a seguir, as quais envolvem Funes Exponenciais. a) Construa o grfico da funo f(x) = 2

b) Construa o grfico da funo g(x) = 3.2

28

c) O que ocorre quando multiplicamos por 3 a funo f(x) = 2 ? Resposta: A grfico da funo corta o eixo y na altura 3. d) E se multiplicssemos por 4, o que ocorreria com o grfico? Tente responder sem construir o grfico. Resposta: O grfico da funo cortaria o eixo das ordenadas na altura 4, por se tratar da ordenada do ponto no eixo Y.

e) Construa o grfico da funo h(x) = 5.

f) O que ocorre ao trocarmos por 5 a base da exponencial? Resposta: O grfico cresce mais rapidamente, com relao ao eixo y.

g) E se trocssemos por 7, o que ocorreria com o grfico? Tente responder sem construir o grfico. Resposta: O grfico cresceria ainda mais rpido, com relao ao eixo Y.

29

h) Seja a funo f(x) = a.b. O que as constantes a e b interferem no grfico dessa funo? Resposta: A constante a interfere na velocidade com que h o crescimento (ou decrescimento) do grfico com relao ao eixo das ordenadas e a constante b determina se a funo crescente ou decrescente.

4) Faa as questes a seguir, as quais envolvem Funes Logartmicas . a) Construa o grfico da funo f(x) = log(x)

b) Construa o grfico da funo g(x) = 4log(x)

30

c) O que ocorre quando multiplicamos por 4 a funo f(x) = log(x)? Resposta: O grfico apresenta um afastamento do eixo X, significando que h uma diminuio da velocidade de crescimento do grfico com re lao ao eixo X.

d) E se multiplicssemos por 8, o que ocorreria com o grfico? Tente responder sem construir o grfico. Resposta: O grfico que representa a funo se afastaria ainda mais do eixo das abscissas, representando uma diminuio maior da velocidade de crescimento do grfico.

e) Construa o grfico da funo h(x) = log (2x)

f) O que ocorre ao multiplicarmos o x por 2? Resposta: A posio onde o grfico corta o eixo x alterado, no caso deslocado mais para a esquerda, se aproximando de zero.

31

g) E se trocssemos por -3, o que ocorreria com o grfico? Tente responder sem construir o grfico. Resposta: O grfico da funo seria invertido, com relao ao eixo x, e a posio onde o grfico cortaria x seria mais prxima zero, sendo a aproximao feita pela esquerda.

h) Seja a funo f(x) = a.log(bx). O que as constantes a e b interferem no grfico dessa funo? Resposta: A constante a interfere na velocidade de crescimento (ou decrescimento) da funo e a constante b interfere na pos io onde o grfico corta o eixo das abscissas alm de determinar crescente ou decrescente.

5) Agora, utilizando os mtodos que utilizamos para as demais funes, chegou sua vez de descobrir o que as constantes a, b e c interferem no grfico das seguintes funes trigonomtricas: a) f(x) = a.sen(bx+c) Resposta: A constante a causa mudana na inclinao do grfico da funo sendo que, quando a>1 a inclinao aumenta e quando 0<a<1 a inclinao diminui. Se a negativo, o grfico sofre uma reflexo com relao ao eixo das abscissas, quando comparado ao grfico da funo oposta. A constante b muda o perodo da funo alterando assim a abertura de cada onda da senide, estreitando o grfico medida que o valor de b aumenta. A constante c causa uma transladao do grfico com relao ao eixo das abscissas de -c unidades.

b) g(x) = a.cos(bx+c) Resposta: Da mesma forma que na funo seno, a constante a ir causar uma mudana na inclinao do grfico da funo visto que, quando a>1

32

a inclinao aumenta e quando 0<a<1 a inclinao diminui. Se a negativo, o grfico sofre uma reflexo com relao ao eixo das abscissas, quando comparado ao grfico da funo oposta. A constante b muda o perodo da funo alterando assim a abertura de cada onda da cossenide, estreitando o grfico medida que o valor de b aumenta. A constante c ir interferir no deslocamento do grfico com relao ao eixo das abscissas de -c unidades.

c) h(x) = a.tg(bx+c) Resposta: A constante a causa uma mudana na incli nao do grfico da funo. Quando a>1 a inclinao aumenta e quando 0< a<1 a inclinao diminui. Para a negativo, o grfico sofre uma reflexo com relao ao eixo horizontal, considerando-se o grfico da funo oposta. A constante b provoca uma mudana no perodo da funo. A constante c provoca uma translao do grfico com relao ao eixo horizontal de -c unidades do grfico da funo f(x)=a.tg(bx+c).

33

SEGUNDA ATIVIDADE: UTILIZANDO O SOFTWARE GRAFEQ Utilizando o conhecimento adquirido at aqui sobre funes e a influncia que suas respectivas constantes causam na construo de seus grficos (como pode ser analisado na atividade anterior) construa a imagem abaixo, no software GrafEq, utilizando as funes que julgar necessrio. E vale lembrar que necessrio delimitar as funes para criar o desenho desejado.

(desenho CASA)

Resoluo para a construo da casa: Para a construo da grama foi utilizado o grfico da Funo Trigonomtrica Seno com a seguinte forma .

Para a construo da rvore foram utilizados os grficos de Exponencial na forma com e (tronco esquerdo) e

34

com Circunferncia na forma

(tronco direito), e ainda o grfico de para a cpula.

Para a montanha foi utilizado o grfico de Funo de Segundo Grau na forma com .

E para terminar, na construo da casa foram utilizados grficos de Funo do Primeiro Grau onde com e com .

35

CONCLUSO A linguagem grfica permite uma melhor visualizao e compreenso de contedos Matemticos, levando em considerao as dificuldades de alunos com tal manipulao e interpretao. A Geometria permite ligar a Matemtica e a Arte, como visto na elaborao da atividade no Software GrafEquation, tratando do tema funes chamando a ateno para a importncia da linguagem grfica, levando em considerao a possibilidade de compreender a manipulao dos grficos fazendo desse uso aulas mais dinmicas e concretas, utilizando como objeto de aprendizagem os softwares grficos e geomtricos sugeridos. A concretizao desta apostila nos permitiu perceber o quanto a formao matemtica dos alunos no Ensino Mdio insuficiente, pelo menos em relao aos aspectos relacionados ao estudo de grficos de funes e utilizao de softwares. Normalmente este estudo feito somente na questo algbrica, onde os grficos so apresentados apenas como uma possibilidade de representao da lei algbrica, quase sempre feito a partir de tabelas numricas com pontos magicamente sugeridos pelo professor. Porm com este material e sugesto de atividades, o aluno pode concretizar as idias que j conhece sobre funes utilizando os softwares sugeridos, podendo no somente criar diversos desenhos com grficos, mas tambm interpretar os grficos, sendo muito importante para a compreenso do contedo de grfico de funes.

36

BIBLIOGRAFIA http://ftp.multimeios.ufc.br/~geomeios/geogebra/manual.htm http://www.peda.com/ http://www6.ufrgs.br/espmat/disciplinas/midias_digitais_II/modulo_III/recursos3 3.html http://mandrake.mat.ufrgs.br/~mat01074/20072/grupos/tche/grapheq.htm http://www2.mat.ufrgs.br/~mat01074/20072/tais_aline/atividades.htm http://www.gregosetroianos.mat.br/ http://www.geogebra.org/cms/pt_BR http://celcoluiz.wordpress.com/prd-tutoriais/ http://www.nre.seed.pr.gov.br/cascavel/modules/conteudo/conteudo.php?conte udo=36 http://www.ebah.com.br/content/ABAAABP1MAJ/tutorial-geogebra

Anda mungkin juga menyukai