Anda di halaman 1dari 21

Exerccios resolvidos sobre Propriedades dos Parmetros

Para ampliar sua compreenso sobre conceitos e aplicaes das propriedades dos parmetros, sugerimos que estude esta srie de exerccios selecionados pelo professor. Observe como o conhecimento das propriedades dos parmetros fundamental para a soluo de problemas corriqueiros envolvidos em processos diversos da indstria e do comrcio.

Exerccio 1
Em uma indstria, so utilizadas caixas para acondicionar 10 bolas de peso mdio igual a 100 g e desvio-padro igual a 5 g. Cada caixa pesa, em mdia, 200 g e tem desvio-padro igual a 15 g. Qual a mdia e o desviopadro da caixa contendo as 10 bolas?

Soluo
Enunciado Em uma indstria, so utilizadas caixas para acondicionar 10 bolas de peso mdio igual a 100 g e desvio-padro igual a 5 g. Cada caixa pesa, em mdia, 200 g e tem desvio-padro igual a 15 g. Qual a mdia e o desviopadro da caixa contendo as 10 bolas? Soluo Para calcular a mdia e o desvio-padro, aplicaremos as propriedades da soma e do produto, tanto da mdia quanto da varincia. Elas so:

Utilizando essas propriedades, fazemos: Sejam Wt o peso total, Wio peso da i-sima bola (i = 1, ..., 10) e Wc o peso da caixa apenas. Assim,

Logo,

Para calcular o desvio-padro, calculamos a varincia, pois

. Assim temos:

Exerccio 2
O peso dos produtos em uma empresa dado pela distribuio a seguir. Sendo x o peso do produto, o custo de seu transporte dado por . Calcule o custo mdio de transporte.

Soluo
Enunciado O peso dos produtos em uma empresa dado pela distribuio a seguir. Sendo x o peso do produto, o custo de seu transporte dado por . Calcule o custo mdio de transporte.

Soluo Aqui, essencial que se aplique a seguinte propriedade da mdia: Sendo uma funo e x uma varivel aleatria:

Como estamos lidando com um caso contnuo, utilizaremos a primeira frmula. (lembrando que podemos desmembrar a integral)

(Lembrando aqui que c(x ) dada no enunciado e que f (x ) o valor que a funo apresentada no grfico assume a cada ponto.)

Exerccio 3
Nem sempre fcil obter informaes sobre os parmetros envolvidos nos eventos apresentados nos exerccios anteriores e, muitas vezes, dificuldades tecnolgicas nos impedem de realizar medies exatas sobre esses parmetros. No entanto, medidas indiretas podem nos ajudar a determinar o comportamento do parmetro. Sendo W uma varivel aleatria com as caractersticas apresentadas a seguir, encontre sua mdia e seu desviopadro.

Soluo
Enunciado Nem sempre fcil obter informaes sobre os parmetros envolvidos nos eventos apresentados nos exerccios anteriores e, muitas vezes, dificuldades tecnolgicas nos impedem de realizar medies exatas sobre esses parmetros. No entanto, medidas indiretas podem nos ajudar a determinar o comportamento do parmetro. Sendo W uma varivel aleatria com as caractersticas apresentadas a seguir, encontre sua mdia e seu desviopadro.

Soluo Nesse exerccio so utilizadas as seguintes propriedades:

Com isso desenvolvemos:

Montando um sistema de duas equaes com duas incgnitas, utilizando as equaes sublinhadas, temos:

Para a varincia temos:

Exerccio 4
Um teste composto por 5 questes de mltipla escolha, com 4 itens em cada uma. Cada resposta errada anula uma resposta certa. Um aluno chuta todas as questes. Qual a nota mdia e a varincia da nota do aluno?

Soluo
Enunciado Um teste composto por 5 questes de mltipla escolha, com 4 itens em cada uma. Cada resposta errada anula uma resposta certa. Um aluno chuta todas as questes. Qual a nota mdia e a varincia da nota do aluno? Soluo Na tabela a seguir relaciona-se o nmero de acertos com a quantidade de questes consideradas na nota do aluno (nmero de questes certas menos nmero de questes erradas):

Lembrando que os eventos podem acontecer em qualquer ordem, podemos ento construir a seguinte funo de probabilidade para p(x ), para facilitar a resoluo.

Com isso, podemos facilmente obter a funo de probabilidade para cada nota possvel (Y) apresentada a seguir. Vale observar que os clculos mais elementares j foram efetuados. Alm disso, os nmeros associados a cada Y so as probabilidades associadas a seu par em X. Ou seja, para Y = 3, por exemplo, o valor encontrado o referente probabilidade de se acertar 4 questes (X = 4). Com isso, podemos calcular a funo probabilidade da varivel Y (nota). Por exemplo, a probabilidade de tirar nota 0 igual probabilidade de acertar 0, 1 ou 2 questes e assim por diante.

Para calcular a mdia, multiplicamos cada valor de Y pela probabilidade correspondente.

O clculo da varincia feito a seguir. Primeiro, mostramos a frmula para seu clculo, depois, aos poucos, introduzimos as indicaes e os clculos feitos. Boa parte desses clculos e indicaes j foi elucidada em outras partes da resoluo do exerccio.

Exerccio 5
O Sebrae uma entidade privada e de interesse pblico que apoia a abertura e a expanso de pequenos negcios. Entre os cursos oferecidos pelo Sebrae, alguns apresentam os processos de controle da qualidade, em que ensinado ao empreendedor como estabelecer procedimentos para inspecionar os lotes produzidos e minimizar os custos da qualidade. Entre os custos incluem os envolvidos no reprocessamento de produtos defeituosos. Nesses custos, incluem-se tambm aqueles relacionados a produtos defeituosos, que so incorretamente aprovados para comercializao, e a produtos bons, que so rejeitados incorretamente. Em uma oficina de cermica, um iniciante tem 10% de chance de cometer algum erro e fabricar um produto com defeito. Em virtude da inexperincia, esse arteso tambm erra no processo de inspeo da qualidade, classificando de maneira equivocada 20% dos produtos ruins e 30% dos produtos bons. Considerando que esse arteso produz 10 itens por dia, qual o nmero mdio de produtos classificados como ruins em um dia qualquer?

Soluo
Enunciado O Sebrae uma entidade privada e de interesse pblico que apoia a abertura e a expanso de pequenos negcios. Entre os cursos oferecidos pelo Sebrae, alguns apresentam os processos de controle da qualidade, em que ensinado ao empreendedor como estabelecer procedimentos para inspecionar os lotes produzidos e minimizar os custos da qualidade. Entre os custos incluem os envolvidos no reprocessamento de produtos defeituosos. Nesses custos, incluem-se tambm aqueles relacionados a produtos defeituosos, que so incorretamente aprovados para comercializao, e a produtos bons, que so rejeitados incorretamente. Em uma oficina de cermica, um iniciante tem 10% de chance de cometer algum erro e fabricar um produto com defeito. Em virtude da inexperincia, esse arteso tambm erra no processo de inspeo da qualidade, classificando de maneira equivocada 20% dos produtos ruins e 30% dos produtos bons. Considerando que esse arteso produz 10 itens por dia, qual o nmero mdio de produtos classificados como ruins em um dia qualquer? Soluo Em primeiro lugar, vamos resolver esse exerccio de maneira mais visual. Vamos utilizar uma rvore de probabilidade. Ela bem ilustrativa e de fcil entendimento. Observe:

Com essa rvore de probabilidades, precisamos somar as probabilidades de ser ruim (com classificao correta) e de ser bom (com classificao errada). Elas so:

Isso significa que 35% dos objetos so classificados como ruins todos os dias, ou seja, em mdia 3,5 objetos so classificados como ruins diariamente. Por outro lado podemos resolver esse exerccio com o Teorema da Probabilidade Total. Sendo: P(R) = probabilidade de ser considerado ruim (incgnita) P(D) = probabilidade de ser um objeto realmente ruim = 0,1 P(P) = probabilidade de ser um objeto perfeito = 0,9 P(CD/D) = probabilidade de ser considerado defeituoso dado que um objeto defeituoso realmente = 0,8 P(CD/P) = probabilidade de ser considerado defeituoso dado que um objeto perfeito = 0,3

P(R)= P(D)*P(CD/D) + P(P)*P(CD/P) = 0,1*0,8 + 0,9*0,3 = 0,08 + 0,27 = 0,35. Desta forma chegamos ao mesmo resultado da resoluo anterior!

Exerccio 6
Em uma fbrica de massa para bolo, a mistura para a massa armazenada em caixas e esse servio feito por uma mquina automtica. Depois de passarem pela mquina, as caixas saem com peso bruto mdio de 850 g e desvio-padro de 4,5 g. As caixas vazias tm peso mdio de 220 g e desvio-padro de 2,7 g. Determine o peso mdio e o desvio-padro do preparado colocado dentro da caixa, se: a) A mquina pesar a mistura dentro da caixa. b) A mquina pesar a mistura e depois coloc-la na caixa.

Soluo
Enunciado Em uma fbrica de massa para bolo, a mistura para a massa armazenada em caixas e esse servio feito por uma mquina automtica. Depois de passarem pela mquina, as caixas saem com peso bruto mdio de 850 g e desvio-padro de 4,5 g. As caixas vazias tm peso mdio de 220 g e desvio-padro de 2,7 g. Determine o peso mdio e o desvio-padro do preparado colocado dentro da caixa, se: a) A mquina pesar a mistura dentro da caixa. b) A mquina pesar a mistura e depois coloc-la na caixa. Soluo Para resolver esse problema, usaremos as propriedades da mdia e da varincia, lembrando que o peso da mistura e o peso da caixa so independentes:

Definimos: C = peso mdio da caixa = (C) = 220 g B = peso bruto mdio do conjunto (caixa + mistura) = (B)= 850 g P = peso mdio da mistura = ? Aparentemente, os dois itens solicitam a mesma situao, mas aplicando as propriedades dos parmetros voc ver que so situaes bem diferentes. a) Nesse caso, a mquina pesa o conjunto mistura + caixa e, portanto, as medidas que temos so B (peso do conjunto) e C (peso da caixa). Ento:

A mdia pode ser calculada da seguinte forma:

A varincia ser:

Portanto, o desvio-padro, dado pela raiz quadrada da varincia, ser:

b) Agora, note a diferena quando a mistura pesada antes de ser colocada na caixa. Por esse procedimento, podemos obter o peso do conjunto, por meio da soma dos pesos da caixa e da mistura. Ento:

A mdia pode ser calculada da seguinte forma:

A varincia ser:

Portanto, o desvio-padro, dado pela raiz quadrada da varincia, ser:

Exerccio 7
Em uma fbrica de automveis foi medido o tempo que os torneiros mecnicos utilizam para produzir uma certa pea. Eles descobriram que esse tempo era uma varivel aleatria discreta com distribuio de probabilidade descrita a seguir.

Para cada pea processada, o operrio recebe um fixo de R$ 2,00 e, se ele processar a pea em menos de 6 minutos, recebe um adicional de R$ 0,50 por minuto poupado. Determine a distribuio de probabilidade, a mdia e a varincia da varivel aleatria G, sendo G a quantia ganha por um operrio para a fabricao de uma pea.

Soluo
Enunciado Em uma fbrica de automveis foi medido o tempo que os torneiros mecnicos utilizam para produzir uma certa pea. Eles descobriram que esse tempo era uma varivel aleatria discreta com distribuio de probabilidade descrita a seguir.

Para cada pea processada, o operrio recebe um fixo de R$ 2,00 e, se ele processar a pea em menos de 6 minutos, recebe um adicional de R$ 0,50 por minuto poupado. Determine a distribuio de probabilidade, a mdia e a varincia da varivel aleatria G, sendo G a quantia ganha por um operrio para a fabricao de uma pea. Soluo Para calcular o tempo mdio de processamento, vamos utilizar o mesmo mecanismo dos exerccios anteriores.

Para continuar a resoluo, vamos construir a distribuio da probabilidade de G:

Para calcular a mdia de G, usaremos tambm:

Para o clculo da varincia, usaremos:

Exerccio 8
Sabemos que o hodmetro de um veculo marca distncias em km. Se o comprimento de uma determinada ponte 12,8 km, sabemos que, em muitas vezes, o hodmetro marcar 12 km e em outras, 13 km. Qual o desvio-padro dessas leituras?

Soluo
Enunciado Sabemos que o hodmetro de um veculo marca distncias em km. Se o comprimento de uma determinada ponte 12,8 km, sabemos que, em muitas vezes, o hodmetro marcar 12 km e em outras, 13 km. Qual o desvio-padro dessas leituras? Soluo Esse exerccio, apesar de no ser to intuitivo, relativamente fcil! Utilizaremos:

Sabemos que a mdia 12,8 e tambm que:

Anda mungkin juga menyukai