Anda di halaman 1dari 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof.

Fabiano Sales Aula 06 AULA 06

Salve, salve, futuros servidores do TRT-RJ! Esta a aula 06 de nosso curso. Hoje trabalharemos um assunto de fundamental importncia nas provas da Fundao Carlos Chagas: Pontuao. A fim de reforar os estudos, tambm apresentarei um tpico que sempre aparece nas provas da banca: Redao de frases. Este item refere-se a todos os conhecimentos anteriormente abordados em nosso curso. Para melhor orient-los em seus estudos, apresento o sumrio abaixo a vocs:

SUMRIO

01. Pontuao - Introduo .................................................................02 02. Pr-requisitos para o Emprego da Vrgula....................................04 03. O Emprego da Vrgula ....................................................................07 04. O Ponto e Vrgula ...........................................................................11 05. Os Dois-Pontos ...............................................................................12 06. O Ponto ...........................................................................................13 07. O Ponto de Exclamao..................................................................14 08. O Ponto de Interrogao.................................................................14 09. As Aspas ..........................................................................................16 10. O Travesso ....................................................................................16 11. Questes Comentadas ...................................................................17 12. Redao (confronto e reconhecimento de frases) ......................26 13. Questes comentadas ...................................................................26 14. Lista das Questes Apresentadas.................................................36

Para refletir: "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforo, dedicao, no existe meio termo. Ou voc faz uma coisa bem feita ou no faz." (Ayrton Senna)

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 PONTUAO (Introduo) A pontuao um recurso de extrema importncia para a interpretao da superfcie textual. Inicialmente, quero demonstrar a vocs que a omisso ou alterao do sinal de pontuao pode modificar parcial ou totalmente o sentido do texto. De maneira geral, o texto abaixo representa o valor da pontuao. Um homem rico, beira da morte, deixa o seu testamento assim: "Deixo meus bens minha irm no ao meu sobrinho jamais ser paga a conta do alfaiate nada aos pobres." (Luiz Bertin Neto) No teve tempo de pontuar e morreu. A quem ele deixara a riqueza? Eram quatro os concorrentes: o sobrinho, a irm, o alfaiate e o juiz. Segue um exerccio de aplicao para vocs. Observando os textos abaixo, numere-os, usando os seguintes cdigos: (A) O sobrinho reescreve o testamento em seu benefcio; (B) A irm reescreve o testamento em seu benefcio; (C) O alfaiate reescreve o testamento em seu benefcio; (D) O juiz decide doar os bens aos pobres e reescreve o testamento. ( ) "Deixo meus bens minha irm? No! Ao meu sobrinho? Jamais! Ser paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres". ( ) "Deixo meus bens minha irm. No ao meu sobrinho. Jamais ser paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres". ( ) "Deixo meus bens minha irm? No! Ao meu sobrinho. Jamais ser paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres". ( ) "Deixo meus bens minha irm? No! Ao meu sobrinho? Jamais! Ser paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres". Conseguiram fazer a correlao? Vamos ver como ficaria o texto acima sob as quatro perspectivas: "Deixo meus bens minha irm? No! Ao meu sobrinho? Jamais! Ser paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres". - alfaite (C) "Deixo meus bens minha irm. No ao meu sobrinho. Jamais ser paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres". - irm (B) "Deixo meus bens minha irm? No! Ao meu sobrinho. Jamais ser paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres". - sobrinho (A) "Deixo meus bens minha irm? No! Ao meu sobrinho? Jamais! Ser paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres". - juiz (D)

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 Sendo assim, percebam o quo importante estudar o tema pontuao. Agora, proponho um desafio a vocs: empreguem APENAS UMA VRGULA no perodo a seguir:
"Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro a seus ps."

Pronto? Vamos l! Se voc do sexo masculino, provavelmente empregou a vrgula aps o verbo ter: "Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria de quatro a seus ps".

Porm, se voc do sexo feminino, provavelmente empregou a vrgula aps o vocbulo mulher: "Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro a seus ps".

O que pretendo demonstrar com isso? Acho que vocs j perceberam que uma nica modificao pode alterar completamente o sentido de um texto.

Por exemplo, o emprego da vrgula: - pode ser uma pausa (ou no). Exemplos: No, espere. No espere. - pode denotar autoritarismo (ou no). Exemplos: Aceito, obrigado. Aceito obrigado. - pode criar heris ou viles. Exemplos: Isso s, ele resolve. Isso s ele resolve. Este, juiz, corrupto. Este juiz corrupto.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 - pode denotar uma soluo. Exemplos: Vamos perder, nada foi resolvido. Vamos perder nada, foi resolvido. - pode mudar uma opinio. Exemplos: No queremos saber. No, queremos saber. preciso que vocs, futuros servidores pblicos, tenham muita ateno ao redigir um documento. Vejam o que uma simples vrgula pode ocasionar.

A VRGULA DE UM MILHO DE DLARES Pode parecer incrvel, mas uma nica vrgula causou uma confuso e um prejuzo terrvel para o governo dos EUA. A histria a seguinte: Na lei de tarifa alfandegria aprovada pelo congresso, em 6 de junho de 1872, uma lista de artigos livres de impostos inclua: plantas frutferas, tropicais e semitropicais. No momento em que redigiu o documento, um servidor pblico distrado acrescentou uma vrgula, deixando o texto assim: plantas, frutferas, tropicais e semitropicais Com isso, todos os importadores de plantas americanos pleitearam o direito de importao livre de impostos, ocasionando uma perda de impostos milionria aos cofres dos EUA. Pasmem: o desastrado servidor pblico, ao que parece, no foi demitido.

PR-REQUISITOS PARA O EMPREGO DA VRGULA Antes de estudar os casos em que se emprega a vrgula, sinal de pontuao muito explorado nas provas da Fundao Carlos Chagas, oportuno apresentar a vocs alguns comentrios introdutrios. Ordem direta Diz-se que uma orao est na ordem direta quando seus termos se apresentam na seguinte progresso:

SUJEITO + VERBO + COMPLEMENTO + ADJUNTO

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 Exemplos: O presidente iniciar a cerimnia s dez horas. sujeito verbo O.D. adj. adverbial O rapaz deu flores namorada ontem. sujeito verbo O.D. O.I adj.adv. importante observar que: - no se deve separar por vrgula o sujeito de seu predicado e os verbos de seus complementos. Exemplos: Fabiano, comprou um carro na concessionria. (errado) Fabiano comprou, um carro na concessionria. (errado) Fabiano comprou um carro na concessionria. (correto) - a vrgula facultativa entre o complemento do verbo e o adjunto adverbial. Exemplo: O rapaz deu flores namorada, ontem. (correto) sujeito verbo O.D. O.I adj.adv. O rapaz deu flores namorada ontem. (correto) sujeito verbo O.D. O.I adj.adv.

1. (FCC/DPE-SP) Julgue o item a seguir. A pontuao est inteiramente correta em: A tica rigorosa que Graciliano revela na escritura dos romances, est tambm nesse relatrio de prefeito muito autocrtico e enxuto. Comentrio: Conforme vimos acima, no se deve separar por vrgula o sujeito (A tica rigorosa que Graciliano revela na escritura dos romances) de seu predicado (est tambm nesse relatrio de prefeito muito autocrtico e enxuto). Sendo assim, a reescritura segundo o padro culto escrito da lngua : A tica rigorosa que Graciliano revela na escritura dos romances est tambm nesse relatrio de prefeito muito autocrtico e enxuto. Vale frisar que a orao iniciada pelo pronome relativo que em que Graciliano revela na escritura dos romances tem carter restritivo. Por essa razo, no poderia ser isolada entre vrgulas. Veremos esse assunto mais detalhadamente adiante. Gabarito: Errado.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 2. (FCC/TRE-AM) Julgue o item a seguir. Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: A mesma Fundao em que se abona o papel da Igreja como democrtica, tambm a instituio em que avalia seu decrscimo de fiis. Comentrio: Notem que o sujeito da orao A mesma Fundao e que o verbo ser introduz o predicado da estrutura. Vimos, h pouco, que no podemos separar o sujeito de seu verbo. Sendo assim, faltou uma vrgula antes da orao subordinada adjetiva explicativa em que se abona o papel da Igreja como democrtica. A pontuao correta seria A mesma Fundao, em que se abona o papel da Igreja como democrtica, tambm a instituio em que avalia seu decrscimo de fiis. Gabarito: Errado.

Ordem inversa A ordem direta, descrita acima, pode ser rompida por inverses ou intercalaes, constituindo o que se convencionou chamar de ordem inversa. Exemplos: s dez horas, o presidente iniciar a cerimnia. adj.adverbial sujeito verbo O.D.

Observa-se, no exemplo acima, que o adjunto adverbial s dez horas est deslocado em relao sua posio tradicional (final do perodo). Houve, portanto, uma inverso da ordem direta da frase. Por essa razo, justifica-se o emprego da vrgula.

O rapaz deu, ontem, flores namorada. sujeito verbo adj.adv O.D. O.I.

J no segundo exemplo, o adjunto adverbial ontem tambm encontra-se deslocado, estando intercalado entre o sujeito e o verbo da orao. Como no se deve separar o sujeito de seu verbo, utilizaram-se as vrgulas para assinalar essa intercalao.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 3. (FCC/DPE-SP) Julgue o item a seguir. A pontuao est inteiramente correta em: O autor do texto, at onde se pode avaliar no investe contra a linguagem tcnica se esta produtiva, mas contra excessos que a tornam ineficaz. Comentrio: A orao intercalada at onde se pode avaliar deveria estar isolada entre vrgulas. Mas por que isso? Se a orao intercalada no for isolada entre vrgulas, haver a separao entre o sujeito e o verbo (predicado). Foi o que ocorreu na questo. O perodo estaria de acordo com o padro culto escrito da lngua da seguinte maneira: O autor do texto, at onde se pode avaliar, no investe contra a linguagem tcnica se esta produtiva, mas contra excessos que a tornam ineficaz. Gabarito: Errado.

EMPREGO DA VRGULA

No interior das oraes, emprega-se a vrgula para:

a) separar apostos explicativos, vocativos e nomes de lugar. Exemplos: O leo, o rei da selva, um animal carnvoro. Preste ateno, caro aluno! Caro aluno, preste ateno!

b) separar nomes de lugar nas datas. Exemplo: Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2011.

c) separar ncleos de uma mesma funo sinttica ou componentes de uma enumerao. Exemplos: Eu, voc e ele seremos aprovados. Ele comprou couve, alface, coentro e agrio.

d) indicar elipse (omisso) de um termo. Exemplos: Ele canta a vida; e voc, a morte. (a vrgula omitiu o verbo cantar) Bebida mata; velocidade, tambm. (a vrgula omitiu o verbo matar)

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 e) separar termo pleonstico (repetido). Exemplos: Aos jovens, devo-lhes dizer a verdade. O jornal, j o comprei.

f) separar termos de ordem inversa ou adjuntos adverbiais deslocados. Exemplos: Ele, diariamente, resolvia questes. Afirmam que o clima, na Europa, frio.

g) separar expresses explicativas (qual seja, a saber, por exemplo, alis, isto , ou melhor, ou seja). Exemplos: Este curso muito bom, isto , esclarecedor. Fiz os exerccios, ou melhor, as questes.

h) separar conjunes coordenativas adversativas (porm, contudo, entretanto, todavia) ou conclusivas (pois, portanto, logo) deslocadas. Exemplos: No consegui, entretanto, engordar. Estudaram muito, portanto, foram aprovados.

Dica estratgica! A vrgula ser facultativa quando a conjuno adversativa ou conclusiva iniciar o perodo. Exemplos: Entretanto(,) no consegui engordar. Portanto(,) foram aprovados.

Entre as oraes, emprega-se a vrgula para:

a) separar oraes coordenadas assindticas. Exemplos: Ele comeu, bebeu, conversou e saiu.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 b) separar oraes coordenadas sindticas. Exemplos: H aqueles que se esforam muito, porm raramente so reconhecidos. Estudamos bastante, logo seremos aprovados.

Observao! As oraes coordenadas sindticas introduzidas pela conjuno e podem vir separadas de suas respectivas oraes principais por vrgula. Isso ocorre em trs casos, quais sejam: Quando as oraes apresentarem sujeitos distintos:

Exemplos: Elas estaro de folga, e eu tomarei conta da casa. O pirralho no se mexeu, e Fabiano desejou mat-lo. (Graciliano Ramos) Modernamente, a vrgula facultativa nos exemplos acima. Nota: No haveria vrgula se o sujeito de ambas as oraes fosse o mesmo. Exemplo: Elas estaro de folga e (elas) tomaro conta da casa. Quando a conjuno e aparecer repetida por vrias vezes, constituindo o que, em figura de linguagem, chama-se de polissndeto (vrios elementos de ligao). Exemplos: Trejeita, e canta, e ri nervosamente. De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto (...) (Vincius de Moraes) Quando a conjuno e possuir matiz semntico de adversidade.

Exemplo: No estudou, e passou no concurso. (e = mas)

c) separar oraes subordinadas antepostas s oraes principais. Exemplo: Se estudar, passarei no concurso. Embora tivesse estudado, no passou no concurso.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 Dica estratgica! Quando a orao subordinada vier aps a orao principal, a vrgula ser facultativa. Exemplos: Passarei no concurso(,) se estudar. No passou no concurso(,) embora tivesse estudado.

d) separar oraes reduzidas de infinitivo, de gerndio e de particpio ou oraes adverbiais que iniciam o perodo. Exemplos: Ao entrar o fiscal de sala, os candidatos se calaram. Estudando assim, ser aprovado. Terminado o concurso, houve a aprovao.

e) separar oraes intercaladas. Exemplos: O professor, disse o estagirio, j distribuiu as notas dos alunos. E o candidato, perguntou o professor, foi aprovado ou no? f) separar oraes adjetivas explicativas. Exemplos: As frutas, que estavam maduras, caram no cho. O soldado, que era arguto, entendeu as ordens.

Notem que a retirada das vrgulas altera a semntica, o sentido da frase. 4. (FCC/TRE-MG) A supresso da(s) vrgula(s) implicar alterao de sentido na frase: (A) Ao longo das ltimas dcadas, as obras de Umberto Eco vm ganhando mais e mais respeitabilidade. (B) Umberto Eco homenageia os cientistas, que combatem o obscurantismo fundamentalista. (C) O grande pensador italiano, Umberto Eco, homenageia em seu texto a atitude de um grande cientista. (D) Na atitude de Stephen Hawking, h uma grandeza que todo cientista deveria imitar. (E) No h como deixar de reconhecer, no texto de Humberto Eco, uma homenagem a Stephen Hawking.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 Comentrio: Na assertiva B, temos uma orao subordinada adjetiva explicativa em que combatem o obscurantismo fundamentalista. Nessa orao, Umberco Eco faz uma homenagem a todos os cientistas. Com a supresso da vrgula, entretanto, a orao tornar-se-ia adjetiva restritiva, acarretando alterao no sentido: agora, Umberto Eco homenageia somente os cientistas que combatem o obscurantismo fundamentalista, e no mais a todos. Gabarito: B.

5. (FCC/DPE-SP) Julgue o item a seguir. A pontuao est inteiramente correta em: Ao caracterizar vrias linguagens, correspondentes a vrios ofcios, o autor no deixou de se valer da ironia, essa arma habitual dos cticos.

Comentrio: A orao Ao caracterizar vrias linguagens reduzida de infinitivo deslocada, razo por que se justifica o emprego da vrgula. Por sua vez, o emprego da vrgula aps o vocbulo ofcios justifica-se pelo carter explicativo do trecho correspondentes a vrios ofcios. Por fim, o vocbulo ironia apresenta o aposto explicativo essa arma habitual dos cticos, razo por que se justifica o emprego da ltima vrgula. Gabarito: Certo.

O PONTO E VRGULA O ponto e vrgula, sinal empregado para denotar que o perodo no foi encerrado integralmente, empregado para contribuir com a clareza textual. Deve ser empregado: a) em oraes coordenadas extensas, quando, dentro destas, j houver a ocorrncia de vrgula. Exemplo: Ela, que muito esperta, queria uma ajuda do pai; necessitava, acima de tudo, da aquiescncia da me, dos avs e dos irmos; sabia que, antes de qualquer coisa, o seu nome estava em jogo.

b) para separar itens de uma lei, um estatuto, um decreto ou outro documento semelhante. Exemplo: Artigo 1 - Ser considerado mau cidado aquele que cometer alguma das seguintes faltas:

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 I) cuspir no cho, em ambientes fechados ou abertos; II) avanar o sinal vermelho em qualquer via pblica; III) jogar lixo fora das lixeiras, mesmo que o detrito se resuma a um minsculo papel de bala; e IV) atirar latas de cerveja ou refrigerantes nas vias pblicas, atravs das janelas dos veculo, parados ou em movimento.

c) em oraes coordenadas sindticas adversativas e conclusivas, quando os conectivos, deslocados, no iniciarem a orao. Exemplo: Tinha uma grande dvida; no quis, entretanto, incomodar o professor. Esqueceu o guarda-chuva em casa; no poder, logo, sair agora. d) em oraes coordenadas sindticas adversativas, substituindo a vrgula, quando h um desejo de se realar a idia de oposio.

Exemplo: Ele sabia toda a matria; mas no era ela quem iria reconhecer a sabedoria do irmo. e) em oraes coordenadas assindticas, ainda que apresentem um valor adversativo. Exemplo: Fiz todo o meu servio; ningum reconheceu o meu esforo. (= Fiz todo o meu servio, porm ningum reconheceu o meu esforo.)

OS DOIS-PONTOS Apresentam uma funo bastante prpria: a da enunciao. Este sinal marca uma supresso de voz em frases ainda no concludas. O sinal de dois-pontos empregado para: - anunciar uma citao. Exemplo: O chefe disse : o horrio de trabalho igual para todos. - anunciar uma enumerao. Exemplo: dever de todo funcionrio: cumprir a lei, ler e interpretar o estatuto da empresa e no faltar ao servio. Nota: No exemplo acima, as vrgulas poderiam ser substitudas por ponto e vrgula sem prejuzo para o perodo. Exemplo: dever de todo funcionrio: cumprir a lei; ler e interpretar o estatuto da empresa; e no faltar ao servio.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 - anunciar uma explicao ou desdobramento de ideia, indicando concluso, sntese, esclarecimento, consequncia. Exemplo: So causas da doena: falta de alimentao adequada, estresse e noites sem dormir.

- caracterizar os dilogos, antes dos discursos diretos. Exemplo: "Acrescentou, em voz meia surda, como se lhe custasse sair do corao apertado esta palavra de agradecimento: Obrigada." (Machado de Assis) - acompanhar, antes ou depois, aposto resumitivo. Exemplo: Vinho, dinheiro, mulheres: nada o alegrava mais. Nada o alegrava mais: vinho, dinheiro, mulheres. OBSERVAO! O emprego do sinal de dois-pontos pode ser empregado aps o vocativo que encabea uma carta, requerimento, ofcio, entre outros. Vale frisar que, nesses casos, a vrgula o sinal de pontuao prefervel. Exemplo: Senhor Diretor : Senhor Diretor ,

O PONTO Representa a pausa mxima do perodo. empregado para: - encerrar uma linha de raciocnio (ponto-final), indicando o fim de uma frase declarativa. Exemplo: Vocs no tero dificuldades em usar o ponto.

- separar oraes independentes, dentro um mesmo pargrafo. Exemplo: Atravessara o seu amor e o seu inferno. Penteava-se diante do espelho. Estava vazio o seu corao.

- separar grupo de ideias distintas (ponto-pargrafo). Exemplo: (...). O engenho dava-me assim as suas despedidas, como os namorados, fazendo os derradeiros agrados. (ponto-pargrafo) Na estao estava o povo de Angico esperando o trem.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 - escrever as abreviaturas de palavras. Ex.: Prof. ; U.S.A.

OBSERVAO! Segundo as lies do Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa, de Aurlio Buarque de Holanda Ferreira: Quando o perodo, orao ou frase termina por abreviatura, no se coloca o ponto final adiante do ponto abreviativo, pois este, quando coincide com aquele, tem dupla serventia. Exemplo: O ponto abreviativo pe-se depois das palavras indicadas abreviadamente por suas iniciais ou por algumas das letras com que se representam: V.S.a ; Ex.a ; etc.

O PONTO DE EXCLAMAO importante recurso para dar expressividade leitura e escrita, pois responsvel pela variao meldica que imprimimos voz. O ponto de exclamao empregado para: - indicar, dependendo da inteno da mensagem, surpresa, espanto, animao, alegria, ironia, dor, alm de acompanhar as interjeies e intensificar as mensagens imperativas. Exemplo: Pega! Ele est fugindo! Nota: Emprega-se geralmente letra maiscula aps tal pontuao. H ocasies em que aparece no interior da frase, nos casos em que o perodo continua para alm do dilogo citado ou quando a sequncia se prende fortemente ao texto anterior, sem ser preciso o uso de letra maiscula aps ele. Exemplo: D c a mo! d c! vamos! (Macho de Assis)

O PONTO DE INTERROGAO

Normalmente usado para indicar interrogaes diretas tpicas dos dilogos. O ponto de interrogao empregado: - quando o perodo pede uma resposta (frase interrogativa direta). Ex.: Quem fez isso? Como te chamas?

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 - geralmente depois do advrbio NO, quando se deseja confirmar uma ideia. Exemplo: Esse filho seu mesmo, no?

OBSERVAES! Emprega-se, geralmente, letra maiscula depois do ponto de interrogao. Exemplo: "Tem ali um sujeito comendo coalhada. feita de qu? O qu: coalhada? Ento o senhor no sabe de que feita a coalhada?" (Fernando Sabino) Porm, devemos empregar letra minscula quando o perodo continua, por se tratar de dilogo citado (discurso direto). Exemplo: J tomou o remdio? perguntei.

6. (FCC/TCE-SP-Adaptada) Julgue o item a seguir. Est plenamente adequada a pontuao em: Simplrias? No o so, certamente, essas fbulas, das quais o autor revelou, para surpresa nossa, uma significao mais profunda. Comentrio: Esse item bem abrangente, pois nos permite tecer comentrios sobre vrios sinais de pontuao. Conforme vimos nas lies, o ponto de interrogao aps o vocbulo Simplrias foi empregado corretamente, pois se trata de uma interrogativa direta (aquela finalizada por ponto de interrogao). sempre bom frisar que tambm existem interrogativas indiretas, que so finalizadas por ponto final: Gostaria de saber o porqu de sua falta. Por sua vez, o adjunto adverbial certamente est corretamente isolado por vrgulas, pois est intercalado entre o sujeito essas fbulas e o predicado No o so. As vrgulas empregadas para isolar a orao das quais o autor revelou devem-se natureza explicativa da orao, podendo ser substitudas, sem prejuzo gramatical, por travesses ou parnteses: (...) essas fbulas das quais o autor revelou para surpresa (...) ou (...) essas fbulas (das quais o autor revelou) para surpresa (...). J as vrgulas que isolam a expresso adverbial para nossa surpresa so obrigatrias, haja vista que este trecho est intercalado entre o verbo revelar e seu complemento uma significao ais profunda. Gabarito: Certo.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 AS ASPAS Empregam-se as aspas: - antes e depois de uma citao textual retirada de outro qualquer documento escrito. Exemplo: A bomba no tem endereo certo. (C.M.) - expresses ou conceitos que se deseja pr em evidncia. Exemplo: Muitos usam as aspas a fim de chamar a ateno sobre um vocbulo especfico, uma forma sutil de evidenciar uma ideia que acham importante. - para grifar termos da gria, palavras ou expresses, estrangeiras ou no, revelando ironia ou simplesmente marcando termos regionalistas. Exemplos: Assim me contou o tira... (Alcntara Machado) O senhor promete que no espaia a notcia? (espaia equivale a espalha) A parteira se fechou novamente no quarto de Helena. (Alcntara Machado) - um ttulo de artigos, de peridicos e de captulos ou partes de um livro, de uma publicao. Exemplo: O livro Os Sertes foi escrito por Euclides da Cunha. - para indicar a origem estrangeira do vocbulo. Exemplo: Sorry, disse o cavalheiro elegantemente para a jovem dama. - isolar contextos ou falas ou pensamentos de personagens. Exemplo.: Nunca aludia ao coronel, que no dissesse: Deus lhe fale nalma! (Machado de Assis) - para indicar ironia. Exemplo: Ele ficou muito alegre com a visita da sogra.

O TRAVESSO O travesso no deve ser confundido com o hfen, j que liga palavras que formam uma relao na frase. Exemplo: Ponte RioNiteri. Segundo as lies de Evanildo Bechara, na obra Moderna Gramtica Portuguesa, o travesso pode substituir os parentes para assinalar uma expres-

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 so intercalada. Em outras palavras, expresses explicativas podem aparecer na frase entre vrgulas, entre travesses e, ainda, entre parnteses. Exemplo: Romrio, gnio da pequena rea, fez mais de mil gols. Romrio gnio da pequena rea fez mais de mil gols. Romrio (gnio da pequena rea) fez mais de mil gols. O travesso pode ser empregado, tambm: - nos dilogos, para indicar mudana de interlocutor, ou para marcar o incio da fala de um personagem. Exemplo: Quem vem l? perguntou o capataz. Sou eu! respondeu o patro. O duplo travesso pode ser empregado para isolar palavras ou oraes que se quer realar ou enfatizar, ocupando o lugar da vrgula, dos dois-pontos ou dos parnteses, e ainda para separar expresses ou frases apositivas, explicativas ou intercaladas que se deseja salientar. Exemplo: Acresce que chovia peneirava uma chuvinha mida, triste... (Machado de Assis) Em paga de to puro desvelo clera, destruio. (Graciliano Ramos)

Vamos resolver mais algumas questes.

7. (FCC/TRT-16 Regio-Adaptada) H justificativa para esta seguinte alterao de pontuao: ... o citadino diz que ela caipira, querendo dizer que atrasada e portanto meio ridcula. (A) o citadino diz que ela caipira querendo dizer que atrasada; e portanto, meio ridcula. (B) o citadino diz que ela caipira, querendo dizer, que atrasada, e, portanto, meio ridcula. (C) o citadino diz que ela caipira, querendo dizer que atrasada e, portanto, meio ridcula. (D) o citadino diz: que ela caipira, querendo dizer: que atrasada, e portanto meio ridcula. (E) o citadino diz que ela caipira querendo dizer: que atrasada, e portanto, meio ridcula.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 Comentrio: Notem que, no enunciado, a vrgula antes de querendo foi empregada para separar a orao principal da orao subordinada adverbial reduzida de gerndio. Como est na ordem direta (or. principal + or. subordinada), o emprego da vrgula facultativo. A conjuno coordenativa conclusiva portanto tem sua posio natural no incio da frase. Por isso, sempre que vier intercalada, dever ser isolada por vrgulas. Foi o que ocorreu na assertiva C. Gabarito: C. 8. (FCC/TRE-AL) Em (...) as crianas, seres naturalmente carregados de energia e vitalidade, esto vivendo longas horas dirias de concentrao solitria e de imobilidade. Pode-se reconstruir com correo e coerncia a frase acima, comeando por As crianas esto vivendo longas horas dirias de concentrao solitria e de imobilidade e complementando com: (A) em que pesem os seres naturais, imbudos de energia e de vitalidade. (B) no obstante sejam naturalmente providas de muita energia e vitalidade. (C) porquanto constituem-se como seres de natural energia e vitalidade. (D) ainda quando seres incutidos de energia e vitalidade em sua natureza. (E) mesmo quando se mostram atreladas a muita energia e fora vital. Comentrio: No enunciado, a expresso seres naturalmente carregados de energia e vitalidade, isolada entre vrgulas, apresenta a noo de oposio, contraste, concesso. Sendo assim, deveremos encontrar a mesma ideia nas assertivas. o que ocorre na letra B: o conectivo no obstante mantm a ideia do enunciado original, ou seja, no h alterao da informao original. Logo, o perodo pode ser construdo da seguinte forma: As crianas esto vivendo longas horas dirias de concentrao solitria e de imobilidade no obstante sejam naturalmente providas de muita energia e vitalidade. Gabarito: B. 9. (FCC/Banco do Brasil) Est plenamente correta a pontuao do seguinte segmento: (A) Poder viver um homem sem acesso civilizao. No pode: embora haja muitos que pensem o contrrio. O que no evidentemente, o caso do cronista. (B) O poeta lvares de Azevedo, no sculo XIX, parecia alimentar a mesma convico do cronista. Embora fosse um romntico, o poeta ridicularizada os idealistas que, tendenciosamente, omitiam as agruras da vida natural. (C) O cronista um dos maiores humoristas nossos, sem receio de ofender pontos de vista alheios, costuma atacar o senso comum; no que este tem de vicioso e sobretudo, artificial. (D) Provavelmente se sentiro hostilizados, aqueles que defendem as delcias da vida natural. Em compensao: os que relutam em aceit-la, muito se divertiro com essa crnica.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 (E) No se privaria o cronista, do conforto que oferecem instalaes sanitrias, em nome de uma vida mais pura e mais rstica. Por que haveramos de renunciar aos ganhos da civilizao, pergunta-se a ele? Comentrio: Vamos analisar as opes. Letra A. Resposta incorreta. O perodo estaria corretamente pontuado da seguinte forma: Poder viver um homem sem acesso civilizao? No pode, embora haja muitos que pensem o contrrio. O que no , evidentemente, o caso do cronista. Em outras palavras, o trecho Poder viver um homem sem acesso civilizao uma interrogao direta, devendo, portanto, ser finalizado por ponto de interrogao. O que se sucede a esse trecho a resposta No pode, seguida de uma orao subordinada adverbial concessiva, introduzida pelo conectivo embora, razo por que se justifica o emprego da vrgula. Por fim, o excerto adverbial evidentemente deve ser isolado por vrgulas, a fim de denotar a intercalao entre a forma verbal e o predicativo. Letra B. Resposta correta. Em O poeta lvares de Azevedo, no sculo XIX, parecia alimentar a mesma convico do cronista., a expresso adverbial no sculo XIX foi empregado entre vrgulas para denotar a intercalao entre o sujeito e o predicado. Continuando o trecho contido na assertiva em anlise, em Embora fosse um romntico, o poeta ridicularizada os idealistas que, tendenciosamente, omitiam as agruras da vida natural., a vrgula foi empregada aps o adjetivo romntico para denotar a antecipao da orao subordinada adverbial Embora fosse um romntico. Por sua vez, as vrgulas antes e depois de tendenciosamente justificam-se pela intercalao da expresso adverbial entre o sujeito e o predicado. Letra C. Resposta incorreta. A vrgula aps o vocbulo nossos deve ser substituda por um ponto, para indicar o encerramento de uma ideia, o trmino de um perodo: O cronista um dos maiores humoristas nossos. Sem receio de ofender pontos de vista alheios, costuma atacar (...). A vrgula aps alheios justifica-se pela presena do termo explicativo Sem receio de ofender pontos de vista alheios. Por sua vez, o sinal de ponto e vrgula foi inadequadamente empregado, pois infringiu uma das condies bsicas: no podemos separar o a forma verbal atacar do complemento no que este tem de vicioso. Por fim, o vocbulo sobretudo deve ser isolado por vrgulas: (...) e, sobretudo, artificial. Letra D. Resposta incorreta. A primeira vrgula, aps hostilizados, separa inadequadamente o predicativo do sujeito aqueles que defendem das delcias da vida natural: Aqueles que defendem as delcias da vida natural se sentiro hostilizados(,) provavelmente. Por sua vez, o sinal de dois-pontos tambm foi empregado inadequadamente aps a expresso Em compensao. No lugar desse sinal de pontuao dever-se-ia ter empregado a vrgula: Em compensao, os que refutam (...). Por fim, a vrgula antes de muitos tambm foi empregada incorretamente. Conforme vimos, no podemos separar o sujeito do predicado. Logo, a reescritura correta do excerto : Provavelmente se sentiro hostilizados aqueles que defendem as delcias da vida natural. Em compensao, os que relutam em aceit-la muito se divertiro com essa crnica. Letra E. Resposta incorreta. A primeira vrgula, empregada aps o vocbulo cronista, separa inadequadamente o objeto indireto (do conforto) da forma verbal privaria. Observem como ficaria a construo do trecho na ordem direta: O cronista no se privaria do conforto (...).

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 10. (FCC/TRE-AP) Est inteiramente correta a pontuao do seguinte perodo: (A) Certamente, os homens caados pelo czar prefeririam que este, como outros caadores, tomasse como alvo apenas alguma borboleta, ou uma andorinha, ou mesmo um macaco. (B) Macacos, borboletas, e andorinhas, so, para muita gente, interessantes alvos de caa, mas no para o ndio jivaro, nem tampouco, para o czar naturalista. (C) Tanto Rubem Braga em sua crnica, quanto Drummond, em seu poema motivam uma ampla discusso, acerca do que se pode ou no classificar, como uma ao brbara. (D) Nunca ocorreu, ao Sr. Matter, que, um ndio jivaro, tivesse qualquer critrio para escolher aquele, de quem reduziria a cabea. (E) A curiosidade do explorador Matter, no deixava de ser mrbida, mas por vezes, somos levados a apreciar a crueldade, sem pensar no que, esta, significa para a vtima. Comentrio: A nica construo correta encontra-se na assertiva A. A vrgula empregada aps Certamente justifica-se pelo deslocamento desse adjunto adverbial, o qual denota a opinio do autor. Por sua vez, a expresso como outros caadores tem carter explicativo, razo por que apareceu corretamente isolada por vrgulas. Vamos analisar as demais opes: Letra B. Resposta incorreta. Em Macacos, borboletas, e andorinhas, temos uma enumerao, razo por que se justifica o emprego da vrgula. Porm, o emprego do conectivo e antes de andorinhas torna inadequado o emprego da ltima vrgula do trecho em anlise. Por seu turno, a vrgula aps andorinhas separa inadequadamente o sujeito do predicado Macacos, borboletas e andorinhas so, para muita gente, interessantes alvos (...). A expresso para muita gente apareceu corretamente isolada por vrgulas, haja vista seu carter explicativo. Por sua vez, a vrgula aps tampouco foi empregada incorretamente. No h justificativa para o emprego desse sinal de pontuao. Vale frisar que a expresso nem tampouco pertence fala, e as regras gramaticais prescrevem o emprego de tampouco unicamente. Logo, a reescritura correta do perodo : Macacos, borboletas e andorinhas so, para muita gente, interessantes alvos de caa, mas no para o ndio jivaro, tampouco para o czar naturalista. Letra C. Resposta incorreta. Em Tanto Rubem Braga em sua crnica, quanto Drummond, em seu poema motivam (...), a expresso em sua crnica apresenta carter explicativo, razo por que deveria ter sido isolada por vrgulas. O mesmo ocorre com a expresso em seu poema: Tanto Rubem Braga, em sua crnica, quanto Drummond, em seu poema, motivam (...). Por sua vez, a vrgula aps discusso separa-o inadequadamente de seu complemento acerca do que se pode ou no classificar. J a vrgula empregada aps a forma verbal classificar foi empregada inadequadamente por separar esse elemento de seu complemento como uma ao brbara. Letra D. Resposta incorreta. O perodo apresenta vrias incorrees. A forma verbal ocorreu no pode ser separada do objeto indireto ao Sr. Matter: Nunca ocorreu ao Sr. Matter (...).Por sua vez, a expresso que um ndio jivaro tivesse qualquer critrio para escolher aquele de quem reduziria a cabea desempenha a funo de sujeito oracional do verbo ocorrer. A visualizao fica melhor na ordem direta: Que um ndio

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 jivaro tivesse qualquer critrio para escolher aquele de quem reduziria a cabea nunca ocorreu ao Sr. Matter. Para facilitar ainda mais a visualizao, podemos substituir o sujeito oracional por isso: Isso nunca ocorreu ao Sr. Matter. Logo, a vrgula antes da conjuno integrante que foi empregada incorretamente. Na estrutura do sujeito oracional, tambm h alguns erros de pontuao, a saber: as vrgulas que isolam o trecho um ndio jivaro devem ser retiradas; a segunda vrgula separa o sujeito um ndio jivaro do predicado tivesse qualquer critrio; e a vrgula aps aquele foi empregada incorretamente, pois de quem reduziria a cabea uma orao subordinada adjetiva restritiva, razo por que no deve haver o emprego de vrgula. O perodo estaria corretamente pontuado da seguinte forma: Nunca ocorreu ao Sr. Matter que um ndio jivaro tivesse qualquer critrio para escolher aquele de quem reduziria a cabea. Letra E. Resposta incorreta. A primeira vrgula, empregada aps Matter, separa o sujeito de seu predicado, causando erro na construo. Por sua vez, a expresso por vezes tem carter explicativo, razo por que deveria ter sido isolada por vrgulas. Por fim, no trecho sem pensar no que, esta, significa para a vtima., no h justificativa para isolar o pronome esta entre vrgulas. Portanto, a pontuao estaria correta da seguinte forma: A curiosidade do explorador Matter no deixava de ser mrbida, mas, por vezes, somos levados a apreciar a crueldade, sem pensar no que esta significa para a vtima. Gabarito: A. 11. (FCC/TCE-SP) A pontuao est inteiramente correta em: (A) Nicolau Maquiavel analisando os problemas dos principados italianos, escreveu em plena Renascena, um tratado sobre os fundamentos das aes polticas. (B) Em plena Renascena, Maquiavel, analisando os problemas dos principados italianos, escreveu O Prncipe, um verdadeiro tratado de poltica. (C) Quando escreveu O Prncipe Maquiavel preocupou-se com os problemas, dos principados italianos, resultando uma obra, considerada basilar, para quem se interesse por poltica. (D) Tendo escrito O Prncipe, em plena Renascena Maquiavel nos legou sem dvida, um tratado sobre poltica cujo valor continua sendo reconhecido em nosso tempo. (E) Poucos imaginariam que, aquele tratado sobre poltica datado da Renascena, teria um valor tal que se manteria vivo, por tantos sculos, e, continuaria atual em plena modernidade. Comentrio: A pontuao correta encontra-se na assertiva B. A expresso Em plena Renascena um adjunto adverbial deslocado, razo por que se justifica o emprego da vrgula. Por sua vez, o isolamento por vrgulas da orao reduzida de gerndio deslocada justificvel, por estar intercalada entre o sujeito Maquiavel e o predicado escreveu O Prncipe. Por fim, a ltima vrgula se justifica pelo fato de o trecho um verdadeiro tratado de poltica assumir carter explicativo. Gabarito: B.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 12. (FCC/TRE-MG) A supresso da(s) vrgula(s) implicar alterao de sentido apenas do que est em: I. A preocupao do autor com os jornalistas, cuja liberdade de expresso se encontra ameaada. II. Os jornalistas, que costumam cuidar de seus prprios interesses, no preservam sua independncia. III. O direito livre informao dos jornalistas e, tambm, da sociedade como um todo. (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III. Comentrio: Na afirmao I, temos uma orao subordinada adjetiva explicativa em cuja liberdade de expresso se encontra ameaada. E qual o sentido apresentado? Nessa orao, todos os jornalistas tm a liberdade de expresso ameaada. Portanto, temos um sentido explicativo. Entretanto, se a vrgula for retirada, haver alterao do sentido, ou seja, a preocupao do autor se dar somente com aqueles jornalistas que sofrem ameaa sua liberdade de expresso. Fiquem muito atentos pontuao nas oraes subordinadas adjetivas. Por sua vez, na afirmativa II, a orao que costumam cuidar de seus prprios interesses explicativa, isto , todos os jornalistas costumam cuidar de seus prprios interesses, no preservando sua independncia. Se houver a supresso das vrgulas, a orao assumir carter restritivo, acarretando alterao no sentido: haver tanto os jornalistas que no costumam cuidar de seus prprios interesses quanto aqueles que costumam cuidar de seus prprios interesses, sendo que somente estes ltimos no preservam sua independncia. Por fim, na afirmativa III, a supresso das vrgulas no altera o sentido original. Gabarito: D. 13. (FCC-2012/ISS-SP) O equilbrio alcanado pelo sistema de Estados nacionais no foi um mero fantasma, mas ruiu exatamente conforme as previses de Kant. Outra pontuao para a frase acima, que mantm o sentido e a correo originais, : (A) O equilbrio alcanado pelo sistema de Estados nacionais, no foi fantasma (mas: ruiu exatamente conforme as previses de Kant). (B) O equilbrio alcanado pelo sistema de Estados nacionais no foi: fantasma; mas ruiu, exatamente, conforme as previses de Kant. (C) O equilbrio alcanado pelo sistema de Estados nacionais no foi fantasma. Mas ruiu exatamente, conforme as previses de Kant. (D) O equilbrio alcanado pelo sistema de Estados, nacionais, no foi fantasma mas ruiu; exatamente conforme as previses de Kant. (E) O equilbrio alcanado pelo sistema de Estados nacionais no foi fantasma; mas ruiu, exatamente conforme as previses de Kant.
Prof.Fabiano Sales

um mero um mero um mero um mero um mero

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 Comentrio: Vamos analisar cada alternativa. A) Resposta incorreta. A vrgula, aps o vocbulo nacionais, foi empregada incorretamente, pois est separando o sujeito o equilbrio da forma verbal foi. Por sua vez, os parnteses foram corretamente empregados para denotar uma explicao. Por fim, o sinal de dois-pontos foi mal empregado, no encontrando justificativa gramatical para o contexto em que se encontra. B) Resposta incorreta. O sinal de dois-pontos separou, equivocadamente, a forma verbal foi do predicativo do sujeito um mero fantasma. O ponto e vrgula, empregado aps o vocbulo fantasma, foi utilizado corretamente. Vale frisar que esse sinal de pontuao poderia ser substitudo por uma vrgula, introduzindo a orao coordenada sindtica adversativa (conjuno mas). Por fim, o vocbulo exatamente foi isolado entre vrgulas de maneira gramaticalmente correta, exprimindo a opinio do autor do texto, mas modificando o sentido original do enunciado. C) Resposta incorreta. O ponto empregado antes do conectivo Mas foi bem empregado, valendo frisar que poderia, tambm, ser substitudo por uma vrgula. A vrgula utilizada aps exatamente foi bem empregado do ponto de vista gramatical, mas altera a informao original contida no enunciado. D) Resposta incorreta. O adjunto adnominal nacionais foi incorretamente isolado por vrgulas. O ponto e vrgula foi incorretamente empregado, no encontrando justificativa gramatical para o contexto em que se encontra. Deve, portanto, ser substitudo por uma vrgula. E) Esta a resposta da questo. Tanto o sinal de ponto e vrgula como o da vrgula foram empregados em obedincia s regras gramaticais, mantendo o sentido original do enunciado. Gabarito: E.

14. (FCC-2012/TCE-SP) Pois se, por exemplo, criticamos a falta de liberdade e a injustia social, seria sempre em nome de valores que ainda no se realizaram, mas a respeito dos quais ns, ocidentais, saberamos, de antemo, seu sentido. Do ponto de vista da pontuao, o padro culto escrito abonaria tambm, sem prejuzo do sentido original, a substituio proposta no seguinte segmento: (A) "Pois se por exemplo,". (B) "Pois se, por exemplo:". (C) "em nome de valores, que ainda no se realizaram,". (D) "saberamos de antemo, seu sentido.". (E) "mas a respeito dos quais ns ocidentais saberamos, de antemo, seu sentido.". Comentrio: Vamos analisar cada alternativa. A) Resposta incorreta. A expresso por exemplo tem carter explicativo. Por essa razo, deveria estar isolada por vrgulas.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 B) Resposta incorreta. O sinal de dois-pontos deve ser substitudo por uma vrgula, a fim de isolar a expresso explicativa. C) Resposta incorreta. No perodo do enunciado, o trecho que ainda no se realizaram possui carter restritivo, ou seja, h uma orao subordinada adjetiva restritiva. Se empregssemos as vrgulas, o excerto assumiria carter explicativo, alterando o sentido original. D) Resposta incorreta. A expresso de antemo deveria estar isolada por vrgulas, haja vista o carter explicativo do segmento. E) Esta a resposta da questo. A expresso de antemo tem carter explicativo, razo por que foi corretamente isolada por vrgulas. Gabarito: E. 15. (FCC-2012/TRE-SP) Atente para as afirmaes seguintes sobre a pontuao empregada nas frases transcritas: I. ... e, em alguns lugares, dr. Ulysses era assim que se referiam a ele fazia questo de anunciar minha presena no palanque. Os travesses isolam um segmento explicativo e, sem prejuzo para a correo e a lgica da frase, poderiam ser substitudos por parnteses. II. ... o incansvel Ulysses, que na Constituinte de 1987 passaria horas presidindo a sesso sem levantar sequer para ir ao banheiro, transmudara-se num palanqueiro de primeira. A retirada simultnea das duas vrgulas no causaria prejuzo para a correo, a lgica e o sentido da frase. III. "Fica calmo, meu caro jornalista, avio comigo no cai", procurava me tranquilizar dr. Ulysses, com seu jeito formal de falar at em momentos descontrados. As aspas poderiam ter sido dispensadas, pois seu emprego facultativo quando no h dvida de que o autor transcreve a fala de outrem. Est correto SOMENTE o que consta em: (A) I. (B) II. (C) I e III. (D) I e II. (E) II e III. Comentrio: Vamos analisar cada item. I. Resposta correta. Conforme estudamos nas lies, os travesses e os parnteses podem ser empregados em lugar das vrgulas para isolar trechos explicativos, sem que isso acarrete erro gramatical. Portanto, lcita a substituio do duplo travesso por

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 parnteses: ... e, em alguns lugares, dr. Ulysses (era assim que se referiam a ele) fazia questo de anunciar minha presena no palanque. II. Resposta incorreta. O excerto que na Constituinte de 1987 passaria horas presidindo a sesso sem levantar sequer para ir ao banheiro constitui uma orao subordinada adjetiva explicativa. Se, entretanto, forem retiradas as duas vrgulas, o segmento em destaque assumiria carter restritivo, alterando o sentido da frase. III. Resposta incorreta. As aspas no poderiam ser dispensadas, pois, quando h fala ou pensamento de personagens, esse sinal de pontuao deve ser obrigatoriamente empregado. Portanto, somente o item I est correto. Gabarito: A. 16. (FCC-2012/TRE-SP) Est inteiramente correta e adequada a pontuao da seguinte frase: (A) Mesmo nas obras modernistas que, por um motivo ou outro, parecem hoje datadas, pode-se reconhecer a importncia que tiveram, na poca, para a busca da liberdade de criao e expresso, conquista que Mrio de Andrade no se cansou de acentuar. (B) Mesmo nas obras modernistas, que por um motivo, ou outro, parecem hoje datadas pode-se reconhecer a importncia que tiveram na poca, para a busca da liberdade de criao e expresso, conquista que Mrio de Andrade no se cansou, de acentuar. (C) Mesmo nas obras modernistas, que por um motivo ou outro, parecem hoje datadas, pode-se reconhecer a importncia que tiveram, na poca, para a busca da liberdade de criao e expresso: conquista, que Mrio de Andrade no se cansou de acentuar. (D) Mesmo nas obras modernistas que, por um motivo ou outro, parecem hoje datadas pode-se reconhecer, a importncia que tiveram na poca, para a busca da liberdade de criao e expresso, conquista que, Mrio de Andrade, no se cansou de acentuar. (E) Mesmo nas obras modernistas que por um motivo ou outro, parecem hoje datadas, pode-se reconhecer a importncia que tiveram, na poca para a busca da liberdade de criao e expresso; conquista que Mrio de Andrade no se cansou de acentuar. Comentrio: A pontuao correta encontra-se na assertiva (A). A expresso por um motivo ou outro tem carter explicativo, o que justifica o isolamento entre vrgulas. A vrgula aps o vocbulo datadas foi empregada para indicar a antecipao da orao subordinada adverbial concessiva Mesmo nas obras modernistas que, por um motivo ou outro, parecem hoje datadas. Por sua vez, a expresso na poca desempenha a funo de adjunto adverbial, o qual est deslocado de sua posio original. Sendo assim, foi corretamente isolada por vrgulas. Por fim, a vrgula emprega aps o vocbulo expresso justifica-se pelo carter de aposto assumido pelo trecho conquista que Mrio de Andrade no se cansou de acentuar. Gabarito: A.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 REDAO (CONFRONTO E RECONHECIMENTO DE FRASES CORRETAS E INCORRETAS) Conforme disse a vocs na introduo da aula, reforaremos os conceitos adquiridos ao longo de nosso curso. O item acima refere-se a tudo o que aprendemos at o momento, ou seja, em questes sobre essa temtica, vocs devem simplesmente analisar a construo das frases e identificar eventuais erros de ortografia, acentuao grfica, flexo nominal, flexo verbal, concordncia (nominal e verbal), regncia (nominal e verbal), ocorrncia/omisso de crase, pontuao, entre outros. Trata-se de um assunto que sempre aparece nas provas da banca. E como tradicionalmente a Fundao Carlos Chagas exige o assunto em tela nas provas? Para isso, apresento os enunciados mais recorrentes na FCC: Est inteiramente correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: A redao que torna o aviso acima claro e correto : Esto redigidas de acordo com a norma culta APENAS as frases: A afirmativa escrita de modo inteiramente claro e correto :

Logo, uma vez tendo estudado os assuntos abordados at esta aula (inclusive o emprego dos sinais de pontuao), vocs j esto aptos a resolver questes desse tipo. importante orient-los ao seguinte: ao encontrar um simples erro na redao da frase, considere-a errada e passe adiante. Isso importante para ganhar tempo no momento de resoluo da prova. Ento, mos obra!

17. (FCC-2011/TRE-AP) Os pais do estudante na matrcula devem apresentar seus documentos, e que as fotos devem, obrigatoriamente, estarem ntidas. A redao que torna o aviso acima claro e correto : (A) Os pais do estudante, no ato da matrcula, devem apresentar seus documentos cujas fotos devem obrigatoriamente, estar ntidas. (B) Ao fazer a matrcula do estudante, os pais devem apresentar seus documentos, cujas as fotos devem ser ntidas, obrigatoriamente. (C) No ato da matrcula, os pais devem apresentar os documentos do estudante, obrigatoriamente com fotos ntidas.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 (D) As fotos que devem ser ntidas, devem ser apresentadas pelos pais do estudante ao fazer a matrcula. (E) obrigatrio tanto que os pais do estudante, na matrcula, apresentem os documentos dele e tambm com fotos ntidas. Comentrio: Vamos analisar cada assertiva. A) Resposta incorreta. Nesta assertiva, o pronome possessivo seus gera ambiguidade na frase, pois pode referir-se tanto aos pais quanto ao estudante. Alm disso, faltou uma vrgula antes do adjunto adverbial deslocado obrigatoriamente. Reescrevendo, temos a seguinte construo clara e correta: Os pais do estudante, no ato da matrcula, devem apresentar os documentos do filho, cujas fotos devem, obrigatoriamente, estar ntidas. B) Resposta incorreta. Novamente, o pronome possessivo seus gera ambiguidade na estrutura: os documentos pertencem aos pais ou ao estudante? Outro erro: o pronome relativo cuja no admite artigo, seja antes, seja depois. Reescrevendo, temos: Ao fazer a matrcula do estudante, os pais devem apresentar os documentos do filho, cujas fotos devem ser ntidas, obrigatoriamente. C) Resposta correta. D) Resposta incorreta. A construo no retoma o aviso do enunciado: sequer menciona os documentos; no fica clara a quem pertencem as fotos (se aos pais ou ao estudante); faltou uma vrgula antes do pronome relativo que, iniciando uma orao subordinada adverbial adjetiva. Reescrevendo de modo claro e correto, temos: As fotos do estudante, que devem ser apresentadas pelos pais ao fazer a matrcula, devem ser ntidas, obrigatoriamente. E) Resposta incorreta. Houve erro na correlao tanto que...tambm, deixando a frase sem qualquer harmonia e coerncia. Ademais, no enunciado, a obrigatoriedade refere-se nitidez das fotos, e no apresentao dos documentos. A reescritura correta seria: Na matrcula, os pais do estudante devem apresentar os documentos do filho, cujas fotos estejam ntidas, obrigatoriamente. Gabarito: C.

18. (FCC-2011/TRT-4 Regio) Est inteiramente correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) O fato de no lembrar-se do autor da histria no impede de que o autor do texto lhe recorra para ilustrar o que admite como saudade de Waterloo. (B) Seria inimaginvel hoje em dia algum se promover um piquenique para se ficar assistindo uma batalha enquanto espetculo. (C) As cidades de Hiroshima e Nagasaki constituem at hoje uma ttrica lembrana do que as causou num bombardeio as bombas atmicas pela primeira vez. (D) Tem pessoas que julgam legtima a ttica militar a qual consiste em vitimar civis, bombardiando populaes inteiramente inocentes. (E) A pretexto de atingir o moral dos inimigos, muitos comandantes no hesitaram em ordenar terrveis ataques areos contra as populaes civis.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 Comentrio: A redao correta encontra-se na alternativa E. O trecho A pretexto de atingir o moral dos inimigos assume carter explicativo, razo por que se justifica o emprego da vrgula aps o vocbulo inimigos. Neste perodo, o que tambm pode ter gerado dvida foi o emprego do vocbulo moral. Quando empregado com artigo masculino (o moral), assume o sentido de nimo, estado de esprito confiante. Por isso, est correta a forma apresentada na frase. importante observar que tambm existe a moral, a qual se refere a comportamento, forma de conduta tica, forma que no se enquadra no contexto. O verbo hesitar significa incerteza, dvida, devendo ser grafado com a inicial h. Gabarito: E. 19. (FCC-2011/INFRAERO)

Esto redigidas de acordo com a norma culta APENAS as frases: (A) I e III. (B) II e III. (C) I e IV. (D) I, II e IV. (E) II, III e IV. Comentrio: Na afirmativa I, h alguns erros, quais sejam: a forma verbal propemse concordar com o ncleo de A Gesto por Competncias. Sendo assim, a forma correta prope-se; o vocbulo niveis", por ser paroxtona terminada em ditongo, deveria receber o acento agudo nveis. Por sua vez, o vocbulo consecusso deveria ser grafado com : consecuo. O item IV, por fim, est errado devido
Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 flexo equivocada do verbo minimizar. J que o sujeito oracional (Minimizar eventuais lacunas de competncias), o verbo deve significar deve permanecer na terceira pessoa do singular. No mesmo item, houve um erro de ortografia em discrepnsias. O correto grafar o vocbulo com c: discrepncias. As demais afirmativas de acordo com a norma culta. Gabarito: B. 20. (FCC-2010/DNOCS) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) Ao se comparar a carta com o e-mail, os aspectos que a diferena mais patente, segundo a autora, so o suporte, a temporalidade e a privatizao da correspondncia. (B) Pretextando a liberdade de acesso da informao, muitos abusam dos e-mails, enviando-os quem deles no pretende saber o teor nem tomar conhecimento. (C) H quem, como a autora, imagine que o e-mail possa acabar sendo o responsvel por um novo alento para uma forma de correspondncia como a carta. (D) Fica at difcil de imaginar o quanto as pessoas gastavam o tempo na preparao das cartas, desde o rascunho at o envio das mesmas, cuja durao era de dias. (E) Desde que foi inventado o telefone, a rapidez das comunicaes se impuseram de tal modo que, por conseguinte, a morosidade das cartas passou a ser indesejvel. Comentrio: Vamos analisar cada assertiva. A) Resposta incorreta. O adjetivo patente rege o emprego da preposio em, a qual deveria anteceder o pronome relativo que. Lembrem-se do mecanismo: em oraes adjetivas, sempre que o termo regente exigir o emprego de preposio, esta dever anteceder o pronome relativo. Logo, temos um erro de regncia nominal: os aspectos em que a diferena mais patente. B) Resposta incorreta. Em lngua culta, no existe a forma verbal pretextando. Alm disso, o vocbulo acesso rege o emprego da preposio a, configurando um erro de regncia no trecho liberdade de acesso da informao. O correto seria liberdade de acesso informao. Por fim, conforme vimos nas lies sobre emprego do acento grave indicativo de crase, no devemos empregar este acento antes do pronome indefinido quem. B) Resposta correta. D) Resposta incorreta. Da forma como foi escrito, o perodo apresenta a seguinte interpretao: o envio das cartas era demorado. Entretanto, o que demorava era o preparo das cartas. Logo, para haver uma construo clara e correta, a orao subordinada adjetiva explicativa cuja durao era de dias deve figurar logo aps a expresso das cartas: Fica at difcil de imaginar o quanto as pessoas gastavam o tempo na preparao das cartas, cuja durao era de dias, desde o rascunho at o envio das mesmas. Notem que o pronome relativo cuja refere-se ao termo imediatamente anterior: preparao das cartas.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 E) Resposta incorreta. A forma verbal impuseram deve concordar com o ncleo do sujeito a rapidez das comunicaes. Logo, deve permanecer no singular: se imps. Gabarito: C. 21. (FCC-2010/TRE-AM) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto. (A) Deve de ser preocupante para os catlicos, que eles venham caindo de nmero nas estatsticas, em conformidade com a Fundao Getlio Vargas. (B) Mau-grado seu desempenho nas estatsticas da FGV, esta mesma instituio considera que a Igreja tem mais prestgio que outras classes. (C) A mesma Fundao em que se abona o papel da Igreja como democrtica, tambm a instituio em que avalia seu decrscimo de fiis. (D) No obstante esteja decrescendo o nmero de fiis, a Igreja, segundo a Fundao Getlio Vargas, prestigiada como instituio democrtica. (E) A FGV, em pesquisas atinentes da Igreja Catlica, chegou a resultados algo controversos, seja pelo prestgio, seja pela contingncia dos seus fiis. Comentrio: Vamos analisar cada alternativa. A) Resposta incorreta. No existe a locuo Deve de ser. O correto seria Deve ser. Alm disso, houve um erro de pontuao, pois a vrgula foi empregada entre o sujeito oracional que eles venham caindo de nmero nas estatsticas da locuo verbal. A construo correta : Deve ser preocupante para os catlicos que eles venham caindo de nmero nas estatsticas, em conformidade com a Fundao Getlio Vargas. B) Resposta incorreta. A preposio concessiva malgrado corretamente grafada com a letra L, e no com a letra u, conforme apareceu no perodo. C) Resposta incorreta. No trecho A mesma Fundao em que se abona o papel da Igreja como democrtica, tambm (...), a vrgula foi empregada incorretamente por separar sujeito e verbo. No mesmo excerto, tanto a preposio em quanto o pronome se (em que se abona) no foram exigidos por outro elemento do texto. Igualmente ocorre com a preposio em do trecho a instituio em que avalia. Logo, no devem figurar na construo do perodo. D) Resposta correta. A primeira vrgula foi empregada para indicar a antecipao da orao subordinada adverbial concessiva No obstante esteja decrescendo o nmero de fiis. Por fim, o trecho segundo a Fundao Getlio Vargas tem carter explicativo, razo por que foi corretamente isolado por vrgulas. E) Resposta incorreta. O adjetivo atinentes rege o emprego da preposio a. Como o termo regente a Igreja Catlica admite o emprego do artigo definido a, deveria ter ocorrido o fenmeno da crase: em pesquisas atinentes Igreja Catlica. Portanto, o item est incorreto. Gabarito: D.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 22. (FCC-2010/TCE-SP) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) O escritor talo Calvino manifesta uma grande acuidade na leitura das fbulas populares, interpretando-as em suas estruturas profundas. (B) Tendo em vista uma leitura mais acurada do texto, se perceber de que as simplrias fbulas populares podem at deixar de s-las. (C) No h pessoa pobre em cuja aspirao acabe sendo uma forma de compensar sua condio, imaginando-se um nobre disfarado. (D) Esto nos destinos extraordinrios toda a argcia das fbulas populares, aonde as reviravoltas simbolizam igualmente transtornos sociais. (E) engenhosa a sensao de um direito subtrado, uma vez que assim se pode aspirar a ser reconstitudo, promovendo-se a propalada justia. Comentrio: A redao clara e correta encontrada na assertiva A. Sendo assim, vamos analisar os erros das demais opes. B) Resposta incorreta. No trecho se perceber de que h dois erros: conforme as lies de colocao pronominal, sabemos que pronomes oblquos tonos no podem iniciar orao; e, por fim, o emprego da preposio de est inadequado, j que o verbo perceber tem transitividade direta, isto , no rege emprego de preposio. C) Resposta incorreta. Houve o emprego inadequado da preposio em antes do pronome relativo cuja. Sabemos que, em oraes adjetivas, sempre que for exigida a preposio, esta dever anteceder o relativo. Entretanto, no caso em comento, no h termo que exija esse elemento. D) Resposta incorreta. O perodo apresenta erro de concordncia verbal: o sujeito a expresso toda a argcia das fbulas populares, cujo ncleo argcia. Em razo de esse elemento estar no singular, o verbo tambm deve permanecer nesse nmero: Est. Por sua vez, a forma aonde deve ser substituda por onde, j que no h verbo que indique movimento: Est nos destinos extraordinrios toda a argcia das fbulas populares, onde as reviravoltas simbolizam igualmente transtornos sociais. E) Resposta incorreta. Conforme vimos nas lies de vozes verbais, verbos transitivos indiretos, verbos intransitivos,verbos de ligao e verbos impessoais no admitem transposio de voz verbal. No perodo, a forma verbal aspirar foi empregada no sentido de almejar, ou seja, assumiu transitividade indireta. Logo, a transposio de voz verbal incorreta. Alm disso, notem tambm que a redao do trecho no est clara, a mensagem no transmitida de maneira ntida. Gabarito: A. 23. (FCC-2010/DPE-SP) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) Muito leitor curioso no deixar de pesquisar o famoso relatrio de que trata o texto, providncia de que no se arrepender. (B) Aos leitores curiosos cabero promover pesquisas para encontrar esse relatrio, com o qual certamente no se devero frustrar.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 (C) Espera-se que os leitores habituais de Graciliano invidem todos os seus esforos no sentido de ler o relatrio, cujo o valor inestimvel. (D) to primoroso esse relatrio que os leitores de Graciliano romancista acharo nele motivos para ainda mais orgulhar-se do mesmo. (E) Sendo pouco comum admirar-se um relatrio de prefeito, vero os leitores de Graciliano que no se trata aqui deste caso, muito ao contrrio. Comentrio: A redao clara e correta encontrada na assertiva A. Sendo assim, vamos analisar os erros das demais opes. B) Resposta incorreta. No perodo, temos o sujeito oracional promover pesquisas. Por essa razo, o verbo caber deve figurar na terceira pessoa do singular: Aos leitores curiosos caber promover pesquisas (..). C) Resposta incorreta. O verbo envidar deve ser grafado com a vogal i: invidar, cuja acepo aplicar com dedicao. Alm disso, vimos que o pronome relativo cujo no admite artigo, seja antes, seja depois. Logo, o trecho cujo o valor inestimvel est incorreto. D) Resposta incorreta. A construo no est clara por apresentar ambiguidade: notem que o vocbulo nele (contrao da preposio em com o pronome ele) pode referir-se tanto a relatrio quanto a Graciliano. E) Resposta incorreta. Construdo com a forma pronominal (admirar-se), o verbo admirar transitivo indireto, regendo o emprego da preposio com. Logo, o trecho deveria escrito da seguinte forma: Sendo pouco comum admirar-se com um relatrio de prefeito, vero os leitores de Graciliano que no se trata aqui deste caso, muito ao contrrio. Gabarito: A . 24. (FCC-2010/TRT-9 Regio) A afirmativa escrita de modo inteiramente claro e correto : (A) Com a navegabilidade do Oceano rtico, vai ficar esposto a quantidade de riquesas que existe nessa regio. (B) A opo pela nova rota, conhecida como Passagem Nordeste, que economizou distncias, tambm reduziu o consumo de combustvel. (C) Para se fazer com segurana a travessia de mares gelados prescisa haver muito cuidado e precalo contra os perigos que surgem. (D) No se deve extranhar a cobissa de alguns pases para explorar os recursos naturais que vo ser encontrados no rtico. (E) Para percorrer a rota que feita abitualmente as embarcaes esto sugeitas aos riscos permanentes trazidos por placas de gelo. Comentrio: A redao clara e correta encontrada na assertiva B. Sendo assim, vamos analisar os erros das demais opes. A) Resposta incorreta. O vocbulo esposto foi grafado incorretamente. O correto seria exposto. Alm disso, essa mesma palavra deve concordar com o substantivo a que se refere: (...) vai ficar exposta a quantidade. Por sua vez, o vocbulo

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 riquesas (substantivo abstrato derivado de adjetivo) deveria ter sido grafado com z: riquezas. Por fim, o verbo existir deveria ter concordado com substantivo riquezas, forma substituda pelo pronome relativo que: (...) riquezas que existem nessa regio. C) Resposta incorreta. Aqui, h alguns erros. Primeiramente, temos uma orao subordinada adverbial antecipada, ou seja, antes da orao principal. Por essa razo, dever-se-ia ter empregado a vrgula aps o adjetivo gelados: Para se fazer com segurana a travessia de mares gelados, prescisa haver (...). Notem que, nesse mesmo trecho, o verbo precisar foi incorretamente grafado com SC. No decorrer no perodo, o substantivo precauo foi incorretamente grafado com L. D) Resposta incorreta. A forma verbal extranhar estaria corretamente grafada se, em lugar do x, fosse empregada a consoante s: estranhar. Por sua vez, o vocbulo cobissa tambm est errado, devendo ser corrigido pela forma cobia. E) Resposta incorreta. Primeiramente, temos uma orao subordinada adverbial antecipada, ou seja, antes da orao principal. Por essa razo, dever-se-ia ter empregado a vrgula aps o vocbulo abitualmente: Para percorrer a rota que feita abitualmente, as embarcaes (...). Notem que a grafia correta seria habitualmente (com H). Por fim, o adjetivo sugeitas deve ser grafado com j: sujeitas. Gabarito: B. 25. (FCC-2012/ISS-SP) O papel da mulher est definitivamente ligado ao grupo social no qual est inserido, medida que a questo transcende o mbito da famlia. Considerado o padro culto escrito, correto afirmar sobre a frase acima: (A) Est redigida corretamente. (B) Necessita de uma alterao na pontuao o emprego de vrgula depois de "social" para que, do ponto de vista semntico, seja aceitvel. (C) Necessita de duas correes: a substituio de "inserido" por "inserida" e a substituio de " medida que" por "na medida em que". (D) Necessita de uma nica correo: o emprego de "transcende ao mbito" em lugar de "transcende o mbito". (E) Necessita de duas correes: a substituio de "no qual est inserido" por "em que se insere" e a substituio de " medida que" por " a medida em que". Comentrio: A alternativa correta a letra (C). No perodo, o vocbulo inserido deve concordar em gnero e nmero com o substantivo a que se refere, qual seja, o vocbulo mulher. Logo, o correto inserida. Por sua vez, a expresso medida que uma locuo conjuntiva proporcional, devendo ser empregadas quando houver proporcionalidade, simultaneidade. Entretanto, o contexto transmite uma ideia de causa, devendo a locuo ser substituda por na medida em que. Vejam a diferena entre as locues: MEDIDA QUE medida que a prova se aproxima, ele fica mais ansioso. (ocorre proporcionalidade, simultaneidade)

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 NA MEDIDA EM QUE Na medida em que no conseguiu atingir os objetivos, o aluno modificou seu planejamento de estudos. (relao de causa e consequncia) Gabarito: C. 26. (FCC-2012/ISS-SP) Considerado o padro culto escrito, a alternativa que apresenta frase correta : (A) Depois de muita hesitao, convim com as condies da compra e assinei um documento, cuja linguagem bastante tcnica, declarando irrevogveis as clusulas do contrato. (B) Por mais que queiramos negar envolvimento dos menores no distrbio, podem haver fatos que desconheamos, por isso acataremos as orientaes que advenham do episdio. (C) Pelo que dissestes sobre a incrustao das joias, mereces parabns, e tambm pela competncia, pois, sem t-las sequer mostrado interessada, a tornou uma feliz compradora. (D) A especialista qual se deve as pesquisas educacionais diz que cada uma das escolas que se proporam a fornecer dados declararam o motivo particular que as ps em movimento. (E) As terras de que essa espcie de vinho provm so as do tipo mais recomendveis para a cultura da videira, motivo pelo qual so to valorizadas e desejadas por viticultores. Comentrio: Vamos analisar cada alternativa. A) Esta a resposta da questo. A expresso Depois de muita hesitao desempenha a funo de adjunto adverbial de tempo, o qual est deslocado. Portanto, o emprego da vrgula aps o vocbulo hesitao est correto. A forma verbal convim est conjugada na 1 pessoa do singular do Pretrito Perfeito do indicativo. proveniente do verbo convir, significando concordar, combinar mutuamente. Portanto, a flexo est correta. A vrgula antes do pronome relativo cuja foi corretamente empregada, introduzindo uma orao subordinada adjetiva explicativa. Por sua vez, o pronome cuja foi perfeitamente empregado, indicando uma ideia de posse em relao ao documento, concordando em gnero (feminino) e nmero (singular) com o substantivo linguagem. Por fim, a vrgula que antecede o segmento declarando irrevogveis clusulas do contrato se justifica por haver uma orao subordinada reduzida de gerndio. B) Resposta incorreta. No contexto, o verbo haver, presente na locuo podem haver, foi empregado na acepo de existir. Portanto, impessoal, transmitindo sua impessoalidade ao verbo auxiliar poder. Portanto, ambos os verbos devem permanecer no singular: pode haver. C) Resposta incorreta. O vocbulo joias foi corretamente grafado sem acento agudo. Segundo o novo acordo ortogrfico da lngua portuguesa, os ditongos abertos ei e oi das palavras paroxtonas no devem ser acentuados graficamente: ideia, joia. A vrgula empregada antes do conectivo e est incorreta, pois h uma enumerao: Pelo que disseste sobre a incrustao das joias, mereces parabns e tambm (...). Por sua vez, o vocbulo tambm deveria estar isolado por vrgulas,

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 pois apresenta carter enftico, de nfase. Por fim, houve erro de colocao pronominal em a tornou. O correto tornou-a. D) Resposta incorreta. A forma proporam est conjugada incorretamente. Trata-se do verbopropor, derivado do verbo pr, seguindo o paradigma (modelo) de conjugao deste ltimo: Eles puseram Eles se propuseram Portanto, o correto que se propuseram. E) Resposta incorreta. No segmento As terras de que essa espcie de vinho provm, a forma verbal em destaque est incorretamente acentuada, pois tem como sujeito a expresso espcie de vinho. Como o ncleo espcie est no singular, o correto provm (acento diferencial de nmero). Gabarito: A.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS 1. (FCC/DPE-SP) Julgue o item a seguir. A pontuao est inteiramente correta em: A tica rigorosa que Graciliano revela na escritura dos romances, est tambm nesse relatrio de prefeito muito autocrtico e enxuto.

2. (FCC/TRE-AM) Julgue o item a seguir. Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: A mesma Fundao em que se abona o papel da Igreja como democrtica, tambm a instituio em que avalia seu decrscimo de fiis. 3. (FCC/DPE-SP) Julgue o item a seguir. A pontuao est inteiramente correta em: O autor do texto, at onde se pode avaliar no investe contra a linguagem tcnica se esta produtiva, mas contra excessos que a tornam ineficaz. 4. (FCC/TRE-MG) A supresso da(s) vrgula(s) implicar alterao de sentido na frase: (A) Ao longo das ltimas dcadas, as obras de Umberto Eco vm ganhando mais e mais respeitabilidade. (B) Umberto Eco homenageia os cientistas, que combatem o obscurantismo fundamentalista. (C) O grande pensador italiano, Umberto Eco, homenageia em seu texto a atitude de um grande cientista. (D) Na atitude de Stephen Hawking, h uma grandeza que todo cientista deveria imitar. (E) No h como deixar de reconhecer, no texto de Humberto Eco, uma homenagem a Stephen Hawking.

5. (FCC/DPE-SP) Julgue o item a seguir. A pontuao est inteiramente correta em: Ao caracterizar vrias linguagens, correspondentes a vrios ofcios, o autor no deixou de se valer da ironia, essa arma habitual dos cticos.

6. (FCC/TCE-SP-Adaptada) Julgue o item a seguir. Est plenamente adequada a pontuao em: Simplrias? No o so, certamente, essas fbulas, das quais o autor revelou, para surpresa nossa, uma significao mais profunda.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 7. (FCC/TRT-16 Regio-Adaptada) H justificativa para esta seguinte alterao de pontuao: ... o citadino diz que ela caipira, querendo dizer que atrasada e portanto meio ridcula. (A) o citadino diz que ela caipira querendo dizer que atrasada; e portanto, meio ridcula. (B) o citadino diz que ela caipira, querendo dizer, que atrasada, e, portanto, meio ridcula. (C) o citadino diz que ela caipira, querendo dizer que atrasada e, portanto, meio ridcula. (D) o citadino diz: que ela caipira, querendo dizer: que atrasada, e portanto meio ridcula. (E) o citadino diz que ela caipira querendo dizer: que atrasada, e portanto, meio ridcula.

8. (FCC/TRE-AL) Em (...) as crianas, seres naturalmente carregados de energia e vitalidade, esto vivendo longas horas dirias de concentrao solitria e de imobilidade. Pode-se reconstruir com correo e coerncia a frase acima, comeando por As crianas esto vivendo longas horas dirias de concentrao solitria e de imobilidade e complementando com: (A) em que pesem os seres naturais, imbudos de energia e de vitalidade. (B) no obstante sejam naturalmente providas de muita energia e vitalidade. (C) porquanto constituem-se como seres de natural energia e vitalidade. (D) ainda quando seres incutidos de energia e vitalidade em sua natureza. (E) mesmo quando se mostram atreladas a muita energia e fora vital.

9. (FCC/Banco do Brasil) Est plenamente correta a pontuao do seguinte segmento: (A) Poder viver um homem sem acesso civilizao. No pode: embora haja muitos que pensem o contrrio. O que no evidentemente, o caso do cronista. (B) O poeta lvares de Azevedo, no sculo XIX, parecia alimentar a mesma convico do cronista. Embora fosse um romntico, o poeta ridicularizada os idealistas que, tendenciosamente, omitiam as agruras da vida natural. (C) O cronista um dos maiores humoristas nossos, sem receio de ofender pontos de vista alheios, costuma atacar o senso comum; no que este tem de vicioso e sobretudo, artificial. (D) Provavelmente se sentiro hostilizados, aqueles que defendem as delcias da vida natural. Em compensao: os que relutam em aceit-la, muito se divertiro com essa crnica. (E) No se privaria o cronista, do conforto que oferecem instalaes sanitrias, em nome de uma vida mais pura e mais rstica. Por que haveramos de renunciar aos ganhos da civilizao, pergunta-se a ele?

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 10. (FCC/TRE-AP) Est inteiramente correta a pontuao do seguinte perodo: (A) Certamente, os homens caados pelo czar prefeririam que este, como outros caadores, tomasse como alvo apenas alguma borboleta, ou uma andorinha, ou mesmo um macaco. (B) Macacos, borboletas, e andorinhas, so, para muita gente, interessantes alvos de caa, mas no para o ndio jivaro, nem tampouco, para o czar naturalista. (C) Tanto Rubem Braga em sua crnica, quanto Drummond, em seu poema motivam uma ampla discusso, acerca do que se pode ou no classificar, como uma ao brbara. (D) Nunca ocorreu, ao Sr. Matter, que, um ndio jivaro, tivesse qualquer critrio para escolher aquele, de quem reduziria a cabea. (E) A curiosidade do explorador Matter, no deixava de ser mrbida, mas por vezes, somos levados a apreciar a crueldade, sem pensar no que, esta, significa para a vtima.

11. (FCC/TCE-SP) A pontuao est inteiramente correta em: (A) Nicolau Maquiavel analisando os problemas dos principados italianos, escreveu em plena Renascena, um tratado sobre os fundamentos das aes polticas. (B) Em plena Renascena, Maquiavel, analisando os problemas dos principados italianos, escreveu O Prncipe, um verdadeiro tratado de poltica. (C) Quando escreveu O Prncipe Maquiavel preocupou-se com os problemas, dos principados italianos, resultando uma obra, considerada basilar, para quem se interesse por poltica. (D) Tendo escrito O Prncipe, em plena Renascena Maquiavel nos legou sem dvida, um tratado sobre poltica cujo valor continua sendo reconhecido em nosso tempo. (E) Poucos imaginariam que, aquele tratado sobre poltica datado da Renascena, teria um valor tal que se manteria vivo, por tantos sculos, e, continuaria atual em plena modernidade.

12. (FCC/TRE-MG) A supresso da(s) vrgula(s) implicar alterao de sentido apenas do que est em: I. A preocupao do autor com os jornalistas, cuja liberdade de expresso se encontra ameaada. II. Os jornalistas, que costumam cuidar de seus prprios interesses, no preservam sua independncia. III. O direito livre informao dos jornalistas e, tambm, da sociedade como um todo. (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 13. (FCC-2012/ISS-SP) O equilbrio alcanado pelo sistema de Estados nacionais no foi um mero fantasma, mas ruiu exatamente conforme as previses de Kant. Outra pontuao para a frase acima, que mantm o sentido e a correo originais, : (A) O equilbrio alcanado pelo sistema de Estados nacionais, no foi fantasma (mas: ruiu exatamente conforme as previses de Kant). (B) O equilbrio alcanado pelo sistema de Estados nacionais no foi: fantasma; mas ruiu, exatamente, conforme as previses de Kant. (C) O equilbrio alcanado pelo sistema de Estados nacionais no foi fantasma. Mas ruiu exatamente, conforme as previses de Kant. (D) O equilbrio alcanado pelo sistema de Estados, nacionais, no foi fantasma mas ruiu; exatamente conforme as previses de Kant. (E) O equilbrio alcanado pelo sistema de Estados nacionais no foi fantasma; mas ruiu, exatamente conforme as previses de Kant. um mero um mero um mero um mero um mero

14. (FCC-2012/TCE-SP) Pois se, por exemplo, criticamos a falta de liberdade e a injustia social, seria sempre em nome de valores que ainda no se realizaram, mas a respeito dos quais ns, ocidentais, saberamos, de antemo, seu sentido. Do ponto de vista da pontuao, o padro culto escrito abonaria tambm, sem prejuzo do sentido original, a substituio proposta no seguinte segmento: (A) "Pois se por exemplo,". (B) "Pois se, por exemplo:". (C) "em nome de valores, que ainda no se realizaram,". (D) "saberamos de antemo, seu sentido.". (E) "mas a respeito dos quais ns ocidentais saberamos, de antemo, seu sentido.". 15. (FCC-2012/TRE-SP) Atente para as afirmaes seguintes sobre a pontuao empregada nas frases transcritas: I. ... e, em alguns lugares, dr. Ulysses era assim que se referiam a ele fazia questo de anunciar minha presena no palanque. Os travesses isolam um segmento explicativo e, sem prejuzo para a correo e a lgica da frase, poderiam ser substitudos por parnteses. II. ... o incansvel Ulysses, que na Constituinte de 1987 passaria horas presidindo a sesso sem levantar sequer para ir ao banheiro, transmudara-se num palanqueiro de primeira. A retirada simultnea das duas vrgulas no causaria prejuzo para a correo, a lgica e o sentido da frase.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 III. "Fica calmo, meu caro jornalista, avio comigo no cai", procurava me tranquilizar dr. Ulysses, com seu jeito formal de falar at em momentos descontrados. As aspas poderiam ter sido dispensadas, pois seu emprego facultativo quando no h dvida de que o autor transcreve a fala de outrem. Est correto SOMENTE o que consta em: (A) I. (B) II. (C) I e III. (D) I e II. (E) II e III. 16. (FCC-2012/TRE-SP) Est inteiramente correta e adequada a pontuao da seguinte frase: (A) Mesmo nas obras modernistas que, por um motivo ou outro, parecem hoje datadas, pode-se reconhecer a importncia que tiveram, na poca, para a busca da liberdade de criao e expresso, conquista que Mrio de Andrade no se cansou de acentuar. (B) Mesmo nas obras modernistas, que por um motivo, ou outro, parecem hoje datadas pode-se reconhecer a importncia que tiveram na poca, para a busca da liberdade de criao e expresso, conquista que Mrio de Andrade no se cansou, de acentuar. (C) Mesmo nas obras modernistas, que por um motivo ou outro, parecem hoje datadas, pode-se reconhecer a importncia que tiveram, na poca, para a busca da liberdade de criao e expresso: conquista, que Mrio de Andrade no se cansou de acentuar. (D) Mesmo nas obras modernistas que, por um motivo ou outro, parecem hoje datadas pode-se reconhecer, a importncia que tiveram na poca, para a busca da liberdade de criao e expresso, conquista que, Mrio de Andrade, no se cansou de acentuar. (E) Mesmo nas obras modernistas que por um motivo ou outro, parecem hoje datadas, pode-se reconhecer a importncia que tiveram, na poca para a busca da liberdade de criao e expresso; conquista que Mrio de Andrade no se cansou de acentuar. 17. (FCC-2011/TRE-AP) Os pais do estudante na matrcula devem apresentar seus documentos, e que as fotos devem, obrigatoriamente, estarem ntidas. A redao que torna o aviso acima claro e correto : (A) Os pais do estudante, no ato da matrcula, devem apresentar seus documentos cujas fotos devem obrigatoriamente, estar ntidas.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 (B) Ao fazer a matrcula do estudante, os pais devem apresentar seus documentos, cujas as fotos devem ser ntidas, obrigatoriamente. (C) No ato da matrcula, os pais devem apresentar os documentos do estudante, obrigatoriamente com fotos ntidas. (D) As fotos que devem ser ntidas, devem ser apresentadas pelos pais do estudante ao fazer a matrcula. (E) obrigatrio tanto que os pais do estudante, na matrcula, apresentem os documentos dele e tambm com fotos ntidas. 18. (FCC-2011/TRT-4 Regio) Est inteiramente correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) O fato de no lembrar-se do autor da histria no impede de que o autor do texto lhe recorra para ilustrar o que admite como saudade de Waterloo. (B) Seria inimaginvel hoje em dia algum se promover um piquenique para se ficar assistindo uma batalha enquanto espetculo. (C) As cidades de Hiroshima e Nagasaki constituem at hoje uma ttrica lembrana do que as causou num bombardeio as bombas atmicas pela primeira vez. (D) Tem pessoas que julgam legtima a ttica militar a qual consiste em vitimar civis, bombardiando populaes inteiramente inocentes. (E) A pretexto de atingir o moral dos inimigos, muitos comandantes no hesitaram em ordenar terrveis ataques areos contra as populaes civis. 19. (FCC-2011/INFRAERO)

Esto redigidas de acordo com a norma culta APENAS as frases:


Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 (A) I e III. (B) II e III. (C) I e IV. (D) I, II e IV. (E) II, III e IV. 20. (FCC-2010/DNOCS) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) Ao se comparar a carta com o e-mail, os aspectos que a diferena mais patente, segundo a autora, so o suporte, a temporalidade e a privatizao da correspondncia. (B) Pretextando a liberdade de acesso da informao, muitos abusam dos e-mails, enviando-os quem deles no pretende saber o teor nem tomar conhecimento. (C) H quem, como a autora, imagine que o e-mail possa acabar sendo o responsvel por um novo alento para uma forma de correspondncia como a carta. (D) Fica at difcil de imaginar o quanto as pessoas gastavam o tempo na preparao das cartas, desde o rascunho at o envio das mesmas, cuja durao era de dias. (E) Desde que foi inventado o telefone, a rapidez das comunicaes se impuseram de tal modo que, por conseguinte, a morosidade das cartas passou a ser indesejvel. 21. (FCC-2010/TRE-AM) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto. (A) Deve de ser preocupante para os catlicos, que eles venham caindo de nmero nas estatsticas, em conformidade com a Fundao Getlio Vargas. (B) Mau-grado seu desempenho nas estatsticas da FGV, esta mesma instituio considera que a Igreja tem mais prestgio que outras classes. (C) A mesma Fundao em que se abona o papel da Igreja como democrtica, tambm a instituio em que avalia seu decrscimo de fiis. (D) No obstante esteja decrescendo o nmero de fiis, a Igreja, segundo a Fundao Getlio Vargas, prestigiada como instituio democrtica. (E) A FGV, em pesquisas atinentes da Igreja Catlica, chegou a resultados algo controversos, seja pelo prestgio, seja pela contingncia dos seus fiis. 22. (FCC-2010/TCE-SP) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) O escritor talo Calvino manifesta uma grande acuidade na leitura das fbulas populares, interpretando-as em suas estruturas profundas. (B) Tendo em vista uma leitura mais acurada do texto, se perceber de que as simplrias fbulas populares podem at deixar de s-las. (C) No h pessoa pobre em cuja aspirao acabe sendo uma forma de compensar sua condio, imaginando-se um nobre disfarado. (D) Esto nos destinos extraordinrios toda a argcia das fbulas populares, aonde as reviravoltas simbolizam igualmente transtornos sociais.

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 (E) engenhosa a sensao de um direito subtrado, uma vez que assim se pode aspirar a ser reconstitudo, promovendo-se a propalada justia. 23. (FCC-2010/DPE-SP) Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) Muito leitor curioso no deixar de pesquisar o famoso relatrio de que trata o texto, providncia de que no se arrepender. (B) Aos leitores curiosos cabero promover pesquisas para encontrar esse relatrio, com o qual certamente no se devero frustrar. (C) Espera-se que os leitores habituais de Graciliano invidem todos os seus esforos no sentido de ler o relatrio, cujo o valor inestimvel. (D) to primoroso esse relatrio que os leitores de Graciliano romancista acharo nele motivos para ainda mais orgulhar-se do mesmo. (E) Sendo pouco comum admirar-se um relatrio de prefeito, vero os leitores de Graciliano que no se trata aqui deste caso, muito ao contrrio. 24. (FCC-2010/TRT-9 Regio) A afirmativa escrita de modo inteiramente claro e correto : (A) Com a navegabilidade do Oceano rtico, vai ficar esposto a quantidade de riquesas que existe nessa regio. (B) A opo pela nova rota, conhecida como Passagem Nordeste, que economizou distncias, tambm reduziu o consumo de combustvel. (C) Para se fazer com segurana a travessia de mares gelados prescisa haver muito cuidado e precalo contra os perigos que surgem. (D) No se deve extranhar a cobissa de alguns pases para explorar os recursos naturais que vo ser encontrados no rtico. (E) Para percorrer a rota que feita abitualmente as embarcaes esto sugeitas aos riscos permanentes trazidos por placas de gelo. 25. (FCC-2012/ISS-SP) O papel da mulher est definitivamente ligado ao grupo social no qual est inserido, medida que a questo transcende o mbito da famlia. Considerado o padro culto escrito, correto afirmar sobre a frase acima: (A) Est redigida corretamente. (B) Necessita de uma alterao na pontuao o emprego de vrgula depois de "social" para que, do ponto de vista semntico, seja aceitvel. (C) Necessita de duas correes: a substituio de "inserido" por "inserida" e a substituio de " medida que" por "na medida em que". (D) Necessita de uma nica correo: o emprego de "transcende ao mbito" em lugar de "transcende o mbito". (E) Necessita de duas correes: a substituio de "no qual est inserido" por "em que se insere" e a substituio de " medida que" por " a medida em que".

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 44

Lngua Portuguesa para TRT-RJ Teoria e questes comentadas Prof. Fabiano Sales Aula 06 26. (FCC-2012/ISS-SP) Considerado o padro culto escrito, a alternativa que apresenta frase correta : (A) Depois de muita hesitao, convim com as condies da compra e assinei um documento, cuja linguagem bastante tcnica, declarando irrevogveis as clusulas do contrato. (B) Por mais que queiramos negar envolvimento dos menores no distrbio, podem haver fatos que desconheamos, por isso acataremos as orientaes que advenham do episdio. (C) Pelo que dissestes sobre a incrustao das joias, mereces parabns, e tambm pela competncia, pois, sem t-las sequer mostrado interessada, a tornou uma feliz compradora. (D) A especialista qual se deve as pesquisas educacionais diz que cada uma das escolas que se proporam a fornecer dados declararam o motivo particular que as ps em movimento. (E) As terras de que essa espcie de vinho provm so as do tipo mais recomendveis para a cultura da videira, motivo pelo qual so to valorizadas e desejadas por viticultores.

-----------------------------------------------------------------Gabarito 01. ERRADO 02. ERRADO 03. ERRADO 04. B 05. CERTO 06. CERTO 07. C 08. B 09. B 10. A 11. B 12. D 13. E 14. E 15. A 16. A 17. C 18. E 19. B 20. C 21. D 22. A 23. A 24. B 25. C 26. A

Grande abrao e at a prxima aula! Fabiano Sales. fabianosales@estrategiaconcursos.com.br

Prof.Fabiano Sales

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 44

Anda mungkin juga menyukai