Anda di halaman 1dari 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE FORMAO DE PROFESSORES DEPARTAMENTO DE CINCIAS PROFESSORA NOME DA PROFESSORA DISCENTES: NOME DO ALUNO.

RELATRIO DE AULA PRTICA PREPARO DE SOLUES O conhecimento sobre preparo de solues de suma importncia nos laboratrios. Sua utilizao muito importante para vrias reas da Biologia. Nos laboratrios, as vidrarias mais utilizadas so: Balo de fundo chato: utilizado como recipiente para conter lquidos ou solues e fazer reaes com desprendimento de gases. Balo de fundo redondo: usado principalmente em sistemas de refluxo e evaporao a vcuo, acoplado a um rotaevaporador. Balo volumtrico: Possui volume definido e utilizado para o preparo de solues com preciso em laboratrio. Becker: de uso geral em laboratrio. Serve para fazer reaes entre solues, dissolver substncias slidas, efetuar reaes de precipitao e aquecer lquidos. Bureta com torneira de vidro ou teflon: Aparelho utilizado em anlises volumtricas no to precisas. Apresenta tubo de parede uniforme para assegurar a tolerncia estipulada com exatido e gravao permanente em linhas bem delineadas afim de facilitar a leitura de volume escoado. Cadinho: Pea geralmente de porcelana cuja utilidade aquecer substncias a seco, podendo fundi-las, e com grande intensidade de calor (acima de 500C), por isto pode ser levado diretamente ao bico de bunsen. Pode ser feito de ferro, chumbo, platina e porcelana. Cpsula de porcelana: Pea de porcelana usada para evaporar lquidos das solues e na secagem de substncias. Podem ser utilizadas em estufas desde que se respeite o limite de no mx. 500C. Condensador: Utilizado na destilao, tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de lquidos. Os mais comuns so os de Liebig, como o da figura ao lado, mas h tambm o de bolas eserpentina. Dessecador: Usado para guardar substncias em atmosfera com baixo ndice de umidade. Erlenmeyer: Utilizado em titulaes, aquecimento de lquidos e para dissolver substncias e proceder reaes entre solues. Seu diferencial em relao ao bquer que este permite agitao manual, devido ao seu afunilamento, sem que haja risco de perda do material agitado. Funil de Buchner: Utilizado em filtraes a vcuo. Pode ser usado com a funo de filtro em conjunto com o Kitassato. Funil de separao: Utilizado na separao de lquidos no miscveis e na extrao lquido/lquido. Kitassato: Utilizado em conjunto com o funil de Bchner em filtraes a vcuo. Pipeta graduada: Utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes variveis.No pode ser aquecida e no apresenta preciso na medida. Pipeta volumtrica: Usada para medir e transferir volume de lquidos, no podendo ser aquecida, pois possui grande preciso de medida. Medem um nico volume, o que caracteriza sua preciso.

Proveta ou cilindro graduado: Serve para medir e transferir volumes variveis de lquidos em grandes quantidades se necessrio. Pode ser encontrada em volumes de 25 at 1000mL. Tubo de ensaio: Empregado para fazer reaes em pequena escala, principalmente em testes de reao em geral. Pode ser aquecido com movimentos circulares e com cuidado diretamente sob a chama do bico de bunsen. Vidro de relgio: Pea de Vidro de forma cncava usada em anlises e evaporaes em pequena escala, alm de auxiliar na pesagem de substncias no volteis e no higroscpicas. No pode ser aquecida diretamente Bico de Bunsen: a fonte de aquecimento mais utilizada em laboratrio. Mas contemporaneamente tem sido substitudo pelas mantas e chapas de aquecimento. Devese evitar seu uso quando utilizamos substncias inflamveis dentro do recipiente que se quer aquecer. Pisseta ou frasco lavador: Usada para lavagens de materiais ou recipientes atravs de jatos de gua, lcool ou outros solventes. Esptulas e colheres: Utilizadas para transferncia de slidos, so encontradas em ao inox, porcelana, nquel, osso e pp. Preparo de solues: 1 500 ml de soluo de cloreto de sdio 0,02 mol/L. MM NaCl = 58,5g/mol. Preparo: Colocar 0,585g de NaCl com esptula no vidro de relgio e pesar na balana de preciso. Colocar soluto dentro do Becker e limpar vidro de relgio com a pisseta. Dissolver soluto em gua destilada dentro do Becker, coloc-lo dentro do balo volumtrico utlizando funil, limpar Becker com gua destilada e jogar o restante dentro do balo volumtrico. Completar com gua at chegar ao volume de 500ml. Tampar balo e homogeneizar a soluo. 2 500 ml de Bicarbonato de sdio 2% (m/v). MM NaHCO3 = 84g/mol. Colocar 10g de bicarbonato de sdio com esptula no vidro de relgio e pesar na balana de preciso. Colocar soluto dentro do Becker e limpar vidro de relgio com a pisseta. Dissolver soluto em gua destilada dentro do Becker, coloc-lo dentro do balo volumtrico utilizando funil, limpar Becker com gua destilada e jogar o restante dentro do balo volumtrico. Completar com gua at chegar ao volume de 500ml. Tampar balo e homogeneizar a soluo 3 100ml de soluo de lcool 30% (v/v). Colocar 70 ml de gua destilada utilizando funil em proveta e acrescentar 30ml de lcool. 4 500ml de soluo de sacarose 3g/L. MM sacarose = 342,24g/mol. Utilizar vidro de relgio e pesar 1,5g de sacarose em balana de preciso. Colocar soluto no Becker e limpar o vidro de relgio utilizando pisseta com gua destilada. Acrescentar um pouco de solvente para diluir soluto no Becker, usar funil para passar soluo para balo volumtrico, limpar Becker com gua destilada e jogar a gua dentro do balo volumtrico, completar com gua destilada at chegar ao volume de 500ml. 5 A partir do preparo da soluo estoque de cloreto de clcio 1M, prepare 100ml de uma soluo 0,2mol/L de cloreto de clcio. Utilizar 10ml de soluo estoque fazendo medio com proveta e acrescentar 90ml de gua destilada com funil. Obs: clculos dos exerccios propostos esto em anexo.

Anda mungkin juga menyukai