Anda di halaman 1dari 2

Para Rodrigues (apud Bock, 2001), a psicologia social (P. S.

) o estudo das manifestaes comportamentais, suscitadas pela interao de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa da interao. O que se pode inferir a respeito, que a psicologia social se refere, em linhas gerias, ao estudo das interaes sociais, mas devemos nos atentar para o fato, de que a psicologia em si, construda a partir das interaes do individuo. Partimos ento do preceito de que toda a psicologia social a partir do momento que percebe o ser humano como um todo, sem reduzi-lo as suas patologias, seu desenvolvimento, suas especificidades. Com isso no se busca negar que a psicologia social, tem suas especificidades, ela continua preocupada com as interaes e relaes sociais e grupais, mas ela percebe que o ser humano ser reflexivo na histria, pois ao mesmo tempo em que modificado por ela, tambm a modifica. Lane (apud Bock, 2001) traz que, toda a psicologia social, desde que assuma a natureza histrica social do ser humano. O que corrobora para o que j foi mencionado acima, a psicologia se torna social, a partir do momento que percebe o ser humano, como parte da historia e participante ativo da mesma. Na psicologia social, no se tem uma unicidade, h existncia de vrios saberes psicolgicos, que buscam explica-la h sua maneira, sobre isso Ferreira traz que (2010):
No decorrer de sua breve histria, a Psicologia Social tem se caracterizado pela pluralidade e multiplicidade de abordagens tericas adotadas como referenciais legtimos produo de conhecimentos sociopsicolgicos. Tal contexto tem dificultado sobremaneira a delimitao do objeto de estudo ou mesmo dos vrios objetos de estudo dessa disciplina. Contudo, o binmio indivduo-sociedade, isto , o estudo das relaes que os indivduos mantm entre si e com a sua sociedade ou cultura, sempre esteve no centro das preocupaes dos psiclogos sociais, com o pndulo oscilando ora para um lado, ora para o outro. (p.51).

O que pode ser suscitado do que foi apresentado por Ferreira, que a Psicologia Social nasce como multiplicidade, e se modificou durante o decorrer do tempo, e isso se deu, por que ela prpria tambm est sujeita as mudanas que ocorreram ao longo da histria. E diferente de outras cincias, ela est intrinsecamente interligada a sociedade e/ou a cultura a que ela pertence. Motivo este que faz com que em cada lugar se desenvolva uma psicologia social, preocupada com um determinado aspecto, que na maioria das vezes, no o mesmo aspecto de preocupao de outro lugar. Exemplo disso, que a Psicologia Social desenvolvida no Brasil, bem diferente da desenvolvida em outros lugares do mundo, como Estados Unidos e Europa. Mas para alm das diferenas geogrficas, e perpassando a dicotomia individuo e sociedade, Ferreira traz que, percebeu-se que no contexto geral a P. S., na atualidade vem se desdobrando sobre uma nova perspectiva, qual seja a Psicologia Social Crtica ou Psicologia Social Histrico-Crtica (...), expresses que abarcam, na realidade, diferentes posturas tericas, que so influenciadas pelo o socioconstrutivismo, psicologia marxista, psicologia discursiva, feminismo e modernismo.
Tais perspectivas guardam em comum o fato de adotarem uma postura crtica em relao s instituies, organizaes e prticas da sociedade atual, bem como do conhecimento at ento produzido pela Psicologia Social a esse respeito. Nesse sentido, colocam-se contra a opresso e a explorao presentes na maioria das sociedades e tm como um de seus principais objetivos a promoo da mudana social como forma de garantir o bem-estar do ser humano (Hepburn, Apud Ferreira, 2003).

O que se percebe que a P. S. muda de postura, antes preocupada, em modelar comportamentos, em de certa forma, promover a alienao social, para manter certa ordem social, promover o capitalismo. E agora ela j se volta para o que deveria ser seu objetivo desde o principio a promoo de sade e bem-estar social. Para que de fato seja auxiliadora na construo de uma sociedade mais igualitria, em que o bem-estar promovido todos, e no apenas a uma poo da populao.

Como j podemos perceber a psicologia social um campo de multiplicidade, e se caracteriza por ser bastante emprico, at pelos seus objetivos de estudos j citados. Que tornam, praticamente impossvel a dissociao entre pesquisador e pesquisado, j que ambos so o mesmo sujeito. Sendo assim, a P. S. no busca teorias globalizantes para o comportamento humano, como so encontradas em outras teorias psicolgicas, os psiclogos sociais esto mais voltados para utilizao de vrias teorias especficas para os diversos tipos de fenmenos cognitivos e sociais. Considerando a multiplicidade de tericos e teorias na rea, preferiu-se dar nfase ao trabalho da professora Silvia Lane, que se destaca no Brasil e na Amrica Latina pelo seu compromisso tanto com a teoria, como prtica transformadora da sociedade, grande responsvel pelo desenvolvimento de uma psicologia scio- histrica do pas. Lane foi grande responsvel pela desconstruo da psicologia elitista que vigorava no Brasil, e influenciou os caminhos atuais da psicologia no pas, especialmente no campo social e comunitrio, sendo este ultimo campo, viabilizado por esforo de seu trabalho e de tambm de outros pesquisadores da rea. Bock traz que (2007):
Silvia Lane foi guiada pelo princpio de que o conhecimento produzido deveria sempre ser til para a transformao da realidade na direo da criao de condies dignas de vida para todos. O conhecimento e a profisso deveriam estar a servio da transformao e, com estas ideias, Silvia Lane contribuiu para uma revoluo na Psicologia. Com o rompimento com a tradio elitista da Psicologia, com a preocupao com a construo de um novo projeto para a cincia e para a profisso, com a adeso a uma nova concepo de homem para a Psicologia e com o esforo para aproximar a Amrica Latina, Silvia Lane apontou as exigncias e condies para um novo projeto para a Psicologia. E desta forma, pode-se apontar Silvia Lane como uma das influncias do que hoje se denomina de Projeto do Compromisso Social da Psicologia (p.47).

Conclui-se ento, que Lane, assim como outros pesquisadores, busca agora uma psicologia que tenha um compromisso social, e num pas como o Brasil, onde h tantas desigualdades sociais, papel do psiclogo, buscar melhorias para que a psicologia assuma seu papel de transformadora social que busca, no apenas seu objetivos individuais como cincia, mas a promoo de bem estar social. Assim como Bock (2007) cita que Silvia Lane nunca se importou com rtulos e com passeios por diferentes teorias, porque buscava outra coisa: um conhecimento capaz de falar da vida vivida e de apresentar possibilidades de contribuio para a transformao das condies de vida na busca da dignidade (p. 55).

Anda mungkin juga menyukai