Anda di halaman 1dari 14

Artigos

PAPEL DOS ESCRAVOS NEGROS APS A ABOLIO Felipe Quartim Barbosa Cao* Cyro de Barros Rezende Filho **

RESUMO: O artigo trata fundamentalmente do papel do afro, ex-escravo, aps a abolio da escravatura em maio de 1888. Os dados histricos desde a colonizao foram apropriados para revelar as lutas e a maneira como a cultura afro se formou no Brasil, bem como a religio, a relao com o homem branco, de modo a justificar o tratamento com os afros at os anos que precederam 1888 e, sobretudo, a condio resultante nos anos que sucederam a abolio da escravatura. Palavras-chave: Escravido, liberdade, Marginalizao. ABSTRACT: The article is primarily the role of African ex-slaves after the abolition of slavering May 1888. Historical data since the colonization was appropriate to reveal the struggles and the way the African culture took shape in Brazil, as well as religion, the relationship with the white man in order to justify treatment with the afros to the years preceding 1888 and especially the condition resulting in the years since the abolition of slavery. Key words: Slavery, freedom, marginalization

Introduo

Esse artigo tem como objetivo analisar a relao entre o Homem Branco e o Escravo negro na sociedade do Brasil durante o perodo colonial at os dias de hoje, focando, contudo, na questo ligada ao papel do negro aps a Abolio da Escravatura no ano de 1888. Dessa forma, navega nos perodos histricos relatando as dificuldades e os interesses que faziam parte e justificavam a ao de escravizar pelos Portugueses no Brasil. No primeiro subttulo, foram trabalhados, basicamente, os conceitos da escravido no Brasil e as caractersticas que resumem o papel dos negros em sua

Licenciado em Histria e ps-graduado (Latu sensu) em Poltica e sociedade no Brasil contemporneo pela UNITAU Universidade de Taubat. Email: zetarasvati@hotmail.com / gauguin@hotmail.com ** Orientador; Dr. em Histria, Professor da UNITAU - Universidade de Taubat.

Revista Semina V9 - n 2 2010, publicada no 1 sem. 2011

Artigos
construo histrica, os interesses econmicos e o papel da Igreja nesse processo. Alm disso, ressalta a dificuldade de organizao dos prprios devido distino da cultura, sobretudo do idioma. No segundo subttulo, o texto contorna os principais pontos e transformaes, tanto de mbito internacional como nacional, ocorridos durante o sculo XIX. E neste nterim pontua e explica alguns processos que, fundamentalmente, levaram aos poucos abolio da escravatura. No ltimo subttulo, o artigo atinge o seu objetivo trazendo a luz fatos que levam a crer o estado ao qual o ex-escravo negro da sociedade brasileira foi submetido depois da abolio. No obstante, preocupa-se ainda em pontuar as transformaes ocorridas no mundo que levaram os negros a uma, relativa, superao da condio de marginalizados uma vez valorizada sua cultura a partir do sculo XX. O Escravo no Brasil

Escravizar o negro foi uma forma de ocupar, bem como de tirar proveito das terras descobertas no Brasil. Na faixa tropical, a escravido, a monocultura e o latifndio fizeram a economia por aproximadamente trezentos anos. Daqui partiam os produtos tropicais enquanto das metrpoles vinham os produtos manufaturados, numa relao mantenedora. O escravo, neste nterim, representou a maior fora de trabalho:
Os escravos estavam em quase tudo na colnia: nas plantaes, nos servios domsticos, nas manufaturas de acar, na construo de casas e das estradas, nos aougues, no comrcio ambulante, nas lojas, na criao de gado, nas oficinas de sapateiros, dos ferreiros, dos carpinteiros (...). (SCHMIDT, 2007 p.191).

Basicamente, a escravido esteve sempre muito ligada a Grande Lavoura. Por exemplo, nas fazendas produtoras de caf todos os processos eram realizados por escravos africanos, que derrubavam a mata, limpavam o solo, plantavam e limpavam os cafezais, bem como colhiam, tratavam e ensacavam os gros. O papel da Igreja, nesse contexto, foi alimentar a idia de que o negro deveria obedincia em resignao condio de escravo e que estava necessitado de

Revista Semina V9 - n 2 2010, publicada no 1 sem. 2011

Artigos
catequizao pelo cristianismo. Alm disso, como a Igreja proibia a escravizao de ndios, a no ser por guerra justa, ou seja, se os ndios atacassem os portugueses, o negro africano tornou-se ainda mais a figura fundamental para o preenchimento de quase toda a demanda de mo de obra no Brasil:
Para sua manuteno, alm da importncia econmica (sendo a explorao do trabalho escravo a principal forma de acumulao de riqueza), foi montado um sistema de justificao e legitimao da escravido de seres humanos. Telogos e juristas argumentaram durante sculos a favor ou contra o trabalho escravo... (SOUZA, 2005, p.81).

Outra utilizao que fizeram do escravo foi o comrcio. O sistema econmico vigente na poca era o mercantilismo, por meio do qual o absolutismo se fortalecia economicamente, ou seja, o mercantilismo garantiu a interveno e o controle do rei sobre as regras comerciais. Cada pas europeu desenvolveu caractersticas prprias do mercantilismo. Portugal foi o pioneiro das grandes navegaes. Da frica obtinha ouro, marfim e escravos. (SCHMIDT, 2007, p.118) Desde 1580 que os portugueses vendem escravos vindos da frica para o Brasil. Esse comrcio foi muito lucrativo ao longo da presena portuguesa, bem como depois da independncia, e tambm fazia girar com importante dinamismo a economia de modo geral.
Os trs principais apoios dos portugueses no comrcio com a costa africana atlntica eram, desde o sculo XVI, as ilhas do Cabo Verde..., e na costa entre o rio Volta e o Nger, a ilha de So Tom..., e luanda... (SOUZA, 2005, p.82).

A partir do sculo XVIII, eram os brasileiros que detinham o comrcio de escravos entre a costa da Mina e Salvador, e entre Luanda e o Rio de Janeiro. Enfim, no Brasil a regra geral era que o escravo fizesse o trabalho pesado e gerasse lucro ao senhor, que tinha apenas de obrig-lo e control-lo nas tarefas cotidianas. Geralmente, qualquer que tivesse o mnimo de condies e estrutura financeira obtinha um ou mais escravos para seu patrimnio. Destarte era a sociedade Brasileira, baseada numa relao desigual que permaneceu at mais adiante da Independncia do Brasil:

Revista Semina V9 - n 2 2010, publicada no 1 sem. 2011

Artigos
Os centros mais dinmicos e capitalizados da economia dependiam do trabalho escravo, os intelectuais debatiam a legitimidade ou no da escravido e todos os que podiam faziam uso de escravos na sua vida cotidiana. (SOUZA, 2005, p.81).

Do ponto de vista cultural, ademais, cabe ressaltar que os senhores chamavam os recm-chegados da frica de boais, ou seja, estpidos, ignorantes, posto que ainda no conheciam o idioma e nem os costumes, instrumentalizando com isso mecanismos de inferiorizao quanto ao valor humano do africano, apontando o comportamento e a religio com desaprovao. Contudo, uma vez adaptados e conformados situao de escravos, resignados e com um comportamento exemplar, boa qualidade de mo de obra, eram chamados de ladinos. Enquanto isso:
os crioulos eram os que haviam nascido no Brasil, tinham o portugus como sua primeira lngua, quase sempre eram batizados e, pelo menos diante dos senhores, se comportavam conforme os padres portugueses, que pouco a pouco iam se tornando brasileiros. (SOUZA, 2005, p.89).

O idioma portugus, nas veias do processo, teve tanto a funo de estabelecer a comunicao entre o senhor e o escravo, e este ltimo dependia disso para a prpria sobrevivncia, quanto para a comunicao entre os prprios escravos; que dependiam disso para a criao de uma peculiar cultura negra, cujo palco foi o Brasil. Compreendemos que:
Algumas vezes pessoas de um mesmo grupo lingstico criavam lnguas novas, resultantes de combinaes de dialetos africanos entre si e tambm com o portugus. Assim, africanos vindos de diferentes regies emprestavam uns aos outros crenas e ritos religiosos, lendas, conhecimentos prticos, e iam formando uma cultura africana no Brasil diferente das que existiam na frica... (SOUZA, 2005, p.90 e 91).

Mudanas no rumo da Histria No sculo XIX, o sistema tradicional de explorao, ou seja, o escravagista tornou-se obsoleto em favor dos novos valores impressos pelo capitalismo, pela Revoluo Francesa e pela Revoluo Industrial. O resultado foi a criao de novas

Revista Semina V9 - n 2 2010, publicada no 1 sem. 2011

Artigos
tcnicas de explorao. A escravido, nesse momento, comeou a ser revista, conforme aponta Costa (2007, p. 272): Nos pases em que se processou a Revoluo Industrial os novos grupos ligados ao capitalismo Industrial que passaram a influenciar a poltica condenaram a escravido. Entretanto, a abolio da escravatura e o desenvolvimento do capitalismo no se aplicaram to facilmente em algumas regies especficas. Havia muitos interesses por detrs da velha estrutura de poder, sobretudo no Brasil. Por conseguinte, a escravido perdurou por mais tempo e sua dissoluo no ocorreu sem suor e sangue:
O processo de desagregao do sistema escravista foi longo e difcil... Esse processo evoluiu diferentemente em cada regio, em razo das condies econmicas, sociais, polticas e ideolgicas locais. (COSTA, 2007, p.272)

As primeiras manifestaes da industrializao no Brasil, embora no tenham tido uma ao diretamente transformadora na sociedade, pouco a pouco, contriburam para mudanas desenfreadas no sculo XIX. Isso porque a Independncia do Brasil, de imediato, no o levou a uma modernizao das estruturas bsicas da economia e da sociedade, de modo que o trabalho escravo, bem como o latifndio e a economia baseada na importao de produtos manufaturados e exportao de matria prima prevaleceram. Nesse contexto, portanto, a produo industrial nasceu incapaz de fazer frente s necessidades de importao que vinham da Europa, sobretudo dos ingleses, favorecidos por tratados comerciais. Os setores poderosos no Brasil expressavam um liberalismo econmico cuja consistncia liberal era defender o prprio interesse de carter conservador. Assim consta:
Na sua Carta aos Senhores Eleitores da Provncia de Minas Gerais condenava o apoio dado pelo governo a certas indstrias e manifestava-se favorvel a uma poltica exclusivamente agrria. (COSTA, 2007, p.273)

Apesar de tudo, uma evidente contradio se expressava no seio dessa sociedade conservadora do Brasil Imperial. Os interesses da camada dominante se chocavam com a prpria realidade da constituio do pas:

Revista Semina V9 - n 2 2010, publicada no 1 sem. 2011

Artigos
Afirmava-se que a lei a expresso da vontade do povo. Teoricamente aboliam-se os privilgios e igualava-se a todos perante a lei, mas ao resguardar-se a propriedade como um dos direitos inalienveis e imprescritveis do homem, mantinha-se a contradio... (COSTA, 2007, p.272).

Contudo, a semente da liberdade, plantada pelas duas grandes revolues do final do sculo XVIII, j havia germinando nos planos frteis da mentalidade de uma parte da elite econmica brasileira. Eles j estavam familiarizados com as teorias dos economistas clssicos e acompanhavam os debates, na Inglaterra, a respeito da escravido. Em 1811, Hiplito da Costa j escrevia, pelo Correio Brasiliense, que a escravido no era favorvel s leis da natureza e tampouco s disposies morais do homem e propunha que se substitusse o trabalho escravo pelo imigrante. Ademais, no incio da dcada de 1820, logo mesmo aps a Independncia, alguns intelectuais da poca, como Jos Bonifcio, j denunciavam os malefcios causados pelo sistema escravista no desenvolvimento da sociedade.
Manifestaram-se favorveis emancipao dos escravos alguns lderes da gerao da independncia, como Jos Bonifcio e Maciel da Costa, homens formados em contato com a cultura europia, no convvio das teorias da ilustrao e do liberalismo. (COSTA, 2007, p.276).

De modo geral, reclamavam os abolicionistas que o trabalho escravo dava rendimentos inferiores ao trabalho livre; que inibia o processo de industrializao, inibindo o capitalismo por sua vez; que tornava vil a idia do trabalho; que punha em risco a segurana nacional visto a violncia e o antagonismo que refletia. Em suma, importante notarmos que a oposio ao escravismo est, nesse momento, em rpido processo evolutivo, impossvel de ser freado. Com o tempo, a opinio pblica comeou a se manifestar mais severamente contra o trabalho escravo no Brasil. Fazendeiros endividados com a compra de escravos, por exemplo, viram na cessao do trfico um projeto de desenvolvimento e progresso, de valorizao da prpria propriedade, contrariando, por sua vez, apenas o interesse dos traficantes e dos lavradores das zonas novas, carentes de mo de obra. Do ponto de vista poltico, a questo da abolio do trfico, e mais tarde da escravatura, tornou-se um

Revista Semina V9 - n 2 2010, publicada no 1 sem. 2011

Artigos
objeto de discursos calorosos nos jogos polticos partidrios. Os polticos sentiram o alcance poltico da questo que apaixonava a opinio pblica. (COSTA, 2007, p.284) Ademais, a interdio do trfico foi forada pelos interesses britnicos:
De outro modo, a marinha inglesa, equipada com navios mais aperfeioados e com ordem de entrar nos portos e apresar os navios suspeitos de trfico, fez recrudescer a vigilncia. (COSTA, 2007, p.285)

Por conseguinte, medida que caminhava o processo de abolio, aumentava a nota de comiserao pelo sofrimento do escravo. Se outrora ignoravam, de modo geral, a questo da abolio enquanto necessidade para uma nova ordem, com o passar do tempo passaram a eletrizar auditrios, mobilizar a imprensa, comover multides e a provocar acalorados debates parlamentares. (COSTA, 2007, p.277) Contudo, as plantaes de caf continuavam a se expandir e precisavam de mo de obra. Logo foi criado um comrcio interno de escravos, chamado trfico interprovincial, visando manter a estrutura econmica do Brasil viva embora em seus suspiros finais. O negro est ainda preso pela escravido: os escravos do Nordeste em dificuldades eram vendidos para as reas cafeicultoras do Sudeste. (SCHMIDT, 2007, p.440) Entretanto, a escravido, ao poucos, caminhava para o fim, no s por motivos econmicos, mas tambm pela luta dos prprios escravos, que explodiam em rebelies. Em suma, a escravido era um obstculo para o desenvolvimento do capitalismo, do mercado consumidor e do advento das indstrias, ademais, ameaava tambm a integridade dos senhores de terra, que temiam uma rebelio, seguida de tragdias, em suas fazendas:
As idias de modernidade ganhavam fora: o fim da escravido abriria o caminho para o capitalismo e, com ele, a indstria, a cidade e o progresso. [...] Houve senhor de escravo que fez as contas e concluiu que, em vez de ter escravos, era mais barato contratar o servio dos imigrantes. (SCHMIDT, 2007, p.451).

A partir do momento que a questo da abolio da escravatura comeou a tornarse um corpo slido dentro da sociedade brasileira, o processo de mudana comeou,

Revista Semina V9 - n 2 2010, publicada no 1 sem. 2011

Artigos
inevitavelmente, a se impor o mais rpido possvel. Os conservadores, frente do processo, visando adaptar os proprietrios, criaram as Leis Moderadas. E temendo uma revoluo tal qual no Haiti, tanto os abolicionistas quanto os no abolicionistas comungaram do fato de que a liberdade dos negros seria algo inevitvel, mas que seria sadia se concedida aos poucos. Em 1871, foi outorgada a Lei do ventre livre, ou Lei Rio Branco, que garantia que o filho de escravo nascido a partir daquela data no seria escravo pela vida inteira, mas ao mximo at seus 21 anos de idade. Isso garantia tempo para que o dono de terras se adaptasse ao sistema de mo de obra livre. Em 1885, pela Lei Saraiva-Cotegipe, do Sexagenrio, libertavam o escravo aos 65 anos. Porm: Essas leis no foram suficientes. As presses abolicionistas cresceram. As rebelies e fugas em massa se multiplicavam (SCHMIDT, 2007, p.453) Logo depois, e com poucos votos contrrios, uma vez que D. Pedro II se encontrava no estrangeiro a passeio, sua filha Isabel, ou, Princesa Isabel, concordou com a lei j aprovada no Brasil. Assim, em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei urea. (SCHMIDT, 2007, p.453) Com esta lei estava extinta escravido no Brasil, salvo na clandestinidade.

Papel do escravo aps a abolio

Para comemorar a outorga da Lei urea, a corte realizou um baile. Cabe ressaltar a condio na qual o negro, ex-escravo, foi inserido. A saber, s puderam entrar como criados. Alm disso, no houve espao para se pronunciarem a respeito, obviamente, como se necessitassem de outra lei urea para libertarem a voz e a angstia. A lei, em sua finalidade, no garantia qualquer proteo social. Segundo Schmidt (2007, p.451), No houve reforma agrria, no indenizaram os ex-cativos, e o governo sequer se preocupou em construir escolas. Por fim, os negros tornaram-se trabalhadores muito pobres instalados numa sociedade repleta de preconceitos. Gregrio Bezerra, em suas memrias, descreve o relato de um ex-escravo aps a abolio: E tinha saudade da escravido, porque

Revista Semina V9 - n 2 2010, publicada no 1 sem. 2011

Artigos
segundo ele, naquela poca comia carne, farinha e feijo vontade e agora mal comia um prato de xerm com gua e sal. (COSTA, 1986, p.96). Com a instaurao da Repblica, as idias de superioridade da raa branca, ganharam fora por um conceito conhecido por Eugenia, que outrora era apenas um estudo cientfico sobre o cruzamento seletivo comum na agricultura e na pecuria, mas com o tempo, e aps o surgimento dos estudos genticos, e somado aos estudos sociais, tornou-se um movimento poltico:
(...) composto de membros da classe mdia e burguesia, que pressionavam os governos para que implantassem programas de aes positivas ou negativas visando a melhorar a condio gentica da espcie humana. (HOBSBAWN, 2008, p.219).

Em resumo, o objetivo era branquear a populao, e por efeito, estimulou a imigrao de Europeus para substituir a mo de obra agora rejeitada

preconceituosamente. A concorrncia nos trabalhos agrcolas fez com que o negro, exescravo, visto o preconceito contra sua cor, disputasse as funes em desvantagem nas fazendas e cidades; e o imigrante, alm da raa, trazia consigo, embora nem todos, a experincia da mo de obra tcnica nas indstrias j em franco desenvolvimento no Brasil. O estmulo a imigrao diminuiu muito a possibilidade de que os negros se tornassem trabalhadores agrcolas. (SOUZA, 2005, p.122). A repulsa em aceitar os negros, ex-escravos, para trabalhar para os fazendeiros se justificava, basicamente, em dois motivos: primeiro, porque os fazendeiros temiam dos negros reaes rancorosas de tempos anteriores, debruadas na violncia que nesse momento pode ser considerada ao consciente da conquista de direitos como um componente central de seu esprito libertador; segundo, porque, como j dito, no empregar os negros seria uma forma de elimin-los, branqueando a sociedade e estimulando a migrao europia como compensao da ausncia de mo de obra. Eliminar o lado africano significava Conforme essa maneira de ver as coisas, para o Brasil atingir o mesmo nvel das naes mais desenvolvidas deveria eliminar seu lado africano e negro (SOUZA, 2005, p.122). O resultado foi que os negros, ex-escravos, optaram por permanecer no campo ocupando pequenos pedaos de terras, ao menos os que lograram tal feito, geralmente

Revista Semina V9 - n 2 2010, publicada no 1 sem. 2011

Artigos
sob um sistema de parceria, nos quais cedia parte de sua produo ao dono da terra que cultivava. Todavia, ao longo do sculo XX, a migrao de negros para a cidade ganhou cada vez mais frequncia:
geralmente desempenhavam as funes mais subalternas, uma vez que s alguns poucos afro-brasileiros conseguiam se educar, prosperar nos negcios e ascender socialmente. (SOUZA, 2005, p.125).

Portanto, em grande maioria, habitaram as regies menos nobres das cidades. O artesanato e a Marinha, no entanto, revelaram-se timas oportunidades para uma maior e melhor insero do negro na sociedade do Brasil republicano. No que concerne a revoluo dos meios de comunicao, como o rdio, o telefone, a ferrovia, automveis e a imprensa, por assim dizer, contriburam para que a informao vinculasse ostensivamente no pas, e logo, portanto, os ideais de igualdade entre as diferentes categorias sociais, levaram muitas comunidades negras a reivindicar seu espao dentro da sociedade. Algumas associaes foram criadas por grupos que denunciavam o preconceito e a marginalizao do negro. Quanto cultura afro-brasileira, cabe frisar que foi mantida, ao longo do tempo, com muita dificuldade. Assim, os valores e costumes, bem como as tradies africanas foram passando de pai pra filho ao longo do sculo XX. Pelos cultos religiosos, reverenciavam espritos e ancestrais africanos buscando soluo e orientao para os problemas do cotidiano:
Nas congadas e nos maracatus festejavam seus reis, danavam para os santos catlicos dos quais eram devotos, representavam episdios nos quais contavam suas histrias de forma teatral e idealizada. (SOUZA, 2005, p.126).

E ainda no tocante preservao cultural, podemos dizer que os afro-brasileiros com mais estudo e maior conscincia poltica/ social se afastaram de suas tradies e de seus antepassados, assimilando muito mais os valores da cultura branca/europeizada. Isso se explica se compreendermos que a eles interessava os valores da sociedade na qual almejavam se integrar:

Revista Semina V9 - n 2 2010, publicada no 1 sem. 2011

10

Artigos
Para conquistar lugares equivalentes aos que os ditos brancos ocupavam, os negros assumiam os valores dominantes, deixavam de lado suas tradies com caractersticas africanas. (SOUZA, 2005, p.126).

Porm, vinculando os fatos, cabe dizer que o preconceito se acentuava uma vez que a cultura afro tambm no era valorizada. Em suma, os africanos eram considerados inferiores, primitivos e incapazes de construir civilizaes evoludas como a europia. E em vista disso, as elites brasileiras buscaram eliminar os laos com as culturas africanas. A prpria cumplicidade das elites com a miscigenao objetivava menos inserir o africano na sociedade brasileira, mas branque-la ao longo do tempo. Ademais,

marginaliz-los eliminava grande parte que acabava sucumbida pela misria: J no Brasil, ele ia ficando cada vez mais branco o que pensavam os poderosos, resultaria numa sociedade branca (SOUZA, 2005, p.142). Sobre o papel do negro na sociedade brasileira aps a abolio, de modo geral, cabe resumir que:
a maioria dos negros e mestios foi mantida nos segmentos mais desfavorecidos da populao, no s pela precariedade das oportunidades oferecidas para a sua educao e aprimoramento profissional, como tambm pela preferncia por pessoas de pele mais clara para ocupar os melhores cargos no mercado de trabalho. (SOUZA, 2005, p.142-143).

Hoje em dia, a cultura africana bem como o afro-descendente so vistos pelo mundo com muito mais valor do que antigamente. No fim do sculo XIX, o preconceito com os negros tinha sua justificativa na teoria evolucionista de Darwin, interpretada no campo social, que inferia haver uma hierarquia de valores entre os povos, e que apontava para a Europa no topo das civilizaes, como afirma Hobsbawm:
Sob a forma de racismo, cujo papel central no sculo XIX nunca ser demais ressaltar, a biologia era essencial para uma ideologia burguesa teoricamente igualitria, pois deslocava a culpa das evidentes desigualdades humanas da sociedade para a "natureza" (HOBSBAWN, 2008, p.219)

Revista Semina V9 - n 2 2010, publicada no 1 sem. 2011

11

Artigos
Mas as revolues cientficas do sculo XIX superaram o conceito de Darwin, como afirma Hobsbawm (2008, p.221): Observadores da virada do sculo registraram uma "crise no darwinismo" que produziu vrias especulaes alternativas [...]. Por consequncia, as especificidades de cada sociedade no mbito cultural, dos valores, costumes, tradies, tm sido estudadas, valorizadas e incorporadas de maneira geral e a noo de raa cedeu lugar a noo de cultura (SOUZA, 2005, p. 143). Contudo, se por um lado temos hoje uma maior valorizao do africano e de sua cultura, temos conscincia de que ainda no superamos totalmente o preconceito no Brasil, visto que o tempo e a cultura atual no foram ainda suficientes para apagar a marca que a escravido imprimiu no Brasil por aproximadamente 300 anos.

Consideraes finais

Este texto contm elementos que traduzem um pouco da trajetria do negro na histria do Brasil, as dificuldades, a crueldade como foram tratados e o sentido da sua submisso. Desde o princpio da Colonizao, podemos observar o papel de objeto no qual o negro africano, vendido como mercadoria, encontrava-se. Durante aquele tempo, podemos observar como os esforos da Igreja, do Estado Portugus, e nisso a educao, convergem para uma finalidade muito comum: a de subjugar o negro e manter a vitalidade do sistema mercantilista na Colnia. A resistncia negra contra a escravido evidencia o carter antinatural de como eles eram tratados e a repulsa que sentiam. E, para ns, importa observar que dessa maneira spera e hostil que a relao Senhor/ escravo, ou Homem Branco/ Negro, desde o incio se processava no Brasil. A partir do sc. XIX observamos que, em conformidade com as transformaes universais na economia, na poltica e na sociedade, o papel do negro comeou a sofrer alteraes evidentes no cerne do Brasil Imperial. Dessa forma, resultado tambm de foras polticas internacionais, a escravido comea a perder o seu papel numa sociedade em transformao; e nisso o negro passou a perder a sua funo econmica. Como vimos, foram quase 40 anos entre a abolio do trfico negreiro e a abolio da

Revista Semina V9 - n 2 2010, publicada no 1 sem. 2011

12

Artigos
escravatura, tendo algumas leis mediado esse processo, e sob a demagogia da libertao, na verdade estavam a criar uma outra condio de aprisionamento. Por fim, lgica a inevitabilidade da marginalizao do negro na sociedade brasileira ps-abolio, e isso, tendo em vista o processo histrico, pois evidente que pelo fato da relao Homem Branco/ Escravo ter sido construda de maneira to fria, visto que os negros eram tratados como objetos, de maneira spera, considerando portanto o antagonismo e o tempo, fato que a liberdade dos ex-escravos, logo aps a abolio, s poderia ter vindo por uma mgica, pois no poderiam, os negros, to rapidamente terem consolidado a sua vitria como homens livres dentro de uma sociedade cujo passado os destinou violncia, ao racismo e subordinao. O fato, no obstante, que a liberdade dos ex- -escravos no passou do mbito jurdico, e que se a sociedade foi proibida de prend-los terra, agora os marginalizava, escravizandoos assim de outra maneira. De modo geral, conclumos que a mentalidade do brasileiro permaneceu colonial mesmo aps as mudanas polticas da escravido, pois, no tendo acompanhado o processo poltico, permaneceu o preconceito, a desconfiana e o desdm com relao ao negro. Soma-se a isso o advento da imigrao e do conceito de Eugenia. Ambos acontecimentos fortaleciam a marginalizao do negro, posto que o primeiro ocupava o papel da mo de obra, e que o segundo alimentava e conservava o preconceito de raa dentro da sociedade. Alm disso, medida que as cidades cresciam, muitos negros rumavam para elas buscando refgio para sobrevivncia. Devido s condies materiais e sociais, fixavamse em habitaes nas margens da cidade conforme as oportunidades que lhes surgiam. Constituindo sociedade nesses locais, acabavam tendo uma forma de vida alternativa aos grandes centros e isso dificultava ainda mais a integrao com o branco, que o via com olhar de superioridade, pois, diferente deles, no estavam submetidos quela condio. Com a modernidade e o desenvolvimento dos meios de comunicao, visvel como isso instrumentalizou a luta dos negros pela dignidade e respeito pela sua raa. A idia de igualdade veio conferir maior liberdade e ao invs de serem vistos como inferiores, devido histrica condio e a sua cor, ocorreu que sua cultura,

Revista Semina V9 - n 2 2010, publicada no 1 sem. 2011

13

Artigos
conservada em cacos durante o processo histrico, ganhou novo olhar e uma riqueza a altura de ser resgatada, explorada e conservada pelo homem branco. Em suma, conclumos que a cultura da escravido no foi abolida quando decretado, juridicamente, a liberdade dos negros, e que a mentalidade preconceituosa, permeada de valores racistas da Europa, vigorou por longa data na sociedade brasileira e dificultou, com isso, a integrao do negro, ex-escravo, na sociedade vigente desde o fim do sculo XIX. Alm disso, conclumos tambm que medida que disseminavam as idias de igualdade no Brasil, pouco a pouco o negro se inseria, valorizada a sua cultura, e cada vez conquistava mais espao.

Referncias Bibliogrficas

SCHMIDT, Mrio. Nova Histria crtica. So Paulo: Editora Nova Gerao ltda. 2007. SOUZA, Marina de Mello E. frica e Brasil africano. 2. ed. So Paulo: tica, 2005. COSTA, Emlia Viotti da. A abolio. 2. ed. So Paulo: Global editora, 1986. COSTA, Emlia Viotti da. Da Monarquia a Repblica. 8. ed. So Paulo: Global editora, 2007. HOBSBAWM, Eric. A Era dos Imprios (1875 1914) RJ: Paz e Terra, 2008.

Revista Semina V9 - n 2 2010, publicada no 1 sem. 2011

14

Anda mungkin juga menyukai