Anda di halaman 1dari 6

Boletim Interno de Segurana de Vo

Lidando com Cinzas Vulcnicas


O tema Volcanic Ashes raramente abordado no Brasil. Contudo, em 2008, diversos vulces entraram em erupo nos pases vizinhos (como o Chaiten no Chile e o Galeras na Colmbia), gerando nuvens de cinzas vulcnicas e causando o fechamento de vrios aeroportos, como EZE. Nos ltimos dias, a erupo de outro vulco, cerca de 300 km ao sul de Bogot, trouxe tona a importncia de se conhecer os procedimentos adequados em relao a esse problema. As cinzas vulcnicas so pequenos fragmentos de rocha e vidro vulcnico, pontiagudos e abrasivos e que podem desgastar plstico, metal e at vidro. O vo em nuvem de cinzas deve ser evitado a todo custo. Erupes podem lanar material a altitudes superiores a 30000 FT. H relatos de encontros at 72 horas aps a erupo e a mais de 2400 NM da fonte geradora.

Novembro de 2008

oc comanda um Boeing 747-400 novo em folha. A travessia intercontinental transcorre normalmente em um dia claro de inverno. Aps o caf-da-manh, voc inicia os preparativos para a descida. No h NOTAM pertinente e a meteorologia no destino est boa. Ao passar pelo FL260, a aeronave parece ingressar em uma camada de nuvens esparsas. O sol desaparece e tudo fica escuro, exceto por estranhas partculas luminosas no pra-brisa. Sua primeira reao sair dessa situao comandando CLB Thrust para subir. Os motores aceleram normalmente at o limite de N1 e a aeronave inicia a subida. Segundos depois, o Fire Warning Bell soa nervosamente e a luz CARGO FIRE FWD ilumina-se por um segundo. Nesse momento, os quatro motores reduzem para cerca de 45% de N1. As manetes de potncia no respondem e o stick shaker soa de forma intermitente. Voc percebe que se trata de um ALL ENGINES FLAME OUT, porm, ainda no sabe o motivo. E ainda: que relao isso teria com o aviso de fogo? E com o stick shaker? Um forte cheiro de enxofre e uma nuvem de poeira adentram a cabine. OXYGEN MASKS and SMOKE GOGGLES ON, voc determina. Sem motores no h pressurizao e nem geradores. A aeronave comea a descer com uma razo inicial de 1500 FT/min. Voc solicita recall items para o procedimento de restart dos reatores. O EGT sobe mais rpido do que deveria em todos eles. Nova tentativa. Outra. Mais uma. Os altmetros indicam friamente que suas opes esto acabando. Somente na stima tentativa, os motores 1 e 2 reacendem e a aeronave nivela a 13000 FT. Pouco tempo depois, os reatores 3 e 4 voltam a funcionar. Voc executa a aproximao e pousa com segurana em seu destino.
444444

Cinzas Vulcnicas: ameaa invisvel ao Weather Radar

ocorreu em um vo entre Amsterdam e Anchorage, em dezembro de 1989: o 747 ingressara nas cinzas da erupo do Mt. Redoubt. Apesar do susto, os 231 passageiros e 14 tripulantes saram ilesos. Contudo, os danos foram extensos. Os motores tiveram que ser substitudos e a manuteno teve bastante trabalho para trocar windshields, probes, sistemas de pressurizao e de ar-condicionado. Tambm foi preciso reparar o sistema hidrulico e o eltrico, limpar a poeira do interior da aeronave e dos tanques de combustvel. Na poca, o fato foi amplamente divulgado na mdia. Ao menos trs empresas interromperam as operaes na regio at que as condies melhorassem. Os pilotos do jato relataram s autoridades que no haviam visto as cinzas e que o radar tambm no as detectara. Envolvidos na investigao disseram que o avio parecia ter passado por uma mquina de jateamento de areia.

Ameaa Invisvel
Como os atuais radares de bordo no conseguem detectar essa ameaa, os pilotos precisam estar atentos e buscar informaes precisas sobre reas de presena potencial ou observada de nuvens vulcnicas. Tambm importante que conheam as tcnicas para o caso de encontro inadvertido.

Isso parece relato de pesadelo de piloto, mas um fato real. Foi mais ou menos o que

Boletim Interno de Segurana de Vo


Novembro de 2008

Boa parte da informao atual sobre vulces j est disponvel h tempos. Contudo, a indstria da aviao s iniciou uma aproximao com a comunidade cientfica aps a erupo de Mt. Redoubt. Em conferncia internacional em 1991, cientistas vulcanlogos e membros da comunidade aeronutica uniram-se para tentar definir que tipo de informao era realmente til para a aviao, como essa informao poderia ser distribuda, e que rgos deveriam distribu-la. Um dos resultados desse encontro a existncia hoje dos Volcanic Ash Advisory Centers (VAAC). Os nove VAAC existentes hoje so elementos de ligao importante entre observatrios, agncias meteorolgicas, ATC e operadores. Tais centros tm a funo de alertar os Meteorological Watch Offices (MWO), que, por sua vez, emitem mensagens de alerta (Volcanic Ash SIGMET) para sua rea de responsabilidade. A maior disponibilidade de satlites e a tecnologia para traduzir dados em informaes teis para os operadores tm reduzido o nmero de encontros com cinzas vulcnicas.

no muito freqente, uma preocupao real. Nuvens de erupes recentes contm alta concentrao de cinzas, capazes de causar perda total de potncia em menos de um minuto! Os danos ao motor ocorrem principalmente por causa da eroso de partes mveis e/ou bloqueio parcial ou total dos bicos injetores de combustvel. Os motores esto sujeitos a maiores riscos de danos quando em regimes de alta potncia, pois as temperaturas internas podem exceder o ponto de fuso do material de vidro vulcnico. Nesse caso, essas partculas derretem-se na seo quente do motor e, ao passar pelas rodas da turbina, esse material sofre abrupto resfriamento e adere s turbine vanes, perturbando o fluxo de ar proveniente da cmara de combusto. Esse distrbio de fluxo pode causar stall e conseqente aumento de EGT do motor. A aviao registra pelo menos dois outros 747 que adentraram inadvertidamente em nuvem vulcnica e perderam todos os motores. Nos dois casos, os motores foram reacionados e as aeronaves pousaram em segurana. Todavia, a experincia mostra que os danos causados por tal evento no se limitam aos motores e incluem diversas partes da aeronave, como pra-brisa, pitots, lentes dos faris, luzes de navegao, bordo de ataque de empenagem e asas, etc. Tambm pode ocorrer contaminao de diversos sistemas.

Os nove VAAC ao redor do mundo: informaes detalhadas sobre os centros, incluindo contatos, esto disponveis no http://www.ssd.noaa.gov/VAAC/

A regio do Pacfico conhecida como Anel de Fogo apresenta uma das maiores concentraes de vulces em todo o mundo, com mais de 100 vulces ativos. Mais de 80 aeronaves reportaram encontros com nuvens vulcnicas entre 1980 e 2000, com conseqncias variando desde o desgaste prematuro dos motores, at Loss of Thrust on All Engines.

Anel de Fogo: os vulces ativos do Pacfico

Danos Aeronave
Deteriorao do desempenho dos motores A perda parcial ou total de potncia dos motores por ingesto de cinzas e detritos, embora

Contaminao de Sistemas As cinzas vulcnicas so muito finas (at 1 mcron) e podem facilmente penetrar at mesmo em compartimentos bem selados. Alm disso, essas nuvens tm alta carga de eletricidade esttica, o que torna difcil a sua remoo de componentes eletrnicos. Os depsitos de cinza

Boletim Interno de Segurana de Vo


Novembro de 2008

tambm so higroscpicos, isto , absorvem gua e causam curto-circuito e falhas intermitentes nos equipamentos eletrnicos (por esse motivo ocorreu o stick shaker no B747 de Anchorage). Depsitos mais densos de cinzas podem travar bleed valves e entupir filtros, causando a despressurizao da aeronave. A poeira tambm pode obstruir pitots e tomadas estticas.

vulces em atividade que possam afetar a operao. Para avaliar eventuais ameaas vulcnicas nas rotas operadas pela empresa, as seguintes fontes de informao podem ser usadas: - Air Information Service (Sala AIS), para NOTAMs ativos; - Organizaes internacionais, como ICAO, IATA, NOAA, etc. Os pilotos recebero as informaes necessrias no briefing com os DOVs. Caso julgue necessrio, o piloto tambm pode entrar em contato com o Piloto Coordenador para informaes diversas relativas ao vo ou rota pretendida
Motor visto em corte: como o dano ocorre
Partculas abrasivas podem desgastar as ps do compressor, reduzindo sua eficincia. Partculas de vidro vulcnico atingiro seu ponto de fuso na cmara de combusto, se regimes de alta potncia forem empregados.

Estratgias de Preveno
Prevenir o vo em ambientes de risco potencial requer diversas aes de planejamento: - O Despacho Operacional deve fornecer aos pilotos todas as informaes, como por exemplo: vulces em erupo ou com potencial de entrar em erupo; cartas de vento; NOTAMs e SIGMETs ativos, cartas e observaes de eventuais nuvens de cinzas que possam afetar alguma rota em particular; suspenso de rotas afetadas; ativao de rotas de contingncia, etc.; - Nos treinamentos em simulador, deve-se dar ateno especial situao de LOSS OF THRUST ON BOTH ENGINES. Ex: demonstrar a caracterstica de acelerao lenta dos motores no racionamento aps ingesto de cinzas vulcnicas. - importante que os pilotos reportem indcios de nuvens vulcnicas ao ATC. Existe um formulrio padro para isso, o ICAO special air-report of volcanic activity form (model VAR). Essas informaes esto no Jeppesen, sees ATC (pg. 455 e 456) e Meteorology (pg. 6 e 56); - A atividade vulcnica geralmente apresenta uma srie de erupes, separadas por apenas algumas horas. Portanto, a atualizao dos dados em vo de fundamental importncia, pois as condies podem mudar rapidamente. - As tripulaes devem sempre voar pelo menos 20 NM a barlavento (lado de onde vem o vento) em relao a cinzas e poeira vulcnica, lembrando que o radar no eficaz em identificar cinzas e pequenas partculas de poeira. Na GOL/VRG, os DOVs no CCO, DOs e bases fora do Brasil so responsveis por coletar, compilar e atualizar informaes relativas a

Como a temperatura nas turbinas menor, o material derretido se solidificar e poder depositar-se nas turbine vanes.

Reconhecimento da Situao
Vos noturnos ou em condies de vo de instrumentos (IMC), so mais susceptveis ao encontro com cinzas vulcnicas, pois o radar de bordo no as detecta. Baixas concentraes de cinzas podem no ser percebidas visualmente, mesmo durante o dia. Algumas pistas de que a aeronave est penetrando em rea de cinzas so: Odor: Ao adentrar uma nuvem vulcnica, os tripulantes freqentemente percebem cheiro de fumaa ou enxofre, similar ao de fogo eltrico; Indicated Airspeed (IAS): As cinzas podem obstruir os pitots e as indicaes de velocidade podem diminuir ou flutuar aleatoriamente.

Boletim Interno de Segurana de Vo


Novembro de 2008

Nvoa: Em seus relatos, a maioria dos tripulantes disse que uma nvoa tomou conta da aeronave. Rapidamente, possvel perceber uma camada de poeira depositar-se sobre as superfcies; Alteraes nas condies do motor: Surging, tailpipe fire e flameouts podem ocorrer. As indicaes de EGT podem alterar-se rapidamente. Pressurizao: A presso da cabine pode variar. Pode haver perda de pressurizao por travamento das bleed valves. Descargas de esttica: Pode ocorrer fenmeno similar ao Fogo de Santelmo. Centelhas azuladas podem surgir no pra-brisa e um brilho branco pode ser visto no bordo de ataque das asas e entrada dos motores.

de despressurizao, NO ative as mscaras dos passageiros, pois elas no evitam que se inspire ar contaminado. Elas sero automaticamente acionadas caso a cabine ultrapasse 14000FT. 3. Desligue o Autothrottle: Isso garante que os motores permaneam na posio comandada. As cinzas, ao penetrarem no motor podem ocasionar surge. Ao limitar o nmero de ajustes de potncia, h mais chances de recuperao do motor. 4. Reduza thrust para idle imediatamente: Em Idle, os motores tendem a sofrer menor acmulo de partculas nas turbinas e outros componentes da seo quente, mas continuar a produzir electrical power, bleed air para pressurizao, e fora hidrulica para controle da aeronave. 5. Use Ignio: Acione Start Switches em FLT. Isso garante que os dois ignitores atuem continuamente, reduzindo o risco de flame out. Caso os motores se apaguem, ou apresentem stall, siga os procedimentos adequados. Durante o restart, fatores combinados de high altitude e ingesto das cinzas, fazem com que os motores acelerem lentamente para Idle. Se a partida no for bem sucedida, repita o procedimento. Lembrese que a aeronave pode estar fora do Start Envelope se o evento ocorrer em cruzeiro. 6. Use ENG e WING ANTI-ICE e PACKS HIGH: O aumento de bleed dos motores aumenta a razo combustvel/ar na cmara de combusto e reduz a possibilidade de surge e/ou flameout. 7. Se possvel, acione a APU: A APU pode alimentar sistemas crticos caso ocorra falha em todos os reatores. A APU tambm pode ser utilizada para o ENGINE IN-FLIGHT START, utilizando-se Bleed Air. 8. Monitore a Exhaust Gas Temperature (EGT): Devido ao acmulo de detritos no interior do motor, pode ocorrer rpido aumento de EGT, atingindo os limites operacionais. A tripulao no deve permitir que isso ocorra (o EEC do 737NG s previne que esses limites sejam excedidos em partidas no solo). Efetue o shutdown do motor e tente novo procedimento se o motor no acelerar ou se aproximar dos limites de EGT.

Visto do espao: Monte Cleveland em erupo (2006).

Procedimentos Recomendados
Siga sempre o Volcanic Ash NNC 1. Abandone as cinzas imediatamente: Uma imediata curva descendente de 180 a melhor maneira de se sair das cinzas. Como as nuvens podem estender-se por centenas de milhas, jamais tente atravess-las. No tente subir para passar por cima da nuvem, pois a maior potncia aumenta a temperatura do motor e o eventual acmulo de detritos nas turbinas, podendo ocasionar perda total de potncia. 2. Se necessrio, use oxignio a 100% e smoke goggles: A tripulao deve usar oxignio caso perceba poeira na cabine. Exceto em caso

Boletim Interno de Segurana de Vo


Novembro de 2008

9. Monitore airspeed e pitch: Como pitots e tomadas estticas pode estar obstrudos, as indicaes de velocidade podem tornar-se no confiveis. Nesse caso, siga o procedimento de AIRSPEED UNRELIABLE.

Alguns Eventos Famosos


1980 Mt. St. Helens, E.U.A.: Um B727 e um DC-8 encontraram nuvens durante essa grande erupo. As aeronaves sofreram danos em vrios sistemas, mas conseguiram pousar em segurana, apesar da visibilidade prejudicada por danos no pra-brisa. 1982 Galunggung Volcano, Indonsia: Em 6 de junho, um 747 da British Airways, mergulhou 30000 FT antes que a tripulao conseguisse reacender os motores e efetuar pouso de emergncia em Jacarta. Nenhuma das 240 pessoas a bordo se feriu. Esse vulco foi responsvel por mais dois incidentes no mesmo ano. Em 15 de junho, um 747 da Singapore, desceu mais de 7000 FT, devido perda parcial de potncia. A tripulao no viu a nuvem. Aps executar os procedimentos previstos, pousou em segurana em Jacarta. Ningum se feriu. Outra aeronave perdeu potncia em todos os motores e desceu de 36000 FT para 12500 FT antes que os reatores pudessem ser reaciondados. A aeronave, em vo de Kuala Lumpur para Perth alternou Jacarta e pousou em segurana, apesar de grandes danos aos motores. 1989 Mt. Redoubt, E.U.A.: Alm do exemplo j citado, do 747 que perdeu todos os motores, outras aeronaves encontraram cinzas dessa erupo. Nesses casos, os danos s foram pequenos porque os operadores j haviam sido alertados. Alguns operadores continuaram seus vos aps desenvolver processos para identificar com segurana a localizao das nuvens. 1991 Mt. Pinatubo, Philippines: Mais de 20 encontros com cinzas vulcnicas ocorreram aps a erupo do Mt. Pinatubo, considerada a maior erupo em mais de 50 anos. Prever onde a nuvem poderia ser encontrada tornou-se um desafio, pois a rea atingida era enorme. Vos comerciais e operaes militares foram afetados. Por precauo, um operador americano manteve suas aeronaves em Manila por vrios dias. 1997 Mt. Popocatepetl, Mxico: Esse vulco afetou diversos vos em 1997 e 1998. Os danos foram pequenos, mas o aeroporto da Cidade do Mxico ficou fechado por at 24 horas em virtude da visibilidade reduzida.

Recomendaes em Solo
Operaes em aeroportos contaminados por cinzas vulcnicas devem ser evitadas. Se a operao for necessria realmente, as seguintes recomendaes devem ser adotadas: - Se necessrio o pernoite em aeroporto contaminado, motores e sistema pitot/esttico devem ser protegidos por capas adequadas; - Ateno limpeza da aeronave antes do vo, pois as cinzas podem contaminar peas lubrificadas, penetrar selos, motores, sistemas, probes, e todos os outros orifcios da aeronave; - Antes da partida, gire os motores com o starter por 2 minutos (aguarde 5 minutos para a partida, devido limitao de tempo do starter); - No acione wipers para remoo de poeira dos pra-brisas, pois as partculas riscaro o vidro; - Em solo, use APU apenas para engine starts. No use APU para ar-condicionado e/ou energia eltrica. Se possvel, use fonte pneumtica externa para acionar os motores; - Mantenha as Engine Bleed Valves fechadas durante o txi; - Evite potncia acima de Idle durante o txi. Para iniciar o movimento, avance as manetes suavemente. Evite curvas fechadas, pois elas exigem maior potncia; - Se possvel, use a tcnica de rolling takeoff; Para efeitos de performance de decolagem/pouso, considere a pista como WET (em caso de cinzas secas) ou como SLUSH CONTAMINATED (em caso de cinzas molhadas). A eficincia de frenagem ser prejudicada pela camada de cinzas sobre a pista.
Referncias utilizadas:
- Jeppesen Airway Manual; - FSM (GOL/VRG), FCTM, FCOM, QRH (737-300 e NG); - Boeing Aero Magazine: www.boeing.com/commercial/aeromagazine/aero_09/volcanic.html - Airbus FOBN 01 SEP 2006; - Artigo: 747 Encounter with a volcanic ash cloud, by Carl Tenning; - Artigo: Jet lands safely after engines stop in flight through volcanic ash, by Richard Witkin.

Boletim Interno de Segurana de Vo


Novembro de 2008 B737 VOLCANIC ASH Non Normal Checklist Unannunciated / Engines 300 7.32 / 7.33 NG 7.26 / 7.27

Ateno: Material meramente ilustrativo. Pode no contemplar ltimas revises.

Nota: Os checklists do 737-300 e NG so similares.

444444

Todo acidente pode e deve ser evitado!!!


SIPAER VRG Linhas Areas Grupo GOL SAODX - Assessoria de Segurana de Vo safety@golnaweb.com.br (11) 5098 2168 / 2174 / 2166 / 2110
O presente Boletim uma compilao de informaes disponibilizadas por autoridades aeronuticas nacionais e internacionais, fabricantes, operadores, etc. O objetivo do texto introduzir e/ou revisar procedimentos e padres operacionais, tcnicas de vo, melhores prticas e de fatores humanos para aumentar a conscincia em relao a temas importantes para a Segurana de Vo. Contudo, o contedo aqui apresentado no deve substituir nenhuma legislao, regulamentao, ou manuais operacionais em vigor. Em caso de conflito, os documentos oficiais, AFM / MEL / FCOM / QRH / FCTM, devem sempre prevalecer. No interesse da Segurana de Vo, o presente Boletim pode ser reproduzido, ou traduzido, em sua totalidade ou em parte, em toda em qualquer mdia, desde que a fonte seja citada. Vetado uso comercial. A GOL no pode ser responsabilizada pelo uso desse Boletim.

Anda mungkin juga menyukai