Anda di halaman 1dari 1

4

ATRIBUNA VITRIA, ES, DOMINGO, 20 DE OUTUBRO DE 2013

Reportagem Especial
RODRIGO GAVINI - 02/12/2011

DIA DE FRIA

Todos podem perder o controle


Especialistas dizem que as presses do dia a dia e no aprender a lidar com frustraes fazem com que todos estejam no limite da razo

erder o controle e ter um ataque de fria est cada vez mais comum e todos esto suscetveis a isso, afirmam especialistas em comportamento. Segundo eles, as presses acumuladas do dia a dia, a falta de ateno aos direitos e, principalmente, o fato de no aprendermos a lidar com frustraes fazem com que todos estejam no limite da razo. O cotidiano de hoje em dia est enlouquecendo mais as pessoas. Nossas loucuras encontram um caminho para florescer com uma facilidade maior, explicou o psiquiatra e psicanalista Jos Nazar. Para Nazar, inclusive, algumas situaes criadas pela sociedade favorecem estados de enfurecimento: trnsito, atendimento ruim e o uso de lcool e drogas. Segundo o doutor em Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade Adriano Jardim, a construo do processo de fria gradual.

Normalmente, so processos que vm acontecendo gradualmente, mas que fatos isolados, s vezes associados a outros fatores, levam as pessoas a agir sem pensar, disse. Temos um ritmo de vida que nos entrega muitos fatores estressores. A vida est muito rpida e, quando no vemos resoluo do problema, acabamos adotando atitudes sem refletir, acrescentou. O psiquiatra Vicente Ramatis afirmou que muitos no aprenderam a lidar com frustraes. Existe muita exploso de ego das pessoas. s vezes, uma situao a gota d'gua transbordando o copo. Segundo ele, as pessoas no se do conta de que esto estressadas, at que a exploso se manifeste. Todos conhecem aquela histria de uma pessoa boa que um dia pegou algum para Cristo. Segundo o psiquiatra Gilson Gilberti, existem tambm razes neurofisiolgicas para os ataques de fria. Altas taxas de adrenalina no sangue, por muito tempo, deixam as pessoas estressadas. Chega um momento em que essas taxas explodem e produzem efeito fsico visvel. Elas atuam no sistema lmbico, que controla nossas emoes. E um sistema lmbico superexcitado gera problemas desse tipo.

O PSIQUIATRA JOS NAZAR disse que o cotidiano de hoje em dia est enlouquecendo mais as pessoas

ARMANDO RIBEIRO NEUROPSICLOGO

TESTE

Detecte o seu nvel de estresse A raiva 1 Nas ltimas semanas, voc uma emoo tem percebido que: primria de 8 Quem convive com voc tem sobrevivncia falado frequncia que:
Coordenador do programa de avaliao do estresse da Beneficncia Portuguesa de So Paulo, o neuropsiclogo Armando Ribeiro explicou que, nem sempre, saudvel tentar ignorar a raiva. A TRIBUNA Como avalia a constante perda de controle? ARMANDO RIBEIRO A raiva e a agressividade tm uma razo evolutiva. uma emoo primria de sobrevivncia que ajudou, ao longo dos milnios, o homem a sobreviver. A cincia, por muito tempo, se equivocou ao classificar o homem como um ser totalmente racional. Desconsideraram uma parte mais instintiva e emocional. Assim, ela ficou classificada como sinal de imaturidade, de pessoa que no cresceu ou foi educada adequadamente. um erro, temos a capacidade de controlar esses sentimentos, mas no de aniquil-los. A sociedade prioriza atitudes racionais. > E esse controle positivo? So estratgias sem eficcia para dar conta desse lado emocional. A necessidade de controle faz com que aumentemos a sensao de raiva e percamos flexibilidade. A emoo, quando extravasada, permite que no cheguemos ao pice, sem ser danosa. Emoes fazem parte da existncia. Deve-se desenvolver hbitos para trabalh-las, como psicoterapia e a meditao.
A. Anda muito mais preocupado(a) com as coisas do que o seu habitual. B. Anda um pouco mais preocupado(a) do que o habitual. C. Anda preocupado com alguma coisa, mas nada diferente do habitual. D. Anda menos preocupado do que seu habitual. B. Ocorrem de vez em quando. C. Em alguns momentos da vida. D. Jamais lhe ocorreram.

2 Ultimamente, tem sido comum voc:


A. Perder o sono ou a fome preocupado com alguma coisa. B. Comer um pouco demais para compensar algum sentimento. C. Pensar mais antes de agir. D. Relaxar nos perodos de descanso.

A. Voc est muito estressado e deveria procurar ajuda. B. Voc anda um pouco estressado e deveria aprender a relaxar. C. Voc nem sempre lida bem com seus problemas. D. Voc muito despreocupado(a).

9 Em momentos de crise, tem sentido que pode com facilidade:


A. Suar, tremer e perder completamente o controle corporal. B. Ter sentimentos e pensamentos desagradveis. C. Ficar um pouco alterado(a). D. Acalmar-se e administrar suas reaes corporais.

O QUE ELES DIZEM


ANDRESSA CARDOSO - 04/11/2010


Adriano Jardim, psiclogo
ADRIANO HORTA - 21/05/2011

Casos de fria vo se dar, na maioria das vezes, por estresse. Todos esto sujeitos a ter um ataque de ira e fria, principalmente em casos de conflitos que no so solucionados
Gilson Gilberti Filho, psiquiatra

3 Com que frequncia se sente desligado(a) por estar pensando sobre algo que o(a) preocupa:
A. Todos os dias. B. Uma ou outra vez, na ltima sema-

na, quando mais preocupado(a). C. Somente quando estou vivendo algo que me preocupa muito. D. Quase nunca.

10 Se pudesse atribuir uma nota de 0 a 10 a seu prprio grau de estresse, voc marcaria:
A. 10 B. Entre 7 e 9. C. Entre 4 e 7. D. Entre 0 e 3.

KADIDJA FERNANDES - 01/03/2012

4 Observando seus prprios sentimentos, voc afirma que:


A. Est a ponto de perder a cabea. B. Esta bastante desgastado. C. Continua lidando mal com alguns

A acelerao do tempo potencializa a perda do controle. As pessoas tambm esto mais solitrias, devido comunicao superficial. Uma hora, a presso encontra uma vlvula de escape

Resultado:
MAIORIA DE LETRAS A: Estresse mxi-

sentimentos. D. Esta em paz consigo mesmo.

5 Pensando sobre sua vida, voc sente que:


A. J no tem controle sobre nada. B. H bastante coisas fora do lugar. C. H aspectos a serem melhorados. D. Est satisfeito com as coisas.

O estresse gerado por situaes em que no se consegue sair. Ningum percebe que est entrando em um quadro de estresse. Porm, o uso de medicao e drogas potencializa essa situao

6 Seu grau de controle sobre seus comportamentos :


A. Quase nulo. B. Menor do que desejaria. C. Igual a sempre. D. Maior do sempre foi.

7 Pensamentos catastrficos e sentimentos de ansiedade:


A. Passam pela sua cabea todos os dias.

Vicente Ramatis, psiquiatra

mo. Voc pode estar bastante estressado e vir a perder o controle diante de algum fator de instabilidade. importante pensar em procurar ajuda atravs de uma avaliao psicolgica. MAIORIA DE LETRAS B: Estresse acima da mdia. Dependendo das circunstncias, voc pode apresentar descontrole e ansiedade. Recomendvel buscar formas de manejar o estresse preventivamente. MAIORIA DE LETRAS C: Estresse mediano. Dentro do seu normal, voc tem apresentado um grau de estresse semelhante ao seu habitual. Porm, necessrio que procure manter as coisas estveis e saiba manejar as circunstncias preocupantes. MAIORIA DE LETRAS D: Estresse baixo. No se estressa com circunstncias da vida e tem conseguido gerir suas emoes com calma e tranquilidade.

RIBEIRO indica fazer meditao

Fonte: Adriano Jardim, doutor em psicologia do desenvolvimento e da personalidade.

Anda mungkin juga menyukai