Anda di halaman 1dari 18

Em nome de Allah, O Misericordioso, O Misericordiador!

Os Louvores so para Allah, Aquele que d a vida e a morte, Aquele que criou a vida e a morte para testar quem de ns melhor se comporta, Aquele que nos criou da terra e que a ela retornaremos, Aquele que insufla as almas nos corpos e logo as retira. E que a paz e as bnos de Allah estejam com seu amado Mensageiro, que nos informou acerca da morte e suas penrias, sobre o dia da ressurreio e seus horrores, sobre o inferno e seus tormentos, sobre o paraso e suas delcias, aquele que advertiu aos negligentes guiando-os para a senda reta. E que a paz e as bnos de Allah estejam com seus familiares, seus companheiros e seus seguidores, aqueles que anelam o Rosto do seu Senhor e que vivem nesse mundo mas seus coraes buscam a vida eterna, e que ns estejamos entre eles, pois esses sero os triunfantes! Allahuma AMIN! Hoje o tema da nossa aula a Morte. Mas, o que a morte? A morte a mais longa viagem, a viagem prometida, a viagem para a outra vida. A morte algo que ningum pode negar, seja ele kafir ou muslim, a morte uma certeza absoluta. A vida um teste e a morte o fim desse teste, e quando ela chegar ter acabado nosso tempo de completar esse teste. Essa uma verdade que ningum pode fugir, por mais que ns tenhamos construdo, por mais que tenhamos arrecadado, por mais que tenhamos cuidado de sua sade... toda a alma tem um prazo pr-fixado e quando chega a hora no lhe ser atrasada uma hora nem adiantada. Essa a verdade que esquecida pela maioria das pessoas... Allah Swt diz: Toda a alma provar o sabor da morte, e no Dia da ressurreio sereis recompensados integralmente pelos vossos atos(3:185) Olhe para os ricos, olhem para os pobres, olhem para os que tm sade e para os doentes, olhem para os pequenos e para os grandes, acaso a morte fez diferena quanto a eles? Existem pessoas que quando voc os lembra sobre a morte e sobre a verdade da morte dizem: deixe-nos aproveitar a vida no nos lembre da morte at se depararem com ela quando menos esperavam. O profeta SAAS disse: S nesta vida como se fosses um estranho, e age como se estivesse de passagem. Porque devemos agir como se fossemos estranhos? Porque no essa a vida que nos interessa, o que nos importa a outra vida, a eterna, como se fossemos viajantes que esto de passagem por uma cidade, mas tem outro destino, o qual buscam chegar da melhor maneira possvel. Ns estamos nessa vida para fazermos nossas malas para a grande viajem, e as nicas coisas que preenchero essas malas so nossas boas aes.

Ou as encontraremos cheias para nos prover durante essa viajem e ento no encontraremos dificuldade alguma, ou ento elas estaro vazias, e ento sofreremos as conseqncias disso. Allah SWT diz: Expe-lhes o exemplo da vida terrena, que se assemelha gua, que enviamos do cu, a qual se mescla com as plantas da terra, as quais se convertem em feno, que os ventos disseminam. Sabei que Allah prevalece sobre todas as coisas. (18:45) Que vida terrena, seno um prazer ilusrio? (57:20) Bom, primeiramente vejamos que existem 2 tipos de morte: a morte menor e a morte maior. A morte menor o sono. Durante o sono a alma da pessoa levada e se Allah SWT desejar pode ret-la ou ento retorn-la ao corpo at o dia em que Ele determinou. Allah SWT diz: "Allah recolhe as almas, no momento da morte e, dos que no morreram, ainda, (recolhe) durante o sono. Ele retm aquelas cujas mortes tem decretadas e deixa em liberdade outras, at um trmino prefixado. Em verdade, nisto h sinais para os sensatos." (39 Surata, versculo 42) Ento conforme esse versculo Allah nos informa que ambas as almas so retiradas durante o sono. Ento dormir semelhante a morrer e acordar semelhante a ressuscitar. E a morte maior a morte efetiva, o que significa que a vida da pessoa chegou ao seu fim. A morte inevitvel a todo ser vivo, no h como escapar dela. Allah SWT disse: Toda a alma provar o sabor da morte e, no Dia da Ressurreio, sereis recompensados integralmente pelos vossos atos; quem for afastado do fogo infernal e introduzido no Paraso, triunfar. Que a vida terrena, seno um prazer ilusrio? E disse ao nosso amado Profeta SAAS: bem verdade que tu morrers e eles morrero.(39:30) Jamais concedemos a imortalidade a ser humano algum, anterior a ti. Porventura, se tu morresses, seriam eles imortais? Toda a alma provar o gosto da morte, e vos provaremos com o mal e com o bem, e a Ns retornareis. (21:34-35)

Se algum fosse salvo da morte, seria a melhor das criaturas de Allah que foi o Profeta Muhamad SAAS, e mesmo assim Allah lhe disse: bem verdade que tu morrers e eles morrero. Allah SWT disse: Tudo quanto existe na terra perecer. E s subsistir o Rosto do teu Senhor, o Majestoso, o Honorabilssimo (55:26-27) Existe uma hora em que a morte chegar, ningum viver mais nem menos do que o tempo em que Allah predeterminou. Allah predeterminou o tempo da vida dos Seus servos e este est escrito no Lauh al Mahfudh (Tbua Preservada). Este tempo registrado pelos anjos quando as pessoas se encontram ainda no ventre de sua me. Ento se uma pessoa morre assassinada, afogada, num acidente, etc, ter morrido no tempo em que Allah havia decretado. Allah SWT disse: No dado a nenhum ser morrer, sem a vontade de Allah; um destino prefixado (3:145) Num hadith Sahih Muslim Abdullah Ibn Masud disse: Umm Habibah, esposa do Profeta SAAS disse: Oh Allah! Permita que eu possa desfrutar do meu esposo, o Mensageiro de Allah, de meu pai Abu Sufian e de meu irmo Muauyah (ou seja, no os deixe morrer antes que eu morra). O Profeta SAAS disse: voc pediu a Allah algo que j foi determinado, dias que j foram contados e um dom que j foi repartido. Allah no apressa nem atrasa. Se houvesses pedido a Allah que te proteja do tormento do inferno e do castigo do tmulo teria sido melhor. A hora da nossa morte desconhecida, s Allah conhece, pois esta uma das chaves do oculto, que aquilo que Allah guardou para si. O Mensageiro de Allah disse: As chaves do oculto so 5, e ningum as conhece exceto Allah. Ento recitou: Em verdade, ALLAH possui o conhecimento da Hora, faz descer a chuva e conhece o que encerram os ventres maternos Nenhum ser sabe o que ganhar amanh tampouco nenhum ser saber em que terra morrer, porque (s) Allah Sapiente, Inteiradssimo! (31:34) (Bukhari) Segundo um outro hadith, o Mensageiro de Allah SAAS disse: Quando Allah quer levar a alma de uma pessoa em um certo lugar faz com que esta tenha uma necessidade de ir at ele. (Tirmidhi) O Momento da Morte:

A chegada dos anjos da morte. Quando o tempo estabelecido para a morte chega e a vida da pessoa se aproxima do seu fim, Allah envia os anjos da morte para retirar a alma da pessoa, que o que d vida ao corpo. Allah SWT disse: Ele o Soberano absoluto dos Seus servos, e vos envia anjos da guarda para que, se a morte chegar a algum de vs, os Nossos mensageiros o recolham, sem negligenciarem o seu dever.(6:61) Com relao a esses anjos o Profeta SAAS disse: Quando o servo crente est por abandonar esse mundo e passar para o outro, os anjos descem do cu e se apresentam ante ele com rostos brancos radiantes como o sol. Trazem com eles uma mortalha e blsamos aromticos do Paraso. E se sentam ao alcance de sua vista. Ento o anjo da morte aparece e se senta a altura de sua cabea e diz: Oh alma boa, saia ao encontro da misericrdia e complacncia de Teu Senhor. Ento ela sai como uma gota de gua que cai da boca de um jarro e eles a levam... Em troca, quando servo incrdulo est por abandonar esse mundo e passar para o outro, os anjos descem do cu e se apresentam perante ele com rostos negros. Trazem com eles uma aniagem do inferno e se sentam ao alcance de sua vista. Ento o anjo da morte aparece e se senta na altura de sua cabea e diz: Oh alma perversa! Saia ao encontro da ira e a fria de Allah. Ento a alma se encolher de medo dentro do corpo e ser arrancada pelo anjo (al Hakim- sahih) No nos possvel ver o que acontece com a pessoa na hora da morte, ou seja, os anjos arrancando a alma da pessoa, mas podemos ver os efeitos das agonias da morte sobre elas. Allah nos informou sobre o estado da pessoa na agonia da morte: Por que, ento (no intervis), quando (a alma de um moribundo) alcana a garganta? E ficais, nesse instante, a olh-lo. E Ns, ainda que no Nos vejais, estamos mais perto dele do que vs 56:83-85 Com relao ao crente Allah diz: Em verdade, quanto queles que dizem: Nosso Senhor Allah, e se firmam, os anjos descero sobre eles, os quais lhes diro: No temais, nem vos atribuleis; outrossim, regozijai-vos com o Paraso que vos est prometido! Temos sido os vossos protetores na vida terrena e (o seremos) na outra vida, onde tereis tudo quanto anelam as vossas almas e onde tereis tudo quanto pretendeis. Tal a hospedagem do Indulgente, Misericordiosssimo!(41:30-32)

E tu, alma em paz, Retorna ao teu Senhor, satisfeita (com Ele) e Ele satisfeito (contigo)! Entre no nmero dos Meus servos! E entra no Meu jardim! (89:27-30) Quem no gostaria disso? Que os anjos nos digam isso na hora da nossa morte? Mas ento, onde esto as nossas lgrimas por temor a Allah? Onde est nosso choro? Onde esto as oraes voluntrias pela noite? Onde esto nossos jejuns voluntrios durante o dia? Onde est o nossos arrependimento e a nossa firmeza? Onde est a nossa obedincia a Allah? Sem dvida a hora da morte uma situao muito difcil at mesmo ao crente, pois ele teme pelo que vir e por aqueles que est deixando para trs, mas quanto ao crente Allah envia anjos para confort-los e dar a melhor das noticias que o Paraso que Allah prometeu ao crente. Quando o crente est morrendo deseja de todo o corao encontrar-se com Allah, j o incrdulo e o muulmano pecador odeia esse encontro. O Profeta SAAS disse: Quem ama encontrar-se com Allah, Allah ama encontr-lo, e quem odeia encontrar-se com Allah, Allah odeia encontr-lo. Ento uma de suas esposas disse: Mas todos odiamos a morte. Ele respondeu: No a isso que me refiro, e sim que quando o crente est para morrer so lhe dadas as boas-novas de que Allah est satisfeito com ele, e que gozar da Misericrdia de Allah, ento no existe nada que lhe seja mais amado do que lhe espera. Ento ama encontrar-se com Allah, e Allah ama encontrarse com ele. Mas quando um incrdulo est morrendo lhe so dadas as noticias acerca do castigo e tormento de Allah, por isso no existe nada mais odiado por ele do que lhe espera. Ento ele odeia encontrar-se com Allah e Allah odeia encontrar-se com ele. (Bukhari) Por isso o Profeta SAAS disse: quando est sendo carregado o defunto para seu tumulo, se ele for dos justos, diz: Levem-me depressa!, mas se foi um pecador diz: Ai de mim!Aonde esto me levando? Todas as criaturas escutam sua voz gritando, exceto o ser humano, e se pudesse ouvir cairia inconsciente. (Bukhari) Ns seremos qual deles irmos? A escolha est nas nossas mos! Com relao ao incrdulo e o pecador, os anjos descem com notcias totalmente opostas a dos crentes: Ah, se pudesses ver os inquos na agonia da morte quando os anjos, com mos estendidas, lhes disserem: Entregai-nos vossas almas! Hoje, ser-vos- infligido do castigo afrontoso, por haverdes dito inverdades acerca de Allah e por vos haverdes ensoberbecido perante os Seus versculos. 6:93

Ah, se pudsseis ver a ocasio em que os anjos recebero os incrdulos, esbofeteando-os, aoitando-os e dizendo-lhes: Provai o suplcio do fogo infernal! Isso, por tudo quanto cometeram vossas mos, porque Allah nunca injusto para com os Seus servos. 8:50-51 A agonia da morte Nos ltimos momentos da vida a pessoa sente a agonia da morte, que foi denominada como embriaguez devido a intensa dor da morte. um estado no qual a pessoa perde a razo. Allah SWT diz no Quran: E a embriaguez da morte trar a verdade: Eis do que tentveis escapar! 50:19 At o Profeta Muhamad SAAS, a melhor das criaturas de Allah, sofreu dessa embriaguez da morte, durante a sua enfermidade ele tinha um recipiente de gua com a qual molhava sua mo e passava em seu rosto, e dizia: La ilaha ila Allah, em verdade a morte contem agonias (Bukhari) Aisha descreveu a situao do Mensageiro de Allah dizendo: Nunca vi dor to severa como a que sofreu o Mensageiro de Allah SAAS Imaginem irmos! O mensageiro de Allah sofreu as agonias da morte, o que ser ento de ns se persistimos na desobedincia a Allah? Sem dvida que o incrdulo sofre muito mais que o crente a agonia da morte. Amr Ibn Al As (um grande companheiro do Profeta SAAS) quando estava no seu leito de morte, seu filho lhe disse: Oh pai, voc me dizia: Quem dera encontrasse uma pessoa sbia e inteligente que quando esteja morrendo me descreva o que v. Oh Pai tu s essa pessoa, descreva-me o que v. Ele disse: Oh filho ! Juro por Allah que como se eu estivesse dentro de uma caixa, respirando atravs de um buraco do tamanho do olho de uma agulha e como se uma rama de espinhos me atravessasse dos ps a cabea. Vamos refletir irmaos. Morreremos? Sim morreremos. Se no for hoje, ser em breve. E a morte est mais prxima do que imaginamos. E cada segundo que passa nos aproxima da morte, nos aproxima de nosso tmulo.. A morte est chegando a todos. Ao bom e ao ruim, ao crente e ao pecador, ao rico e ao pobre, aos jovens e aos velhos, todas as pessoas morrero. Vamos refletir: o que ns estamos preparando para esse momento? No momento da morte as pessoas se arrependem e querem voltar para a vida. O incrdulo deseja voltar para aceitar o islam e o muulmano quer voltar para se arrepender e fazer mais boas aes.

...at que quando a morte chegar a algum deles, este dir: Oh Senhor meu faz-me voltar ( terra) ... (23:99) Por que ns iremos querer voltar? Veremos nossos pais e as pessoas queridas por ns chorando, nossos irmos, nossos amigos, olharemos para todos em nossa volta mas... ...at que a morte surpreenda a algum deles, este dir: Oh Senhor meu fazei-me voltar ( terra), na esperana de eu praticar o bem, no que tange ao que negligenciei. (23:99) Oh Allah permita-me voltar a este mundo um minuto, Oh Allah uma hora, para eu rezar, para eu jejuar, para eu Lhe adorar, para eu me arrepender, para eu deixar os pecados e a desobedincia, Oh Allah uma hora apenas, para eu renunciar a todos os pecados e lhe obedecer ... Em absoluto no o farei. Por certo ser uma palavra em vo que estar dizendo. E diante deles, haver uma barreira at um dia em que eles ressuscitaro. Por isso irmos jamais deixem para amanh as boas aes e a obedincia, jamais pensem: amanh eu comeo a rezar, ah quando eu envelhecer insha Allah usarei o hijab, quando acontecer tal e tal e farei tal coisa Quem nos garante que estaremos vivos at l? Quem nos garante que amanh ns no nos arrependeremos daquilo que no fizemos? Por isso devemos sempre nos apressar em fazer boas aes porque depois quem rezar por ns? Quem far caridade por ns? Quem recitar o Quran por ns? Quem far Dua por ns? Quem obedecer Allah por ns? Ningum! Allah est nos dando a chance de ainda estarmos vivos, ainda temos tempo de encher a nossa malinha, amanh Allahu Alam, no sei se teremos. A presena do Shaytan na hora da morte: O Profeta SAAS disse: Shaytan se esfora mais do que nunca para tentar o filho de Ado no momento da morte, e diz aos seus ajudantes: Tratem de engan-lo com isso, pois se ele escapar (ou seja morrer) no podereis engan-lo nunca mais Durante a agonia da morte Shaytan aparece perante a pessoa na forma de seu pai ou me, ou ento na aparncia de uma pessoa querida na qual ele tem confiana e que j morreu e lhe diz: Eu vi a verdade antes de ti, morra sendo judeu, pois a melhor das religies, e outro dir morra sendo cristo que a melhor das religies, salve-se! O irmo do sheikh Al Qurtubi na hora da morte, enquanto as pessoas lhe diziam : Diga la ilaha ila Allah ele respondia: No, no. Quando ele recuperou a

conscincia disseram a ele o que havia ocorrido e ele disse: dois demnios vieram at mim um a minha direita e outro a minha esquerda. Um deles me dizia: Morre sendo judeu, pois a melhor das religies e o outro dizia: Morre sendo cristo, pois a melhor das religies e eu estava lhes dizendo: No, no. A isso se refere o versculo: Senhor nosso, no desvies os nossos coraes, depois de nos teres iluminados, e agracia-nos com a Tua Misericrdia, porque Tu s o Munificiente por excelncia. (3:8) O Profeta SAAS disse: A ltima ao indica como foram as obras de um homem (Hadith Sahih). Coisas que indicam um bom final : O primeiro sinal bom que a pessoa, ainda antes da morte se manteve longe da Ira de Allah e se arrependeu dos pecados, e focalizou sua vida em fazer boas aes, e ento morreu nesse estado. A indicao para isso um hadith sahih narrado por Anas Ibn Malik que disse: O mensageiro de Allah SAAS disse: Quando Allah quer um bem para Seu servo Ele o usa. Eles disseram: Como Ele o usa? Ento o Profeta SAAS disse: Ele o guia a fazer boas aes antes de morrer. O Profeta SAAS disse: ...aquele que morre de morte natural, dentro do caminho de Allah um martir (Muslim) Existem sinais que indicam que a pessoa teve um bom fim, entre esses sinais temos:

1)

Proferir a shahada antes de morrer. O Profeta SAAS disse: A pessoa cujas ltimas palavras sejam la ilaha ila Allah entrar no Paraiso (Sahih Abu Daud) Morrer com suor na testa. Al-Buraydah ibn al-Husayb disse: Ouvi o Mensageiro de Allah SAAS dizer: O crente morre com suor na testa (Saheeh al-Tirmidhi) Morrer na noite ou no dia da sexta feira . O Mensageiro de Allah SAAS disse: Todo muulmano que morre no dia ou na noite de sexta-feira Allah o proteger da fitna do tmulo (al-Tirmidhi) Morrer lutando pela causa de Allah, porque Allah SWT diz no Quran Al Karim: E no creiais que aqueles que sucumbiram pela causa de Allah estejam mortos; ao contrrio, vivem, agraciados ao lado de seu Senhor.

2)

3)

4)

Esto jubilosos por tudo quanto Allah lhes concedeu de Sua graa, e se regozijam por aqueles que ainda no sucumbiram, porque estes no sero presas do temor, nem se atribularo. Regozijam-se com a merc e a graa de Allah, e Allah jamais frustra a recompensa dos fieis. (3:169) Abu Huraira narrou que o Mensageiro de Allah SAAS disse: O Shahid no sente a dor da morte, sente apenas uma dor semelhante que vocs experimentam com uma picada ou um belisco (Tirmidhi)

5) 6) 7)

Morrer em conseqncia de uma peste. O Profeta SAAS disse: A pestilncia martrio para todo muulmano(Bukhari e Muslim) Morrer de uma doena no estmago. O Profeta SAAS disse: ...e quem morre de uma doena no estmago um mrtir. Morrer por ter sido esmagado por uma parede cadente ou se afogando, porque o Profeta SAAS disse: Existem 5 espcies de mrtires: 1) O que morre de uma praga; 2) O que morre devido doenas estomacais; 3) O que morre afogado; 4) O que morre esmagado sob uma muralha; 5) E o que morre enquanto luta pela causa de Allah(Bukhari e Muslim) Se uma mulher morrer em resultado de um parto ou quando ela estiver grvida. O Profeta SAAS disse: Uma mulher que morre com uma crianca (no utero) martir (Abu Daud)

8)

Ubaadah Ibn al-Saamit disse: Uma mulher que morrer devido uma criana no tero atinge o martrio, e a criana dela a arrastar pelo cordo umbilical para o Paraso. (Saheeh Ahmad) 9) Morte causada por queimadura ou tuberculose. O Profeta (SAAS) disse: Morrer pela causa de Allaah martrio; a pestilncia martrio; se afogar martrio; morrendo de uma doena de estmago martrio; e a mulher que morre em parto, a criana dela a arrastar pelo cordao umbilical dela para Paraso. (Abu'l-Awaam, o guarda de Bayt al-Maqdis somou: e queimado e tuberculose). Saheeh al-Targheeb wa'l-Tarheeb, 1396. 10) Morrer defendendo sua religio, a sua riqueza ou em autodefesa. Abu Aawar Said Ibn Nufail (raa) relatou que ouviu o Profeta SAAS dizer: Quem morre defendendo sua propriedade um mrtir; quem morre em sua prpria defesa um mrtir; quem morre defendendo sua religio um mrtir; quem morto enquanto protege sua famlia um mrtir (Abu Daud e Tirmidhi) 11) Quem morre guardando as fronteiras da nao islmica pela causa de Allah.

O Mensageiro de Allaah (SAAS) disse: Guardar as fronteiras da nao islmica durante um dia e uma noite melhor que jejuar e rezar noite durante um ms inteiro, e se ele morre (enquanto executa este dever), ele ir receber a recompensa para esta grande ao e a proviso dele (continuamente), e ele ser poupado o interrogatrio no tumulo (Muslim) 12) Um dos sinais de um fim bom morrer fazendo uma ao ntegra, porque o Profeta (SAAS) disse: Quem diz la ilaha ila Allah, buscando o Semblante de Allaah , e isso a ltima das aes dele, entrar em Paraso. Quem d caridade e isso a ltima das aes dele entrar em Paraso. (Sahih Ahmad) Algumas histrias de crentes na hora da morte: Othman Ibn Affan (RAA) antes de morrer libertou 20 escravos e vestiu uma roupa que jamais havia vestido igual, se preparando para sua morte , morreu lendo o Quran , que Allah esteja comprazido dele, seu sangue derramou sobre o Quran. Ele viu em sonho uma noite antes de sua morte , viu o Profeta (SAAS), Abu Baker e Omar e ele queria comer junto com eles, e eles disseram a ele (em sonho): Oh Othman no coma conosco agora, jejue e logo quebrars teu jejum junto a ns Ento Othman jejuou e pegou o Quran e comeou a ler at que foi assassinado e morreu martirizado. Ammar Ibn Yasir enquanto morria mrtir sorria e dizia: hoje encontrarei nosso amado Profeta Muhamad SAAS. Filha de Hassan Ibnu Zaid estava em jejum antes de morrer, as pessoas que estavam sua volta lhe diziam: Beba gua, beba algo Induzindo-a a quebrar o jejum. Disse ela sorrindo: Que estranho isso, que estranho isso, 30 anos e eu implorando a Allah para encontr-Lo em jejum, quebrarei meu jejum agora? quebrarei meu jejum agora? Ento pegou o Quran e comeou a ler at que chegou no versculo: Dize: A quem pertence tudo quando existe nos cus e na terra? Responde. A Allah! Ele imps a Si mesmo a Misericrdia (Anaam 12) E ento Allah levou a sua alma! Imad al Maqdisi rezou a orao do Maghreb na mesquita e estava em jejum, foi para casa e quebrou o jejum com algo muito leve. Ele rezou o maghreb depois de estar o dia em jejum, e quem faz um dia de jejum voluntrio, Allah afasta ele

do inferno 70 anos. Nisso lhe sobreveio a embriaguez da morte, e antes de morrer sorrindo ele disse: Oh Vivente, Subsistente, no h divindade alm de Ti, em tua Misericrdia me socorro, No h divindade alm de Ti. Aps isso Allah levou sua alma. Depois de alguns dias morte dele, aps seu enterro, algum lhe viu em sonho, e a viso em sonho de um crente verdadeiro. Vem de Allah SWT. Este homem que sonhou com ele disse: Eu o vi montando um cavalo. Eu lhe disse: Oh Sheikh para onde ests indo, para onde vais? E ele virou a face. Eu lhe disse: Para onde estas indo Oh sheikh, para onde vais? Ele respondeu: Estou indo visitar Al Jabar SWT. Um homem contou que estava na mesquita e ento sobreveio o Adhan e ento rezou a sunna (na orao de fajr) e viu um homem que estava sentado em um degrau sorrindo e olhando para eles esperando o chamamento para a orao. Ento veio a chamada da orao e levantaram para a orao, mas ele no se levantou continuou sentado. Quando terminou a orao, acharam aquilo muito estranho, at pq ele no havia rezado a orao em congregao. O homem havia rezado a sunna e sentou no degrau e comeou a ler o Quran e depois ficou olhando para eles e sorrindo. Ou seja, ele havia rezado a sunna do fajr, essas 2 rakaas melhor do que o mundo e o que ele contem. E entre o Adhan e o Iqama o Dua aceito prontamente. E esse homem passou esse tempo lendo o Quran, e depois na hora da orao em congregao no se levantou para rezar e continuou olhando para eles e sorrindo. Ele conta: Fomos at ele e lhe dissemos: Vc no rezou conosco! E o homem continuou a olhar para eles e a sorrir. Eles acharam aquilo muito estranho. Ento sacudiram o homem e ele caiu. Allah havia levado sua alma entre o Adhan e o Iqama. Muhamad Ibn Ibrahim antes de sua morte dizia sorrindo para as pessoas que estavam em sua volta: Tirem essa minha roupa! as pessoas lhe perguntaram: O que houve oh sheikh? Ele disse: Estou vendo a minha vestimenta do paraso sendo preparada Isso pq os anjos trazem vestimentas do paraso para os crentes na hora de sua morte. Queridos irmos, se ns queremos sair desse mundo fazendo uma boa ao, ento devemos trabalhar para isso, trabalhar nosso interior da mesma forma que trabalhamos o nosso exterior. Curar nosso corao, porque essa uma parte do corpo que se estiver doente todo o corpo tambm estar e se estiver saudvel todo o corpo estar. Certa vez Allah SWT disse ao Profeta Daud (Davi- As): Oh Daud constri para Mim uma casa na Terra. Daud (AS) disse: Oh Allah, como poderei eu construir uma cada para Ti se Teu Trono excede o tamanho dos Cus e da Terra? Allah SWT lhe respondeu: Oh Daud purifica teu

corao pois esta a Minha casa.. Subhan Allah irmos, devemos purificar nosso corao de tudo aquilo que Allah no gosta, de tudo aquilo que Allah proibiu, pois nosso corao foi criado para ser a casa de Allah SWT. As causas de um final ruim: Alguns daqueles que aparentam serem muulmanos e atuam de acordo com o que diz o islam podem ter um mau fim. As vezes isso fica evidente na agonia da morte. Que Allah nos proteja disso! Existem razes para isso, e disso os crentes devem se cuidar. Entre essas razes temos: 1) A crena incorreta (Aqueedah): Se h algo incorreto na crena apesar de estar convencido que isso o correto, pode ter efeito de destruir todas as outras crenas no momento da morte. Se ele morre antes de se dar conta dessa crena incorreta e voltar ao caminho reto ento ter um mal final e ter partido desse mundo como um incrdulo. Allah SWT diz: Nesse dia aparecer-lhes-, da parte de Allah, o que jamais esperavam . 39:47 Dize-lhes: Quereis que vos inteire de quem so os mais desmerecedores, por suas obras? So aqueles cujos esforos se desvaneceram na vida terrena, no obstante crerem haver praticado o bem. 18:103-104 Se a pessoa tem a crena incorreta mesmo tendo boas-aes , estas de nada lhe serviro. A nica coisa que faria vlida essas aes a crena correta e esta se encontra no livro de Allah e na Sunna de Seu Mensageiro. 2) A persistncia no pecado: Aquele que peca continuamente se acostuma com ele e tudo aquilo que o homem se acostuma durante a vida se apresentar a sua frente no momento da agonia. Se ele se inclina mais aos atos de adorao ento o que mais ele lembrar na hora da morte, mas se ele se inclina mais ao pecado, isso ser o que mais ele lembrar, ficando como uma barreira entre o agonizante e seu Senhor, convertendo-se na causa de sua condenao nos seus ltimos momentos. O Profeta SAAS disse : O pecado o arauto da incredulidade. Quem se esfora em no cometer pecados e quando incorre neles se arrepende prontamente est livre desse perigo. Mas quem comete tantos pecados que excedem as suas boas aes e no se arrepende est exposto a esse perigo.

Um sbio contou que uma vez um homem que amava xadrez estava na agonia da morte, e algum lhe disse: Diga la ilaha ila Allah Ento ele respondeu: Xeque mate e imediatamente morreu. Audho billah. Foi narrado tambm acerca de um homem que costumava sentar com pessoas que consumiam bebidas alcolicas. Quando ele estava agonizando, disseram a ele: Diga la ilaha ila Allah Mas ele respondeu: Bebam e me sirvam um pouco e depois morreu, que Allah nos proteja de ter um final similar. Uma pessoa na hora de sua morte foi lhe dito: Diga la ilaha ila Allah e ele dizia: Eu no consigo e lhe diziam: Diga la ilaha ila Allah e ele dizia: Eu no consigo e logo aps morreu. Algumas pessoas na hora da morte quando lhe dizem: Diga la ilaha ila Allah voces sabem o que ele diz? Vai at o fulano e pegue dele meu dinheiro que ele est me devendo. V at fulano e pega o pagamento do aluguel , v at fulano e pegue meus bens , Subhan Allah at nessa hora esto apegados nessa vida, no pensa a no ser no seu comrcio e dinheiro. Por exemplo: Se durante a sua vida voc acostumar-se a ouvir o Quran, isso o que se apresentar perante ti na agonia da morte. J se voc se acostumar com a musica ser ela que se apresentar na sua frente na agonia da morte. Um sheikh uma vez contou que se dirigiu at uma mulher que estava na agonia da morte e disse a ela: Diga la ilaha ila Allah e a mulher nem sequer mexia os lbios. Disse novamente: Diga la ilaha ila Allah! E a mulher comecou a mexer os lbios, e o sheikh pensou: Alhamdulilah ela dir la ilaha ila Allah Voc sabe o que a mulher fez ? Comeou a cantar, e morreu dessa forma! Audho billah! 3)Abandonar a retido (a Istiqamah), ou seja, abandonar a continuidade de adorao e prtica de boas obras. Ento perder-se numa vida pecaminosa depois de ter sido uma pessoa virtuosa e praticante de boas aes uma das causas de um fim ruim. O shaytan diz ao ser humano: Deixa de crer! e quando a pessoa vira incrdula, o Shaytan diz: No tenho nada a ver contigo, eu temo a Allah, Senhor do Universo! Allah SWT diz: So como Satans, quando diz ao humano: Renega! Porm, quando este renega a Allah, diz-lhe: Sabe que no sou responsvel pelo que te acontecer, porque temo a Allah, Senhor do Universo! Porm, o destino deles serem condenados ao fogo, onde permanecero eternamente. Tal ser o castigo dos inquos! 59:17

4) A debilidade da f: A existncia de alguma debilidade na f da pessoa diminui seu amor por Allah, e o amor por este mundo fica cada vez mais forte em seu corao, e no final acaba por preencher todo o corao, sem deixar lugar ao amor por Allah, exceto em alguns cantinhos que j nem fazer efeito no seu ego para refrei-lo de cometer pecados. Quando a agonia da morte chega seu amor por Allah fica ainda mais dbil. E na hora de deixar esse mundo que tanto amava se nega a abandon-lo, nisso o dio acaba tomando lugar do amor por Allah, e aquele amor dbil se torna dio. Ento se ele partir dessa forma, ter tipo um pssimo fim, e ter sido condenado eternamente. Foi narrado que Sulaiman Ibn Abd al Malik entrou em Madina no ms da peregrinao e disse: H algum que tenha conhecido algum dos sahaba? As pessoas disseram: Sim, Abu Hazim Ento mandou lhe chamarem, e quando ele chegou lhe disse: Oh Abu Hazim porque odiamos a morte? Ele disse: Todo vosso esforo tem sido em prol desse mundo e tens descuidado da outra vida, e odeias abandonar aquilo que voc lutou para se dirigir a aquilo que no se preparou (ou seja, o dia do juzo). Sulaiman disse: Disseste a verdade! Depois disse: Me pergunto o que ser que Allah tem nos preparado? Abu Hazim lhe disse: Julgue suas aes segundo o livro de Allah! Sulaiman disse: E onde encontro? Ele respondeu: No seguinte versculo: Por certo os virtuosos estaro na delcia; E por certo, os impios, estaro no inferno (82:13 e 14) Sulaiman disse: E onde est a misericrdia de Allah? Ele respondeu: A misericrdia de Allah est perto daqueles que fazem boas aes . Sulaiman disse: Me pergunto como ser meu encontro com Allah Ele disse: Quem faz boas aes se sentir como aquele que retorna a sua famlia depois de haver estado ausente de seu lar, em troca o malfeitor se sentir como um escravo fugitivo quando devolvido ao seu amo. Ento Sulaiman comeou a chorar soluando e disse: Aconselha-me Oh Abu Hazim! Ele disse: Tema que Allah te veja enquanto estiveres fazendo aquilo que Ele proibiu e de que voc no se encontre onde Ele lhe ordenou estar. Ento quem crer acerca de Allah, Seus atributos e aes algo que contradiga o que contem o Quran e a Sunna, seja por imitar aos outros ou por opinio prpria, estar exposto a este perigo. Portanto a nica coisa que pode salvar desse perigo a crena correta. Por isso mais uma vez a importncia de buscar sempre o conhecimento dentro do Islam. A travessia da alma nos cus:

Segundo a sunna sahiha do Profeta SAAS nos dito que os anjos se encontram presentes durante a agonia da pessoa, se se tratar de uma pessoa virtuosa eles dizem: Venha at ns oh alma boa que estava nesse corpo bom, venha digna de admirao e receba as boas-novas do descanso e proviso e saiba que teu Senhor est comprazido de Ti. Eles continuam repetindo isso at a alma sair e ento a levam para os cus. Os anjos pedem para que sejam abertas as portas, e ento so perguntados: Quem esse? Eles dizem: Fulano de tal Ento dito: Bem-Vinda sejas Oh boa alma que estava em um bom corpo. Entra digna de admirao e receba as boas-novas novas do descanso e proviso e saiba que teu Senhor est comprazido de Ti. Eles continuam repetindo essas palavras at que chegam stimo cu, e ento Allah diz: Registrem o livro do meu servo em Illiin (Registro onde registram-se as obras dos piedosos). E os anjos registram. E ento Allah diz: Devolvam-no para a Terra, da qual o criei e a ela devolverei e dela ser extrado novamente Mas se trata de um kafir ou um pecador os anjos dizem: Venha Oh alma perversa que estava em um corpo maligno digna de culpa e receba a noticia de um fluido fervente e pus, e outros tormentos similares, todos juntos Eles continuam repetindo essas palavras at que a alma sai, e sobem aos cus com a alma e pedem para que sejam abertas as portas, ento lhes perguntam: Quem esse? Eles respondem : fulano de tal Ento lhe dito: No s bem vinda Oh alma perversa, regressa, digna de culpa! E ento as portas no lhe so abertas. Esse o significado do versculo do Quran que diz: Aqueles que desmentirem Nossos versculos e se ensoberbecerem, jamais lhe sero abertas as portas do cu, nem entraro no paraso, at que um camelo passe pelo buraco de uma agulha. Assim castigamos os pecadores. (7:40) Ento Allah diz: Registrem seu livro em Sijjin (livro que registra as ms aes) na terra inferior O sijjin se encontra na stima terra, que a inferior e nele esto escritas as aes dos demnios e incrdulos. Logo Allah diz: Retornem Meu servo a terra, pois Eu lhe havia prometido que assim como dela o criei a ela retornar e dela ser extrado novamente. Ento os anjos jogam a alma do cu at a terra. Por fim irmos, ns devemos refletir na morte, o profeta SAAS nos exortou lembrar constantemente da morte. E era costume dos virtuosos lembrar da morte, isso porque a recordao da morte previne a pessoa do pecado e de ser iludido pelos encantos desse mundo, abranda o corao com a recordao de Allah e ajuda a suportar as aflies. Um sbio disse que quem lembra constantemente da morte ser honrado com 3 coisas: Ser rpido em se arrepender, estar satisfeito com seus sustento e no lhe faltar vontade

nem energia para adorar a Allah. Ali Ibn Abu Talib disse: Este mundo est se afastando de ns e o mundo da outra vida est cada vez mais prximo. Cada um dos dois tem sua prpria gente, assim pois, sejas das pessoas do outro mundo, e no sejas das pessoas deste mundo. O presente tempo de esforo e no de prestar contas, mas o de amanh ser tempo de prestar contas e no de esforo. (Bukhari) Abu Dardah, um grande companheiro do Profeta SAAS disse: 3 coisas me fazem sorrir e 3 coisas me fazem chorar. As coisas que me fazem sorrir so: o homem que tem grandes esperanas nesta vida enquanto que a morte est o buscando, o homem que ignora a morte mas esta no o ignora, e o que ri a gargalhadas, mas no sabe se Allah est Satisfeito com ele ou Enfurecido. As coisas que me fazem chorar so: No desfrutar mais da companhia de Muhamad SAAS e seus companheiros, os espantosos momentos que acompanham a morte e encontrar-me de p perante Allah no dia em que todos os segredos sero conhecidos e no saber se me dirigirei ao Paraso ou ao Inferno! Abu Darda tambm disse: Vocs vivem para logo morrer, constrem para logo destrurem, concentram vossos esforos naquilo que efmero e sois negligentes com aquilo que ser eterno. Vamos nos imaginar no momento da morte na cama e o anjo da morte aparece, as pessoas nossa volta nos chamando. Nossa alma comea a sair pelos nossos ps, algumas pessoas relataram que a sensao como a de 300 sopros de uma espada, outros disseram que como se o cu e a terra lhe esmagassem, outros disseram que era como pregos que comeam a arrancar a sua alma dos ps at a cabea. Imaginem! Nossa alma comeou a sair pelos nossos ps e ns sabemos disso, e olhamos para as pessoas nossa volta chorando, e nossa alma saindo. Os anjos na nossa frente nos esperando ou com uma vestimenta do paraso ou com uma vestimenta do inferno (audho billah). O anjo da morte sentado ao lado da nossa cabea chamando a nossa alma ou nos dando as boas novas da Misericrdia de Allah ou da Ira de Allah. Imaginem os anjos nos elogiando ao subir a cada cu ou ento fechando as portas dos cus e nos expulsando. Imaginem as pessoas nos lavando e nos amortalhando, as pessoas amadas se despedindo de ns, e rezando para que Allah tenha Misericrdia de ns, imaginem as pessoas nos carregando at nosso tmulo e ns ou felizes querendo que eles se apresse ou desesperadas gritando com medo do que vir, imaginem quando nos colocarem num buraco no cho e jogarem a terra sobre nossos rostos. Quem poder nos ajudar nesses momentos? A nossa famlia, os nossos vizinhos, nossos bens, nossas riquezas, nada disso ir nos servir. E Por Allah irmos ningum poder nos ajudar nesse momento, exceto a

misericrdia de Allah e as nossas boas aes. Devemos refletir nisso sempre irmos porque isso pode ocorrer daqui a uma hora, um dia, um ano, Allahu alam! Irmos estou dizendo isso para que a gente lembre de Allah, para que a gente se arrependa dos nossos pecados, para que a gente cumpra com as nossas obrigaes para com Allah. Ali narrou que o Mensageiro de Allah disse: O Anjo Gabriel veio at mim e me disse: Oh Muhamad! Viva quanto quiseres pois morrers. Ama a quem quiseres pois ters que abandona-lo. Faca o que quiseres pois sers chamado a prestar contas... Imploro a Allah swt que nos firme e nos conceda a palavra firme nessa vida e na outra. Que Allah tenha misericrdia de ns na agonia da morte. Que Allah nos conceda um bom final, que Allah permita que nossas ultimas palavras nessa vida sejam la ilaha ila Allah, e que esta seja nossa bandeira nessa vida e na outra. Que Allah esteja satisfeito conosco no momento de abandonarmos esse mundo, que Allah nos envie seus anjos nos trazendo a melhor noticia, a noticia do Paraso e da Sua Complacncia. E que Allah faa dessa aula uma luz para nossos coraes para que a partir de agora mais do que nunca nossa meta seja seguir a orientao e obedecer a Allah quando Ele nos convocar para a Salvao! Allahuma Amin! Ouam Allah nos chamando nesse momento para a Salvao: Dize: servos meus, que se excederam contra si prprios, no desespereis da misericrdia de Allah; certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele o Indulgente, o Misericordiosssimo. E voltai, contritos, porque, ento, no sereis socorridos. E observai o melhor do que, de vosso Senhor, vos foi revelado, antes que vos aoite o castigo, subitamente, sem o perceberdes. Antes que qualquer alma diga: Ai de mim por ter-me descuidado (das minhas obrigaes) para com Allah, posto que fui um dos escarnecedores! Ou diga: Se Allah me tivesse encaminhado, contar-me-ia entre os tementes! Ou diga, quando vir o castigo: Se pudesse Ter outra chance, seria, ento, um dos benfeitores! (Allah lhe replicar): Qual! J te haviam chegado os meus versculos. Porm, tu os desmentiste e te ensoberbeceste, e foste um dos incrdulos! Irmos essa aula ser testemunha nos do Dia do Juzo ou a nosso favor ou contra ns. Ser ao nosso favor se ns nos firmarmos na orientao depois dela e ser contra ns se voltarmos as costas e fecharmos os olhos para a verdade! Imploro a Allah que seja ao nosso favor, Ya Allah lhe suplico por todos os nomes que a Ti pertencem que seja ao nosso favor! Amin!

E que a paz e as bnos de Allah estejam com nosso amado Profeta Muhamad SAAS, e Louvado seja Allah, Senhor do Universo!

Anda mungkin juga menyukai