Anda di halaman 1dari 20

O PROBLEMA DA DIVERSIDADE CULTURAL CONFRONTADO COM OS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS E UMA TICA UNIVERSAL ANLISE DE CASO CONCRETO COM

M BASE NO RELATRIO DA COMISSO MUNDIAL DE CULTURA E DESENVOLVIMENTO DA UNESCO: NOSSA DIVERSIDADE CRIADORA1

The problem of cultural diversity confronted with the individual and collective rights and an universal ethics case analysis based on our creative diversity: Report of the comission on culture and development.

SUMRIO: Introduo. Premissas do Relatrio da Unesco. Pontos Fundamentais do Relatrio. Desnudando os verdadeiros objetivos do relatrio. Concluso. RESUMO: Este trabalho parte de um caso concreto o Relatrio da Comisso Mundial de Cultura e Desenvolvimento da UNESCO: Nossa Diversidade Criadora para desnudar o discurso do mnimo tico e denunciar as ideias de engenharia social por parte da burocracia globalista e dos intelectuais, bem como a ameaa que isto representa aos direitos e modus vivendi das populaes em geral e especialmente das comunidades tradicionais. PALAVRAS-CHAVE: ENGENHARIA SOCIAL SUMMARY: This study begins from a case - Our Creative Diversity Report of the Comission on Culture and Development to lift the veil of que ethical minimum discourse and denouce the ideas of social engeneering came from the globalist burocracy and intelectuals, as well as the menace that ir representes to the rights and modus vivendi of populations by and large, specially of traditional communities. KEYWORDS: CULTURAL DIVERSITIY. GLOBALISM. SOCIAL ENGENEERING. DIVERSIDADE CULTURAL. GLOBALISMO.

Daniel Antonio de Aquino Neto, professor de Teoria Geral do Direito na Universidade do Estado do Amazonas. Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas. E-mail: professordanielaquino@yahoo.com.br

INTRODUO2 Se eles continuarem fazendo com que voc faa as perguntas erradas, no tero que se preocupar com as respostas. Thomas Pynchon in O Arco-ris da Gravidade (3 provrbio para paranoicos). Em julho de 1996 foi lanado sob patrocnio da UNESCO o Relatrio da Comisso Mundial de Cultura e Desenvolvimento: Nossa Diversidade Criadora 3
4

(a traduo

em portugus do ano seguinte). A UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) a agncia especializada da Organizao das Naes Unidas ONU para Educao, Cincia e Cultura. A Comisso iniciara seus trabalhos em 1993.

A Comisso, por sua vez, foi composta por uma pliade de nomes ilustres. Podemos citar Javier Prez de Cullar (o peruano Presidente da Comisso e ex-Secretrio Geral da ONU), Clude Lvi-Strauss, Elie Wiesel (escritor israelense e Prmio Nobel da Paz em 1986), Celso Furtado (economista brasileiro) e Elizabeth Jelin (argentina e tambm autora de um dos textos usados neste trabalho). A mensagem introdutria deixa claro que a Comisso foi constituda para ser independente.

A ideia do texto foi analisar o panorama mundial das interao entre cultura e desenvolvimento sob a tica da emergente globalizao num perodo imediatamente posterior ao fim do mundo bipolar da Guerra Fria, que se avizinhava pela glasnost e perestroika, porm encerrada oficialmente com o fim da Unio Sovitica no incio da dcada de 90.
2

Em 08 de julho de 1997 foi proferida pelo filsofo Olavo de Carvalho uma conferncia na Casa da Amrica Latina em Bucareste, Romnia. Tal conferncia foi transcrita e atualmente consta do livro O Futuro do Pensamento Brasileiro. Nela pela primeira vez li a respeito do assunto que o cerne deste artigo, cuja primeira verso foi escrita no ano de 2009 durante o curso de Mestrado em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas, como trabalho final na disciplina de Meio Ambiente e Diversidade Cultural, ministrada pela professora e antroploga, Dra. Andrea Borghi. Sou grato a ambos os citados: o primeiro por ter me chamado a ateno para este tema (bem como um mundo inteiro de ideias); a segunda pela apreciao crtica e sempre gentil (que culminou com uma nota mxima, a despeito dos erros formais do artigo) e que posteriormente quando um problema em meu computador pessoal fez-me achar que o trabalho estava perdido para sempre empenhou-se numa busca pessoal entre duas cidades distantes para encontrar o material original e disponibiliz-lo para mim. 3 A verso em lngua portuguesa foi publicada pela Papirus e com o selo da UNESCO, sendo portanto uma traduo oficial. Todavia contm algumas pequenas discrepncias com o texto oficial, razo pela qual eventualmente usarei trechos da verso em ingls e em francs apud CARVALHO, 1997. 4 UNESCO, 1996. Fonte: http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001055/105586Eb.pdf.

PREMISSAS DO RELATRIO DA UNESCO

O texto inicia-se com uma mensagem do Presidente da Comisso (Prez de Culler), enaltecendo a diversidade cultural, patrimnio sob ameaa de uma padronizao com base na expanso de valores ocidentais economicistas, bem como a busca de uma alternativa de tica global na qual possam convergir diversas manifestaes culturais5.

Explica-se tambm que o desenvolvimento econmico no necessariamente inimigo da tradio cultural, como demonstram (argumento usado no prefcio do relatrio 6) diversas comunidades asiticas que experimentaram um crescimento econmico sem igual nas ltimas dcadas e ainda assim mantm um forte apego a seus antigos valores culturais. A discusso sobre a diversidade cultural no pode ignorar o desenvolvimento econmico, mas sem dvida deve transcend-lo. Fatores culturais afetam o desenvolvimento. O texto faz um paralelo entre a relao desenvolvimento x ecologia e desenvolvimento x cultura, argumentando que o primeiro no pode ocorrer s custas do segundo, devendo-se encontrar um ponto de convergncia. O desenvolvimento econmico levado em conta por ser essencial ao exerccio de direitos, a inclusos os direitos culturais7. A este respeito, SAHLINS8 explica o problema da manuteno das razes culturais em meio s intempries econmicas e migraes geogrficas. A busca por melhores oportunidades econmicas gera a fuga da terra natal, porm no necessariamente a perda do elo cultural, que pode ou no se esgarar (embora tenha essa tendncia pela estiolao da estrutura familiar em ambientes urbanos). Em suma, ser urbanizado no
5 6

UNESCO, 1996, p.06. UNESCO, 1997, pp. 10 e 11. 7 Amartya Sen (Prmio Nobel de Economia de 1998) um grande defensor da interligao entre cultura, desenvolvimento econmico e exerccio de direitos. Em sua obra Desenvolvimento como liberdade ele conta uma histria de sua infncia (pp. 22 e 23) que serve como parbola ilustrativa de sua tese: Quando menino, em meio aos conflitos religiosos que sacudiam a ndia, Amartya brincava no jardim da casa quando um homem ensanguentado entrou desesperado. Imediatamente ele chamou pelos adultos da casa que tentaram em vo socorrer o ferido (que veio a falecer). O homem era um muulmano que fora buscar trabalho em regies hindus (contra o conselho da esposa, mesmo a famlia passando fome), arriscando-se num ambiente hostil. Sen faz a conexo da seguinte maneira: Um homem, por conta de sua religio (direito cultural), tolhido em sua busca por trabalho (direito econmico) e sua liberdade de locomoo (direito de ir e vir). Desenvolvimento como liberdade. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. 8 SAHLLINS, 1997.

significa perda das tradies. Ainda que perdidas por determinada gerao, entretanto, possvel que elas sejam recuperadas pela gerao seguinte (s vezes com mais atavismo ainda, visto que a distncia espacial e temporal muitas vezes gera uma idealizao do ambiente geogrfico e cultural de origem, tal qual um den perdido).

Muitas destas complexidades culturais ficaram ocultas pela tenso bipolar da Guerra Fria (a ideia da Comisso surge em 1991, ou seja, logo aps a queda do Imprio Sovitico). A Comisso comea partindo da premissa (sensata) de que haveria um afloramento de tais complexidades, porm adverte para um risco de narcisismo cultural em que um apego atvico poderia gerar conflitos inaceitveis9.

A preocupao da Comisso revela-se plenamente justificada pela ecloso de diversos conflitos desses tipos (citando como exemplo o caso da Iugoslvia)10. Assim sendo, terse-ia que se partir de algumas premissas bsicas: a nova tica global a proteger e abranger os direitos culturais no poderia tolerar de maneira alguma desrespeito paz, democracia e diversidade: Just as in the tasks od building peace and consolidating democratic values, as indivisible set of goals, so too economic and political rights cannot be realized separately from social and cultural rights.11

Aps a mensagem presidencial, a Introduo apresenta a distino de SAHLINS entre cultura em sentido estrito (alta cultura ou cultura artstica) e em sentido amplo (civilizao)12.

A citao de Sahlins expe a confuso conceitual e causal referente cultura, a qual se imbrica com o desenvolvimento numa relao de causa e efeito recproca, porm nem sempre facilmente identificvel. Desenvolvimento por sua vez no deve ser visto apenas como acesso a bens de consumo (embora o inclua), mas tambm como a liberdade cultural. O no acesso ao desenvolvimento, por sua vez, um fato gerador de atavismo. Trata-se mais uma vez de encontrar meios para permitir s comunidades em geral participar do desenvolvimento sem perder suas razes culturais.
9

UNESCO, 1997, p. 13. Note-se, contudo, que o alarme j fora dado bem antes por Samuel Huntigton em seu artigo O choque de Civilizaes, publicado em 1993 na Foreign Affairs, o qual tornou-se livro trs anos depois. 11 UNESCO, 1996, p.10. 12 UNESCO, 1997, p.11.
10

O relatrio elenca como premissas13:

a) A cultura pode ser aprimorada b) Os governos podem influenci-la; c) Necessidade de uma tica universal onde o respeito v alm da tolerncia; d) A ideia de desenvolvimento deve ir alm do sentido meramente econmico, abrangendo o desenvolvimento humano como um todo. e) Os povos desejam participar da modernidade, mas sem perder suas razes culturais. f) A busca pelo desenvolvimento e modernidade tem efeitos colaterais que devem ser combatidos, como as mudanas desagregadoras do campo para a cidade, da economia de subsistncia para a economia de mercado. g) A defesa dos direitos culturais no deve servir como pretexto para que se tolere abusos como a mutilao genital feminina, infanticdios, escravido entre outros.

PONTOS FUNDAMENTAIS DO RELATRIO

Os pontos elencados pelo relatrio da Comisso so:

a) Uma tica global: Segundo a prpria UNESCO, existem 10.000 sociedades vivendo em 200 pases14. O relatrio aspira a que os valores e os princpios da tica universal sejam pontos de referncia partilhados de forma a estabelecer um guia mnimo... para a resoluo dos problemas globais acima descritos15. A primeira pergunta seria: Como equacionar essas diversas formas de pensamento numa tica comum? Haveria um denominador comum? O relatrio deixa claro que uma nova tica universal no deve ser um instrumento poltico destinado a dar lies a certas regies ou a denegrir suas tradies e valores16. O Relatrio prope uma tica global baseada em cinco valores: direitos humanos e responsabilidades; democracia e elementos da sociedade civil; proteo das

13 14

Idem, p. 22 a 42 Ibidem, p. 23. 15 Ibidem, p. 45. 16 Ibidem, p.53

minorias; compromisso com a soluo pacfica de conflitos e equidade intergeracional. b) Compromisso com o pluralismo: o relatrio identifica como ameaas ao pluralismo as divergncias tnicas, barreiras lingusticas e conflitos religiosos. Os governos devem promover o pluralismo mediante o respeito s minorias e o combate ao racismo e xenofobia. Ao mesmo tempo deve-se buscar a base comum entre as diversas culturas. c) Criatividade, capacitao e autonomia17. As diversas comunidades devem ter meios para expressar suas manifestaes culturais e faz-las contribuir para o bem comum. Tais meios devem resultar de uma descentralizao de funes estatais de maneira a que a sociedade civil em suas diversas parcelas tambm possa participar da gesto pblica. d) Desafios de um mundo mediatizado: O relatrio trata da democratizao dos meios de informao e comunicao lastreado nos princpios da

competitividade, diversidade, padro tico e equilbrio entre eficincia e equidade. e) Gnero e cultura: no se deve permitir que o respeito s culturas se traduza na diminuio da fundamentais, mulher, devendo liberdade ser-lhe garantidos direitos e humanos na

reprodutiva,

autodeterminao

aumento

participao do processo poltico e profissional. f) Crianas e jovens: Trata-se de lhes dar voz, proteg-los da explorao e preparlos para viver num mundo plural mediante a educao. g) Herana cultural para o desenvolvimento: Frisa-se a necessidade de mecanismos de conservao de culturas, particularmente idiomas, que desaparecem continuamente. Tambm se enfatiza o potencial gerador de renda em tais iniciativas, como ocorre no turismo ecolgico, motivado principalmente pelos stios histricos e arqueolgicos bem conservados. Deve-se coibir a explorao indevida do patrimnio histrico, como no caso do contrabando de antiguidades, bem como a destruio do mesmo por conflitos armados. h) Cultura e meio ambiente: Os conhecimentos locais e tradicionais devem ser levados em conta para a preservao ambiental Estes conhecimentos tradicionais
17

O termo original empowerment, palavra que significa literalmente dar poder. A traduo em portugus foi bastante apropriada, visto o texto tratar de qualificao de mo de obra e repartio de competncias e atribuies. Felizmente na poca ainda no havia sido criado o pouco sonoro neologismo empoderamento como traduo.

so ameaados pela vida urbana, vez que a migrao tende a gerar uma perda da base cultural, principalmente com a exploso populacional e o esgaramento das relaes entre geraes. i) Repensando polticas culturais: As polticas culturais devem ir alm da cultura no sentido tradicional (relembrando a citao de Marshall Sahlins) para abranger o estmulo e a proteo aos mais diversos aspectos civilizacionais envolvidos. O uso da tecnologia para tanto deve ser incentivado, devendo o Direito Autoral proteger os criadores ao mesmo tempo em que garante acesso universal aos bens culturais. Os esforos devem partir do setor pblico, setor privado e terceiro setor. j) Necessidades de pesquisa: A Comisso recomenda uma agenda de pesquisa multifocal que leve em conta a diversidade civilizacional sem descambar para o relativismo cultural.

Eis um resumo perfunctrio do relatrio em sua parte de diagnose. Em linhas gerais pode-se concordar com ele, na medida em que defende a conciliao entre multiculturalismo e direitos fundamentais, admitindo a tenso dialtica entre ambos. A princpio estaria tudo bem, mas na verdade no est.

DESNUDANDO OS VERDADEIROS OBJETIVOS DO RELATRIO Uma anlise mais atenta do relatrio, bem como na agenda de metas 18 listadas ao final, nos abre os olhos para certos pontos em que seus elaboradores parecem ter esquecido da viabilidade operacional de algumas ideias ou mesmo de sua coerncia com as premissas de um relatrio que afirma defender a autonomia e diversidade cultural. Vejamos.

Em primeiro lugar, impressionante o grau de pretenso dos autores em sua capacidade de dar conselhos ao resto do mundo. Chegam inclusive a preconizar um manual para

18 UNESCO, 1997, pp. 359 a 386: a) Preparo de um relatrio anual sobre cultura mundial e desenvolvimento; b) Preparo de novas estratgias de desenvolvimento sensveis cultura; c) Mobilizao Internacional de Voluntrio da Herana Cultural; d) Plano internacional para igualdade de gnero; e) Realce ao acesso, diversidade e competio na mdia internacional; f) Direitos de mdia e auto-regulamentao; g) Proteo de direitos culturais como direitos humanos; h) tica global numa governana global; i) Uma Organizao das Naes Unidas centrada nos povos; j) Uma conferncia de cpula global em cultura e desenvolvimento.

os primeiros-ministros e presidentes de mentalidade reformadora19 no intuito de orientar-lhes em problemas de grande magnitude, como por exemplo, golpes de estado20. O captulo inicial deixa claro que uma nova tica universal no deve ser um instrumento poltico destinado a dar lies a certas regies ou a denegrir suas tradies e seus valores21 para depois dizer que os direitos humanos tm precedncia sobre as reivindicaes de integridade cultural invocadas pelas comunidades22. Ora, para que seja possvel uma tica universal que no sirva de instrumento para atacar tradies e valores, esta deve ser sem dvida o mais restrita possvel. Estamos aqui diante do conceito do mnimo tico, muito citada nos manuais de Direitos Humanos e cuja elaborao atribuda a Jeremy Bentham e desenvolvida por Georg Jellinek23. Essa afirmao mnima de normas absolutas24 frisada no segundo captulo sobre pluralismo.

O problema, contudo, que ambies do Relatrio da UNESCO no tm nada de mnimo. O relatrio atribui ao aparato estatal uma capacidade fora do comum no sentido de que o poder poltico pode:
... criar oportunidades para a realizao de boas condies de trabalho, liberdade de escolha de empregos e de meios de sobrevivncia, a autodeterminao, a auto-estima, a independncia, a mobilidade, a liberdade contra a opresso, a violncia e a explorao, a menor dependncia dos patres, a segurana contra a perseguio e a priso arbitrria, a possibilidade de emprego sem transferncia de regio, uma vida familiar satisfatria, a realizao dos valores tradicionais culturais e religiosos, o acesso s fontes de poder e de autonomia e capacitao poltica, o reconhecimento, o status, um tempo adequado para formas de satisfatrias de lazer, um sentimento de propsito na vida e no trabalho, a oportunidade de aceder e participar ativamente de atividades em uma sociedade civil pluralista e o sentimento de pertencer a uma comunidade25.
19 20

Ibidem, p. 357 Idem. 21 Ibidem, p. 53 22 Ibidem, p. 59 23 Introduo ao Estudo do Direito, 32 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010, pp. 42 e 43. 24 Ibidem, p. 71. 25 Ibidem, pp. 341 e 342

Se isto pode ser qualificado de mnimo, ento esta palavra necessita ter sua acepo reformulada nos dicionrios.

H aqui um outro problema muito grave: estamos falando de um conjunto de realizaes das quais boa parte no passa sequer perto das atribuies diretas ou indiretas do Estado. Qualquer mecanismo de planejamento que se proponha a tentar assegurar tudo isto pode desembocar numa sociedade totalitria26. Seus objetivos sero alcanados? O balano histrico diz que no, visto os fracassos espetaculares de tais regimes. Ocorre que a tentativa cobra um altssimo preo para o qual o Relatrio no parece atinar, mesmo quando alertado para isto. Vejamos um exemplo no captulo inicial sobre tica Universal:
Na sia Meridional, por exemplo, os ativistas de direitos humanos descobriram que povos indgenas julgam difcil responder a uma questo geral do tipo quais so seus direitos?, sem situar-se ao devido contexto (por exemplo, a religio, a famlia ou outra instituio). Em segundo lugar, descobriram que a populao comeava a responder a questo explicando suas obrigaes antes de elaborar seus direitos27.

No h mistrio algum na resposta dos nativos. Todo e qualquer direito exige uma contrapartida em forma de dever. E nem se diga que os direitos assegurados diretamente pelo Estado poupam os cidados, pois para que o Estado assuma tal responsabilidade, ele vai precisar de um aparato burocrtico cada vez maior e sustentado por recursos tirados da mesma sociedade28. O nativo entenderia perfeitamente a ideia do jurista Miguel Reale, que, dentre as caractersticas da norma jurdica, elencava a bilateralidade atributiva, definida como proporo intersubjetiva,
26

O totalitarismo visto como mero sinnimo de ditatura incruenta, mas ele tem um conceito tcnico claro dado por um de seus principais tericos e prticos: Benito Mussolini. Ele assim definia totalitarismo: tudo no Estado, nada contra o Estado e nada fora do Estado . Que diferena existe entre este conceito e as ideias da Comisso da UNESCO? 27 UNESCO, 1997, p. 54 28 Recursos esses cada vez maiores. Grande parte dos pases possuem dvidas pblicas absolutamente impagveis pela gerao atual e que fatalmente recairo sobre as geraes futuras. No deixa de ser interessante que no atual discurso da solidariedade intergeracional (defendido pelo Relatrio no item 5 do primeiro captulo) passe praticamente em silncio o fato de que o aumento de dvida das naes implica que cada gerao est vivendo com recursos que no so seus e cuja conta fatalmente recair sobre geraes posteriores. O stio http://www.indexmundi.com/g/r.aspx?v=143&l=pt fornece dados claros sobre as dvidas pblicas de 145 pases.

em funo da qual os sujeitos de uma relao ficam autorizados a pretender, exigir ou a fazer, garantidamente algo29.

Esquemas polticos com o intuito de garantir o mximo de direitos tambm acabaro por impor o mximo de obrigaes. O Relatrio cita o episdio denotando que h uma incompreenso dos nativos em relao pergunta dos ativistas de direitos humanos. Ledo engano! Os ativistas que no foram capazes de entender a resposta dos nativos.

Ao longo da exposio, os autores do Relatrio comportam-se exatamente como aquilo que alegam repudiar: No cabe a uma elite de vanguarda ou autoproclamada, mas ao prprio povo, a deciso de como organizar a vida coletiva e qual futuro escolher30. Em sua agende de metas, chegam a prescrever um relatrio anual sobre cultura e desenvolvimento, que entre outras coisas, iria examinar tendncias recentes de cultura; elaborar e publicar indicadores culturais quantitativos; pr em evidncia prticas culturais positivas bem como denunciar prticas negativas31. A Comisso acha possvel sistematizar de maneira estatstica o fenmeno cultural em seus mltiplos vieses, bem como se arroga a separar boas de ms prticas culturais? Sem dvida que no se pode abraar todas as prticas culturais como bem-vindas, mas da a catalog-las e classific-las burocrtica e estatisticamente um pouco demais. A pergunta : como uma de tica global montada por planejadores e acadmicos a quem ningum elegeu deve sobrepor-se aos diversos padres e costumes no planeta, criados pela complexa interao de bilhes de annimos. Seriam eles um grupo de iluminados32?

29 30

Lies Preliminares de Direito , 6 ed. So Paulo: Saraiva, 2006, p. 51. UNESCO, 1996, p. 56. 31 UNESCO, 1997, p.360. 32 Antes que se censure o autor por excesso de ironia ao tachar os signatrios de iluminados, diga -se que a prpria verso francesa do relatrio que usa a expresso clat visionnaire (claro visionrio). A frase completa simplesmente delirante: reinventer pour le XXI sicle une Organization des Nations Unies qui brillera dum clat visionnaire pour les jeunes gnrations (UNESCO apud CARVALHO, p. 131)/reinvent the United Nations for the twenty-first century as a visionary beacon for younger generations (UNESCO, 1996, p. 59)/reinventar para o sculo XXI uma Organizao das Naes Unidas que brilhar num claro visionrio para as novas geraes (traduo do autor) - Voil. A nica coisa que ocorre a este escriba o verso da cano Wonderwall (OASIS/1995): And all the lights that lead us there are blinding (e todas as luzes que nos guiam at l so cegantes).

O terceiro captulo (Criatividade, capacitao e autonomia) entre nas relaes entre saberes tradicionais e tecnologia moderna, economia de subsistncia tradicional e produo voltada ao mercado, diversidade cultural e participao poltica. Trata-se de um texto melhor formulado, mas insiste na tese da democracia como elemento fundamental na organizao de sociedades tradicionais33. Entretanto cabe a pergunta: que valor isto tem na prtica?

Entramos aqui no maior tabu da cincia poltica moderna: o questionamento da validade universal da democracia34. Ora, vrias comunidades tradicionais no so democracias. So comumente gerontocracias (por vezes gerontocracias masculinas)35. Rigorosamente falando, nada h de democrtico a no sentido moderno da palavra. Ocorre que muitas dessas comunidades possuem uma existncia bem mais antiga que o sistema democrtico ocidental (que se estruturou ao longo do sculo XIX). Qual o parmetro de verificao histrica que nos permite dizer que o sistema democrtico (tal qual o concebemos) um elemento fundamental para a organizao das mais diversas sociedades? Resposta: nenhum36! A agenda de metas prev atravs da remunerao pelo uso de ondas Hertz37 o financiamento de mdias estatais ou semi-estatais por mdias privadas, supostamente para incrementar a diversidade e a competio. Evidentemente o Relatrio abstm-se de dar exemplos sobre como pode haver maior competitividade numa situao onde empresas privadas (notoriamente mais eficientes) subsidiem suas concorrentes estatais (notoriamente menos eficientes).

33 34

UNESCO, 1997, p 131. Talvez o mais notrio desafiante do dogma democrtico seja um ex-orientando de Jurgen Harbermas: Hans-Hermann Hoppe, filsofo e economista alemo que leciona na Universidade de Nevada, Las Vegas. Vide Democracia o Deus que falhou. Fonte: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=139 35 No se deve confundir a distino geracional em comunidades tradicionais com diferena ocidental entre maioridade e menoridade. Um jovem adulto, recm-completado 18 anos, tem absolutamente os mesmos direitos e de se fazer ouvir que seus pais e avs. A distino geracional em vrias comunidades tradicionais discrepa disto ao colocar a opinio dos mais velhos como norma superior. 36 A escolha da verificao histrica como mecanismo de aferio fundamental para que o debate no se paute por belos ideais e sim por fatos concretos. comum dizer-se que o sistema democrtico um antdoto contra abusos de direito. Na teoria assim, mas na prtica, regimes ditatoriais ou mesmo totalitrios emergiram da vontade popular consubstanciada em votos. 37 UNESCO, 1997, p 371.

Ao mesmo tempo em que defende a democracia como panaceia universal, o Relatrio da UNESCO flerta com uma sinistra espcie de totalitarismo no quarto captulo, ao tratar sobre a mdia mundial. O relatrio aponta para os gigantes da mdia e pergunta quem lhes far face, sugerindo da uma ao regulamentadora em nvel mundial38 mediante um cdigo internacional de prticas positivas39, principalmente para tratar de questes graves como a violncia e a pornografia miditica40!

Verificando tais declaraes em retrospecto, surpreendente ver o quo improcedentes elas so. Em primeiro lugar, o contrapeso desejado pela UNESCO no veio de qualquer regulao governamental, mas sim do prprio mercado. Os gigantes tradicionais da mdia esto enfrentando serssimos problemas financeiros41, enquanto a mdia alternativa na internet ganha cada vez mais de audincia42.

Por outro lado, numa coisa podemos nitidamente apontar um resultado concreto na interferncia governamental nesta rea: criou-se talvez o maior mecanismo de espionagem na vida privada em escala mundial como jamais visto na histria43 44. Sob o pretexto de se proteger a integridade psicolgica das crianas45, a interferncia poltica vem servindo para violar os direitos de intimidade e privacidade de pessoas de quaisquer idades.

Se o pretexto revelou-se falso, qual a real posio da UNESCO sobre as relaes familiares em geral? Os captulos 5 e 6 respondem isto.
38 39

Idem, p 157. Idem, p 158. 40 Idem, p 164. 41 Vide como exemplos principais o New York Times - cuja editora est dando prejuzos milionrios (fonte http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2009/01/28/ult1766u29544.jhtm) - e o Washington Post que teve de colocar sua sede venda (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1257597-jornalwashington-post-publica-anuncio-sobre-a-venda-de-sua-sede.shtml) e foi comprado pela Amazon (http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/08/jornal-washington-post-um-dos-mais-influentesdo-mundo-e-vendido.html). 42 Ademais, mesmo na internet a alternncia entre lderes de mercado impressionante: quando nos anos 90 a Microsoft aparecia como a empresa propensa a aglutinar mercados na internet, ela foi sobrepujada pelo Yahoo, que por sua vez perdeu a liderana para o Google, que agora enfrenta a ascenso do Facebook. A Comisso da UNESCO no precisava preocupar-se com a concorrncia, pois o mercado cuidou disto sozinho. 43 http://www.viomundo.com.br/denuncias/governo-obama-monitora-telefones-e-mails-e-trafico-dainternet.html 44 A respeito das boas intenes em coibir a violncia e o sexo nos meios de comunicao, no parece que os objetivos tenham sido alcanados. 45 UNESCO, 1997, p. 165.

O Relatrio em seguida trata de Gnero e Cultura e A Infncia e a Juventude. explicado que se deve evitar a dupla armadilha do etnocentrismo e do ocidentalismo46. Entretanto os autores caem na mesma cilada contra a qual alertam. As relaes entre os sexos e entre familiares, dentro da tica universal da Comiso da UNESCO, so todas elas parametrizadas sob a tica dos pases desenvolvidos. Embora o relatrio parea ter ambies modestas, a princpio (condenando brutalidades como a mutilao feminina e o infanticdio), ele no se limita ao mnimo tico e novamente descamba para um total planejamento das relaes entre os sexos e familiares.

Em primeiro lugar, o Relatrio reclama das divises de tarefas entre os sexos, chegando mincia de apresentar uma tabela mostrando que as crianas passam mais tempo com as mes (dois teros do tempo) do que com os pais. Ora, a distino de sexo e idade o mais antigo e universal critrio para diviso de trabalho em todas as sociedades existentes ao longo da histria. Somente na Era Contempornea que tais distines se alteraram47 e por uma razo fundamental: o advento da industrializao demandou um mercado de trabalho cada vez maior e a mecanizao permitiu que tarefas outrora altamente exigentes em fora fsica se tornassem incomparavelmente mais leves, viabilizando a entrada das mulheres em massa no mercado de trabalho. Toda a mudana cultural sobre a mistura de papis entre os sexos nada mais foi do que a superestrutura ideal alicerada na infra-estrutura econmica. Ocorre que os benefcios das sociedades altamente industrializadas simplesmente no chegaram ainda grande parte da humanidade. Neste sentido, exigir que homens e mulheres partilhem o mercado de trabalho em todas as sociedades mesmo sem o suporte material que isto viabiliza simplesmente empurrar boa parte da populao feminina para tarefas de alto risco e alto impacto48.

Algo semelhante se d no captulo sofre infncia e juventude. A condenao indiscriminada de todo e qualquer trabalho infanto-juvenil tambm cria um problema
46 47

Idem, p. 171. Se por um lado as mulheres adentraram em massa no mercado de trabalho, por outro lado houve o paulatino esvaziamento da mo-de-obra infantil nas sociedades industrializadas. 48 Uma simples observao emprica atesta isso: trabalhos como minerao e pesca em alto-mar recaem majoritariamente sobre o sexo masculino, justamente por seu grau de periculosidade. O Relatrio tenta convencer-nos do contrrio quando diz que as tarefas mais impactantes recaem sobre as mulheres (p. 183), mas no consegue mencionar um nico exemplo disto onde o sexo feminino seja maioria.

srio para as inmeras comunidades tradicionais que no s dele necessitam, mas que precisam ensinar seus filhos certas tarefas desde crianas, pois em diversos grupos a passagem da infncia para a idade adulta muito mais rpido, visto no ser intermediada por uma adolescncia prolongada como ocorre nas sociedades industrializadas49 50. A parte mais insidiosa do relatrio quando clama pela defesa da liberdade reprodutiva porm isto no implica no mero direito de planejamento familiar mediante anticoncepcionais, mas tambm o direito ao aborto. Em consonncia com a catalogao de boas e ms prticas culturais (j explicada), pases com restries legais ao aborto poderiam ser considerados violadores de direitos fundamentais. A incoerncia torna-se mais gritante pelo fato de que o relatrio condena selective abortions of female foetuses51, no se dando conta do imenso paradoxo em que incorre, pois se o aborto mtodo anticoncepcional como qualquer outro, nada h de errado no procedimento do aborto seletivo, que poderia ser equiparado a um tratamento para escolha do sexo do filho52.

Note-se, contudo, que a Comisso no teve quaisquer pudores em defender o uso de mo de obra de todas as idades para a consecuo do almejado no stimo captulo (defesa da herana cultural) e na terceira linha de ao de sua agenda: mobilize the goodwill of volunteers of all ages to work as cultural heritage volunteers under professional guidance and alongside professional staff53. A proteo contra o trabalho infantil parece ter limites nos prprios objetivos da UNESCO.

49

A fase da adolescncia, embora sem dvida tenha suas peculiaridades biolgicas, tambm tem sua quota de construo cultural. 50 No ltimo concurso (2010) para o cargo de Professor Titular de Direito Internacional da Universidade de So Paulo (vencido por Jos Augusto Fontoura da Costa) houve uma polmica referente a este assunto durante a prova de arguio. Uma das candidatas (Lgia Maura Fagundes da Costa) defendeu que o trabalho infantil, se erradicado por completo, daria lugar a mais malefcios que benefcios, visto ele ser um componente na renda familiar. 51 UNESCO, 1996, p.50. 52 A defesa do aborto ao lado da condenao ao infanticdio seria risvel se no fosse trgica. Nos pases onde o aborto foi autorizado por lei, as normas infralegais e a jurisprudncia aumentaram cada vez mais o perodo permitido para interrupo da gravidez chegando mesmo a sancionar a morte da criana no imediato ps-parto, no que chamado ironicamente de aborto no quarto trimestre de gestao. Vide a deciso da Suprema Corte dos EUA no caso Bowen v. American Hospital Association. http://supreme.justia.com/cases/ federal/ us/476/610/case.html 53 Ibidem, pp. 47 e 48.

O captulo oitavo (Meio Ambiente e Cultura) discorre sobre o problema dos recursos naturais e energticos de maneira bastante sensata, mas ao final defende mais controles governamentais sob o argumento de que as geraes futuras no esto representadas no mercado54 (sem querer contestar a afirmativa, mas com base em que os autores presumem que os eleitores no nascidos esto representados no governo?). A ao nmero 7 da agenda propugnada, por sua vez, incorre em gritante discrepncia ao defender a proteo dos direitos culturais como direitos humanos55, tendo em vista que ao longo do relatrio a Comisso insistiu na ideia inversa, ou seja, a no equiparao entre direitos culturais e humanos, estando esses ltimos em patamar superior. Isto inclusive vai na contramo do que uma das integrantes da Comisso, JELIN, defendeu em Cidadania e Alteridade56, aproximando-se da viso de DUPRAT.57 Acresa ainda que a agenda prev um Cdigo Internacional de Condutas Culturais (International code of conduct on culture)58. Na verdade a coisa seria muito mais ampla, pois este cdigo seria apenas parte de um anteprojeto de crimes contra a paz e a segurana da humanidade (draft code of crimes against the peace and security of mankind59). Acresa-se ainda mecanismos de cumprimento obrigatrio dos direitos culturais erguidos estatura de direitos humanos (Mechanisms for the enforcement of human rights60). Para que no haja nenhuma dvida de que a oposio ao aborto61 pode ser cogitada como crime contra a paz e a segurana da Humanidade, o relatrio repete no item 7.4.1. o eufemismo sobre direitos reprodutivos. A proposio 7.5 fala nitidamente em instituio de um Tribunal Cultural vinculado ao Tribunal Penal Internacional62.

54 55

Ibidem, p. 303. Ibidem, p. 376. 56 Adverte ela: H uma tenso inevitvel entre o princpio da igualdade e o direito diferena (JELIN, 1996, p. 22). A discrepncia ainda mais chamativa se levarmos em conta que ambos os textos so da mesma poca. 57 No demais lembrar que os Direitos Culturais e tnicos, porque indissociveis do princpio da dignidade da pessoa humana, tm o status de direito fundamental. So, portanto, de aplicao imediata (DUPRAT, 2007, p. 16) 58 Ibidem, p.56. 59 Ibidem. 60 Ibidem. 61 Condenado unanimemente pelas trs culturas abramicas: Judasmo, Cristianismo e Islamismo: alm de diversas outras vertentes culturais e religiosas. 62 Op.cit., p.57.

A linha de ao 9 da agenda prev uma ONU centrada no povo mediante a general Assembly directly elected by the people of all nations, learning some lessons from the experience of the European parlament63. A tentativa de dar um verniz democrtico situao no das melhores. O Parlamento Europeu comumente acusado de ignorar as peculiaridades locais e estar distante de uma fiscalizao efetiva. Um parlamento mundial potencializaria estes problemas de maneira exponencial.

A dcima diretriz da agenda perde todo o senso de realidade, estipulando a criao de uma conferncia de cpula, a qual should bring together not only all heads of state and government but also the most eminent thinkers, intellectuals, artists64 and opinion makers in the global community so that there is a rich interaction between all sections of society65. Explica-se que a a new and exciting era of human progress can begin e que as ideias lastreadoras so um pre-requisite for human survival and human progress on this planet66. Os autores deixam bem claro que isto no utopia (item 10.2)67.

CONCLUSO

Ex positis, CARVALHO d seu diagnostico arrasador:

Talvez porque eu j no pertena s jeunes gnrations, o clat visionnaire anunciado apresenta a meus olhos a tonalidade sombria de uma ameaa apocalptica. Se bem compreendi o relatrio, aquilo que devia ser apenas uma anlise do estado cultural da poca terminou por ser o plano de uma revoluo mundial. Esta revoluo tem cinco metas: 1. Criar uma nova tica, a qual, sendo universal, transcender e abarcar todas as ticas e as morais conhecidas, que passaro a ser por ela julgadas, legitimadas ou condenadas. Reduzidas ao estatuto de fenmenos culturais localizados (geogrfica e historicamente -, a moral crist e a judaica, a muulmana e a budista, assim como todas as outras criadas, recebidas ou reveladas ao longo dos milnios devero portanto abdicar de toda pretenso de universalidade, reconhecer a relatividade de seus princpios, contentar-se
63 64

Op.cit.p.60. Com Bono Vox frente, presumivelmente. 65 UNESCO, 1996, p.61. A Comisso poderia ter esclarecido como foi que a humanidade viveu e se expandiu por milhares de anos sem ter acesso a tais ideias (que seriam um pr-requisito para a sobrevivncia humana). 66 Ibidem. 67 UNESCO, 1997, p. 385.

em exercer sobre populaes claramente delimitadas a autoridade delegada da nova moral universal. 2. Em nome da nova moral, proibir toda concorrncia, todo confronto entre as morais antigas, s quais s ser lcito conviver numa atmosfera de gratificao mtua, onde cada qual dever proclamar que os princpios da vizinha so to bons ou melhores que os dela, que continua apegada a eles apenas por uma questo de hbito, que no fundo todos os valores e princpios se equivalem, e que a nica coisa que importa a fidelidade de todos aos princpios da Unesco. A Unesco, como se v, foi bem adiante do Deus islmico68, no apenas antecipou o Juzo Final e a arbitragem de todas as divergncias, como instaurou por decreto o convvio sem concorrncia. 3. Mas o novo cdigo no ser apenas moral, e sim jurdico. No define apenas males, porm crimes. Males lamentam-se. Crimes, punem-se. Ao propor a incluso dos crimes culturais no Cdigo dos crimes contra a paz, a Comisso Internacional de Desenvolvimento cria nada menos que um Cdigo Penal Cultural. Qualquer rejeio, crtica ou no-aceitao de valores culturais, por mais contrrios que sejam aos nossos prprios, ser uma violao dos direitos do homem, um crime contra a humanidade. O judeu que criticar os cristos por comerem carne de porco, o cristo que fale mal dos muulmanos por se casarem com quatro mulheres, o muulmano que condenar como idolatria o culto das imagens nas igrejas crists, ter cometido um crime contra a Paz e ser julgado por um tribunal internacional, como Eichmann. 4. Porm, na medida mesma em que a nova moral se proclama universal, e relativiza todas as outras como fenmenos culturais, no haver como estabelecer, entre estas, qualquer diferena de valor. Todas valero o mesmo, todas sero relativas e prestaro a mesma reverncia nica moral universal. Somente esta pode alegar, em favor de si prpria, uma diferena de valor. As demais devero manifestar umas s outras no apenas tolerncia, mas completa aceitao, como pretendia Lvi-Strauss. Isto significa,

sumariamente, que um cristo ficar to impedido de julgar luz da moral da Igreja os muulmanos e os judeus, como tambm quaisquer outras correntes de opinio, contanto que estas tenham representatividade suficiente para formar uma ONG, para eleger deputados ou para fazer, por qualquer modo, sua voz chegar tribuna da Unesco. Portanto, se um cristo, um muulmano ou um judeu ortodoxo, em nome da sua moral milenar, condena a prtica do homossexualismo ou o direito ao aborto, comete tambm um crime cultural.

68

A ironia feita em razo do verso do Alcoro que deixa claro que as grandes divergncias humanas sero solucionadas somente no Juzo Final.

5. Mas, se o cdigo encarregado de julgar o mundo se sobrepe a todos os cdigos relativos, tambm a autoridade encarregada de faz-lo cumprir se sobrepe a todas as autoridades geograficamente limitadas, isto , aos governos nacionais, exercendo sua ao diretamente sobre os povos e fazendo valer suas sentenas pela legitimao direta do sufrgio universal. O programa simples e claro: um poder universal absoluto, legitimado por um cdigo moral e jurdico universalmente vlido, exercendo sua autoridade por cima e a despeito no s das vrias culturas como dos vrios Estados. No mesmo um clat visionnaire?69

simplesmente espantoso! A anlise do relatrio assemelha-se queles filmes de terror ou suspense nos quais os protagonistas hospedam-se numa pousada agradvel e distante para, no meio da estadia, descobrir que o dono do local um psicopata perigoso que trancou as portas, cortou a linha telefnica e est andando com um machado pelos corredores. Como pessoas inteligentes puderam produzir algo desta natureza? Propemse a arbitrar alguns dos dilemas ticos mais complexos da humanidade, aos quais filsofos de envergadura, telogos brilhantes e fundadores de religies dedicaram vidas inteiras.

Aquilo que se iniciou com uma anlise bastante plausvel da interligao entre Direito, Cultura e desenvolvimento econmico, num giro alucinante desembocou num planejamento comportamental de alcance mundial com o qual talvez no tenham sonhado os mais insanos ditadores, como Hitler ou Stlin. O documento que propugna a diversidade cultural simplesmente a nega ao seu final, no momento em que defende a codificao (e a punio) de crimes culturais em escala planetria. O barbarismo cultural uma constante, sem dvida, mas caso no seja possvel modific-lo, suas vtimas podem (nem sempre, admita-se), em situao extrema, buscar o exlio. Vindo a ser realizado o clat visionnaire que os signatrios do documento dizem ser vital para a sobrevivncia humana, como ficaro aqueles que no concordarem com tal iluminao? Exilar-se-o onde? Nos anis de Saturno? Sem dvida podemos - mediante esta coisa preciosa que a conscincia individual - analisar condutas culturais de maneira comparativa e mesmo agir em relao quelas que atentam contra a dignidade humana. Contudo da a se arrogar em gerente global de conscincias coletivas equivale distncia entre um pai repreender seu filho e os meninos da vizinhana por estarem
69

CARVALHO, 1997, pp. 131 a 134.

maltratando um animal e por isso achar que um pedagogo universal. Estamos mais uma vez diante de um falso dilema. A inrcia relativista que tolera abusos contra a dignidade humana no uma opo. Um padro tcnico criado e gerido por acadmicos e burocratas a ser aplicado universalmente sem distino tambm no uma opo. Onde est o meio termo? Este autor no sabe e nem tem a pretenso de saber, mas desconhecer a alternativa correta no o mesmo que ignorar as incorretas. O clat visionnaire nada mais que uma farsesca antecipao gnstica de algo que tradies religiosas deixam claro que somente ser plenamente resolvido num mbito supratemporal e meta-histrico.

Cabe ento uma certa humildade e nos conformarmos com o fato de que muitas vezes, nas palavras de Thomas Sowell, termos de aceitar a viso restrita, ou seja, que certas limitaes morais so inerentes ao homem e o desafio moral e social fundamental consistia em se fazer o melhor possvel dentro dessa limitao, em vez de tentar gastar energias em uma tentativa de se mudar a natureza humana70.

REFERNCIAS

Alcoro. Sociedade Islmica Brasileira. Fonte: http://www.takydin.net/. Acessado em 10 de junho de 2009. CARVALHO. Olavo de. O Futuro do Pensamento Brasileiro Estudos sobre o nosso lugar no mundo. Rio de Janeiro: Faculdade da Cidade, 1997. DUPRAT,Deborah. O Direito sob o marco da plurietnicidade/multiculturalidade in Pareceres Jurdicos- Direito dos Povos e das Comunidades Tradicionais In: Pareceres Jurdicos Direito dos Povos e das Comunidades Tradicionais. Manaus: PPGSCAUFAM/Fundao Ford/PPGDA-UEA, 2007. GALLAGHER, Noel (ASSIS). Wonderwall in (Whats the Story) Morning Glory: Inglaterra: Epic Records, 1995. HUNTIGTON,Samuel. O Choque de Civilizaes. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exrcito, 1998. JELIN, Elisabeth. Cidadania e Alteridade in Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, n 24, 1996.

70

SOWELL, 2011, p. 25.

LVI-STRAUSS, Claude. Raa e Histria in Antropologia Estrutural II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976. NADER, Paulo. Introduo ao Estudo do Direito, 32 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010. PYNCHON, Thomas. O Arco-ris da Gravidade. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. REALE, Miguel. Lies Preliminares de Direito, 6 ed. So Paulo: Saraiva, 2006 SAHLINS, Marshall. O Pessimismo Sentimental e a experincia etnogrfica: Por que a cultura no um objeto em via de extino In: Mana - Estudos de Antropologia Social do Museu Nacional. Rio de Janeiro, v. 3, n. 1 e 2, UFRJ, 1997. SEN, Amrtya Kumar. Desenvolvimento como liberdade. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. SOWELL,Thomas. Conflito de Vises Origens Ideolgicas das Lutas Polticas. So Paulo: realizaes, 2011. UNESCO. Nossa Diversidade Criadora Relatrio da Comisso Mundial de Cultura e Desenvolvimento. Campinas: Papirus, 1997. ______. Our Creative Diversity Report of the Comission on Culture and Development, 1996. Fonte: http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001055/105586Eb.pdf.
Acessado em 04 de junho de 2009.

Anda mungkin juga menyukai