Anda di halaman 1dari 43

CURSOS E TREINAMENTOS EMPRESARIAIS PRODUO E ADMINISTRAO

PROFISSIONAIS MAIS PREPARADOS PARA O MERCADO DE TRABALHO

APRESENTAO DA DOCENTE.

Marili Siqueira da Silva, 39 anos Formao:


GRADUAO 1. Bacharel em Administrao de Empresas UNIA PS-GRADUAO: 2. Gesto Empresarial e Financeira UNIA 3. MBA em Gesto de Logstica e Operaes Industriais FCG 4. Gesto Mercadolgica em Turismo e Hotelaria USP 5. Gesto de Pessoas UniberoAmericana 6. Didtica para o Ensino Superior FPJ 7. MBA em Master in Business Administration - FCU (USA) MESTRADO: 8. Master of Ministry in Administration - FCU (USA) DOUTORANDA: 9. PhD em Philosophy in Business Administration FCU (USA)

MANUTENO FABRIL

TIPOLOGIA Manuteno a maneira pela qual feita a interveno nos equipamentos, sistemas ou instalaes, para garantir a funo dos equipamentos, sistemas e instalaes no decorrer de sua vida til e no-degenerao do desempenho, mantendo-os operando nas condies as quais foram projetados, atravs dos estudos e avaliaes dos acontecimentos passados e atuais e para elaborar um plano de atividades, que sero determinantes para sobrevivncia em longo prazo da organizao.

TIPOS DE MANUTENES

MANUTENO CORRETIVA a atuao para a correo da falha ou do desempenho menor que o esperado. OU SEJA, a interveno necessria imediatamente para evitar graves conseqncias aos instrumentos de produo, segurana do trabalhador ou ao meio ambiente, conhecido como apagar incndios.

TIPOS DE MANUTENES

MANUTENO CORRETIVA NO PLANEJADA a correo da falha de maneira aleatria. OU SEJA, a atuao em fato j ocorrido, no h tempo para preparao do servio, implica em altos custos, devido a perdas da produo, perda da qualidade e custos indiretos de

manuteno.

TIPOS DE MANUTENES

MANUTENO CORRETIVA PLANEJADA a correo do desempenho menor que o esperado ou da falha, por deciso gerencial. OU SEJA,
Pela atuao em funo de acompanhamento preditivo ou pela deciso de operar at a quebra. O trabalho planejado mais barato, mais rpido e mais seguro e ser sempre de melhor qualidade, devido ao acompanhamento do equipamento e/ou processo.

TIPOS DE MANUTENES

MANUTENO PREVENTIVA a atuao realizada de forma a reduzir ou evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado, baseado em intervalos definidos de tempo, OU SEJA, todo servio realizado em mquinas que no estejam em falha, estando com isto em condies operacionais ou em estado de zero defeito.

TIPOS DE MANUTENES

MANUTENO PREDITIVA a atuao realizada com base em modificao de parmetros de condio ou desempenho, cujo acompanhamento obedece a uma sistemtica. OU SEJA,
SO ATIVIDADES DE MANUTENO PREVENTIVA QUE VISAM ACOMPANHAR A MQUINA OU AS PEAS, POR MONITORAMENTO, POR MEDIES OU POR CONTROLE ESTATSTICO E TENTAM PREDIZER A PROXIMIDADE DA OCORRNCIA DA FALHA, OBJETIVANDO O TEMPO CORRETO DA NECESSIDADE DA INTERVENO MANTENEDORA. A MANUTENO PREDITIVA UM AVANO COM RELAO MANUTENO PREVENTIVA, VISTO QUE A PRIMEIRA PROPICIA CONDIES DE ANLISE PARA INTERVIRMOS SOMENTE QUANDO NECESSRIO, ENQUANTO NA SEGUNDA A INTERVENO OBRIGATRIA EM UM DADO INTERVALO DE TEMPO.

TIPOS DE MANUTENES

MANUTENO DETECTIVA atuao efetuada em sistemas de proteo buscando detectar falhas ocultas ou no perceptveis ao pessoal de operao e manuteno. OU SEJA, So atividades executadas para verificar se um sistema de proteo ainda est funcionando.

TIPOS DE MANUTENES

ENGENHARIA DE MANUTENO
Implica na quebra de paradigmas na manuteno, significa mudana cultural, perseguir benchmarks (medida, referncia), aplicar tcnicas modernas, deixar de consertar continuamente, para procurar as causas bsicas, modificar situaes permanentes de mau desempenho, deixar de conviver com problemas crnicos, melhorar padres e sistemticas, desenvolver a manutenibilidade, dar feedback ao Projeto e interferir tecnicamente nas compras.

RESULTADOS DEPENDENDO DA MANUTENO

PRINCIPAIS TIPOLOGIAS

FALHA E DEFEITO
FALHA: Trmino da capacidade de um item desempenhar a funo requerida. Depois de uma falha o item tem uma pane. DEFEITO: Qualquer desvio de uma caracterstica de um item em relao a seus requisitos. Defeito Crtico: Defeito que provavelmente resultar em uma falha ou resultar em condies perigosas e inseguras para pessoas, danos materiais significativos ou outras conseqncias inaceitveis. Pane: um estado de um item em falha.

PRINCIPAIS TIPOLOGIAS

BENCHMARK E BENCHMARKING
Benchmark: Os melhores valores de desempenho de lderes de mercado, uma referencia. Benchmarking: a atividade de comparar um processo com os lderes reconhecidos, com objetivo de identificar oportunidades de melhorias. So as atividades de sucesso executadas pelas empresas Benchmark.

PRINCIPAIS TIPOLOGIAS

CONFIABILIDADE E MANTENABILIDADE
Confiabilidade: a capacidade de um item de desempenhar uma funo requerida sob condies especificadas, durante um intervalo de tempo. Mantenabilidade: a capacidade de um item ser mantido ou recolocado em condies de executar suas funes requeridas, sob condies de uso especificadas, quando a manuteno executada sob condies determinadas e mediante a

procedimentos e meios prescritos.

PRINCIPAIS TIPOLOGIAS

DISPONIBILIDADE E PROBABILIDADE Disponibilidade: a capacidade de um item de estar em condies de executar uma certa funo em um dado instante ou durante um intervalo de tempo determinado. Probabilidade: Relao entre o nmero de casos favorveis e o nmero de casos possveis. Risco: Probabilidade de algo dar errado.

PRINCIPAIS TIPOLOGIAS

OUTROS CONCEITOS
Item de Controle: Item estabelecido para medir a qualidade de um processo, constitui-se indicadores para provocar melhoria no processo. Banco de Dados: um conjunto de informaes referente a manuteno, pessoal, servios, eventos, ocorrncias. Componente: uma parte integrante de um equipamento. Tag: o local que ocupa um equipamento ou um conjunto de equipamento. Tambm pode ser explicado como o endereo fsico do equipamento ou conjunto de equipamentos. FMEA: Ferramenta de garantia de qualidade que significa anlise de efeitos e modos de falha.

PRINCIPAIS TIPOLOGIAS

OUTROS CONCEITOS
Follow Up: Acompanhamento ou monitorao da situao atual. Feedback: O retorno ou reao a uma informao passada. Terotecnologia: Tcnica britnica, que orienta que haja, desde a concepo do equipamento at sua instalao e operao, a presena efetiva de um homem especialista em manuteno. Retrofitting: Consiste em reforma de um equipamento para atualiz-lo tecnologicamente. Ordem de Manuteno (OM): Instruo escrita enviada mediante documento eletrnico ou em papel, que define um trabalho a ser executado pela manuteno.

PRINCIPAIS TIPOLOGIAS

OUTROS CONCEITOS
Reparo: a restituio de um item condio admissvel de utilizao atravs do conserto ou reposio de partes danificadas, desgastadas ou consumidas. Reposio ou substituio completa de um item avariado por outro novo que pode acarretar ou no melhores caractersticas de produo ou rendimento. HH: Homem Hora, equivalente a hora de trabalho do mantenedor. Termografia: a tcnica de ensaio no-destrutivo que permite o sensoriamento remoto de pontos ou superfcies aquecidas por meio da radiao infravermelha.Aplicada em qualquer programa de manuteno preditiva, em instalaes eltricas.

PRINCIPAIS TIPOLOGIAS

OUTROS CONCEITOS Manuteno por Ocasio: Consiste em efetuar consertos em um item que fica parado por falta de material ou manuteno preventiva, objetivando aproveitar o tempo de parada e aumentar a disponibilidade. Manuteno Programada: Manuteno executada de

acordo com um programa preestabelecido.

OPERAO NA MANUTENO

ATIVIDADES BSICAS NA REALIZAO DA MANUTENO DAS MQUINAS :


Observar limite de resistncia de seus componentes; Treinar o operador da maquina; O operador o primeiro elemento com responsabilidade na manuteno da mquina; Observar manual para aquecimento da mquina;

OPERAO NA MANUTENO
ATIVIDADES BSICAS NA REALIZAO MANUTENO DAS MQUINAS: DA

Operador deve verificar nvel do combustvel e tambm o nvel dos lubrificantes; O operador deve parar a mquina sempre que observar os mostradores indicando presso muito baixas ou elevadas, fugindo da faixa normal. Manter a mquina sempre limpa.

MANUTENO MECNICA

CAUSAS POSSVEIS DAS FALHAS Projeto e especificaes inadequados requisitos do trabalho; Falhas de fabricao; Deficincia na manuteno; Operao inadequada devido a sobrecarga; Desgaste natural das peas. aos

FATORES IMPORTANTES EM CADA MODELO DE MANUTENO

CORRETIVA COrrige falhas detectadas que prejudicam o funcionamento normal dos equipamentos:
A quebra de uma mquina pode deixar outros equipamentos parados.

FATORES IMPORTANTES EM CADA MODELO DE MANUTENO

PREVENTIVA
Tem vantagens bvias mas por ser um programa de implantao difcil, tem um custo elevado.

Dificuldade em determinar itens crticos; Dificuldade em fixar idade crtica das peas; Comumente as verificaes so feitas a cada 100h; 500 h; 1000h e 4000 horas.

FATORES IMPORTANTES EM CADA MODELO DE MANUTENO

PREDITIVA
Objetiva detectar inicialmente possveis falhas mecnicas. Exemplo: Anlise peridica do leo lubrificante do motor ou de outro sistema; Utilizao do espectrofotmetro (instrumento de anlise); Determinao da alcalinidade do leo.

DEFEITOS COMUNS IDENTIFICADOS EM MOTORES

PROBLEMAS COM:
Superaquecimento; Rudos anormais; Fumaa em quantidades anormais (cor); Consumo excessivo; Presso baixa do lubrificante; Partida difcil.

SISTEMAS DE MONITORAMENTO

MONITORAO: Presso do leo do motor; Presso do leo do trem de fora; Temperatura do liquido de arrefecimento; Temperatura do leo do sistema hidrulico Nvel de combustvel; RPM; Indicador de marcha; Controles eletrnicos de direo e transmisso.

MODELOS DE OFICINAS DE MANUTENO

OFICINAS:

Setor de motor a diesel; Setor de motor a gasolina; Sistema de alimentao; Transmisses; Sistemas hidrulicos; Esteiras; Sistemas eltricos; etc.

SETOR DE PEAS DE REPOSIO

PEAS DE REPOSIO
Deve-se utilizar alguns critrios de tomada de deciso para manter a rea coberta. Estabelecer critrios para determinao dos itens de maior consumo; Itens crticos para o funcionamento da mquina; Buscar uniformizar equipe (mesmo fabricante).

CAUSAS PARA DESGASTES

DESGASTES
Os desgastes das peas e componentes acontecem por n fatores, entre eles: Atrito entre componentes; Abraso de matria estranha que penetra em determinados componentes mecnicos; Corroso

LEOS LUBRIFICANTES

LUBRIFICANTES
Os lubrificantes alm de reduzir os efeitos de corroso, atrito e abraso, tem como finalidade: Reduo da fora para operao da mquina e seus componentes; Dissipao de parte do calor gerado; Auxilio na vedao das cmaras de combusto; Remoo de substncias abrasivas.

CARACTERSTICAS DOS LUBRIFICANTES

CARACTERISTICAS

Viscosidade
representada pela resistncia interna oferecida pelas molculas do fluido ao movimento relativo de suas diversas camadas. medida pela maior ou menor facilidade de escoamento a determinada temperatura. (viscosmetros). Pode ser expressa em SSU segundos saybolt universal

VARIAO DA VISCOSIDADE COM TEMPERATURA

Ponto de fulgor
a temperatura qual um leo lubrificante aquecido libera vapores que se inflamam,se em contato com a chama. Destina-se a anlise de contaminao do leo com produtos mais volteis. O ponto de fulgor no suficiente para que a combusto seja mantida.

MAIS ALGUNS ENSAIOS

ALGUNS TIPOS DE ENSAIOS IMPORTANTES DO LUBRIFICANTE

Corroso: Mede a ao corrosiva do lubrificante. Neutralizao: o peso em mg do KOH para neutralizar (Ph=7) uma grama de leo. a determinao do grau de oxidao atingido por um leo usado. Indica a perda dos aditivos que inibem a oxidao. Densidade; cor, resduos, etc.

ADITIVOS

PRINCIPAIS ADITIVOS DO LUBRIFICANTE


Detergentes: ao que consiste na limpeza das superfcies metlicas; Dispersantes: substncias que mantm em suspenso sedimentos e impurezas. Inibidores de oxidao: impedem a ocorrncia de modificaes qumicas; Inibidores de corroso: diminuem ao de substancias corrosivas. Inibidores de ferrugem: previnem, a ao da umidade. Redutores do desgaste: aumentam a resistncia do leo ao de presses elevadas. Redutores de congelamento: reduz ponto de congelamento.

CLASSIFICAO DOS LEOS

CF-2 leo monograu para uso em motores diesel 2 tempos; CF-4 leo multigrau para motores 4 tempos injeo direta; CG-4 - leo multigrau para motores 4 tempos com menos de 0,5% de enxofre; CH-4 -leo multigrau para motores 4 tempos; CI-4 - leo multigrau para motores 4 tempos com recirculao de gases queimados;

GRAXAS LUBRIFICANTES

So para componentes que no so contidos em carcaas. Lubrificante encorpado com bastante adeso s partes metlicas. Lubrificantes pastosos compostos (semiplsticos) ou de alta viscosidade.

PROPRIEDADES DAS GRAXAS

Ponto de gota: temperatura qual passa do estado pastoso para o estado lquido. Consistncia: mede a dureza da graxa atravs da penetrao de um amostrador padro.

TIPOS DE GRAXAS

Expessante Clcio Sdio

Temperatura Mxima de Uso Prolongado 80oC 120oC

Resistncia gua

Aplicaes Tpicas

Alta Resistncia (repele) Mancais sujeitos a umidade Fraca (emulsiona) Equipamentos industriais antigos com lubrificao frequente Mancais de baixa rotao, aplicaes com umidade. Uso decrescente Aplicaes automotivas e industriais

Alumnio

80oC

Boa Resistncia

Ltio

140oC

Boa Resistncia

TIPOS DE GRAXAS
Aplicao Chassis Classificao NLGI LA Tipo de Servio Servio pouco severo e relubrificao frequente, com ponto de gota mnimo de 80oC Produto tpico Sabo de clcio OU Sabo de ltio

Chassis

LB

Sabo de ltio (com aditivao EP) Servio com altas cargas de choque, grande exposio gua e relubrificao no frequente, com ponto de gota mnimo de 150oC

Cubos de rodas Cubos de rodas Cubos de rodas

GA GB

Servio normal, com ponto de gota mnimo de 80oC Servio severo, com ponto de gota mnimo de 175oC

Sabo de ltio (do tipo aplicaes mltiplas) Sabo de ltio (do tipo mltiplas aplicaes) OU Sabo de ltio (com aditivao EP)

GC

Servio muito severo, em altas temperaturas ou Complexo de ltio em condies do tipo pra-e-anda, com ponto (com aditivao EP) de gota 220oC

LUBRIFICAO DE EQUIPAMENTOS

DEVE-SE TOMAR AS SEGUINTES PROVIDENCIAS COM RELAO A LUBRIFICAO DE MQUINAS E EQUIPAMENTOS Adotar o tipo de leo recomendado para os vrios componentes da mquina; Observar perodos de verificao e troca de leo; leos de qualidade superior mantm os resduos e impurezas em suspenso de modo a contaminar o lubrificante; Se possvel, uniformizar o tipo de leo adotado;

CUIDADOS NA LUBRIFICAO

PARA MANTER A MANUTENABILIDADE SE DEVE ATENTAR-SE AOS SEGUINTES CUIDADOS NA LUBRIFICAO Cuidados com limpeza no sistema de purificao de ar so fundamentais; Evitar mistura de leos de procedncia diversa, pois esses leos podem ter aditivos com incompatibilizem seu uso simultneo. Substituir sistema de limpeza de leo no prazo indicado pelo fabricante. (Filtro de leo) Elaborar plano de manuteno de acordo com manual do equipamento.

Anda mungkin juga menyukai