Anda di halaman 1dari 23

GER-3569F

MATERIAIS E REVESTIMENTOS AVANADOS DE TURBINAS A GS


P.W. Schilke GE Power Systems Schenectady, NY

INTRODUO
Os materiais avanados GE formam a base para melhorias importantssimas na rea de turbinas a gs melhorias que esto definindo novos marcos no oferecimento ao cliente dos mais eficientes sistemas movidos a combustvel para gerao de energia disponveis no mercado. Potncias de ciclo combinado de at 60% podem agora ser atingidas devido ao aumento na temperatura de combusto associado a projetos de sistemas com componentes mais eficientes. Os aperfeioamentos sucessivos feitos pela GE prometem que esta dcada testemunhar avanos contnuos na rea de turbinas a gs com temperaturas de combusto, presses e sadas mais elevadas. Este artigo descreve a evoluo de solues para questes que, no passado, eram vistas como demandas incompatveis do mercado: altas temperaturas de combusto e vida prolongada, proteo contra corroso provocada por ar e combustveis contaminados e maior eficincia com relao flexibilidade dos combustveis. Ele se concentra nos avanos feitos na rea de componentes para trajetos de gases quentes, j que estes geralmente constituem a parte mais importante da turbina a gs. As melhorias nas reas de superligas e processamento permitem hoje que os componentes para trajetos de gases quentes operem na combusto de turbinas a gs avanadas em temperaturas aumentadas por muitos milhares de horas sob condies severas de esforos centrfugos, trmicos e vibratrios. Tambm so discutidas melhorias recentes em compressores e rotores. Os engenheiros da GE continuam lderes no estudo e no desenvolvimento da tecnologia de materiais para turbinas a gs porque podem canalizar conhecimentos dos laboratrios de uma das empresas mais diversificadas do mundo, com produtos que variam de motores de avies a plsticos de alta tecnologia. Eles usaram esses recursos e dados coletados de mais de 5.000 turbinas a gs em operao sob diversos climas e com uma ampla variedade de combustveis para garantir o desempenho dos materiais sob condies severas.

FILOSOFIA DOS MATERIAIS


A filosofia principal construir uma mquina confivel, eficiente e econmica para o servio pretendido. Sempre que possvel, so usados materiais padro com histrico de aplicao bem-sucedida. Em muitos casos, usada tecnologia testada em aplicaes de turbinas de avies ou a vapor. No entanto, muitas vezes os requisitos exclusivos dos componentes de trajetos de gases para trabalho pesado demandam materiais e processos especiais. Atravs do trabalho conjunto com fornecedores de ligas e de componentes associado ao desenvolvimento interno de programas por parte da GE, foram desenvolvidas ligas e processos para suprir as necessidades da indstria de turbinas a gs. A primeira fase de um programa de desenvolvimento de materiais dispendiosa e demorada. Primeiramente, filtra-se o que h de novo em idias e avanos para selecionar aqueles com o maior potencial para atender aos objetivos do projeto. Segue-se uma fase de testes exaustivos visando assegurar o desempenho satisfatrio dos materiais em turbinas a gs para trabalho pesado por dezenas de milhares de horas. So realizados testes prolongados de deformao nas temperaturas de operao esperadas para caracterizar o desempenho das ligas. Alm disso, as avaliaes laboratoriais normalmente incluem itens como testes de tenso, ruptura, fadiga nos ciclos baixo e alto, fadiga trmico-mecnica, rigidez, resistncia corroso/oxidao, testes de produo/ processamento e determinaes completas de propriedades fsicas. Essa fase de testes pode durar vrios anos para um material novo de um injetor ou de uma p. Aps os testes de laboratrio, chega-se fase da experincia real com a operao da mquina, o melhor e definitivo teste do novo material, com a cooperao de clientes da GE. So instalados testes de campo de arco-ris nas mquinas dos clientes para comparao detalhada com o material da linha bsica atual.

GER-3569F
Mais de 50 arcos-ris foram instalados desde os anos 50, abrangendo materiais para lminas de compressores, revestimentos de compressores, combustores, injetores, revestimentos de injetores, ps e revestimentos de ps. Praticamente todos os materiais aperfeioados que hoje so considerados padro para trajetos de gases quentes, foram testados em rotores de arco-ris antes de entrarem em atividade. Normalmente, os materiais de arco-ris so removidos e avaliados periodicamente e substitudos por componentes padro. Os testes de arco-ris atuais incluem revestimentos de ps e de injetores, componentes de combusto e materiais para ps e injetores. Os testes com rotores de arco-ris, incluindo os testes prolongados de laboratrio, constituem o fundamento da filosofia do desenvolvimento de materiais. Eles proporcionaram um fluxo contnuo de materiais e processos cuidadosamente desenvolvidos para turbinas a gs GE para trabalho pesado. Depois de um material ter sido testado em um rotor de arco-ris, sua produtibilidade verificada atravs de testes exaustivos de qualificao e da avaliao de grupos pilotos. Os componentes devem continuar a cumprir rigorosos requisitos de testes de produo nodestrutivos e destrutivos. realizado um trabalho abrangente junto aos fornecedores visando qualificar os componentes que usam um novo material. Durante esse tempo, os componentes de teste so testados destrutivamente e analisados para determinar se as propriedades cumprem os requisitos definidos pelas especificaes da GE. Centenas de peas fundidas de ps e de injetores e muitas rodas forjadas foram desmontadas para anlise, a fim de verificar se o processamento (material de partida, parmetros de fundio/forjamento, tratamento trmico, etc.) est correto. Depois que o fornecedor se torna qualificado, os processos usados para fabricar esse componente so congelados para produo e no podem ser alterados sem aprovao da GE. Uma vez em produo, as amostras feitas com certas peas forjadas e fundidas selecionadas so testadas destrutivamente para garantir o cumprimento das especificaes. Os componentes giratrios crticos so submetidos a tcnicas de inspeo no-destrutiva, tais como exames com ultrasom, lquido penetrante, partculas magnticas e raio-X, dependendo do componente. Tambm so feitos testes de verificao nos componentes mais importantes. Essa filosofia de desenvolvimento de materiais e qualificao de produo existe desde que a GE iniciou a construo de turbinas a gs nos anos 50 e continuar no futuro para atender s necessidades de materiais aperfeioados em mquinas novas e com altas taxas.

PS E INJETORES DE TURBINAS
Processamento
A GE tem utilizado injetores e ps de fundio revestida fabricados pela tcnica de cera perdida desde meados dos anos 60. Esse processo de fundio permite o uso de ligas de difcil moldagem ou usinagem e possibilita grande flexibilidade no projeto para esquemas de resfriamento interno. Por exemplo, a criao de ncleos de cermica muito usada nessas peas fundidas para formar passagens de resfriamento de ar e permitir a reduo de peso. A maioria das peas fundidas para injetores e ps usadas pela GE so feitas com o uso do processo convencional de revestimento de fundio equiaxial. Nesse processo, o metal fundido derramado em um molde de cermica a uma presso inferior a 10-2 torr (10-2 mm Hg). Na maioria das vezes usado vcuo, exceto no caso de algumas ligas de cobalto, para impedir que os elementos altamente reativos existentes nas superligas reajam com o oxignio e o nitrognio do ar. Com o controle adequado das condies trmicas do metal e do molde, o metal fundido se solidifica da superfcie para o centro do molde, criando uma estrutura equiaxial. Para impedir a porosidade causada pela retrao, toma-se muito cuidado para permitir a alimentao correta do metal fundido para a fundio durante o processo de solidificao. Diversas ps e injetores de fundio revestida foram produzidos nos ltimos 30 anos. Os exemplos nas figuras 1 e 2 indicam a flexibilidade do processo de acomodao s variaes de projeto e de tamanho.

GER-3569F
A solidificao direcional (DS Directional Solidification) tambm est sendo empregada para produzir injetores de tecnologia avanada. Usada inicialmente em motores de avies h mais de 25 anos, ela foi adaptada para uso em grandes aeroflios atravs dos esforos da GEPG e de seus fornecedores, h vrios anos. Atravs do controle rigoroso sobre os gradientes de temperatura, desenvolvida uma frente de solidificao planar no injetor, e a pea solidificada movendo essa frente planar longitudinalmente em toda a sua extenso. O resultado um injetor com uma estrutura de gros orientados paralelamente ao eixo principal da pea e que no apresenta limites transversos de gros. A eliminao desses limites transversos de gros confere fora de deformao e de ruptura adicional liga, e a orientao da estrutura de gros possibilita um mdulo favorvel de elasticidade na direo longitudinal para aperfeioar a resistncia fadiga. Mais recentemente, a GEPG trabalhou com seus fornecedores para desenvolver grandes peas fundidas monocristalinas que oferecem benefcios adicionais de deformao e fadiga atravs da eliminao dos limites de gros.

Figura 1. Ps de fundio revestida

Figura 2. Injetores de fundio revestida

Figura 3. Ps solidificadas direcionalmente

GER-3569F
A p MS5002C solidificada direcionalmente foi a primeira p de uma grande turbina a gs DS com base em terra feita em uma base de produo e est em servio comercial desde 1989. A Figura 3 mostra trs exemplos recentes de ps direcionalmente solidificadas do estgio 1: uma MS9001FA, uma MS7001FA e uma MS6001FA. Todas esto delineadas para mostrar a estrutura direcional de gros. Operaes secundrias incluem usinagem eletromecnica e de descarga eltrica, revestimento duro em alguns componentes e retfica convencional ou por avano de deformao. Esses processos e revestimentos subseqentes para proteo contra corroso e oxidao so totalmente qualificados para cada projeto a fim de garantir que a qualidade metalrgica seja mantida, que no sejam introduzidas tenses residuais adversas e que as propriedades gerais no sejam degradadas. Alm disso, os componentes tipo rabos-de-andorinha recebem jatos com granalha para fornecer tenses residuais abrangentes para maior resistncia fadiga. limitador na mquina. Desde 1950, a capacidade de temperatura do material das ps da turbina aumentou cerca de 850F (472C), aproximadamente 20F (10C) por ano. A importncia desse aumento pode ser apreciada observando-se que um aumento de 100F (56C) na temperatura de combusto da turbina pode proporcionar um aumento correspondente de 8% a 13% na sada e uma melhora de 2% a 4% na eficincia em ciclo nico. Os avanos em ligas e processamento, embora dispendiosos e demorados, proporcionam incentivos significativos com o aumento na densidade da potncia e na eficincia. A Figura 4 mostra a tendncia da temperatura de combusto e a capacidade de liga das ps. A composio das ligas novas e convencionais abordadas mostrada na Tabela 1. Os aumentos na capacidade de temperatura das ligas das ps respondeu pela maior parte do aumento da temperatura de combusto at os anos 70, quando o resfriamento a ar foi introduzido, o que desatrelou a temperatura de combusto da temperatura do metal das ps. Alm disso, com as temperaturas do metal aproximando-se da faixa de 1.600F (870C), a corroso quente das ps tornou-se mais limitadora da vida til do que a resistncia at a introduo dos revestimentos protetores.

Materiais para ps
A p do estgio 1 deve suportar a mais severa combinao de temperatura, tenso e ambiente; geralmente, o componente

Figura 4. Tendncia da temperatura de combusto e capacidade do material das ps

GER-3569F
Durante os anos 80, a nfase voltou-se para duas reas principais: processamento aprimorado para alcanar maior capacidade da liga das ps sem sacrificar a resistncia corroso por parte da liga e tecnologia avanada de resfriamento a ar, altamente sofisticada, para alcanar a capacidade de temperatura de combusto necessria nova gerao F de turbinas a gs (Figura 5). O uso de resfriamento a vapor para aumentar ainda mais as eficincias de ciclo combinado ser realizado nos anos 90. Todas as ligas de ps de turbinas a gs GE so superligas fundidas a vcuo, base de nquel, fortalecidas atravs de tratamentos trmicos de solues e temperados por precipitao. A Figura 6 mostra a resistncia ruptura por esforo dessas ligas e das superligas usadas para aplicaes de injetores: GTD-222, FSX-414 e N-155. Essa comparao apresentada na forma do esforo necessrio ruptura como uma funo de um parmetro que relaciona tempo e temperatura (o Parmetro de Larson-Miller).

TABELA 1. LIGAS DE ALTA TEMPERATURA


COMPONENTE Cr PS U500 RENE 77 (U700) IN738 GTD111 INJETORES X40 X45 FSX414 N155 GTD-222 COMBUSTORES SS309 HAST X N-263 HA-188 RODAS DA TURBINA LIGA 718 LIGA 706 Cr-Mo-V A286 M152 LMINAS DO COMPRESSOR AISI 403 AISI 403 + Cb GTD-450 18,5 15 16 14 25 25 28 21 22,5 23 22 20 22 19 16 1 15 12 12 12 15,5 Ni BAL BAL BAL BAL 10 10 10 20 BAL 13 BAL BAL 22 BAL BAL 0,5 25 2,5 6,3 Co 18,5 17 8,3 9,5 BAL BAL BAL 20 19 1,5 20 BAL Fe 0,2 1 1 1 BAL BAL 1,9 0,4 1,5 18,5 37,0 BAL BAL BAL BAL BAL BAL W 2,6 3,8 8 8 7 2,5 2,0 0,7 14,0 Mo 4 5,3 1,75 1,5 3 2,3 9 6 3,0 1,25 1,2 1,7 0,8 Ti 3 3,35 3,4 4,9 1,2 2,1 0,9 1,8 2 Al 3 4,25 3,4 3,0 0,8 0,4 0,5 0,3 Cb 0,9 5,1 2,9 0,2 V 0,10 0,25 0,25 0,3 C 0,07 0,07 0,10 0,10 0,50 0,25 0,25 0,20 0,008 0,10 0,07 0,06 0,05 0,03 0,03 0,30 0,08 0,12 0,11 0,15 0,03 B 0,006 0,02 0,001 0,01 0,01 0,01 0,01 1,00 0,005 0,01 0,006 Ta 1,75 2,8 -

Este um dos vrios parmetros importantes do projeto que devem ser atendidos para garantir o desempenho adequado da liga em uma aplicao de injetor, especialmente para uma vida til longa. A resistncia deformao, a fadiga nos ciclos alto e baixo, a fadiga trmica, a resistncia tenso e a ductilidade, a resistncia ao impacto, a resistncia corroso quente e oxidao, a produtibilidade, a revestibilidade e as propriedades fsicas tambm devem ser consideradas. Figura 5. Tecnologia avanada de resfriamento a ar

GER-3569F
durante uma vida fixa. A Figura 7 mostra a vantagem do GTD-111 solidificado direcionalmente em comparao com o equiaxial. Essa vantagem deve-se eliminao dos limites transversos de gros da p, o ponto fraco tradicional na microestrutura. Alm da melhoria na resistncia deformao, o GTD-111 DS apresenta mais de 10 vezes o controle de fadiga ou fadiga trmica em comparao ao GTD-111 equiaxial. A resistncia ao impacto do GTD-111 DS tambm superior do equiaxial, mostrando vantagem de mais de 33%.

Figura 6. Comparao de ruptura por esforo materiais para ps e injetores

Ps equiaxiais GTD-111 Ps de GTD-111 solidificadas direcionalmente


O material da p do estgio 1 atualmente em produo o GTD-111 solidificado direcionalmente. o mesmo GTD-111 equiaxial, exceto pelo controle mais severo sobre a composio qumica da liga. Esse material da p atualmente usado nas turbinas 6FA, 7FA e 9FA, nas turbinas 6B, 9EC, 7EA e nas turbinas 5/2C, D e 3/2J com altas taxas. O GTD-111 DS tambm est sendo aplicado nas ps dos estgios 2 e 3 das turbinas a gs 7FA e 9FA. O GTD-111, a liga bsica usada para as aplicaes de DS e equiaxiais, foi desenvolvido e patenteado pela GE em meados dos anos 70. Ele apresenta aumento de aproximadamente 35F (20C) em resistncia ruptura na forma equiaxial, em comparao ao IN-738. O GTD-111 tambm superior ao IN-738 em resistncia fadiga de ciclo baixo. Ao mesmo tempo, o GTD-111 possui resistncia corroso comparvel ao IN-738, o padro de corroso reconhecido pela indstria. O projeto dessa liga foi nico no sentido de utilizar estabilidade de fase e outras tcnicas de prognstico para equilibrar os nveis de elementos crticos (Cr, Mo, Co, Al, W e Ta), mantendo assim a resistncia corroso quente do IN-738 em nveis mais altos de tenso sem comprometer a estabilidade da fase. Os mesmos princpios usados para aprimorar a fusibilidade do IN-738 foram tambm incorporados ao GTD-111. Foi feito um esforo substancial para sintonizar o GTD-111 para que ele pudesse ser usado para fabricar ps de fundio revestida de alta qualidade. Durante essa fase do desenvolvimento da liga/processo, foi feito um grande nmero de testes, representando o alcance dos tamanhos de ps desejados. Primeiramente, esses testes ficaram restritos s partes do estgio 1; mais recentemente, expandiram-se e o GTD-111 est agora sendo usado nas ps maiores, do estgio posterior. Durante todos esses testes de produtibilidade, as ps foram feitas, testadas de forma nodestrutiva e muitas delas foram desmontadas para determinar as propriedades. Essas avaliaes proporcionaram o retorno necessrio otimizao do processamento dessas partes.

Figura 7. GTD-111 solidificado direcionalmente vs. equiaxial Como discutido anteriormente, o uso de GTD-111 solidificado direcionalmente resulta em um aumento substancial na resistncia deformao ou na tenso tolervel

GER-3569F Ps de IN-738
O IN-738 tem sido o material usado para ps do estgio 1 em todos os modelos construdos entre 1971 e 1984, quando o GTD111 foi introduzido. Alm disso, o IN-738 tem sido usado nos ltimos anos como material para ps do estgio 2 nos modelos de trs estgios MS6001, MS7001 e MS9001. O IN738 conhecido como pertencente a uma classe muito pequena de modernas superligas que apresentam uma notvel combinao de resistncia tenso por temperatura e corroso quente. O equilbrio dessas duas propriedades foi timo para aplicaes de turbinas a gs para trabalho pesado. Ele foi criado especificamente para aplicao em turbinas terrestres, em oposio ao uso em aviao. O IN-738 foi o primeiro material para ps fundidas usado pela GE nas turbinas a gs para trabalho pesado sem uso anterior em aplicaes de turbinas a gs para avies. O IN-738 foi desenvolvido inicialmente pela International Nickel Company, mas sua composio qumica foi posteriormente modificada pela GE para aprimorar sua fusibilidade. Isso, juntamente com o trabalho considervel na modificao das tcnicas de fundio propriamente ditas, permitiu a adoo comercial de uma liga cuja fundio, de outro modo, teria sido classificada como praticamente impossvel em escalas elevadas. Esse trabalho permitiu a aplicao bem-sucedida do IN-738 durante os ltimos 20 anos nas turbinas a gs GE. Na verdade, essa liga hoje usada em toda a indstria de turbinas a gs para trabalho pesado. pelo controle da orientao do cristal, podem proporcionar um equilbrio timo de propriedades. Em material monocristalino, todos os limites de gros so eliminados da estrutura do material e produzido um monocristal com orientao controlada em forma de aeroflio. Eliminando todos os limites de gros e os aditivos de resistncia desses limites, pode ser alcanado um aumento substancial no ponto de fuso da liga, proporcionando assim um aumento correspondente na resistncia alta temperatura. A deformao transversa e a resistncia fadiga so aumentadas, em comparao s estruturas equiaxiais ou DS. A GE Aircraft Engines tem aplicado tecnologia de ps monocristalinas por mais de 10 anos em motores de avies. A vantagem das ligas monocristalinas em comparao com as ligas equiaxiais e DS no aspecto da Fadiga de Ciclo Baixo (LCF - Low-Cycle Fatigue) mostrada na Figura 8. A GE est atualmente avaliando e testando em rotor de arco-ris algumas dessas ligas monocristalinas para aplicao na prxima gerao de turbinas a gs. As melhorias em andamento e projetadas na rea das capacidades dos materiais para ps so ilustradas na Figura 9. Juntamente com revestimentos aprimorados, esses novos materiais para ps proporcionaro capacidade de desenvolvimento contnuo para as turbinas a gs GE nos prximos anos.

Ps de U-500
Muitas das ps de turbinas a gs do estgio 3 da GE so atualmente feitas de U500, uma liga usada para ps do estgio 1 em meados dos anos 60. Como no caso do IN-738 e do GTD-111, esta uma liga temperada por precipitao (revestimento protetor gama), base de nquel. Atualmente ela aplicada aos estgios posteriores de ps em modelos de turbinas selecionados.

Figura 8. Ligas para ps resistncia LCF

Ps futuras
Com a introduo do GTD-111 DS, uma realidade comercial, os esforos de desenvolvimento esto agora direcionados ao processamento em monocristal e ao desenvolvimento de ligas DS avanadas. Os aeroflios monocristalinos oferecem o potencial para aumentar ainda mais a resistncia dos materiais alta temperatura e,

GER-3569F

Figura 9. Melhorias contnuas na capacidade dos materiais para ps

Materiais para injetores


Os injetores do estgio 1 (terminologia GE para as ps estacionrias da turbina) so sujeitos s mais altas temperaturas de gs na turbina, mas a esforos mecnicos menores do que as ps. Sua funo orientar os gases quentes na direo das ps; desse modo, eles devem ser capazes de suportar altas temperaturas e proporcionar perdas mnimas na circulao de gases. necessrio que os injetores tenham excelente oxidao e resistncia corroso em altas temperaturas, alta resistncia fadiga trmica, capacidade de soldagem relativamente boa para facilitar a fabricao e o reparo, alm de boa fusibilidade. Os injetores de estgios posteriores tambm devem possuir fora de deformao adequada para suportarem a si prprios e aos diafragmas anexados da carcaa externa.

45. Esse aumento permitiu um acrscimo nas temperaturas de combusto de aproximadamente 100F (56C) para resistncia oxidao equivalente.

Injetores de GTD-222
A liga para injetores base de nquel do estgio posterior, GTD-222, foi desenvolvida em resposta necessidade de aumentar a fora de deformao em alguns injetores dos estgios 2 e 3. Ela oferece um aumento de mais de 150F (66C) em fora de deformao em comparao com a FSX-414, e pode ser reparada com o uso de solda. Um benefcio adicional importante derivado dessa liga o aprimoramento na resistncia corroso quente em baixa temperatura. Adaptando-se a liga para que proporcione uma combinao tima de resistncia deformao e capacidade de soldagem, foi criada uma liga exclusiva base de nquel, patenteada pela GE, para atender s demandas de turbinas a gs GE avanadas e com altas taxas. Essa liga de fundio revestida a vcuo e apresentou boa produtibilidade. Os segmentos de injetor de arco-ris foram fabricados com base na GTD222 e apresentaram excelente desempenho aps mais de 40.000 horas de servio. Essa liga para injetores est agora em uso nas mquinas 6FA, 7FA, 9FA 9E, 9EC e 6B.

Injetores de FSX-414
A liga atualmente usada para toda a produo de injetores do estgio 1 e de alguns injetores de estgios posteriores FSX-414, uma liga base de cobalto patenteada pela GE. As ligas base de cobalto geralmente possuem resistncia superior em temperaturas muito altas, em comparao com as ligas base de nquel. Essa liga derivada da X-40 e da X-45, ambas tambm desenvolvidas pela GE e usadas pela primeira vez nos anos 60. A FSX-414 contm menos carbono que a X-40 para aumentar a possibilidade de soldagem, e mais cromo para aumentar a resistncia oxidao/corroso. Testes de durao de vida em uma cmara de combusto de turbina a gs simulada demonstraram um aumento de duas a trs vezes na resistncia oxidao em comparao com a X-40 e a X-

Injetores de N-155
A N-155, tambm chamada de Multimet, uma liga base de ferro quimicamente semelhante S-590 usada em aplicaes anteriores de injetores. Ela est mais facilmente disponvel, possui melhor capacidade de soldagem do que a S-590 e

GER-3569F
usada nos injetores de estgios posteriores das turbinas das sries MS3000 e MS5000. trmica tornou-se um critrio importante nas turbinas a gs com combusto mais elevada, como mostra a Figura 11. Nas avanadas mquinas atuais, a oxidao uma preocupao no s em relao s superfcies das ps, mas tambm em passagens internas tais como orifcios de resfriamento.

Materiais e revestimentos para futuros injetores


O material para injetores FSX-414 tem sido extremamente bem-sucedido desde os anos 60. No entanto, devido ao aumento contnuo das temperaturas de operao das turbinas, foram iniciados programas experimentais para levar as ligas para injetores produo comercial. O primeiro desses programas resultou na produo da GTD-222 para injetores de estgios posteriores. Na aplicao de injetores do estgio 2, a GTD-222 recebe um revestimento de aluminida para conferir a esse componente resistncia oxidao. Outro programa direcionado para a avaliao e modificao de ligas para motores de avies usadas atualmente com resistncia aumentada alta temperatura e resistncia oxidao em alta temperatura.

Figura 10. Efeito do sdio sobre a resistncia corroso nas ps

Corroso quente
A corroso quente uma forma rpida de ataque geralmente associada a contaminantes de metais alcalinos, como o sdio e o potssio, reagindo com o enxofre existente no combustvel para formar sulfatos fundidos. A presena de apenas algumas partes por milho (ppm) de tais contaminantes no combustvel, ou o equivalente no ar, suficiente para causar essa corroso. O sdio pode ser introduzido de diversas formas como, por exemplo, atravs de gua salgada em combustvel lquido, da entrada de ar da turbina em locais prximos gua salgada ou a outras reas contaminadas, ou sob a forma de contaminantes em injees de gua/vapor. Alm dos metais alcalinos como sdio ou potssio, outros elementos qumicos podem influenciar ou provocar corroso no sistema de ps. Notveis nessa conexo so o vandio, encontrado principalmente em leos crus e residuais, e o chumbo que, muito freqentemente, resulta de emisses da descarga de automveis ou aparece como contaminante nos meios de transporte que usam gasolinas misturadas com chumbo. H atualmente duas formas distintas de corroso quente reconhecidas pela indstria, embora o resultado seja o mesmo. Esses dois tipos so a corroso quente por alta temperatura (Tipo 1) e por baixa temperatura (Tipo 2). A corroso quente por alta temperatura conhecida desde os anos 50. Trata-se de uma

REVESTIMENTOS DAS PS
Os revestimentos das ps so necessrios para proteg-las contra corroso, oxidao e degradao das propriedades mecnicas. medida que as superligas tornaram-se mais complexas, tem aumentado a dificuldade para obter os nveis mais altos de tenso necessrios e um nvel satisfatrio de resistncia corroso e oxidao sem o uso de revestimentos. Assim, a tendncia s temperaturas de combusto mais elevadas aumenta a necessidade de revestimentos. A funo de todos os revestimentos proporcionar um reservatrio superficial de elementos que formaro camadas de xido altamente protetoras e aderentes, protegendo assim o material da base contra o ataque da oxidao e da corroso e tambm contra a degradao. A experincia tem demonstrado que a resistncia das ps, revestidas ou no, depende muito do volume de contaminao do combustvel e do ar, bem como da temperatura de operao da p. Esse efeito mostrado na Figura 10, que ilustra o efeito do sdio, um contaminante comum, sobre a vida das ps a 1.600F (871C). A presena de nveis aumentados de contaminantes gera uma forma acelerada de ataque chamada de corroso quente. Alm da corroso quente, a resistncia oxidao por alta temperatura e fadiga

GER-3569F
forma extremamente rpida de oxidao que ocorre em temperaturas entre 1.500F (816C) e 1.700F (927C) na presena de sulfato de sdio (Na2SO4). O sulfato de sdio gerado no processo de combusto como resultado da reao entre sdio, enxofre e oxignio. O enxofre est presente como contaminante natural no combustvel. A corroso quente por baixa temperatura foi reconhecida como um mecanismo separado de ataque da corroso em meados dos anos 70. Esse ataque pode ser muito agressivo em condies propcias. Ele ocorre em temperaturas na faixa de 1.100F (593C) a 1.400F (760C) e requer uma presso parcial significativa de SO2. causado por compostos eutticos de baixa fuso resultantes da combinao de sulfato de sdio e alguns constituintes da liga, como nquel e cobalto. Ele tem, na verdade, alguma analogia com o tipo de corroso chamado de Corroso Lateral pelo Gs em caldeiras com combusto a carvo.

Figura 13. Corroso quente (tipo baixa temperatura) Os dois tipos de corroso quente causam diferentes tipos de ataque, como mostram as Figuras 12 e 13. Ali aparecem sees transversais metalogrficas de material corrodo. A corroso por alta temperatura apresenta ataque intergranular, partculas de sulfeto e uma rea erodida de metal da base. A corroso por baixa temperatura, por caracterstica, no exibe reas erodidas nem ataque intergranular e apresenta um tipo de escamas de corroso em camadas. As linhas de defesa contra ambos os tipos de corroso so semelhantes. Primeiramente, reduzir os contaminantes. Em segundo lugar, usar materiais to resistentes corroso quanto possvel. Em terceiro lugar, aplicar revestimentos para aumentar a resistncia corroso da liga da p.

Figura 11. Requisitos de revestimento das ps e evoluo dos revestimentos

Figura 12. Corroso quente (tipo alta temperatura)

Figura 14a. Fotomicrografia mostrando a microestrutura slida de uma p revestida que esteve em servio

10

GER-3569F Oxidao por alta temperatura


A oxidao do metal acontece quando tomos de oxignio combinam-se com tomos de metal para formar escamas de xido. Quanto mais alta a temperatura, mais rapidamente esse processo ocorre, criando o potencial para falha do componente se uma parte excessiva do substrato for consumida na formao desses xidos. A Figura 14a mostra a microestrutura de uma p revestida submetida a cerca de 30.000 horas de servio. Sob as temperaturas observadas nessa regio do aeroflio, no visto ataque de oxidao significativo ao revestimento. Ao contrrio, a Figura 14b mostra a microestrutura do mesmo tipo de revestimento, severamente atacada aps aproximadamente o mesmo perodo de servio. Em temperaturas mais altas, que devem ter ocorrido no caso da Figura 14b, no havia alumnio suficiente no revestimento para manter uma superfcie de xido protetora e o oxignio difundiu-se no interior da estrutura do revestimento, onde formou partculas discretas e descontnuas de xido de alumnio. Esse fenmeno conhecido como oxidao interna. Esse tipo de situao esgota rapidamente o alumnio disponvel no revestimento, tornando-o no-protetor. na superfcie do metal. O xido de alumnio (Al2O3) proporciona tal barreira. O xido de alumnio se formar sobre a superfcie de uma superliga em altas temperaturas, se o contedo de alumnio da superliga for suficientemente alto. Assim, a liga forma sua prpria barreira protetora nos estgios iniciais da oxidao, pela criao de uma escama de xido de alumnio densa e aderente. No entanto, muitas superligas de alta resistncia em uso atualmente no conseguem formar escamas protetoras suficientes porque os requisitos de composio para atingir outras propriedades, como a alta resistncia e a estabilidade metalrgica, no permitem a otimizao da resistncia oxidao/corroso na prpria superliga. Assim, a maior parte das superligas atuais deve receber sua proteo contra oxidao de revestimentos especialmente projetados.

Revestimentos para altas temperaturas


Os revestimentos para altas temperaturas so usados onde as temperaturas dos componentes excedem a resistncia oxidao inerente do material. Houve um desenvolvimento considervel durante os ltimos 20 anos no campo de revestimentos para altas temperaturas. O resultado foi um aumento acentuado na capacidade desses revestimentos para resistir no s ao ataque da corroso quente durante longos perodos, mas tambm oxidao por alta temperatura. Os revestimentos para trabalho pesado GE hoje disponveis tm vida 10 a 20 vezes mais longa do que aqueles de primeira gerao, sob uma maior diversidade de condies de corroso e de oxidao. A GE tem usado duas classes bsicas de revestimentos durante os ltimos 25 anos. A primeira foi um revestimento no estilo de difuso, chamado aluminida de platina (PtAl). A segunda um revestimento sobreposto, como o PLASMAGUARD GT-29 INPLUS.

Figura 14b. Fotomicrografia de um revestimento em material de p exibindo oxidao interna do revestimento (partculas escuras) Nas temperaturas mais altas, >1.650F (>899C), pode ocorrer um rpido ataque de oxidao de alguns materiais, a menos que haja uma barreira contra a difuso do oxignio

O desenvolvimento de cada um desses sistemas de revestimento ocorreu em resposta a necessidades observadas no campo. A aluminida de platina foi o revestimento original para grandes cargas de trabalho e atacou problemas de corroso experimentados por um amplo segmento da esquadra nos anos 60. Ele dobrou a resistncia corroso das ps de IN-738 sem revestimento usadas naquele tempo. O revestimento PLASMAGUARD GT-29 aumentou essa resistncia corroso

11

GER-3569F
em 50%. Esse mesmo nvel de resistncia corroso quente foi mantido no PLASMAGUARD GT-29 PLUS mais recente, que tambm tem resistncia oxidao substancialmente maior, como requerido pelas mquinas mais avanadas. O PLASMAGUARD GT-29 IN-PLUS um revestimento com duas camadas, com a camada superior tambm aplicada superfcie interna da p. Mais recentemente, o GT-33 INCOAT e o IN-PLUS foram desenvolvidos e aplicados s ps do estgio 1 das mquinas com temperatura de combusto mais alta, como as mquinas 7FA e 9FA. Esse revestimento possui capacidade de oxidao por alta temperatura ainda maior do que o GT29 IN-PLUS. Uma comparao entre os revestimentos de ps do estgio 1 mostrada na Figura 15, e feita uma descrio mais detalhada de cada um deles nas sees a seguir.

Revestimentos de aluminida de platina


Todas as ps do estgio 1 so revestidas desde o final dos anos 70. At meados de 1983, o revestimento usado pela GE na maioria das ps do estgio 1 era um revestimento de difuso de platina e alumnio (PtAl). Esse revestimento foi selecionado em preferncia ao de aluminida pura por ter mais resistncia corroso tanto em aparelhos para testes com queimadores como em testes de campo. O revestimento de platina e alumnio aplicado atravs da eletrogalvanizao uniforme de uma fina camada de 0,00025 polegada (0,006 mm) de platina sobre a superfcie do aeroflio da p, seguida por uma etapa de enchimento por difuso para depositar alumnio. Isso resulta em um revestimento de aluminida de nquel com platina em soluo slida ou presente como uma fase PtAl2 perto da superfcie.

Figura 15. Resistncia comparativa em tipos de revestimentos A platina existente no revestimento aumenta a atividade do alumnio, permitindo uma escama de Al2O3 altamente protetora e aderente Um exemplo em arco-ris de corroso comparativa em ps IN-738 revestidas de PtAl e no-revestidas, executado lado a lado na mesma mquina sob condies de corroso, mostrado na Figura 16. As duas ps foram removidas para avaliao parcial aps 25.000 horas de servio. Essa unidade queimou gs sulfuroso natural contendo cerca de 3,5% de enxofre e estava localizada em uma regio onde o solo em torno da instalao continha at 3% de sdio. A p IN-738 no-revestida tem extenso de penetrao de 0,010 a 0,015 polegadas (0,25 a 0,4 mm) no metal da base na maior parte da superfcie da p. A p revestida geralmente no mostra evidncia de ataque da corroso quente no metal da base, embora algumas reas tenham mostrado afinamento no revestimento. Somente em pontos muito pequenos da borda dianteira da p revestida o revestimento foi rompido, e somente em uma profundidade de 0,001 a 0,002 polegadas (0,025 a 0,05 mm).

12

GER-3569F
substrato mais limpo e quente. Alm disso, podem ser alcanadas densidades mais altas e maior firmeza nos revestimentos com o uso da tcnica de VPS.

Figura 16. Ps do estgio 1 da turbina: IN-738 revestida e no-revestida; 25.000 horas de servio

Revestimentos PLASMAGUARD
Os mais recentes revestimentos PLASMAGUARD desenvolvidos e patenteados pela GE so hoje o padro da GE para ps do estgio 1 GT-29 PLUS e GT-33 PLUS para ps slidas; GT-29 IN-PLUS e GT-33 IN-PLUS para ps resfriadas ou de hlices ocas. Os revestimentos PLASMAGUARD so exemplos de revestimentos sobrepostos e diferem dos revestimentos de difuso, como os de platina e alumnio, em um aspecto importante. Pelo menos um dos constituintes principais (geralmente nquel) em um revestimento de difuso fornecido pelo metal da base. Um revestimento sobreposto, por outro lado, tem todos os constituintes fornecidos pelo prprio revestimento. A vantagem dos revestimentos sobrepostos que podem ser aplicadas composies mais variadas resistentes corroso, j que elas no so limitadas pela composio do metal da base nem a espessura limitada pelas consideraes do processo. Os revestimentos PLASMAGUARD so aplicados pelo processo Vacuum Plasma Spray (VPS) no equipamento especialmente criado para aplic-lo s ps GE de modo uniforme e controlado. Nesse processo, partculas de p da composio desejada so aceleradas atravs de um jato de plasma a velocidades superiores s alcanveis com os mtodos de pulverizao de plasma (Figura 17). A solidificao do p sobre o aeroflio resulta em um adesivo de revestimento muito mais forte do que aquele que pode ser alcanado pela pulverizao de plasma com deposio atmosfrica convencional, devido s velocidades mais altas das partculas e ao Figura 17. Cobertura revestida com GT-20 PLASMAGUARD A primeira fbrica para produo de VPS foi instalada em Schenectady no comeo dos anos 80. Ela expandiu-se para uma instalao de VPS mais nova, com maior capacidade e mais automatizada na fbrica de turbinas de gs localizada em Greenville, South Carolina (Figura 18). Essa instalao tem capacidade para revestir as ps do estgio posterior com revestimentos PLASMAGUARD e para proporcionar capacidade de restaurao de ps usadas.

Figura 18. Instalao para produo de VPS Foram feitos exaustivos testes de laboratrio de corroso nas composies candidatas ao revestimento PLASMAGUARD no final dos anos 60 e incio dos anos 70. Isso levou seleo do GT-29 como o revestimento PLASMAGUARD original porque ele satisfez s necessidades do campo de resistncia superior corroso quente, em comparao com o revestimento original de PtAl. Esses testes de laboratrio foram confirmados pela experincia de campo com rotores de arco-ris instalados em meados dos

13

GER-3569F
anos 70. Foram acumuladas mais de 40.000 horas de operao satisfatria da turbina com esse revestimento, como mostra a Figura 19. para proporcionar mxima resistncia a longo prazo. O PLASMAGUARD GT-33 est atualmente sendo introduzido nas mquinas de classe F. Os revestimentos para restaurao de ps tambm foram introduzidos recentemente. Esses revestimentos, conhecidos como EXTEND-COAT, baseiam-se nas composies GT-29 e GT-33 PLASMAGUARD e foram desenvolvidos para aplicao em equipamentos que sofreram manuteno. Vrios Centros de Manuteno GE foram qualificados para aplicar esses revestimentos no mercado de manuteno. Figura 19. Revestimento VPS aps mais de 40.000 horas de exposio na turbina face exposta presso Em meados dos anos 80, a GE descobriu que era necessria mais resistncia oxidao para as turbinas a gs com temperatura de combusto mais alta (Figura 11), geralmente acima de 1.950F (1.065C) em mquinas resfriadas a ar e acima de 1.750F (954C) em mquinas no-resfriadas. Isso levou introduo do revestimento patenteado PLASMAGUARD GT-29 PLUS que combina a proteo contra corroso quente do GT-29 com um aumento substancial da proteo contra oxidao. A proteo contra oxidao aperfeioada oferecida pelo GT-29 PLUS obtida atravs de um contedo aumentado de alumnio na regio externa da matriz do revestimento. Em servio, o maior contedo de alumnio do GT-29 PLUS forma uma camada de xido de alumnio mais protetora contra a oxidao, que aumenta muito a resistncia oxidao em alta temperatura. O PLASMAGUARDTM GT-29 IN-PLUS foi introduzido para ps resfriadas e de hlices ocas avanadas. Esse revestimento inclui uma camada difusa, rica em alumnio, sobre aquelas passagens internas, orifcios de resfriamento e superfcies para proteger contra a oxidao que de outra forma ocorreria. Recentemente, foi desenvolvido um novo revestimento PLASMAGUARD e submetido a testes de arco-ris em vrias turbinas a gs e mostrou excelente durabilidade aps mais de 24.000 horas de servio. Esse novo revestimento, GT-33, foi projetado para proporcionar mais resistncia oxidao e a rachaduras do que a composio do GT-29. Ele tambm pode ser usado com uma camada externa enriquecida com alumnio

Revestimentos para baixas temperaturas


Os revestimentos para baixas temperaturas so mais necessrios nas ps dos estgios posteriores e nas ps do estgio 1 de mquinas que executam uma parte substancial do ciclo de trabalho com carga parcial. Por exemplo, as ps do estgio 3 das mquinas 7FA e 9FA recebem atualmente um revestimento de crometo difuso que, embora no seja adequado aos estgios de alta temperatura, criar proteo substancial contra corroso e oxidao nas temperaturas mais baixas desta parte. Alm disso, foi desenvolvida uma composio de revestimento PLASMAGUARD GT-4, aps um exaustivo programa de testes de laboratrio e de testes mecnicos e de corroso, para uso em aplicaes de corroso em baixa temperatura. Esse revestimento patenteado pela GE, tambm aplicado pelo mesmo processo VPS, mostrou excelente desempenho em rotores de arco-ris, confirmando sua resistncia corroso verificada em laboratrio.

Revestimentos em forma de capa


Os novos modelos de turbinas a gs como o 6FA, o 7FA e o 9FA operam em temperaturas consideravelmente mais altas do que as turbinas a gs para trabalho pesado anteriores. Assim, para proporcionar um componente durvel de cobertura fixa para a p do estgio 1, o PLASMA-GUARD GT-20 est sendo usado para revestir a superfcie desse componente de cobertura interna de alta temperatura (Figura 20). Esse revestimento foi desenvolvido e tem sido amplamente usado pela GE Aircraft Engines nas coberturas para motores de vo. Ele proporciona uma superfcie extremamente resistente oxidao e um revestimento tolerante ao atrito no caso

14

GER-3569F
de atrito das extremidades das lminas das ps contra a cobertura fixa. temperatura. Essas alteraes no material foram feitas mantendo-se uma resistncia satisfatria oxidao/corroso. Uma indicao do aumento da resistncia mostrada na Figura 21, que compara a resistncia ruptura por deformao das trs classes de materiais atualmente em uso. O Nimonic 263, a liga introduzida mais recentemente, cerca de 250F (140C) mais forte do que o ao inoxidvel AISI 30. O Hastelloy-X, usado dos anos 60 at o incio dos anos 80, tem resistncia intermediria entre os dois.

Revestimentos futuros
O trabalho de desenvolvimento de revestimentos contnuo na GE, visando maiores aperfeioamentos na resistncia oxidao e fadiga trmica de revestimentos para ps em alta temperatura. Alm desses esforos para o desenvolvimento de revestimentos resistentes sob o ponto de vista ambiental, tambm h um trabalho em andamento para o desenvolvimento de revestimentos avanados de proteo trmica (TBCs) para aplicao em componentes de trajeto de gases fixos e giratrios. Atravs de um controle rigoroso, a estrutura desses TBCs pode tornar-se mais resistente fadiga trmica, estendendo muito sua durao. Alguns desses revestimentos esto sendo atualmente submetidos a testes de rotor de arco-ris.

Figura 21. Comparao de ruptura, N-263 vs. Hallestoy-X vs. 309SS

Combustion liners
Ocorreram duas alteraes principais desde os liners originais AISI 309 resfriados por venezianas inoxidveis: a adoo do Hastelloy X/RA333 nos anos 60 e do liner resfriado por ranhuras no comeo dos anos 70. Esse projeto resfriado por ranhuras oferece eficincia consideravelmente maior no resfriamento de liners e, sob o ponto de vista dos materiais, apresenta uma nova rea de desafios para a questo do processamento. A fabricao ocorre principalmente pela combinao de solda forte e convencional. Os primeiros liners, por outro lado, eram feitos com o uso de uma construo soldada com venezianas. Com o aumento das temperaturas de combusto nos modelos mais novos de turbinas, o HS-188 foi recentemente empregado na seo posterior de alguns combustion liners para aumento da resistncia ruptura por deformao. Alm das alteraes no material da base, foi incorporado o uso de um revestimento de proteo trmica (TBC Thermal Barrier Coating) em combustion liners de mquinas avanadas e com altas taxas. Os TBCs consistem em dois materiais

Figura 20. 7FA Cobertura revestida com GT-20 PLASMAGUARD

EQUIPAMENTO DE COMBUSTO
O sistema de combusto um conjunto de vrias cmaras composto por trs partes bsicas: o sistema de injeo de combustvel, o combustion liner cilndrico e a pea de transio. Motivados pelas temperaturas de combusto sempre mais altas das turbinas a gs e pela necessidade do controle aperfeioado de emisses, esto sendo feitos esforos significativos para o avano do equipamento de combusto de turbinas a gs para trabalho pesado. Aquelas que, nas primeiras turbinas a gs, eram peas simples, so hoje componentes de equipamentos altamente complexos, com requisitos sofisticados de materiais e de processamento. A base principal das mudanas de materiais ocorridas foi o aumento da resistncia ruptura por deformao em alta

15

GER-3569F
diferentes aplicados ao lado quente do componente: um revestimento adesivo aplicado superfcie da pea e um xido isolante aplicado sobre esse revestimento. A espessura total usada vai de 0,015 a 0,025 polegada (0,4 a 0,6 mm). As caractersticas e vantagens dos TBCs so mostradas na Figura 22 e a Figura 23 mostra a microestrutura e um liner revestido. O principal benefcio dos TBCs proporcionar uma camada isolante que reduz a temperatura do material da base e atenua os efeitos da criao de faixas quentes ou de distribuies desiguais das temperaturas do gs. Esses revestimentos so agora padro em diversas turbinas a gs GE e demonstraram excelente desempenho em mquinas de produo. resfriamento seletivo, etc. Essas alteraes no projeto tiveram correspondncia nos aperfeioamentos dos materiais. As peas de transio produzidas no comeo dos anos 50 eram feitas de ao inoxidvel AISI 309. No comeo dos anos 60, foram usadas ligas base de nquel Hastelloy-X e RA-333 nas partes mais limitadoras. Essas ligas tornaram-se o padro para peas de transio em 1970. No comeo dos anos 80, um novo material, o Nimonic 263, foi introduzido no servio para peas de transio nos modelos MS7001 e MS9001. Esse material uma liga base de nquel temperada por precipitao com maior capacidade de resistncia do que o Hastelloy-X. Foi exaustivamente testado no Gas Turbine Combustion Development Laboratory (Laboratrio de Desenvolvimento de Combusto de Turbinas a Gs) e foi testado com xito em um equipamento de combusto de arco-ris. As peas de transio de Nimonic 263 acumularam mais de 25.000 horas de experincia bem-sucedida em mquinas MS7001. O material Nimonic 263 est sendo introduzido nos modelos de turbinas a gs com temperatura de combusto mais elevada e ser usado em futuras mquinas com altas taxas. Desde o comeo dos anos 80, os TBCs vm sendo aplicados s peas de transio dos modelos de turbinas a gs com temperatura de combusto mais elevada e a mquinas com altas taxas. A experincia de campo com milhares de horas de servio demonstrou a boa durabilidade desse revestimento em peas de transio. Houve tambm um aperfeioamento recente para aumentar a resistncia ao desgaste de algumas peas de transio na extremidade posterior ou na rea da moldura da imagem. Os revestimentos duros base de cobalto aplicados por pulverizao trmica foram testados em mquinas no campo e a melhor pulverizao provou aumentar a resistncia ao desgaste dos componentes de selagem em mais de quatro horas. O revestimento selecionado, chamado Extendor, est disponvel para muitos dos modelos atuais de turbinas a gs para aumentar a resistncia ao desgaste desses componentes. Esse aperfeioamento no aspecto do desgaste na selagem de peas de transio tambm est agora sendo incorporado a muitas das mquinas de produo.

Figura 22. Revestimentos de proteo trmica

Figura 23. Liner revestido com proteo trmica, Hallestoy-X vs. 309SS

Peas de transio
Embora menos complicadas do que os liners, as peas de transio foram provavelmente um desafio maior sob o ponto de vista dos materiais/processos. Assim, houve a tendncia introduo de novos materiais primeiramente na pea de transio. Sob o ponto de vista do projeto, houve melhorias significativas em modelos avanados, com o uso de paredes mais pesadas, extremidades posteriores em pea nica, estrias, conjuntos flutuantes de vedao,

16

GER-3569F

RODAS DA TURBINA E DO COMPRESSOR


O projeto de rotor de todas as turbinas a gs GE com ligas para trabalho pesado uma construo aparafusada feita de rodas forjadas de compressores e de turbinas, separadores (juno entre compressor e turbina), espaadores (entre algumas das rodas da turbina) e pontas de eixos. Os componentes mais crticos do rotor so as rodas da turbina devido s condies combinadas de temperaturas elevadas e dos requisitos de resistncia e de rigidez. Alm disso, ao contrrio do que ocorre nas turbinas para avies, essas rodas tm dimetro e espessura das sesses muito grandes. Por isso, tem havido o uso extensivo de rodas de ao feitas em projetos de turbinas a gs para trabalho pesado. Isso foi possibilitado pelas menores relaes da presso do compressor (isto , menores temperaturas de descarga no compressor) e pelo uso de ps de hastes longas, permitindo a operao em temperatura mais baixa da regio perifrica do tipo rabode-andorinha das rodas. Com o aumento das temperaturas de combusto, a incorporao do resfriamento a ar das rodas tambm estendeu a aplicao de rodas de ao. Com o advento dos tipos de mquinas avanadas 7FA, 9FA e 6FA com temperaturas de combusto e relaes com o compressor muito mais altas, foi necessrio usar um material de roda base de nquel, a liga 706, para as rodas da turbina e os espaadores dessa mquina. O uso desse material proporciona a capacidade adicional de temperatura necessria para atender aos requisitos de temperatura de combusto atuais e futuros da 7FA e da 9FA. necessria uma faixa completa de testes de avaliao durante o desenvolvimento do material de rodas, como no caso de materiais de ps e partio do injetor. Por exemplo, as propriedades de deformao/ruptura, a estabilidade metalrgica, a inspecionalidade, as caractersticas de mecnica da fratura e a produtibilidade em escala comercial esto entre os aspectos que devem ser considerados e avaliados. necessrio um teste completo de avaliao de peas forjadas abrangendo o tamanho da seo envolvida para a qualificao do processo de cada material e de cada fornecedor.

Processos de rodas da turbina


Todas as rodas da turbina atualmente fabricadas para os projetos GE so produzidas em material refundido pelo processo de arco a vcuo (VAR) ou por refundio eltrica de escria (ESR), ou ainda em ao desgaseificado a vcuo, refinado em panela. No processo VAR, um eletrodo fundido por arco a vcuo em um cadinho de cobre resfriado a gua. O processo ESR um pouco semelhante, com a refundio feita de escria especialmente formulada. Ambos resultam em um nvel muito baixo de incluses e segregao qumica e em uma estrutura bastante uniforme devido poa superficial, fundida, presente em toda a formao do lingote. O controle da microestrutura e das propriedades na regio de sonda do ao com baixo teor de enxofre (menos de 0,005%), desgaseificado a vcuo, alcanado no mesmo nvel exigido para o ao VAR/ESR. Isso feito controlando-se a quantidade e a morfologia das incluses de sulfeto. No caso da liga base de nquel, liga 706, o controle da microestrutura e das propriedades desse material comea com o uso de lingotes com fundio tripla VIM/VAR/ESR para atingir o lingote de altssima qualidade que homogneo e livre de fases nocivas. Aps a fuso, as rodas so forjadas em molde aberto ou em molde fechado, dependendo da capacidade do fornecedor da forja. As rodas de liga de ao so resfriadas e temperadas para garantir as propriedades corretas, enquanto as rodas austenticas base de nquel e base de ferro so reforadas por um tratamento trmico de tmpera lenta de certo modo anlogo ao tratamento trmico dado s ps. Aps o tratamento trmico, todas as rodas so totalmente inspecionadas com ultrasom segundo padres rigorosos. Os testes mecnicos em anis removidos das rodas da turbina, incluindo testes de temperatura ambiente e de trao a quente, testes de impacto, testes de fadiga e testes de ruptura, quando necessrio, so realizados para verificar se todos os requisitos do projeto foram atendidos. Cada roda da turbina submetida a testes de rotao antes da ser colocada no rotor em uma instalao como a que aparece na Figura 24. As rodas de liga de ao, devido ao fenmeno da temperatura de transio da condio quebradia para malevel, so

17

GER-3569F
primeiramente giradas a frio para verificar a ausncia de defeitos de dimenso crtica. Todas as rodas, inclusive aquelas de ao giradas a frio, so giradas a quente sob tenses de perfurao ligeiramente acima da sua fora de resistncia para induzir tenses residuais de compresso na regio do orifcio. Essas operaes de rotao, juntamente com testes no-destrutivos rigorosos executados antes e depois dos testes de rotao, proporcionam garantia mxima contra fraturas com pouca ou nenhuma deformao plstica ocorridas em servio. melhorar a rigidez da sonda. A resistncia ruptura por esforo da regio do tipo rabo-deandorinha (periferia) controlada colocandose material extra na regio da periferia para produzir uma velocidade menor de resfriamento durante a operao de tmpera.

Figura 25. Comparao de ruptura por esforo (ligas para rodas de turbinas)

Figura 24. Instalao para testes de rotao (fbrica de Greenville)

LIGAS PARA RODAS DE TURBINAS


Liga 706 base de nquel
Essa liga base de nquel, temperada por precipitao, a mais recente a ser utilizada em aplicaes de rodas de turbinas. Trata-se da liga de rodas e de espaadores das turbinas 7FA, 9FA, 6FA e 9EC, e oferece um aumento muito significativo na fora de resistncia ruptura por esforo e fadiga por tenso em comparao com as outras ligas para rodas (Figuras 25 e 26). semelhante a liga 718, uma liga que tem sido usada em rodas de turbinas de avies por mais de 20 anos. A liga 706 contm concentraes um pouco menores de elementos de liga do que a liga 718 e, assim, possvel sua produo nos tamanhos muito grandes de lingotes necessrios para as peas forjadas de rodas e espaadores da 7FA e da 9FA (Figura 27). Figura 26. Comparao da fora de deformao por tenso (ligas para rodas de turbinas)

Liga Cr-Mo-V
As rodas e espaadores da maioria das turbinas a gs de eixo nico da GE para trabalho pesado so feitas de ao com 1% Cr 1,25% Mo - 0,25% V. Essa liga usada na condio quebradia e temperada para Figura 27. Elementos forjados de liga-706 para turbinas 7FA

18

GER-3569F
As propriedades de ruptura por esforo dessa liga so mostradas na Figura 25. processamento e de avaliao no-destrutiva, particularmente quando se reconhece que algumas dessas peas podem ser expostas a temperaturas de operao de at -60F (51C). Todas as peas so submetidas a testes snicos e de partculas magnticas. Muitas rodas do compressor do ltimo estgio so giradas de forma anloga s rodas da turbina como forma de testar a verificao e de criar tenses residuais no orifcio. Esse ao do compressor do ltimo estgio provavelmente o prximo componente crtico do rotor aps as rodas da turbina.

Ligas 12 Cr
Esta famlia de ligas tem uma combinao de propriedades que a torna especialmente valiosa para rodas da turbina. Essas propriedades incluem boa ductilidade em altos nveis de resistncia, propriedades uniformes em todas as sees espessas e resistncia favorvel a temperaturas de at cerca de 900F (482C). A liga M-152 um componente da famlia de ligas 12 Cr que contm 2% a 3% de nquel. Inicialmente, ela foi e ainda usada na mquina MS5002 como pea de reposio para a A286. Apresenta maior rigidez contra fraturas, alm das propriedades comuns s outras ligas 12 Cr. A liga M-152 intermediria, em resistncia ruptura, entre as ligas Cr-Mo-V e A286 (Figura 25) e apresenta resistncia tenso mais alta do que qualquer outra. Essas caractersticas, juntamente com seu coeficiente favorvel de expanso e boa rigidez contra fraturas, tornam a liga interessante para o uso em aplicaes de turbinas a gs.

Desenvolvimentos do rotor
O esforo mais recente e importante no desenvolvimento de rotores verificado na GE o desenvolvimento para a prxima gerao de mquinas para turbinas a gs. Esse esforo exigiu estreita cooperao entre a GE e seus fornecedores de fundidores de superligas e de peas forjadas de tamanho grande para os estudos de fluxo de solidificao e de forjamento, para as experincias necessrias de forjamento de rodas em sub-escala e para as determinaes de propriedades extensivas mecnicas e fsicas necessrias colocao em produo de um novo material de roda. Esse esforo de desenvolvimento resultou na produo dos maiores lingotes j fabricados, forjados e transformados em peas de alta qualificao para rodas de turbinas e espaadores. Simultaneamente ao esforo de desenvolvimento do processo houve um esforo para desenvolver novas tcnicas nodestrutivas para inspecionar essas peas forjadas de turbinas visando a obter nveis mais altos de sensibilidade do que jamais havia sido possvel antes. Essas tcnicas de verificao com ultra-som esto sendo aplicadas a todas as peas forjadas de liga 706 e de liga 718 para turbinas, para garantir um nvel de confiana ainda maior nessas peas forjadas de alta resistncia. Esforos adicionais de desenvolvimento continuam a aperfeioar o atual processamento de outras peas forjadas atravs de um trabalho conjunto com nossos fornecedores visando a otimizao das propriedades e da qualidade do processo de forjamento. A avaliao contnua, nodestrutiva, de todos os componentes do rotor continua a ser enfatizada como um aspecto crtico para a produo de peas forjadas de alta qualidade.

Liga A286
A A286 uma liga austentica base de ferro que foi usada durante anos em aplicaes de motores de avies. Seu uso em turbinas a gs comerciais comeou aproximadamente em 1965, quando avanos tecnolgicos tornaram a produo de lingotes slidos suficiente para possibilitar a produo dessas rodas. Desde ento, cerca de 1.400 rodas de produo MS3002 foram postas em servio. Com o aumento do conhecimento sobre as capacidades do M-152, a produo de rodas MS5002 foi deslocada de A286 para M152. O A286 est atualmente sendo introduzido nas novas turbinas 9EC como parte de um eixo posterior composto.

Outros componentes do rotor


Todas as outras partes do rotor so forjadas individualmente. Isso inclui as rodas dos compressores, espaadores, separadores e pontas de eixos. Todos so feitos de aos de liga baixa resfriado e temperado (Cr-Mo-V ou Ni-Cr-Mo-V) com material e tratamento trmico otimizados para a pea especfica. O objetivo alcanar o melhor equilbrio entre resistncia, rigidez/ductilidade, capacidade de

19

GER-3569F

LMINAS DO COMPRESSOR
O empalhetamento do compressor feito de forma variada por forjamento, extruso ou usinagem. Todas as lminas de produo, at recentemente, foram feitas com aos inoxidveis do Tipo 403 ou 403 Cb (ambos Cr 12). Durante os anos 80, um novo material de lmina de compressor, GTD-450, um ao inoxidvel temperado por precipitao, martenstico, foi posto em produo para mquinas avanadas e com altas taxas, como mostra a Tabela 1. Esse material proporciona aumento na resistncia tenso sem sacrificar a resistncia corroso por desgaste. Aumentos substanciais na fadiga de ciclo alto e na resistncia fadiga por corroso tambm so alcanados com esse material, em comparao com Tipo 403. Tambm alcanada uma maior resistncia corroso devido sua concentrao mais alta de cromo e molibdnio. A corroso do compressor resulta da umidade contendo sais e cidos que se acumula no empalhetamento. Durante a operao, pode haver umidade em virtude de chuva, uso de resfriadores evaporativos ou de condensao resultante da umidade do ar acelerado na entrada do compressor. Pode haver umidade no compressor durante a operao at os estgios 5 a 8, onde ela normalmente se aquece o suficiente para impedir a condensao. Quando a turbina no est em operao, o compressor pode ficar mido se as temperaturas do metal ficarem abaixo do ponto de condensao do local. (Isso pode ocorrer em unidades armazenadas em ambientes midos.) A composio qumica desse depsito de umidade no empalhetamento determina a gravidade do fenmeno da corroso. No comeo dos anos 60, a GE comeou a experimentar corroso por pite no 403 nu em aplicaes de plataformas de extrao de petrleo quando vrias mquinas desenvolveram pites e apresentaram lminas de compressor defeituosas. Geralmente, o tempo de servio nessas mquinas variou entre 20.000 e 60.000 horas. Como resultado dessa experincia, a GE adotou o revestimento de NiCd para uso em aplicaes selecionadas e, mais tarde, em todas as lminas de compressor nos estgios midos (normalmente at o estgio 8). No entanto, devido a requisitos recentes, mais rigorosos, da EPA, esse revestimento foi agora substitudo por outro, desenvolvido e patenteado pela GE, chamado

GECC-1. Esse novo revestimento de pasta de alumnio tem uma camada superior protetora de cermica que proporciona maior resistncia eroso (Figura 28). Esse revestimento acumulou mais de 100.000 horas de teste de campo e mostrou ser igual ou melhor do que os revestimentos de pasta de alumnio convencionais na proteo contra corroso e substancialmente melhor na resistncia eroso. Foi aplicado pela GE Service Shops como revestimento de restaurao durante muitos anos e est hoje em uso em todas as unidades. Todas as IGVs e os trs primeiros estgios de aeroflios giratrios e fixos no compressor sero feitos de GTD-450; os prximos cinco estgios sero feitos de GTD450 para as mquinas da classe F e GECC-1 AISI 403 revestido ou 403 Cb para as outras mquinas. O restante do empalhetamento ser de AISI 403 ou 403 Cb no-revestido. Essa alterao proporcionar s mquinas da GE melhor proteo contra a corroso e a eroso e eliminar o cdmio do ambiente. O GTD-450 um ao inoxidvel temperado por precipitao, martenstico com excelente resistncia corroso aquosa. Os testes de laboratrio mostraram que o GTD450, em ambientes salinos muito cidos (pH~4), possui excelente resistncia corroso por pite. Esses resultados de testes, mostrados na Figura 29, indicam que o GTD-450 norevestido equivalente ou melhor do que os revestimentos de Al ou NiCd para a resistncia corroso por cidos. A experincia de campo de mais de 48.000 horas confirmou a excelente resistncia corroso do GTD-450 norevestido. Esses testes mostraram tambm que os revestimentos de pasta de alumnio convencionais podem sofrer dano por eroso e deixar desprotegidas reas importantes do empalhetamento. Assim, em mquinas onde pode haver eroso, recomendvel o GECC-1 em lminas de cromo 12, ou GTD-450 norevestido. O material GTD-450 no deve ser usado revestido, j que o revestimento diminuir a resistncia fadiga.

20

GER-3569F

Figura 28. Revestimento da lmina do compressor GEEC-1 Embora o esforo seja importante para determinar qual dos dois tipos de ferro fundido (cinzento ou dctil) usado nas peas fundidas, a temperatura de operao tem importncia primordial. O ferro cinzento geralmente limitado a aplicaes cujas temperaturas no excedem 450F (239C), e o ferro dctil a aplicaes no superiores a 650F (343C). No caso do ferro cinzento, a GE usa um tipo que tem resistncia mnima tenso de 30 ksi (2,1 kg/cm2 x 10-3), similar ao ASTM-A48, Classe 30. O ferro dctil, por outro lado, um tipo ferrtico (60 ksi (4,2 kg/cm2 x 10-3) TS, 40 ksi (2,8 kg/cm2 x 10-3) YS, 18% EL), similar ao ASTM-A395. As mquinas 7FA e 9F usam ferro dctil para a entrada e a carcaa do compressor e um invlucro de combusto e uma carcaa da turbina fabricados em ao de CrMo. Mais recentemente, o ao fundido 2 1/4Cr-1Mo est sendo introduzido nas mquinas com tecnologia F para o invlucro de combusto e as carcaas da turbina.

Figura 29. Testes de laboratrio com cidos

CARCAAS
Para todos os modelos exceto as mquinas com tecnologia F, todo o tubo em torno do rotor da turbina a gs composto por uma srie de peas de ferro fundido aparafusadas de ponta a ponta. As peas fundidas (entrada e compressor) da extremidade dianteira das mquinas so feitas de ferro cinzento, e as da extremidade posterior (descarga e carcaa da turbina) so geralmente feitas de ferro dctil ou, em alguns casos, so peas fundidas ou fabricadas em ao. A excelente fusibilidade e usinabilidade oferecida pelo ferro fundido o torna a escolha bvia para essas partes algo complexas, com requisitos rigorosos de tolerncia. O ferro fundido menos propenso a problemas de rasgamento por alta temperatura e de retrao do que o ao fundido. A experincia tambm tem demostrado isso ao proporcionar um nvel mais alto de estabilidade dimensional durante o processo de fabricao.

Materiais futuros
Houve avanos na rea de ferro dctil nos ensaios de laboratrio feitos com peas fundidas que permitiro que esse material seja estendido a aplicaes de temperatura mais alta. Esses ensaios de aquecimento mostraram capacidade para estender a temperatura til desse material em 100F (56C). Esse programa de desenvolvimento est agora na fase de testes de arco-ris de campo e, muito provavelmente, encontrar aplicao em turbinas a gs GE avanadas e com altas taxas.

21

GER-3569F Peas adicionais fundidas em areia


Alm das carcaas, vrios outros componentes de tamanho grande, como os alojamentos dos mancais, cilindros internos, anis de sustentao e diafragmas na seo do estator da turbina, so produzidos com peas fundidas em areia. O ferro fundido ainda usado quando possvel; no entanto, onde ocorre temperatura mais alta ou se planeja usar solda, empregado o ao. Por exemplo, CrMo-V foi usado para anis de sustentao onde as temperaturas alcanam 1.000F (538C), e o ao carbono foi usado para os alojamentos dos mancais que exigem fabricao com solda. A qualidade um fator chave na operao bem-sucedida de qualquer pea, e as peas fundidas em areia no so exceo. Com base no estgio de concepo, a qualidade incorporada a esses componentes. A equipe de fundio chamada logo no incio do estgio de projeto para fornecer a melhor fusibilidade possvel consistente com os requisitos de funcionalidade. Para que qualquer pea fundida seja aprovada para produo, deve ser encontrado um processo que produza trs peas fundidas consecutivas que atendam aos rgidos requisitos de inspeo por raio X. Uma vez encontrado tal processo, ele documentado com preciso e deve ser seguido por toda a produo subseqente. Recentemente, foi desenvolvido um procedimento de filtragem snica para complementar a inspeo por raio X. Ele foi criado para reduzir o tempo e aumentar o alcance da inspeo, embora sejam mantidos padres rigorosos de integridade das pea fundidas. Alm da monitorao por raio X/snico dos exames visuais das peas fundidas, tambm empregada a inspeo por partculas magnticas e, no caso dos alojamentos dos mancais, testes de vazamento. Todos eles se combinam para proporcionar uma verificao de qualidade muito abrangente para os componentes fundidos em areia. carbono, inclusive os defletores internos usados em material acstico para reduzir o nvel de rudo. Em ambientes martimos selecionados, pode ser usado um ao resistente corroso para esses defletores internos. A prtica de proteo padro para o sistema de entrada uma pintura com tinta de zinco inorgnico e/ou galvanizao. Os revestimentos de acabamento externo so aplicados pelo cliente.

Sistemas de exausto
A construo da chamin consiste em componentes estruturais e lminas de ao de baixo carbono ou de liga baixa, protegidos dos gases de exausto em elevada temperatura por ao inoxidvel 409. No alto da chamin, so usados silenciadores que consistem em material acstico encapsulado em ao inoxidvel 409 perfurado para reduzir os nveis de rudo a valores baixos. Nas chamins, a proteo padro uma tinta de zinco inorgnico, que possui uma excelente combinao de resistncia corroso e capacidade de temperatura. Para melhor resistncia a intemperismos e desempenho em alta temperatura, essa tinta est sendo recoberta com uma tinta de silicone de alumnio em porcas, tampas, cmaras e superfcies de juno de expanses de cmaras na fbrica. Todas as outras superfcies de sistemas de exausto so pintadas com uma tinta de zinco inorgnico e recobertas no campo com a mesma tinta de silicone de alumnio para alta temperatura visando a mxima proteo contra corroso. A introduo da tinta de zinco inorgnico mencionada acima para a proteo de sistemas de entrada e de exausto foi o resultado de um programa de testes de alta temperatura. Vrios tipos de sistemas de pintura foram testados em temperaturas entre 400F (204C) e 1.000F (538C) por perodos de dois meses. Esses testes diferiram dos testes de pintura em alta temperatura, j que foram inseridas exposies umidade entre as exposies a ciclos trmicos. As exposies umidade foram introduzidas para possibilitar a melhor avaliao dos efeitos dos intemperismos e da umidade combinados com o aquecimento cclico. Os testes produziram informaes teis. Os melhores resultados gerais foram obtidos com um sistema que consistiu em tinta e zinco inorgnico revestida com a tinta de silicone de alumnio padro. Esse sistema

SISTEMAS DE ENTRADA E DE EXAUSTO


Sistemas de entrada
O ambiente do sistema de entrada ar ambiente com fluxo de ar em baixa velocidade nas superfcies interiores. Os materiais de construo geralmente so ao de baixo

22

GER-3569F
resistiu satisfatoriamente a todas as exposies, inclusive aos testes com 1.000F (538C). Todos os sistemas que empregaram tinta de zinco inorgnico foram protetores de sacrifcio em exposies a borrifos de sal. Embora as excelentes caractersticas das tintas de zinco inorgnico em relao a intemperismos estejam bem estabelecidas, esses testes confirmaram adicionalmente sua capacidade para funcionamento cclico em alta temperatura.

RESUMO
O propsito deste artigo foi descrever alguns dos materiais atualmente em uso em turbinas a gs GE e verificar nosso comprometimento com a liderana continuada da GE no desenvolvimento de materiais e processos. As atividades descritas neste artigo no esto de modo algum concludas. O trabalho de desenvolvimento de materiais importantes est em andamento na GE para proporcionar um fluxo contnuo de materiais novos e aperfeioados para aplicao em turbinas a gs a fim de atender necessidade das mais eficientes turbinas a gs por parte dos nossos clientes. A inteno da GE oferecer os materiais necessrios ao avano das temperaturas de combusto das turbinas, mantendo, contudo, os altos nveis de confiabilidade, disponibilidade e de capacidade de manuteno.

23
1996 GE Company

Anda mungkin juga menyukai