Anda di halaman 1dari 3

APLICAO DOS IMPOSTOS PELO JDE

Determinao de Impostos Aplicveis


Para determinar se o ICMS ou o IPI se aplicam a uma operao, voc precisa considerar certas caractersticas. Por exemplo, se sua empresa, o fornecedor, o produto e sua funo j esto configurados para os impostos brasileiros. Para cada caracterstica, use um cdigo de um dgito que indica a incidncia do imposto, ou seja, como o item ser tributado. Os seguintes termos descrevem a configurao utilizada para definir a incidncia do imposto para cada componente: Cdigo de Natureza Este cdigo determinado pelo governo federal. O cdigo de natureza da Operao (CFOP) da operao chamado de CFOP - Cdigo Fiscal da Operao. O CFOP define o tipo da operao descrita na nota fiscal. Este cdigo tem o formato X.YY, onde X indica a origem da operao e YY indica a operao. YY indica tambm o uso do produto. O mesmo CFOP muitas vezes usado em situaes tributrias diferentes. Para diferenciar estas situaes, use o sufixo de CFOP, que fornecido pela J.D. Edwards. Cadastro Geral Arquivo Complementar da Companhia (Destinatrio) Cdigo Tributrio Este arquivo utilizado para determinar a incidncia de imposto para a companhia ou fornecedor. Voc inclui esta informao ao inserir a sua companhia e fornecedores no Cadastro Geral.

Voc insere o cdigo tributrio (tabela de cdigos definidos pelo usurio 76/CT) de todos os itens no Cadastro de Itens. Este cdigo um valor predeterminado na entrada de pedidos de compras. Se necessrio, ele pode ser substitudo no pedido de compras. Esta etapa define que impostos so aplicveis ao produto (somente para impostos aplicados ao processamento de pedidos de vendas).

Classificao Fiscal Esta classificao um nmero legal que representa um grupo de produtos semelhante ou uma famlia de produtos. Voc insere a classificao fiscal no Cadastro de Itens e ele utilizado automaticamente, como valor predeterminado, nos pedidos de compras. A classificao fiscal determina a incidncia de impostos sobre a famlia de produtos (somente para impostos aplicados ao processamento de pedidos de vendas).

A tabela a seguir apresenta os cdigos usados para IPI e ICMS, seu significado e sua aplicao: Incidncia de ICMS (76/II) Cdigo 1 2 3 Descrio Tributvel Isento ou No Tributvel Outros Tributvel Sim No No

Incidncia de IPI (76/IP) Cdigo 1 2 3 Descrio Tributvel Isento ou No Tributvel Outros Tributvel Sim No No

Estes cdigos esto relacionados empresa ou fornecedor, produto, famlia de produtos e uso do produto por meio das tabelas a seguir: Atributo Companhia ou fornecedor Produto Tabela F76011 F7615B Descrio Cadastro Geral Complementar Brasil Cdigo tributrio Classificao fiscal (somente ICMS) Natureza da operao (CFOP)

Famlia de produtos F7617B Uso do produto F7618B

Voc insere o atributo no pedido de compras. As informaes de atributo do produto residem na tabela Arquivo Complementar de Detalhes de Pedidos de Compras Brasil (F76432). As informaes de companhia e fornecedor so armazenadas na tabela padro de pedidos de compras. A maioria destas informaes so definidas nas linhas de item. As tabelas de UDCs 76/II (ICMS) e 76/IP (IPI) tm o valor 1 no cdigo de procedimento especial para os cdigos tributveis e 0 para os cdigos isentos de tributao. Se o cdigo indicar iseno de tributao, o sistema no enviar valores tributrios para o programa de notas fiscais. Se o cdigo for tributvel para o IPI ou o ICMS, o sistema chamar o programa de clculo de impostos apropriado.

Clculo de IPI Quando uma operao est sujeita ao IPI, o sistema: Pesquisa um cdigo de alquota e rea tributria na linha do pedido de compras. Se a linha do pedido de compras no incluir um cdigo de alquota e rea tributria, o sistema utilizar o nmero de classificao fiscal da linha do item na nota fiscal para pesquisar o campo do cdigo da alquota/rea tributria na tabela Alquotas/reas Tributrias. Transfere o cdigo de alquota e rea tributria para as tabelas Recebimentos de Pedidos de Compras e Notas Fiscais. Determina se o imposto recupervel com base no cdigo do uso da compra, e nos registros do destinatrio e do remetente. Se o imposto for 50% recupervel, o sistema gravar um lanamento e calcular o valor do imposto. Se o imposto for 100% recupervel, o sistema atualizar as tabelas Notas Fiscais e Razo do Contas a Pagar com o cdigo de explicao de imposto V. Se o imposto no for recupervel (0%), o sistema utilizar o cdigo de explicao de imposto S. Clculo de ICMS O governo federal cobra o ICMS sobre a circulao de mercadorias, de transportes interestaduais e internacionais e de servios de comunicao. A receita federal classifica qualquer produto que sai do local de fabricao como em circulao, e qualquer produto que sai da filial/fbrica do contribuinte como mercadoria. Contribuinte de ICMS qualquer pessoa fsica ou jurdica que normalmente realiza operaes que envolvem a circulao ou transporte de mercadorias, ou a prestao de servios de comunicao. O contribuinte o fabricante do produto, e consumidor a pessoa que usa o produto sem alter-lo. Quando uma operao est sujeita a ICMS, o sistema: Determina se a substituio do imposto aplicvel. Em caso afirmativo, o sistema multiplica o valor tributvel pelo cdigo de substituio e pela alquota do imposto estadual ou interestadual. Se a substituio de imposto no for aplicvel, o sistema multiplicar o valor tributvel pela base de clculo reduzida e pela alquota estadual ou interestadual. Observao O cdigo de substituio, a reduo da base de clculo, as alquotas estadual e interestadual so obtidos da tabela Alquotas de ICMS. Determina se o imposto recupervel com base na tabela de UDCs de uso da compra (76/PU). Se o imposto for 50% recupervel, o sistema gravar um lanamento e calcular o valor do imposto. Se o imposto for 100% recupervel, o sistema atualizar as tabelas Notas Fiscais e Razo do Contas a Pagar com o cdigo de explicao de imposto U. Se o imposto no for recupervel (0%), o sistema utilizar o cdigo de explicao de imposto S. Iseno de ICMS Fatores como reduo do valor tributvel, alquotas diferenciadas, substituio de imposto e repasse permitem a iseno do ICMS.

Anda mungkin juga menyukai