Anda di halaman 1dari 8

Pr Relatrio de Experincia Nmero: 06

Queda Livre

Aluno: Edson Akira da Silva; R.A.: 200923101 Curso: Engenharia Eltrica ; Segundo Semestre de 2009 Disciplina: Laboratrio de Fsica I Professor: Mario S. Haga

Ilha Solteira, 04 de Novembro de 2009

Queda Livre Sumrio


1. Objetivo ...................................................................................................... 03

2. Introduo Terica ..................................................................................... 03

3. Parte Experimental ..................................................................................... 04 3.1. Procedimento Experimental ........................................................ 05

4. Tratamento de Dados .................................................................................. 06

5. Questes ........................................................................................................ 06

6. Referncias ................................................................................................... 08

7. Clculos, Observaes e Anotaes ........................................................... 08

Queda Livre
1. Objetivo: Estudar o movimento de um corpo em queda livre e a partir desse estudo, determinar entre outros parmetros, o mdulo da acelerao da gravidade local.

2. Introduo Terica: Faremos nesse trabalho o estudo de um movimento caracterizado como um movimento acelerado uniformemente. Movimentos acelerados so aqueles cuja velocidade varia em funo do tempo segundo a expresso:
v = v0 + a.t

(2-1)

Onde v a velocidade do corpo em movimento, v0 a sua velocidade inicial, a o mdulo da acelerao e t o tempo. Sabemos pelas leis de Newton que um corpo s apresenta acelerao quando est submetido ao de uma fora, caso contrrio, seu movimento descrito pela Lei da Inrcia que diz que um corpo quando no est sob ao de foras mantm-se em movimento retilneo uniforme. No caso da queda livre, sabemos que a nica fora que age no corpo o seu prprio peso. Como a fora peso caracterizada pela ao da gravidade, todo corpo em queda livre possuir como a acelerao, a mesma acelerao da gravidade. Desta forma, podemos reescrever a equao (2-1) como:
v = v0 + g .t

(2-2)

Podemos reescrever ainda, a funo horria do espao em funo do tempo usando a gravidade como acelerao (caso da queda livre). Considerando a velocidade inicial e os espaos iniciais nulos, teremos: x= 1 .g .t 2 (2-3)

Podemos ainda determinar a acelerao mdia de um corpo conhecendo as velocidades instantneas em alguns pontos e aplicando-as na seguinte equao: am = v t (2-4)

Mas para que possamos obter as velocidades instantneas, faremos o uso da equao da velocidade instantnea num ponto:

vi = lim

s ds vi = t 0 t dt

(2-5)

Porm outra forma de se obter a acelerao derivando a funo horria da velocidade ou ento fazer a derivada segunda da funo horria do espao:

a=

dv dt

(2-6)

Lembrando, porm que no caso estudado, a acelerao ter o valor do mdulo da gravidade local, o que possibilitar ento a obteno de um valor aproximado da mesma j que, a rigor, o valor exato da acelerao da gravidade s pode ser obtido num experimento realizado no vcuo para que no haja ao da resistncia do ar. Ainda assim, dependendo das propriedades do objeto em queda livre, essa resistncia pode ser desprezada. Desprezados tambm devero ser alguns fatores tais como a variao da acelerao, da altura e do movimento de rotao da Terra.

3. Parte Experimental. O aparelho usado no experimento possui um eletrom que mantm suspenso um corpo C. Quando pressionado o boto shoot do aparelho, o eletrom se desliga proporcionando a queda livre do corpo C. No suporte do aparelho estaro dois sensores pticos com uma distncia y entre eles. Quando o corpo passar pelo primeiro sensor, este dispara um cronmetro e ao passar pelo segundo, o cronmetro travado e ento este indicar o tempo t gasto pelo corpo para percorrer y. O aparelho ainda oferece a possibilidade de se obter a

velocidade instantnea num ponto p, para isto, basta aproximar os sensores para que o espao y entre eles seja pequeno o bastante e prximos ao ponto p.

Fig 2.1 Esquema do aparelho usado no experimento.

Fig 2.2 Montagem do aparelho para a obteno da velocidade instantnea.

3.1.

Procedimento Experimental:

a) Nivelar o aparelho utilizando o prumo para ajustar os parafusos na base da coluna suporte. b) Ir ajustando os sensores pticos corretamente de acordo com a medida que se deseja obter. c) Fazer as ligaes eltricas necessrias, ligar o eletrom e prender ele o corpo C. d) Acionar o boto shoot para soltar o corpo e realizar ento as medidas de tempo necessrias. e) Desligar o aparelho e anotar o tempo para determinado intervalo de espao em uma tabela.

4. Tratamento de Dados. a) Anotar as medidas realizadas numa tabela, indicando suas incertezas. b) Construir em papel milimetrado o grfico do espao em funo do tempo utilizando os dados da tabela construda. c) No mesmo sistema de eixos do grfico anterior, colocar os espaos calculados a partir de (2-3). Utilizar a gravidade em So Paulo (g=9,78 m/s) d) Calcular as velocidades mdias e aceleraes mdias em cm/s e cm/s na mesma tabela onde foram anotados os espaos percorridos. e) Utilizando os dados calculados no item (d), construir os grficos da velocidade e da acelerao em funo do tempo.

5. Questes: 1- importante o nivelamento do aparelho? Justifique. 2- Analisando o grfico do espao em funo do tempo, em que regio da curva obtida no item (b) os pontos que a definem apresentam as maiores certezas relativas em suas medias? Por qu? 3- Os valores das velocidades e aceleraes calculados no item (d) podem ser considerados como valores instantneos no ponto central dos intervalos considerados? Justifique. 4- Qual a acelerao da gravidade e sua respectiva incerteza obtida a partir do grfico da velocidade em funo do tempo? Qual o desvio relativo entre o resultado e o valor mdio da acelerao de g em So Paulo? (Obs.: Calcular a incerteza de g por propagao de erros) 5- Utilizando os grficos, determine a velocidade inicial no ponto em que voc adotou como tempo inicial. 6- Caso haja uma velocidade inicial diferente de zero, determine quantos intervalos de tempo foram desprezados no inicio de suas medidas de espao. Essa determinao deve ser feita no grfico do espao e da velocidade em funo do tempo.

7- Qual o valor da acelerao obtido a partir dos grficos da velocidade e da acelerao em funo do tempo? Compare com a gravidade em So Paulo. 8- Os pontos experimentais do espao e da velocidade em funo do tempo apresentam igual disperso em relao curva mdia? O que se pode dizer sobre essas disperses? 9- Escolha um instante de tempo qualquer nos grficos do espao e da velocidade em funo do tempo, calcule a velocidade neste instante. Qual a discrepncia percentual entre esses valores? Tabela 1 Valores Medidos e Calculados. Intervalo de Espao (x) ( ) ( ) Tempo Cronometrado (t) ( ) ( ) Velocidade mdia (Vm) ( ) ( ) Acelerao mdia (Am) ( ) ( ) Velocidade Instantnea (Vi) ( ) ( )

Tabela 2 Valores Medidos e Calculados. Tempo Intervalo de Cronometrado Espao Calculado (t) (x) ( ) ( ) ( ) ( ) Velocidade mdia (Vm) ( ) ( ) Acelerao mdia (Am) ( ) ( )

6. Referncias [1] Aquino, H.A. Laboratrio de Fsica I 7. Clculos, Observaes Anotaes:

Anda mungkin juga menyukai