Anda di halaman 1dari 6

Resumo: O casamento contemporneo no tem a finalidade exclusiva de procriao.

Tal fato foi possvel em decorrncia das transformaes ocorridas na sociedade. Nesta pesquisa foram realizadas entrevistas com seis casais sem filhos por opo, a fim de investigar quais so as motivaes de casais heterossexuais pela escolha em no ter filhos. Para a anlise dos dados e a diviso das categorias foi utilizada tcnica de anlise de contedo. Os resultados indicam que a principal motivao dos casais permanecerem sem filhos foi pela difcil tarefa de educar as crianas na atualidade. Quanto carreira profissional da mulher, ficou evidente que elas esto se dedicando a profisso, podendo atualmente ser produtora ao invs de reprodutora com as outras possibilidades que lhes so oferecidas alm da maternidade. Palavras-chave: Casamento contemporneo; Casal Sem filhos; Opo.

1. Introduo
Este estudo teve por objetivo investigar os motivos de casais heterossexuais pela escolha em no ter filhos, como tambm caracterizar o casamento contemporneo, alm disso, constatar se a carreira profissional da mulher est envolvida com a escolha em no ter filhos e verificar se o casal sofre crticas pela sua opo. Devido aos movimentos feministas, a mulher alcanou igualdade poltica e social em relao aos homens, e a criao da plula anticoncepcional proporcionou mulher a possibilidade de escolha de ter ou no ter filhos. Porm a mulher contempornea acaba exercendo mltiplas tarefas, a de profissional, a de dona-de-casa dentre outros. Estas conquistas por um lado lhe trouxeram opes de escolhas, mas trouxeram uma exigncia em obter perfeio em todos os seus papis, havendo cobrana de alto desempenho, onde no possvel ser somente mulher, mas preciso ser uma super mulher. Portanto, a mulher contempornea, em suas conquistas scio-polticas, acabou adquirindo uma nova maneira de pensar e agir (BARBIERI, 2008). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), que diz respeito Sntese de Indicadores Sociais de 2008, as mulheres mostram nos ltimos anos muitas transformaes no seu comportamento social. A diminuio da fecundidade, o aumento na participao no mercado de trabalho, o reforo no rendimento familiar e o avano da escolaridade so aspectos essenciais para dimensionar seu papel na sociedade brasileira. Por meio destas consideraes, a Sntese de Indicadores Sociais, acrescenta que estudos a respeito dos tipos de organizaes familiares destacam que as famlias compostas por casais sem filhos e ambos com rendimento um tipo - modelo que est cada vez mais comum, principalmente nas sociedades contemporneas. Esta tipologia intitulada Duplo Ingresso e Nenhuma Criana (DINC) consistem num arranjo familiar em que o casal tem mais recursos para se dedicar ao trabalho e ao lazer.

2. Casamento Contemporneo
O alicerce no qual se constitui uma nova famlia, muitas vezes construda por desejos inconscientes. O casamento uma das maneiras que as pessoas tm de constituir vnculos duradouros, o nascimento emocional da famlia que permite a construo gradual de um vnculo de apego e cumplicidade (CERVENY, 1997). A sociedade contempornea passou por diversas transformaes na famlia, no casamento, do mesmo modo como nos conceitos de maternidade e paternidade. Sexualidade e procriao no se complementam mais, de tal modo como maternidade e feminilidade no so basicamente observadas como sinnimos. Esse panorama de mudanas trouxe complexidades s relaes familiares, reunido aos progressos da medicina, possibilitou alm de uma sexualidade sem procriao, uma procriao sem sexualidade (RIOS; GOMES, 2009). A famlia tornou-se uma instituio multifacetada, [...] havendo alm da famlia convencional, outros grupos familiares com peso significativo na sociedade brasileira, como os casados sem filhos e as famlias unipessoais (MANSUR, 2003, p. 39). O casamento contemporneo no tem a finalidade exclusiva de procriao. Tal fato foi possvel em decorrncia das transformaes que foram acontecendo na trajetria do padro tradicional de famlia para as novas configuraes, onde possvel observar variados desejos, que incluem a escolha espontnea por no ter filhos

(RIOS; GOMES, 2009).

3. Ser Pai ou Me? No, Obrigado


Segundo Thornton (1989 apud PAPALIA; OLDS, 2000, p. 424), quando vocs tero um filho? Essa pergunta ouvida com menos freqncia nos dias de hoje, medida que as atitudes da sociedade se afastam da crena de que todos os casais que podem ter filhos devem t-los. Alguns casais decidem que nunca tero filhos e fazem essa deciso antes mesmo do casamento, j outros casais adiam a concepo at chegar a hora certa de ter filhos, at decidirem que a ocasio certa no chegar nunca. Outros casais investem seu tempo na carreira profissional, ou preferem ter convivncia com adultos e sentem que no seriam bons pais. Alguns casais desejam manter a intimidade da lua de mel. E outros preferem ter a liberdade para viajar ou tomar decises sem precisar refletir (PAPALIA; OLDS, 2000). Beach, Campbell e Townes (1982 apud PAPALIA; OLDS, 2000, p. 424) ressaltam que: Algumas pessoas no querem ter o considervel nus financeiro de ter filhos. Outra autora que avaliou os gastos que uma criana ocasiona foi a psicanalista e economista Corine Maier, autora do livro intitulado Sem filhos: 40 razes para voc no ter. Para Maier (2008, p. 65):
Um filho custa uma fortuna. Est entre as compras mais caras que o consumidor mdio pode fazer em sua vida. Em matria de dinheiro, custa mais caro que um carro de luxo do ltimo tipo, um cruzeiro ao redor do mundo, um apartamento de quarto e sala em Paris.

Bauman (2004, p. 60) por meio dessas consideraes complementa:


O custo total tende a crescer com o tempo, e seu volume no pode ser fixado de antemo nem estimado com algum grau de certeza. Num mundo que no oferece mais planos de carreira e empregos estveis, assinar um contrato de hipoteca com prestaes de valor desconhecido, a serem pagas por um tempo indefinido, significa, para pessoas que saem de um projeto para o outro e ganham a vida nessas mudanas, expor-se a um nvel de risco atipicamente elevado e a uma fonte prolfica de ansiedade e medo. provvel que se pense duas vezes antes de assinar, e que, quanto mais se pense, mais se tornem bvios os riscos envolvidos.

Nos dias atuais ter filhos uma questo de escolha fato que gera ansiedade. Ter filhos ou no comprovadamente uma deciso com grandes consequncias e de maior alcance que existe. Ter filhos cuidar de outro ser mais fraco e dependente, diminuir os desejos pessoais, investir menos tempo na carreira, aceitar o compromisso de lealdade por tempo indeterminado. So compromissos que se chocam com a poltica de vida do lquido mundo contemporneo, que muitas pessoas evitam quase sempre com fervor. O perodo da modernidade lquida em que se vive um mundo cheio de sinais confusos, que tende a mudar com rapidez e de forma inesperada tornando frgeis os vnculos humanos (BAUMAN, 2004).

4. Metodologia
A presente pesquisa buscou estudar quais so as motivaes de casais heterossexuais pela escolha em no ter filhos, como tambm caracterizar o casamento na contemporaneidade; alm disso, foi investigado se a carreira profissional da mulher est envolvida na opo pela no-maternidade, como tambm foi verificado se os casais sofrem crticas por optarem no ter filhos. Portanto a pesquisa qualitativa mostrou-se mais apropriada para atender os objetivos deste estudo. A pesquisa qualitativa responde a questes muito particulares, [...] trabalha com o universo dos significados, dos motivos, das aspiraes, das crenas, dos valores e das atitudes [...] (MINAYO, 2008 p.21).

Participaram da pesquisa seis casais que foram selecionados pelos seguintes critrios: casais heterossexuais escolhidos por convenincia que optaram no ter filhos at o momento da pesquisa, casados, ou em unio estvel. Os casais selecionados para colaborar com a pesquisa foram contatados por telefone e convidados a participar. As entrevistas foram realizadas mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, com as devidas orientaes. O sigilo da identidade dos participantes foi garantido, prevenindo quaisquer riscos para os mesmos. As entrevistas foram gravadas em udio e posteriormente transcritas, sem qualquer alterao do contedo original. A anlise dos dados seguiu todos os procedimentos ticos, onde foi utilizada a tcnica de anlise de contedo proposta por Bardin (2000). Esta se define como um conjunto de tcnicas de anlise das comunicaes pretendendo obter, por processos sistemticos e objetivos de descrio do contedo das mensagens.

5. Apresentao e Discusso dos Resultados


Por meio da anlise de contedo das entrevistas foram elaboradas oito categorias. No tema que investigou porque os casais decidiram no ter filhos e quais foram suas principais motivaes, foram formadas as seguintes categorias: opo, formao de um ser humano e falta de confiana na maternidade. Fica evidente que com o passar dos anos, a tradio de casar e ter filhos foi se alterando, atualmente a mulher tem o direito de decidir o que melhor para si, podendo escolher ser ou no ser me. De acordo com Mansur (2003) a mulher um ser histrico dotado da aptido de simbolizar, e a vontade de ser me ou no um fenmeno bastante complexo. Assim torna-se perfeitamente aceitvel que a mulher seja normal sem ser me e que o amor materno como todo sentimento humano seja incerto, frgil e imperfeito. A categoria formao de um ser humano expressa a preocupao dos casais entrevistados em relao educao, criao, ou seja, formao de um ser humano, que alm do desejo da maternidade e da paternidade deve levar em considerao outros fatores:
- Na verdade assim ... que eu acho que ter filhos no uma questo s de desejo de maternidade de paternidade ... eu acho que tem muito mais coisa envolvida. A criao muito difcil, eu acho difcil mesmo, no fcil criar um filho, porque tudo a gente, hoje a gente sabe de muita coisa de que tudo pode influenciar, uma criana n, pode influenciar, pode determinar a personalidade, pode determinar futuros traumas ento complicado eu acho assim. (Casal B) - Eu no me sinto assim preparado, acho que pra mim filhos ... eu tenho uma preocupao eu tenho uma ... eu penso assim que voc ta formando uma pessoa (silncio) desde o ambiente tudo n ... eu acho que tudo tem que ta muito bem preparado, no sei se nada ver ... mas uma vez tinham mais coragem n. (Casal F)

Para Maldonado (2004) formar e educar os filhos so tarefas muito complexas, pois cada etapa desenvolvimento infantil um novo desafio aptido e a flexibilidade dos pais, pelas exigncias em termos mudanas de comportamentos e de disposio para atender s necessidades e as solicitaes dos filhos. Para pais a educao est na possibilidade de crescerem juntos com as crianas, acompanhando a trajetria que vai dependncia do beb at a independncia dos filhos quando adultos.

do de os da

Cia, Pamplin e Prette (2006) desenvolveram um estudo com 110 crianas com o objetivo de comparar o envolvimento dos pais com os filhos com o repertrio de habilidades sociais e de problemas de comportamento das crianas, segundo essa pesquisa fica evidente a importncia da comunicao entre pais e filhos, bem como a participao dos pais para um desenvolvimento infantil saudvel. Os casais pesquisados demonstraram preocupao em estarem presentes, acompanhando a criao dos filhos, para eles a presena dos pais fundamental para o crescimento saudvel de um filho. Na categoria falta de confiana na maternidade podem ser percebidas muitas duvidas sobre a maternidade motivo este que levou os casais entrevistados optarem por permanecerem sem filhos. De acordo com Maldonado (2004) preciso levar em considerao as dificuldades da vida moderna. H alguns anos a arte de

educar e criar os filhos era simplificada pela existncia de normas e tradies inquestionveis. Hoje as maneiras de criar os filhos so intensamente discutidas, onde os pais esto expostos a uma massa de informaes em revistas, jornais, livros, sendo que estas informaes so com frequncias obscuras ou at contraditrias, inmeras so as duvidas e questionamentos que passam pela cabea dos pais, que se sentem inseguros e indefinidos.
- At a confiana na maternidade, ela no tem confiana, que vai ser uma excelente me. (Casal E) - Se eu no consigo defini pra mim o que eu quero pra mim como que eu vou dar ateno pra outra pessoa entendeu, eu acho que a gente tem que faze o melhor pro filho e eu no me sinto em condies de da o melhor. (Casal E)

Ao pesquisar se os casais: sofrem crticas pela opo em no ter filhos, pode-se perceber a seguinte categoria: Presso familiar, esta categoria representa as cobranas e curiosidades familiares que as mulheres sofrem, sendo que estas cobranas no so vivenciadas pelos homens, mas para as mulheres bastante intenso:
- No seria criticas assim mais cobrana n, crtica, crtica em si no mais seria cobrana mesmo. (Casal D)

- S cobrana familiar dos meus pais, os pais do meu marido no, mas os meus querem e eles pedem bastante, eles queriam que ns fosse morar perto deles e ter um filhinho perto deles, mas no da. (Casal E)

As mulheres que escolhem permanecer sem filhos podem passar por vrios tipos de presso, pois ainda para a maioria das pessoas estranho que uma mulher no deseje ser me (MANSUR, 2003). Os casais relataram que no sofrem crticas por sua opo, mas que apenas so questionados, j que so diferentes nesse aspecto em comparao com a maioria dos outros casais:
- Criticas, no, no tipo crtica ou discriminao, algum assim j comento assim vocs podem ter, vocs tem condies de ter e podem ter n, mas no chega a ser um problema n, ento natural n, acho que normal assim como eu tambm quando um casal no tem filhos, tambm a gente fica curioso pra saber mas curiosidade. (Casal A)

Para Mansur (2003), mesmo que seja uma escolha permanecer sem filhos, essa deciso expressa trocar um potencial por viver uma diferena em relao ao grupo das mulheres-mes. Essa experincia abrange questes relevantes e pode mobilizar emocionalmente qualquer mulher, mas isso no pode ser considerado como anormalidade ou ilegalidade. necessrio que a no-maternidade seja vista como um fenmeno multidimensional, para assim desprover-se de julgamentos carregados de preconceitos, compreender e aceitar que as mulheres podem ter projetos variados e satisfatrios, j que a sociedade apresenta outras opes que vai alm da maternidade. A mulher ps-moderna um ser em constante construo, seguindo novas maneiras frente ao mundo social, desde as suas conquistas da entrada ao mercado de trabalho, do acesso aos estudos, como tambm da escolha em procriar ou no (OLIVEIRA, 2007). Com as mudanas ocorridas o casamento contemporneo no unicamente com o objetivo de ter filhos, os casais entrevistados demonstraram segurana nas suas escolhas, eles optaram em dedicar-se um ao outro como tambm na profisso. Na categoria carreira profissional manifesta as outras possibilidades oferecidas ao casal alm da maternidade, paternidade principalmente as apresentadas a mulher, todas as mulheres que participaram desta pesquisa tem como prioridade principal a profisso, hoje elas podem exercer o direito da escolha sobre o que elas

querem para si mesmas, esse trao foi bastante marcante em todas as mulheres entrevistadas nesta pesquisa, elas se impe a metas profissionais, as quais desejam alcanar:
- Quando ns casamos eu queria estudar depois terminei a faculdade e comecei a ps e sempre um motivo levou o outro assim j tivemos vontade de ter filhos e j desistimos tambm (risos) sempre que pensvamos em ter a gente achava um motivo pra no ter, mas mais por causa dos meus estudos por causa da faculdade da ps e se eu tivesse um filho j seria totalmente diferente, tipo eu no poderia trabalhar. (Casal D)

- A gente no que porque seno a minha esposa ia ter um filho pra cuidar e a profisso n com duas coisas, talvez seja por isso que a gente no queira [pela profisso], uma vez que tu decides ter um filho tu tens que abrir mo um pouquinho n. (Casal E)

A profisso significa uma conquista e uma independncia financeira. A sociedade moderna tem uma exigncia em inserir os indivduos no mercado de trabalho, valorizando ao mximo aquele que tem como projeto de vida a profisso e o progresso financeiro. Deste modo a maternidade est sendo posta para um momento futuro, mas isso no que dizer que a maternidade perdeu a importncia na sociedade, mas o que se nota que a mulher psmoderna busca primeiramente uma autonomia econmica (OLIVEIRA, 2007). Maneiras e desejos individuais so o que se manifestam atualmente, hoje as mulheres tem acesso formao profissional e a outras atividades que anteriormente eram unicamente masculinas, afastando o que antes era aceito como o ideal da mulher no lar, atualmente as mulheres podem desempenhar das diversas oportunidades: casamento, profisso, estudos, onde se torna aceitvel que a mulher exera da sua capacidade criadora para inventar a si prpria (MANSUR, 2003). No surpresa a queda da fecundidade, at um dado esperado, dados estes que indicam transformaes no comportamento do casal, que refletem na melhora da renda da populao, a qualidade do vnculo a dois. Fica evidente que hoje em dia no a disciplina, ou o controle externo, que est na base do comportamento amoroso. Alm disso, as pessoas optam pela vida a dois, e isso no se d hoje por nenhuma influncia de costumes civis ou religiosos (FORBES, 2008). Os casais pesquisados tm um estilo de vida com muitas tarefas dirias: profisso, casamento, estudos, isso geralmente pode implicar em uma diminuio nos momentos de intimidade do casal, reduo para momentos de lazer e menor disponibilidade para si prprio, os resultados desta pesquisa mostra que os casais utilizam estratgias para lidar com esses fatores buscando preservar o vnculo afetivo a dois, dedicando-se um ao outro. Pode-se dizer que eles buscam conciliar a profisso e a satisfao conjugal, isso impulsionou os casais optarem viver sem a presena de filhos.

6. Concluso
Os casais que participaram deste estudo demonstraram grandes preocupaes e dvidas a respeito da educao dos filhos, evidenciando no se sentirem seguros, e, alm disso, no tendo disponibilidade e tempo que uma criana necessita. Corroboraram que a deciso em no ter filhos vai alm de apenas realizar desejos pessoais, uma deciso difcil que envolve muitos fatores; inclusive ter que abandonar o sonho da paternidade, como foi o caso dos homens entrevistados pela dificuldade em educar um filho e principalmente por no estar presente no crescimento dos filhos. Devido a estes fatores, a principal motivao dos casais em no ter filhos foi a difcil tarefa de educar as crianas, referindo que com a chegada dos filhos tudo muda. Hoje em dia so os pais que tem que se adaptar com a chegada do filho, onde est cada vez mais difcil repassar valores s crianas e aos adolescentes. Para Rogers (1991) a juventude est intimamente insegura quanto aos seus valores, quem sabe seja pelo fato de que os sujeitos

contemporneos so acometidos por todos os lados por uma massa de informaes divergentes e contraditrias. Concordando com a idia de Volpi e Volpi (2008), as fases do desenvolvimento emocional de uma criana, que ocorrem desde a sua concepo at a adolescncia, extremamente fascinante e importante, visto que durante essas fases que iro se estabelecer o temperamento, a personalidade e o carter. As oportunidades apresentadas s mulheres ps-modernas so muitas, sendo que no h como ser uma super mulher e realizar todas, como tambm no h como rotular ou atribuir algum tipo de patologia s mulheres sem filhos por opo, pois seria o mesmo que considerar saudveis todas as mulheres que so mes (MANSUR, 2003). evidente que os casais que permanecem sem filhos so mais questionados do que os casais com filhos, mesmo quando os casais relatam no sofrerem crticas ou discriminao eles tm que se justificarem o tempo todo para a famlia e os amigos o motivo da sua deciso. O casamento passou por inmeras mudanas ao longo do tempo e consequentemente na contemporaneidade h variaes de desejos e de escolhas entre os indivduos. Atualmente as mulheres podem ter mais controle sobre si mesmas, fazendo suas prprias escolhas de acordo com as suas vontades. Os casais entrevistados desenvolveram formas para manter a harmonia entre o casamento, a profisso e os estudos, mesmo que para isso tiveram que abrir mo da maternidade/paternidade em prol de seus projetos de vida. A escolha em no ter filhos gerou, aos casais entrevistados, prazeres e desprazeres, sentimentos estes que fazem parte do cotidiano de todos os seres humanos. Prazer, pois existem muitas vantagens com a ausncia de filhos: tempo livre, tomar decises sem precisar refletir muito, qualidade do vnculo afetivo, carreira profissional, esses so os prazeres de um casamento sem filhos. E desprazeres, pois os casais fizeram esta escolha principalmente pela dificuldade em educar as crianas atualmente, alm de terem que conviver com as presses familiares, pois sero sempre diferentes nesse aspecto em relao aos outros casais.

Anda mungkin juga menyukai