Anda di halaman 1dari 4

Resumo crtico

Como se fazer um bom resumo crtico? Em geral, deve ser: breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundrios; pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas prprias palavras. Ele o resultado da sua leitura de um texto; logicamente estruturado: um resumo no apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as ideias centrais (o argumento) daquilo que se est resumindo. Assim, as ideias devem ser apresentadas em ordem lgica, ou seja, como tendo uma relao entre elas. O texto do resumo deve ser compreensvel. apresentar crtica consistente e fundamentada. Esquematizando... Ao ler o livro a ser resumido, v anotando ou grifando as informaes principais sobre: os relatos de cada pgina ou captulo; intertextualidades; recursos grficos e visuais como ilustraes. Estrutura do resumo crtico O resumo crtico do Trabalho Intelectual deve seguir esta estrutura: Ttulo Esse ttulo deve ser criado por voc, aluno. importante ressaltar que o livro analisado uma obra e seu texto outro, por isso cada um deve ter seu ttulo. Nome do autor Insira seu nome. Corpo do texto Breve descrio do livro e do autor. Inicie o texto fazendo uma apresentao da obra. Explique como se d a diviso dos tpicos, se em captulos, partes, dentre outras divises. Exponha a temtica. Fale brevemente do autor, e somente o que relevante. No preciso citar detalhes da vida particular. Explane sobre as ilustraes. Nos prximos pargrafos, chegada a hora de expor o enredo do livro, de maneira sintetizada, resumida, e seu posicionamento crtico. O ideal , ao contar a histria ( ou as histrias) e/ou as teorias, avaliar criticamente o que est sendo relatado. Desse modo, mais fcil atingir o objetivo do texto: mostrar que leu e que sabe se posicionar diante daquele tema. Indique a obra a quem voc achar que a leitura dela ser relevante.

Processo de produo/ Dicas Durante a leitura do livro, procure fazer estas anlises: De que forma a capa do livro, bem como as ilustraes no corpo do texto dialogam com seu contedo? Qual a temtica do livro? Caso apresente uma histria, qual o foco narrativo ( narrador em 1 ou em 3 pessoa)? Quanto linguagem, ela adequada ao pblico a que se destina a obra? O que essa leitura pode despertar no leitor? O contedo da obra remete a outras leituras? Quais? A quem a obra pode ser recomendada? Por qu?

Modelos de resumo crtico


Um autor tmido descreve seu prprio ego O Vampiro de Curitiba, livro de cento e sete pginas, uma coletnea de contos que no tem uma ordem correta, mas possui como personagem primrio o rapaz Nelsinho. Um garoto de famlia que viveu a sua juventude com o padrinho, juventude na qual comeou, desde cedo, a aproveitar caando os animais do sexo oposto. Nosso heri tem uma particularidade muito grande com relao ao autor do livro. Ele est presente em vrias outras obras deste, configurando uma grande participao na sua produo literria como um todo. Nelsinho, algumas vezes, est presente em contos que so narrados em primeira pessoa, ou seja, o prprio personagem conta a histria; tal fato faz com que ele seja reconhecido por alguns autores como um dos maiores contistas do Brasil, mesmo sendo apenas um personagem. O livro dividido em quinze contos-captulos, os quais tm, como temtica nica, o abuso da mulher, no como estupro, mas sim a desvalorizao da pessoa feminina; pois Nelsinho as trata, em todos os contos, como algo, coisa, como se o deitar-se com uma mulher fosse uma obrigao, fosse apenas o cumprimento de um instinto animal e irracional. Ao ler tal obra, podemos nos sentir como o personagem se sente, pois as descries, as construes das frases no livro so muito mais do que detalhistas e, alm de ajudar no entendimento do enredo, nos d tambm uma ideia clara sobre quem ou o que nosso heri. Trevisan, o autor da coletnea, tem como objetivo criticar a sociedade atual, a qual tudo visa ao encontro furtivo e logo depois ao sexo como objetivo mximo. Ele consegue traduzir como cenrio Curitiba, uma cidade que todos temos como modelo, ele consegue, contudo, transmut-la em um palco escuro durante a noite e cinzento e sem vida durante o dia. Essa esfera nublada e disforme o palco, e o enredo so as conquistas sexuais de algum a quem o autor batizou com um prprio rtulo seu: Vampiro. A alcunha dos dois a mesma, porm o significado diferente. Para Dalton o termo se traduz como algum solitrio e avesso s pessoas, pois tem um histrico de no gostar de dar entrevistas, e existem pouqussimas fotografias suas. Para Nelsinho a palavra remete a algum que usa, que chupa, e neste caso poderamos no usar o sangue, mas o brio, a virtude, a graa que presente nas vtimas, que a si mesmas deixam vitimar-se; algum que, mesmo tendo

tantas, vive sozinho e, por essa vida desregrada e mundana, traduzimo-no e chamamo-no nosso heri. Algo que chama bastante ateno no decorrer da leitura a linguagem. Trevisan conhecido como um autor contemporneo, que faz uso de um portugus no muito conhecido, mas, mesmo assim, este classificado como coloquial. Isso, se somado grande quantidade de oraes fragmentadas e incompletas, resultaria em algo desprazeroso e de leitura massante, mas no o que ocorre. Tais construes nos fazem pensar sobre o Portugus atual. Pois existe um sem-nmero de autores que fazem uso de uma linguagem mais simples, que atende as massas, fazendo uso de estrangeirismos e dizendo que reflexo da globalizao, tudo por conta de um aumento de vendas e de capital, sem se importarem com a mensagem transmitida. Contudo, existem pessoas (Trevisan) que defendem o Portugus, que fazem com que nossa lngua ptria seja valorizada e explorada ao mximo, o que pode at causar espanto primeira vista, pois linguagens assim so encontradas em livros antigos, sobreviventes de nossa Literatura. Cabe-me ressaltar sobre a pessoa de Dalton Trevisan. Homem culto, influente no meio literrio e de personalidade peculiar. avesso a qualquer manifestao pblica, sejam entrevistas, visitas, autgrafos, mas, mesmo assim, cativa uma quantidade cada vez maior de leitores que, nesse livro, alm de regozijarem-se com uma prazerosa leitura, conseguem, da melhor forma, entender um pouco o que se passa na mente de um homem. Homem que carrega seu prprio apelido e, ironicamente, faz tudo o que na vida real o vampiro no faz. E se me permitem vou usar uma de suas construes incompletas: qualquer semelhana mera. Livros assim no podem, nunca, passar despercebidos queles que querem se tornar bons leitores. Devem ser indicados a todos para darem mais valor sua lngua-me e para que nunca faltem no corao e na mente de cada um de ns.

A Elementar matemtica de Holmes Matemtica e mistrio em Baker Street um livro que narra uma histria do lendrio Sherlock Holmes, o qual, segundo a obra, viveu cento e trs anos e at hoje conhecido como o detetive mais famoso e popular de Londres. O livro, como o prprio ttulo j denota, centra-se no campo da Matemtica como cincia, assunto que bem abordado nos seu decorrer, e tudo, como no poderia faltar nos volumes sherloquianos, com uma pitada de suspense e de mistrio. Lzaro Coutinho, autor da obra, mestre em matemtica e viajou muitos anos com a marinha brasileira, e seu apreo pelo detetive residente no 221-B da Baker Street o estimulou a escrever tal livro, no qual colocou Holmes como personagem de destaque com o mesmo tentando resolver alguns enigmas matemticos. Ao analisarmos o volume como um todo, constatamos que ele no composto de uma histria, e sim de um enredo central no qual so contadas vrias pequenas histrias que se relacionam matemtica, como casos de Sherlock, lendas e pensadores notveis no campo matemtico. A histria inicia com Holmes e seu fiel ajudante Watson sentados sala principal do apartamento comum aos dois, cena que se repete por quase todo o livro, o que, s vezes, o torna montono por no haver o dinamismo sempre presente nos livros de tais personagens.

No desenrolar da obra, vrias histrias so contadas por Holmes a Watson, que sempre tentava impressionar o detetive. Histrias como a Lenda de Dido, relatos sobre o ltimo Teorema de Fermat, os postulados de Euclides, dentre vrios outras. Um ponto negativo no volume de Coutinho o relativo excesso de informaes acerca de pensadores e de nomenclaturas matemticas, o que causa desprazer ao terminar de ler o livro e constatar que dez captulos foram dedicados a apenas um acmulo desnecessrio do enredo principal, o qual se desenvolve em apenas dois captulos; tornando at um pouco frustrante terminar o livro e perceber que houve uma imensa preparao e introduo, se comparadas ao restante da obra. Dizemos que o excesso de informaes no foi prejudicial, e sim que uma ideia boa no foi aproveitada corretamente, dando, ao final, uma sensao de j acabou?. Entretanto, a histria, mesmo que mnima, se desenvolve. E personagens vo aparecendo, como Lestrade, inspetor do Seatland Gard, Hopkins e Hamilton personagens do ambiente universitrio de Cambridge. Eles ajudam a desvendar o mistrio final, o qual, por escolha de Holmes, continuou em segredo. Livros como esse, escritos em linguagem fcil,podem ser recomendados a qualquer estudante, ou at mesmo adultos, que, alm de aprenderem matemtica ainda vo conhecer um pouco mais sobre Sherlock Holmes e seu caro Watson, nossos protagonistas. Em suma, cabe-nos acrescentar que, se for tentar provar o ltimo Teorema de Fermat, consulte um mdico, pois existem muitos casos de morte assim!

Anda mungkin juga menyukai