Anda di halaman 1dari 4

AVPU se refere ao nvel de conscincia do paciente (ou LOC) A - Alerta - o paciente est alerta, capaz de se comunicar e responsivo V - Verbal

- o paciente s responde quando voc falar com eles P - Dor - O paciente s responde quando voc aplicar um estmulo doloroso (como beliscar o msculo trapzio) U - Sem resposta. O paciente est inconsciente (ou morto)

No trauma ns temos diversas escalas e tabelas que so utilizadas para a realizao de triagens e para estabelecer o nvel de gravidade das leses nos diferentes sistemas do corpo humano. Nesta seo daremos nfase as tabelas START e CRAMP utilizadas, respectivamente, na triagem de vtimas e para as escalas de GLASGOW e TRAUMA SCORE utilizadas para aferir o nvel de comprometimento neurolgico e o nvel de gravidade global das leses.

TABELA START - SIMPLE TRIAGE AND RAPID TREATMENT

A tabela START uma tabela de uso rpido utilizada na triagem de vtimas em situaes na qual o nmero de vtimas supera a capacidade de atendimento. O objetivo dessa tabela rapidamente separar as vtimas graves que possuem boa chance de vida das vtimas sem leses ou invaveis para que as primeiras tenham prioridade de atendimento.

Na tabela o S significa SIM e o N significa NO. As vtimas so classificadas pela cor e dessa forma recebem a prioridade no atendimento na seguinte ordem: 1 vtimas VERMELHAS - 2 vtimas AMARELAS - 3 vtimas VERDES - 4 vtimas PRETAS.

TABELA CRAMP

A tabela CRAMP utilizada com o mesmo objectivo da tabela START, com o diferencial que a tabela CRAMP possui parmetros mais especficos e avalia a Circulao - Respirao Abdome - Motor - Palavra devendo esto ser utilizada por mdicos. A classificao das vtimas tambm feita atravs de cores e a prioridade de atendimento a mesma do mtodo START.

Para obter a pontuao e assim classificar as vtimas segundo as cores, necessrio que se atribua pontos aos paramtros da vtima, lembrando que sempre devemos considerar o pior parmetro encontrado. Aps atribuir a pontuao para cada item, devemos somar todos os pontos e com o total em mos devems seguir a tabela abaixo para atribuir as cores:

ESCALA DE COMA DE GLASGOW

A Escala de Coma de Glasgow utilizada na classificao de traumas cranio-enceflico e serve para dar parmetros de gravidade das leses. O score calculado somando as notas obtidas em cada item de acordo com a tabela da Escala de Glasgow, para cada item deve-se atribuir um nico valor. Com o valor obtido pode-se verificar o gravidade da leso. Se o Glasgow do paciente estiver entre 14-15 considera-se gravidade leve; sendo o valor entre 9-13 a gravidade moderada e estando o valor entre 3-8 a gravidade da leso alta.

Escala de Coma de Glasgow


Abertura ocular Espontnea Melhor resposta motora Melhor resposta verbal 4 Obedece comandos 6 Orientado 5 Confuso 5 4

Ao comando verbal 3 Localiza dor dor Ausncia 2 Retirada dor 1 Flexo dor Extenso dor Ausncia

4 Palavras inapropriadas 3 3 Sons incompreensveis 2 2 Ausncia 1 1

TRAUMA SCORE

O Trauma Score uma escala que engloba valores de sinais vitais do paciente como freqncia respiratria e presso arterial agregando a este valor o dado obtido na Escala de Glasgow. O valor deve ser calculado, como na Escala de Glasgow, atribuindo um valor para cada item da tabela e somando todos depois.

Anda mungkin juga menyukai